Oi, professor. Muito boa a sua análise! Tive uma percepção similar à sua em relação à adaga. Eu tb revi a série antes de começar a segunda temporada e sobre a metáfora do barco, lembrei da própria história das Silmarils. Uma delas, por Maglor, afundou no mar, enquanto a de Eärendil, foi a única que se salvou velejando no céu. Eu acho que tem uma alusão a isso... Sobre a Galadriel, vendo a segunda temporada, acho que a construção dela no roteiro tem muito a ver com a jornada da heroína, da Maureen Murdock, escrevi semana passada sobre isso no Tolkienista. Só não falei mais para não dar spoiler, mas como vi toda a segunda temprorada, acabei tendo essa ideia bem clara para mim: tolkienista.com/2024/09/05/nova-temporada-de-aneis-de-poder-foca-na-jornada-do-vilao-e-da-continuidade-ao-arco-da-heroina/ Acho que ela só vai começar a ser Galadriel (ou seja, encontrar sua completude como ser feminino) quando reencontrar o Celeborn (que infelizmente não aparece na segunda temporada, algo que a própria Amazon já divulgou). Mas claro que esse arco só vai ser finalizado quando ela encontrar o Frodo em Lothlórien na Terceira Era, e ela passar no teste, vencendo a tentação de ter o Anel... Sobre o mithriel, ainda acho que foi engodo do Sauron, e o metal não tem valor mágico em si... hehehe. Curiosa para saber sua percepção da segunda temporada!
@paulorocha1979-18 күн бұрын
Klautau obrigado pelo vídeo, gosto muito dos seus conteúdos. Por favor, verifique seu microfone, pois os audios estão muito baixos. Abraço.
@diegoklautau860617 күн бұрын
Obrigado por avisar. Vou verificar o que houve.
@RicardoSilva-su3vz2 ай бұрын
Boa, professor. Essa análise foi bacana demais. Também não gostei da solução do Mithril como elemento para salvação dos Elfos. Salvo engano, Elrond diz para Durin que o povo dele deixaria de existir. Isso ficou muito estranho. Adar é um personagem muito bem feito mesmo, gostei. Muito bom te ouvir falar de Tolkien. Obrigado pelas aulas de sempre. Abraço.
@diegoklautau86062 ай бұрын
Obrigado, Ricardo.
@clebercardoso-advogado2 ай бұрын
Otimo leitura da série, apesar de ela ser ruim de todo o modo, apesar da sua otima leitura, por meio de todo link da base filosofica tomista e agoatiniana, da questao do juramento da galadriel, sabendo dos problemas que os juramentos tinham para tolkien e nas suas historias.Mas tenho problemas com a serie, pois ela Retira varias questoes, por exemplo relacionados a questao da Galadriel ja ser casada e ter filha e estar sendo enviada para Valinor, ou seja, a familia dela nem participou dessa decisao ao que parece. O encontro dela com o sauron foi extremamente Deus Ex Machina. A questão dos orcs com a família, trazendo essa tentativa de mostrar como os orcs nao sendo criaturas vis, mas intrisecamente boas. Galadriel sendo pintada como uma adoleacente inconsequente, sendo qhe ela é conteporanea ao gil galad, tao velha quanto, sendo mais velha que o proprio elrond, que viria a ser o genro dela. Os aneis elficos terem sido criados primeiro. O ator para celebrinbor tbm é um erro, nao se parece com nada com um deacendente de Feanor, um artificie foda ou algo do tipo. Alem de arcos vazios, dialogos chatos e sem sentido. Enfim, por mais que o semhor tenha dado sentido a algumas narrativas da serie, ela propria nao conseguiu trazer uma leitura digna com tanta maestria como o senhor trouxe e por isso ela é uma serie ruim. E sim, tbm vejo o anacronismo e a cultura woke que a serie carrega como um problema.