Muito esclarecedor !!! Obrigado por esse vídeo. Bateu muito com uma dúvida que eu estava entre a diferença do capacitor em Dc e em Dc pulsante. E a explicação desse cálculo de Reatancia saciou a dúvida já que dc pulsante tem frequência. Por favor me corrija se houver equívoco.
@5volts2 жыл бұрын
Olá Yure. Obrigado pelo feedback. Que bom que o vídeo lhe ajudou. É isso mesmo, para sinal contínuos, a reatância capacitiva (Xc) e indutiva (XL) é zero, porém para sinal alternados ou variáveis (assimétricos, pulsantes, etc.), estes componentes criam uma oposição. Lembre-se, ic = C. dVc/dt e vL = L. diL/dt , em outras palavras, para haver corrente no capacitor deve haver variação de tensão, e para haver tensão no indutor, deve haver variação de corrente. Grande Abraço.
@joaosidneysantos43512 жыл бұрын
Muito bacana! Exemplo bem didático e de fácil compreensão.
@5volts2 жыл бұрын
Que bom que o video foi útil Sidney. Obrigado pelo retorno. Abraço.
@davidhenrique40278 ай бұрын
Valeu, professor!! Suas aulas são ótimas!!
@5volts8 ай бұрын
Muito obrigado pelo feedback. Fico muito feliz em ajudar!!! Bons estudos!!
@marinhoassis1402 Жыл бұрын
Parabéns professor !!!
@5volts Жыл бұрын
Obrigado pelo feedback. Bons estudos!!
@victorhugodacostapacheco98292 жыл бұрын
E ainda poderia começar uma oscilação, pela frequência de sintonia do circuito tanque, ou não ?
@5volts2 жыл бұрын
Obrigado novamente pelo questionamento Victor. Neste caso específico isso não iria aconteceria. Os dois componente armazenadores de energia iniciam descarregados, e temos resistores em série e paralelo com estes elementos, o que descaracteriza os circuito tanque oscilador. Abraço.
@victorhugodacostapacheco98292 жыл бұрын
Tá......mas num momento inicial haveria sim uma piscada na primeira lâmpada ,até o momento de carga total do caoavitor, concorda ?
@5volts2 жыл бұрын
Olá Victor. Obrigado pela pergunta. Sim, no instante inicial haveria um pulso de luz na lâmpada, mas dependendo da constante de tempo (RC - resitência da lâmpada + capacitância do capacitor) esse pulso poderia ser quase imperceptível. No caso deste circuito, este pulso seria considerável e visível por vários segundos, pois se considerarmos um lâmpada automotiva de 5W, teremos uma resistência de 28,8 ohms, tendo um RC de 28,8 segundos, isto porque no exercício temos um capacitor muito grande de 1F. Contudo, neste exercício é considerada análise de regime permanente, desprezando instantes de energização e desenergização. De qualquer forma é muito pertinente sua observação. Bons estudos. Abraço.
@rmssantos1314Ай бұрын
Interessante. No regime permanente. Há momentos que vc é obrigado a analisar o circuito como ele tivesse uma on/off no braço dc 12 V, em t, após o fechamento da chave, o C, está descarregado, haverá corrente, haverà tensão, nao suficiente para a acender o bulbo da lampada, L ? , se comporta com circuito aberto, pelo fato de negar um aumento instantaneo de corrente, que faria seu di/dt apontar para infinito. Estamos no alucinado , mundo , dos transitórios...