Está música foi feita por encomenda é, parte de uma peça teatral escrita por Augusto Boal, no contexto da peça é uma contra ao preceito às mulheres.
@isabelcristinacostalima798227 күн бұрын
Vai Passar, de Chico Buarque Qualquer coisa, Caetano Mae, Gal Costa Obrigada por esse grandioso canal.
@alessandrovasconcellos18459 ай бұрын
Um luxo. Grato ❤
@Felinista8 ай бұрын
Obrigada!
@beterapeutaholistica2 жыл бұрын
Muito bom.Parabens.Amei
@Filosoflex3 жыл бұрын
Alguém deveria fazer uma canção chamada "Mulheres de Esparta". Isso seria um importante contraponto a Mulheres de Atenas. A Grécia além de ser (na minha opinião) o berço da identidade ocidental, também foi um laboratório de muitas experiências sociais. Naquele tempo não havia patrulhamento político, apenas muitas realidades simultâneas. E cada uma contribuindo a seu modo, para a elevação que viria, do espírito humano! Assim, haviam mulheres submissas como seria comum naquele momento da história, mas havia também mulheres guerreiras, o que configurava um precoce comportamento de liberdade, infelizmente não aceito ainda nos dias de hoje em muitas partes do mundo!
@Felinista3 жыл бұрын
Siim! Concordo totalmente. Inclusive nas aulas de filosofia eu costumo falar das mulheres de Esparta, e das estrangeiras que viviam em Atenas e puderam desenvolver seu trabalho filosófico e intelectual por mais que não sejam muito conhecidas. Muito obrigada pelo seu comentário
@MrsMBlueRose3 жыл бұрын
Ambas as mulheres espartanas e atenienses eram submissas a seus homens, mas de formas diferentes.
@cpg_19822 жыл бұрын
O berço de tudo é a África, e desta, todas as outras e as coisas são oriundas.
@ireneamaral889110 ай бұрын
Perfeito. Faça vc mesmo.
@ademiltoncosta70534 ай бұрын
Você faz analise de música de qualquer cantor, acho interessante uma analise de música continue fazendo analise pois temos muitos cantores/as.
@victoriavaz52383 жыл бұрын
muito bom porém chico já disse em entrevista: se você mira nas mulheres de atenas acaba se tornando como elas. Essa música é extrema ironia e eu a vejo de duas formas, tanto uma crítica ao modo de tratar uma mulher e como nós devemos impor o respeito, mas também a todos que acreditavam na ditadura como algo bom e aqui você pode colocar a população que via a ditadura com bom olhos como as mulheres e o brasil como atenas!
@ireneamaral889110 ай бұрын
Seu comentário tem mais conteúdo do que o da própria apresentadora
@Felinista5 ай бұрын
@@ireneamaral8891 Eu adoro o Chico Buarque, é um dos meus cantores preferidos, infelizmente quando fiz esse vídeo eu estava começando o canal, e a proposta não era questionar o Chico, mas pensar na temática sobre as mulheres de Atenas especificamente, já que este é um canal de filosofia. Obrigada pelo seu comentário.
@ADAV20112 жыл бұрын
Excelente abordagem histórica da sociedade ateniense, fazendo o devido contraponto com as restrições às modernas
@noiteviprs2 жыл бұрын
Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar que Chico Buarque compôs a música Mulheres de Atenas no ano de 1976, durante o período do Regime Militar. Portanto, ele não tinha a liberdade de expressão que temos hoje. Por isso, nem ele nem outros artistas daquela época expressavam suas críticas ou opiniões abertamente, em público. Muitos deles usavam metáforas para falar do que não concordavam, fosse na sociedade ou no governo do país. Portanto, embora em toda a música o autor conclame as pessoas a imitarem o exemplo das mulheres de Atenas, ele etá na verdade fazendo uma crítica. Ele está mostrando que, naquele momento, vivíamos em uma sociedade patriarcal em que a mulher não tinha voz nem direitos, onde seus desejos eram anulados. Veja alguns trechos e as ideias que eles transmitem: submissão: vivem para os seus maridos, se perfumam, se banham com leite e se arrumam; quando fustigadas não choram: se ajoelham, pedem e imploram; não têm gosto ou vontade, defeitos ou qualidades (despersonalização); têm medo, apenas; não têm sonhos, só tem presságios; supremacia masculina: os maridos são chamados de “orgulho e raça”, “poder e força”, “bravos guerreiros”, “heróis e amantes” de Atenas; atuação exclusivamente doméstica: quando eles embarcam, soldados, elas tecem longos bordados (inclui a noção de futilidade, já que bordado é um “enfeite”); servidão sexual: guardam-se para seus maridos, ficam em quarentena quando eles embarcam, estão à disposição quando retornam, suportam traições; procriam para alimentar a guerra: geram para seus maridos os novos filhos de Atenas; sofrem perdas devido à guerra: temem por seus maridos, jovens viúvas marcadas, gestantes abandonadas, vivem o luto, se conformam e se recolhem às suas novenas; Portanto, de forma até irônica, Chico Buarque se refere à sociedade patriarcal. Ele canta o exemplo das mulheres de Atenas mas, na verdade, está criticando um mundo em que não existe direitos iguais para pessoas de gêneros diferentes.
@ivancarlosdacostalellis27502 жыл бұрын
Perfeito sua leitura da música. A os de chumbo. Nada como falar de forma metafórica. Hoje essa música causa até náuseas em algumas mulheres. Mais o contexto da era outro contra a tortura e perseguição das autoridades da época.
@josianegomes4322 жыл бұрын
Excelente pontuação!
@lanaaraujo36592 жыл бұрын
Pode fazer um canal do KZbin analisando VERDADEIRAMENTE as músicas!!!
@juliagabriellen93692 жыл бұрын
@@ivancarlosdacostalellis2750 esse texto ele pegou na Internet
@Felinista Жыл бұрын
Oi Lana, te convido a conhecer o meu canal além deste vídeo, a proposta não é analisar a história da música, mas sim utiliza-la como uma ferramenta de análise de um contexto filosófico. Tem outras análises musicais aqui em que pego um tema filosófico e interpreto, sem ter relação alguma com a história da música, ou as intenções do cantor e compositor.
@magdaferreira79034 ай бұрын
Belíssima explicação
@AndreaLemos-h4b3 ай бұрын
0
@marmadukekino14737 ай бұрын
Essa música não é um conselho para as mulheres seguirem, é uma advertência: Vigiem, pois caso contrário vocês virarão "Mulheres de Atenhas".
@paulogranada81393 жыл бұрын
Temos que nos transportar para a época, analisando a situação no tempo e não comparando com os dias de hoje
@Felinista Жыл бұрын
Obrigada pela sugestão, Paulo! De fato, a proposta do canal é fazer uma reflexão junto aos conceitos de filosofia, já que este é um canal de estudos e não propriamente para averiguar as intenções do cantor/compositor. Aliás, sou muito fã do Chico Buarque, fui ao seu show e utilizo suas músicas nas minhas aulas para apresentar ele pra garotada de 13 e 14 anos.
@elianaborges52606 ай бұрын
Muito bom!!!
@Felinista5 ай бұрын
Fico feliz que tenha gostado!!
@jhondouglas81203 жыл бұрын
amei a explicação, meu professor pediu pra gente explicar a musica e fazer uma comparação com hoje e sua explicação me ajudou muito
@Felinista3 жыл бұрын
Mto bom saber que te ajudou! Essa é a intenção 🤩🤩 aqui sempre tem análises musicais, resuminhos e mais conteúdos de filosofia
@alexsuraty25263 жыл бұрын
Adorei Felini! Direto ao ponto, muito boa a análise da letra. Já estou curioso pra ouvir mais!!!
@danieldasilvapapa35889 ай бұрын
O maior patrimônio cultural brasileiro Chico Buarque
@Felinista9 ай бұрын
Sem dúvida!
@mercadoexperimental65183 жыл бұрын
Ameei! Muito bom. Já quero as próximas análises musicais
@Felinista3 жыл бұрын
Muito obrigada!! Toda quinta tem vídeo novo 😍
@joycielDM3 жыл бұрын
Vídeo sensacional!!! 👏🏻👏🏻👏🏻 Ansioso pela próxima análise.
@Felinista3 жыл бұрын
Temos uma playlist de análise musicais por aqui 🥰
@Felinista3 жыл бұрын
Temos uma playlist de análise musicais por aqui 🥰
@vigoofyteam3 жыл бұрын
Mto bom o vídeo! Ameei, parabéns
@Felinista3 жыл бұрын
Valeu, Vitão!!
@suelenbortolo59543 жыл бұрын
Amiga! Que maravilhoso esse vídeo! Amei!!!
@Felinista3 жыл бұрын
Obrigada, Sussu 🤩
@mauriciotoco98713 жыл бұрын
Professora Felini, assiti sua aula toda. É fundamental aulas como a sua nos dias de hoje, justamente por estar recrudescendo as posições mais retrógradas sobre a sociedade e em que o feminicídio, homofobia e racismo estão em alta. Contudo, quando vamos falar de uma música ou de um texto, recomenda-se que se cerque de todas as informações sobre o mesmo. Não podemos ficar a meio caminho da crítica e das avaliações de gosto pessoal. A primeira informação é que esta música não é apenas de Chico Buarque, mas também de Augusto Boal. Boal, arcano da luta contra a ditadura e contra as injustiças sociais, deu o roteiro completo da música à Chico Buarque, que seguiu à risca suas orientações. Chico não faz isso apenas por obediência cega, mas muito em respeito à obra que estava escrevendo Boal no exílio denominada "Lisa, a mulher libertadora" ou "Mulheres de Atenas", homônima à canção. Augusto Boal escreve esta peça em resposta à Aristófanes em duas obras de sua autoria, a saber "Lisistrata" e "Assembléia de Mulheres". Não sou um profundo conhecedor da obra de Boal, apenas pesquisei no Instituto Augusto Boal, depois de saber da parceria dele e de Chico Buarque na composição. Então, antes de tecermos a crítica a uma determinada obra - como adverte sabiamente Antonio Cândido de Mello e Souza - é fundamental nos cercar de conhecimentos básicos, muitos deles à disposição na internet mediante uma pesquisa sem grande profundidade. Parabéns e continue em seu caminho de conhecimento e propagação do saber.
@Felinista3 жыл бұрын
Olá, Maurício Muito obrigada pelos elogios e pelo feedback, de fato a intenção do vídeo não é a de crítica aos autores da música, até pelo fato de que o quadro "análise musical" aqui do canal tem o intuito de ajudar através da letra das músicas a entender conceitos filosóficos. No caso desta música em questão, até por ser a primeira análise que estava fazendo, acredito que não deixei isto tão claro. Já que queria tratar sobre a condição da mulher ateniense como uma condição que explica pq inexiste ou são invisibiizadas as filósofas neste contexto. De todo modo, mto obrigada pelas informações riquíssimas por vc passadas, sem dúvida vou refazer esta análise musical para atender a necessidade de uma maior contextualização. 😉
@pedrofelix53153 жыл бұрын
Como diz a Felinni: "Éhhh, todo mundo quer ser Sócrates". Professora maravilhosa. Manda um abraço para o Jubilut e manda ele me madar uma camisa. ótima aula
@Felinista3 жыл бұрын
hahahahah querido! Vou falar sim!
@mpereirafh2 жыл бұрын
Ótimo vídeo!
@Felinista2 жыл бұрын
Obrigada 😃
@clarasiribeli91902 жыл бұрын
Perfeição de vídeo 😍😍
@Felinista2 жыл бұрын
💗💗💗
@LuizGamer3133 жыл бұрын
a melhor prof de filosofia!!! ❤️❤️
@Felinista3 жыл бұрын
dos melhores alunos!!
@isabeladesouzasoares25553 жыл бұрын
Que vídeo legalll!! Já queto mais hahahaha!! ❤🥰
@Felinista3 жыл бұрын
Obaa, logo tem mais análise musical!
@hombremuyserio62032 жыл бұрын
Professora, tudo bem? Muito boa sua iniciativa em tratar da questão do machismo como uma desgraça social. Apenas para garantir mais informação aos que pensam que Chico foi machista, saibam que ele fez essa música para uma peça teatral, a qual combatia exatamente o domínio machista. Notem, também, que o compositor inicia a letra mostrando o contexto histórico do século IV a.C e, evidentemente, tinha que apresentar a sociedade machista grega. Mas observem, também, que a letra mostra a greve de sexo. Os homens queriam apenas COISAR, viam-nas somente como objeto sexual. Então, elas se revoltam. Mais ou menos isto que Chico quis mostrar. De qualquer forma, seu canal é muito bom. E sugiro que assistam outro canal, cujo vídeo está com o título " Mulheres de Atenas (história e análise da canção de Chico Buarque)", vale a pena buscar mais de uma fonte informativa.
@Felinista2 жыл бұрын
Oii, muito obrigada pelo seu feedback. Sim, eu conheço a história da música, mas no canal a playlist de análise musical tem o intuito de usar a letra para explicar conteúdos de filosofia. Nos próximos vídeos, principalmente devido as críticas que recebi nesse, eu explico que não tenho um compromisso com a intenção do compositor, mas apenas utilizar a letra da música para remeter a alguma teoria filosófica. Sou fã do Chico e me interesso pela teoria do teatro do oprimido de Augusto Boal, e compreendo o sentido da letra, e o tom irônico, para então não seguirmos o exemplo das mulheres de atenas. Mais uma vez, obrigada pela sua mensagem e feedback e lhe convido a conhecer os outros vídeos do canal, e a playlist "existem filósofas?" que explica a teoria e conta a história de algumas filósofas. Obrigada e boa noite :)
@Alexander-gp9qj2 жыл бұрын
Adorei essa professora ! Muito eficiente e didática nas explicações e que gata! Parabéns!
@viniciusramires83 жыл бұрын
Amei o vídeoooo ♡. Uma sugestão de música, embora eu não saiba se tem muito a ver com filosofia, é "A Volta do Mecenas" da Clarice Falcão
@Felinista3 жыл бұрын
siiim, vou averiguar. Obrigada pela sugestão!!
@yasminalves91343 жыл бұрын
Ótima análise. Gostaria de ver no canal mais análises das músicas de Chico Buarque como "Construção", "Trocando em Miúdos", "Beatriz" e etc.
@Felinista3 жыл бұрын
Ótimas sugestões. Vou analisá-las. Mto obrigada 😄
@rafaelwiedeckduarte93003 жыл бұрын
AMEI O VÍDEOO mto bom prof!!
@Felinista3 жыл бұрын
Valeu, querido!
@InventandoHistoria3 жыл бұрын
Dáaa-lhe Felini!!! Sensacional!!
@Felinista3 жыл бұрын
Valeu, queridos!
@maiaramazera22093 жыл бұрын
Que aulão!! 👏👏👏
@Felinista3 жыл бұрын
Obrigada
@sagasashi3 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso!!! Adorei a discussão e escolha da música. Você podia fazer uma análise de alguma música da Elsa Soares ☺
@Felinista3 жыл бұрын
Nossa, sim, ela é maravilhosa! Vou ver pra fazer. :)
@mariamunarini13453 жыл бұрын
Iradoo
@Felinista3 жыл бұрын
s2s2s2
@vitoriahermann91283 жыл бұрын
Rainha da filosofia é elaaa. Ansiosa pra próxima análise ❤️❤️
@alexandremrqs8 ай бұрын
3:16 no trecho “Se ajoelham, pedem, imploram Mais duras penas, cadenas” acredito que a interpretação correta seria de que quando fustigadas as mulheres de Atenas pediram mais castigos, mais provações, talvez mais sofrimento, algo assim.
@victoriafreitas47273 жыл бұрын
Cheguei aqui pelo Biologia Total! Ouvi a música antes de ver esse vídeo e já fiquei refletindo como, infelizmente, ainda hoje temos características da sociedade de Atenas, retratadas na música.
@gabrieltavares88672 жыл бұрын
EU TAMBÉM KSKWKWKWKWSJ Aprova Total. Amei a música pq ela recomendou, daí hoje, 1 mês depois procurei a análise da música e achei pela professora
@manoellasmartins3 жыл бұрын
sempre arrasandoooo!!!❤️
@CarlosJose-zv1md10 ай бұрын
Oi amiga, análise a música dos nenhum de nós. Banda gaúcha cujo nome chama- sobre o tempo valeu? Bjsss.
@Felinista9 ай бұрын
Obrigada pela dica
@rogeriocoelho14726 ай бұрын
Essa letra tem nada pra analisar. Fraca demais. Poesia de boteco.
@CarlosJose-zv1md6 ай бұрын
Então meu amigo vc não conhece essa música. Fica falando besteira.
@rogeriocoelho14726 ай бұрын
@@CarlosJose-zv1md Claro que conheço e a letra é bem bobinha e óbvia.
@diegomartinsdalbem19083 жыл бұрын
Maravilhosa!! s2
@Felinista3 жыл бұрын
own
@AlvitreGenteeCultura Жыл бұрын
Usei essa música na redação do ENEM, espero que tenha sido um repertório bacana.
@Felinista Жыл бұрын
Foi uma ótima recordação pra usar de repertório mesmo.
@brunaresendi7622 Жыл бұрын
Achei que somente eu tinha usado como repertório no Enem, maravilha, não estou sozinha rs
@rogeriocoelho14726 ай бұрын
Se tiver a ver com o tema, sim.
@H64RS577GB3 жыл бұрын
amei o vídeo!!!
@iaranatal45593 жыл бұрын
Gostaria da análise de Umas e outras.
@victoriaestevaovivi87043 жыл бұрын
Analisa alguma música do Legião urbana 👉👈por favor
@rubinaldosilvadealencar98062 жыл бұрын
♡♥︎♡♡♡♡♡♡♡♡♥︎♥︎♥︎♡
@Vinicapistrano3 жыл бұрын
Que massa prima, parabéns pelo trabalho. Deixo aqui uma sugestão: "mulheres do Amazonas - João Bosco."
@Felinista3 жыл бұрын
Opaa, mto obrigada!! Boa, vou estudar sobre. 🥰
@natanieljuanaguirrearaujo81462 ай бұрын
Chico gosta das gregas hein? 😂😂
@ademiltoncosta70534 ай бұрын
Errei ao digitar a palavra ANÁLISE pois não eu coloquei o acento.
@mysecretjuuh2 жыл бұрын
Procurei algumas interpretações dessa música e vi em um outro vídeo, uma pessoa dizendo que a música era linda, e eu fiquei pensando se estava achando errada atoa 🙄
@Felinista Жыл бұрын
Pois é, a música é bonita em sua sonoridade e por trazer a reflexão do tipo de exclusão que as mulheres sofreram e sofrem.
@anibalsoares8216 Жыл бұрын
A Lisístrata era uma mulher ateniense que vivia incomodada com essa ausência dos maridos no lar não ajudavam elas em nada viviam nas guerras, elas temiam também pela vida dos maridos.Talvez seja nesse contexto também professora.? Pode ser? o luto a falta a ausência também dos maridos?
@Felinista11 ай бұрын
Sim sim, bem possível.
@mps79053 жыл бұрын
amei o vídeo!!! deu até uma saudade da escola :'(((
@Felinista3 жыл бұрын
vou sentir muita falta da turma de vocês!
@Pablov.castao Жыл бұрын
Mi reacción al leer la letra fue literalmente la misma que tú JAJDJSJA
@DonaAne-g4y Жыл бұрын
Concordo muito a ditadura passou.mais as sequelas nao
@pantoja71763 жыл бұрын
"À quoi ça sert l'amour?" {Edith Piaf} Pra que serve o amor? É o grau sublime dos sentimentos? Algum filósofo questionou? 😉
@Felinista3 жыл бұрын
Opaa, adorei a sugestão. Anotada!
@nunesbritto38452 жыл бұрын
Tem um detalhe, a música é cantada com um tom de tristeza, para mim essa música denuncia o conservadorismo hipócrita que até hoje alguns insistem em defender. Como se a mulher deveria mirar no exemplo passado
@eleudopeixoto21643 жыл бұрын
Oi eu quero saber história esses mulheres
@Felinista3 жыл бұрын
Aqui no canal temos uma playlist "Existem filósofas?" em que trazemos de tempos em tempos a história e a contribuição filosófica de mulheres filósofas.
@lidiakawasoko87172 жыл бұрын
Mulheres de Atenas chico
@joseeustaquioribeiro10152 жыл бұрын
Vc é jovem não viveu a ditadura, só quem esteve no chicote daqueles loucos sabe quanto errado foi este período. A letra é totalmente uma crítica mordás a aquela insanidade que passamos. Paz e luz!
@thiagosouza93003 жыл бұрын
Gostei do video, mas tu analisou as referências e não a musica. Mas ficou bacana. Parabéns.
@Felinista Жыл бұрын
Sim sim, exatamente. Nos outros vídeos de análise musical deixei isso mais claro. Obrigada pelo feedback.
@gerlanehora76097 ай бұрын
Mudinho difícil de se viver este nosso. Pena dessa sociedade que pauta sua visao num modus viviendi nao cristão. 😊
@Felinista5 ай бұрын
Verdade!
@wdss375 ай бұрын
Chico Buarque é melhor que Caetano Velos e Gilberto Gil juntos porque o Chico nunca se entregou a mídia e sempre foi mais conservador em seus estilos e gêneros musicais.
@Felinista5 ай бұрын
Eu adoro o Chico Buarque, é um dos meus cantores preferidos, infelizmente quando fiz esse vídeo eu estava começando o canal, e a proposta não era questionar o Chico, mas pensar na temática sobre as mulheres de Atenas especificamente, já que este é um canal de filosofia. Obrigada pelo seu comentário.
@ClebersonAlves2 жыл бұрын
Como debater com uma feminista uma música do Chico onde ele sempre retratou como a mulheres eram tratadas ? Ninguém nem mesmo o Chico como a letra da música está induzindo a mulheres a se espalharem nesses mulheres. Triste! Assistam a entrevista dele sobre o assunto kzbin.info/www/bejne/jYfFcqaVqrpkmKM
@Felinista2 жыл бұрын
Acredito que o senhor não tenha visto o vídeo todo. Pois eu explico o teor irônico e os porquês da música. Fora que o quadro de análise musical tem o intuito de explicar conteúdos de filosofia a partir da letra da música e não buscar a explicação dos seus compositores. Tem toda uma playlist aqui no canal com esse intuito. Aliás, o nome felinista não é uma ode ao feminismo, e sim uma referência ao meu nome e a minha filosofia "felinista"
@gosn1272 жыл бұрын
Gita
@Felinista2 жыл бұрын
Boa escolha! Vou gravar!
@danieldasilvapapa35889 ай бұрын
Apesar de ser classe alta conhece o mundo mais obscuros do ser humano
@sterffanvenceslau79113 жыл бұрын
"MEU PROFESSOR DE HISTÓRIA PEDIU PRA EU ESCUTAR ESSA MÚSICA" Karl Marx e Antônio Gramsci curtiram esse comentário. 🎯🤫😂 Linda música, melodia incrível.❤️ Porém, trazendo pra realidade, os homens de Atenas tinham uma vida muito pior do que das mulheres, só eram dispensados para com a sua obrigação ao estado após os 60 anos, o detalhe é que quase nenhum homem chegava a essa idade, quase sempre morriam cedo em batalha, aliás, isso era uma hora. quando criança, eram subjugados, jogados nas florestas, tinha que caçar e lutar contra lobos, ursos e todo tipo de animais violentos, eram colocados a prova pelos próprios pais para que se tornassem guerreiros e que se necessário fosse, lutassem até a morte por Atenas. Muitos garotos morriam nesse ritual de passagem. Aliás, Só havia duas formas de se morrer em Atenas de forma gloriosa, para o homem, em batalha dando sua vida por aquele Reino, para as mulheres, morrer no parto dando a luz para "o futuro de Atenas" (novos guerreiros). Todos em Atenas sabiam muito bem que aquele sacrifício de homens e mulheres era nescessário para manter aquela civilização forte, homens e mulheres cumpriam seu papel na história com gozo. Ser mulher em Atenas, ao contrário do que a música diz, era um privilégio. Obs: apesar de ser uma obra de ficção, o filme 300 retata bem os horrores e Prazeres da guerra vividos pelos homens de Atenas
3 жыл бұрын
Me admira uma professora não pesquisar que essa música é uma completa ironia e deboche. Fez parte de uma peça de teatro da época da ditadura militar, quando todas as críticas tinham que ser inteligentemente disfarçadas, pros imbecis não entenderem.
@Felinista3 жыл бұрын
Olá Débora, sim, eu sei que esta música inclusive foi composta não só por Chico Buarque, mas também Augusto Boal que dirigia a peça. Mas a análise musical deste vídeo não tem o intuito de trazer a história da música, nem de seus autores, ou as reais intenções, mas de fazer uma interpretação da letra de acordo com uma teoria filosófica (como nas outras análises do canal) ou de analisar de acordo com a história que vem a contribuir com o nascimento da filosofia. No caso a condição da mulher ateniense, presente na música, é bastante influente para o nascimento da filosofia e para entendermos pq não vemos ou ouvimos falar de mulheres na filosofia antiga. Mas, o que particularmente me entristece, é o "me admira uma professora". Pra variar nós mulheres tendo nossa intelectualidade questionada, e se mesmo fosse de alguma maneira falta de informação, não é dessa maneira que se agrega e se ensina. Muito obrigada pela informação. Sem dúvida ela é a fundamental para a criação dos próximos roteiros de vídeos.
@Max_Cantor3 жыл бұрын
Me admira você opinar sem saber ,como compositor e admirador de Chico posso afirmar que essa música não tem intuito nenhum de ser irônica, é apenas arte engula isso .
@edsongomes12693 жыл бұрын
Numa entrevista de televisão Chico Buarque disse que na época do lançamento dessa música várias feministas protestaram pois diziam que a musica pedia pras mulheres se espalharem nos exemplos das atenienses e serem submissas. Porém, Chico disse na entrevista que quando a letra dizia "Miren-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas" ele estava pedindo justamente que as mulheres mirassem, olhassem, observassem tudo aquilo que as atenienses passavam e se submetiam para que as mulheres atuais não passassem ou se submetessem às mesmas situações, porque tanto naquela época ou como na época atual, o machismo ainda continua sendo igual, apesar de tantos séculos de distanciamento.Chico é uma maravilha.
@thiagosouza93003 жыл бұрын
Gostei do video, mas tu analisou as referências e não a musica. Mas ficou bacana. Parabéns.
@Felinista Жыл бұрын
Exatamente, essa é a intenção, tem o intuito de usar como material didático de aula, porém lamento não ter ficado claro. Acho que nas outras análises musicais do canal deve ter ficado mais clara a proposta.