Рет қаралды 347
#ortopediaetraumatologia #ortopediaetraumatologia #tendao
#tendaorasgado
Olá amigos do canal, novo vídeo hoje, vamos conversar sobre um tema polêmico que é o uso indiscriminado de anabolizantes e seus riscos
Eu sou Mateus Dallanora, ortopedista e traumatologista e antes de iniciar lembre de seguir o canal, ativar o sininho e compartilha com seus amigos e familiares.
Olá amigos, vamos iniciar com o básico, o anabolizante é uma substância que dá efeito biológico anabólico e androgênico ou seja, propriedades no sistema muscular e androgênico dando características secundárias masculinas. Sendo a testosterona o primário hormônio endógeno de sua classe.
Existe uma validade médica para uso, porém está sendo extremamente abusado principalmente pela vantagem muscular e as propriedades de ganho de força em dosagem elevadas.
É estimado que mundialmente há uma prevalência de uso de 6,1% dos homens e 1,6% das mulheres que praticam de atividades físicas em algum tempo de sua carreira fará uso de uma substancia anabólica, o que força os médicos a demonstrarem as vantagens e desvantagens do uso, e obviamente descontinuar o uso deveria ser preferido como solução devido a cada efeito colateral.
Existem diversos efeitos colaterais, alguns deles aqui são perda de cabelo, ginecomastia (cria mamas), hipertrofia do coração, falha de rim, hipertrofia de próstata (incluindo câncer), atrofia testicular, problema de colesterol, pressão alta claro tudo dependendo o nível de uso.
Em relação a parte musculo tendinea, os anabolizantes trazem uma grande hipertrofia muscular, porém geralmente sobrecarregam o tendão, fazendo uma sobrecarga na estrutura do colágeno do tendão, aumentando o risco de lesão, Isso é reconhecido de longa data, as principais lesões do uso são tendão peitoral, quadríceps, patelar, bíceps, tríceps, Aquileo.
Existem estudos que demonstram que o treino de alta resistência associado a abuso de anabolizantes geram maior rigidez e tensão no tendão, comparados a indivíduos com somente treinamento sem uso de anabolizantes. E como há uma mudança na estrutura do colágeno do tendão e no remodelamento do colágeno do mesmo, há um risco muito maior de lesão
Para finalizar essa conversa, cuidem com o uso do anabolizante, hoje está em alta por diversos motivos, mas SEMPRE será cobrado de alguma forma do seu corpo.
Até a próxima.
Mateus Franceschi Dallanora CRM 18661/ RQE 14996
Ortopedista e Traumatologista
Consultas e Palestras (49) 34414562 Concórdia, SC
Whatsapp (49) 91319191 Campos Novos, SC
Ajude a construir o conteúdo docs.google.co...
Ebook Cuide do seu Ombro - Orientações sobre cirurgia do Manguito Rotador go.hotmart.com...
Referencias
www.ncbi.nlm.n...
pubmed.ncbi.nl...
journals.physi...