Serra do Rio do Rastro • Dirigindo Brasil【4K 60fps】Subindo a Serra | De Lauro Muller até o mirante

ANOLIPA

A serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, localizada no sul do estado. A estrada é uma das preferidas por motociclistas e viajantes. É cortada pela rodovia SC-390. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1421 metros de altitude. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma visão panorâmica.
1:02 Localidade de Guatá [Lauro Müller]
O percurso da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes, curvas fechadas e mudanças de paisagem a cada curva.
Descer (ou subir) a Serra do Rio do Rastro é uma aventura. O trecho ultra-sinuoso da SC-390, com 284 curvas, fica entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A partir de Lauro Müller, os primeiros 16 km são asfaltados.
Nos outros 7 km, o pavimento é de concreto, as subidas são mais íngremes e há curvas de 180°. Pare nos vários mirantes para admirar o visual.
A atmosfera fica interessante à noite, com iluminação, e com neblina é incrível. A noite e com neblina é mágico. No inverno, pode ocorrer neve eventual. Nessa época, dobre a atenção - a regra vale para quando há neblina.
A história da Serra do Rio do Rastro começa em 1870, quando os primeiros habitantes da região, levados pela necessidade de conseguir os gêneros de primeira necessidade que chegavam ao Porto de Laguna, abriram uma trilha na mata que ficou conhecida como “Serra do Doze” e foi o primeiro nome do lugar, que só depois passou a se chamar “Serra do Rio do Rastro”.
A viagem até a cidade portuária era feita em lombos de burros e a aventura podia levar dias. Na década de 80, a estrada foi pavimentada e iluminada. Mas até hoje mantém nas suas curvas acentuadas uma atração à parte. Além de facilitar a vida dos moradores, a Serra passou a ser o principal destino das pessoas que gostam de curtir a natureza.
A estrada tem 34 quilômetros. A subida começa em Lauro Müller e no alto da montanha fica Bom Jardim da Serra, uma cidade pequena e acolhedora. Ao chegar no topo da Serra, é impossível não parar.
No ponto mais alto fica um mirante, de onde é possível visualizar todas as curvas da estrada em meio à mata nativa. Este é o ponto da estrada mais apaixonante, quando se pode ver a imagem completa da Serra, as montanhas, árvores, pedras e pontos em que a água corre morro abaixo, um espetáculo completo visto de apenas um lugar.
#serradoriodorastro #lauromuller #santacatarina

@gilbertonegromonte7271
@gilbertonegromonte7271 Жыл бұрын
Louco para passar neste local, quem sabe um dia possa daqui de Recife.
@adaoalves7461
@adaoalves7461 13 күн бұрын
parabéns pelo seu canal gostei muito desse vídeo teu adorei vc está de parabéns valeu amigo auedeus abençoe valeu boa noite
@ANOLIPA 12 күн бұрын
Obrigado Adão, Amém! Boa noite, espero que gostes de outros vídeos!
@lourencovalle8621
@lourencovalle8621 5 жыл бұрын
BOA NOITE. ESSE BRASIL É MUITO RICO E ENCANTADOR .ACOMPANHAR MESMO QUE TENHA SIDO POR VÍDEO É FACINANTE. REVELA LUGARES INCRÍVEIS E ESSE CÉU EXUBERANTE TUDO COMBINANDO COMO UM QUADRO PARABÉNS POR MAIS ESSA EXPERIÊNCIA
@ANOLIPA 5 жыл бұрын
Boa noite Lourenço! Por enquanto é por vídeo, mas quem sabe um dia você subirá esta mesma estrada... Fico feliz que esteja gostando da experiência. Obrigado!
@alvimotorsport
@alvimotorsport 5 жыл бұрын
Cobertura ÚNICA dessa serra incrível! Parabéns Anolipa por mais um trabalho fantástico.
Obrigado Alvim!
@simonesls2009
@simonesls2009 4 жыл бұрын
belíssima filmagem tomei a liberdade de compartilhar em meu facebook!!!
@ANOLIPA 4 жыл бұрын
Fique a vontade simone, muito obrigado!
@vero1259
@vero1259 3 жыл бұрын
Morei na serra gaúcha a uns meses retornei para fronteira e tenho muita saudade da Serra. Obrigada pelo vídeo 🤩
@ANOLIPA 3 жыл бұрын
Eu que lhe agradeço por assistir e comentar no canal, seja bem-vinda Veronica!
@WagnerSilva-cd6ui
@WagnerSilva-cd6ui 5 жыл бұрын
Saudades desse lugar. Valeu pelo vídeo
Que bom Wagner, bem-vindo ao canal! Obrigado👍
@carloseduardoribeiro1341
@carloseduardoribeiro1341 5 ай бұрын
Vídeo maravilhoso
@Fabricio.Botelhos
@Fabricio.Botelhos 3 жыл бұрын
... ENCANTADO ... realmente um lugar, uma estrada MARAVILHOSA ...a cada nova foto, a cada novo vídeo, mais me sinto motivado e super ansioso em realizar essa viagem. Rio do Rastro não é a toa que é considerada um dos ícones da natureza e da engenharia. Parabéns pelo vídeo, SHOWWW !!!
@Marcelo_Santanna
@Marcelo_Santanna 3 жыл бұрын
quando eu estive aí tinha uma neblima que não enxergava 1 metro a frente.
@lecioxavier7649
@lecioxavier7649 4 жыл бұрын
Dormi neste mirante em julho/2019 meu motorhome amanheceu todo branco da geada, lugar maravilhoso, vou voltar, parabéns pelo belo vídeo,👏👏👏👏
@HelgaZimmer
@HelgaZimmer 3 жыл бұрын
Ohhh faltaram lindas panoramicas do Alto da Serra . Em dia tão claro e raro seria fenomenal👍😭
@Lucas-lz1mt
@Lucas-lz1mt 5 жыл бұрын
Encantador 💙💚💛
@franciscasilvaduarte4776
@franciscasilvaduarte4776 Жыл бұрын
Fui duas vezes a natureza de Deus e' linda demais ,olhar la' de cima no mirante a gente perde o folego de tanta beleza ❤❤
@HongKongWanderingTV
@HongKongWanderingTV 5 жыл бұрын
sunny day beautiful landscapes
@ANOLIPA 5 жыл бұрын
Thank you HKW! It's a beautiful place in Brazil!
@andersonconrado
@andersonconrado 4 жыл бұрын
É realmente emocionante estar aí. É um lugar fabuloso. Fui com minha esposa na garupa de Honda PCX de Joaçaba-SC são 308 km até lá. Fomos no sábado 07-03-2020, indo por São Joaquim, chegamos de noite, queria fazer umas fotos noturnas mas faltando 3 km para chegar no mirante começou a chover e não levamos capa, a previsão não era chuva, inclusive fazia dias que não chovia, mas a serra de noite, é imprevisível as condições climáticas, então voltamos para a pousada em que nos hospedamos. Levantamos lá pelas 8:30 e fomos conhecer alguns dos diversos lugares em Bom Jardim da Serra como a cascata da Barrinha, já que a serra estava fechada, pois tinha uma galera que iria subir a serra de bike, queria muito ter levantado cedo pra ver mas tava bem cansado. Fomos no sábado e voltamos no domingo num total de 731 km rodados e a PCX foi bem demais. Se for de moto com sua esposa é melhor, dependendo de onde você mora, ir para ficar uns 3 dias, nós ficamos 2 e não conseguimos ver tudo. Vamos ter que voltar de novo. Dicas para quem quer ir ainda: Sempre digo, se puder ir de moto vá de moto, é muto mais top, você fica com a cabeça que nem um louva-deus admirando a grandeza do lugar, claro que de carro é bem mais confortável mas tem uma limitação, você só vai ver pela janela. Outra coisa, viram a quantidade de carro no vídeo, se você quiser parar em algum mirante, e se esse mirante tiver cheio de carro, e se os carros que tao na tua frente também quiserem parar, mano, tu tá lascado, não vai ter onde tu parar, vai ter que continuar subindo, as ruas são bem estreitas. Sem falar que no dia que eu fui, tinha muito mais moto do que carro, e moto voce para em qualquer lugar, e quem é motoqueiro sabe quanto é legal você estar andando e passa um grupo de 15 motos e você se enfiar no meio deles e acompanha eles na serra, é top demais. Você para na rua pra bater uma foto é moto de um lado para o outro, e cada monstra. Outra coisa: viram a quantidade de carros, outra dica, vão na hora que a galera tá tudo almoçando, lembra que que eu falei que acordamos tarde, pois é, tomamos um baita café da manha e fomos pra cascata bater umas fotos, fica atrás da churrascaria da cascata, um lugar top, não sei o preço, não almoçamos devido ao café reforçado, fomos apenas dar uma olhada, e já na entrada tem uma lojinha que dá pra comprar lembranças, como camisetas, moletons, etc, e ao outro lado uma adega com vinhos apenas da serra catarinense. Saímos dali já era umas 11:30, tínhamos deixado nossa moto na frente da porta, o estacionamento cheio, então, aí sim, fomos descer a serra, e galera não tinha quase ninguém. Então vá entre 11:30 e 13:30, será bem melhor, provavelmente não vai faltar vaga nos mirantes. Sem falar que de moto, se você tiver aproveitando a viagem sem pressa de chegar e ir embora, você faz amizade com outros motoqueiros, conheci argentinos, chilenos, uma galera do litoral catarinense, foi demais!
@didaedindi
@didaedindi 4 жыл бұрын
Valeu pela dica Anderson, estou no final do ano se Deus quiser.
@wellenlima.musica
@wellenlima.musica 5 жыл бұрын
final foi show, os bichinhos rsrs ainda subo essa serra...
@ANOLIPA 5 жыл бұрын
Há dezenas deles por lá, os Quatis estão sempre com fome e os visitantes gostam de alimentá-los. Vale a pena subir e descer! Obrigado Wellen, seja bem-vindo ao canal, em breve publicarei outro vídeo com a vista do mirante e a festa dos Quatis.
@wellenlima.musica
@wellenlima.musica 5 жыл бұрын
@@ANOLIPA no aguardo, tenho acompanhado muitos videos do canal, muito bom. Parabéns.
@cassia-in-vancouver
@cassia-in-vancouver 4 жыл бұрын
Estava com saudades de casa e encontrei seu vídeo. Me fez mais feliz. Obrigada por compartilhar!
@ANOLIPA 4 жыл бұрын
Também fico feliz com isto. O canal cumpre um dos objetivos. Obrigado Cassia!
@TonyOliveira-uq6sz
@TonyOliveira-uq6sz 2 жыл бұрын
Muito bonito !
@MBDaniel
@MBDaniel 4 жыл бұрын
Top!!!
@josedefreitas5126
@josedefreitas5126 Жыл бұрын
Muito bacana esta curta, mas convidativa viagem. Bom é fazê-las na ida e na volta.
@hanteonesmoreira9379
@hanteonesmoreira9379 4 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo impressionante o lugar, a gravação e qualidade 👏👏👏
Obrigado Hanteones.
@jamesmichelon1937
@jamesmichelon1937 3 жыл бұрын
Vídeo muito bem feito, parabéns.
@glaucoroth3784
@glaucoroth3784 Жыл бұрын
Muito legal esse passeio.
@LuizOliveira-lk4ne
@LuizOliveira-lk4ne 2 жыл бұрын
Show show
@cidabatista5903
@cidabatista5903 Жыл бұрын
Amei seu vídeo ... O tamanduá 😮 😀 parabéns
@salvioprado3966
@salvioprado3966 3 жыл бұрын
sensacional conheci toda a serra neste vídeo parabéns valeu a pena assistir o melhor até aqui que já assisti sou de s Joaquim mais dais tempo que não vou aí mais ea mais bela paisagem para ter como passeio valeu apena porque lanbramos de nossa querência e abençoada
@ANOLIPA 3 жыл бұрын
Que legal Salvio, isto me alegra. Muito obrigado!
Oi Salvio, se não assistiu estes, recomendo, você irá gostar. kzbin.info/www/bejne/ioG0kqJ5ncalZtU, kzbin.info/www/bejne/iZCTm2iYds6ikKM, kzbin.info/www/bejne/iJ7UfmaenrSiotU
@Milcachos
@Milcachos 3 жыл бұрын
Uauuuu
@paulocesarlopes6981
@paulocesarlopes6981 2 жыл бұрын
Excelente vídeo, show de bola
Obrigado 👍
@diogofernandesdemenezes7462
@diogofernandesdemenezes7462 4 жыл бұрын
Obrigado pela belíssima carona! Sonho em passar ai vindo daqui do RJ com destino ao RS.
@francielealves4078
@francielealves4078 2 жыл бұрын
Moro em sc mas Ainda não tive coragem de subir a serra,medo de ficar tonta😂😂😂
@ANOLIPA 2 жыл бұрын
hehehehe Garanto a você, não ficarás tonta. Vá e depois me diga como se sentiu.
@jefindoargo3329
@jefindoargo3329 4 жыл бұрын
Amigo já assisti muitos vídeos, mais igual a esse é difícil. Época de julho viajo pelo brasil , última aventura foi de fiat argo, agora de gol. Irei sair de fortaleza para foz do Iguaçu, como faço sempre. agora o roteiro desse ano fica longo, pois tenho que fazer toda região sul, serras catarinenses e daí foz do Iguaçu, que frequento desde 1986. Parabéns, vi o que irei enfrentar....kkkk irei me escrever escrever já. Thau muito boa tarde vc e família, bom final de semana.
@pucututa
@pucututa 3 жыл бұрын
Sarandi pr em outubro tamos xegando
@didaedindi
@didaedindi 4 жыл бұрын
Prbns pelos vídeos, ganhou mais um inscrito, estou querendo fazer uma viagem agora no final de 2020 de 1.500 km de moto, sairemos da Região dos Lagos RJ com destino a Serra do Rastro.
@Milcachos
@Milcachos Жыл бұрын
Uau
@AntoniaAtaide
@AntoniaAtaide 4 жыл бұрын
Estamos impressionadas com essa subida!!! Incrível!!! Que paisagem! Ah, a gente gostaria de saber... o que significa ANOLIPA? Esse vídeo e aqueles dois da subida e descida da Serra do Corvo Branco nos lembram os vídeos do canal European Roads, pelas estradas da Noruega. Abraço e obrigada!
@ANOLIPA 4 жыл бұрын
Oi Tom! É uma região muito bonita né?! A Serra do Corvo Branco também é muito impressionante. Quanto ao ANOLIPA, bem, é um anagrama ou acrônimo, com as iniciais dos meus nomes, foi um modo simples de dar um nome ao canal. Agradeço sempre pela visita e participação. Humm, European Roads, irei conhecer o canal, parece bom, estradas da Noruega!!!
@jefindoargo3329
@jefindoargo3329 2 жыл бұрын
Estou preparando pra ir em junho próximo. Tirando dúvidas e vendo o que vc está fazendo. obs: amigo mesmo em um lugar oerigiso, as pessoas correm como loucos. Caminhões etc thau abraço...obg por mostrar o que é bom.😊
@ANOLIPA 2 жыл бұрын
Estou por aqui [no KZbin], qualquer dúvida, tentarei lhe ajudar. Mas normalmente não correm muito. As vezes, um ou outro limitado mentalmente, mas tranquilo. Exemplo de outros vídeos da região... kzbin.info/www/bejne/fqTNc6CXorimfdU kzbin.info/www/bejne/iJ7UfmaenrSiotU
@dicasdoazambuja
@dicasdoazambuja 4 жыл бұрын
De férias em Laguna, em janeiro de 2020, eu e minha namorada resolvemos, na volta, dar um esticada na serra do rio do rastro. Subimos e descemos a serra, foi um experiência muito boa pois o lugar é simplesmente incrível, tu tem sente no céu de tanto que sobe. Mas aconselho para aqueles que irão pela primeira vez: Estejam com o carro/moto em dia, mecânica, FREIOS e pneus, pois subida exige muita da embreagem do veículo e na descida, segura na caixa de câmbio para não derreter os freios heheh. Com qual carro subiram a serra?
@ANOLIPA 4 жыл бұрын
A Serra é esplendida! Dicas valiosas para quem não está acostumado a longas serras. Lucas, muito obrigado pela participação. Meu carro é um Honda Fit.
@dicasdoazambuja
@dicasdoazambuja 2 жыл бұрын
Na época, de Palio Fire 2005 Hatch, ano passado subimos e descemos de Fiat Uno 2021 kkk. Os Fiat são guerreiros, abraço!
@Marcelo_Santanna
@Marcelo_Santanna 3 жыл бұрын
fechou com chave de ouro
@edsonbueno974
@edsonbueno974 5 жыл бұрын
Show de filmagem amigo!!! Qual equipamento vc usou para filmar?
Pasei ai dia 20/09/20 pedalando muito lindo
@ANOLIPA 3 жыл бұрын
De bike é uma experiência fantástica, parabéns pelas super pedaladas Nailton 👍
@nailtonoliveira7138 3 жыл бұрын
O ruiim e que estava nublado nao tivemos uma bom visao
@ANOLIPA 3 жыл бұрын
Humm, que pena. Mas também tem o lado bom... você vai querer voltar 👍
Sim tem ate data 13/12 kkkkk
Sol sol sol 🌞🌞🌞
@ultimolacerda5373
@ultimolacerda5373 Жыл бұрын
Que bela filmagem... Parabéns pelo vídeo, ficou excelente, ainda mais com esse céu azulzinho assim, o sol brilhando e o tempo a seu favor... a sensação é de estar na viagem... Foi feito com qual equipamento de tanta qualidade?
@ANOLIPA Жыл бұрын
Obrigado! GoPro.
@karenmichele735
@karenmichele735 Жыл бұрын
Faltando 6 km pra chegarmos no topo, desistimos kkķkkk Doidera as curvas muito fechada da medo
@MarconesMenesesTempestades 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo! A experiência de visualização em 4K é ótima, quando o vídeo não está com “engasgos”.
@ANOLIPA 2 жыл бұрын
Marcones, obrigado pelo comentário, mas não entendi esses "engasgos"... vc pode me informar o minuto onde acontece. Pra mim o vídeo está redondo.
@MarconesMenesesTempestades 2 жыл бұрын
@@ANOLIPA, uhm... acho que é então um bug no meu aplicativo. Praticamente todo o vídeo a movimentação “engasgava”.
@ANOLIPA 2 жыл бұрын
Será que talvez a internet esteja com baixa velocidade?
@MarconesMenesesTempestades 2 жыл бұрын
@@ANOLIPA, provavelmente. Pensei também nessa hipótese.
@alexandermathar7780
@alexandermathar7780 2 жыл бұрын
Ok. Kann man von den Kurven her durchaus mit Grossglockner oder Furka- Oberalp vergleichen.
@claudiosilveira9100
@claudiosilveira9100 4 жыл бұрын
Lindo lugar,qual a velocidade média pra subir essa serra.
@ANOLIPA 4 жыл бұрын
Oi Cláudio, eu diria que quanto mais devagar, melhor. Proporciona mais tempo para apreciar detalhes e pontos de vista, além de ser mais seguro.
@elzivaneclemente5601
@elzivaneclemente5601 2 жыл бұрын
Onde chega depois dessa serra linda? Que praia é essa?
@ANOLIPA 2 жыл бұрын
Elzivane, este vídeo mostra a subida da Serra do Rio do Rastro e chegamos ao mirante desta Serra, a 1.400 metros de altitude.
@familiaduartedaroca9212
@familiaduartedaroca9212 2 жыл бұрын
Mas só tem isso lá? Quais são as cidades que tem aí em cima da serra??
@vicentejunior4488
@vicentejunior4488 3 жыл бұрын
Qual o modelo da câmera usado?
@fabigerelli9095
@fabigerelli9095 4 жыл бұрын
Que cidade é essa no início do video
@ANOLIPA 4 жыл бұрын
É um distrito ou bairro chamado Guatá, fica na cidade de Lauro Müller.
@sandrofmtube
@sandrofmtube 4 жыл бұрын
@odestinoincerto
@Marcoslimaoartífice
@Marcoslimaoartífice 3 жыл бұрын
Começou a subir mas ninguém falou nada,tudo quieto,dormi.
@ivandossantos9073
Natan por Aí
БАБУШКИН КОМПОТ В СОЛО
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Пранк пошел не по плану…🥲