Рет қаралды 140
No trabalho de Bárbara Fonte (Braga, Portugal, 1981), o seu próprio corpo, presente em imagem ou na força gestual do desenho, surge repleto de reminiscências histórico-religiosas. O sacro, o simbólico, o iconográfico e o erótico coexistem através de um corpo-ferramenta que, segregado e solitário num cenário criado no ateliê da artista, vive e documenta «performances íntimas».
Fortemente vinculada à tradição pictórica europeia, Bárbara Fonte compõe o seu léxico visual a partir de ações performativas, filmadas no seu próprio estúdio, e de desenhos que incorporam uma «união primitiva entre o corpo e o pensamento». Transversais a ambas as práticas, o sentido da existência e o potencial subjetivo do ser humano são invariáveis preocupações que guiam o trabalho da artista e que se transmitem através da criação e representação de alegorias, de simbolismos, da teatralização de iconografias religiosas, da desconstrução de imagens cinematográficas, da exploração do erotismo, do sentido cómico e da referência à tradição artística europeia. Entre o quotidiano e o ritualístico, o seu trabalho questiona e reage, simultaneamente, ao estar no mundo.
Imagem: Universidade de Coimbra
Produção e Edição: Projeto Marquise
Mais informações: ofantasmadalib...
Anozero - Bienal de Coimbra
O Anozero é uma iniciativa proposta pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), organizada em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra, que assume como objectivo primordial promover uma reflexão sobre a classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Instagram: / anozerocoimbra
Facebook: / anozerocoimbra
Linkedin: / anozero-bienal-de-coimbra
Website: anozero-bienald...