No video

António Lobo Antunes e Eduardo Lourenço no FIC 2017

  Рет қаралды 38,571

LeYa Portugal

LeYa Portugal

Күн бұрын

O ciclo de encontros e debates do FIC 2017 encerrou com um frente-a-frente entre dois dos maiores nomes da cultura de língua portuguesa contemporânea. O escritor António Lobo Antunes e o filósofo Eduardo Lourenço. Aconteceu a 30 de setembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Пікірлер: 28
@josebento6227
@josebento6227 4 жыл бұрын
Que prazer dá ouvir dois homens inteligentes e sensíveis falar de uma forma profunda mas simples sobre a vida e morte, a amizade e o amor. Fantástico !
@danieljesus7602
@danieljesus7602 4 жыл бұрын
Poderá existir 2 formas de ler António Lobo Antunes? Sei que tem uma vasta obra literária e eu não a conheço toda mas, daquela que conheço, jamais poderei afirmar que o autor possui uma escrita triste como alguns críticos referem . Muito pelo contrário, eu leio palavras alegres de um homem que se encontra bem com a vida. Lobo Antunes é dono de um humor sarcástico, elegante e educado e para os mais perspicazes uma criança de 70 anos.
@user-fr3zo1rh4d
@user-fr3zo1rh4d 10 ай бұрын
Assisto a uma "conversa" de dois Criadores de ESCRITA que marcam a História de PORTUGAL
@jsgArtist
@jsgArtist 3 жыл бұрын
DEP Eduardo Sempre me lembro das suas palavras de amizade para a minha escolha de ser Artista pintor, em st Paul de Vence no restaurante "le mas d'Artigny" onde eu trabalhava.
@EdgardoCostaMadeira
@EdgardoCostaMadeira 3 жыл бұрын
... os países emancipados... alguns ainda não se encontram muito emancipados ...
@johnsam3989
@johnsam3989 8 ай бұрын
Porque e que a malta velha nao arranja aparelhos auditivos
@dackdoy
@dackdoy 3 жыл бұрын
Bravo, Bravissimo, fantástico
@MAJONOME
@MAJONOME 7 ай бұрын
@parcidiooliveira7832
@parcidiooliveira7832 3 жыл бұрын
Temos bons escritores e filósofos, mas desejo que Portugal invista mais na Ciência! Continua a haver uma importância desmedida às "palavras" em detrimento do "fazer" ou "construir"! E tantos "Mestres" que nos mostraram a sua "magia" com os seus feitos, alguns com patentes registadas e tentativas de roubo de "investidores" - ou gatunecos que vão ao Banco pedir emprestado (não do bolso deles) e tentam SACAR o trabalho de outros!
@henrisil
@henrisil 2 жыл бұрын
Deliciosa conversa!
@yvettecenteno
@yvettecenteno 6 жыл бұрын
Falta uma alusão à língua portuguesa, e às literaturas a que deu origem, de grande originalidade, cada vez maior. Pessoa percebeu desde o início que esse era o império, e hoje em dia a verdadeira pátria. Não há que fazer lutos, a história não se escreve duas vezes, em Democracia. Estuda-se e explica-se.
@jps89pt
@jps89pt 3 жыл бұрын
ALA (que se faz tarde)... 58:02 Maria Velho da Costa e os intelectuais:"muita chatice e pouca f*da" 59:41 maravilhosa e LOUCA história Real do Dom Manuel, o verdadeiro DDT 1:04:15 "muita conversa e pouca f*da" 1:05:09 "eu contigo não quero pouca f*da também" 1:05:34 "tens que viver enc*nado com a vida, se queres escrever" 1:06:31 as insónias do Namora
3 жыл бұрын
Intelectualmente denso e muito interessante, mas a oratória no quadro e panorama do KZbin é de uma pasmaceira atroz.
@marketingk1
@marketingk1 6 жыл бұрын
Acho incrível como Portugal irradia uma espécie de melancolia crônica... Parece que a qualquer momento ambos vão parar de falar, se abraçar e começar a chorar copiosamente. Acho que os livros mais tristes que eu já são os do Lobo Antunes, rs. Parece uma família de aristocratas que perdeu a fortuna e passou a viver cheia de saudade, tomando cafézinho, num dia frio, sobre os escombros do que um dia foram donos...
@Synthminator
@Synthminator 6 жыл бұрын
Acho que tem toda a razao. Sou portugues e nao suporto o nosso estado de espírito passivo, derrotista e o estar sempre a queixar-se e a falar mal de tudo. É pena que assim seja, mas penso que é uma das consequencias do nosso isolamento, ficar a remoer sobre os nossos problemas eternamente, pois já que com horizontes curtos é o que sobra, dirigir 100% da atencao sobre nós próprios..
@etbmocr9382
@etbmocr9382 6 жыл бұрын
"Dando peidos um sujeito, para mim estava olhando dizendo de quando em quando: Que me faça um bom proveito! Eu disto não satisfeito, pus-me a comer, e dizendo: Se você caga, eu merendo. E disto fazendo alarde assim passamos a tarde, ele cagando, eu comendo." Está enganado: Portugal tem fortíssima tradição literária sátira, de escárnio, e erótica, o que revela outro país. Portugal não é melancólico; tem é fatia da população muito conservadora, a roçar o beato, que não gosta de mudança. E uma muito antiga história de repressão e de censura. Tudo é inventado, por opção ideológica. Por exemplo, o Fado sempre cantou sobre tudo, mas foi recriado como uma coisa triste e melancólica. Lobo Antunes e Eduardo Lourenço são amigos. Eduardo Lourenço, um dos melhores pensadores portugueses vivos, tem 95 anos. Esperemos que quando chegar a essa idade tenha esta capacidade mental. Lobo Antunes parece triste aqui porque nesta data fazia quase um ano que perdeu o seu grande irmão. Além disso, nos últimos 3 anos, perdeu ainda outro irmão, a sua própria mãe e sobreviveu ao cancro. Já agora... Não sei que livros de Lobo Antunes já leu... talvez os mais antigos... mas é preciso saber ler. A decadência da família aristocrática e tudo o que escreveu é um tema literário claramente faulkleriano, um dos autores predilectos de Lobo Antunes quando começou a carreira, e é também tema comum da literatura pós-modernista portuguesa, que representa em última análise a queda da ditadura. A melancolia é das personagens, não do autor. Erro comum. O autor é crítico e irónico, até consigo próprio. Lobo Antunes junta a sua própria história de vida (Alta Burguesia em ditadura, guerra colonial, regresso a uma Lisboa pós-ditadura que ele já não reconhece) para mostrar que nessa altura ele próprio, outra personagem, também se sentia desenraizado.
@henrriquemiguel4783
@henrriquemiguel4783 4 жыл бұрын
"uma melancolia crônica..." Sempre tive curiosidade sobre qual seria a origem verdadeira desse tal sentimento, parece que atavico,de melancolia... crônica.No entanto,e até agora, nunca encontrei resposta ou explicação,pelo menos as respostas e explicações"oficiais"nunca me convenceram.. discursos oficiais chatos, tão chatos como a conversa destas duas luminárias.Dois excelentíssimos chatos.
@JoaoFerreira-vz9xn
@JoaoFerreira-vz9xn 4 жыл бұрын
Burros como tu não deviam ter opinião. Nem percas tempo a ler os livros, nunca vais perceber...
@miguelsampaio6717
@miguelsampaio6717 4 жыл бұрын
Mais um rendido à preguiça dos estereótipos.
@afonsoalcaide1897
@afonsoalcaide1897 Жыл бұрын
Como todo o respeito, se isto é um grande falante/pensador está explicada a nossa decadência…
@gentilribeiro7219
@gentilribeiro7219 2 жыл бұрын
... Sasse! Insuportabilidade em figura? d'homem!.. O, dizem, também escre %bidor!...
@joseargain2108
@joseargain2108 6 жыл бұрын
Este António é um fingido, tenta ser original mas ....a sua escrita diz tudo
@luisfontan34
@luisfontan34 6 жыл бұрын
a sua opinião do escritor revela uma profunda ignorância da sua obra e é o espelho de uma gente má...e indigna
@manuelaleal8054
@manuelaleal8054 3 жыл бұрын
❤️
Entrevista de António Lobo Antunes
41:53
Jorge Borges
Рет қаралды 27 М.
Lectio Magistralis di Antonio Lobo Antunes
59:39
FondazioneBottariLattes I video
Рет қаралды 6 М.
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 1 Серия
40:47
Inter Production
Рет қаралды 1,2 МЛН
I Took a LUNCHBAR OFF A Poster 🤯 #shorts
00:17
Wian
Рет қаралды 15 МЛН
Padre Tolentino Mendonça e Eduardo Lourenço
1:21:26
Agência Ecclesia
Рет қаралды 5 М.
Eduardo Lourenço
1:21:05
Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France
Рет қаралды 16 М.
O Dia do Encontro
1:14:25
CLEPUL FLUL
Рет қаралды 66 М.
Discurso de António Lobo Antunes a 15 de março de 2017
12:18
LeYa Portugal
Рет қаралды 31 М.
Comissão das Lágrimas | FNAC Chiado 03.12.2011
44:46
FnacPortugal
Рет қаралды 31 М.
Ricardo Araújo Pereira
28:21
CLEPUL FLUL
Рет қаралды 22 М.
Vagrant Talks (Maria Elisa and Agostinho da Silva) - Ep. 1
24:52
Rui Castro
Рет қаралды 151 М.
Utopias XXI Eduardo Lourenço
2:03:36
Coimbra Business School | ISCAC
Рет қаралды 1,4 М.
Entrevista a Eduardo Lourenço
22:57
Fundação INATEL
Рет қаралды 4,8 М.
Eduardo Lourenço | Programa Entre Nós
34:34
Universidade Aberta de Portugal
Рет қаралды 9 М.
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 1 Серия
40:47
Inter Production
Рет қаралды 1,2 МЛН