Tenho 13 anos. Meu professor de Historia pediu para que eu e minha turma assisticemos a este video para a prova de amanhã. Particulamente, eu achei este video muito intereçante, muito bem explicado.
@JSILVA-xv7jc5 жыл бұрын
Intereçante seria um misto de interesse com adoçante?
@becca.10305 жыл бұрын
O meu tbm
@paxpaz1512 жыл бұрын
Parabéns TV Brasil! É uma ótima série de episódios, contando nossa história. Continuem assim que o Brasil só tem a ganhar.
@aka92954 жыл бұрын
Eu moro em cabo frio, e é uma cidade fantástica relacionada a beleza natural
@wendelfreitastutti94593 жыл бұрын
Neste presente momento em que me encontro na vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado KZbin ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
@MarcoViggiani8 жыл бұрын
Há um erro grotesco na História do vídeo.Os Tubinambás nunca foram aliados dos Portugueses. O único português que teve contato amistoso com tubinambás da Bahia foi Diogo Álvares Correia ( O Caramuru ) que casou com Paraguaçu filha do morubixaba Taparica. Mairs eram como os Tubinambás chamavam os franceses que em Tupi era cabelo cor de mel.Uma taba ( não falavam tribo) bem conhecida Tubinambá ficava na praia de Uruçumirim ( praia do Flamengo no Rio de jAneiro ) e tinha a denominação Kariauc.Era tribo de Aimbere e a maior em Iperog ( Angra dos reis ) do morubixaba Cunhambebe.Os Tupinambás não aceitavam a escravidão imposta pelos Portugueses, diferente dos Tupiniquins e Termiminós ( Seu grande guerreiro era Arariboia que foi decisivo na Batalha de 1567) que eram os aliados portugueses. Alguns Guainases também se dividiram após a criação da confederação dos Tamoios.Caso alguém tenha mais interesse sobre nações tupis estou a dispor, já que escrevo minha monografia a respeito .
@brasilfloraodaamerica18608 жыл бұрын
Paraguaçu e Diogo foram responsáveis com a aliança dos portugueses com os tupinambás.Depois que os tupinambás tiveram contato com os franceses ficaram inimigos dos portugueses.
@MarcoViggiani8 жыл бұрын
Olá Brasil, somente na Bahia.Essa Aliança no Rio de Janeiro nunca existiu, podemos dizer que na 2ª expedição de Américo Vespúcio em 1502 o primeiro contato sim,mais em 1503 a de Cabo Frio em diante começaram as inimizades.Os Franceses em 1503, desembarcaram com o navio “Espoir”, estabelecendo um primeiro contato onde descobririam as riquezas naturais brasileiras.Esse primeiro contato foi bem diferente pois já escambavam. Com a chegada de Villegagnon as hostilidades aumentaram mais ainda.
@brasilfloraodaamerica18608 жыл бұрын
Entendi,em 1502 português tem contato com tupinambás,aí em 1503 c/franceses,aí tupinambás fica contra português? Português funda São Sebastião rio de Janeiro e francês São Luiz do Maranhão?
@mrbr45878 жыл бұрын
Amigo, O L'Espoir, do capitão de Gonneville desembarcou (meio que por acaso) na Ilha de Stª Catarina, região à época habitada pelos índios Carijós, que não eram do ramo Tupi. Os Tupinambás, ou Tamoios, habitavam a baía da Guanabara quando da chegada de Villegagnon em 1555 (mais de 50 anos depois do Capitão de Gonneville) e, por serem inimigos (embora da mesma etnia) dos Tupiniquins. Na Bahia essa guerra não ocorreu; até porque, era um outro lugar, mais de 1000 Km ao norte e as alianças se deram de outra maneira...
@sabrinalacerda49417 жыл бұрын
Marco Viggiani eta negoço cumplicado
@peixotojota13 жыл бұрын
Vai ser ótimo para usar em sala de aula ! Obrigada tve!
@danielearaujo90684 жыл бұрын
“Série” muito boa, falando da colonização, falando sobre o que aconteceu no passado aqui no Brasil e falando o que aconteceu em outros lugares e etc.
@agnaldosilva41143 жыл бұрын
SENSACIONAL
@historiadotempo857712 жыл бұрын
Excelente qualidade!
@miriamcollaresfigueiredo92134 жыл бұрын
série muito bem feita!!!!
@catianevelame11 жыл бұрын
Muito bom! Espero assistir todos os vídeos :)
@yallamartinelly19118 жыл бұрын
Gostei, esclareceu muitas dúvidas minhas 😊😊 Obrigada!
@rosimarsamendes85552 жыл бұрын
Pertinente!
@saleteprussak48663 жыл бұрын
Soy indígena tenho orgulho de ser indígena 💓
@Marcondes762211 жыл бұрын
Excelente! Muito bom.
@Elly23381 Жыл бұрын
Sinceramente ainda que comer pelo fato ritualístico, é um ato bem selvagem..
@charliegenius10 жыл бұрын
Muito bom!!!
@jlfdcpelucia9860 Жыл бұрын
🇧🇷⚔💥A maior bandeira do maior bandeirante. O bandeirante Antônio Raposo Tavares comandou a famosa “Bandeira dos Limites”, partiu de São Paulo na maior das bandeiras e na maior expedição do mundo em sua época, e vai em direção ao interior, em busca de minas de prata. É considerada a primeira viagem em torno do território brasileiro. Partiu em maio de 1648 do porto de Pirapitingui, em São Paulo, descendo o rio Tietê rumo aos sertões do baixo Mato Grosso. Contava com brancos, inúmeros mamelucos caboclos e mais de mil índios. Segue o curso dos rios, chegando as encostas das Cordillheiras dos Andes, subindo ao Guaporé, rio Madeira e Amazonas, e chega até Quito no Equador, já perto do oceano pacífico, volta e chega em 1651 em Gurupá, atual estado do Pará, com apenas 58 homens e sem a prata sonhada. Retornou a São Paulo pela costa litorânea brasileira três anos depois, percorrendo mais de 12 mil quilômetros.
@saracarvalhopunciano34154 жыл бұрын
Muito bom
@adrianogl713 жыл бұрын
Parabéns pelo belo trabalho
@andremoraes86634 жыл бұрын
É uma alusão à história do Hanz Staden, mas o roteirista errou. Os Tupinambás eram aliados dos franceses, e o Hans (que trabalhava para os portugueses) teve de mentir que era frances, para poder sobreviver. Assistam um filme que tem aqui no KZbin chamado Hans Staden, é a recriação mais fiel à verdadeira história.
@thealexprime3 жыл бұрын
Fizeram um Hans staden ao contrário. Um francês que quer se passar por alemão e acaba virando churrasco 😂
@edilsonpedro39613 жыл бұрын
EU moro em Araraquara SP e me chamo Edilson Pedro e gostaria de conhecer campo Frio Parentes
@capitão_paçoca5 жыл бұрын
Que loucura! E triste também.
@sabrinalacerda49417 жыл бұрын
-pq nós vamos te comer,piatâ vai te matar , mulheres vao passar sangue nos meus seios, as velhas bebem seu sangue, as crianças comem seus intestinos e eu curto os dedos -OQ ? -😃 -😞😭
@anammdebarros11 жыл бұрын
muito bom, quero ver todos..
@LehandroFerreyrahTerapias10 жыл бұрын
Pois, vídeo anacrônico, posto que em 1530 os índios que cá viviam não falavam "Português brasileiro" , os prisioneiros quando capturados (não sendo indígenas) eram despidos e não continuavam vestidos. Eu achava melhor por um dialeto tupi com legendas, ficaria a meu ver um pouco mais autêntico, uma última dica assistam o filme Hans Staden, pois ele mostra bem essa dinâmica...
@diopsido622510 жыл бұрын
Pois, mas assim os brasileiros não iam entender, pois a maioria não sabe ler
@LehandroFerreyrahTerapias10 жыл бұрын
Pois, eu não concordo com vossa assertiva, os brasileiros são bem inteligentes para compreender com legendas, o mal de alguns brasileiros é que eles não gostam de ler, preferem tudo dublado, mas digo alguns e não todos...
@diopsido622510 жыл бұрын
Claro Yossef, sei que há brasileiros cultos
@LehandroFerreyrahTerapias10 жыл бұрын
;)
@diopsido622510 жыл бұрын
D.Leandro Yossef Por acaso, pretendia dizer que esse hábito de dobrarem os programas estrageiros acaba por tornar a população em geral pouco recetiva para as línguas estrangeiras , para alem de aumentar os níveis de leitura. Uma coisa a rever aí no Brasil, com urgência
@brunam16755 жыл бұрын
ótimo documentário e de grande aproveitamento acadêmico.
@mateusferreira3607 жыл бұрын
É impressão minha os comentários se transformaram em um fórum de historiadores? É tanta gente querendo dar pitaco e saber mais do que quem pesquisou para fazer o documentário. Queria ver mesmo é mostrar o diploma em história antes de querer bancar de mestres em história colonial...
@morenagb774811 жыл бұрын
Muito Bom O Video , !
@daniel0ximenes8 жыл бұрын
Galera paranoica nos comentários. O Viveiros de Castro em nenhum momento disse q os índios eram "todos bonzinhos", q ele aprova ou desaprova rituais de sacrífico e antropofagia. E sobre os primeiros contato pacíficos entre portugueses e alguns povos indígenas, não é o Viveiros de Castro ou qualquer outro acadêmico q diz q foi assim, mas os próprios cronistas portugueses, inclusive o Pero Vaz de Caminha naquela cartinha famosa...
@edertico7012 жыл бұрын
muito bom!
@ahauhauhauhaua11 жыл бұрын
Vocês leram o que a menina escreveu? Ela usou, inclusive, elementos 'coesivos', que conectam as ideias dela. Percebi alguns erros ortográficos, mas olha o paragrafo dela! E se vocês notarem todos os erros são facilmente justificáveis pelo uso da fala na escrita... Agora, vocês 'donos' do português culto e correto, não usaram letras maiúsculas, nem pontuação 'correta', e até ela, que para vocês passou como 'imbecil' usou... Quem são os verdadeiros imbecis?
@meuamigoeumcao1416 жыл бұрын
para de conversa fiada. falou muito e não disse nada. kkk
@RodrigoOl-yx4ny Жыл бұрын
Viagem ao novo mundo Deu a vespúcio a primazia De erguer em Cabo frio Fortaleza e feitoria Imperatriz 2004
@reneiltonaragao417410 жыл бұрын
Realmente bom
@sabrinalacerda49417 жыл бұрын
Carlos Ferreira desculpe mas ele não quis dizer isso ele quis dizer que gostou do vídeo 😊
@hugo1826 жыл бұрын
Uma das culturas pilares da violência do Brasil.
@rhuanduarte78644 жыл бұрын
Tem demência?
@carloseduardoguimaraesmede421812 жыл бұрын
eu gostei
@tyttoporto92527 жыл бұрын
Queimem seus velhos livros de história, pois ele mente.
@sarapereiramesquita99154 жыл бұрын
pq?
@verock20044 жыл бұрын
Sim! O "Brasil" foi invadido e saqueado e não descoberto
@fabriciosantiago60242 жыл бұрын
aprenda concordância numeral
@reneiltonaragao417410 жыл бұрын
O filme Hans standen é todo em tupi e não tem legendas e eu só quero saber aonde aprender tupi
@armandosabre41116 жыл бұрын
Isto é fácil, complicado se fosse charrua. Com os livros do Luíz Caldas Tibiriçá já será um bom começo ! Se teu interesse for só o tupi, convém ter cuidado com as fontes, para não misturar com guarani, línguas jê ou com o nhreengatú. Também é interessante buscar contato com associações de indígenas do teu estado, porque não adianta ler dicionários de cabo a rabo sem ter conversação !
@manoelcandidopereiraneto22515 жыл бұрын
Professor Eduardo Navarro
@r.c.77932 жыл бұрын
Livro: A história secreta do Brasil (pdf grátis na livraria do senado). Autor: Gustavo Barroso.
@joaovitor-ud5yb3 жыл бұрын
Porque usar imagens de Puri para retratar os Tupinambás !
@JonatasAndrioni4 жыл бұрын
NÃO ASSISTA ESSE VÍDEO NA HORA DO ALMOÇO!!!!!!
@rhuanduarte78644 жыл бұрын
E em um churras?
@Gilbertos13211 жыл бұрын
Interessante observação!
@TiagoCardoso198711 жыл бұрын
Ondes está o restante?
@fellipegiesel4 жыл бұрын
O nome correto do alemão era Hans Staden, e não Franz Hassen!
@dudadorioalmacarioca021rjb94 жыл бұрын
Imagine os índios CARioCA da época kkkkk
@SamuelSouza-ih7zx7 жыл бұрын
Bastante tendencioso. Sou aluno de Licenciatura em História - UNEB. Negativei o video.
@cesarmarinhosp16393 жыл бұрын
Achei interessante, apesar de algumas falhas. Licenciado em História - Uminho.
@natanaelalan6440 Жыл бұрын
Isso memso, desde a encenação à narrativa: inclusive com sarcasmo ao cristianismo e normalização da antropofagia.
@tchelobarbosa90775 жыл бұрын
Como alguém memoriza cem nomes?
@reneiltonaragao417410 жыл бұрын
Vocês saber aonde e como posso aprender tupi antigo? Se existe algum site que ensina tupi a língua dos tupinabas
@Ariranhaa10 жыл бұрын
Legal, mas muita encenação e pouca informação.
@Ariranhaa10 жыл бұрын
Infelizmente também não conheço documentários da época colonial do Brasil, cara. Já procurei algumas vezes, mas não encontrei.
@alinefeijo28545 жыл бұрын
verdade
@alinefeijo28545 жыл бұрын
Precisei fazer um trabalho para a escola e o próprio professor indicou esse video, mas não achei muito explicativo.
@viih88454 жыл бұрын
Não tenho paciência
@lunnars12311 жыл бұрын
assisticemos, intereçante, particulamente
@kvnn000111 жыл бұрын
como assim intereÇante? takipariu tem 13 anos e n sabe portugues...
@jruaafonso9 жыл бұрын
Quanta asneira criatura!, vai a portugal estudar os documentos que la estao, nao fala mais bobagens! vc é mesmo um tupiniquim nato!
@tyrant677 жыл бұрын
JOAO R. AFONSO Não há erro algum no documentário. Só algumas imprecisões históricas.
@Gilbertos13211 жыл бұрын
Ficam se preocupando com a embalagem, enquanto ela escreve um ótimo conteúdo. Você não usou a vírgula separando aposto e vocativo. Vai assumir a cadeira da ABL nesse mês mesmo, né?
@thalitavieira9524 жыл бұрын
Ok
@trmso87685 жыл бұрын
De toda história,percebe que a língua de origem não se sabe ao certo. Hoje em dia são muitos idiomas,mais o original !! Se misturam aos que adentraram no Brasil. Creio que por ser tão rebeldes os índios , preferiram inventar seu próprio idioma... Português brasileiro. Os indígenas não aceitava imposição e se revelava. As letras s e z trazidas do idioma espânico. Creio que: com a invasão no norte! Trouxeram os povos indígenas do norte . Como falavam espanhol aprenderam o português errado . Que é o nosso idioma . Agora !!! Espanha passou pelo mesmo que o Brasil . E o povo também chegou ao Brasil . O sangue Ó positivo . Sangue universal por conta da mistura . Os indígenas são a maioria ó positivo ou negativa . E o quê estudei no passado . Mas as estórias estão mudadas . Sei lá !!! Uma coisa posso garantir . S é uma letra espanico como o z . E quase todos sobrenome no Brasil é Silva ,solsa,Santos, Toledo, Salvador,etc... E outros português e etc...
@dioniciocardus922310 жыл бұрын
falta el guaraní
@tourdesource11 ай бұрын
Deplorável que a construção da identidade brasileira na atualidade esteja calcada na relativização da moral em prol da bajulação ideológica -- exceto quando o objeto de análise é a cultura européia (retratada como objetiva e exclusivamente deletéria). Cada vez que escuto um antropólogo versar, com aparente admiração, sobre a "complexidade" e "dimensão ritual" de práticas que ferem mesmo os princípios fundamentais de nossa própria constituição, fico imaginando qual o ideal de sociedade que está sendo preparado -- quiçá implementado -- por certos acadêmicos e ativistas.