Se a pessoa se acha superior aos outros porque leu livros "mais difíceis", ainda não entendeu o significado da arte e literatura
@DouglassNoletoАй бұрын
CARA, eu estava pensando nisso hoje cedo, e esse é um ponto muuuito importante. O sujeito que lê esses livros mas que não consegue ter empatia pelo próximo, que não consegue entender o que o outro passa e que não respeita suas decisões, está lendo única e exclusivamente pela aparência. Desenvolver a própria humanidade não parece ser uma opção. Intelectualismo sem alma é vazio.
@willgarciafernandes1158Ай бұрын
Muita gente fala como se não existisse clássico ruim.
@alexandreferraz8556Ай бұрын
Amo clássicos, mas também gosto bastante de livros mais leves para entretenimento. Até porque, se eu lesse apenas clássicos, acho que já estaria pirado kkkkk.
@DouglassNoletoАй бұрын
Acho que isso aqui me define perfeitamente kkkkk (embora ache que eu já esteja irremediavelmente pirado kkkkk)
@marcosfbena1360Ай бұрын
Sou bem eclético em relação a leitura. Assim como na música. Todo mês me desafio a intercalar Um Clássico e Um Popular.
@DouglassNoletoАй бұрын
Assim é perfeito!!
@renancaique7329Ай бұрын
O Brasil é decadente em todos os aspectos, intelectual, estrutural, social, econômicamente etc.. Dólar a 6 reais e praticamente ninguém ta nem ai com isso como se não afetasse ninguém, e somos esmagados dia após dia pelo silêncio e a burrice dos Brasileiros.
@maragabrielameireles9655Ай бұрын
Fora que estão criando a Lei Cortez e ver booktuber defendendo uma lei que prejudica nos os leitores 😢
@renancaique7329Ай бұрын
@@maragabrielameireles9655 patético.
@jussaramotadasilva7245Ай бұрын
Tenho 56 anos e amo ler, leio por hobby, por distração, pra relaxar. Não tenho mais obrigação de ler esses livros intelectuais (José deAlencar, Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Carlos Drummond, Guimarães Rosa, etc). Na época da escola, da faculdade, ok, mas agora? Leio o que me faz bem. Cada um lê o que quiser. Abcs😊
@DouglassNoletoАй бұрын
É isso mesmo, Jussara! Cada um escolhe o que faz com a própria vida e a forma como enxerga as leituras. É legal sair da zona de conforto e arriscar leituras que desafiam nosso olhar? Sim, é, mas também deve ser uma escolha da pessoa, e não vai ser isso que irá definir os valores dela. Se fosse, todo leitor de clássicos seria um poço de humildade, acolhimento, sabedoria, empatia e compreensão. Mas sabemos a verdade kkkkkkkk
@raissaeleuterio7 күн бұрын
Que canal maravilhoso. Um grande achado deste ano, certamente. Não paro assistir!
@DouglassNoleto5 күн бұрын
Aah, fico feliz que esteja gostando do vídeos!! Seja muito bem-vinda ao canal!! ♥
@raissaeleuterio5 күн бұрын
@@DouglassNoleto obrigadaa 🤩🤩
@brunalessa6623Ай бұрын
amei a ponderação! equilíbrio é tudo
@DouglassNoletoАй бұрын
Siim!! É assim que avançamos
@lazarofernandes2758Ай бұрын
17:26 então vou dividir minhas leituras em 2: de entretenimento e de aprendizado 😅...
@abuttlerАй бұрын
Hoje não atuo mais na área de marketing, mas foi-se ai mais de uma década nessa área… e o que vc disse sobre o investimento que existe para o consumo está totalmente certo: o consumo de forma geral (cultura, alimentação, vestimentas, todos os hábitos) em sua maioria é estimulado pelas propagandas e, hoje em dia com a internet, muito forte pelos influenciadores… eu entendo que toda leitura é válida… eu leio de tudo e tem dia que não rola nada mais “profundo”… e obras simples também têm mensagens incríveis… veja o livro da sociedade super secreta das bruxas rebeldes… é ótimo! Fala de amizade, responsabilidade, família… O mundo tá chato de forma geral… e o Brasil é um país com um monte de países dentro… além de não ter esgoto, uma enorme parte das pessoas não sabe ler… saem da escola com um certificado de conclusão, mas no máximo sabendo escrever o próprio nome… é triste… Eu li um Colleen Hoover e não gostei.. mas cada um tem seu gosto… dei uma oportunidade e tá td certo!!!! Concordo plenamente com a fala final da Nanda!!!!! Excelente reflexão… beijocas
@DouglassNoletoАй бұрын
Pois é!! É claro que cada pessoa tem o poder de decisão e escolhe se compra determinada coisa ou não, mas é impossível desconsiderar o poder e a influência que o mkt tem nessa decisão. O segredo é encontrar um equilíbrio e desenvolver essa autonomia das escolhas. A partir disso, ler todos os tipos de livro se torna ainda mais legal, por ter sido uma escolha NOSSA, não algo implantado. Também dei uma chance pra Colleen só pra entender o apelo. Entendi, mas não é pra mim kkkkk Você levantou um ponto muito interessante: a taxa de alfabetização aumentou drasticamente considerando as décadas anteriores… mas e quanto a qualidade dessa alfabetização? A leitura é útil, técnica, prática, serve pra assinar documentos e entender placas. Mas e a subjetividade? A poética? Os contextos? Percebo que muitos chegam na fase adulta e, infelizmente, não desenvolvem essa leitura do mundo. É de fato muito triste mesmo. Mas vamos em frente. É o que podemos fazer. Obrigado por enriquecer a discussão!!!
@peter_6509Ай бұрын
Muito boa contextualização! Isso é importante para a formação dos leitores. Além disso,a polêmica Tb é a lei Cortez.
@DouglassNoletoАй бұрын
Obrigado pela força, amigo!! Formar leitores deveria ser nosso principal objetivo nesse momento.. É um esforço conjunto que envolve muitas frentes. Julgar? Diminuir? Isso não cabe.
@sugayoongi1996Ай бұрын
Amo ler, gosto de clássicos, mas leio mais livros contemporâneos, por que eu leio por Hobbie, o chato é quando algumas pessoas julgam as outras só porque elas lêem mais livros "dificeis".
@DouglassNoletoАй бұрын
Sim! Julgar não constrói nada. É contraproducente, na verdade. É importante ajudarmos outros leitores a ampliarem o repertório cultural, mas jamais diminuindo a pessoa.
@BernardoMB2Ай бұрын
Ótimas ponderações! Como sempre, Douglas sendo necessário.
@DouglassNoletoАй бұрын
Obrigado pela força, amigo!!
@fernandoaparecido3288Ай бұрын
Quanto menor o tamanho da cidade, menor o incentivo para leitura e cultura dos livros.
@DouglassNoletoАй бұрын
Pois é, Fernando. Venho de uma cidade de 30 mil habitantes e, não fosse a biblioteca da escola, as pequenas bancas de jornal e um incentivo fortíssimo da minha mãe, eu não seria um leitor. Cidades pequenas (ou seja, a maioria do país) têm diversos problemas, e a falta de incentivo a leitura é só mais um deles, infelizmente. A estrutura das cidades tem relação direta com o acesso à cultura.
@marcosfbena1360Ай бұрын
Quem dirá para nós que fomos criados no interiorzinho (sítio) de 17000 pessoas no Norte do País. O frete chega ser mais caro que o livro, e demora um absurdo pra chegar( no mínimo 15 dias).
@marcosfbena1360Ай бұрын
Quem dirá para nós que fomos criados no interiorzinho (sítio) de 17000 pessoas no Norte do País. O frete chega ser mais caro que o livro, e demora um absurdo pra chegar( no mínimo 15 dias).
@Lobo_Cinzento_Ай бұрын
@@marcosfbena1360Eu comprei um Kindle e agora leio qualquer livro de graça. Acabou esse negócio de frete, longas esperas, livros caros, livros pesados que cansam a mão ✋ kkkkk
@brendahelena9809Ай бұрын
Para me toda forma de leitura é válida. O importante é se sentir confortável na hora da leitura.
@DouglassNoletoАй бұрын
Assino embaixo, Brenda! Considerando o número de leitores que temos no Brasil, só de a pessoa estar lendo já é uma vitória incrível!
@lucasmenezes2165Ай бұрын
É uma discussão que faz sentido, mas eu não tenho muita paciência pra isso. Se eu tô cansado e não quero pensar, leio algo mais "entretenimento", mais "popular", se eu quiser algo mais profundo, leio a tal da "alta literatura". É tudo uma questão de contexto hehe
@DouglassNoletoАй бұрын
É possível, hein! Obras que retratem duplos costumam ser bem inspiradas em O Médico e o Monstro, embora eu veja uma influência forte de Willian Wilson aqui também. No final, a gente tem um livro muito bom, assombroso e que dialoga com esses clássicos tão incríveis! Vale muito a pena ler! Salem e A Maldição são dois livros que amo. Sua lista está ótima
@cintiacavalcante5774Ай бұрын
Que video... TOP
@DouglassNoletoАй бұрын
Fico feliz que tenha gostado!! Esse é um tema bem interessante e que merece ser discutido!!
@willgarciafernandes1158Ай бұрын
Ótimo vídeo, particularmente tentei ler alguns livros de Machado de Assis e pra mim não rolou, achei muito complicado e chato, acabei desistindo.
@DouglassNoletoАй бұрын
Acontece, amigo! Nem sempre a gente vai curtir uma leitura, independente do quão aclamada ela seja. A subjetividade faz parte da nossa natureza, e não ter gostado antes não quer dizer que não possa vir a gostar no futuro. O que importa é ler e se arriscar. Acho isso incrível!
@camillycordeiro3426Ай бұрын
Cheguei bem na hora!
@DouglassNoletoАй бұрын
Uhuul!!! Espero que goste do vídeo ❤️
@sidnybrito200Ай бұрын
concordo com você. tu tem uma boa linha de pensamento
@milenepassosАй бұрын
Não precisa ler livros difíceis, mas só sexo de fada é foda tbm É que nem comer, vc pode comer docinho e lanche as vzs, mas todo dia não dá certo Não basta "estar comendo"
@DouglassNoletoАй бұрын
É uma crítica interessante, mas apoiada numa falsa equivalência. Se alguém come só lanche e besteira, vai ter uma saúde terrível e pode morrer cedo (o "pode" é pq estou sendo generoso kkkk). Por outro lado, conheço muitas pessoas extremamente inteligentes e sábias que sequer sabem quem foi Charles Dickens, nunca pegaram uma peça de Shakespeare pra ler e que dão uma aula de humildade pra vários desses que conhecem todos os clássicos, mas que não conseguem se colocar no lugar dos outros e respeitar as decisões alheias (coisas que aprendemos nos livros, a propósito). Do meu ponto de vista, equilíbrio é tudo, e sempre vou estender a mão e tentar trazer alguém que nunca leu um clássico a arriscar uma leitura. Assim conseguimos avançar para uma sociedade de mais leitores!
@milenepassosАй бұрын
@@DouglassNoleto Saúde mental Ou vc acha que uma adolescente que fica romantizando vagabundo que prática violência doméstica vai sobreviver por muito tempo? Tem duas experiências científicas mostrando que a leitura de clássicos e músicas clássicas podem sim alterar / ajudar nosso cérebro
@felipevieira326Ай бұрын
Amo ler clássicos. É bom demais ler um classicão. Em geral, após um desses, pego um de fantasia, algo leve. Leio de tudo um pouco.
@StephenkingBrАй бұрын
Acho que essa percepção que temos de que valorizamos pouco os livros clássicos vem de um longo processo de evolução e revolução tecnológica relacionados ao capitalismo e suas estruturas. Hoje em dia é muito “fácil” publicar um livro e consequentemente temos uma literatura popular mais abrangente (e com níveis de qualidade diferentes também). Antigamente, publicar um livro era um processo muito complexo e geralmente não se investia tempo e dinheiro em algo que não tivesse o “aval” da indústria cultural. Claro que literatura popular sempre existiu, mas hoje em dia ela é muito mais divulgada e acessível, por isso temos essa percepção de que lemos mais “besteira” porque passamos a consumir mais. Atrelado a isso, tem toda uma questão de ordem cultural, social e econômica envolvida também. Nesse quesito eu acho que os booktubers pecam muito, por não abordarem livros fora do nicho. A reclamação que eu mais recebo é que são sempre as mesmas resenhas dos mesmos livros.
@DouglassNoletoАй бұрын
Siim!! Além de todo o mkt que direciona o mercado pra um tipo de livro, existe também essa nova onda de publicações que naturalmente irá seguir essa demanda. É fácil demais julgar os indivíduos que escolhem ler o que agrada e ignorar toda a estrutura que há por trás do mercado. Por isso costumo incentivar a saída da zona de conforto e experimentar livros diferentes. Além de fortalecer a pluralidade, é também uma forma de desenvolvermos o nosso olhar crítico e termos parâmetro de comparação pra definir o que gostamos ou não.
@claudialemos837Ай бұрын
Simples as pessoas estão com preguiça de pensar de reler o que ñ entendeu quer tudo mastigado prontinho aliás ler já está sendo um Grande sacrifício pra essa geração
@fefabooksАй бұрын
Ótimo! Criticam tanto Stephen King por exemplo. Mas eu acho os livros dele de uma perspicácia incrível dos problemas da natureza humana. E o bom livro é aquele que consegue passar a mensagem! Aquele livro que tu não consegue sair do primeiro parágrafo mesmo sendo uma pessoa que já estudou muito, leu muito, então é um livro que pode até ter uma mensagem muito importante ou relevante mas que não conseguiu cumprir com o propósito do livro de fazer a pessoa ler ele.
@DouglassNoletoАй бұрын
Comentário muito preciso!! King realmente é um grande alvo quando tentam criticar a literatura de entretenimento, e no caso dele a situação é ainda pior, pq essas críticas demonstram que a pessoa sequer leu o livro, já que as obras dele são repleeetas de reflexões e temas importantes. Entendo que alguns possam dizer que ele é extravagante em algumas imagens (outra crítica bem comum em obras do gênero), mas jamais poderão dizer que o texto dele é vazio ou raso. Vejo um esforço imenso da academia em desenvolver reflexões altamente complexas em obras consagradas (o que não está errado), mas não vejo o mesmo esforço quando leem autores populares.
@escapistaprofissional990829 күн бұрын
Uns vivem pelo ego,outros vivem...
@kessiaamzehnhoff1645Ай бұрын
As pessoas estão insuportáveis amigo 🙄
@DouglassNoletoАй бұрын
nem me fale, Kessia kkkkk
@lazarofernandes2758Ай бұрын
Não lemos pq somos escravos do entretenimento 😢
@DouglassNoletoАй бұрын
Sua lista tá ótima!! Desses, me falta ler Sob a Redoma. Falam muuito bem dele, mas ainda não consegui uma promoção boa pra comprar kkkk
@joaocandidomartins6 күн бұрын
Olá. Vou fazer algumas observações 1 - Os livros de entretenimento existiram desde sempre e o convívio com os chamados livros "clássicos" nunca foi fácil. Pode ter certeza que quando o Balzac publicou seus romances no século XIX, alguém lá naquela época deve ter dito que os livros do cara eram lixo em comparação com os gregos, com Shakespeare, Goethe, etc. Um livro não vira clássico do dia pra noite. São anos e anos de leitura até que se torna um consenso que aquele livro realmente representa um passo além, que ele contém uma mensagem que extrapola a própria época em que foi escrito. E isso não impede, naturalmente, que livros de entretenimento se consolidem e sejam relidos ao longo dos anos. Se o livro funciona e é bem escrito, o fato dele não ser profundo não significa que ele seja necessariamente ruim. Na prática, ninguém é obrigado a ler nada ou gostar de nada. O sujeito pode passar 50 anos lendo Colin Hoover, se isso satisfaz suas necessidades, ok. Mas até os anos 80/90, autores populares como Sidney Sheldon e Morris West conviviam nas listas de mais vendidos com Umberto Eco, Milan Kundera e García Márquez, o que hoje é impensável. 2 - Tudo que você disse sobre o cidadão médio é verdade. Ele trabalha ali 8 horas por dia num negócio monótono e ainda enfrenta 2 horas ou mais de condução pra ir e voltar. Realmente esse cara não vai chegar em casa cansado e ler Thomas Mann, ou sei lá, Dostoievski (embora o Dostoievski nem seja tão difícil de ler...). Ele vai preferir algo mais fácil e na primeira busca que ele fizer na internet, o mercado vai despejar um caminhão de livros fáceis (todos muito parecidos cada um em seu gênero) pra que ele se entretenha e esqueça seus dissabores diários. Mas será que não é interessante pros donos do poder que esse cidadão médio se limite às leituras fáceis? Não é interessante pro mercado que esse cidadão médio ocupe horas da sua vida com banalidades na linha Big Brother? Ou reels de instagram, KZbin e Tik Tok? Não é interessante que esse cidadão médio permaneça acrítico e continue cumprindo suas obrigações sem reclamar (calado com a boca cheia de feijão, como diz a música do Chico Buarque)? Se ele começar a ler autores mais profundos, certamente vai questionar a própria realidade. E não vai ser bom pro mercado que todo mundo comece a questionar a própria realidade. 3 - Sim, existe gente pedante e babaca que se acha superior por ter lido autores clássicos e que vê com desprezo quem lê coisas como Colin Hoover, Agatha Christie ou que quer que seja. Penso que toda essa discussão sobre "anti-intelectualismo" transcende os debates sobre literatura nas redes e vai pra todas as áreas, mas falando especificamente sobre as redes, me parece que o fenômeno é inevitável, pois é só ver que a maioria dos youtubers voltados a análises e resenhas de livros, se ocupa mais em falar sobre eles mesmos do que sobre os livros propriamente ditos (não é o caso do seu canal, muito bem feito, diga-se de passagem). Mesmo quando há vídeos sobre livros clássicos, uns 80% dos comentários não tratam do livro, mas do novo corte de cabelo da youtuber... 4 - Nos últimos anos ficou claro que há uma tendência a se naturalizar o gosto por coisas que evidentemente são inconsistentes. Não há problema nenhum em uma pessoa gostar do seriado Chaves, por exemplo. Foi algo que fez parte da infância dessa pessoa, então é natural que ela nutra uma relação de afeto pelo seriado, mesmo sabendo que ele está longe de ser algo bem feito, por assim dizer. Bem, nos anos 70, eu assisti C.H.I.P.S., um seriado com dois policiais motoqueiros que resolviam situações em Los Angeles. Hoje, revendo, percebo que não dá pra assistir nem 10 minutos daquilo. Continuo tendo afeto pelo seriado C.H.I.P.S., mas não é porque ele fez parte da minha infância que vou cultuar a coisa e projetar nela uma importância que ela não tem. 5 - São apenas algumas observações. Creio que o ideal é o leitor transitar entre o mundo dos livros de entretenimento e o mundo dos livros consagrados. Eles não se anulam e as leituras dependem do momento e da disposição do leitor. O problema é quando toda uma geração é doutrinada a acreditar que ler Machado é coisa de babaca. Daí a coisa vira um problema. Abraço.
@fabiularaquel7229Ай бұрын
Eu gosto de ler ambos livros clássicos e livros mais atuais e até livros do hipe.
@DouglassNoletoАй бұрын
Vejo como um equilíbrio perfeito! É sempre bom ampliar nosso repertório, até mesmo pra desenvolvermos nosso gosto dentro da literatura.
@TecianaPatricia9 күн бұрын
Eu leio um poi de tudo,pq tem coisa boa em qualquer tipo de leitura.
@DouglassNoleto5 күн бұрын
concordo demais!! Vejo a leitura da mesma forma!
@anaritasbragiaribasdeolive1657Ай бұрын
Eu acho que rola um elitismo em relação aos livros clássicos. Eu acho que temos que ler o que nos faz bem. Isso sim alimenta a alma.
@DouglassNoleto11 күн бұрын
Concordo plenamente!!
@julianabp840Ай бұрын
Livro é diferente de literatura. Hahaha as pessoas entenderem isso. Tá tudo bem você ler de tudo.