Obrigado. Vou ler "quarto de despejo" agora mesmo!
@carlosverdascaverdasca17212 жыл бұрын
Sem dúvida, uma obra que nosso grande Tom Zé achou fundamental para entender o Brasil: "Os sertões" de Euclides da Cunha.
@veraniseferreira13182 жыл бұрын
Indico livros de Jessé Souza. "A Elite do Atraso". "A Classe Média no Espelho". "Como o Racismo Criou o Brasil. " Obrigada ao canal pelas sugestões.
@Souza-yg5xm2 жыл бұрын
A "Ralé Brasileira", também do Jessé, é muito esclarecedor...
@miguelfernandes53362 жыл бұрын
A antropóloga fala que algumas tribos resguarda am as. Jovens a partir da primeira menstruação até aos 18 acho, anos diziam que provocavam deformações no, corpo da mulher
@jorgamado29572 жыл бұрын
A herança do golpe📔....tbm indico. Jessé Souza
@eldsom2 жыл бұрын
Carandiru de Dráusio Varela também é uma boa opção para entender o Brasil!
@wellingtonWMD2 жыл бұрын
Antofágica é sem dúvida, um dos melhores canais no YT, ou então, um dos mais completos em cultura e curiosidades da leitura. Vcs não tem ideia da cara de minha esposa aqui com os “olhinhos” brilhando assistindo vcs. rs
@kalynevarela54962 жыл бұрын
"Torto Arado" de Itamar Vieira Júnior. Esse livro traz uma trama que descortina o trabalho análogo à escravidão que ainda acontece em diversas terras de nosso país.
@UmLivroeUmaCamera2 жыл бұрын
10 Livros para entender o Brasil que recomendo: 1. Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Holanda 2. Ideia de Brasil Moderno, Otávio Ianni 3. O povo brasileiro, Darcy Ribeiro 4. Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis 5. Memórias sentimentais de João Beira Mar, Oswald de Andrade 6. Jubiaba, Jorge Amado 7. Incidentes em Antares, Érico Veríssimo 8. Leite derramado, Chico Buarque 9. Viva o povo brasileiro, João Ubaldo Ribeiro 10. Brasil, uma biografia não autorizada, Chico de Oliveira.
@marcelodonascimentosilva79232 жыл бұрын
Completando sua lista: A revolução burguesa no Brasil (Florestan Fernandes) e Formação do Brasil contemporâneo (Caio Prado Jr.)
@brendateles33612 жыл бұрын
AMO o "leite derramado" ❤️
@joaodomingoscustodio62472 жыл бұрын
eu incluiria BOCA DO INFERNO de Ana Miranda
@hugobernardorodriguez14962 жыл бұрын
"Xica da Silva: a cinderela negra" de Ana Miranda foi um livro que me fascinou. Na época que eu li estava aprendendo o português, então foi um grande desafio.. Precisei de muito tempo e de pesquisas por conta da linguagem formal e a quantidade de palavras e termos para mim desconhecidos. Mas foi um bom exercício Adorei a história e aprendi um pouco do Brasil colonial. É triste como muitos aspectos ruins, herança da escravidão, ainda permanecem na sociedade. Gosto muito dos conteúdos do seu canal. Abraços da Argentina!
@tarcisiobezerrauchoafilho.2 жыл бұрын
Todos os livros citados por você e nos comentários são obras excelentes pra se compreender um pouco da nossa história, muitas vezes marcada por acontecimentos nada agradáveis, mas ainda assim é a nossa história. Um outro livro que indico é O Cortiço de Aluízio de Azevedo.
@robsonwilligprade66192 жыл бұрын
Lista incrível! 👏👏. Indico "O povo brasileiro " de Darcy Ribeiro
@RaquelOliveira-wt1qm2 жыл бұрын
Para entender o Brasil são necessários os livros: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, e A Elite do Atraso, de Jessé de Souza.
@lucinhadss2 жыл бұрын
Lívia, eu indico o livro "Vidas Secas" do meu conterrâneo alagoano Graciliano Ramos.
@sheilahafez54602 жыл бұрын
Vamos tentando entender o Brasil de dimensões continentais, de povos miscigenados, de contradições e desigualdades enormes, de massacres e carnaval, da fome e da luxúria. O Brasil não é para principiantes, como disse o Tom Jobim! Parabéns pela lista corajosa, entre tantas possíveis, neste momento complexo da nossa história. ❤
@leonardopiodafonseca15002 жыл бұрын
...todos os povos são mestiços e miscigenados, afinal, ninguém ou nenhum povo cai pronto e acabado dos céus sobre a face da terra, senão bem ao contrário disso...nós outros aqui neste Brasil somos um povo de cinco séculos de história , em contraste com as velhas mestiçagens européias, feitas e consumidas há milênios.... demais, nenhum país é para principiantes ou amadores, os q são hoje circunstancialmente desenvolvidos e socialmente equilibrados , não o eram há séculos atrás, e quem, ou q ,pode, acaso, garantir q seguirão a se - lo,
@guilhermeissiba44592 жыл бұрын
Indicaria primeiro os clássicos: Dom Casmurro, Vidas Secas, S. Bernardo e Capitães da areia. Vídeo muito interessante
@kellymartins7142 жыл бұрын
Livros que eu recomendo para entender o Brasil: 1. Olhos d’água, da Conceição Evaristo 2. Vidas Secas, de Graciliano Ramos 3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis 4. O Cortiço, de Aluísio Azevedo 5. Triste de fim de Policarpo de Quaresma, de Lima Barreto 6. Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir 7. Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior 8. Jubiabá, de Jorge Amado 9. A vida como ela é, de Nelson Rodrigues
@patricialima07022 жыл бұрын
Vídeo muito interessante , e muito oportuno para este momento. E é verdade, nosso país é muito complexo e difícil de entender, por exemplo, o resultado das últimas eleições é um bom exemplo.
@marcusviniciuswenzel94452 жыл бұрын
O Brasil é um hospício que recebeu o título de nação por causa de um príncipe mimado
@Qwertyuiopasdfghjklzxcv1122 жыл бұрын
Fácil entender, não entende quem não um mínimo de neurónios, o sistema coloca quem quer no poder seja ele aceito pelo povo ou não, que no momento o povo não aceita mas será assim, infelizmente. Temos nesse momento a reprise da história de Jesus e barrabas sendo julgado, quem foi condenado e porque?
@eduardoeof3 ай бұрын
Obrigado pela lista maravilhosa ❤
@professorteteupotiguar68722 жыл бұрын
Dizem que em algum lugar mundo,parece que no Brasil existe uma pessoa feliz. Maiakovski
@guilhermepaschoalini43822 жыл бұрын
A mãe da mãe de sua mãe... foi uma das melhores leituras ano passado! De 2022, eu gostei muito de O Avesso da Pele, do Jefferson Tenório. Acho que não pode faltar na lista. Poderia citar também Policarpo Quaresma, há algum tempo cidadão antofagense 😊
@marcialeitecollares26702 жыл бұрын
Não seria O avesso da pele? Porque um defeito de cor eu li é da Ana Maria Gonçalves
Super recomendações, dica básica minha A Elite do Atraso de Jessé de Souza, a trilogia Escravidão de Laurentino Gomes, a edição da Antofágica do Navio Negreiro apresentada pela Isa do Ler Antes de Morrer, super abraço Livia sempre elegante e instigante bjs!
@brendateles33612 жыл бұрын
Recomendo, para acrescentar a esta lista impecável da Livia, o atualíssimo: "formação política do agronegócio", publicado pela editora elefante. Esse livro deriva da tese de doutorado do autor e destrincha desde o surgimento do termo "agronegócio" até o panorama político atual.
@brendateles33612 жыл бұрын
Tese de doutorado**
@filia_de_sofia2 жыл бұрын
Vou compartilhar esse vídeo e comprar TODOS os livros!
@denisefreitas67272 жыл бұрын
Vídeo excelente e necessário. Da lista, eu só li Quarto de Despejo, que recomendo fortemente. Indico dois livros de Jessé de Souza: A Elite do Atraso e A Herança do Golpe.
@celiavieira8962 жыл бұрын
Parabéns por essa investigação brilhante sobre a história do nosso país!
@dilsoj.dossantos49192 жыл бұрын
Adoro esses vídeos da Antofágica, sempre muito ricos. A apresentadora é ótima, carismática e muito inteligente. Muito bom. ❤
2 жыл бұрын
Nós agradecemos!
@carolinasantos28222 жыл бұрын
Impossivel compreender esse buraco que habitamos ....
@vanessafrancodeoliveira75652 жыл бұрын
Ótimas recordações. Os livros que eu li e acredito que conta um pouco da nossa história , são, Triste fim de Policarpo Quaresma, Macunaíma, Escravidão de Laurentino Gomes.
@vicentejouclas25182 жыл бұрын
Dona Antofágica, a Senhora é o máximo! De quebra me renovou a esperança de ter acesso ao livro da Carolina de Jesus! Vasculhei a mente para dar de presente o livro das mães das mães à uma mãe de filha de hoje em dia e agradeço sua curadoria geral! Agradecido!
@Marta-rb9kd2 жыл бұрын
Excelente listagem. Incluiria também Grande Sertão, Veredas, de Guimarães Rosa; Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Visão do Paraíso e Raízes do Brasil , Sérgio Buarque de Holanda
@tabajaraaugustoramos151 Жыл бұрын
Indico tambem " A FARSA YANOMAMI"...para que façamos um contraponto à " A QUEDA DO CÉU "
@clarabiondo86642 жыл бұрын
Amei as dicas de livros !! 📚 já quero ler um, e vou começar por ele !! 📖
@jaobicalouro61832 жыл бұрын
Excelentes livros citados. Entretanto, todos possuem uma visão de mundo parecida. Tem que tomar cuidado com a alienação e a falta de crítica que há nessas visões de mundo. Tem que ter mais diversidade de ideias com qualidade(com muita documentação e com mais interpretações diferentes).
@brendateles33612 жыл бұрын
Tenho muita vontade de ler o "a queda do céu", mas ainda não tive disposição para começar (é um calhamaço!). Parabéns pelo vídeo, Lívia e equipe! Vocês arrasam!
@danielpereiradossantos7982 жыл бұрын
Que bom.
@pliniorogenesdefrancadias64552 жыл бұрын
Sugestões excelentes. Obrigado. Entre tantas outras opções, Pensei num livro-reportagem que expressa uma realidade complexa brasileira: HOLOCAUSTO BRASILEIRO.
@plj53892 жыл бұрын
OBRIGADA!!! Depois de tanta confusão e preconceito. A Literatura nos traz paz.
@corintomartins4672 жыл бұрын
Lamentavelmente, não foi citado o ilustre Darcy Ribeiro , que inclusive nesse ano completa 100 💯 anos de nascimento, 👏👏👏👏👏👏👏
@teacherrico2 жыл бұрын
Senti falta dos quadrinhos do Marcelo D'Salete e como a escravidão e o preconceito são mostrados, numa arte excepcional que em alguns momentos dispensaria o texto. Angola Janga, Cumbe são expressões imagéticas que nos penetram terrivelmente no que era e no que é ser negro no Brasil.
@goiscampos2 жыл бұрын
Adorei as dicas!
@corintomartins4672 жыл бұрын
Boa tarde 💥
@elisangelaalves21702 жыл бұрын
Imprescindível, na minha visão, INCIDENTE EM ANTARES, de Érico Veríssimo e VIVA O POVO BRASILEIRO, de João Ubaldo Ribeiro.
@malumoteki30212 жыл бұрын
O livro "Não verás país nenhum", que é uma distopia do Ignácio de Loiola Brandão, é de uma proximidade com a atual realidade do país, que pra mim se faz urgente a leitura. Tristeza sem fim.
@ribeiroorafael2 жыл бұрын
Sou de Franca e desconhecia este intelectual
@malumoteki30212 жыл бұрын
Livia linda, como não te amar. Que video maravilhoso. Vídeo do século. Vídeo de milhões. Parabéns pelo trabalho impecável. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏😍😍😍😍😍😍😍😍😍
@wylkavidal2 жыл бұрын
Excelente!
@pedrosena95592 жыл бұрын
Rota 66 é um livro excelente! Precisa ser lido, para entendemos situações atuais.
@ReginaldoPereira-ft6sc2 жыл бұрын
Lívia cada vez mais linda a cada vídeo! 😍
@corintomartins4672 жыл бұрын
Grande Abdias do Nascimento.😀
@homerorochelle76002 жыл бұрын
Darcy Ribeiro - Viva o Povo Brasileiro.
@btholoniobr63172 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo, com recomendações de livros que já li vários. A lista de livros para entender nosso país é enorme e fazer uma relação com número limitado de obras chega a ser injustiça para outros títulos. A minha sempre aumenta, visto que a cada ano são lançados títulos muito interessantes. Parabéns pelo canal. Conheci a pouco tempo e pretendo ver todos os vídeos.
@leafontes49122 жыл бұрын
Maravilhosa seleção!
@dayaneziegler75342 жыл бұрын
Indico os supridores de José Falero.
@luiscarlos3962 жыл бұрын
Muito obrigado. É um grande prazer acompanhar seu trabalho
@marcelagomes63032 жыл бұрын
Eu acrescentaria Capitães da areia de Jorge Amado
@helenas12432 жыл бұрын
Excelente vídeo! Recomendo O povo brasileiro ( Darcy Ribeiro) , Viva o povo brasileiro ( João Ubaldo Ribeiro ), Casa grande e senzala (Gilberto Freire), Anarquistas graças a Deus (Zélia Gattai), Monteiro Lobato ( com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo), Mauricio de Sousa ( com o maravilhoso Chico Bento), Machado de Assis, Drummond ( Caminhos de João Brandão) , as memórias de Pedro Nava, Grande sertão veredas ( Guimarães Rosa), Vidas secas ( Graciliano Ramos), Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Ferréz, Clarice e Elisa Lispector...... Porque o Brasil é muito mais que um. E para entender um pouco que seja temos que ler de todas as regiões. Carolina Maria de Jesus deve ser leitura obrigatória. Além de Quarto de despejo também Casa de alvenaria ( Carolina saiu da favela mas a favela não saiu dela. E é muito triste.) Quero ler O tempo e o vento ( Érico Veríssimo ) e Os sertões ( Euclides da Cunha ). Pensando bem quero ler tudo de maravilhoso que existe na nossa literatura. Aja vida e viva nóis !!!!
@consultcar2 жыл бұрын
Muito obrigado por excelentes indicações de livros. As pessoas precisavam ler para entender nossa história e contexto.
@amandaastrologia2 жыл бұрын
Muito bom!
@shannaguimaraes71072 жыл бұрын
Excelentes sugestões.
@amandacampos37392 жыл бұрын
Amei as indicações, muito obrigada!
@ricardorocha54202 жыл бұрын
Muito obrigado pela lista ;-)
@genissonpaes88382 жыл бұрын
Como sempre, o vídeo está uma delícia. Já conhecia alguns dos livros indicados, outros não. Obrigado!
@cynthiaaires42452 жыл бұрын
Muito oportuno este vídeo. E que lista fantástica!! Estou lendo A queda do céu, os outros livros já entraram na minha lista de futuras leituras.
@abraao1792 жыл бұрын
Adorei o vídeo. Vocês são incríveis, parabéns pelo trabalho, pessoal da Antofágica!
2 жыл бұрын
Muito obrigado 😊
@denniscosta26312 жыл бұрын
Eu adicionaria "Vidas secas" tendo um retrato da seca.
@jorgamado29572 жыл бұрын
🌵A verdadeira universalidade respeita as singularidades locais. Todos entram com sua parte, compondo a vasta sinfonia da cultura. Ela é feita de contrastes, que não são contrários, mas complementares.." Ariano Suassuna🌵
@celiavieira8962 жыл бұрын
Tem um livro que me lembrei agora de Gilberto Freire,"Casa Grande e Senzala"
@washingtoncruz6662 жыл бұрын
Só sugestão interessante. Coloquei todas sugestões na minha lista de leitura que já está grande haha. O único livro que aparece no video e que eu já li foi o Quarto de despejo da Carolina Maria de Jesus. E eu gosto demais desse livro
@cleoschwab22032 жыл бұрын
Leiam Nelson Rodrigues......" sapatas " nos " puros" .
@robertofilho53082 жыл бұрын
Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles e Asfalto Selvagem de Nelson Rodrigues
@flaviolira4618 Жыл бұрын
O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro
@romeubalducci35542 жыл бұрын
Pra entender isso aqui é necessário um intensivo na NASA. Olhem ao lado e vejam...
@marialuizasaboiasaddi21602 жыл бұрын
Nenhum país pode ser classificado com uma única definição. Todos os países tem uma história complexa
@carloscesaralmendra18352 жыл бұрын
Indico um clássico da Sociologia: "Formação do Brasil Contemporâneo - Colônia" de Caio Prado Júnior.
@cleoschwab22032 жыл бұрын
O futuro e algo q nunca chega....o brasil....so dk a 500 anos.
@dctcristino2 жыл бұрын
Com a ousadia dos tolos: O BRASIL - TERRITÓRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI de Milton Santos e Maria Laur Silveira e BRASIL: UMA BIOGRAFIA de Lilia Schwarcz e Heloisa Starling. Obrigado pelo vídeo.
@rodrigoparkutz99732 жыл бұрын
Getúlio, a trilogia do Lira Neto.
@mfmachadobello2 жыл бұрын
Para entender o Brasil, a partir de uma visão mais contemporânea indico o seguinte livro: - A elite do atraso Autor: Jessé Souza Editora: Estação Brasil.
@joaopaulolopesfranca12542 жыл бұрын
Alguma chance de sair Urupês do Lobato?
@renatoseerig50852 жыл бұрын
Calma q o Brasil é muito jovem ainda 😂
@joelmendes332 жыл бұрын
Brazil e os brasileiros - G. J Bruce
@bvascontin2 жыл бұрын
Uma lista sem "Formação do Brasil contemporâneo" do Caio Prado Jr?
@hekpowdkplhek56762 жыл бұрын
Fiquei com vontade de ler esse livro suspeito de musica, pq achei a citaçao suspeita, falei se for de 2021... e é... eu vou explodir.
@maurosgs12 жыл бұрын
eu indico o livro de contos e humor TREINADO PARA SER UM BOM MARIDO
@jaobicalouro61832 жыл бұрын
Recomendo vidas secas
@rosangeladr2 жыл бұрын
Livia, obrigada pela indicação dos livros. Eu gostaria de indicar o livro: A Construção da Maldade (Roberto Motta) sobre a destruição da segurança pública brasileira, e o filme: 1964 - O Brasil Entre Armas e Livros.
@Alex_Santos4242 жыл бұрын
O Brasil é um país maravilhoso! Temos problemas como a desigualdade social, violência e outros problemas. Mas tudo isso é pequeno diante da grandeza da nossa cultura, natureza e principalmente diante a grandeza do nosso povo! VIVA O BRASIL! VIVA O POVO BRASILEIRO!
@MultiDanyyyyy2 жыл бұрын
eca
@marciabritto21132 жыл бұрын
Lívia. Eu estudei muito Antropologia no meu curso de Psico, na época em que o mundo não estava tão de olho em nossas terras... Um francês, Lewis Strauss, viveu e estudou nossas tribos porem seus conhecimentos ficaram só no mundo acadêmico..... e creia, até nossos dias chamam os indios de povos primitivos e antropófagos... mas na época dos estudos dele não havia 300mil ONG na Amazônia como hoje, assim como ele estudava as mais diversas tribos... nem todas elas protegiam as matas... ou seja, depois da terra ficar saturada, mudavam de região... alguns povos usavam sim a queimada para revolver a terra... Hoje o q vejo é um grupo politicamente tendencioso fazendo uso do desconhecimento dos dois lados (indígenas e não indigenas) para manipular opiniao
@carlostrindade38772 жыл бұрын
Com certeza país fardado ao fracasso sem dúvidas kkk