boa tarde gente! Sou deficiente visual e adorei seu vídeo pois gosto muito de literatura, parabéns pela dedicação! A, eu também tenho um canal que criei junto com alguns amigos, nele eu já mostrei como funciona a adaptação do KZbin para os cegos usarem, e alguns aplicativos e jogos também. Se quiserem conhecer fiquem a vontade agradeço de mais!
@itanaivan16693 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho!!
@valeriabotelho9453 жыл бұрын
Ah que bacana! Vou te seguir, amei saber o quanto um canal como esse expande horizontes 💕
@silmapereira99523 жыл бұрын
@Cotie Já me inscrevi no seu canal. Tenho uma significativa perda visual e espero que suas dicas me ajudem. Obrigada.
@julianna123523 жыл бұрын
Um dos meus inícios favoritos está em Anna Kariênina: "todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira"
@umaanac3 жыл бұрын
estou lendo pela primeira vez, quase chegando na terceira parte e a todo momento essa frase me vem a mente!
@MonicaGonzalez-cn3kf3 жыл бұрын
"Trate-me por Ismael" , o início de "Moby Dicky" na esplêndida edição da Cosac Naify. E as mais belas palavras Eça de Queiroz escolheu para descrever as serras em seu maravilhoso "A Cidade e as Serras". Preciso também falar das belas palavras e da construção das frases do narrador de "A Montanha Mágica " de Thomas Mann, belíssimo.
@oonnaaii3 жыл бұрын
Li esse livro ano passado e realmente esse início já deixa o leitor curioso.
@leonardofaccini21743 жыл бұрын
Juliana, acho esse imbatível. Pela sabedoria, pela essência do que virá, pela sonoridade.
@camilasa88133 жыл бұрын
N li, mas gostei desse início.
@nubiamartinelli73862 жыл бұрын
E o início de D. Quijote de la Mancha que inicia chamando o leitor de desocupado ou preguiçoso!! "Desocupado leitor..." 😁
@danilocoelho52733 жыл бұрын
O início de A Metamorfose de Kafka ainda é o melhor, na minha opinião: "Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama, metamorfoseado em um inseto monstruoso."
@felipegarciabertges88663 жыл бұрын
esse já é com os dois pés no peito hahahaha
@danilocoelho52733 жыл бұрын
@@felipegarciabertges8866 você já começa sabendo que vai ser tenso do começo ao fim! kkkk
@luceliacustodio91793 жыл бұрын
Incrivelmante apavorante
@JoaoVictor-og2fd3 жыл бұрын
@@luceliacustodio9179 show de bola, é como se já começasse num clímax
@wypimentel3 жыл бұрын
Tenho que ler de novo esse livro, quando li gostei, mas sei lá parece que li de forma totalmente desatenta, e também na época tinha lido poucos livros, hoje já li vários mas infelizmente poucos de ficção.
@reginaldobittencourt8783 жыл бұрын
Quanto à leitura dinâmica, o Woody Allen comentou: "Fiz um curso de leitura dinâmica, e li 'Guerra e Paz' em cinco dias. Acho que era algo sobre a Rússia."
@JohnBGood13 жыл бұрын
@Flavia Kaiser ué, já te vi antes aqui? Mas, qt à frase acima, sobre a qual comentou, vc não viu a ironia?
@dianasantos85403 жыл бұрын
Acho que era uma ironia.
@reginaldobittencourt8783 жыл бұрын
@@dianasantos8540ERA SIM!!!
@thiagosobreira87713 жыл бұрын
Kkkkkk boa
@danissima3 жыл бұрын
kkkk adorei.
@felipecostadesouza76143 жыл бұрын
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo." - Cem anos de solidão, Garbiel García Marquéz.
@dianasantos85403 жыл бұрын
Um dos melhores livros que eu li ano passado. ❤😍
@felipecostadesouza76143 жыл бұрын
@@dianasantos8540 um livro pra vida toda!
@ala43323 жыл бұрын
Um dos livros da minha vida ... Um dos autores da minha vida
@brendagouveia2 жыл бұрын
Eu amo esse livro com todo o meu coração!
@alexandreschubert46 ай бұрын
É o melhor livro que eu já li na vida. É simplesmente fantástico!
@eduardomoratodasilva3 жыл бұрын
"Mrs Dalloway said she would buy the flowers herself..."
@ala43323 жыл бұрын
Ai.... Adooooorrrrro
@camilasa88133 жыл бұрын
Quando eu era mais jovem e mais vulnerável, meu pai me deu um conselho que venho remoendo desde então: Sempre que sentir vontade de criticar alguém, lembre que nem todo mundo teve os mesmos privilégios que você. O Grande Gatsby. Eu gostei desse começo.
@marcoscandido19193 жыл бұрын
Eu comecei a ler muito menos quando coloquei na cabeça que tinha que cumprir "metas" ou alcançar um número X de leituras por ano. Depois, me prendi a "tenho que ler esse autor". Resultado? Por uns dois anos eu li pouquíssimo, completamente desinteressado. Voltei a ler como na adolescência depois que comecei a ler só o que me chama atenção. Para isso, eu abro o livro, leio umas cinco páginas, presto atenção no estilo e prossigo. E também parei de me martirizar em abandonar livro na metade. Hoje leio com muito mais prazer, talvez um pouco menos do que antes, mas com muito mais cuidado.
@franciscaclaudianealvesrod46803 жыл бұрын
É tão torturante esse negocio de meta, tirar o prazer da leitura
@Nasc.arc13 жыл бұрын
Esse seu comentário me deu uma ajunda
@Bruno-wt8qm3 жыл бұрын
@@franciscaclaudianealvesrod4680 Cara, talvez vc tenha me salvado de um ciclo e de um peso na consciência mt grande, eu estou exatamente nesse dilema de perder o interesse em um livro na metade mas não querer largar ele pra "cumprir" a leitura, achei que era um problema meu, mas vendo vc falar eu vejo que isso não acontece só comigo... Acho que enfim vou abandonar o livro que abandonei na metade, e seguir em frente
@franciscaclaudianealvesrod46803 жыл бұрын
Eu vejo um livro como uma interação pessoal, uma conversa, sabe? Então porque não deixar pra trás quem não nós interessa... comigo funciona como uma amizade, ou seja, tem uns que eu quero pro resto da vida e é maravilhoso, e outros eu não quero, simples assim...
@marcoscandido19193 жыл бұрын
@@franciscaclaudianealvesrod4680 e como amizade, tem fases. Da pra pegar um livro e achar ele chato. Anos depois, você volta e encontra uma experiência totalmente nova.
@gledsonlima47473 жыл бұрын
"Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia uma pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou. Que ninguém se engane, só consigo a simplicidade através de muito trabalho." - A Hora de Estrela/ Clarice (atual livro que estou lendo)
@JoaoVSMuniz3 жыл бұрын
Pra mim nenhum começo supera o de Gabriel García Márquez "Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar do dia em que seu pai o levou para conhecer o gelo"
@sophiaverginassi28903 жыл бұрын
“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa" meu começo favorito
@klenyolima25183 жыл бұрын
É de qual livro?
@Leandro-ym7wg3 жыл бұрын
É Orgulho e preconceito, da Jane Austen
@klenyolima25183 жыл бұрын
@@Leandro-ym7wg aaa, obrigado! Aguardando a edição da Antofágica pra ler esse clássico 😍
@JohnBGood13 жыл бұрын
Mas em número haverá mais moças atrás do afortunado moço solteiro. Rs.
@domalltobello27593 жыл бұрын
É uma verdade universalmente aceita que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, com QI acima da média e sábio nunca se case.
@FelipeSilva-vf1qz3 жыл бұрын
Eu adoro o começo de crônica de uma morte anunciada: "No dia em que o mataram, Santiago Nasar levantou-se às 5h30 da manhã para esperar o navio em que chagava o bispo."
@naldodalmazo94093 жыл бұрын
Também gosto deste início.
@rodrigomeneses42573 жыл бұрын
"Nunca li um romance, há neles muito pouco de vida e de PODER REAL" ( HENRY DAVID THOREAU)
@rafaelrosavieira83022 жыл бұрын
Este canal é uma obra-prima! Parabéns pelo trabalho incrível que desenvolve. Desperta sempre ideias e questionamentos que elevam nossa experiência literária a novos patamares. Muito obrigado por isso. Vida longa ao canal. Abraço
2 жыл бұрын
Nós que agradecemos!
@Henrique_dmedeiros3 жыл бұрын
"Queimar era um prazer. Era um prazer especial ver as coisas serem devoradas, ver as coisas serem enegrecidas e alteradas. Empunhando o bocal de bronze, a grande víbora cuspindo seu querosene peçonhento sobre o mundo, o sangue latejava em sua cabeça e suas mãos eram de um prodigioso maestro regendo as sinfonias de chamas e labaredas para derribar os farrapos e as ruínas carbonizadas da história." Fahrenheit 451 fez meus olhos e cérebro pegarem fogo com essa abertura, não a toa se tornou um dos meus livros preferidos. 🔥🔥🔥
@rayssacosta7563 жыл бұрын
minha distopia favorita!!!
@janainabueno54663 жыл бұрын
Maravilhoso
@solangemaria5679 Жыл бұрын
Esse quero ler! 👋👋😃
@user-sd1qq9ys1v3 жыл бұрын
"No dia seguinte ninguém morreu" é o início de "As intermitências da morte", do Saramago. É um dos meus inícios de livros preferidos.
@paulomontini25983 жыл бұрын
a gente nunca "aprende" a ler em definitivo: é um reaprendizado constante MESMO ao longo dos anos, das finalidades intencionadas, etc
@andressamendonca20553 жыл бұрын
"Cê vai, ocê fique, você nunca mais volte!" Guimarães Rosa, na minha opinião, foi o escritor brasileiro que mais brincou com as palavras. Em GSV, por exemplo, cada palavra é um universo (nonada, sertão, travessia, redemoinho).
@fabioguevara39753 жыл бұрын
Gosto do começo de "O Grande Gatsby". A frase norteia o livro inteiro, pois a empatia do narrador por Gatsby é fruto de uma conduta de alguém que não julga os outros pelas aparências. Essa empatia estende-se aos outros personagens, que sempre conversavam com ele de forma confessional.
@fabianaazevedo20493 жыл бұрын
"Tudo não passa de imaginação. Então é preciso saber o que se pode fazer com o mundo que insiste em ser real. Os objetos, sobretudo os inúteis, têm um sentido e um gozo que tornam o resta da vida algo entre a falha e o risco no vazio..." Magnólia de Marcia Tiburi Amo os vídeos do canal, parabéns pelo trabalho de vocês!
@alemdaspaginas30473 жыл бұрын
kkk já pirei de ansiedade querendo seguir as metas de leitura mas agora também só leio se for pra curtir cada página 💖
@isadorabarbosa40793 жыл бұрын
“Não ser rico, não ser famoso, não ser poderoso, nem mesmo ser feliz, mas ser civilizado - esse era o sonho de sua vida.” A abertura de Quando Ela era Boa é uma das mais impactantes que já li.
@TheHenriqueOliveira93 жыл бұрын
O começo de A morte de Ivan Ilitch em que há discussões sobre quem assumirá o seu jogo e jogos de cartas no seu velório é muito bom
@lucinhadss3 жыл бұрын
Gosto do início de Pachinko (Min Jin Lee): "A história falhou conosco, mas não importa."
@luizeribas35803 жыл бұрын
Impossível não deixar de lembrar do começo de Cem anos de solidão
@turra_schmidt29833 жыл бұрын
O melhor começo de livros da vida é o de cem anos de solidão. "Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que o seu pai o levou para conhecer o gelo."
@homerorochelle76003 жыл бұрын
"Dos seres ímpares ansiamos prole Para que a flor do belo não se extinga," Tradução de Ivo Barroso dos dois primeiros versos do Soneto I, de Shakespeare. Um belo achado de tradução.
@alteach753 жыл бұрын
Os parágrafos iniciais de Pedro Páramo e de Cem anos de solidão. Inclusive eles são citados por Francine Prose no seu livro, salvo engano.
@marcoslins53023 жыл бұрын
O início de "Lolita" é um dos mais perfeitos e instigadores que há na Literatura mundial. Assim diz Nabokov: " Lolita, luz da minha vida, labareta em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo.li.ta." Genial! Se vc está numa livraria lendo trechos de livros e se depara com um desses, inevitavelmente se interessará pelo restante da obra.
@severodanilo3 жыл бұрын
O livro pode até ser interessante mas e o tema ? Nāo é um velho com tendencias pedófilas que tenta comer uma menina ? Kkkkk
@marcoslins53023 жыл бұрын
@@severodanilo Pode até ser. Mas não é o tema desse assunto específico.
@dianasantos85403 жыл бұрын
Comprei estou esperando chegar 😎🤗 ansiosa.
@dianasantos85403 жыл бұрын
@@severodanilo o personagem ñ justifica a pedofilia ele sabe que tá errado. Tem consciência plena disso. Li alguns trechos do livro online. Esperando chegar o livro físico.
@ironninja98732 жыл бұрын
me lembrei do vídeo do *_Tolkien Talk_* em que eles falam sobre a música dos Ainur na criação e criam paralelos com termos e conceitos musicais que estavam presentes nos parágrafos de Tolkien.. o fato é que , msm atento, a maioria ( eu pelo menos) deixei passar a profundidade que cada termo daquele (harmonia/ tema/ melodia) acrescentava ao significado final do que estava acontecendo! super recomendo o vídeo deles pra quem quiser ver na prática outro exemplo de formas com que a com.preensão e atenção a algumas palavrinhas já fazem toda diferença!! Obrigado pelo vídeo Lígia!! ❣️❣️✨
@isaquecabralt73853 жыл бұрын
Gostaria muito de um vídeo sobre diálogos na literatura e no cinema por favor!!!!!!!!!!
@idejanionascimento2543 жыл бұрын
Quem escreve um livro cria um castelo. Quem o lê, mora nele! ( MONTEIRO LOBATO).
@stephaniereis23173 жыл бұрын
Monteiro Lobato não devia ser referência já que é racista e eugenista. Acho importante conhecer o autor além dos livros.
@idejanionascimento2543 жыл бұрын
@@stephaniereis2317 Não sabia que ele era racista e eugenista. Práticas nojentas e abomináveis. Estamos aqui pra aprender, e obrigado pela informação. Porém em que fatos você se baseia nessas afirmações?. Ele como escritor deixou um legado significativo pra nossa literatura. Pra mim seria uma decepção. Já que você afirma isso com veemência eu pergunto. Onde eu posso pesquisar de fontes seguras à esse respeito? Já que não o conhecemos pessoalmente.
@stephaniereis23173 жыл бұрын
@@idejanionascimento254 www.bbc.com/portuguese/geral-53115152 essa é uma publicação da BBC sobre um livro que se chama O Presidente Negro que ele tentou introduzir no EUA e foi fortemente barrado por sua escrita racista e eugenista. Tem várias outras matérias sobre o fato. O famoso livro do Sítio do Pica Pau Amarelo tem muitas falas racistas do Pedrinho para a tia Anastácia, no qual até de macaca ele a trata. Infelizmente poucos tem conhecimento desse fato e ainda temos escolas, ruas e materiais didáticos desse senhor à riveria por aí. Confesso que fiquei surpresa quando soube pois o desenho e o livros fizeram parte da minha infância. Grande abraço e boa pesquisa!
@idejanionascimento2543 жыл бұрын
@@stephaniereis2317 Nossa!! Que decepção. Assistia na minha infância o sítio do pica pau amarelo, e nunca me atentei à isso. Vou pesquisar sim... Obrigado Stephanie por isso!
@saracostacanalio8073 жыл бұрын
Monteiro Lobato para mim é um exemplo de que a obra pode ser maior do que o homem...eu gostei muito de "Cidades Mortas". E prova que preconceitos são vermes que corroem mentes intelectuais também.
@anaclaracosta30793 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, conteúdo muito bom e interessante, essas dicas vão me ajudar a tornar minhas leituras mais atentas.
3 жыл бұрын
Que ótimo!
@conheceatimesmo54203 жыл бұрын
Acho que o começo do livro " O Poder do Agora do escritor Eckhart Tolle " é muito envolvente, tanto que li o livro antes de fechar pela primeira vez. A história do mendigo é fantástica e quando ele fala (VOCÊ NÃO É A SUA MENTE) da logo vontade de continuar lendo pra saber então quem sou.
@josianakoch82423 жыл бұрын
Sou uma leitora assídua, mas nos últimos tempos tenho pensado bastante em melhorar a qualidade da minha leitura. Não me refiro a qualidade dos livros que leio, mas ao meu processo de leitura. Então, este vídeo fez todo sentido para mim. Um convite interessante, vou exercitar a “leitura atenta”. Obrigada!
@medina1112 жыл бұрын
Este canal aparece na minha vida no momento certo! Depois de 7 anos de apagão nas leituras estou a todo vapor! Achei canais muito acadêmicos e nesse momento é o que eu menos preciso... 😀. Vc me representa, tem um astral maravilhoso!
@paulozan3 жыл бұрын
Um dos começos que mais gosto é de cem anos de solidão, acho muito completo em termos de apresentação e de instigar leitores a continuar lendo.
@paulodebrito97423 жыл бұрын
APLAUSOS Eu comecei a esboçar alguns escritos, Mas mostrei a pessoas que me desestimularam a continuar. Eu escrevia poesia ou, ao menos, tentava produzir esse gênero. Ao mostrar a certas pessoas, Disseram-me que necessitava ler determinados clássicos Para que eu aprendesse o que é poesia. Depois disso, parei. Em vez de escrever, parei não só a escrita como a leitura; Tornei-me um frei Simão machadiano, taciturno. Escrever talvez seja, pois, descansar da longa faina, Sem soçobrar, de singrar os clássicos.
@marcosfarias60063 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso, muito instrutivo. Um dos inícios de romance preferido: "Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, ao três, nos dentes. lo. Li. Ta." Todo o carisma do narrador está contido nesse trecho inicial.
@rickybenitz59533 жыл бұрын
De um tempo pra cá, desde que eu comecei a ter contato com a internet eu fui me afastando da leitura, eu acho que eu tinha pelo menos um pouco disso de ler um livro atentamente, mas o sedentarismo me fez ficar meio preguiçoso pra ler, atualmente eu acho que estou mais ocupado com as manias do meu toc do que com coisas pra fazer, eu sou muito inquieto, tenho uma tremenda facilidade para criar historias, mesmo sem ler muito, mas tendo uma dificuldade para passar isso pro papel, hoje tenho certeza que o que me fez desenvolver esse sedentarismo foi a tecnologia sem a menor sombra de duvida, eu tenho um sonho de passar a historia que eu tenho na cabeça um dia como um quadrinista, mas acho que vou fazer isso que você recomenda neste vídeo e tentar de alguma forma usar essa minha criatividade para criar historias para ler atentamente um livro, antigamente tinha vezes que, quando eu lia me pegava conversando comigo mesmo intimamente sobre o que eu estava lendo e isso eu queria procurar retomar novamente.
@silmapereira99523 жыл бұрын
O livro da Francine Prose é excelente. O capítulo 10, "Aprender com Tchekhov", é o meu preferido.
@reginaserra83413 жыл бұрын
Um dos meus começos favoritos é o do "Amor nos tempos do cólera": "Era inevitável. O cheiro das amêndoas amargas lembrava-lhe sempre o destino dos amores contrariados."
@ingoise3 жыл бұрын
Aquela "chamada na xinxa", como dizem, para que consigamos apreciar com mais calma e reflexão, indo fundo na leitura. Além de nos fazer bem, é um sinal de respeito ao escritor.
@plinioleandrodefontes58083 жыл бұрын
Legal seu vídeo sobre leitura atenta, diálogos na literatura é muito mais que o travessão, que aprendi há 62 anos
@mariaclaral13 жыл бұрын
Esse livro da Francine é incrível e vi pouquíssimas pessoas falando sobre. Este se tornou um dos meus canais literários favoritos! Que temas interessantes são trazidos à tona!
@gustavonogueiraluna8563 Жыл бұрын
Esse canal é maravilhoso. A cada vídeo que eu assisto, me sinto cada vez mais próximo do universo literário!
@henriqueoliveira42553 жыл бұрын
Queremos narrar a história de Hans Castorp, não por ele (a quem o leitor em breve conhecerá como um jovem simpático), mas pela história em si, que nos parece em alto grau digna de ser narrada...
@nayara60603 жыл бұрын
Adorei a ideia do vídeo sobre diálogos! Também adoraria ver um sobre o humor na literatura!
@cheilapacetti11713 жыл бұрын
Caraca, eu não consigo desgrudar dos vídeos da Lívia. Tem a leitura atenta para livros, mas isso também acontece no audiovisual, quando as palavras simplesmente viram canções. É assim que me sinto todas as vezes com sua didática ao explicar assuntos tão relevantes e que ficam esquecidos! Obrigada por usar esse espaço, Lívia! Continue! 👏⚘
@silvanabenevides37412 ай бұрын
Adorei quando você diz "quando a gente fecha os olhos está querendo ir pra dentro " ❤
@marieleuterioribeiro3 жыл бұрын
Que delícia de conversa. Pra mim, o prazer da leitura tem totalmente esse viés do escritor e de suas escolhas. Amei o vídeo! Eu AMO o início do Memórias Póstumas de Brás Cubas, cada palavrinha da descrição daquele velório... inclusive, se chove, logo me surge na mente um: "...acresce que chovia...". Acho genial tudo ali naquele começo. Vou amar um vídeo sobre diálogos. Inclusive, sugiro esse vídeo ótimo com o Marçal Aquino a quem curte o assunto: kzbin.info/www/bejne/h2fFdaSjr82YjtU
@GiovanaCosta Жыл бұрын
Obrigada pelo link. Vídeo muito bom sobre diálogos
@alinidhessynaimanpessoa8577 Жыл бұрын
“Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da luz, a estação das trevas, a primavera da esperança, o inverno de desespero; tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós, Íamos todos para o paraíso, íamos todos no sentido contrário” Um conto de duas cidades Perfeito demais ❤
@ThomasBMTM3 жыл бұрын
Sempre presto bastante atenção no primeiro parágrafo de um livro e volto a ele ao fim da leitura. Desacelerar pra ler atento à construção da narrativa é realmente um problema hoje. Vc explica de uma maneira tão leve e gostosa que só de ouvir vc falar a gente já se sente desacelerado
@Sheilafilosofiamusic3 жыл бұрын
Quero um vídeo sobre diálogo sim!!! E por favor, não esqueçam do pai do gênero: Platão! Valeu Antofágica!
@mariadasgracasverlylamblet84853 жыл бұрын
Bom dia! Vídeo muito bom. A partir desse momento já acrescento esse aprendizado. Quanto aos começos de livros que mais gosto, ainda não posso te dizer porque ainda não tinha prestado atenção. 👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋🤩❤️
@carloscesaralmendra18353 жыл бұрын
Sempre desafiei meus de História e Ciências Sociais a ler o primeiro capítulo de 'A Mãe' de Gorky. Se não gostassem, que abandonassem o livro. Se gostassem, que leriam-no por completo. Nunca ninguém abandonou.
@alinelagoas36003 жыл бұрын
" O menino ali ficou, todo mole e emburrado, no meio da sala escura, enquanto o pai o enfiava num paletó xadrez." O rio, Flannery O`connor
@olgavallejo45073 жыл бұрын
Um dos canais mais fascinantes desta rede é o Antofágica! Estou apaixonada pelos temas, obras e autores que vocês abordam de maneira tão cativante e competente! Como se não bastasse, Livia Piccolo é de uma simpatia e carisma sem par. Fiquei na expectativa por esse vídeo sobre diálogos da Lit/Cinema! Já me vem à cabeça um dos mais famosos da lit. bras. "O velho diálogo de Adão e Eva", do Machado; o silencioso diálogo entre Mwanito e seu pai em "Antes de Nascer o mundo", que culmina numa frase belíssima e o da cena final do filme "A Estranha Passageira", com Bette Davis, que classifico quase como uma apoteose poética 😊 . Aguardando ansiosa pela possibilidade de conhecer outros grandes diálogos. Parabéns pelo canal🌻
@gracasabugueiro35512 жыл бұрын
A Divina Comédia, de Dante Alighieri, A Sibila, de Agustina Bessa Luís ou Arquipélago, de Joel Neto. Gratidão, apreço e alegria ao ouvir os seus conteúdos. Um beijinho de estima. 🌟🌻
@vandacarmem56993 жыл бұрын
Ler pra mim é como comer e dormir, é essencial. Não tenho metas, não procuro os livros do momento. No momento estou lendo pela segunda vez o livro, O crime do padre Amaro.
@josepedrorocha333 жыл бұрын
Desde que comecei a escrever literariamente, e passado a utilizar-me de técnicas de escrita, metonímias, comparações, frases de efeito, além de sempre buscar a origem etimológica de muitas palavras, comecei a notar também algumas dessas técnicas linguísticas por parte dos grandes autores que leio também. Passei a apreciar simplesmente construções frasais que os grandes autores criavam. Passei a pesquisar sobre o trabalho que teve Flaubert, ou Zolá com seus romances. Aprecio, hoje, muito como o autor vai construindo as frases, os parágrafos para chegar ao impacto que deseja. E, claro, isso me ajuda também a analisar minha própria escrita. O significado de cada palavra em específico é importante para mim, pois são elas quem dão a cadência, o impacto, a emoção. Não há como mais, para mim, desassociar a leitura de sua organicidade que são as palavras. As belas e adoráveis palavras!
@JenniferASGomes3 жыл бұрын
Belíssima colocação! Pelo teu comentário, é notável o teu conhecimento no âmbito da escrita.
@JenniferASGomes3 жыл бұрын
Vi em seu canal que gosta do trabalho do diretor Ingmar Bergman. Eu simplesmente o amo! Estou tentando estudar de maneira mais profunda a arte cinematográfica de Bergman, que é notoriamente complexa.
@josepedrorocha333 жыл бұрын
@@JenniferASGomes Obrigado pelo elogio 😅
@josepedrorocha333 жыл бұрын
@@JenniferASGomes O Bergman sem dúvida é um dos meus diretores favoritos e um dos maiores de todos os tempos. O primeiro contato que tive com sua filmografia foi com "O Sétimo Selo", que é simplesmente um espetáculo diante dos olhos. Depois de então, sigo descobrindo seus filmes. E com certeza, devido à sua complexidade, eu vez ou outra me pego pensando nas mensagens e interpretações de seus filmes.
@JenniferASGomes3 жыл бұрын
@José Pedro Rocha bacana! Infelizmente não tenho contato com outras pessoas que apreciem o cinema de Bergman, então minhas reflexões são sempre solitárias.
@dlima3363 жыл бұрын
Acredito que a leitura atenta é também uma forma de meditação. O meu começo favorito de algum livro ainda não tenho certeza, mas o trecho inicial de "On the road" é particularmente tocante.
@Guto1643 жыл бұрын
Que legal! Fazia isso sem perceber kkkkkkk. Não minto: não tenho lido mais rápido, mas a qualidade aumentou muito.
@robsonag3 жыл бұрын
Quw vídeo maravilhoso! Que aula! Por favor, quando teremos mais vídeos como este? Obrigado. "Chama-me por Ismael." Moby Dick.
@llukelcs3 жыл бұрын
Adoro o início de "Memórias do subsolo" do Dostô. Não vou parafrasear o parágrafo inteiro, pq ficaria muito longo, mas ele é muito eficiente em já mostrar o tom da novela (um monólogo intenso e amargurado do narrador em sua maior parte) e o tema dos paradoxos humanos: "(...) apesar de tudo, não me trato por uma questão de raiva. Se me dói o fígado, que doa ainda mais." . . Queremos o vídeo sobre diálogos! Queremos o vídeo sobre diálogos!
@contaeencanta8693 Жыл бұрын
Sempre me lembro do início de um livro, lido na adolescência; Éramos seis de Maria José Duprè: "Ainda ontem, passei por lá; a manhã estava muito clara e radiosa..." A personagem revisitando a antiga casa em que viveu com sua família.
@vivianewanderley8953 жыл бұрын
Meu início de livro predileto é indubitavelmente IRACEMA. Mesmo não sendo o meu livro preferido, é, para mim, o melhor início, a descrição da índia é fenomenal, passa um trailer completo na nossa mente antes mesmo de conhecer a história!
@carmelitabraga92973 жыл бұрын
Aprofundada mais o livro, Liv, ele parece ser muito bom e ideal para render conteúdo. Adorei o vídeo!
@aureoaugusto55763 жыл бұрын
Brilhante! Como sempre, aliás! Sou fã de Tolkien, mas sei que nele o que mais me atrai é a história, mas tb as palavras élficas me conquistam. Mas sou completamente apaixonado por Guimarães Rosa, cujas histórias me tocam, mas nunca tanto qto o seu uso das palavras. Leio e releio a mesma página por puro prazer. E Manoel de Barros, que coisa mais encantadora suas palavras e construções frasais! As palavras são obras de arte per si!
@wesleydaltro9943 жыл бұрын
Minhas leituras são sempre muito demoradas. Às vezes perco a paciência comigo mesmo, mas entendo que a gente precisa de um momento de desaceleração e de apreciação.
@michelecosta45453 жыл бұрын
O começo de Memórias Póstumas, Cem Anos de Solidão e Anna Karienina são incríveis! Esses livros são maravilhosos!
@josearcadiobuendía-y9n3 жыл бұрын
Eu gosto muito dessa sua abordagem em que a leitura transita, ela é vívida, desperta pode despertar o que é dormente nas sociedades e no íntimo das pessoas. O livro pode ser sua bússola, seu leme, suas velas., mas ele dormindo na prateleira e como a academia que vc não vai. O livro clama por prática, por ação: para mim, por consequência. Eles são os binóculos para uma vida melhor.
@vanessaapocalipse91372 жыл бұрын
Amo o início de Ressurreição de Tolstói. Pai, pai do João Silvério Trevisan é muito bom também! Lolita, Metamorfose, a lista é grande...
@Sherlika_Gregori3 жыл бұрын
Orhan Pamuk, no seu livro The Naive and The Sentimental Novelist, disse que ele foi um leitor bem atento , totalmente dedicado, dos 18 aos 30 anos. Ele comparou essa dedicação , da imagem da leitura na sua cabeça, a uma pintura que mostra todos os detalhes de cada pincelada.
@cristinacorrea21523 жыл бұрын
Bom dia muito bom o vídeo, seria muito interessante sobre diálogos com certeza 👏👏 obrigada boa semana 🌹🌹
@CatherineDelooz3 жыл бұрын
O maior desafio para os amantes de livros: José Saramago, amo!
@Merlinnn133 жыл бұрын
É muito gostoso escutar com os olhos e ver com os ouvidos teus vídeos. Tu consegues cativar o outro lado da tela nas mais diversas formas, obrigada pelo canal, realmente é um presente.
@biasjourneyy3 жыл бұрын
Eu entendi profundamente essa questão de ler com atenção quando eu li "Crônica de uma morte anunciada", era uma linguagem relativamente rebuscada que, portanto, requeria um pouco mais de foco, e assim eu o fiz, resultado: me perdi de tal forma na escrita que me senti dentro daquele universo, senti junto com os personagens a trama, os dilemas, foi uma verdade experiência! Tenho dificuldade de concentração, então às vezes eu passo o olho apenas e os parágrafos não me captam de vdd, o que me faz perder parte da experiência, ando treinando mais meio foco literário.
@tiffany50643 жыл бұрын
Angústia ... um dos contos mais profundos de Tchekhov.
@_fabiolaborges3 жыл бұрын
lembro que quando li o início de David Copperfield, já soube que ia gostar do livro kkkk e virou um dos favoritos :) "Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar. Para começar minha vida com o começo de minha vida, registro que nasci (conforme me informaram e acreditei) numa sexta-feira, à meia-noite. Notaram que o relógio começou a bater as horas e comecei a chorar simultaneamente."
@faustomenezes1037 Жыл бұрын
Sua narrativa e o seu conhecimento são encantadores! É um imenso prazer ouví-la!
@isabelamarquesmarianodesou59103 жыл бұрын
Que vídeo incrível Liv !! Gostei tanto que até adicionei na minha playlist de vídeos favoritos kkkkkk eu adoraria um vídeo sobre diálogos, e depois desse vídeo eu vou prestar mais atenção em cada frase
@knsydu71713 жыл бұрын
Lawrence Durrell ,no " quarteto de Alexandria", conta uma estória de 3 maneiras, no último vem o " desenredo". Um dos livros da mh vida.
@estelarolemberg38342 жыл бұрын
Adorei as explicações da leitura atenta e o modo prazeroso da escrita de cada autor parabéns Lili Picolli
@sheilahafez54603 жыл бұрын
Da vida ao meio da jornada, tendo perdido o caminho verdadeiro, achei-me embrenhado em selva escura. Descrever qual fosse tal aspereza umbrosa, é tarefa assaz penosa, que a memória reluta em relembrar. Dante Alighieri em A Divina Comédia, Canto I
@andretourinho44773 жыл бұрын
Que vídeo instrutivo e alentador! Faça um sobre diálogos e muito mais, quanto puder e quiser! Enquanto escritor, sinto-me contemplado.
@favidalb3 жыл бұрын
Por isso leio degustando cada livro, não importa a correria do dia. O prazer de ler uma boa história, não tem preço. E sim Lívia, quero um vídeo com diálogos! 📚🙏
@anapaulaquatorzevoltas8453 жыл бұрын
Nossa senhora, um dia vou conseguir ser assim como vc! Que coisa incrível! Isto que leio desde os 14 anos! AFF. Quantas coisas que não sei.
@cristinapini25853 жыл бұрын
Olá Antofágica, mais um vídeo sensacional!Muito bom perceber estas nuances e degustar melhor as leituras!Gostaria que você fizesse um video comentando sobre a linguagem em Guimarães Rosa, acho que ele foi um dos mais inventivos neste quesito!Quanto a começos de livros acho este do Gabo muito interessante, pois subverte a noção do tempo e nos dá curiosidade de saber mais , quando e se realmente o tal coronel será fuzilado: "Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo." - Cem anos de solidão, Garbiel García Marques
@iuricoferreira69933 жыл бұрын
Quando Memórias Póstumas começa com a dedicatória "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas", eu soube de imediato que seria um grande livro
@princesacaroco88163 жыл бұрын
Eu li um livro que dizia que não prestar atenção no texto não é culpa do leitor e sim do autor que não soube prender a atenção do leitor. 😁😁😁😁
@gabrieleugenio76603 жыл бұрын
Torto Arado é bem novo, mas tem um começo bem impactante
@danilocoelho52733 жыл бұрын
Livia você, como sempre, é FO@#!! Estava há dias procurando um bom livro sobre essa assunto, como ler livros! O único que achei custa uns R$ 100,00. Esse que você indicou, além de ser muito mais barato, tem no Kindle! Muito obrigado, novamente!
@guiivoo3 жыл бұрын
Ela é a Cleópatra contemporânea, mds❤
@rosangeladr3 жыл бұрын
Sim, sim, sim, por favor, faça um vídeo sobre diálogos na literatura. Obrigada por esse excelente vídeo.
@whindhersson_nunes3 жыл бұрын
Isso não é um vídeo. É uma AULA!!!
@CiceroThiagoh3 жыл бұрын
E eu fiquei animado esperando ver alguma coisa do Hemingway no vídeo por causa do início.
@franciscaclaudianealvesrod46803 жыл бұрын
Eu passo longos períodos sem conseguir ler por causa da correria do meu trabalho, aí quando pego um livro bom eu devoro rapidinho 🤫🤫
@Rbds9mb3 жыл бұрын
Eu amo o começo do livro A Montanha Mágica. O livro inteiro é genial!