9:30 De modo muito simplificado, durante a guerra do Peloponeso defrontaram-se duas Ligas - a de Dels ( durou 74 anos ), e a do Peloponeso ( durou cerca de 200 anos )
@Paulomarrecas8 ай бұрын
Sobre a guerra, a queda do muro de Berlim, e o problema de hoje,100% de acordo com a Dra Helena que está a ver muito bem o problema. O belicismo não ajuda. Pode acontecer mas devemos evitar agora que aconteca.
@christianabaldini86208 ай бұрын
José Manuel dizer que “não está na natureza da Russia” é de um preconceito avassalador. Não tenho a menor simpatia por muito do que faz a Russia, mas dizer isso realmente é cruzar a linha entre análise e preconceito.
@gilpaulo60438 ай бұрын
Quem é que não tem preconceitos, se é uma condição natural do Homem? A "natureza" de grande parte do povo russo é a barbárie, a 'conquista' do país/terras mais ricas, o imperialismo. À excepção da década de Gorbachev, a Rússia regressou, logo que lhe foi possível, ao Sec. XVII. A Rússia não respeita nenhum tratado, acordo, pacto, quer tenham sido assinados pelos actuais 'chefes', como pelos antecedentes. É preconceito meu? É! Pensar é um direito natural do ser humano.
@felisbertoesteves11237 ай бұрын
A Rússia só quiz ser europeia a partir do Ksar Pedro I que até se disfarçou de operário de construção naval para percorrer alguns países europeus que lhe convinha conhecer. Ora, com mais de 95% do território na Ásia, não é europeu.Ora, o q Putin quer-não se tenha ilusões-é continuar a sua expansão, não para a Ásia que se lhe opõe com firmeza, mas prá Europa que ambiciona porque a acha fraca, dada a sua também fraca democracia. Estranha ambição, contudo, pois teme-a porque sabe não conseguir opor-se-lhe.
@cathar12098 ай бұрын
Análise fraquíssima. Aliás, nem sequer é uma análise. É propaganda, que é aquilo que é uma grande parte do jornaleirismo luso dos dias de hoje.
@Paulomarrecas8 ай бұрын
Ainda hoje a RFA não é membro permanente do CS das NU. Pelas razões expostas pelos Oradores.
@Paulomarrecas8 ай бұрын
Apesar de sermos mais "ricos", os EUA tem muito mais recursos naturais, beneficiam de economias de escala e tem uma muito grande capacidade industrial montada. Para eles o negócio seria a Paz e tornarem se num Bric. Era perdoada a enorme divida, comprometiam se a cumprir e como penhor asseguravam a convertibilidade ouro directa do dolar a cerca de 1/1.Log 1000, o que nem dava para comprar pouca folha de ouro por dolar, tudo referido a onça de ouro como está ainda definida a vigente convertibilidade. Por não ser cumprida não deixa de estar em vigor. Seria a libertação dos EUA do onus da guerra e da Europa e o grande negócio da Paz, a grande oportunidade dos EUA. Mas não darei mais sugestões. Apropriem se e façam na valer junto dos Responsáveis interessados.
@Paulomarrecas8 ай бұрын
Um cessar fogo assegurando uma saída honrosa para a Rússia alcancaria facilmente o efeito desejado dos Europeus com esta guerra: a subida dos direitos da pauta aduaneira comum que teria bastado para evitar esta louca luta pelas aparências...
@joselopes49768 ай бұрын
O General Patton, quis correr com os russos dos países que tinham ocupado. Foi pena não o terem deixado.
@jorgeteixeira83628 ай бұрын
Esquece um pequeno pormenor...os americanos não tinham capacidade militar para correr com os russos. E se não fossem os russos vir salvar a Europa, hoje todos falaríamos alemão. Aqui dizem-se muitas mentiras.
@Paulomarrecas8 ай бұрын
Há que saber que Portugal cedo foi membro da Nato tendo as Lages passado para a base dos EUA ainda no tempo do regime corporativo da Const 33. O mais é revisionismo sujo.
@CRCFLU8 ай бұрын
Excelente análise! 👏🏼👏🏼👏🏼
@duartepestanacastro2168 ай бұрын
Curioso, o Prof Marcelo também faz 75 anos, será que vamos falar do caso das Gemeas? E da Iniciativa do CHEGA de requerer um Inquerito Parlamentar sobre o caso GEMEAS?