Рет қаралды 98,563
“Poesia é... brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que a bola, papagaio, pião, de tanto brincar, se gastam. As palavras não!” (José Paulo Paes)
Pensando nas palavras e nas poesias, os alunos do 3º ano II da professora Maria Rita, embarcaram em uma gostosa brincadeira com as poesias de uma das maiores escritoras brasileiras: Cecília Meireles. Dramatizando algumas poesias e as recitando, a atividade oportunizou aos alunos conhecerem uma forma diferente de expressão. “Entusiasmo, colaboração e alegria das crianças foi contagiante em todas as etapas das atividades desenvolvidas. Elas, além de ensaiarem e produzirem suas apresentações, elaboraram convites para outras turmas e lembrancinhas para os presentes, dando um formato especial para o evento”, conta orgulhosa a professora.
Segundo ela, a poesia aflora o lúdico, a emoção, o prazer de ler. Ainda, estimula o prazer da leitura e escrita de textos poéticos compreendendo as características desse gênero textual. “A poesia trabalha com os sentimentos que estão presentes no cotidiano das crianças, como dor, amor, alegria, tristeza, amizade. Esses sentimentos são muito importantes para serem compreendidos. Além disso, eles aprendem procedimentos de recitação, como ritmo e entonação de voz, desenvolvendo atenção sobre a língua”, conta.
Os alunos fizeram uma apresentação para os alunos do Fundamental I e, dias depois, aos pais, que puderam se deliciar e observar, por meio da linguagem poética, a beleza dos textos de Cecília Meireles.