Acesse o site da Insider e use o cupom APROFUNDO pra garantir sua Tech T-Shirt com 18% de desconto na primeira compra: www.insiderstore.com.br/Aprofundo
@amorfo_tattoo5 ай бұрын
A obra mais conhecida dele é aquela: "ROMERO BRITTO??? SE EU TO CHAMANDO?? KATRINA?? GUARAPARI BUZIOS É A MINHA ARTE FELIPE smith"
@fog_eye5 ай бұрын
Único feito relevante do Romero Britto.
@anarky_jay5 ай бұрын
É óbvio velho vai doer pra krl meu braço
@joaodiasnetto5 ай бұрын
Kkkakkakakakakakakakakakakakakakakaakakakakkaak
@AnnaCarolinaOff5 ай бұрын
😢 não entendi.
@viniciuscaldeira12285 ай бұрын
Essa é a mais braba mesmo 👀😂
@claudioalfredo97325 ай бұрын
Nem arte, nem lixo, mas sim, um produto. Muitos até diriam ser lavagem de dinheiro.
@Pan_Optes5 ай бұрын
Os três são mesma coisa. Arte = lixo = produto.
@jzargowinterhold19425 ай бұрын
De maneira geral, arte é uma forma padrão de lavagem de dinheiro pelo mundo. E estou falando dos artistas padrão como Monet, Van Gogh, Goya, Picasso, Leonardo da Vinci. Essas obras são utilizadas como ativos exóticos entre bilhonarios para lavagem de dinheiro.
@tulinhodaboca5 ай бұрын
@@Pan_Optes cala a boca kkkkkkkkkk
@Melzinhodoce123 ай бұрын
@@Pan_OptesCaralho KAKAKAKAKAKAKKA
@elleflorim2 ай бұрын
@@Pan_Optesbait fraco.
@MarioBigode5 ай бұрын
Na faculdade de design, uma professora questionava o trabalho do Romero Britto não pela questão do belo, pela estética, etc. A questão que ela levantava era do próprio FAZER mesmo. Já na época, meados dos anos 2000, parece que o Romero Britto havia industrializado a produção das peças, fazendo com que assistentes as produzissem em escala. E, realmente, a partir dessa perspectiva, acredito que possamos discutir se o trabalho dele é ou não arte.
@CarlaRibeiroSLima5 ай бұрын
Quando estudei história da arte e estética, entendi que ele tá mais pra artesão que artista. Lembrando que o artesão tem tanto valor quanto o artista, só são diferentes. Existem artesãos incríveis! (O que não considero o caso dele 🥲😅)
@MarioBigode5 ай бұрын
@@CarlaRibeiroSLima interessante
@alexgamboa42555 ай бұрын
mas michelangelo fazia arte por dineiro, nao por que eles quisesse...entao se pra ser "arte" precisa sair de vc, entao ninguem e artista...
@CarlaRibeiroSLima5 ай бұрын
@@alexgamboa4255 "sair de você" não significa que você não pode vender, ou que não pode ser um "retrato" ou coisa do tipo, mas tem que vir das suas mãos, e não ser repetida a exaustão. A maior parte das peças de Romero Brito são feitas em série por outras pessoas num ateliê que tá mais pra fábrica..
@GabrielPechitelli5 ай бұрын
Eu ainda acho que é artista, não só por criar o estilo, mas por replicar, eu trabalhei como designer gráfico, e só porque o panfleto que eu criei estar sendo imprimido 5000 mil vezes por uma ploter não significa que eu não sou artista por criar e replicar.
@DanielMattosArte5 ай бұрын
Nunca achei legal quem fala que Romero Britto n é arte. O cara criou uma estética. Isso é inegável. Se é bonito ou feio, isso convém a cada um decidir oq acha. Mas q é arte, isso é.
@LUKx81385 ай бұрын
Realmente é arte, mas criar estética ele não criou. Ele sequer criou uma técnica, muito menos um estilo. Ele não é inovador em nenhum aspecto, ele é apenas muito autoral, mesmo que a arte dele seja produzida em escala industrial.
@barbarismas5 ай бұрын
O cara só pegou um recorte do cubismo, meu caro
@profetadoobvio84555 ай бұрын
basicamente ele desenha como estilo de vitrais e eu até acho bonito e passa uma sessão de conforto mas não tem nada a comunicar além disso
@fuzzyspickles5 ай бұрын
cubismo + pop art + arte comercial, só isso
@renatoaniceto29685 ай бұрын
Q surpresa te encontrar aq meu mano
@arthursoares6105 ай бұрын
Eu sempre achei a arte de Romero Brito divertida. Eu tenho zero conhecimento em arte, e o fato de eu olhar o quadro dele e entender já me deixa satisfeito
@gleysonkakaroto5 ай бұрын
A ignorância é realmente uma benção.
@user-hk5wr5fv7d5 ай бұрын
@@gleysonkakaroto😂😂😂
@AnnaCarolinaOff5 ай бұрын
É pq é produto, comercial.
@arthurg.calixto33385 ай бұрын
Eu acho interessante o jeito que ele usa cores.
@joseartur32635 ай бұрын
@@arthurg.calixto3338realmente
@tcaquines5 ай бұрын
Com certeza, quero um vídeo sobre a cena cultural underground de NY 💪🏻
@ishootthem5 ай бұрын
Vai ser muito legal ver um video sobre o new wave!
@Cinzeira5 ай бұрын
No wave
@TiagoSantineli5 ай бұрын
Ele fez o bolsonaro com a boca vermelha e deixou um monte de patriota puto dizendo que pintaram o capitão deles de batom. a missão do Romero na terra foi cumprida!
@agitageral18 күн бұрын
vc e os bolsominios sao tudo a mesma coisa cara.. acorda pra vida
Ainda existem pessoas que pensam que artistas plásticos têm que morrer pobre e sofrido! Preguiça de gente assim…
@agitageral18 күн бұрын
o padrao ainda é esse e vai continua sendo..quem deixa de ser artista e se posiciona como marca vira romero brito e consequentemente é odiado kk
@leandro_mf5 ай бұрын
convenhamos,criticam o Romerio britto por vender sua arte.mas é o que todo mundo faz com van gogh hoje.a diferença é que o van gogh pegou essa aura de artista deprimido e isso vende,sendo que a galera só deve conhecer uns 3 quadros do van gogh e se acha intelectual.
@MariaEduarda-dj9ig5 ай бұрын
Exatamente. Eu n curto mt o estilo do Romero Brito, mas tbm n acho horrível como dizem, mas se sei lá, o cara fosse um fudido da cabeça q tivesse se m@tad0, o povo ia olhar pros quadros dele como: "ainnnn, ele expressava tanta cor e alegria em suas obras mesmo sendo tão quebrado por dentro, que lindo, vou pagar milhões nessa obra q no fundo acho horrível"
@paulinocash5 ай бұрын
Van Gogh morreu na miséria, não tinha grana pra nada, aí o cara morre e faz sucesso… a crítica com o Romero Britto é que ele ficou rico com a arte dele, lucrando 80 milhões de dólares por ano… e isso é inadmissível para os críticos!
@VinniePspspspsps5 ай бұрын
@@MariaEduarda-dj9ig pra mim esse é o Picasso, acho tão horroroso quanto Romero Britto
@gleysonkakaroto5 ай бұрын
A maior crítica a Romero Brito não é q ele vende sua arte, todo artista procura vender sua arte, senão, não come, a maior crítica é q ele simplesmente criou um filtro, nada mais, é tudo igual, é uma textura padronizada q ele aplica a qualquer imagem.
@leandro_mf5 ай бұрын
@@gleysonkakaroto basicamente oque é o van gogh hoje em dia,aquela esposição imersiva dele é isso.ou vai dizer que o van gogh não iria capitalizar em cima da arte dele se conseguisse??? tambem sou crítico dessa industria,mas arte por arte não existe
@rafarodrigues835 ай бұрын
É a regra número 1 da sociedade, que é repetida nas redes sociais: dinheiro só é algo ruim quando é outra pessoa que está ganhando.
@janainasilva64425 ай бұрын
Exatamente!!! Se o cara fosse um fod!d0 depressivo, aí sim o povo ia estar falando sobre a falta de reconhecimento. Quando um artista BR faz sucesso só pq preferiu comercializar a arte dele (viver só de arte não paga as contas) o próprio povo não reconhece, mas esperar o que de uma nação que não tem interesse em visitar museu , muito menos entende de arte?
@joseroberto-vd9gh5 ай бұрын
é a cultura de que artista só pode ganhar dinheiro depois que morre kkkk. O cara fez o trabalho dele as pessoas gostaram e ele fez sucesso naõ há pecado nisso.
@natalisantos83203 ай бұрын
Isso mesmo amigo e o nome disso é INVEJA
@IngridSantos-ku4vx3 ай бұрын
Mesma coisa do Paulo Coelho, Anitta e QQ brasileiro que faz sucesso mundial.
@EttorePolegatiАй бұрын
Que comentário cirúrgico!!!!!!!!!!!!!
@iAMLunaria5 ай бұрын
Mais um ótimo video, acho que seria muito interessante termos mais videos sobre arte, até pra falar sobre mais artistas brasileiros (do passado ou da atualidade) pra gente parar de pensar só no romero quando falamos de arte moderna no brasil.
@Piraja5 ай бұрын
Só corrigindo: Britto não é arte moderna. Ele estaria no que chamamos de arte contemporânea. Arte moderna é a galera da Tarsila, Lygia Clark, etc.
@Ypiretria_5 ай бұрын
Ele criou uma estampa, que tem uma fácil variabilidade em cor e forma… a estética em si ajuda no uso que ele deu
@mirelamaria57115 ай бұрын
eu assisto vários canais com patrocínio da insider e esse é de longe o melhor! assisto a propaganda inteira kkkkkk
@lucas-prado5 ай бұрын
O Normose entrega no mesmo nível. São os melhores que vejo.
@daniloluizgrunge5 ай бұрын
Eu não entendo como alguém consegue gostar da propaganda da Insider. Essa é uma das propagandas que eu mais odeio, parece que todo mundo que eu acompanho no KZbin é patrocinado por essa marca. E quanto mais propaganda eu vejo: mais ódio eu pego e jamais vou comprar nada da Insider. Chega uma hora que ao invés de Brand Awareness, a marca causa uma repulsa de tanto que estamos saturados.
@giulianaalmada34015 ай бұрын
@@daniloluizgrunge concordo plenamente! até comprei uma camiseta deles pro meu marido antes de começarem a saturar aqui no YT, e, sinceramente, acho que existem opções similares e até melhores no mercado sem esse burburinho todo.
@kaiosousafreitastorres8705 ай бұрын
Usuária de Duolingo detectada
@maaapg5 ай бұрын
Odeio essas propagandas e o yt está infestado disso. Antes eram segundos, agora, parecem competir pra ver quem consegue ser mais "criativo". Tem canal aí metendo cinco minutos de publicidade dessa desgraça de insider.
@rafarodrigues835 ай бұрын
O grande motivo do incômodo com o Romero Britto é: ganhar grana.
@thealyssonramon2164 ай бұрын
Se ele morresse pobre e na depressão, seus críticos falariam que ele é um gênio nível Picasso
@SilvaDias-u2d2 ай бұрын
@@thealyssonramon216 Romero quem? Um insignificante que foi elogiado pelo PIOR PRESIDENTE da História do Brasil? A propósito, eu ODEIO quem se associou com aquela desgraça.
@l.fernando5724Ай бұрын
o cara industrializou sua "obra" vc compra ursinho, caderno, vaso de flor é infinito o quanto esse cara incorporou sua "arte" na indústria ele fez tudo isso a mão ?? é um artista quem usa impressora pra fazer arte ?
@janinehc5 ай бұрын
o Romero faz algo que a princípio parece simples, mas ninguém tinha feito antes. Apesar das polêmicas por ser arrogante e esnobe, não se pode negar que sua arte é reconhecida mundialmente e o Brasil deveria se orgulhar desse artista pop que se fez na vida criando algo único pra época.
@Ibnemartins5 ай бұрын
Eu não gostava dele e nem sabia porquê, agora percebi que era por causa de um ódio coletivo. História bonita, independente das nuances e polêmica que construiu. Gostando ou não gostando, ele é o que é
@biancaliriel71872 ай бұрын
olha, silvio santos por exemplo conta história de que já foi "gente como a gente", embora ele realmente foi muito competente como comunicador, histórias são criadas, ainda mais quando se tem uma linha familiar de sucesso e riqueza
@pierrybr2 ай бұрын
Eu odiava ele e agora só não gosto. No fim o problema tão nos imbecis que pagam milhões em desenhos simples. No fim as pessoas não se importam com a arte, se importam com quem criou ela. Ignoram a mensagem da arte e olham apenas o valor material dela.
@MiguelAntonio-tf2ug2 ай бұрын
@@pierrybr isso vale pra qualquer obra do modernismo. Conheço grandes artistas de ícones cristãos e de realismo tipo renascentista, que precisam continuar trabalhando em algo que não gostam pq não conseguem sobreviver só da arte.
@andresobrinho30405 ай бұрын
No Brasil perdoa-se tudo, menos o sucesso
@anagreijo5 ай бұрын
Nunca tinha visto essa frase mas é muito verdade, as outras culturas sentem orgulho de que faz sucesso a nossa quer destruir isso.
@RealPauloCanuto4 ай бұрын
Comprovando-se inclusive pelos comentários aqui. Brasileiro destilando ressentimentos. Povo invejoso.
@anagreijo5 ай бұрын
Eu acho muito lindo o colorido das obras dele, gosto de verdade. Me trás bons sentimentos. Não sou especialista em arte, gosto muito da arte de alguns artistas como Van Gogh, Monet, não curto muito as de Leonardo da Vinci, nem Picasso. Mas sou leiga no assunto. Quanto a pessoa dele eu não sei muito também. Uma coisa que sei dos artistas é que a maioria deles são odiados em sua época e depois de mortos valorizados. E hoje a gente tem uma leve sensação de que conhece o caráter de uma pessoa por uma informação que recebe às vezes unilateral por estarmos todos ligados mundialmente. Os artistas do passado o que sabemos é o que tem registrado e então por ler toda a sua vida conseguimos ver além dos defeitos e ver também a dor, a criação, os problemas mentais e dar uma imagem mais justa ou mais "aceitável" a eles. Com os vivos infelizmente estamos sendo bem intolerantes e não dando chance de reconstrução, parece que o objetivo é sempre ou endeusar um ser humano ou destruir ele, nunca promover a evolução.
@tarciolandniz41175 ай бұрын
10:27 esse quadro passa uma sensação de paz, de lembranças.de um lugar único, apesar de eu nunca estar lá
@parafalardecoisaboa5 ай бұрын
Eu acho que ele furou a bolha e conquistou seu espaço ... feio ou bonito, arte ou marketing... isso não importa, gosto do fato de ele ter saído da pobreza pra evidência internacional
@Molotov_Drink5 ай бұрын
Eu não gosto da arte do Romero Brito pelo fato dele ter mercantilizado tanto a arte dele. Nem é pela simplicidade e etc, é por ter mercantilizado tanto a arte que ela simplesmente perde seu significado. Isso tudo é na MINHA OPINIÃO.
@kennedysilva21935 ай бұрын
Concordo com vc
@Masukokun5 ай бұрын
Eu pensei assim por muito tempo, mas lembrei da origem humilde dele e a vontade e necessidade que as pessoas pobres tem de querer mudar de vida, eu penso que talvez faria a mesma coisa que ele pra mudar de vida. Mas entendo seu ponto de vista também, isso deixa fútil a criação.
@TheLuizSouza5 ай бұрын
Então é melhor a pessoa morrer pobre, mas com arte que tenha algum significado pra você. Saquei. É exatamente esse tipo de pensamento anticapitalista que mantém o Brasil no patamar que está. Se o pessoal daqui não começar a “abraçar o jogo” e deixar de demonizar quem ganha dinheiro, não temos a menor chance de ser um país verdadeiramente rico.
@Molotov_Drink5 ай бұрын
@@Masukokun A arte fica fútil, fica sem sentimento, sem sentido. Fica somente com esse Q de industrializado. Por isso também eu não gosto de K-Pop e etc, pois é algo industrializado e "enlatado".
@gatinhocerveja5 ай бұрын
penso o msm
@rodrigomassad5 ай бұрын
Aqui nas cidades de Guangzhou e Foshan na China alguns ônibus (quase todos na verdade) tem as estética da arte do Romero Brito. Já rolou exposições sobre ele tb. A chinesada curte o cara.
@thealyssonramon2164 ай бұрын
Mas o Gabriel da USP não curte porque ele é um "vendido"
@kurgerbing14825 ай бұрын
22:36 eu não sabia que precisava de um vídeo seu sobre a semana de arte moderna até você dar essa sugestão (e sobre o new wave também!)
@odenirvinhato5 ай бұрын
Meu Deus! Ter Romero Brito como maior artista plastico brasileiro vivo?! Chega a doer a alma! Tantos outros com talento indiscutivel no anonimato!!!!
@Ester_kit5 ай бұрын
Vai ter que aceitar kkkkkkkkk o melhor é o maior!
@odenirvinhato5 ай бұрын
@@Ester_kit vender não significa ter talento! Rrrssssss
@TheNandagc5 ай бұрын
Maior não sei, mais bem sucedido (em relação a fama e dinheiro) eu diria que sim
@Ester_kit4 ай бұрын
@@odenirvinhato ele vende como qualquer outra artista, afinal ele trabalha com isso! Você não gostar da arte é expressão do Romero Brito não significa que Arte dele não seja linda.
@maquenzigraca69434 ай бұрын
Mas ele foi atrás e ficou bem sucedido! As empresas gostaram da arte dele, e ele ficou famoso, não importa quem faz melhor, vivemos num mundo capitalista, vence quem divulga mais!
@OsniSFS5 ай бұрын
Ele é muito mais marketeiro do que artista
@viniciuscastro44335 ай бұрын
Todo artista que chegou aos seus ouvidos se utilizaram de marketing. Warhol nos anos 60 e movimento Pop Art que são precursores do que o Romero Britto faz hoje, seja em termos artisticos ou reprodução de suas obras é usado nos 4 cantos do mundo como símbolo de democratização do acesso a arte que dentro desses curcuitos sempre foi muito elitizada e feita pra se distanciar das massas. Vejo o ponto da sua crítica mas é curioso como o mesmo não é dito sobre outras centenas de artistas internacionais ao qual ela também se aplicaria.
@jovembonita28045 ай бұрын
praticamente todos os artistas são obrigados a marketizar suas obras em algum ponto da carreira. nos estados unidos, pra você ter uma noção, existe até cortador de queijo com insígnia do harry potter. bizarro, mas é o capitalismo. dando certo ou não, sendo bom ou não, é o sistema!
@Ester_kit5 ай бұрын
Ele vive de sua arte.
@danverdura75805 ай бұрын
@@Ester_kit Literalmente, é o q a maioria dos artistas querem, as contas ficam como? kkk
@raquelmargarida11075 ай бұрын
Eu acho o Romero Brito genial e soube ganhar dinheiro com seu estilo, ele é que está certo em aproveitar todas as oportunidades que lhe surgem. Independente de quem gosto ou não, todos ao olhar uma obra dele, sabem que é Romero Brito, quantos artistas no mundo são tão inconfundíveis assim?! Ele não é só um artista, ele é mais que isso, Romero Brito virou um conceito de arte, um estilo.... O que é arte ou não, no fim é um concepção pessoal, cada um tem o seu
@beiraodoaloucura92955 ай бұрын
Sem dúvidas ele é o maior, se é o melhor, não sei, mas é inegavelmente bastante popular. Eu acho que só dele ter criado um “estilo” que é dele, já é o máximo. Qq um bate olho num Romero Brito e sabe.
@TheNandagc5 ай бұрын
Poucos artistas conseguem criar uma identidade visual tão marcante quanto a dele
@LiNestHetalia5 ай бұрын
Ele faz mais arte do que o povo usando IA Prefiro um Romero Brito do que uma imagem gerada por computador
@rodrigopao58225 ай бұрын
Ao menos a imagem tem qualidade. Os desenhos dele literalmente podem ser feitos por uma criança 😂
@YosefKrieger4 ай бұрын
Prefiro mil vezes arte "gerada por computador". É mais agradável de se ver do que essa poluição visual que ele chama de arte
@a.a.10124 ай бұрын
Eu por outro lado prefiro arte estilo Romero Britto gerada por IA. fim de discussão
@nicolyiohana78835 ай бұрын
Sim queremos um video de você falando por 2 horas sobre o movimento New wave 💋
@marcossantana60415 ай бұрын
O maior acerto de Romero Britto, é sem dúvidas, a identidade que suas obras tem! Seja belo, ou simplista, com ou sem uso de grandes técnicas, você olha pra obra e sabe que é dele. Isso é indiscutível e talvez, o elemento mais importe do seu “sucesso”.
@Gued3s5 ай бұрын
Então o britto é no fim uma marca, e não um "artista"
@TheNandagc5 ай бұрын
Atualmente eu diria que sim
@maquenzigraca69434 ай бұрын
estilista fazem arte, mas também são uma marca. isso é ambíguo!
@furman.composer3 ай бұрын
Como todos os artistas, desde que existem os ateliês e as guildas.
@Pedreps5 ай бұрын
Na parte que a moça quebra a escultura do Britto, eu não achei que foi por fama, achei que foi uma "revolução?" assim por dizer, acho que ela quis mostrar como ele poderia machucar os outros mesmo sendo um grande artista que propaga a "felicidade por meio das obras", se eu tivesse feito isso pra alguém mesmo tendo tanto sucesso ainda iria me sentir mal, não pela obra destruída, mas porque eu não cumpri com o que eu dizia sobre minhas ações no mundo (se eu fosse o Britto né). sinceramente essa é só minha opinião galera podem discordar se quiserem. também não defendo destruir uma escultura, porém acho que foi necessário esse choque.
@JoseGabriel-uv9nn5 ай бұрын
A moça tentou ser a Yoko ono cantando ao vivo com os Beatles
@viniciusnascimento9715 ай бұрын
ok, entendi o pq n gostam, soq ainda n entendi o pq o publico tem TANTO ODIO, me parece algo desproporcional
@TheNandagc5 ай бұрын
Acho que por ele fazer tanto sucesso
@rustyvixn5 ай бұрын
Cara, ninguém ODEIA ele realmente. As pessoas podem odiar a arte dele por ser extremamente cansativa, mas ninguém odeia o cara por isso. Nem tudo é 8 ou 80 na vida.
@randomloser88135 ай бұрын
Eu acredito que seja pela necessidade dele de tornar a arte um produto, por mais que os artistas podem e devem comercializar suas artes, eles ainda sim fazem o seu propósito que é expressar algo, a arte do Romero Britto na minha visão é vazia, não há profundidade... ele suga tudo o possível enquanto há tantos artistas desvalorizados por aí
@donnaranha17735 ай бұрын
Eu particularmente não gosto da arte do Romero, me dá uma sensação de "kit papelaria" saca?
@lightand43785 ай бұрын
Eu acho que gosto da arte dele pq adoro uma papelaria. Mó gostoso entrar numa papelaria
@VinniePspspspsps5 ай бұрын
Me dá uma sensação de material escolar disponibilizada pelo governo, de baixíssima qualidade, igual as artes do Romero Britto
@CarecoLustroso5 ай бұрын
Tarsila do Amaral me dá a mesma sensação kkkk nem se compara à um Portinari da vida
@lightand43785 ай бұрын
@@VinniePspspspsps material escolar do governo é só tem 2 cores, branco e azul , não é colorido igual Romero britto
@VinniePspspspsps5 ай бұрын
@@lightand4378 Ainda bem
@Gabrielecgomes15 ай бұрын
Uns anos atrás li o livro da Debbie Harry e fiquei fascinada sobre como foi viver essa era em Nova York e o surgimento do New Wave, que é um dos meus gêneros musicais favoritos. Adoraria um vídeo sobre.
@mairamouramiranda5 ай бұрын
Eu sou ilustradora, formada em design e eu nunca achei que as conversas sobre Romero Brito entre meus colegas eram sobre ser ou não arte... Eram mais sobre beleza mesmo. O fato de ele ser super famoso coloca ele em evidência e a gente se choca um pouco porque tem muita coisa que ele faz que, pra muitos de nós, é só meio feinho mesmo... Eu, pessoalmente, acho o traço dele grosseiro e pesado, especialmente em telas. O traço simples, sem textura, me lembra arte feita em computador... Eu não acho que as composições tem um ritmo gostoso... Muitas vezes parece que as figuras estão presas na composição... Elas são meio duras... Apesar disso, eu acho que algumas figuras e aplicações em específico funcionam bem! As figuras recortadas (como aquela pessoinha de braços abertos que virou fachada de algum edifício) ficam mais legais! Justamente porque o espaço ao redor da figura fica mais arejado... E eu acho que as aplicações comerciais são mais legais do que as telas porque as superfícies tridimensionais dão uma dinâmica nova para as composições duras dele. As telas é que, em geral, eu acho horrorosas... Até as aplicações em fachada em acho mais bonitas... Mas isso é o de menos: se alguém gosta dos quadros e quer botar na parede de casa é de boa. Agora... O mercado de luxo é que é obsceno. E aí não importa se é Romero Brito, Pollock, Van Gogh... Vai ser sempre chocante saber que alguém pode pagar em um objeto um valor que solucionaria problemas de fome e moradia de outras pessoas. Isso vai sempre incomodar e pesar no julgamento que se faz da obra... Porque nós somos humanos e temos muitos sentimentos misturados hehe. Enfim... Só senti de compartilhar umas reflexões. Abraço.
@anagreijo5 ай бұрын
Eu sinto isso também, quando penso como é displicente o salário de um jogador de futebol com o de um professor, ou de um médico com um enfermeiro, de uma cantora com uma babá, sendo que se a gente olhar a frio modo o quanto um professor não faz mais pela sociedade do que o jogador de futebol? Ou o quanto um enfermeiro trabalha mais que um médico pro bem estar e recuperação de pacientes? Ou o quanto uma babá é mais especial na vida de uma criança que uma cantora? Enfim não discriminando a importância de médicos, ou jogadores ou cantores, todos são sim essenciais, mas só dizendo que é injusto que professores, enfermeiros e babás entre tantas outras profissões não recebam mérito e uma vida digna pelo que fazem para a sociedade. Essa diferença de valor é realmente ridícula e injusta!
@anagreijo5 ай бұрын
E lógico médicos são muito mais essenciais do que jogadores e cantores. Só quis mostrar a diferença dentro da área de saúde sendo que ambos trabalham muito, ambos fazem um paciente se recuperar e são vitais dentro de um hospital!
@mairamouramiranda5 ай бұрын
@@anagreijo oi, Ana! Esse assunto me pega bastante então não vou resistir a aproveitar sua deixa para compartilhar as coisas eu sinto hehe. Sim, tem tarefas que são claramente indispensáveis para a nossa sobrevivência e é chocante ver justamente tarefas tão fundamentais serem negligenciadas. Mas eu acho importante pensar também que cada trabalhador está só tentando se virar como pode e, de uma forma ou de outra, em geral, alguém se beneficia daquilo que cada pessoa faz. No fim, todos nós somos indispensáveis uns para os outros. No sentido de que o humano é um ser social que depende de uma rede de pessoas operando em vários lugares e de várias formas para manter esse rede. Estamos conectados. E ninguém escolheu estar aqui. Fomos jogados nesse mundo doido que a gente não inventou. Então eu penso que a coisa mais valiosa que nós oferecemos é nosso tempo de vida. E, para começo de conversa, todo tempo de vida deveria valer a mesma coisa. Sim, essa é uma resposta simples demais para o problema complexo que é a remuneração do trabalho e a divisão social do trabalho. Mas eu acho fundamental que esse seja o ponto de partida: o valor mínimo de uma vida é o mesmo, sempre. Aí, depois que todo mundo tivesse o mínimo necessário para viver dignamente (pelo simples fato de que somos irmãos nessa experiência louca e escolhemos apostar na cooperação), a gente poderia buscar mecanismos democráticos para decidir onde é mais importante investir mais ou menos; que critérios devemos usar para dar incentivos financeiros para essa ou aquela pessoa; quem precisa de mais ou menos apoio ETC. Contudo, a gente vive em um sistema em que as decisões sobre como organizar os recursos é tomada quase que exclusivamente por quem tem mais dinheiro para influenciar nos processos decisórios e manipular o senso comum. No final das contas, quem determina que trabalhador (porque somos todos trabalhadores do professor ao jogador de futebol) vai ganhar mais dinheiro é a pessoa que lucra com o trabalho dele. São os bilionários donos de hospital, time de futebol, televisão, aplicativo, donos de escolas, latifundiários... Quem tem poder para pagar mais caro pelo "passe" de quem deixa ele mais rico é o 1% que controla nossas vidas. No fim é isso. A gente saiu da monarquia feudalista para um outro tipo de poder absoluto... Nós ainda somos os vassalos e empregados da nobreza. Só que alguns são empregados como braço direito e ganham mais grana, outros são camponeses descartáveis. Então mesmo que uma profissão seja mais valorizada por razões que a gente pode discutir e questionar, mesmo nessa profissão vai ter sempre uma meia dúzia que ganha MUITA GRANA e uma grande parcela que ganha pouco ou muito menos. E se a gente for ver a diferença, quem ganha mais tá sempre fazendo 100x mais dinheiro para alguém que geralmente é herdeiro ou muito pilantra. Em geral é assim que funciona. Ou seja, o desafio é sair de uma sociedade que é comandada pela ideologia do 1% mais rico, para um tipo de sociedade que se organiza pela fraternidade... Pela visão de que toda vida importa e que a gente vai tentar, juntos, distribuir melhor as tarefas (que é uma tarefa super difícil por si só), mas que, pra começo de conversa: ninguém podia passar fome ou dormir no relento. Esse devia ser o ponto de partida. Daí pra frente a gente começaria a conversar sobre que tarefas são mais urgentes e quais precisam de mais incentivo... (Desculpa o textão... Foi só vontade de falar mesmo... Agradeço aí por quem leu de coração aberto)
@anagreijo5 ай бұрын
@@mairamouramiranda li e achei incrível, tem todo sentido, é a realidade a história nunca mudou, ainda somos escravos de uma minoria, mas uma minoria pior do que os senhores do passado, uma com rosto oculto e um sistema camuflado. Nesse aspecto entendemos por exemplo que muitas coisas altamente valorizadas são distrações, exemplo do que acontecia em Roma, um povo distraído com competições não pensa em questões maiores como a que você pensou! Todo ser humano deve sim ser valorizado, ter chance de desenvolver o cognitivo e jamais morrer de frio, fome ou abandono.
@ZenitildeNeto5 ай бұрын
Eu acredito que Romero Brito seja necessário e relevante porque o mundo anda monocromático. E a tendência é ser cada vez mais monocromático, por conta da praticidade. Então, as obras dele trazendo cores primárias e muita vida, fazem a diferença no coração de muita gente. Eu não curto a arte dele. Por uma questão de personalidade, mesmo. Mas respeito.
@mauritonnio3 ай бұрын
O brasileiro não gosta do brasileiro que faz sucesso fora do Brasil
@oseiascleviton99425 ай бұрын
Meu primeiro contato com a arte de Romero Brito foi na adolescência (acredito que em 1995) com suas pinturas estampadas nas latinhas da Pepsi. Eu particularmente gosto, e aceitaria um original RB em minha sala rs.
@tcnp9911 күн бұрын
Meu pensamento não muito crítico sobre o assunto é: em tempo que viver da arte é raro, parabéns pra ele! Se eu gosto ou não, não importa, mas é gigante que ele tenha saído do nada pra ser reconhecido mundialmente
@WashingtonVaz5 ай бұрын
A turma não gosta do Romero Britto porque no Brasil é quase uma afronta uma pessoa ser bem sucedida com seu trabalho. E falo isso mesmo não gostando da arte que o Romero faz.
@rodrigopao58225 ай бұрын
Não, ninguém gosta porque os desenhos são ridículos, até uma criança faria melhor. E não estou exagerando
@sakurabaLP5 ай бұрын
@@rodrigopao5822 Errado, ó en3rgúmeno, nem criança nem adulto conseguem ter a criatividade e nível de arte de Romero Brito, sem copiá-lo na cara dura. Ele desenvolveu um estilo único e carismático, coisa que vc não teria capacidade nem se nascesse duas vezes nesse mundo. Aceita que dói menos. ✌😎
@rodrigopao58225 ай бұрын
@@sakurabaLP bela piada
@sakurabaLP5 ай бұрын
@@rodrigopao5822 Sua mãe pensa o mesmo de vc.
@rodrigopao58225 ай бұрын
@@sakurabaLP troll de internet em pleno 2024. Não tem serviço pra fazer?destilador de ódio e ironia
@LuanaMacedo19885 ай бұрын
Quero mais vídeos de arte e adorei a proposta de vídeo sobre a cena de NY dos anos 1970. Vídeo excelente, como todos os outros! Vc arrasa!!! ❤
@mailliw_15 ай бұрын
UM PORTA CHUPETA DO ROMERO BRITTO POR R$ 72,90!!!
@STRANGERJONNHYYY5 ай бұрын
Esse vídeo é arte
@Cinzeira5 ай бұрын
Só me lembrei desse vídeo
@EstranhaZtar5 ай бұрын
O cara viu 2 minutos de video
@mailliw_15 ай бұрын
@@EstranhaZtar q?
@imperiodotig76505 ай бұрын
esse vídeo é arte
@paulinocash5 ай бұрын
O cara lucra 80 milhões de dólares por ano, não fica dando entrevista na mídia brasileira e não está nem aí para as críticas, todo artista quer ser conhecido e ganhar grana em vida, ele conseguiu, então dane-se os críticos!
@angelofgrief30705 ай бұрын
Concordo com vc!
@tulinhodaboca5 ай бұрын
E ele ainda é cobrado a dar satisfação pro povo brasileiro sendo que ele se afastou justamente pq os brasileiros sempre menosprezaram ele kkkkkk agora a culpa é dele pq "ele não se conecta com o povo e que ele parece muito mais americano" Ah, me poupe
@angelofgrief30705 ай бұрын
@@tulinhodaboca é que nem o Edson Cordeiro, cantor lírico, foi morar na Alemanha 🇩🇪, porque o público dele está na Europa. Já li em entrevista dele, dizendo que o grande público brasileiro, não aprecia música lirica. Uma pena, ele é super talentoso, e não é valorizado aqui!
@tulinhodaboca5 ай бұрын
@@angelofgrief3070 SIM! Sempre foi assim na história do Brasil. Aconteceu com Villa-Lobos, Portinari, Edson Cordeiro, até mesmo Machado de Assis. Durante minha vida toda eu ouvi dizendo que Machado de Assis horrivel, inútil, até influenciador famoso achando um absurdo as escolas darem Dom Casmurro pra adolescentes lerem ao invés de Harry Potter, mas foi só uma gringa fazer resenha de Memórias Póstumas recentemente que do nada Machado de Assis virou ícone pop no Brasil. Agora o mesmo acontece com o Britto e a galera tem que fazer um monte de malabarismo pra justificar o hate enorme que ele recebe dos brasileiros. O pior é que esse hate não se resume a meras críticas, mas sim ofensas pessoais, ou seja, o artista brasileiro (com exceção no meio musical que era de certa forma valorizado no passado) só é valorizado fora daqui, se não fosse o caso, algum artista plástico brasileiro iria parar aqui, mas todos vão pra austrália, europa, etc. Dos que eu conheço, apenas o Susano Correia permanece vivendo de arte aqui, garanto que se ele fosse pra gringa ele já teria estourado.
@RoxxDiaz-id5eh3 ай бұрын
@@angelofgrief3070 Pelamor né bicho. Um é cantor lírico, o outro mal sabe desenhar. Valorizar essa bosta de desenho desse cara é de matar.
@glaubersantos56815 ай бұрын
A arte de Romero Brito é como a música sertaneja , o funk....😊
@PrazerCambraia5 ай бұрын
Fale mais de arte. É muito bom e eu vou assistir e recomendar muito mais seu canal. Parabéns!
@arthursergio115 ай бұрын
Só faltou falar do PORTA CHUPETA DO ROMERO BRITTO POR 72,90
@DanielSilva-dv8kf5 ай бұрын
ok, mas tu ja viu o fio dental? 🤣
@davibarrosdub36455 ай бұрын
Vemos um homem de cultura aqui Grande Matheus Canella.
@andresobrinho30405 ай бұрын
E o urinol por mais de 50 milhões???
@VinniePspspspsps5 ай бұрын
Esse vídeo é mais artístico do que a existência do Romero Britto
@anagreijo5 ай бұрын
Bom se a gente parar pra pensar que tem chaveiro da Chanel que custa bem mais que isso sendo produzido em larga escala, nem chega a ser tão absurdo o preço 😂
@hm-henriquematias2 ай бұрын
Pensei que na thumb era o “Reporter Vesgo do Pânico “ lol
@ViniciusTiagoTavares5 ай бұрын
Fala sobre a arte do Carnaval carioca. Especialmente os artistas Rosa Magalhães e Joãozinho Trinta
@edsoncolaco16 күн бұрын
Eu fico triste ao ver os brasileiros desmerecendo a obra de Romero Brito! Particularmente eu amo o colorido das suas artes, a filosofia de levar alegria é muito autêntica e paupável e a simplicidade dos traços têm um refinamento inegável … olha esse coração no início do vídeo, pode parecer simples mas é muito bonito sim, eu não consigo fazer com essa beleza! E outra coisa, assim como o humorista fala o que está na cabeça de todos e as pessoas riem pq se sentem surpresas que o humorista captou e soube expressar o que todos pensaram, da mesma forma, Romero traduziu a beleza em traços que não precisavam ser tão complexos, mas que expressão sim muita alegria e vibração! Por fim, retomo o que disse no começo, é triste ver o Brasil diminuindo essa obra tão singular e original!
@Pan_Optes5 ай бұрын
Eu gosto do estilo do Romero Brito.
@lightand43785 ай бұрын
Eu também
@VinniePspspspsps5 ай бұрын
Eu acho que você tem um péssimo gosto
@Ester_kit5 ай бұрын
@@VinniePspspspsps não tem não, essa é a arte a diferença das pessoas.
@a.a.10124 ай бұрын
@@VinniePspspspspsentão eu também tenho um péssimo gosto
@arjaraujo3 ай бұрын
Bom ou ruim, Romero se alavancou. Foi inteligente, seja pela arte ou pela sua visão de negócio. Deu certo ! Eu vejo como mais um caso do brasileiro não valorizar o brasileiro. Tudo que vem de fora é lindo. A glamourização do gringo. Temos coisas maravilhosas em nossa terra em cultura, pessoas, costumes e lugares. Infelizmente não damos o valor merecido. Tá ai o cinema como ótimo exemplo.
@MarianneBarbosa-t8u5 ай бұрын
Nao quero imaginar como seria a SAD ART
@lyndianelima5 ай бұрын
O que é popular e faz sucesso deixa os críticos poucos.
@lucassanthiagogalvaoolivei44795 ай бұрын
Problema é a saturação da imagem, pois diferente andy warhol ou jeff koons não há ironia ou nenhum questionamento e sim um abraço ao mercado
@jessicasantana92995 ай бұрын
Amei o quadro feito por sua avó! Muito lindo mesmo!
@livysouza19835 ай бұрын
Faz o vídeo sim Lucas, da cena d NY nos 70's
@brunosousa75395 ай бұрын
Mais um vídeo excelente e super bem produzido Seria dahora um vídeo sobre o cenário da música em Nova York nos anos 80
@Arthur_Bittencourt5 ай бұрын
Duas coisas 1- Se vc vê alguma obra do Romero e sente alguma coisa, mesmo que seja ruim, ela já cumpriu o papel dela. 2- As obras podem ser simples, e "qualquer um pode fazer". Mas quem teve a ideia de fazer e FEZ foi ele, mesmo que pareça simples.
@Arthur_Bittencourt5 ай бұрын
Sobre a capitalização das obras, eu também acho estranho, talvez seja síndrome do vira lata. Mas tudo mundo compra, miniaturas de estátuas/esculturas famosas, roupas com estampas de quadros famosos, ou até mesmo réplicas de outras obras. Sendo assim, NA MINHA OPINIÃO, não tem nada de errado em capitalizar a arte. (Apesar de ser um pouco estranho 😅)
@-quique54695 ай бұрын
@@Arthur_Bittencourt no caso capitalizar a arte é literalmente errado, porque ela perde o intuito(a autoexpressão) quando Andy Warhol fez foi criticando exatamente essa atitude que o romero britto faz hoje em dia, mesma coisa com a arte IA
@lightand43785 ай бұрын
O povo tá com ideia pq não consegue fazer uma arte "simples" ele criou um estilo de arte e isso é difícil. Duvido alguém aqui criar uma artes simples e bonita nunca vista em lugar nenhum, eu Duvido 👈
@anagreijo5 ай бұрын
Amei o merchandising da Insider 😂 a ainda não desbotou? Amei, parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼
@Gan1medes3 ай бұрын
Parece que brasileiro não suporta o sucesso do outro. Se fosse um gringo estariam babando.
@leodlibes49463 ай бұрын
Não parece !! De fato, infelizmente brasileiros não suportam o sucesso de outros brasileiros. 💁
@waynetavares2000Ай бұрын
Se a arte e o artista é um reflexo de seu tempo... então, quão pequenos nos tornamos!
@mavicanelasemacucar85775 ай бұрын
bom ponto sobre a facilidade de entender, mas ainda acho uma grande desculpa para mercantilização da arte promovida por romero britto e companhia. ele se tornou refém de seu próprio estilo e do mercado, sua arte não é simples, mas preguiçosa. feita para lucrar. entendo que muitas obras de arte exigem diversos tipos de conhecimentos prévio, mas não é sempre o caso. a minha pintora favorita Georgia O'Keeffe, ela faz uma artes simples, serena e para ser sentida (óbvio que você pode analisa-la, o movimento, as cores... mas é mais ainda necessário se desprender de tudo isso e apenas olhar, mesmo). aquele quadro russo famoso, do pai que mata o filho, embora seja explendoroso e magnífico, é também fácil, é do objetivo deste pintor que todos possam entender a dualidade de sentimentos daquele pai. o ideal seria proporcionar às pessoas a capacidade de entender e conhecer diferentes tipos de artes, e não fazer "arte pobre para pessoas pobres". ainda mais pq os maiores admiradores de britto são pessoas com poder aquisitivo, o que só reforça essa aura de capitalismo tardiokkk. não é sobre ser feio ou não (até pq admiro muitas esculturas dele, e de artistas "parecidos" tipo bel borba) mas sobre a forma que é produzida, se nem ele tem respeito por sua marca, a botando em qualquer coisa que vê pela frente e representando qualquer coisa com o único objetivo de ganhar mais e sempre, porque eu respeitaria?
@BFValentyne2 ай бұрын
Toda vez q vejo ele lembro da mulher quebrando a arte após ele ter maltratado os funcionários do restaurante dela..
@akumanosekai35765 ай бұрын
Depois da quinta thumbnail eu desisti da minha birra e decidi tEdar uma chance, vou escutar oq vc tem pra falar sobre o romero brito a força 🧐😡
@aquinojodeilyde5 ай бұрын
Eu sou marchand e gosto muito dele. Creio que a ARTE AUTO CRIATIVA dele,é isso...a reticência,a duvida e o colorido elevando suas "obras" à um outro patamar!
@aliceconforto33695 ай бұрын
quero um vídeo sobre a cena underground de Nova York ^^
@washingtontheodoro5 ай бұрын
Você podia trazer uma análise da novela xica da silva e mostrar que mesmo sendo uma produção de baixo orçamento é uma novela atemporal
@JoseSantos-uh3vs5 ай бұрын
Acredito que não é nem o mais "odiado" , Acredito que é pura inveja. Romero Britto é história, ele alcançou o topo do mundo da arte, e isso incomoda. Na minha humilde opinião ele é um grande artísta. Felizmente ele não depende da aprovação dos invejosos, milhões de pessoas desejaria possuir uma obra de arte dele. Desejo que ele siga fazendo sua arte, fique cada vez mais rico e seja imensamente feliz.
@sakurabaLP5 ай бұрын
Romero Brito é um talento NATO! Excelente artista, criativo e uma referência! 👏❤🇧🇷
@dj_sillvestre5 ай бұрын
o que ele faz não te deixa duvida, voce olha, reconhece que é dele e pronto, diferente de qualquer outra pessoa, que quando faz algo você se questiona até mesmo se é arte e qual sua função, como acontece com todos os artistas citados o romero criou um produto, uma estampa, algo do tipo, alguns produtos que vemos por aí podem até ser levados ao status de arte, outros não, e sabemos bem o que o produto do romero é
@carolmenegueli35365 ай бұрын
não conheço nada da cultura pop NY dos anos 70, entao adoraria ver um video sobre ❤
@igorn.73345 ай бұрын
Warhol pelo menos tinha uma intenção critica no seu trabalho. Brito só quer ganhar dinheiro msm com quadros "bonitos".
@Pan_Optes5 ай бұрын
De boa intenção, o Inferno está cheio.
@andresobrinho30405 ай бұрын
E tu ganhou o que ?
@VinniePspspspsps5 ай бұрын
@@igorn.7334 sim, não há nenhum significado na “arte” dele
@Ester_kit5 ай бұрын
@@VinniePspspspsps a arte não precisa ter significado o tempo todo.
@_donkeykosh5 ай бұрын
Muito bom o vídeo, senhor Aprofundo! Sou estudante de arte e concordo com muito do vídeo, apesar de eu não gostar das obras do Romero Britto acho injusto ele não ser pelo menos citado em aulas como um dos exemplos de arte "comercial". Ah,só mais uma coisa, é Adriana Varejão, não Andreia 😅kkkkk
@AnnaCarolinaOff5 ай бұрын
O povo brasileiro se odeia. Não gostam de Paulo Coelho, Romero Britto e etc. É pq são bem sucedidos? 😅💸
@nilsonpetrin18825 ай бұрын
Otimo video! Adoraria que fizesse um da Tarsila. Acho ela uma artista incrível!
@diegomedeirosmg5 ай бұрын
Van Gogh e Frida Kahlo estão em qualquer souvenir meia boca por ai. A diferença é que ele coneguiu MUITA GRANA, e iso causa ressentimento.
@VandoGualberto2 ай бұрын
Aprofundo, Ele nasceu em Jaboatão dos Guararapes/ PE, na região metropolitana do Recife, como ele mesmo já disse em entrevista.
@yasmingomes49153 ай бұрын
Não sei, só acho um pouco hipócrita do povo criticar o Britto por usar seu estilo pra vender produtos, sendo que essas mesmas pessoas compram canecas, chaveiros, agendas e camisetas da Noite Estrelada e fazem aquela trend bizarra do "auto-retrato estilo Van Gogh"
@leodlibes49463 ай бұрын
O Romero Britto é babado!! O muleque é brabo 😱
@zemo87145 ай бұрын
Quem se lembra da história com o jovem nerd kkkkk
@fabriciomiranda57735 ай бұрын
Foi a primeira coisa que lembrei hahahahaha principalmente o sotaque de gringo dele
@ttccarthas40225 ай бұрын
Você sempre trazendo coisas realmente interessante desde criança queria entender mais sobre ele
@ekalafabio5 ай бұрын
Outro comentário relacionado... Isso que acontece com a arte de Brito, que virou um designer licenciando, também acontece por exemplo com Van Gogh. E acho que ninguém tem dúvida que Van Gogh foi um gênio e sua obra é arte. Mas entre os dois apenas Brito ganhou dinheiro.
@Gcaldatto20085 ай бұрын
Sim, mas o Van gogh não se transformou em um designer licenciado, a pessoa, no caso empresa, que transformou suas artes em produtos, já o Romero Britto se transformou em um designer licenciado por opção dele
@-quique54695 ай бұрын
@@Gcaldatto2008exatamente!
@Piraja5 ай бұрын
@@Gcaldatto2008 Até porque o Van Gogh morreu pobre, f*dido, depressivo e sem uma orelha.
@pauloinostroza4 ай бұрын
Você é incrível! Parabéns pelo seu trabalho
@erikachristin5 ай бұрын
Eu sinceramente acho ele genial. Ele criou um tipo de arte que entendida e alcançada por todos. Sua obra pode estar tanto nas paredes de bilionários quanto pendurado na sala de uma empregada doméstica no alto do morro, no caderno de um estudante de escola pública. E é isso que o brasileiro odeia, qualquer artista que alcance o proletário será odiado (vide Carmem Miranda e Anitta) Ahh, mas não é arte pq se tornou algo industrial... AMonalisa está até em estampas de camiseta, sendo vendida das mais variadas formas e ainda é considerada arte. Sabe qual é a diferença? O artista esta vivo e pode usufruir e gerenciar o que fazem com sua criação.
@joaovrabello5 ай бұрын
Leonardo Da Vinci não pintou a Mona Lisa pra vender caderno.
@miiaring5 ай бұрын
O Da Vinci não fez a camiseta da Monalisa, fizeram pq a Monalisa se tornou popular ao ponto das pessoas quererem vesti-la. O estilo do romero é conhecido mas as obras não, por ser tão fácilmde reproduzir acaba perdendo o valor pq não tem aura, acaba virando uma estampa. Não dá pra comparar as duas coisas
@denisribeiro29142 ай бұрын
a arte da sua avó faz a minha vida inteira parecer um quadro rabiscado que pintura linda, bicho
@anarky_jay5 ай бұрын
Se eu to chamando? Katrina? É óbvio velho vai doer pra krl meu braço, Guarapari búzios é minha arte.
@kruszielski17 күн бұрын
Dizer que o Romero Britto é maior artista brasileiro vivo é não entender nada de arte - ou mesmo estar preso em uma bolha e achar que o mundo se resume aos EUA ( mais especificamente Miami). Sem querer entrar em quesstões de semantica - pq acho que a palavra artista aqui seria artista PLASTICO - É muito dificil dizer quem seria o MAIOR artista plastico Brasileiro, mas dá pra fazer uma lista enorme de nomes muito mais influentes e importantes, e principalmente, mais conhecidos no mundo das artes: Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e até se forçar um pouco na mesma linha do Romero da pra botar o Cobra e até os Gemeos como mais importantes, influentes e conhecidos do que ele. Daria pra fazer uma lista enorme aqui.
@pessoinha15 ай бұрын
Questiono MUITO isso de chamar qualquer coisa ou pessoa de maior ou melhor. Mais famoso? Talvez, provavelmente, mas o maior? Maior em que? Em vendas?
@rodrigoidalino92285 ай бұрын
Touchè
@laurafxx5 ай бұрын
Michael Jackson era o maior
@anagreijo5 ай бұрын
Esse é o grande mal da humanidade "o melhor" "o maior". Aos olhos de quem? Porque não existe padrão de julgamento ou visão, cada pessoa vê e análise as coisas de forma diferente. Detesto esses títulos também!
@renatosouza65195 ай бұрын
Eu que faço arte, trabalho o dia todo e ainda ganho pouco pra sobreviver 😂😂😂 isso é a arte da vida.
@Gcaldatto20085 ай бұрын
Discordo completamente, em seus inúmeros significados, o mais aceito é o que diz que a arte é qualquer coisa possui sentimento e que passe uma mensagem, tanto do artista que está fazendo, tanto de quem aprecia a sua arte, ou seja ela precisa evocar uma emoção em quem produz e em quem recebe, além de passar uma mensagem que possa ser interpretada de várias maneiras. Sobre o Romero, em relação as técnicas e o estilo aplicado, nada a comentar, arte é arte, o que faz o trabalho do Romero Britto deixar de ser arte é o que ele faz com ela, a transforma em uma “capa” para poder vender qualquer tipo de produto, sem qualquer envolvimento sentimental com a obra, como você mesmo disse, seus produtos vendem em qualquer loja de departamento, agora eu te pergunto, ao comprar esses produtos, o consumidor está sentindo alguma coisa com aquele desenho? E o romero, tem? Obviamente que não, nenhum dos dois principais elementos da arte, o artista e o apreciador se envolvem com a obra, então NÃO é arte, apenas uma pano de fundo de produtos produzidos em escala industrial. Um adendo: o que diferencia ele para o Warhol é que o Warhol criticava o capitalismo, o estilo de vida consumista do americano, e a produção em larga escala, e ele nunca produziu produtos da suas obras, apenas as copiava em escala industrial.
@JoseGabriel-uv9nn5 ай бұрын
Pq não? Se vc pegar qualquer artista conceituado e perguntar pra um cidadão médio o que o quadro te faz sentir, ele vai é olhar vc esttanho
@JoseGabriel-uv9nn5 ай бұрын
O ser humano encontra na arte o que a gente procura, o evocar um sentimento, nada mais que preencher
@JoseGabriel-uv9nn5 ай бұрын
Se vc quer achar um sentimento na arte dele, vc vai achar, mas a maioria não que achar um sentimento nela, por não ser um sentimento que ela se acostuma a achar na arte que consome
@Gcaldatto20085 ай бұрын
@@JoseGabriel-uv9nn É aí que vc se engana, a obra dele não passa de meras estampas de produtos, nenhuma, absolutamente nenhuma peça dele possui vários significados ou que possuam instrumento necessário para poder interpretar ou sentir, vamos pegar de exemplo a obra do gato, aquilo é só um gato, que mensagem ele está querendo passar? Que sentido ele dá para aquilo? E você, o que entende disso, além do significado explícito de que aquilo é um gato? A resposta é nada! Simplesmente nada! Sobre o “cidadão médio”, ele, o cidadão, não possui discernimento para interpretar, não porque a arte é complexa demais, mas sim pq um cidadão médio não lê e não consome cultura pois não é incentivado! A culpa disso é do estado que não o incentivou e da própria cultura da população brasileira que não possui o hábito de consumir cultura. Se realmente fosse complexa e de difícil interpretação, ou que fosse algo muito pessoal do artista, por que estão expostos nas principais galerias do mundo? Que por sinal a maioria delas estão localizadas em países de primeiro mundo, países esses que incentivam o consumo cultural de seu povo. Concluindo, não Romero Britto não produz arte, ele produz estampas!
@marioskt13 күн бұрын
A maioria não percebe que a obra de arte do Romero não são apenas os “quadros coloridos” mais sim ter saído da pobreza no Brasil e vencido o jogo do capitalismo nos EUA. Cada vez que criticam ou falam do preço ele se torna ainda mais artista.
@Sslais5 ай бұрын
Eu acho q as pessoas as vezes colocam a arte e o artista em um local meio q utópico, como se tivessem q ser filosofos, pensadores e críticos, mas no final das contas são humanos normais, e isso é um trabalho, vc ainda preciaa pagar contas, e ainda precisa pintar mesmo q n esteja afim pq é seu trabalho. Eu acho q ele foi um genio de conseguir ficar rico e ter reconhecimento em vida, acho q ele passa as vezes do limite? Sim, acho q ficou saturado? Sim, acho brega as roupas ou acessórios com a arte dele? Sim, mas ele foi muito bom em criar um estilo e conseguir reconhecimento com isso, no final das contas todo artista/ilustrador queria fazer dinheiro como ele faz e trabalhar com grandes marcas e eventos
@MarcosDaniel-ef2fl5 ай бұрын
Teu canal é genial, meu querido
@SouLeoRicardo5 ай бұрын
De família pobre? Essa deve ser a história comercial né?! Pq só quem já conheceu a família dele sabe o quanto elitistas são.
@lucasfeioNF5 ай бұрын
Pode ser elite sem dinheiro
@SouLeoRicardo5 ай бұрын
@@lucasfeioNF Sabe aquela classe média que age como se fossem ricos? Então. Mas longe de serem pessoas que sofriam sem recursos, que tinha que usar lixo pra fazer arte. Essa história aí deve ser puramente comercial.
@joaopedro80185 ай бұрын
Existe tanto pobre que é elitista e se bobear existe mais pobre que é do que rico
@linabonturi5 ай бұрын
melhor publi do insider que eu já vi na vida! parabéns! conseguiu fazer uma publi de um produto que já conhecemos ficar muito legal!
@viniciussilva66555 ай бұрын
O cara patenteou um trosso que todo mundo sabe fazer, mas agora só ele pode. E vive muito bem só disso. É um gênio.
@Pan_Optes5 ай бұрын
Patente é algo ridículo.
@nscindy5 ай бұрын
Um "trosso"?
@CleberdoChevette5 ай бұрын
Sim@@nscindy
@VinniePspspspsps5 ай бұрын
@@Pan_Optes Sim, concordo. Tais coisas deveriam ser públicas, tal qual dizia Santos Dumont, que era contra essa prática ridícula
@animaisfofos93745 ай бұрын
@@Pan_Optes disse o cara que nunca teve ter criado nada de útil para a sociedade
@pauloandrade407020 күн бұрын
vc pode n gostar da arte do cara, muito menos dele... eu msm só conheço o nome dele e algumas obras que pra mim n causam nada, mas que esse cara voou, ele voou. saiu de uma vida pobre e ganhou o mundo, acho que pra ele tbm só isso importa.
@thiagomiguel91275 ай бұрын
Ele é fraco tecnicamente, poeticamente também. Mas ele è um gênio dos negócios. Ele sabe como se vender, e sabe como transformar o trabalho dele em uma marca desejada. A maioria dos artistas n conseguem, então rola sim um ressentimento, talvez até uma inveja. A maioria dos artistas se consideram melhor que ele mas não tem o sucesso dele, eu entendo a frustração, mas talvez fosse interessante descer do pedestal de artista gênio n compreendido e aprender com ele como fazer o mercado te querer.