ARAQUARI - SC. Município de oportunidades, exemplar no desenvolvimento.

  Рет қаралды 6,362

Marcos Jeronimo de Araujo

Marcos Jeronimo de Araujo

Күн бұрын

Araquari, começamos o vídeo pelo parque Refúgio dos Pássaros. Hoje Araquari é uma das cidades que mais cresce em Santa Catarina. O seu desenvolvimento é vastíssimo em todos os seguimentos. Vários condomínios comerciais, industriais e de moradias. A sua área verde é vastíssima, se ligando com áreas de manguezais, braços da baía da Babitonga, rio Araquari e simultaneamente a cidade que se alonga e faz fronteira com Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Guaramirim, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú.
Bairros: Centro da Cidade, Posto Grande, Colégio Agrícola, Volta Redonda, Areias Pequenas, Rainha, Itinga, Paranaguá-Mirim, Itapocu, Barra do Itapocu.
A principal atividade econômica de Araquari durante muitos anos foi a agricultura. Arroz, banana e maracujá ditavam a economia do município. Porém, nos últimos anos. Araquari virou uma espécie de oásis industrial. Contar com acesso às rodovias federais (BR-101 e BR-280), tem recebido empresas de diferentes portes.
Ao mesmo passo que aumentam as indústrias, sobe a oferta de emprego para a população, assim como o poder de compra que faz o comércio girar. Por isso, ano após ano, o crescimento de Araquari é destaque na região Norte de Santa Catarina. Os números positivos são destaque, mas as mudanças não podem parar. Por isso, Araquari encara de frente os desafios, com o apoio da população e do poder público para ser cada vez melhor.
O município de Araquari foi colonizado, basicamente, por imigrantes açorianos, que chegaram ao litoral catarinense entre os anos 1748 a 1756, e desde então, a cultura açoriana enraizou-se e caminhou de mãos dadas com as mais diversas culturas, como no caso a indígena e a africana, ambas importantes nesta região criando assim, um mosaico cultural e religioso.
Como muitas cidades litorâneas do Estado de Santa Catarina, Araquari tem seu mito fundador vinculado ao processo de ocupação europeia na América, já na primeira fase das grandes navegações. De acordo com informações obtidas nos documentos disponibilizados pela Secretaria de Cultura do município, sobre o surgimento da cidade, convencionou-se que a fundação europeia de Araquari situa-se 40 anos depois do descobrimento do Brasil.
O navegador espanhol Álvaro Nunes Cabeza de Vaca aportou onde hoje é Barra Velha e incentivou a exploração da região norte, até então habitada por indígenas. A expedição reuniu 250 homens da confiança de Cabeza de Vaca, 40 cavalos, alguns escravos e um grupo de índios catequizados pelos jesuítas. Um mês depois, chegaram a Araquari, que chamaram primeiro de Paranaguá Mirim ("enseada pequena", em tupi-guarani) e depois de Paraty.
Em 1658, os primeiros bandeirantes portugueses fixaram-se na região, habitada por índios carijós, mas a fundação efetiva da vila só aconteceu em 1848, quando uma nau portuguesa aportou em Paraty sob o comando de Manoel Vieira, que ali fundou uma pequena colônia. A ele teria se juntado outro pioneiro, de nome Joaquim da Rocha Coutinho. Os dois decidiram fundar uma vila, mas não conseguiram chegar a um acordo quanto ao local.
O Juiz da Comarca de São Francisco decidiu em favor de Rocha Coutinho que mandou construir casas às margens do rio Parati, cercando pastagens e plantações. Sendo ambos considerados os fundadores da freguesia de Senhor Bom Jesus do Paraty em 1854, mas ainda fazendo parte do município de São Francisco do Sul.
O arraial do Parati, como era chamada a localidade, pertencia a então vila de Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco e foi elevada à categoria de freguesia (ou distrito) pela Lei Provincial nº 375, de 8 de junho de 1854. O território compreendido entre os rios Cubatão e Itapocu no município de São Francisco foi desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, para formar a Freguesia Senhor Bom Jesus do Parati.
A Matriz da freguesia foi construída em terras doadas por Manoel Pereira Lima e sua mulher. A emancipação política aconteceu no dia 5 de abril de 1876 e o primeiro prefeito, Francisco José Dias de Almeida foi empossado somente em 1887. Em 1923, após muitos anos de vida autônoma, Paraty perdeu a condição de município e voltou a fazer parte de São Francisco do Sul.
Durante este período, Parati era administrada por um Conselho Municipal (espécie de Câmara de Vereadores), composto por cinco membros: Crispim Henrique Ferreira (presidente), Jovenal Pereira Walter, Hercílio Rosa, Onofre José Bernardes e Emílio Manoel Junior. E somente em 1925, o distrito voltou à categoria de cidade.
No terceiro momento sobrevoamos a ponte de travessia do parque sobre a rua Antonio Ramos Alvim e as avestruzes.
Em 1970, quando o Censo fez o primeiro levantamento em Araquari, o número de habitantes era de 9.374, passando para 23.645 em 2000; 24.810 em 2010 e 45.283 em 2022.

Пікірлер: 17
Cidade de Araquari em SC é considerada a China do Brasil
27:26
Programa Sergio Silva
Рет қаралды 10 М.
SÃO BENTO DO SUL SC: Onde QUALIDADE DE VIDA e TURISMO se encontram
17:45
Do you love Blackpink?🖤🩷
00:23
Karina
Рет қаралды 22 МЛН
I thought one thing and the truth is something else 😂
00:34
عائلة ابو رعد Abo Raad family
Рет қаралды 11 МЛН
Melhor Região para se Morar em SC | Vale Europeu
10:01
Sincero SC
Рет қаралды 10 М.
Conhecendo as ruas de São Francisco do Sul, Santa Catarina!!!
29:07
Willian da Silva - Corretor - Drone Imóveis TV
Рет қаралды 9 М.
AS 10 CIDADES MAIS RICAS DE SANTA CATARINA!
26:17
Fatos Curiosos
Рет қаралды 128 М.
Barra do Itapocu - Araquari - SC
5:08
vinicius rumor
Рет қаралды 607
Passeio em Araquari SC  conheça o Refugio dos Pássaros  turismo local
21:47
Pé no Estribo Oficial
Рет қаралды 3,3 М.
TOP 15 cidades "PEQUENAS" pra viver em SANTA CATARINA.
29:42
Coisas do Mundo
Рет қаралды 921 М.
🌞 O que tem em SÃO FRANCISCO DO SUL
32:38
Descubra a Cidade
Рет қаралды 49 М.
Santa Catarina não é pra todo mundo
16:45
Sincero SC
Рет қаралды 77 М.