Conteúdo inspirador...preto e branco, acredito ser a melhor opção.
@nelsonfaria32542 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo, muito bem explicado, concordo com você que minimalismo e preto e branco tem tudo a ver. Abs.
@ronaldoguiraldelli33572 ай бұрын
Este é o Vernaglia 👏👏👏👏
@martapolaquini2 ай бұрын
Descobri hoje seu canal e já estou maratonando. Que rico conteúdo 🤌🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@alexandreteixeira46982 ай бұрын
Estou a preparar um documentário fotográfico e ter observado essa sua explicação me deu algumas ideias bastante válidas para colocar pontos de descanso ao observador usando algumas fotos de cariz minimalista ao invés de folhas em branco por exemplo...fotografar e aprender técnica fotográfica é uma coisa, agora criar algo que se distinga do corrente é um exercício bem difícil, que além da parte criativa nos leva muito tempo a estudar, ouvir e ver obras de outros artistas. Fora isto eu já aprendi muito contigo e a forma calma e tom de voz como te expressas sempre me faz voltar à tua página. Um abraço e continuação de bom trabalho.
@WilhanBotelho2 ай бұрын
Hehehe, tenho uma foto igualzinha à capa do vídeo. Adoro esse estilo de fotografia mas estou apreendendo a explora-lo melhor ainda. Excelente vídeo.
@claytonsena11422 ай бұрын
Grande Professor Vernaglia. Parabéns. Mais um vídeo-aula excelente.
@eriks_vegners2 ай бұрын
Sem dúvidas que em preto e branco elas ficam muito agradável e adequada ao tipo.
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
😊👍
@ederaldoribeiro2463 ай бұрын
Gosto da fotografia minimalista de longa exposição e concordo com você que em P/B elas ficam melhores transmitindo sensação de paz e tranquilidade
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
Ainda quero produzir mais minimalismo de longa exposição, eu gosto mas fiz pouco, então ainda quero fazer mais vezes. Acho que faço pouco por conta da minha preguiça de levar tripés pros lugares, bora melhorar isso. 😂
@maNtdTUBE2 ай бұрын
Mais um excelente vídeo, mestre Vernaglia!!
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
Obrigado 😊
@deboranascimento23922 ай бұрын
Vídeo legal demais! Queria ver um vídeo seu sobre surrealismo na fotografia.
@clvalentini2 ай бұрын
Mais um video bacana! Obrigado !!!
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
Obrigado 😊
@andrebarroso722 ай бұрын
Grande vídeo, parabéns. Este é um dos temas mais bacanas da arte fotográfica. Uma boa fonte sobre a fotografia minimalista é o canal De Viaje con la Cámara.
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
Muito obrigado pela dica de canal, vou ver, não conhecia.
@joaquimqueiroz66983 ай бұрын
Mais uma boa escolha de tema. Um video de 19 minutos que é uma tremenda aula,. Esta observação vale para este vídeo e para o vídeo da fotografia abstrata também.
@ArmandoVernagliaJunior3 ай бұрын
Fico feliz que tenha gostado, obrigado. 😊👍
@Nilton413 ай бұрын
Olá! Esse tema minimalismo eu já andei pesquisando mas achei muita coisa contraditória, e nesse vídeo você explicou muito bem, parabéns pelo conteúdo novamente. E em relação ao preto e branco eu tendo a concordar, inclusive o Alê Rodrigues costuma fazer minimalismo em PB, e ele é um cara mais do colorido. Abraço, valeu!👍🏻👍🏻
@ArmandoVernagliaJunior3 ай бұрын
Pois é, eu tendo a pensar minimalismo em PB, mas tem alguns autores que usam cor de forma muito interessante, é algo para pensar, talvez eu nunca tenha conseguido ser efetivo com maior frequência sendo minimalista em cores, talvez eu tenha sido mais efetivo no PB e por isso penso dessa forma, não sei ainda.
@LeoPasqualini2 ай бұрын
Olá Armando. Tenho gostado muito destes vídeos, este foi mais interessante que o abstracionismo. Foi muito legal aprender mais destes assuntos. Em breve, depois que terminar meus outros estudos, vou fazer seus cursos. Porém, a minha ideia é comprar uma câmera superzoom. Uns 30 anos atrás eu brincava muito com uma Canon EOS 500, hoje escondida no armário.
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pelo comentário. Sobre os cursos, independente do modelo de câmera alguns dos cursos irão servir para qualquer equipamento, é o caso do curso Elementos do Desenho Fotográfico, que serve para quem clica com smartphone, super zoom, DSLR, mirrorless, seja lá qual for o equipamento. 😊👍
@LeoPasqualini2 ай бұрын
@@ArmandoVernagliaJunior exatamente este curso!
@samuelvitorfotografia2 ай бұрын
👏🏻
@deusimar47252 ай бұрын
Gostei do cenário, adoro ler livros 📚
@adrivernaglia2 ай бұрын
Ótimo tema, lindas fotos!
@deusimar47252 ай бұрын
Muito bom explorar esse tema.
@arruaroutdoors2 ай бұрын
O que eu iria perguntar, voce respopndeu no final do video. Tenho a mesma visao sobre a fotografia minimalista monocrmatica.
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
😊👍
@minorupedrokoike76392 ай бұрын
Gratidão pelo video !
@arte-e-foto2 ай бұрын
Ola, professor, preciso adquirir meu primeiro flash e aprender a usá-lo. Vc tem vídeos específicos sobre este assunto?
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
Tenho o curso Introdução ao Flash Dedicado, que é excelente para quem quer começar a usar flashes - vernaglia.com.br/cursosonline.html
@gilbassani93052 ай бұрын
Minimalismo sempre em PB.
@joseandrade64082 ай бұрын
Teoricamente, enquanto conceito, ou seja, num sentido mais primordial e correspondente a ideia, me parece que faz todo o sentido se utilizar de fotografias em preto e branco, no entanto, como também foi falado no próprio vídeo, há essa possibilidade da ordem de uma manifestação subjetiva, de , por exemplo, se recorrer a certas tonalidades, cores, enfim, BRINCAR com as próprias cores e portanto, possibilitar um outro diferencial estético, se comparado com a forma mais usual que se é tão recorrido em relação a esse modo de fotografia.
@otonoliveira12862 ай бұрын
Muito bom!!! Vernaglia, qual a temperatura (K) que você colocou nesse vídeo? Ficou show!!
@Aleke.fotografia2 ай бұрын
6200
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
O WB de todos os vídeos recentes aqui no canal (muitos deles, todos deste ano e vários do ano passado) é 5500 Kelvin e essa é a temperatura da luz principal no octa ao meu lado, a luz que ilumina a estante é aproximadamente 3400 Kelvin, há um preset de saída na exportação do vídeo que adiciona umas nuances de cor, que não chega a mudar a temperatura, mas adiciona nuances de ciano nas sombras e ameniza magentas um pouco, esse preset de saída dá uma imrpessão diferente nas cores.
@edsonjoanni3 ай бұрын
Olá, Armando. Eu estou comentando aqui enquanto assisto, pausadamente, minuto a minuto, ouvindo tudo que você diz e pensando sobre o assunto. Logo no início, você diz que "um dos seus cursos conversa muito com esta conversa que a gente vai ter aqui". Ok, esse texto funciona para o vídeo, mas o termo "conversa", nesse contexto, é atualmente abominado em todas áreas de humanas. Os revisores de artigos não aceitam esse termo porque, qualquer obra, seja pictórica, literária, escultural etc. não dialogam com ninguém, elas se apresentam e pronto. Não há diálogo possível entre obra e observador. Há, no máximo, uma mensagem que a obra pretende transmitir. Eu encaro seus cursos como uma obra que eu assisto, assimilo e interpreto. E a partir dessa interpretação eu tomo minhas decisões conforme meus objetivos na arte da fotografia. Não estou "dialogando" com seu curso, percebe? Talvez o termo mais apropriado aqui, no seu caso, seja "está correlacionado com meu curso tal". Posto isso, começo aqui a pensar sobre as diferenças entre fotografia abstrata e minimalista. Você diz, (seguindo o vídeo) que na fotografia minimalista "o principal é uma busca por uma representação imagética de uma essência, de um mínimo necessário para comunicar algo". E aí me pergunto: é essa a diferença entre minimalismo a abstracionismo? A fotografia minimalista, em contraste com a abstracionista, tem uma mensagem? Eu creio que sim! Uma das fotos que você mostrou, de uma cerca de arame farpado com alguns fiapos brancos presos a ela está intrinsicamente cheia de significados, significados estes que dependem de cada observador. Já uma outra foto sua sua, com aquela árvore ressaltada em quase branco eu não classificaria como minimalista, mas como uma foto singela de paisagem.
@ArmandoVernagliaJunior3 ай бұрын
Olá Edson, obrigado pelo comentário. Discordâncias e reflexões são parte de uma conversa, aqui não é um espaço acadêmico, não pretendo que seja e tenho discordância quanto ao uso estreito da palavra "conversa", e como aqui não é algo que pretenda se restringir a um sentido acadêmico de termos, estou tranquilo com o uso dessa palavra. Isso me remete a um caso que meu saudoso pai sempre contava, num passado já distante, quando ele cursava administração ou contabilidade, ele mencionou que o balanço refletia a situação de uma empresa, ao que o professor disse para ele que balanço não era espelho e portanto não refletia... meu pai foi um brilhante administrador de empresas dizendo até o fim que um balanço refletia a situação de uma empresa, pois esse era um jeito fácil de entender o conceito. É fácil de entender o conceito de que um conceito conversa com outro, é fácil entender o que eu quero dizer ao mencionar que um curso conversa com um vídeo e que faço isso enquanto converso com quem vê o vídeo, conversa esta que continua, com ou sem discordâncias, aqui nos comentários, nos grupos de whats e telegram, etc. E não, não estou querendo te convencer do meu ponto de vista nem nada assim, apenas menciono que para mim está pacificado o uso dessa palavra da forma como eu fiz nos contextos que fiz. Sobre a foto da árvore, assim como mencionei no vídeo sobre abstração, que abstração plena é um processo difícil para a fotografia, e que por este motivo é amplamente aceito que uma imagem mais simples e gráfica é aceita na fotografia como abstrata, algo que na pintura não seria, aplico mesma lógica para a foto da árvore e o minimalismo, conhecendo a paisagem de entorno daquela árvore, sei o tanto que simplifiquei, conhecendo o movimento daquele local, sei o tanto que retirei e conhecendo o que fotografei, sei que fui suficientemente mínimo na abordagem, mesmo que a imagem não seja, num sentido estreito, totalmente mínima, mas um caminho para isso diante do que era o todo que eu tinha diante de mim. Mas é isso, sigamos com a conversa amistosa, discordâncias são muito boas quando elaboradas, e como a arte é um terreno de subjetividade, a discordância pode viver pois corpos de significados diferentes podem coexistir com uma boa tranquilidade nas artes.
@gervaziodegan2 ай бұрын
Eu sou astro fotógrafo amador, fotografar uma única galáxia pode ser considerado uma fotografia minimalista? A propósito, uso uma câmera monocromática com um roda de filtros RGB.
@ArmandoVernagliaJunior2 ай бұрын
Não sei se tenho uma resposta, não sei se uma imagem do céu noturno, mesmo que seja um astro isolado, um planeta, um satélite, não sei se é visto como uma imagem minimalista. O minimalismo depende muito da relação entre espaço positivo e negativo, geralmente com amplo uso de espaço negativo, aí se fizer isso numa foto de um planeta, ou galáxia, vai ficar muito pequena no enquadramento, então não sei dizer, é uma pergunta para a qual não tenho resposta pronta, tendo a pensar mais que não seria um minimalismo, mas não é que seja impossível. Por exemplo, um pedaço da curva dos anéis de saturno, apenas com céu sem cor em volta, sem o planeta, sem estrelas, só aquela curva no canto da foto em meio a mais nada, seria um minimalismo. então é possível sim pensar essa ideia.