Fantástica aula. Parabéns e muito obrigada por disponibilizar o conteúdo!
@jingaRaquelmonteiro5 жыл бұрын
Olá! Vocês não imaginam a importância desses vídeos para quem não teve acesso a academia. A internet, usada em dose certa é cura para muitos males incluindo pessoas, como eu, que não tiveram acesso a formação e informação. Agradeço a iniciativa. Grande Abraço!
@robertagoncalvescrizel859210 ай бұрын
🎯 Key Takeaways for quick navigation: 00:01 *🎨 Exploração do corpo sem órgãos por Artaud, Deleuze e Guattari,* - Artaud busca expressar potencialidades humanas além da linguagem convencional. - Filósofos, como Nietzsche, influenciam a busca por novos modos de expressão. 03:50 *🤔 Transformação da vida em obra de arte por Artaud,* - Proposta de revolução micropolítica centrada na individualidade e sensibilidade. - Influência na arte da segunda metade do século 20 e do século 21. 06:23 *🎭 Manifesto do Teatro da Crueldade,* - Artaud afasta-se do surrealismo, propondo uma arte contra a espetacularização. - A revolução micropolítica foca na transformação corporal e sensível. 08:17 *📻 Transmissão de 1948: "Para Acabar com o Julgamento de Deus",* - Artaud explora o "corpo sem órgãos" como recusa à organização imposta. - A transmissão é uma expressão do Teatro da Crueldade. 10:50 *💡 Deleuze e Guattari: O Corpo sem Órgãos,* - Desenvolvimento dos conceitos de Artaud em "Anti-Édipo". - "Corpo sem órgãos" recusa a organização imposta e influencia a pós-modernidade. 13:50 *🔄 Órgãos e Organismo: A Desconstrução de Hierarquias,* - Reinterpretação de "órgãos" por Artaud, rejeitando padrões preestabelecidos. - O "corpo sem órgãos" busca destruir a organicidade. 17:34 *🗣️ Desejo de destruir para reconstruir:* - Proposta de desmantelar e reconstruir o homem para libertá-lo dos automatismos. - O "corpo sem órgãos" como busca por verdadeira liberdade. 18:01 *🔄 Recusa dos automatismos e busca pela liberdade:* - Artaud destaca a inutilidade dos órgãos e critica o juízo a priori. - Proposta de raspar e animar o "órgão" corroído para libertar o homem. 20:49 *💭 Substituição da crença em Deus pela figura do homem:* - Observação da troca da figura de Deus pela figura do homem. - A ideia de desfazer o juízo para experimentar a sensibilidade e a intelecção. 22:25 *🌐 Busca por uma existência além do individual e universal:* - Apontamento para uma existência além da dicotomia individual e universal. - Necessidade de uma cultura orgânica sem modelos pré-estabelecidos. 23:08 *🔄 Reflexão sobre a proposta de Artaud na contemporaneidade:* - Dificuldade de aceitação da proposta de Artaud na sociedade atual. - Experiência de Artaud no manicômio e complexidade da proposta de vida com uma obra de arte. Made with HARPA AI
@rebekaveloso4 жыл бұрын
Acho que sou a única aluna do Ensino Médio que está aqui. Estava vendo os comentários, mas só vi universitários. Muito obrigada pelo vídeo! :)
@fabianamello97463 жыл бұрын
Eu também sou do ensino médio
@tiagopaesgomide522711 ай бұрын
Professor incrível. Impressionante
@camilabohn73453 жыл бұрын
Conversa que fluiu como se fosse fofoca ... muito bom
@marciabrito55523 жыл бұрын
obrigada pela aula, já tinha lido Deluze e Artaud, e apesar de ter entendido parcialmente ainda não tinha interiorizado esse conceito, mas agora consegui, obrigada.
@gladissemensato20614 жыл бұрын
Estou médica... absolutamente impactada pelo desconceito Artaudiano. Tenho de estudar isso urgentemente.
@daniele37052 жыл бұрын
Um diamante no KZbin. Obrigada 👏
@dianaribeiro44452 жыл бұрын
Excelente aula👏
@fernandapierucci14024 жыл бұрын
Fiquei tão imersa na explicação q senti que estava numa conversa nesta sala. só faltou me oferecerem um café. hahaha Obrigadaaaa
@Guicomusic4 жыл бұрын
Muito obrigado pela aula, faltam professores com tanta didática.
@lysiaalmeida5 жыл бұрын
Puts, quem dera que todo professor universitário tivesse essa didática! Obrigada pela aula.
@GabrielCersosimo Жыл бұрын
obrigado
@menostarde32904 жыл бұрын
Eu amei esse vídeo do fundo do meu coração.
@juliiamendees5 жыл бұрын
Meu deeeeeeeeeeeeeeeus, muito obrigada por esse vídeo, bem claro e explicativo. Ajudou demais!!
@marcoantoniomachado56255 жыл бұрын
= ) que bom q gostou!
@yasminferro67043 жыл бұрын
Fantástico!
@arqueoniricosubliminart85804 жыл бұрын
Obrigado pela aula e parabéns pela didática.
@criscastro62543 жыл бұрын
Excelente aula. Magistral!
@l.e.o84313 жыл бұрын
Marco Antonio é excelente, um ótimo professor
@mbmazzola4 жыл бұрын
muito bom Professor! obrigadi
@andersonrenato33974 жыл бұрын
Sensacional parabéns pela Aula.
@JORGE-vh6nn3 жыл бұрын
Muito bom e esclarecedor. Obrigado.
@dudaduba3 жыл бұрын
Muito bom!
@daviddeoliveira44655 жыл бұрын
Excelente aula.
@isabelaribeiro48754 жыл бұрын
sensacional... Aula incrível
@isadoraregia16474 жыл бұрын
Aula ótima! Obrigadaa
@cinemasenvivel5 жыл бұрын
SHOW! Parabéns e obrigado.
@janainafukuxima-fukushima23734 жыл бұрын
Agradecida. Parabéns
@jojoszst91365 жыл бұрын
Muito bom, Marco!
@stelladavansso52972 жыл бұрын
Que aula incrível!
@marianagregolio58535 жыл бұрын
Perfeito!
@paulaalbuquerque78435 жыл бұрын
maravilhoso
@natanaellins7373 жыл бұрын
Obrigado.
@felipedagortvideos5 жыл бұрын
Ótima explicação. Muito obrigado!
@fernandoreis59094 жыл бұрын
👏👏
@crazylanediscos73103 жыл бұрын
O corpo sem órgão é o duplo, o fílmico, o além-humano.
@natashamarzliak947 ай бұрын
Artaud anarquista!!! valeu pela ótima aula!
@fjunioor155 жыл бұрын
Em que obra Foucault utiliza do pensamento de Artaud?
@marcoantoniomachado56255 жыл бұрын
Foucault mais ecoa /reverbera a poética artaudiana. ‘Vigiar e Punir’ é o livro mais evidente nisso. Mas também as palestras ‘As relações de poder passam para o interior dos corpos’ e ‘O sujeito e o poder’ são tb bastante relevantes.
@jonathangs75595 жыл бұрын
Coloco que o espírito de Artoud que aquece Foucault, o propio Foucault diz que ele com Battaile e Blanchot o inspirou. As palavras e as coisas trata muito bem a noção de homem que Artoud fala, mas não apenas nesse, digo que em toda obra de Foucault é encontrado esse espírito não dito.
@vida_simples21874 жыл бұрын
Que genial! Estou encantado por essa perspectiva, de atenção a esse "juízo", que se faz presente tanto na figura universal como individual, ou melhor, racional e sensível. Professor começo estudando Artaud por esse "manifesto do teatro da crueldade"? ou pelo livro "o teatro e seu duplo"? São a mesma coisa? Qual o livro de um comentador que eu possa usar inicialmente? Minha experiencia profissional e de vida se confundi bastante com a maneira como Artaud concebeu esse corpo sem orgãos. Quero compreender melhor esse "soco no estômago" que propôs Artaud e assim poder dedicar essa inquietações com o pensamento dele como objeto para o meu mestrado.
@marcoantoniomachado56254 жыл бұрын
O Manifesto está publicado no Teatro e o Seu Duplo. Recomendo a leitura dessa obra. E claro, o capítulo 'Como Criar para si um Corpo sem Órgãos' no Mil Platôs de Deleuze e Guattari.
@taniacappra4183 жыл бұрын
Olá!!! Onde acesso às outras aulas?
@mateusrocha47834 жыл бұрын
Qual a bibliografia desse tópico?
@lordbyronn3 жыл бұрын
qd pessoas que usam o termo corpos sem orgãos do deleuze em conversas como um adjetivo querem dizer oque? como uma pessoa evoluida? tipo se falam: eu cheguei a um estado corpo sem orgãos que disse o deleuze, oque isso significaria? significaria esse estado em uma pessoa, qualidade ou defeito ???
@marcoantoniomachado56253 жыл бұрын
Se alguém diz isso desse modo ela provavelmente não entendeu absolutamente nada do que se trata o conceito de CSO... visto que há profunda incompatibilidade entre a noção de CsO com a noção de estado... não se pode alcançar esse estado pq isso não é um estado, mas o oposto disso... mas tem muita gente mesmo que usa conceitos de Deleuze e Guattari em rodas de conversa para parecerem superiores etc... uma grande bobagem
@JairoSouzajcdecade5 жыл бұрын
Olá! Tem como disponibilizar mais alguma aula desse curso? Muito obrigado desde já.
@NeadUnicentro5 жыл бұрын
Olá, confira a playlist do nosso curso EaD de Licenciatura em Arte: kzbin.info/www/bejne/fKbCZp-fg7pngqs
@leticiadias9875 жыл бұрын
Qual o livro que artaud conceitua o termo órgãos??
@marcoantoniomachado56255 жыл бұрын
Oi Letícia, em nenhum livro que eu saiba. Ele fala de órgãos e corpo sem órgãos na transmissão radiofônica Pour en finir avec le jugement de dieu... Deleuze e Guattari é que conceituam esses termos sobretudo no Anti-Édipo e em Mil Platôs.
@edson37ufes4 жыл бұрын
Corporal sim, individual não!
@sanmelladepinho26684 жыл бұрын
ruptura com o pai...
@arthurdelia2344 Жыл бұрын
Correção: Artaud não foi revolucionário, mas reacionário