Gisèle Omindarewa

  Рет қаралды 196,753

Artur de Bem

Artur de Bem

Күн бұрын

Documentário sobre a vida de Gisèle Omindarewa.
Giselle Cossard Binon - Omindarewa, (Tanger, 31 de maio de 1923 - Duque de Caxias, 21 de janeiro de 2016), Iyalorixá do Candomblé do Rio de Janeiro. Também conhecida por Mãe Giselle de Iemanjá. Filha de santo de Joãozinho da Goméia, iniciada para o Orixa Iemanja, antropóloga e escritora, franco-brasileira.
Infância
Gisele Cossard nasceu em 1923 em Tanger, no Marrocos, onde seu pai atuava como militar. Sua família a criou na fé católica, sendo que eram de classe média alta, republicanos e cultos. Seu pai era professor primário e a mãe, professora de música e pianista do Conservatório de Paris.
Em 1949, Gisele partiu com o marido para uma estadia de oito anos pela África. Percorreu o interior da República dos Camarões e descobriu uma iguaria impensável: peixe defumado no azeite de dendê. Na travessia de um rio, viu africanos atirando moedas na água em sinal de oferenda e achou tudo muito exótico.
Tornando-se "brasileira"
Em 1956 retornaram à França onde, porém, permaneceram por pouco tempo, já que o marido foi nomeado para a Embaixada da França no Brasil, cuja capital ainda era o Rio de Janeiro. Gisele comemorou, pois sempre sentira uma atração muito forte pelo Brasil e pela cultura brasileira.
Assim que chegou, aprendeu rapidamente o português e fez vários amigos. Começou a ler Jorge Amado e passou a compreender a permanência da África no Brasil, os vários vínculos que nos uniam àquele continente. Sentiu, com muita força, a presença dos orixás no Brasil.Quanto mais se inseria na vida brasileira, mais sentia nela a presença africana. "As cestas trazidas da feira em cima da cabeça; a música que está sempre presente em todos os lugares, nas ruas, nas lojas, na praia, ritmada por tambores (…). E também porque todo mundo está sempre dançando"
Como ela, seus filhos se adaptaram rapidamente ao Rio de Janeiro, fizeram muitos amigos e passaram até a jogar futebol na rua. Estranhamente, seu marido sentia uma aversão muito grande pelo Brasil, pelos brasileiros e pela cultura afro-brasileira; esta dicotomia não tardou em gerar problemas ao seu casamento.
Joãozinho da Goméia e Kilondira
Foi em 5 de dezembro de 1959, na casa de Joãozinho da Goméia, que Gisele "bolou no Santo", ou seja, recebeu pela primeira vez a orixá. Houve um período inicial de hesitação, logo superado porém e, após 21 dias de recolhimento Giselle Cossard Binon se tornou Omindarewá, que quer dizer "água límpida".
Vida acadêmica e volta ao Brasil
Em 1963, já iniciada, separou-se do marido e partiu para a França para defender uma tese sobre candomblé na Sorbonne. Lá conheceu Pierre Verger, de quem se tornou amiga.
Tendo se tornado professora universitária, tentou levar uma "vida normal" na França mas, em 1972, não suportando a saudade de sua "pátria do coração", o lugar onde criou os filhos e onde se tornou Mãe de Santo, voltou ao Brasil e foi trabalhar como conselheira pedagógica no Serviço Cultural Francês.
Giselle explica esta saudade como sendo uma nostalgia profunda, quase uma dor física, que maltrata a alma e oprime os sentidos, e que os escravos denominavam banzo.
No dia de dezembro de 1973, Gisele sofreu um grave acidente de carro. Dada a gravidade de seu estado, acabou desenganada pelos médicos e sendo levada por Pierre Verger à casa de Balbino Daniel de Paula - Balbino de Xangô - Obaraim, iniciado no Opô Afonjá, terreiro de Joãozinho da Goméia - que se propôs então a ajudá-la.
É ela mesma quem conta: "Onze dias depois do acidente, era o meu aniversário de iniciação e ele fez questão de preparar as oferendas para Iemanjá. Mesmo estando eu gravemente acidentada, sem poder me mexer, sem poder andar, meu orixá veio, dançou em meu corpo e Balbino encantou-se com ele. Nossa ligação se estreitou e ele acabou sendo meu segundo babalorixá".
Mãe Gisele de Iemanjá
Sua casa Ile Axé Atara Magba está localizada em Santa Cruz da Serra, na cidade do Duque de Caxias e mãe Gisele conta com mais de 400 filhos de Santo. Até hoje, com mais de 80 anos de idade, está à frente do ile axé, tornando a cada dia a religião dos orixás uma das mais respeitadas e importantes no cultivo das tradições Africanas no Brasil.
"Em 30 anos, a mãe-de-santo viu sua pátria adotiva se transformar. Depois de sofrer dois assaltos à mão armada no terreiro - em um dos quais seu filho Claude, que estava de visita, levou uma coronhada e teve o tímpano perfurado -, concluiu que a violência é hoje o grande demônio brasileiro. "Eu vi tudo piorar", diz ela. "Era tão bonito antes, tão agradável…" E o futuro, infelizmente, não está nos búzios de Omindarewá."
Fonte: Wikipedia - pt.wikipedia.o...
#Religião #Candomblé #GisèleOmindarewa

Пікірлер: 281
@karolineborgesborgesdasilv3757
@karolineborgesborgesdasilv3757 5 ай бұрын
A conheci quando criança, ia escondido de minha mãe para sua casa de candomble ela era maravilhosa com as crianças e todos que saudades dessa época
@pedrohenriqueolay
@pedrohenriqueolay 9 ай бұрын
Desde criança ouço falar em mãe Gisele. Hoje, com 30 anos, não a conheci, mas irei conhecer a casa e sua ancestralidade. 🙏🏻
@flavioloci
@flavioloci Жыл бұрын
tive a imensa honra de a conhcer pessoalmente em 1998, estive em um candomble na casa dela e a simplicidade retratada no video era ainda maior pessoalmente.
@jessicakarine2901
@jessicakarine2901 Жыл бұрын
Que história linda, chorei tanto, realmente muito emocionante, a espiritualidade sempre irá nos conduzir ao nosso destino ❤️
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Você não vai se arrepender de se inscrever no KZbin Hernane Douglas..
@brucesantos4815
@brucesantos4815 7 жыл бұрын
Lindo o documentário. Apesar de ter ido várias vezes a África, Omindarewa continuou com seu candomblé . Que conhecemos aqui. Sem invenções.
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Você não vai se arrepender de se inscrever no KZbin Hernane Douglas ..
@nereuscatamburlo
@nereuscatamburlo 7 ай бұрын
lendo esse comentário de seis anos atrás, eu me surpreendi porque pensei a mesma coisa! hoje as pessoas dão voz e vez para os "inri cristos" do axé e querem "reconstruir" algo que nunca foi perdido.
@kzw8123
@kzw8123 9 жыл бұрын
Odoya, este foi um dos videos que mais me emocionaram, eu gostaria muito de conhecer este terreiro esta ialorixa, que coisa mais linda que historia mais emocionante. que iemanja ogunte possa dar muita luz e força a este axe.
@hemersonkatrolle6694
@hemersonkatrolle6694 4 жыл бұрын
Acho que ja assisti umas 39 vezes E a cada vez que assisto é uma nova emoção Odo Iyá 💚
@NS-nb7km
@NS-nb7km 2 жыл бұрын
Foi meu pai Fatumbi que me fez conhecer Gisèle Cossard.Vendo o vidéo e as fotos de Verger estou comovida. Vendo tambem as fotos do tio pai Balbino jovem,estou me dando conta que eu tive sorte de viver esta vida .Sinto falta do meu povo de Santos.Agradecida à vida e a meu pai Fatumbi .
@cleydemachado4650
@cleydemachado4650 5 жыл бұрын
É isso aí , um Espírito preparado para na terra exercer essa função de tanta dedicação e vemos que essa missão ,na tem cor de pele determinada e mesmo tendo encarnado tão longe acumulou aprendizado e toda sabedoria para com generosidade passar sua experiência a frente. Meus respeitos a essa senhora , exemplo de vida e de luta para se impor e cumprir sua parte nesse Mundo!!! Muito obrigado pelo documentário!!🙏
@lucasumbauba
@lucasumbauba Ай бұрын
Documentário incrível!!
@mahrapaiz6561
@mahrapaiz6561 4 жыл бұрын
⚘🍃Yá Gisele, não a conheci pessoalmente mas me fez companhia a tarde inteira através deste vídeo! 💖Agradecido!!!
@carloscoelho3530
@carloscoelho3530 5 жыл бұрын
Documentário muito forte ! Essa visibilidade é positiva , porque ajuda a construir uma uma imagem verdadeira do candomblé na sociedade .Parabéns a ialorixá , e a toda equipe envolvida no projeto , axé .
@Jotalacerda
@Jotalacerda 5 жыл бұрын
Agradeço aos meus Orisàs que trouxe pra mim, esse vídeo dessa grande mulher Branca Africana sua historias e seus aprendizados na tradição Iorubá. Axé
@guilhermematias951
@guilhermematias951 Ай бұрын
Ela foi Iniciada no Angola com Tata Londirá(Joãozinho da Goméia),migrou pro Ketu depois do falecimento dele!
@marcosadrianomarcello189
@marcosadrianomarcello189 9 жыл бұрын
Não sou adepto do candomblé. Sou católico. Mas admiro e respeito as religiões africanas. Não conhecia essa senhora, mas a história dela me comoveu. Que entrega pessoal!
@brunaroccha
@brunaroccha 5 жыл бұрын
Belo comentário verdadeiro e sem pré- conceitos! Parabéns!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@cr-wu9ue
@cr-wu9ue 4 жыл бұрын
Candomblé não é africano
@marcosadrianomarcello189
@marcosadrianomarcello189 4 жыл бұрын
@@cr-wu9ue O Candomblé é a prática das crenças africanas trazidas para o Brasil pelas pessoas escravizadas. Portanto, se tem raízes em práticas africanas, por etimologia é africana! Criticar sem conhecimento filológico, é patético!
@marcosadrianomarcello189
@marcosadrianomarcello189 4 жыл бұрын
@@cr-wu9ue seu canal é sem conteúdo, porque você é sem conteúdo!
@cr-wu9ue
@cr-wu9ue 4 жыл бұрын
@@marcosadrianomarcello189 você citou no comentário acima como "religião africana" coisa que o candomblé não é! Portanto não diga besteira, e só para lembrar é uma candomblecista que está falando aqui,então, nada melhor do que uma opnião de quem é na própria religião, né? 😘
@romulomoscon3057
@romulomoscon3057 4 жыл бұрын
Grande sacerdotisa do candomblé do Rio de janeiro,figura ilustríssima detentora da tradição de pai Balbino de Salvador,caridosa ...afável ...q Iemanjá a receba sempre nos braços de Olodum!!
@ticianebernado2042
@ticianebernado2042 9 жыл бұрын
Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer esta senhora a tempo, estava inclusive me preparando para ir a Duque de caxias ( Raiz da Serra ) para conhece-la pessoalmente e poder absorver mais conhecimento desta linda religião o qual sou adepto.mais, Quis Olorum que ela fizesse a passagem dando como missão cumprida aqui nesta camada espiritual. Tenho certeza que ela foi recebida com muita luz. Espero que a pessoa que irá assumir , o lugar de Mãe Gisele, siga com a mesma seriedade e amor ao Orixá.
@messiofc
@messiofc 7 жыл бұрын
Não. É em raiz da serra, e sim em Santa Cruz da serra
@monicamendesesilva5913
@monicamendesesilva5913 4 жыл бұрын
Grande ícone, Obrigada pela oportunidade do convívio breve Que esteja em paz, pois nós estamos tentando encontrá-la... Muito comovente encontrar esse vídeo nesse momento tão angustiante que o mundo vivencia....
@ArturdeBem
@ArturdeBem 4 жыл бұрын
asè ô!
@jairoalmeida1202
@jairoalmeida1202 9 жыл бұрын
Peço licença para fazer um comentário positivo a este video e muito mais!.., tudo que foi filmado, ocorrido e exposto. A Senhora Mãe Gisèle se assim posso entender, teve uma caminhada de total preparo, de forma consciente e inconsciente para chegar no ápice de um ciclo, a caminhada foi lenta dentro de uma dinâmica harmônica associada aos valores cósmicos, divinos, trabalhada pelos Senhores e Senhoras Orixás onde a lição fosse bem faceja, uma odisseia armazenada de pequenos valores, é que a diplomou com as leis dos mundos onde somente o papel comum dada vale. Estas lições é divina e esclarecedora , presenciamos tantas coisas incompleta e distorcidas que nos provoca um sentimento de pena e revolta. Parabenizo esta luta silenciosa e difícil de Mãe Gisèle.
@paulomagico1
@paulomagico1 6 жыл бұрын
jairo almeida
@carloslopes2775
@carloslopes2775 2 жыл бұрын
Documentário maravilhoso! ♥️😍🐟🐠
@terezacristinaguimaraes-te8780
@terezacristinaguimaraes-te8780 9 жыл бұрын
Lindo!!!! completamente lindo...acompanho à distância essa bela mulher...o que dizer de uma história de vida tão inusitada, tão pautada em fé...o que dizer da emoção de ver a dona de minha coroa retratada de forma tão sublime...Tanto trabalho nos aguarda, tantos filhos, tanta disciplina, tanto desprendimento... tanto...emoção de ver ao final esse orixá se apresentar em seu salão e dar seu baile...Odoyà minha linda mãezinha cuida de Giselle em seu doce mar de rosas...Axé!!!!!!!
@Quelleize
@Quelleize 5 жыл бұрын
Estou emocionada. E o final emociona mais ainda. Que ser iluminado.
@ArturdeBem
@ArturdeBem 5 жыл бұрын
Ela era linda!
@PauloOliveira-qf9et
@PauloOliveira-qf9et 7 жыл бұрын
Cerimônia maravilhosa...Diferente dos espetáculos apresentado hoje em dia...
@kamillydecampinas3399
@kamillydecampinas3399 3 жыл бұрын
Verdade! Falou tudo! 👏👏👏👏👍
@wilttonmendes3817
@wilttonmendes3817 3 жыл бұрын
Só ouvi verdades neste trecho 36:44 do documentário....... Parabéns pela senhora ter os pés no chão 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@allanwaack
@allanwaack 7 жыл бұрын
Com a mão de Iyá Omindarewá tomei meus três anos... O asé no Ilê é de uma energia positiva descomunal. Sinto saudades. Mas permaneci na família.
@estevaodragon
@estevaodragon 6 жыл бұрын
Benção meu irmão, eu tive o enorme prazer em conhece-la, mas infelizmente não pude dar as minhas obrigações com ela e pra mim sempre ela sempre será a personalização da doçura.
@miraclevideos100
@miraclevideos100 6 жыл бұрын
ALLAN A CASA DE IYA AINDA ESTA FECHADA? MINHA MÃE É NETA DELA E QUER IR NA CASA
@veroniapereirapinto1192
@veroniapereirapinto1192 6 жыл бұрын
Allan Waack querido irmão poderia me passar o contato do axé 964319058
@emersonbrioto9220
@emersonbrioto9220 5 жыл бұрын
@@miraclevideos100 infelizmente a herdeira escolhida por yemoja nao se encontra mais na casa e o asé já nao e mais o mesmo. hoje sendo cuidado por um babá que nem filho do asé é
@lorenabrum6813
@lorenabrum6813 4 жыл бұрын
@@emersonbrioto9220 poxa, sério isso?
@arabeskobagua8863
@arabeskobagua8863 7 жыл бұрын
NOSSA QUE LINDO ACREDITO SER UMA DAS COISAS MAIS LINDAS QUE JA VI E PARECE QUE ME TELETRANSPORTEI PRA AI MUITO AXÉ MUITA FORÇA MUITO DEUS E MUITA LUZ.... SALVE MAE OMINDAREWA
@norbertjose564
@norbertjose564 6 жыл бұрын
sem palavras, estou emocionado, amo o candomblé e ela mostrou, que era uma pessoa simples e humilde, como deveria ser, hj é dificil ver um candomblé assim, tá ai um exemplo a ser seguido.
@helpduarte467
@helpduarte467 4 жыл бұрын
Fascinante ..., Adoro candoble mexe com minha alma meu espírito me identifico muito com as raízes e fé nos orixá sagrados . África me encanta
@kamillydecampinas3399
@kamillydecampinas3399 3 жыл бұрын
Lindo, lindo demais, lindíssimo documentário!! 👍👏👏👏 Mulher e Mãe de Santo irreparável, de entrega total aos Orixás! Fez da religião de matriz africana sua religião, sem estrelismo nem marmotagem. Bela demais da conta! 😍 Que Yemanjá a receba no Orun com muito axé e bênçãos!! 🙏🌊🐟🐠 A bênção, Mãe Omindarewa, de onde a senhora estiver! 🙏 Asé irêooo! 🙏🌊🍀
@Dandalugreangola
@Dandalugreangola Жыл бұрын
@carladrianamelo
@carladrianamelo 4 жыл бұрын
Lindo o documentário. Assistindo em 2021.
@celiareginagomesdecastro6342
@celiareginagomesdecastro6342 3 жыл бұрын
Que linda a história de Mãe Gisele
@AlbertoSobrinho
@AlbertoSobrinho 7 жыл бұрын
Excelente documentário. Não tem como interromper!!!! Parabéns.
@davivanderlei7282
@davivanderlei7282 6 жыл бұрын
Que lindooooo!! Espetacular!!!
@raizdajurema4945
@raizdajurema4945 4 жыл бұрын
🙏🙏🙏
@AnaRodrigues-kg3io
@AnaRodrigues-kg3io Жыл бұрын
Chorei de emoção com esse video, que mulher fantástica! Maravilhosaaaaa! Axé
@selmaveiga3594
@selmaveiga3594 6 жыл бұрын
Linda e a mas majestosa tive o privilégio de conhecê-la 🙏
@Arvoredocordel
@Arvoredocordel 5 жыл бұрын
muito lindo! parabéns pelo o partilhar de conhecimento. Nós, a árvore do cordel, temos imensa vontade de conhecer a poesia viva da África e de seus filhos além mar.
@AntrianoMpizerril
@AntrianoMpizerril 4 жыл бұрын
Maravilhosa omindarewà ...vodun paò adoji!!!
@ArturdeBem
@ArturdeBem 4 жыл бұрын
asè ô!
@soraiafranklinpinheiro4371
@soraiafranklinpinheiro4371 5 ай бұрын
Muito bonito
@lisiqueira2997
@lisiqueira2997 5 жыл бұрын
Desvantagens da juventude: não ter vivido "certos tempos".
@suelypimentel2351
@suelypimentel2351 4 жыл бұрын
00m
@veronicaurschei2685
@veronicaurschei2685 7 жыл бұрын
Que prova de amor ao Orixá, que essa senhora deu por toda sua vida, estou emocionada
@adilsonfreitas3023
@adilsonfreitas3023 4 жыл бұрын
Boa noite Mutumba aos mais novos e os mais velhos tambem Sou de São Paulo 10.01.21 Sou ogan.de uma Casa de candomblé do axé Oxumare na cidade de na cidade de São Lourenço da Serra no estado Está pessoa a Sra mãe Gisele eu fico muito elogiado por ter uma mulher de personalidade forte dentro dos cultos de candomblé E muito respeitada que os Orixás mantenha a Sra. por muito tempo Que um dia eu irei conhece lá pessoalmente Mutumba mãe
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Você não vai se arrepender de se inscrever no KZbin Hernane Douglas..
@mendesmarie
@mendesmarie 4 жыл бұрын
Forte. Importante. Inspirador! Axé 🙌
@neterodrigues1441
@neterodrigues1441 Жыл бұрын
Linda trajetória.
@josepedrodasilva6932
@josepedrodasilva6932 7 ай бұрын
Mulher maravilhosa. O brilho de Yemanjá é inegável nela, Muito famosa a trajetória de mãe Gisèle.
@rogeriomarquesroger2182
@rogeriomarquesroger2182 4 жыл бұрын
Fui a lágrimas com essas imagens !
@darioferreira4089
@darioferreira4089 4 жыл бұрын
Relíquia ♥️
@cleitontrindade6780
@cleitontrindade6780 6 жыл бұрын
Espetacular o documentário. Ela divina e soberana. Fantástic. Olorun kosi pure
@jeannysantos6056
@jeannysantos6056 5 жыл бұрын
Sem palavras muitoooo emocionante e pra mostra q TDS nos somos do axé não e a cor e a raça somos nações o mundo TD e do axé.
@narcisolima2941
@narcisolima2941 5 жыл бұрын
Belíssimo documentário a sua benção axé!
@pauloalmeida6643
@pauloalmeida6643 7 жыл бұрын
Encantado com esse vídeo . Adoraria te la conhecido e ter passado por sua casa . Adorável e admirável senhora .
@Michelecristianedasilva2979
@Michelecristianedasilva2979 6 жыл бұрын
Quem nasce para o Santo é realmente e do Santo.
@welstonbraz598
@welstonbraz598 7 жыл бұрын
fantástico documentário.
@rafaelabastos5987
@rafaelabastos5987 6 жыл бұрын
Fiquei encantada com a história dessa Iya 💙
@bekacosta
@bekacosta 6 жыл бұрын
Amei esse documentário👏👏👏👏
@FM-dc8vd
@FM-dc8vd 6 жыл бұрын
Que documentário incrível e precioso. Ainda não vi igual! Que pessoa, que simplicidade, seriedade e axé... a casa ainda está de pé? Alguém deu continuidade? Se alguém souber dizer onde, contato...
@Quelleize
@Quelleize 5 жыл бұрын
Sim. A casa reabriu
@marcosferreirarodrigues2457
@marcosferreirarodrigues2457 6 жыл бұрын
Maravilhosa
@RodrigoSilva-tn6lj
@RodrigoSilva-tn6lj 5 жыл бұрын
Preciosidade
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Você não vai se arrepender de se inscrever no KZbin Hernane Douglas..
@sudigri
@sudigri 6 жыл бұрын
Linda! Adoroi!
@magalimagina9731
@magalimagina9731 4 жыл бұрын
Boa noite minha querida muito axé pra senhora
@ticianebernado2042
@ticianebernado2042 9 жыл бұрын
MUITO LINDO .
@terezadepaula7888
@terezadepaula7888 3 жыл бұрын
Lindíssimo
@paulocesardopimenta5264
@paulocesardopimenta5264 9 жыл бұрын
Odoya! lindo, lindo, lindo.
@AdrianaSantos-zq8eq
@AdrianaSantos-zq8eq 7 жыл бұрын
Axé, amei muito
@berenicekiamany9419
@berenicekiamany9419 6 жыл бұрын
Estou em lagrimas!😢😭
@babalorisaadrianowarindeog9343
@babalorisaadrianowarindeog9343 5 жыл бұрын
um espetáculo
@khamura6000
@khamura6000 5 жыл бұрын
Maravilhosa!
@JRamos583
@JRamos583 6 жыл бұрын
Lindíssimo....
@nathaliasilvatrindade9291
@nathaliasilvatrindade9291 6 жыл бұрын
muito bom ese video muito axe
@lila3614
@lila3614 9 жыл бұрын
Lindo!
@eduardoandraws6702
@eduardoandraws6702 7 жыл бұрын
linda biografia.
@FabioSouza-vj6py
@FabioSouza-vj6py 7 жыл бұрын
Saudades ds Simpatia de Dona Gisele. .... quase tive o prazer de ser iniciado por ela. ...que Deus s tenha em bom lugar. ...Asè
@jeffersonmachado5520
@jeffersonmachado5520 6 жыл бұрын
Ela deixou sucessora?
@marciorpsouza
@marciorpsouza 7 жыл бұрын
MOJUBA !!!! ODOYA IYA MI ... MARAVILHOSO VIDEO .
@RafaelSantana-xx9jo
@RafaelSantana-xx9jo 7 жыл бұрын
Odoiyá minha mãe! !!! Que linda história! !! Omiô
@raizdajurema4945
@raizdajurema4945 4 жыл бұрын
Asé
@raizdajurema4945
@raizdajurema4945 4 жыл бұрын
Lindo asé
@FrancoMesmo
@FrancoMesmo 4 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar. Você tem mais documentários? Eu gostaria de aprender mais sobre essas religiões
@ArturdeBem
@ArturdeBem 4 жыл бұрын
Tenho não. Um outro que eu tenho é "Na rota dos orixás", que já tem no KZbin...
@bibizinhamadrid
@bibizinhamadrid 8 жыл бұрын
Amo de paixao Omindarewa!!.
@kimlayil3403
@kimlayil3403 7 жыл бұрын
Magnífica ♡♡♡
@monicatata7949
@monicatata7949 7 жыл бұрын
Esse vídeo nos mostra q Orixá não tem cor, e sim energia...é um vento, não escolhe cor e nem raça e MT menos condição social. Mãe Gisele era branca, francesa .Espero q este vídeo sirva p refletirmos conceitos ultrapassados.A bença aos meus mais velhos e meus profundos respeitos a esta senhora q respeitou a Religião Afro Brasileira.
@Chumbinho777
@Chumbinho777 7 жыл бұрын
Mônica & Tata
@cleydemachado4650
@cleydemachado4650 5 жыл бұрын
Concordo plenamente ! Ouço alguns comentários a respeito de tal e qual Religião, não é para brancos ,não é para esse ou aquele . Enfim . . ...
@nicmoba
@nicmoba 4 жыл бұрын
Na verdade ela era marroquina de nascimento ! Mas de fato viveu muito tempo na França, desde criança!
@Mizu406
@Mizu406 4 жыл бұрын
@@nicmoba virou francesa pq foi naturalizada lá.
@Ngetale
@Ngetale 2 жыл бұрын
Orixá tem cor sim, preta. Mas isso não impede que um branco também o tenha! Saiba distinguir! Porque é com esse discurso de que orixá não tem cor, que o branco toma conta e vai usurpando a nossa cultura.
@andremaceratto
@andremaceratto 7 жыл бұрын
Saudades de mãe Gisele #odoya yá Orí
@tamiriskurz8867
@tamiriskurz8867 6 жыл бұрын
Lindo
@lilipinto4069
@lilipinto4069 6 жыл бұрын
O vídeo e ótimo, axé e agô! Respeito muito.
@JoaoCarlos-jb3sy
@JoaoCarlos-jb3sy 5 жыл бұрын
Ppp l
@bahianotranquilotranquilo945
@bahianotranquilotranquilo945 5 жыл бұрын
Quanta simplicidade, a dessa Yá, pena, que Olorum ja ha chamou, sorte teve os amigos e filhos de santo dela, que puderam conviver e compartilhar da compahia, e da amizade dela.
@Ajuda1231
@Ajuda1231 9 жыл бұрын
Grande Senhora!
@coct9661
@coct9661 9 жыл бұрын
Obrigado por compartilhar ;)
@vandafrancisca2888
@vandafrancisca2888 4 жыл бұрын
Verdade os novos de agora não estão conhecendo a verdade o verdadeiro candomblé
@henriquegbarreto
@henriquegbarreto 5 жыл бұрын
Que emocionante!
@marciorocha9886
@marciorocha9886 9 жыл бұрын
adoro!
@NS-nb7km
@NS-nb7km 2 жыл бұрын
Saudades do meu pai Fatumbi.
@Super5013
@Super5013 9 жыл бұрын
adeus ya gisele...que os ancestrais a receba com festa..
@maykarocha2786
@maykarocha2786 3 жыл бұрын
Muito linda 🤩💖 gostaria de saber ser alguém saber dizer ser hj em dia a casa ainda tem função mesmo depois da morte dela 😔
@wagnerdasilvabarreto8342
@wagnerdasilvabarreto8342 11 ай бұрын
Eu conheci Gisele Crossard Binon, amiga de Pierre Verger na década de 1990
@celiareginagomesdecastro6342
@celiareginagomesdecastro6342 3 жыл бұрын
Amo demais Yemanjá
@augfss338
@augfss338 7 жыл бұрын
Wow ! Sem palavras ! Impressionado . 😭
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Você não vai se arrepender de se inscrever no KZbin Hernane Douglas..
@ailtonbrito8441
@ailtonbrito8441 Жыл бұрын
Abriu mão de uma vida pra se dedicar ao sagrado.Foi iniciada por João da Goméia.Foi escolhida por Orisá.Aprendeu todos os mistérios do sagrado e se tornou sacerdotisa respeitada.Ela mesma fazia toda iniciação dos yaôs com conhecimento e maestria.Hj em dia esse candomblé sério está morrendo.O pessoa desrespeita muito o sagrado e inventa moda.
@arlete2718
@arlete2718 Жыл бұрын
Axé..
@arlete2718
@arlete2718 Жыл бұрын
😮
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Você não vai se arrepender de se inscrever no KZbin Hernane Douglas...
@brenoxpereira07
@brenoxpereira07 Жыл бұрын
coisa rica! meu deus ❤❤❤❤
@Stanley1282
@Stanley1282 5 жыл бұрын
Impressão minha ou o atendente desta loja era o Pererê de ossaiyn.??? Vê se que era muito querida e respeitada, até mesmo Pai Paulo da Pavuna (in memória) estava ao falar no telefone com ela. Grandes ícones do candomblé brasileiro. Olorun așé indè Olorun kosì Purè
@hernanedouglas7754
@hernanedouglas7754 Жыл бұрын
Você não vai se arrepender de se inscrever no KZbin Hernane Douglas..
@lucasmauricio2180
@lucasmauricio2180 9 жыл бұрын
Senti o Axé daqui.
@luk121100
@luk121100 7 жыл бұрын
essa joia preciosa abençao mae
@Gentilezapelapaz
@Gentilezapelapaz 9 жыл бұрын
Portal do Candomblé 21/01/2016 ...... Página curtida · 20 min próximo a Alagoinhas, BA · Acreditamos que tudo tem um inicio, meio e fim.... É mãe, as ondas do mar hoje cantam a sua passagem, que Mameto Kaiá e Yiá Ogunté embalem seu sono... Sem duvida que o candomblé do Brasil PAROU com essa noticia, e de lá do alto Juntamente com o grande Joãosinho da Goméa possa interceder por todos que lembraram dessa perola chamada Gissele Cossard, Mãe Omindarewá a precursora de dois mundos, duas culturas. A prova viva que para o Orixá nao existe Idioma nao existe Sotaque, não existe País ! Olorum Kosi Purê Nossos sentimentos a familia Atará Magbà ! facebook.com/112706008897367/photos/a.112709575563677.21397.112706008897367/543842345783729/?type=3&theater
@adrianohendler
@adrianohendler 9 жыл бұрын
+Tanira Gentileza acabei de ver também. não pude ir abraçar minha velhinha
@Gentilezapelapaz
@Gentilezapelapaz 9 жыл бұрын
+adriano hendler Eu não a conheci, era minha vontade, mas a Vontade Divina a levou, qq hora a gente se encontra com ela. :) Ah, quero muito o livro dela, será q tem por aí, com preço mais barato? Awô - o Mistério dos Orixás - Gisèle Omindarewá; Cossard
@alinesousa4793
@alinesousa4793 7 жыл бұрын
Tanira Gentileza
@martadossantos8477
@martadossantos8477 4 жыл бұрын
Tive o prazer de conhecer essa pérola nos anos 9o em uma casa na boca do Rio aqui na Bahia
@lux7847
@lux7847 2 жыл бұрын
Asé
@nnlps6563
@nnlps6563 5 жыл бұрын
Que coisa linda ver ao final desse documentario essa senhora incorporada com seu orixá Iemanja dançando e gesticulando com tanto vigor de tal maneira que com coroa e o chorão cobrindo rosto não parece se tratar em ser uma senhora ja de idade .
Documentário por UFBA - Candomblé
29:01
Pai Rafael RJ Oficial
Рет қаралды 11 М.
Documentário IGI OBA NILE "Memórias de Mãe Raidalva"
1:12:09
Diosmar Santana Filho (Diosmar Filho)
Рет қаралды 89 М.
Мясо вегана? 🧐 @Whatthefshow
01:01
История одного вокалиста
Рет қаралды 7 МЛН
Мен атып көрмегенмін ! | Qalam | 5 серия
25:41
My scorpion was taken away from me 😢
00:55
TyphoonFast 5
Рет қаралды 2,7 МЛН
Une nouvelle voiture pour Noël 🥹
00:28
Nicocapone
Рет қаралды 9 МЛН
Meu tempo é agora: 100 anos do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá
49:44
Doc Legislativo
Рет қаралды 169 М.
UM VENTO SAGRADO - PAI AGENOR
1:21:32
Nós Transatlânticos
Рет қаралды 259 М.
Documentário do Globo Repórter sobre o Candomblé
27:23
A Roça, A Casa dos Orixás
Рет қаралды 43 М.
Mãe Menininha 100 Anos
24:26
Vagner Soares
Рет қаралды 112 М.
Ebomi CIdália - O Orixá Tempo e a História dos Africanos no Brasil
16:13
Nós Transatlânticos
Рет қаралды 139 М.
Afro: Das origens aos destinos | Documentário Embratur
25:46
Embratur Brasil
Рет қаралды 50 М.
MÃE MARCIA D'OBALUAYE
29:40
Guilherme Begue
Рет қаралды 386 М.
ORUN  - O MUNDO DOS ORIXÁS
18:42
Ofabebé Produções
Рет қаралды 544 М.
Um pé de quê? Guiné
25:58
Pindorama Filmes
Рет қаралды 82 М.
ESTRELA AZUL: MÃE STELLA | DOCUMENTÁRIO
51:36
TVE Bahia
Рет қаралды 284 М.
Мясо вегана? 🧐 @Whatthefshow
01:01
История одного вокалиста
Рет қаралды 7 МЛН