Muito boa explanação estava procurando entender melhor a ideia de cibernética e achei esse, foi o melhor conteúdo disponível, obrigado.
@PatriciaMeloPsicologiaАй бұрын
Fico feliz por ter contribuído! Obrigada
@joshuaemiad7 ай бұрын
Patrícia, hoje mais uma vez tive a oportunidade de assistir uma aula que vi tantas vezes na faculdade mas que agora me traz um ponto. Ao apresentar os princípios da Cibernética de 2ª Ordem você destaca que nesse momento avalia-se a necessidade de mudança de postura do terapeuta assumindo uma posição mais horizontalizada. Nesse aspecto você ressalta que isso estaria associado a um processo de trabalho interno do terapeuta em desenvolver a habilidade de se observar e conseguir a distinção entre o que sente com o que se apresenta e o que a família de fato traz. Bem, penso que quando o sistema familiar se coloca, a partir do movimento de seus membros, na posição de integrar de forma temporaria a presença de um terapeuta no sistema para atuar terapêuticamente no dinâmica dessas relações, tendo a pensar que inconscientemente os membros poderiam constituir um tipo de resistência sistêmica para boicotar a própria possibilidade de algum êxito do terapeuta. Nesse aspecto você acha essa uma preocupacao importante? Aliás, na terapia familiar orientada pela Cibernética de 2ª Ordem a noção de insconsciente chega a ser considerada de alguma forma?
@PatriciaMeloPsicologia7 ай бұрын
Ola!! Obrigada por seu posicionamento! Minha próxima fala será justamente sobre o que você propôs acima. Farei ao vivo para podermos conversar! Aviso antes. Grande abraço!