Esse canal foi uma das melhores coisas que precisávamos 🥰❤
@andremachado55393 жыл бұрын
Professor, Desejo que Oxalá e meu Pai Ògún lhe conceda muito axé. Ògún Yé!
@rosangelaaparecidamiranda85323 жыл бұрын
Ogum ye. Axé🥰🥰
@andremachado55393 жыл бұрын
Professor, por favor, fale sobre a importância das religiões afro para o desenvolvimento da cultura brasileira. Obrigado
@anaaparecidaribeiro82433 жыл бұрын
Gratidão.
@ivoneisilva73683 жыл бұрын
Que bom que estamos em efervescente mudança,tenho tanto orgulho de ver um pensador negro e mais orgulho ainda de admira-lo de ouvir sobre racismo de uma forma extremamente inteligente e contextualizada entre o ontem no entanto na minha opinião muito pautada no hoje. Acho que a melhor palavra para expressar meu sentimento por esse trabalho lindo e inspirador é gratidão!
@taisgurgel24723 жыл бұрын
É sempre uma riqueza ouvir você, Professor! Obrigada por se disponibilizar tanto 💛
@paulogarbelotto37673 жыл бұрын
Professor, por gentileza, indica no vídeo a bibliografia utilizada ou indicada para quem quer saber sobre. Obrigado! Vídeo top!
@silviolual3 жыл бұрын
Vou fazer isso, querido. Muito obrigado!
@marcellesanutosanuto11123 жыл бұрын
@@silviolual pode ser até na descrição dpo vídeo. Obrigada!
@daniinasci68313 жыл бұрын
Não tem um vídeo que eu assista que eu não saia mais rica de informação e conhecimento. Obrigada por tanto, professor 🤎
@vanessarocha31053 жыл бұрын
Lembrei de uma história que ouvi num sei onde, de uma criança indígena que estava nadando em um rio e foi pega por um jacaré. Todos que viram a cena entraram em desespero pensando no pior. De repente, o menino surge nas águas e nada até à margem são e salvo. Quando perguntam como ele se desvencilhou, a criança responde que enfiou o dedo nos olhos do animal, assim como nas histórias que seu pai lhe contava. É tão bonito como oralidade verdadeiramente salva vidas.
@jcarloscarreiro97333 жыл бұрын
Sou Professor... Em "Estudos do Meio" com meus alunos visitando comunidades Quilombolas, os momentos mais significativos são de História Oral, nos contatos com os griôs locais... momentos únicos.
@vanessafrancodeoliveira75653 жыл бұрын
Silvio admiro muito seu trabalho aqui com seus vídeos, se vc pudesse queria ver um vídeo sobre o futuro do Brasil (se tiver como fazer uma previsão) principalmente economicamente. Existe esperança para o Brasil. Um grande abraço
@carlosrobertodepaulapaula71133 жыл бұрын
Em tempos obscuro sua voz faz muita diferença positiva na sociedade. Obrigado professor!!
@josegomesdesouza25613 жыл бұрын
Acompanho suas doses de 8 minutos de conhecimento. Mesmo sendo temas complexos, acredito que o Sr. tem falado muito claramente sobre o assunto. Obrigado pelas, admiro seu trabalho.
@magno46523 жыл бұрын
Não há gratidão maior do que um "muito obrigado professor Silvio Almeida"! Você é uma verdadeira inspiração para os vários milhares que o admiram e adoram!
@silasbelart31873 жыл бұрын
Professor, obrigado pelas aulas aqui nessa plataforma. A dimensão dessa importância é imensa!
@jcarloscarreiro97333 жыл бұрын
Excelente como sempre... Um complemento... Com sabor de quero mais! Obrigado!
@rosineidegoncalves3343 жыл бұрын
E sobre a importância do respeito a ancestralidade, muito bom!!!
@rosangelaalmeida10613 жыл бұрын
Muito bom! Esclarecedor! A única indesejável, é a propaganda que atravessa o vídeo no momento que você está desenvolvendo uma linha de raciocínio junto com você professor!
@gilvanioneguinho2770 Жыл бұрын
Bom dia, a todos! É bastante instigante os vídeos do professor Silvio Almeida. Sempre trazendo conhecimento e deixando as pessoas com a mente muito reflexiva, parabéns! Professor.
@enilaasavessas.94063 жыл бұрын
Professor continue com esse assunto nos próximos vídeos, excelente conteúdo e abordagem!! Não se preocupe com os 08 minutos, ainda se for uma hora sempre vai ser bom te ouvir e aprender mais!! Obrigada por estar compartilhando conosco tamanho saber!!!
@margarethsantos5653 жыл бұрын
A língua na modalidade oral é uma das formas mais antigas e repleta de memória, história pela humanidade. Se soubessemos a importância desta modalidade de se expressar e se comunicar, poderíamos fazer um trabalho grandioso de conscientizacao de nosso povo brasileiro e também, latino americano.
@elianasantos64513 жыл бұрын
Primeiro deixo meu like 👏🏾👏🏾👏🏾 Professor traz o Mano Brown outra vez
@antoniozuada47452 жыл бұрын
Silvio, simplesmente genial. Grato pela aula! A Oralidade converge o passado, o presente e o futuro. Permeia, consequentemente, nossos grupos de capoeira também! Um salve do grupo Capoeira Angola Palmares!
@teresinhadeoliveiramarcian90093 жыл бұрын
Presente prof.Silvio
@rosemaryrosemary84783 жыл бұрын
PARABÉNS pelo tema prof Silvio Almeida.
@Eduardo.Signori3 жыл бұрын
Obrigado! Ao nos apresentar outras formas de conhecimento de maneira tão assertiva, tu agrega toda uma nova perspectiva de agir :)
@victorcustodio33003 жыл бұрын
Vidéo excelente! Ótimo trabalho professor
@rosamilarosa3 жыл бұрын
Numa disciplina que lecionei na UFSCar os/as estudantes foram convidados a produzirem planos de aulas voltados para educação das relações étnico-raciais e tivemos atividades interessantes voltadas para a valorização da oralidade. Vou indicar este vídeo como material complementar. Obrigada pela aula professor.
@taisgurgel24723 жыл бұрын
Professor, que referências bibliográficas você indicaria para alguém leigo que deseja começar a saber mais sobre oralidade e ancestralidade ?
@heitortrindade40043 жыл бұрын
O cara é incrível! ❤️❤️
@alskmr40363 жыл бұрын
Achei potente. A força do povo preto em não incapacidade de utilizar a escrita e desenvolver a escrita. Fortaleceu a oralidade como forma de manter a sua cultura (pensar e fazer) de um povo. De novo; nosso povo e a capacidade de manter e desenvolver estratégias de manter a cultura viva na adversidade brutal. Só o fato de permanecemos vivos demonstra a nossa habilidade de exercitar o equilibro e ultrapassar obstáculos. Orgulho de ser africana descendente.
@Maggieweberful3 жыл бұрын
Mais uma vez, muito obrigada Professor Silvio por nos integrar nessa comunidade ❤️
@rogeriosantosrosario37523 жыл бұрын
Dr Sílvio, aprendo muito e sempre busco as referências que o senhor menciona, muito obrigado por suas aulas.
@souza85553 жыл бұрын
Fale mais sobre oratória, literatura e cinema.
@lchristante3 жыл бұрын
Silvio, amo seu canal, mas por favor tira essa musiquinha de fundo, tenho TDAH e não consigo prestar atenção no que vc fala
@lapide20043 жыл бұрын
Primeiramente, muito obrigado por compartilhar professor! Sou grato aos ancestrais e suas lutas, para estarmos aqui. Vídeo excelente, vou compartilhar seu debate em sala. A Oralidade viveu e vive sempre.
@terezamaron25983 жыл бұрын
Obrigada, por essa oportunidade de conhecimento.
@mariajuliana62333 жыл бұрын
Para mim desde que eu passei a saber que a comunicação, a fala possui um orixá, o ori, aquele que orienta, pude com mais felicidade ainda sentir uma das missões que acredito ter, a de me comunicar, expressar e transmitir o que sei (com orgulho porque o que sei, vem de muitos lugares, honro todos aqueles que acesso) 💖 Obrigada, professor pelo conteúdo sempre rico.
@lindalvacruz14633 жыл бұрын
Eu gosto demais de sua dedicação para trazer conhecimento. Parabéns, uma contribuição imensurável no enfretamento da ignorância e da cegueira cultural.
@VSaar13 жыл бұрын
Professor, obrigada pela aula! Cada frase sua é uma chave para um grande mundo. Obrigada novamente!
@josemariapde3 жыл бұрын
Bacana. Trabalho como professor de Português e aprender mais sobre oralidade vai me permitir ir além no trabalho pedagógico. Obrigado por compartilhar conhecimento conosco.
@rosineidegoncalves3343 жыл бұрын
Pensando no que você chamou dos cruzamentos entre as tradições africanas e as tradições indígenas, especialmente no ponto citado sobre tramar a continuidade da vida no precário. Queria te ouvir mais sobre esse ponto.
@filosofiasemsegredo76153 жыл бұрын
Muito bom o vídeo , Silvio !É fundamental a emergência de produção e introdução de epistemes invisibilizadas e subalternizadas pela colonialidade. A única ação concreta é a pedagógica. É importante ressaltar que a educação como prática social não se findou com o colonialismo e está atrelada às diversas esferas.
@anaclaudiamaia29113 жыл бұрын
Lembro de uma palestra que assisti ha uns 15 anos em que a historia de Sherazade era descrita como a sobrevivência através da tradição oral (as histórias populares que ela contava) frente a um poder repressivo e violento (o sultão). E agora assisto a este video e tudo faz sentido.
@carolineayodele48373 жыл бұрын
Muito Bom professor! Que alegria ter conhecimento de modo tão acessível para todos.
@mairtesmairtes30553 жыл бұрын
Professor você tem sempre algo importante e relevante para dizer. Gosto demais dessa diversidade de temas .
@cmacena21073 жыл бұрын
Professor muito obrigado por compartilhar esse conhecimento
@pvisockas3 жыл бұрын
Muito obrigado pela aula, Professor!
@nonatoft3 жыл бұрын
Não somente nesse de 8', mas em todos continuaria a acompanhar as falas... Ancestralidade tenho pensado a muito tempo! Valeu pelas dicas!
@mairaandrade883 жыл бұрын
Professor, gostaria de sugerir que o vídeo não tivesse essa música ao fundo...ainda que instrumental, ela distrai bastante. Claro que não posso falar por todos, mas tenho muita dificuldade de me concentrar no que você fala com a música no fundo...
@aas57753 жыл бұрын
Eu também. Músico então, que é muito atento a cada ruido. Eu não sei porque algumas pessoas ainda insistem nisso, é tão cafona. :(
@maraandrade10243 жыл бұрын
Seria muito bom sem esten fundo musical, tira o foco do assunto. Obrigada
@talitagantus45873 жыл бұрын
Eu tbm concordo! Já faz tempo que gostaria de falar e fiquei sem graça. Amo seus vídeos, professor! Obrigada
@lorenadelima56523 жыл бұрын
Como todo grande mestre, que generoso!
@rosangelaaparecidamiranda85323 жыл бұрын
Missão Impossível, 8 minutos kkkkkkkkk adoro💋💞💕
@hdia-et4le3 жыл бұрын
Olá, só indo no mesmo sentido, a oralidade é a principal fonte da cultura e dos conhecimentos da África. Isto tem a ver com o início das Grandes Migrações do povo africano do Norte ao Sul do continente. Quando os Negros formam obrigados a deixar o Egito pelos povos do mar (Europa e Ásia do Sul ou povos da Mediterrânea), eles deixaram um pouco atrás a matemática, a siderurgia, as tecnologias, a escritura (desenhos, símbolos)... para o uso do Nilo. Então, o que sobraram foram as técnicas agrícolas e as tradições orais para se manter no Sul do Continente que era propício para habitar facilmente com pouca coisa, diferente do Norte (Egito) aonde as técnicas e tecnologias eram precisas para controlar as enchentes do Nilo. Em diante, os povos africanos precisaram de mais oralidade para transmissão de conhecimentos de gerações en gerações. E principalmente os Griots (artistas ou poetas de palavra em francês) ou Niamakalas (a mesma coisa em bambara língua africana) e Historiadores que faziam esse papel. É por isso que Amadou Hampâté Bâ escreve: 《Na África, quando um velho morre, é uma biblioteca que pega fogo》.
@donosdecasanoseculo21492 жыл бұрын
Excelente explicação sobre oralidade. Parabéns!
@brunoalexandreroque1723 жыл бұрын
Obrigado, professor!
@ederamaralamaral26613 жыл бұрын
Show de bola
@KongJam3 жыл бұрын
construindo esta grande comunidade de conhecimento
@thiagonfotografia3 жыл бұрын
Obrigado
@dicas3setor2 жыл бұрын
Gratidão Professor, este tema também me interessa muito!
@italoviegas71163 жыл бұрын
Excelente
@deboramartins59363 жыл бұрын
Obrigada! 🙏🏼😍
@guto19663 жыл бұрын
Excelente exposição!
@shesbyandre3 жыл бұрын
Muito bom!
@brunoeckhardt25693 жыл бұрын
Obrigado professor!
@mauricio_kanu3 жыл бұрын
Obrigado professor por este vídeo!
@dansilva59323 жыл бұрын
Esse cara é fera!!
@juiquinha693 жыл бұрын
Muito bom professor!!!
@yuremendes73683 жыл бұрын
Esse vídeo foi sensacional
@marceloortolani6293 жыл бұрын
admiro o Silvio Almeida
@lexluthorjf3 жыл бұрын
Coloca o nome do quadro de "Mais ou menos 8 minutos" porque sempre passa. Ahahahaha... Ótimo vídeo, como de costume. Um mega abraço!
@siquara1003 жыл бұрын
Eu sugeri "Pra lá de 08 minutos"
@thicaldeira45133 жыл бұрын
Boa noite, professor Silvio
@ericpizzinibernardo85543 жыл бұрын
Professor, recentemente tenho acompanhando o belíssimo trabalho produzido neste canal. Gostaria de ouví-lo mais a respeito sobre a cultura/musicalidade africana e suas intersecções/influências nas nas nossas matrizes musicais e sociais.
@gorethalbuquerque38812 жыл бұрын
Prezado professor, aproveitando que você falou em som e silêncio, sinto falta de silêncio para escutar sua palavra. A música me incomoda muito. Sua fala já é suficiente. Tive o prazer de ouvi-lo ao vivo em uma mesa e me alegrei com seu canal, assim como ler seu livro Racismo Estrutural. Mas a música de fundo é difícil demais pra mim. Não sei para os demais. Mas eu adoraria que experimentasse sem esse recurso. Estamos continuamente tão cheios de barulhos, de sons que não faz falta a música em paralelo a sua fala. É uma camada muito presente. Considere a possibilidade 🙏🏾🌷Antes que eu esqueça, adoro música.
@saudeblack21063 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso 😍
@ivsonc.construcoes39873 жыл бұрын
Showww
@RobertoCedraz3 жыл бұрын
Como Amadou Hampaté Bâ (2010) diz: "Do mesmo modo, sendo a fala a exteriorização das vibrações das forças, toda manifestação de uma só força, seja qual for a forma que assuma, deve ser considerada como sua fala. É por isso que no universo tudo fala: tudo é fala que ganhou corpo e forma". Como complemento, recomento o documentário "Não Existe Movimento Sem Ritmo": kzbin.info/www/bejne/ooezfXyrd95sebs Conhece? Assistiu? Gostou? Comenta aqui!
@juiquinha693 жыл бұрын
Oralidade e linguagem são a cola da sociedade, é o que define um povo, o que da identidade e história a esse povo.
@debora30003 жыл бұрын
Foram bons 13 minutos.😘
@jaimermadeira81533 жыл бұрын
Professor da uma aula para o Sérgio Camargo.
@josedivinolimagomes24733 жыл бұрын
👍👍👏
@jonas100med3 жыл бұрын
💫💫💫💫
@mendellbarreto76493 жыл бұрын
Sugestão de vídeos: Umbanda e Candomblé!!!!
@LGFortes13 жыл бұрын
✊✊✊✊
@MovimentoUna3 жыл бұрын
massa Silvio, tem algum filosofo focado em oralidade e tradições?
@agcruz23603 жыл бұрын
Como fazer por meio da oralidade a desconstrução de tradições opressoras?
@marianagamasantana81553 жыл бұрын
Não conseguiu, mas tá valendo. Eu não ligo e obrigada, professor!
@joseluizalvessantosjunior23813 жыл бұрын
Grande professor! Vc pensa disponibilizar os conteúdos tbm no Spotify? Seria ótimo pra gente tbm hahahaha Parabéns pelo conteúdo aqui ! Abraço!
@brunoporto11513 жыл бұрын
Silvio, pensei em estudar direito, mas ainda não tenho certeza , você poderia me ajudar com relação a informações sobre essa carreira?
@elismarmeirapereira81873 жыл бұрын
Perfeito. Toda licença concedida com tal riqueza de conhecimento. Gostaria de saber se dar para ter uma ideia regional da localização de povos africanos no Brasil de maneira, é claro, como escravizado. Tenho a impressão que no Sudoeste da Bahia ou no Sertão nordestino foi habitada pelos Malês. Procede?
@deus22223 жыл бұрын
Se concentraram muito ai. Inclusive salvador de onde saiam a revolta dos Males. Não aceitavam andar quase bus e ter um Sr. Que não fosse ALAH
@elismarmeirapereira81873 жыл бұрын
@@deus2222 Já busquei até em dados da historiografia local. A minha ancestralidade de matriz africana foi de uma posse de um senhor dada a um filho afrodescendente. Só ficou a dúvida quanto a sua origem africana. Creio que seja dos Males, mas é forte a cultura judaico cristã nesta região. Como, por exemplo, o dias de Santo Reis. A questão do pedido de licença é algo notadamente presente na região. Tempos longincos até para casar tinha que ver por consentimento.
@elismarmeirapereira81873 жыл бұрын
@@deus2222 Mas vou continuar pesquisando. Valeu
@leiladepaula25963 жыл бұрын
Professor, tenho aprendido muito com suas obras e conteúdo, obrigada! ...uma pergunta fora de contexto e com todo respeito, você é ou já foi tímido?!
@marinalvanascimento41713 жыл бұрын
Professor tudo bem, fale sobre a importância da mulher como dona de casa eu penso que depois desse buscar igualdade feminina, o homem contínuo protegido, a mulher se acabando de trabalhar. Eu mesma trabalho feito escrava .
@wallacerosa86373 жыл бұрын
Professor, peço licença para tentar traçar uma analogia talvez esdrúxula. A síncope como momento de traçar estratégias de sobrevivência me lembrou Alan Parker que, em um de seus filmed, faz irlandeses declararem "I'm black and I'm proud" como resposta a tipos de música que não os representariam. Remeteu, também, ao "Somos Ibéricos" do Saramago. O silêncio é a saída natural no enfrentamento da opressão?
@rapperedsonluiz4442 жыл бұрын
Gosto dessa liação com o rap até porque o rap começa com os cantos dos escravos nas lavouras de algodão nos EUA. Daí vem o Jazz, o Blues, ojazz, o rhythm and blues, soul, rock and roll, Hip Hop e toda musicalidade negra.
@tese38403 жыл бұрын
Muito bom o vídeo...mas não ficou meio incoerente ele ler um texto escrito para falar de oralidade rsrsrs... faço coro aos/as demais compartilhe a bibliografia. Ops agora eu estou sendo incoerente solicitando um texto escrito para aprender mais sobre oralidade rsrsrs. A linguagem é maravilhosa.
@rosefilgueiras45513 жыл бұрын
Professor , bom dia ! o senhor conseguiu o objetivo de transmitir a mensagem ! A música de fundo atrapalha . Sugiro tirar . Parabéns pelo poder de síntese .
@PauloSantos-yk6mw3 жыл бұрын
Os grandes mestres não escreveram livros, entre eles: Pitágoras, Sócrates, Buda e Jesus Cristo (Jorge Luis Borges)
@Gui1ism3 жыл бұрын
(y)
@ANDRELUIZ-xx9qk Жыл бұрын
Professor quero Cultura de verdade
@siquara1003 жыл бұрын
Vc deveria mudar o nome desse quadro. Invés de 08 minutos, deveria se chamar "PRA LÁ DE 08 MINUTOS".