Vídeo bem elucidado e bonito e fundo, deves continuar a falar da influencia das linguas celtas e sobre elas dentro das linguas européias e fora das línguas européias. Abraços, tema belo sim, que merece ser mais explorado.
@Alomorfe7 ай бұрын
Obrigado pelos elogios! Já falei brevemento sobe isso em outros vídeos, especialmente em um que falei das línguas românicas mais ocidentais :)
@KotrokoranaMavokely7 ай бұрын
@@Alomorfe Vou checar todavia faça vídeos especificamente sobre as línguas celtas falecidas continue nesse tema bonito mas pouco comentado e até ignorado na lingüística europeia. Abcs.
@paulorobertoalmeidasantos85458 ай бұрын
não conheço nem pesquisei , mas é de se supor que os genes dos celtas esta bem espalhado na europa e claro nas americas ...
@IsabellaRollim8 ай бұрын
Dom Vítor, qual é a sua língua céltica favorita? :þ Ps. Camera work impecável nesse vídeo hein 👩🏻🦱🏅👩🏻🦱 E as figurinhas exclusivas pq eu sou membraaaa ❤
@Alomorfe8 ай бұрын
Eu amo o galês, é a minha queridinha céltica :P E sim, a nossa cinegrafista é uma artista
@KotrokoranaMavokely7 ай бұрын
😅😅😅😅😅 Um grande artista da gravacao brincando no vídeo 😅😅😅😅😅, fanfarrão fofo 😂😂😂🥂🥂🥂🥂🥂🥂🥂🥂
@matheuspinho49878 ай бұрын
Nem vi 5 segundos desse canal e já virei fã ksksjsjsks
@Alomorfe8 ай бұрын
Seja bem-vindo! Espero que goste :)
@daham28568 ай бұрын
Que pena que o de Portugal não deixou muitos resquícios eu adoraria aprender sobre ela
@Alomorfe8 ай бұрын
Em Portugal há inscrições célticas, como as do galécio, dos célticos mais ao sul etc. Infelizmente não há tantas quanto gostaríamos, mas faz parte :P
@jjjoao18 ай бұрын
@@Alomorfe Vi no título e fiquei curioso, língua "cética", a língua que duvida das outras. 😅
@Alomorfe8 ай бұрын
Upload rápido é oficina de typos! hahahahahaha
@fernandolazarobotelhodomon19508 ай бұрын
Antes de assistir já vou dando um like 👍.
@levygamer675316 күн бұрын
Olá! Eu gosto muito dos seus vídeos, quantidade de conhecimento de qualidade sobre linguística que você compartilha é incrível! Eu também tenho uma pergunta, uma faculdade de linguística seria a opção certa para entrar nesse meio, mesmo que depois eu queira me especializar em uma área específica através de um mestrado em línguas celtas, por exemplo, ou seria melhor eu já fazer uma faculdade de linguística focada nessa área?
@Alomorfe16 күн бұрын
Não sei se entendi bem a pergunta, mas o ideal é primeiro estudar lingüística (seja num curso disso mesmo ou em letras e depois se especializar), e então ir em busca de uma especialização na área que quiser! Se a primeira parte da formação já for num lugar em que sejam feitos muitos estudos no campo das língua célticas, já é uma boa vantagem! :)
@nicolascaldasabreu2588 ай бұрын
Sempre admirei muito essa cultura Céltica como chamamos , na verdade toda aquela região perto da Inglaterra , Irlanda , Escócia etc. e achei muito curioso uma vez ver uma menina da Irlanda do norte dizer que não sabia o mínimo sobre o irlandês skskskskkskks são línguas que acho belíssimas mas que desisti de tentar falar porque minha garganta não aguenta 😅 tô acostumado com português mesmo , obrigado .
@joalexsg97418 ай бұрын
Os fonemas ásperos de algumas não precisam ser pronunciados na garganta, e não são tantos como nas semíticas. Apenas a ortografia irlandesa e do gaélico escocês são, a meu ver, insanas, eu nem tenho esperança de aprendê-las por isso, a mais viável das goidélicas sendo mesmo o manx. As britônicas(córnico, galês e bretão) têm ortografia praticamente fonéticas, muito práticas e coerentes!
@nicolascaldasabreu2588 ай бұрын
@@joalexsg9741 eu já cheguei a ver um vídeo de pessoas conversando em gaélico mas achei uma língua muito diferente do que já estou acostumado , é algo muito difícil de pronunciar , tem uma ou outra coisa que eu achei menos complicado mas no geral achei muito ruidoso e diferente do de costume :/
@joalexsg97418 ай бұрын
@@nicolascaldasabreu258 Entendi, deve ter sido ou o irlandês ou o escocês então, o manx também é muito parecido mas, como eu disse, a ortografia faz muito mais sentido do que as dos dois primeiros. É natural, se você não sentiu afinidade com a sonoridade dos idiomas, realmente não faria sentido sequer tentar estudá-los. Eu já amo todas as línguas celtas, embora prefira mais as do ramo britônico, mas, mesmo assim, não aguento as ortografias do irlandês e do escocês, o que me entristece pois adoraria também tentar aprendê-los pela sonoridade e a própria estrutura linguística, que é muito semelhante em todas elas. Na minha idade e com meus problemas, a fixação daquela insanidade que chamam de ortografia seria muito mais difícil: mesmo quando começo a entender um pouco da lógica absurda por trás daquele descalabro que fizeram com a escrita daqueles idiomas. Já o manx dá pra tentar, acho lindo por sinal.
@nicolascaldasabreu2588 ай бұрын
@@joalexsg9741 não te julgo , eu já vi um pouco da ortografia do irlandês e é algo muito difícil de compreender , você consegue até compreender um pouco da lógica por trás , mas é algo que precisa de muita prática , é bem diferente do que estamos acostumados . Já eu gosto bastante dessas línguas como disse mas não consigo aprender mesmo , mas acredito que se eu quiser aprender mais a fundo o inglês como pretendo uma hora ou outra vou barrar nessas línguas , igualmente o hebraico e o aramaico que pretendo checar mais para frente .
@joalexsg97418 ай бұрын
@@nicolascaldasabreu258 Eu até fiz faculdade de hebraico nos anos 80 mas como na época ainda era muito voltado pra ortodoxia judaica (só no final do curso tivemos uma professora secular), eu me sentia muito deslocado e acabei deixando de lado o pouco que aprendera com muito sacrifício. Hoje, como tento estudar os idiomas aos quais não podia me dedicar enquanto trabalhava com dois empregos, já fica difícil achar tempo pois tenho que lidar com outros tipos de problemas e outras prioridades mas acho também alguns dialetos aramaicos muito bonitos, embora confesso que prefira mil vezes o alfabeto hebraico por ser bem mais fácil de aprender e ler as consoantes do que o alfabeto dos cristãos que falam o idioma até hoje (nos dialetos daquelas igrejas). Houve um estudioso que iniciou um curso de aramaico galileu mas infelizmente parou após algumas poucas lições, o site dele continua no ar contudo! Ele, felizmente, usou os caracteres hebraicos antigos dos textos que usou como base para sua reconstrução do dialeto antigo: www.youtube.com/@AramaicDesigns O único problema da escrita do hebraico moderrno é aquela loucura dos sistemas abuja de escrita não usarem vogais! Uma vez perguntei a um israelense (em inglês pois mesmo já tentando recuperar o pouco que aprendi nos anos 80 eu ainda não consigo conversar no idioma) porque não passaram a usar os diacríticos (nikkudim) obrigratoriamente para todos (só os usam para alfabetizar e em livros para iniciantes estrangeiros). Ele me disse que as regras eram tão complicadas que acharam melhor continuar a deixar sem representá-los, o que me causou revolta,risos, pois seria muito mais adequado simplesmente criarem regras mais simples e práticas, tornando o idioma um pouco mais acessível a todos que não fossem criados em Israel! Um rapaz de lá certa vez comentou comigo aqui no KZbin, na página de comentários de um de seus vídeos, que ele mesmo não consegue ler algumas palavras, por não conhecê-las (e elas não terem as vogais escritas)!
@EvaniaRodrigues8 ай бұрын
🧚♂️Boa 🍂🍃Noite🧚♀️🌜🍃🌟🍁🍃🧚♀️💫🧚♂️
@thealexprime8 ай бұрын
Olá, você poderia fazer um video explicando como os ditongos nasais do galego português -AM-AN-EM-EN-IN-IM-OM-ON-UM-UN evoluíram paga os ditongos nasais do português atual ?: 1. -ÃO 2. -ÕES 3. -ÕE 4. -ÕES 5. -ÃO 6. -ÃO 7. -ÕA 8. -ÕO 9. -ÕES 10. -ÕES 11. -ÃE 12. -ÃES
@Alomorfe8 ай бұрын
Já fiz! :) Mais de um da realidade, mas acho que vai gostar deste: kzbin.info/www/bejne/iqG0dWWcf9pmma8si=A5P1VY01V1Rvs_WN
@thealexprime8 ай бұрын
@@Alomorfe valeu 👍
@techtraash8 ай бұрын
Uma pequena correção: Manx ainda é falado por uma pequena população, Mas não existem pessoas nativas da língua, ou seja, Só existe um Manx formal e acadêmico que foi deixado pelo último nativo em suas aulas.
@carolinau70488 ай бұрын
Muito interessante, irei pesquisar mais sobre essas línguas!
@Alomorfe8 ай бұрын
Bons estudos!
@mikaelsza7 ай бұрын
6:32 tem um baiano do Olodum ai perto?
@joaomartins98008 ай бұрын
Muito bom! Queria ver mais sobre o substrato celta (e pré-romano no geral) no português.... Quanto vocabulário herdamos deles?
@Alomorfe8 ай бұрын
Pouco! Há algumas palavras de origem céltica, mas não são muitas. Depois o português emprestou algumas germânicas e árabes. Estas últimas estão mais presentes no vocabulário :)
@marceloferreiranune8 ай бұрын
Parabéns
@Alomorfe8 ай бұрын
Obrigado!
@Raphael_F48 ай бұрын
Boa!
@RafaCB09878 ай бұрын
Que legal
@llawliet13918 ай бұрын
Uma dúvida, este local em que você gravou o vídeo seria no Brasil? É um belo e único cenário, se for um local brasileiro. Muito legal o vídeo, aliás, só vejo esse tipo de conteúdo na gringa e achei muito bom um brasileiro fazendo um conteúdo nesse estilo.
@gargonsancteoriАй бұрын
Esse lugar é em Portugal.
@llawliet1391Ай бұрын
@gargonsancteori muito obrigado!
@comodoroimperial97008 ай бұрын
Sim
@Alomorfe8 ай бұрын
De fato
@flavio-viana-gomide8 ай бұрын
Cara, a flautinha ficou bom. 😂
@paulorobertoalmeidasantos85458 ай бұрын
os galatas bibliocos eram celtas
@DancouSova8 ай бұрын
Alomorfe, não sei se você conhece a língua construída "ithkuil"... Mas eu gostaria de saber sua opinião sobre. O ithkuil é realmente consiste, lógico e capaz de expressar uma rica quantidade de significados? Ou o seu construtor viajou na abstração e fez uma língua inconsistente até para o seu objetivo? Pelo que percebi como um leigo sabido, a gramática parece complexa o suficiente para demandar um bom tempo de dissecação... Até porque parece um brinquedo de lego com regras em que você vai montando as palavras e atribuindo significados com base no repertório de informações e criatividade... Então seria mais um exercício cognitivo e criativo do qualquer coisa. Como só vi opiniões de leigos, sem ter uma opinião de um linguista ou estudante sério, não sei se o idioma ithkuil é ou só parece ser complexo e capaz de expressar uma riqueza de significados. (Claramente parece depender um pouco do aprendiz porque no final de tudo é ele que vai ter que atribuir o significado contextual de uso) Gostaria de ouvir mais opiniões de gente que sabe mais para que eu julgue se esssa peripécia tem consistência ou é um esperanto da vida com problemas aqui e ali... 🌚
@Alomorfe8 ай бұрын
O ithkuil foi criado com uma complexidade gigante (com o suposto objetivo de "especificar o significado"), porém, não há muita vantagem. Todas as línguas naturais são igualmente complexas, todas conseguem comunicar as mesmas coisas, mas usando estratégias diferentes e há um motivo para isso: a economia. O nosso cérebro é limitado e encontra formas mais eficazes de fazer as coisas. O ithkuil certamente teria uma morfologia reduzida se passasse a ser de fato falada.
@ricardo82shadow1238 ай бұрын
Mano c mora em Portugal é isso?
@gargonsancteoriАй бұрын
Ele mora sim em Portugal 😊😊😊😊😊
@MulladeNegu8 ай бұрын
Dw i'n meddwl bod y fideo yma wedi bod yn dda, ac rwyn hoffi'r yn derchau pan oeddet ti chwarae Frodo ffliwt.
@fredericosampaio64578 ай бұрын
Dwylo = um par de mãos não poderia ser considerado dual?