Olá! se você é professor de História e está procurando materiais didáticos para suas aulas, no site do Canal Curta História você terá acesso à jogos educativos de História gratuitos incríveis para sua aula: www.canalcurtahistoria.com/conteudo-criatividade
@celianascimento84589 ай бұрын
❤A1
@wendelfreitastutti94593 жыл бұрын
Neste exato momento, em que me encontro ultimamente na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado KZbin ,somente o meu muito obrigado sempre e um grande abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, muito grato por tudo, amém.
3 жыл бұрын
Ficamos muito felizes com o seu comentário Wendel! Um abraço!!!
@paullomix67682 жыл бұрын
Nós umbandistas não fazemos o uso dos nomes que foram citados para indentificar nossos orixás, até porque preto velho é uma coisa e orixás ( Ogum e Iansã por exemplo) são outra totalmente diferente, nós não relacionamos essas entidades pelos nomes ditos
@CrisdoSantos3 жыл бұрын
Lembrando que o termo correto é ESCRAVIZADOS. Eles não nasceram escravos, foram colocados nessa condiçao.
3 жыл бұрын
Olá Cris, ao longo do vídeo usamos o termo "escravizados", mas na capa e no título do vídeo tal como o termo "nações" o termo "escravos" é algo que se refere ao que diz as fontes. O erro nosso foi não ter colocado entre aspas toda a frase "nações dos escravos". Um abraço!
@Rotebuehl1 Жыл бұрын
Entao um "trabalhador" tambem sera um "trabalhante"?
@vivinetto253110 ай бұрын
Se for assim, o termo está correto para se referir àqueles que nasceram nas senzalas, ou seja, nasceram escravos. O problema é q hjj em dia tudo é polemizado. Na história da humanidade sempre foi usado o termo escravo e, na aplicação da língua portuguesa fica claro que eles FORAM FEITOS ESCRAVOS ou escravizados! Mas resolveram enfatizar "escravizados" que é uma outra colocação da língua, pq na cabeça do militante faz mais sentido! (Não estou dizendo que vc seja militante, mas o movimento que começou a mudar termos para dar a "impressão" de politicamente correto)
@caio28802 ай бұрын
Mas se a pessoa já nasce escravo e morre escravo?
@caio28802 ай бұрын
Mas se a pessoa já nasce escravo e morre escravo?
@leandrofabricio32274 жыл бұрын
fiz um teste de ancestralidade para saber melhor sobre minha ascendencia africana, minha ascendencia deu 26% da região onde estão atualmente (camarões, congo, gabão, angola e partes da republica democrática do congo e namíbia) 22% costa da mina e 13% povos mandê (guiné, guiné bissau, burkina faso, mali, serra leoa e partes de mauritania e costa do marfim) o laboratório não especifica os paises só fala as regiões porque nos seculos passados etnia se definia por regioes não existia demarcações e limitações de regioes que hoje conhecemos como países, só fiquei na duvida se sou mais banto ou yourubá tendo em vista a região da costa da mina ser vizinha dos povos mandê.
4 жыл бұрын
Olá Leandro, pois é mesmo difícil de saber ao certo! Mas sempre bom conhecer a diversidade e a riqueza da cultura africana! Abraços
@leandrofabricio32274 жыл бұрын
@ Abraços
3 жыл бұрын
@@leandrofabricio3227 fizemos um vídeo sobre Ancestralidade Africana em resposta aos comentários e perguntas surgidas nesse nosso sobre as "nações" dos africanos escravizados trazidos para o Brasil. Segue o link: kzbin.info/www/bejne/gYnFpYWjpKp-h6c&ab_channel=CurtaHist%C3%B3ria
@franciscopedropsico4097 Жыл бұрын
Também fiz o teste DNA afro,aguardando resultado ✊🏿
@franciscopedropsico4097 Жыл бұрын
@ grato
4 жыл бұрын
Bons estudos pessoal! Sua inscrição no Canal ajuda nossos vídeos a alcançar mais pessoas na internet! Não se esquece de se inscrever! Um abraço!
@jorgeluischagas38914 жыл бұрын
Boa tarde sou gaúcho da cidade de Pelotas pertenço a matriz africana sou da nação cabinda o batuque gaúcho gostaria muito se vc estivesse ma9s conteúdo sobre nossa nação cabinda Parabéns pelo canal axé
4 жыл бұрын
Bom dia! Pretendemos sim fazer mais materiais sobre a África! Um abraço!
@toninhosouzasouza47542 жыл бұрын
Estranho é ver que os portugueses eram muitos religiosos, colocar o nome de uma masmorra de São Jorge, ou colocar os nomes de escravos como de Santos. É triste ver como a igreja católica, assim como as outras fecharam os olhos para esse sofrimento. Sei que a humanidade é isso aí, pois convivemos com coisa ainda muito parecida nos dias de hj. E pra quem fala que isso é desumano, eu digo, que é muito humano.
@DanielHernandez-gb6bg2 жыл бұрын
Mas foram os próprios cristãos que garantiram a liberdade dos escravos. A própria família imperial era cristã. Além do próprio papa da época da era do império ter criticado a escravidão.
@aroldomarcospereiraprimo615611 ай бұрын
@@DanielHernandez-gb6bg vai dizer que a igreja católica não tem as mãos sujas de sangue agora. Vai dizer que não ouviu falar nas atrocidades de pessoas que a igreja nandava pra fogueira na inquisição só por isso já sabemos que a igreja católica não tem moral nenhuma e se ela foi a favor da abolição lá pelo século 19 ela não fez mais que a obrigação depois de tudo de ruim que a religião e religiosos fizeram .
@caprilpardopicui4449 Жыл бұрын
Chegando para fortalecer ainda mais esse canal maravilhoso 👍
Жыл бұрын
valeu pelo apoio!!!! beijão!!!!
@plinioamaral67364 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo que o canal vem desenvolvendo. A edição e narração ficaram muito boas.
@clau31274 жыл бұрын
Obrigada Plinio! Pouco a pouco estamos aprendendo a lidar com esses programas de edição! Logo postaremos mais vídeos sobre o tema da Africa e sua relação com o Brasil! Um abraço!
4 жыл бұрын
Plínio, é bem legal receber a devolutiva dos professores e interessados em história que visitam o canal. Isso nos motiva a persistir nesse trabalho! Um abraço!
@moniquemaia32034 жыл бұрын
Excelente vídeo! Orgulho de fazer parte dessa universidade!
@clau31274 жыл бұрын
Obrigada Monique! Bjos
4 жыл бұрын
Obrigada Monique, é bem legal saber que nossos alunos estão acompanhando esse projeto do Laboratório de Ensino de História!
@robsonsilva70344 жыл бұрын
um canal desses deveria ter um milhão de inscritos
4 жыл бұрын
Olá Robson! Que bom que está gostando! 😍A nossa ideia é chegar até os professores que procuram vídeos curtos para auxiliar suas aulas, pouco a pouco vamos divulgando e chegando a mais pessoas, já estamos bem felizes com o resultado e com a recepção dos colegas professores ! Obrigada!
@jacksonferreiralima2499 Жыл бұрын
Parabéns Pelo Vídeo. Vai um LIKE. Saudações.
@jaimefarherr402 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Parabéns pelos vídeos do canal!
2 жыл бұрын
Obrigado Jaime pelo apoio desde o começo do nosso Canal! Um abraço!
@joselailtonbispodosanjos8863 жыл бұрын
Gostei muito desse conteúdo
@Brasil92553 жыл бұрын
Quando vejo esses vídeos eu tenho vergonha de ser parte da humanidade da até vergonha de ser um ser humano,ver que pessoas se diziam ser dono de pessoas .
@AlexanderDenarelli3 жыл бұрын
Muito muito Bom !!! Tudo muito Bem explicado !!
@richardkotoski8349 Жыл бұрын
Essa primeira leva de escravos sofreu MT pois saíram de seu pais foram parar em terras estranha para serem cativos outro país outra língua MT sofrimento
@socialistapatriota3444 Жыл бұрын
Sou gaúcho e minha parte afro confere com as migrações. Majoritariamente leste da áfrica ( Moçambique ) e em menor parte costa da mina.
@gangomane8403 ай бұрын
Nós de Moçambique, sabemos que contribuimos na composiçao da populaçao brasileira . Deus abensoe
@miguellima48972 жыл бұрын
Para quando um documentário sobre a escravatura feita pelos povos indígenas Sul-americanos pré-Descobrimentos, nomeadamente o canibalismo? E sobre a escravatura feita entre os povos africanos no tempo pré-Descobrimentos? Fico aguardando!
@mariajuli27292 жыл бұрын
Ótima aula bem esclarecida
@fernandoblanco6765 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo
@jaimefarherr67004 жыл бұрын
Excelente vídeo. Parabéns por esse e pelos demais vídeos do canal.
4 жыл бұрын
Obrigada Jaime! Ficamos felizes com o seu comentário! Um abraço!
@lucasamerico80712 жыл бұрын
Bom video.
@edilsonrodrigues24622 жыл бұрын
Infelizmente muitas pessoas mentem sobre esse tempo. Sempre procuram a quem culpar! Não foi um evento uniforme. Existiu inúmeras facetas durante a escravidão! Nem tudo foi absoluto como dizem.
@edychris39612 жыл бұрын
Cabinda Benguela também é Angola
@lucasdeoliveiraamericobati79903 жыл бұрын
ótimo vídeo
3 жыл бұрын
Obrigada Lucas! Que bom que gostou! Um abraço!!!
@jhonatanalves67853 жыл бұрын
Ótimo conteúdo.
3 жыл бұрын
Obrigado Jhonatan!!!! Um abraço!
@joaopaulobrunelomiguel96544 жыл бұрын
Muito bom!!
4 жыл бұрын
Muito obrigada João Paulo!!!
@clau31274 жыл бұрын
Obrigada meu lindo!
@MariaAparecida-nh8dr Жыл бұрын
Coitados dos escravizados,sofreram demais nas mãos desses barões,mais que eles tenham encontrado o descanso eterno. ❤❤❤❤❤❤❤
@Norma-qn1kw Жыл бұрын
Com certeza encontraram porque o inferno eles viveram neste plano.Já pagaram por muitas vidas anteriores .
@jhonny61283 жыл бұрын
SINTO VERGONHA DO BRASIL
@JeanCarlos-ro5id2 жыл бұрын
O Brasil em si não tem culpa, culpe os portugueses.. ou seus antepassados.
@rafaelcastilho7579 Жыл бұрын
Realmente a culpa é doa vermes imundos portugueses.
@thiagoholanda94842 жыл бұрын
Eu procuro saber de qual país meus descendentes sairam sou do Maranhão de pais do Piauí avós do Ceará
@joselioalves341 Жыл бұрын
Faltou você citar São Luís do Maranhão como uma das regiões que mais recebeu pessoas escravizadas.
@igo4924 жыл бұрын
Showw!!! #Novoinscrito
4 жыл бұрын
Obrigada Igor!!! Ficamos feliz por saber disso!!! Abraços!
@quandovoceestiverlendoeuvo8269 Жыл бұрын
Também fiquei sabendo que os escravizados vieram do oeste do Quênia descobri isso vendo vídeos de teste de ancestralidade e vi que 10% dos brasileiros tinham parentesco com Áfricanos quenianos
@futr9321 Жыл бұрын
Isso não é verdade. Já que o s teste de ancestralidade, não é verdade quando se refere a África
@quandovoceestiverlendoeuvo8269 Жыл бұрын
@@futr9321 lógico que é assim como é verdade o da Europa também é verdade da África e dos outros continentes me prova como não é verdade???
@dezerik3970 Жыл бұрын
@@futr9321 MyHeritage mente muito, agora o 23andMe mostra os verdadeiros resultados dos negros
@MatheusSouza-sh5bp2 ай бұрын
entao, esse componente do quenia talvez nessa muito verdadeiro, porque pesquisas recentes sobre alguns halelogrupos que aparecem no pais queniano tambem aparece na africa do sul, nos grupos bantu da africa do sul, e esses halelogrupos encontrados do brasileiros nao tem muita similaridades, n verdade poucos sabem porem as pesquisas geneticas e antropologicas na questao da descendencia africana no brasil se concentram muito na regiao oeste da africa, e nao muito na regiao central e regiao sul da africa, sendo que nossa genetica vem mais das mulheres africanas, mais da regiao centro e sul da africa
@hasd88873 жыл бұрын
Qual origem dos escravos das Minas Gerais? E qual a pronúncia falada por exemplo angu beribal é de origem nativa africanas? Qual o nome que se dá a linguagem falada pelos escravos de Minas Gerais? Grato pela informação 🌻
3 жыл бұрын
Olá, é muito difícil apresentar uma resposta curta a essa questão, considerando todo o período histórico, pois são mais três séculos de tráfico, e as diversas origens dessas africanos trazidos para o Brasil, além do tráfico interno de escravos, que as vezes desembarcavam em uma região e devido a esse comércio interno era vendido para outra região do país. Mas alguns elementos culturais ou econômicos de cada região do Brasil denunciam a influência maior de africanos de uma ou outra região da África, por exemplo, o historiador Eduardo França Paiva argumenta que muitas das técnicas desenvolvidas na mineração no século XVIII em Minas Gerais advinham de regiões de mineração mais antigas da África (na África uma região muito rica em minas de ouro foi a região próxima ao golfo da Guiné, dominada por um tempo pelo Império do Mali) outro exemplo é a técnica do trabalho com pedra-sabão, muito desenvolvida em Minas Gerais, como o exemplo das famosas esculturas de Aleijadinho, a pedra-sabão era também muito utilizada em Moçambique, o que nos trás indícios de que possivelmente essa técnica tenha sido trazida daquela região da África. Ou seja, a partir desses dois exemplos podemos observar que são influências de lugares diferentes da África, por isso a dificuldade em responder qual é a origem precisa dos escravos de Minas Gerais. Obrigada pelo comentário! Abraços!
@hasd88873 жыл бұрын
@ grato pela informação
3 жыл бұрын
@@hasd8887 fizemos um vídeo sobre Ancestralidade Africana em resposta aos comentários e perguntas surgidas nesse nosso sobre as "nações" dos africanos escravizados trazidos para o Brasil. Esperamos que possa ajudar. Segue o link: kzbin.info/www/bejne/gYnFpYWjpKp-h6c&ab_channel=CurtaHist%C3%B3ria
@andresarturi6213 Жыл бұрын
Livrinho do Alcorão é foda! Tem livrinho da Bíblia Tb?
@maurochilaule59673 ай бұрын
outras africas espalhadas nos becos do mundo. abraços de moçambique
@me9855 ай бұрын
Eu sou de Pernambuco é tenho certeza sou descendente do povo banto
@coach.nandalimamaia3 жыл бұрын
Há um registro de venda de uma moça escravizada que consta "de nação da costa". Como havia pelo menos duas localizações refereridas a costa africana de qual região voces acham que era?! Congo ou Algola possivelmente? Minha avó é descendente de pessoas que foram escravizadas no Brasil, sua familia era do Rio de Janeiro e o sobrenome justamente Da Costa. Quando vi esse documento não tive como nao pensar nessa ancestralidade e queria saber mais de onde vieram meus antepassados quando ainda eram livres na Africa.
@marciareis.negocios3 жыл бұрын
Oi, moça! Jóia? se me permite responder com base no que venho estudando até o momento, talvez esse "nação da costa" remeta à região chamada pelos portugueses de "costa da mina", também conhecida como "costa do ouro", formada pelos países do Golfo da Guiné, Guiné Bissau, Togo, Gana, Benin e Nigéria. Estou à procura de saber o mesmo. Beijo.
3 жыл бұрын
Olá! Solicitei ao professor Gilberto Guizelin, que foi quem fez o roteiro desse vídeo, para entrar aqui no site e respondê-las, pois como estamos trabalhando em equipe, eu fiquei responsável pelas edições e alguns assuntos eu não domino. Mas eu suspeito que a resposta da Márcia esteja correta, deveria ser Costa da Mina, o Forte de São Jorge da Mina está localizada no país atual de Gana, mas os africanos embarcados lá eram de toda a região do Golfo da Guiné. Mas vamos aguardar a resposta do prof. Guizelin. Abraços!!! Claudia
@coach.nandalimamaia3 жыл бұрын
@@marciareis.negocios sou muito grata por dedicar um tempinho para responder! Essa questão tem uma importancia emocional afetiva bem relevante sabe?! ♡♡♡♡
@coach.nandalimamaia3 жыл бұрын
@ obrigada por serem pessoas tão solicitas! ♡.♡
@marciareis.negocios3 жыл бұрын
@@coach.nandalimamaia, sei sim, querida. Respondi por essa mesma questão, e pelos enormes obstáculos nos caminhos pra sabermos de quem viemos. Fiz muito pouquinho, mas podemos trocar informação conforme vamos nos aprofundando. Se quiser me siga no instagram, o meu é marciahreis9.
@suellenduduwa50609 ай бұрын
A partir do 5:10 o vídeo passa uma informação errada sobre a identificação das entidades da Umbanda. Orixá e entidade são entendimentos distintos, tais entidades pode sim dizer que trabalham na "linha" de determinado orixá. Já o contrário não acontece e isso não significam que sejam a mesma "personalidade" ou espírito. Ou seja, Pai Francisco da Angola não é Ogum.
@pacbiggie43383 жыл бұрын
Os escravos congoleses do Rio era do Congo que hoje é Congo Brazzaville né
@djeyty9681 Жыл бұрын
Esta região africana hoje chamada Angola, antes fazia parte do Reino do Congo. Com eles, a República Democracia do Congo, Congo Brasavil e a República Do Gabão. A Capital deste Reino é o Mbanza Congo que está localizado no Norte de Angola na Província Do Zaire.
@dezerik3970 Жыл бұрын
Somente uma pequena parte desses países fazia parte do Reino
@mercurio79967 ай бұрын
Eu simplesmente odeio que ninguém fala da origem cultural territorial das pessoas escravizados e só da escravidão.
@richardkotoski72952 жыл бұрын
A identidade foi tirada deles meu que triste
@EuDeivsonNascimento2 жыл бұрын
Isso que mais me deixa triste 😢
@samyaltiti2 жыл бұрын
Maravilhoso o vídeo... Só um detalhe, muçulmanos segue o islã não religião maometania... Da impressão que adoramos maomé e não rsrs adoramos e louvamos somente um Deus.. Tem a história da revolta dos malês... Que eles lutaram e não aceitaram ser escravizados. Mas muitos morreram
2 жыл бұрын
É verdade, foi um erro na confecção do roteiro!
@Bilkys9676 Жыл бұрын
O termo certo é escravizados, pois eram pessoas que foram obrigadas a prestar trabalho escravo, quando se refere a eles como escravas diminui a humanidade.
@JoseCruz-bh4fk11 ай бұрын
É hora do poder político brasileiro passar para a mão dos negros
@CachosPistache3 жыл бұрын
Eu pertenço a língua banta... qual foram os negros que foram pro sul era qual língua ?
3 жыл бұрын
Olá Bianca, fizemos um vídeo sobre Ancestralidade Africana em resposta aos comentários e perguntas surgidas nesse nosso video sobre as "nações" dos africanos escravizados trazidos para o Brasil. Esperamos que possa ajudar. Segue o link: kzbin.info/www/bejne/gYnFpYWjpKp-h6c&ab_channel=CurtaHist%C3%B3ria
@gringolin2 жыл бұрын
Todo mundo teve algum antepassado escravo. Imagina ha 1.000, 2.000, 3.000 anos atras. Muito simplesmente, se você postular que 1000 anos foram 30 gerações atrás, então seu número teórico de ancestrais é de dois à 30, ou pouco mais de um bilhão: 1.073.741.824. Imagina ha 2.000 anos e 3.000 anos.
@ViniciusSilva-yq5xk2 жыл бұрын
Meu povo sofreu muito
@josemaurosantos1531 Жыл бұрын
Ola essa é a minha linhagem paterna veja nos resultado abaixo e veja quem é os ancestrais dos povos vikings e nórdicos..Linhagem Paterna Seu haplogrupo é: I Nascido entre 35 e 25 mil anos atrás, o haplogrupo I representa um dos primeiros povos da Europa, possuindo diversas linhagens descendentes que se espalharam por todo o território europeu durante a última Era do Gelo, tendo sua máxima frequência nos Balcãs. É um dos haplogrupos mais numerosos entre os homens europeus, sendo a segunda maior linhagem paterna encontrada no continente (perdendo apenas para a linhagem R). Sua ramificação I1 está relacionada à Europa nórdica, ancestral das tribos germânicas e Vikings, enquanto I2 está fortemente relacionada às culturas neolíticas.  Adão cromossomial-Y 160 a 120 mil anos A: África 140 a 90 mil anos BT: África 85 a 60 mil anos CT: África 80 a 60 mil anos CF: Saída da África 75 a 60 mil anos F: Saída da África 62 a 57 mil anos IJ: Haplogrupo pai de I e J 45 a 30 mil anos I: Leste da Eurásia 35 a 25 mil anos
@edermanutencaoejardim9138 Жыл бұрын
❤a maior parte veio de Angola
@williansampaio14303 жыл бұрын
VOCÊS KEREM DIZER [...] AFRICANAS (OS) EXPLORADOS NO BRASIL ❓❓❓👁️
@karinabarros76603 жыл бұрын
Só essa referência à Umbanda tá estranha. Preto velho é preto velho, não tem relação com ser de orixá Ogum ou Iansã. Tá errado.
@lucasguerra22712 жыл бұрын
pena que foram trazidos pra cá, deveriam ter ficado no continente deles, agora só causam perturbações para este pais
@dadifox87272 жыл бұрын
E os outros que ai estāo não fazem merda nenhuma ? São santos ???
@lucasguerra22712 жыл бұрын
@@dadifox8727 Só ver a população carcerária deste país.
@vanderleia29312 жыл бұрын
@@lucasguerra2271 eles foram trazidos a forca diferentes de brancos invasores...
@hodunodet Жыл бұрын
@@lucasguerra2271 engraçado que quase todos os políticos do brasil sao brancos e adivinha quem e o pais mais corrupito o Brasil
@mrguerra5467 Жыл бұрын
Vc mancha o sobrenome Guerra.
@valeriamonteiro90894 жыл бұрын
Muito bom!
4 жыл бұрын
Muito obrigada Valéria! Estamos nos esforçando para sempre poder trazer um bom conteúdo! bjos