Vídeo abordando as origens da comunidade, desde que era uma chácara, pertencente ao Major Miguel Nunes Vidigal, até os difíceis momentos de ameaça de remoção de moradores e visita do Papa João Paulo II.
Пікірлер: 58
@profaalinecarneirohistoria33604 жыл бұрын
Filme de Sérgio Ricardo sobre a tentativa de remoção de moradores nos anos 1970. kzbin.info/www/bejne/n4OvfKOwnLt7Z9E
@marcodamasceno30624 күн бұрын
Muito interessante, acho até que poderia haver um museu contando essa historia de forma cronológica. Meus pais chegaram no Vidigal em 1968, minha mãe diz que na época tinha pouquíssimas casas, dava pra "contar nos dedos", ela mora lá até hoje. Eu estudei no Colégio Dijalma Maranhão (ensino fundamental) e no Almirante Tamandaré(parte do ensino médio), ambos localizados no Vidigal. Apesar de não morar mais lá, sinto falta da época de adolescente. Todos os anos vou visitar meus familiares que moram no Vidigal e me sinto em Casa .
@viktorlouiz42327 ай бұрын
Aula muito boa. Faz poucos meses que conheci pessoalmente o vidigal, e é de total interesse da comunidade a propagação dessas informações a nível até mesmo de trazer mais firmeza, força e autoconhecimento.
@rosanmu37979 ай бұрын
Obrigado pela aula, gostei muito.
@JoaoPaulo-jl7og Жыл бұрын
Faz, um vídeo contando a história Da comunidade, vizinha chácara do céu ... como surgiu a comunidade.
@giselecarvalho33883 жыл бұрын
Preocure seu Jamil uns dos crias mais velhos do Vidigal sabe de muita história interressante e real da favela do Vidigal !
@waldemarschneider40033 жыл бұрын
Obrigado, Muito interessante é informado...
@arlindoteixeira74843 жыл бұрын
Excelente aula, cresci no Vidigal, até hoje tenho vínculo. Apesar de resistir, hoje me entristece ver a especulação imobiliária da forma como está sendo feita, sem critério e sem planejamento.
@cesarbar50 Жыл бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾parabéns pela aula.
@flaviohenriquebio2 жыл бұрын
Muito interessante. Ótima aula!
@isabelladossantospaiva34762 жыл бұрын
Professor eu amei mt o vídeo história do vdg é mt linda
@andreavilar7273 жыл бұрын
Minha avó conhecida por Dona Senhorinha foi das primeiras a chegar aí no Vidigal ela trabalhava para Getúlio Vargas ela chegou aí no Vidigal com 8 filhos e o marido dela ,parece ser que o senhor Getúlio tinha falado para ela q no morro dois irmãos ele tinha um terreno e que deixava para ela morar lá ,era na parte da montanha e um ano uma pedra rolou do alto e acabou dando na parte de atrás da casa da minha avó e se mudou para o outro lado de onde tem as melhores vista do RJ,hoje minha tia Antônia filha mais nova da minha avó senhorinha sigue morando aí as netas dela são conhecidas por ter saído às duas do teatro do Vidigal Sabrina Rosa e Cintia Rosa e um dos filhos q durante muito tempo fez sambas enredos para o vidigal José Amaro mais conhecido como Daktary estou muito orgulhosa das minhas raízes mesmo q já não moro aí
@carlosmachado83503 жыл бұрын
Moro no Vidigal desde 1978, mas já frequentava a comunidade bem antes, pois minha tia e meu tio moravam com seus filhos no Beco da Maré, hoje Rua João Paulo Segundo, na parte baixa da comunidade. Morador do Horto, ais fundos do Jardim Botânico, me apaixonei logo de cara pelo Vidigal, quando fui no caminhão que levou a mudança de meus tios do Santa Marta para o Vidigal.
@carolinapimenta17382 жыл бұрын
Melhor professora ❤️🥺
@fatyaneramos2 жыл бұрын
Amei!!Bem explicado 👏👏👏
@robinhojs11862 жыл бұрын
Esse é sem dúvidas o melhor vídeo sobre a história do Vidigal! Parabéns.
@douglastavares27802 жыл бұрын
Que vídeo e que aula o conhecimento é super importante.
@renatalacos35423 жыл бұрын
Top
@scottvieira9542 жыл бұрын
meus parabens faz mais video do vidigal
@ricardoaraujo97144 жыл бұрын
sou mortador do vidiga a 53 anos nao sabia dessa historia gico grato
@giselecarvalho33883 жыл бұрын
Sou nascida e criada no Vidigal !
@ricardolima8104 Жыл бұрын
Trabalhei no Vidigal há muitos anos. Acho que fui o 1o assistente social a trabalhar lá. Acho que no ano 2000, quando a prefeitura inaugurou o CEMASI Dr. Sobral Pinto, no alto da favela onde fica a quadra de esportes. Guardo boas memórias e algumas estórias.
@marciarosadantasdeoliveira96733 жыл бұрын
EU FUI GRIADA NO VIDIGAL. BOM DIA ATODOS MEUS FAMILIARES E AMIGOS QUÊ AINDA ESTÃO NO QUERIDO VIDIGAL
@Maristrokes4 жыл бұрын
Quando a gente espera que a atitude do poder público seria dar dignidade a população e na verdade é apenas olhar para interesses dos mais favorecidos. Se o povo não luta.... Parabéns, o vídeo está muito bem explicado! 👏🏾👏🏾
@profaalinecarneirohistoria33604 жыл бұрын
Sim, Mari. O pouco que o povo tem é resultado de muita luta.
@leoalbuquerque9659 Жыл бұрын
Isso acontece ainda hoje se não me engano em volta redonda ou Resende ,deu 22:00 da noite os soldados vem e manda parar o barulho na hora
@caiofreitas44714 жыл бұрын
gostei do video! faça mais videos! nao desista!
@JOAOSILVA-nc6vh3 жыл бұрын
O major Vidigal costumava patrulhar a cidade do Rio de Janeiro montado em um cavalo e tinha um chicote que impunha muito medo aos malfeitores. Na época era comum as pessoas recitarem: "Encontrei o Vidigal, fugiu-me o sangue, se não sou tão ligeiro, o quati me lambe..." e mais esta: "Encontrei o Vidigal, caí no lôdo, se não sou tão ligeiro, sujava-me todo..."
@andersonvenceslau98623 жыл бұрын
Olá me chamo Anderson e faço parte de um projeto chamado Velha infância índia Vidigal RJ e o intuito é manter viva a história do Vidigal e em particular a dos moradores que em 1996 tiveram que deixar suas casas , história e lembranças devido um deslisamento de terra na parte chamada de índia devido devido sua info estrutura precária , e gostaria de conhecer mais vocês.
@profaalinecarneirohistoria33603 жыл бұрын
Olá querido. Terei muito prazer em conversar com vocês. Deixo aqui o meu e-mail. alinec.nasc@gmail.com
@cristinaoliveira56924 жыл бұрын
Muinto interessante, muito de nos que moramos aqui não conhecemos a história da nossa comunidade.
@profaalinecarneirohistoria33604 жыл бұрын
Sim, Cristina. O intuito era exatamente este. Conhecer e valorizar a história do Vidigal e sua gente.
@mariadefatimasouzadaniel6253 жыл бұрын
Eu estudei no Almirante Tamandare e subia todos os dias aquela ladeira. Tinha muita caída do pé pelo caminho. Era muita brincadeira de criança indo para a escola. Muita saudade desse tempo em que a gente andava sem medo de bala perdida.
@mariadefatimasouzadaniel6253 жыл бұрын
Eu quis voltar ao Almirante Tamandare para visitar e ver o quanto pode ter mudado. Eu não morei no Vidigal, quando eu era criança e adolescente morava na Rocinha. Fiquei 40 anos morando em Salvador e voltei há pouco tempo para a Rocinha. Quero ir lá no Vidigal para ver o que ficou do que eu conheci. Sou professora de Língua Portuguesa, formada na UFBA. Minha dentista mora no Vidigal e gostaria muito de lá. Quero ir rever as ladeiras e as curvas do Vidigal.
@luizamarilac77474 жыл бұрын
Muito obrigada pela informação!
@emersonramos60433 жыл бұрын
Que aula . Parabéns!
@diogohonorio11603 жыл бұрын
Muito bom saber detalhes da história do Vidigal. Quais os livros, fontes que você leu essa história inicial onde Oswaldo Cruz vinha com sua família tomar banho na praia do Vidigal?
@jaime205014 жыл бұрын
Amei!
@cadnew4 жыл бұрын
Excelente vídeo... excelente conteúdo! Entender a história para compreender o hoje!! 👏🏽👏🏽 continue nos brindando com seus vídeos educativos... 👏🏽👏🏽
@profaalinecarneirohistoria33604 жыл бұрын
Obrigada pelo carinho.
@liliafigueredo9334 жыл бұрын
Adorei o vídeo professora ❤️
@kleberlima22343 жыл бұрын
Minha terra,meu povo!
@Musicaesvida7033 жыл бұрын
✊🏾❣️ lindo
@marcosdasneves70003 жыл бұрын
Parabéns 👏👏👏👏 professora me ensinar a lê 😄😄😄😄😄
@andersonvenceslau98623 жыл бұрын
Nossa página no Facebook é Velha infância índia Vidigal RJ e o nosso canal no KZbin velha infância índia Vidigal RJ
@ricardorodrigues56543 жыл бұрын
Professoraaaaaa. Parabéns, eu sou nascido e criado no Vidigal. Temos uma live quinzenalmente acontecendo e seria um prazer para nós termos sua participação conosco. O nome do nosso grupo no Facebook é Velha Infância Índia Vidigal. Anota o meu número, eu fiz história na Estácio, não consegui concluir mas sou um apaixonado pela Ciência de contar sobre os acontecimentos; sobretudo das Favelas do Rio.
@profaalinecarneirohistoria33603 жыл бұрын
Olá querido. Acabei de encontrar a página de vcs Facebook. Podem entrar em contato comigo pelo e-mail. alinec.nasc@gmail.com
@sharonstone6148 Жыл бұрын
Que contradição.. Atualmente o Vidigal é uma comunidade onde a maioria dos moradores são pessoas negras, os eventos de roda de samba acontecem toda semana e muita cultura negra é ensinada para moradores e pessoas de toda parte. É inimaginável pensar que um monstro como Major Manuel Nunes Vidigal, perseguidor de tudo que se refere a cultura negra como a capoeira, o samba e cultos de religiões de matrizes africanas daria nome a essa comunidade. Incoerência.
@emanuellealmeida014 жыл бұрын
👏👏👏👏
@dori_t4 жыл бұрын
Legal
@gizelemedeiros40334 жыл бұрын
Estou estudando as comunidades no Rio de Janeiro. Não posso afirmar com propriedade, mas há similaridades no ano e o motivo da formação...Brasil tão rico e muito pouco valorizado.
@jorgemoraes58873 жыл бұрын
A história do Vidigal, assim como de outros morros e favelas do Rio de Janeiro é linda. Infelizmente, o nomes desses espaços não homenageia alguém que tenha lutado por essas ocupações. Eu não sei se existiu uma Dona Marta, porque o nome do morro é Santa Marta. Como contou à historiadora, o Major Vidigal era um repressor da futura cultura popular. Se dependesse dele e de outros como ele, não existiria às culturas citadas. Eram todos tratados como marginais.
@profaalinecarneirohistoria33603 жыл бұрын
Ótima colocação!
@JoseMateus-m2b Жыл бұрын
E,a comunidade:vila do João?
@Musicaesvida7033 жыл бұрын
Houve uma época que o governo queria remover os moradores do Vidigal, para a Favela do antares na zona oeste do Rio.
@valeriobarretosantos2655 Жыл бұрын
A papagaiada sempre repetindo o que o outro fala, por isso que nem sempre a voz do povo é a voz de Deus. Culpar o cara porque ele perseguia isso e aquilo depois de quase 200 anos é ser muito infantil.
@fabiocardozorocha24992 жыл бұрын
Você só esqueceu de falar que vidigal é umas das favelas mais perigosa do rio é tudo bonito mas quem manda é os bandidos e não tem nada de bonito nisso se vacilar bandido mata sem dó até a própria mãe