Рет қаралды 47
Nosso encontro “Café com Ciência” de maio seguirá com a conversa com Marcos Pereira Magalhães, arqueólogo do Museu Emílio Goeldi de Belém, no Pará.
Vamos explorar um pouco como tem sido o trajeto destas pesquisas que levaram a descobertas surpreendentes relacionadas à origem não só dos povos originários da Amazônia como da própria Floresta. Estudos que levaram a convicção de que a Floresta é resultado do manejo milenar de povos originários.
Nesta conversa, gostaríamos de fazer uma especulação: será possível identificar, nas atividades dos povos indígenas que vivem na Amazônia atualmente, sinais dos saberes ancestrais ligados ao manejo da floresta? Ou seja, este conhecimento que evoluiu através dos milênios, pode ser evidenciado de alguma maneira hoje? Há práticas ou mitos que evidenciem esta herança? Qual a importância destas descobertas para nós hoje?
Vamos também conhecer um pouco das particularidades do trabalho que Marcos e sua equipe têm desenvolvido, os desafios, superações, como tem sido este "tecer" de uma teoria que tem quebrado paradigmas.