Рет қаралды 4,176
🌹 AOS NOSSOS MORTOS NENHUM MINUTO DE SILÊNCIO, MAS TODA UMA VIDA DE LUTA
✊🏿 O chão vermelho, assim como nossa bandeira conhecia os passos de Gleison e Valdir, os mesmos passos que caminhavam para cultivar a terra com a certeza de que dela brotaria a vida. Mas naquela noite, o latifúndio mostrou sua face mais cruel. Eram vinte homens, cinco carros, motos cortando o silêncio. Vieram armados, trazendo a sua covardia na ponta do fuzil. Não queriam apenas a terra, queriam calar o sonho, fazer do medo uma cerca visível.
‼️ O Massacre de Tremembé ceifou vidas, feriu corpos, mas não apagou a história. O assentamento Olga Benário, criado com luta em 2006, segue de pé, carregando a memória dos que tombaram. São 46 famílias que transformaram aquele solo em fartura, cultivando mandioca, hortaliças, cana, pecuária e agrofloresta. São raízes profundas, mais fortes do que qualquer violência que uma especulação imobiliária ou latifúndio podem causar.
🚩 Gleison e Valdir vivem na memória, nos mutirões de plantio, germinam nas mãos calejadas, nos mutirões que florescem como um campo de resistência, o futuro segue sendo cultivado, na certeza de que quem semeia sonhos nunca os vê desaparecer.