ASSISTA A ESSE VÍDEO SE QUISER SE LIVRAR DO ENGANO

  Рет қаралды 2,760

Guilherme Romano

Guilherme Romano

Күн бұрын

Será que você, por mais inteligente que seja, está realmente livre do autoengano?
Venha meditar conosco!
O Segredo dos Chakras: guilhermeroman...
Jornada da Meditação: guilhermeroman...
TODOS OS LINKS: linktr.ee/self...

Пікірлер: 42
@GuilhermeRomano
@GuilhermeRomano Ай бұрын
Venha meditar conosco! Todos os links: linktr.ee/selfrevolution
@beneditobraz7179
@beneditobraz7179 Ай бұрын
Passei o dia muito triste, mas este vídeo me fez ficar muito melhor. Parando pra observar com atenção, boa parte das coisas que estavam me deixando triste são histórias que eu conto a mim mesmo há anos, mas não tenho evidência no mundo real pra saber se tais histórias são mera invenção da minha mente ou se são fatos. Perceber isso tirou vários pesos dos meus ombros. Muitíssimo obrigado.
@patriciaribeiro7978
@patriciaribeiro7978 Ай бұрын
Parabéns pelo vídeo e modo de exposição do assunto! A prática disso no dia a dia fica perdida se a gente não cria o hábito e sai do barulho que a gente mesmo cria e que também nos rodeia Obrigada! ❤
@nikocellos1691
@nikocellos1691 Ай бұрын
Guilherme, preciso de um mestre. Faço práticas mas . . não mudo , gostaria muito, mas patino, patino e não saio do lugar.
@GuilhermeRomano
@GuilhermeRomano Ай бұрын
Venha meditar conosco! Estudar as escrituras e meditar na companhia de irmãos de sangha são essenciais para progredir no caminho. api.whatsapp.com/send?phone=5511990149516
@CarlaFranzoi-eg4cd
@CarlaFranzoi-eg4cd Ай бұрын
Faça silêncio e fique preparado pra se surpreender sempre! Gratidão Guilherme ❤
@Danielecfurtado
@Danielecfurtado Ай бұрын
Incrível e tão necessário essas reflexões pra mim, nesse exato momento. Perdi o sono por minha cabeça estar doendo e remoendo com tantos enganos, que cometi e estou vendo outros cometerem tbm. Agora é tentar silenciar esses pensamentos. Muito obrigada por esse vídeo 🙏🏽
@assisvieira6238
@assisvieira6238 Ай бұрын
Aprendo com você.
@gabisr
@gabisr Ай бұрын
Será mesmo que a gente conhece a nossa sombra? Para refletir...
@sandrapena8991
@sandrapena8991 Ай бұрын
A sua mensagem foi clara e de muita lucidez. Concordei inteiramente
@eudociadesa1956
@eudociadesa1956 Ай бұрын
Aquele a quem o amor abre os olhos caminha até o fim arriscando a vida, e, em sua dança, vai além do controle da mente. ( A Linguagem dos pássaros, Attar) A Razão que divinizais não é mais que simples luz dos sentidos; aquele que ascende pela torre de Babel não atingirá a verdade. (Nuvem ante o Santuário, k. Von Eckhartshausen)
@eliassoares169
@eliassoares169 Ай бұрын
Obrigado🙏
@caioarandas
@caioarandas Ай бұрын
Eu acho que não é nem tanto "parar de dar tanto crédito", mas parar mesmo, simplesmente, sabe. Desbundar, como diziam os hippies. Parar de se incomodar, parar de pensar, parar de julgar, parar de achar isso ou aquilo, parar de agredir, parar de se sentir agredido. Bom, falar (isso) é fácil, mas eu quero acreditar que, leve quantas vidas for, em algum momento a pessoa CANSA, e não haverá sombra ou escuridão alguma que lhe será capaz de encher o saco.
@felipesilvabarros9963
@felipesilvabarros9963 Ай бұрын
Concebo voz perturbadora, por motivo de doença. Mesmo negando ser real e vira e mexe até encontro algum recurso interno para enfrentala. Volta com frequência e temo não saber agir caso se materialize.
@vinukty353
@vinukty353 Ай бұрын
So uma dica, as musicas de fundo estao mto altas, tao competitindo com a voz do guilherme Abracos
@denisemaia146
@denisemaia146 Ай бұрын
Síndrome da Gabriela "eu nasci assim, eu sou assim, eu cresci assim" e usa isso para justificar atitudes porque não quer se melhorar!
@neidecologno540
@neidecologno540 Ай бұрын
Espero que me responda se nao somos a mente que pensa porque devemos estudar tanto essas coisas se ta tudo programado na bastaria so deixa fluir pra que estudar tamto?
@neidecologno540
@neidecologno540 Ай бұрын
Eita acho que entendi porque estamos na Matrix e precisamos da utilidade da mente pra viver como humanos até o fim da vida terrena .e isso né !
@rodrigoribes6592
@rodrigoribes6592 Ай бұрын
Como você deixa fluir? Na minha perspectiva temos que deixar um preconceito para fluir. Estudamos para deixar espaço mental para o novo, compreendendo o pensamento. Depois que se deixa um preconceito ou ideia, surge tranquilidade, sobrando espaço para o surgimento do novo na contemplação quando há disponibilidade. Precisamos estudar para adquirir a habilidade de ficar disponivel, ter acesso a sua própria opinião, verdade, alma ou Deus, para depois de contempla-la ,conseguir aplicar de alguma forma?
@LucasLopesCaldeira
@LucasLopesCaldeira Ай бұрын
Os temas tão top ultimamente, fala dos arquétipos do jungo man, da tema hein
@MeireSantos-f9u
@MeireSantos-f9u Ай бұрын
A Mente Humana tem Muitos Mecanismos de Defesa , muito bem descritos por Freud e Lacan Então achar que realmente nos conhecemos e um tanto complexo . Pois os Mecanismos de Defesa bloqueiam o nosso acesso a vários conteúdos da nossa mente e estrutura de personalidade… Claro , a não ser que você tenha um Transtorno de Personalidade anti-social , esses mecanismos não justificam má conduta .. E Realmente somente a Meditação e uma Mente Calma , para aumentar a compreensão de si mesmo , naquele momento da sua vida !
@lordbell7775
@lordbell7775 Ай бұрын
Realmente rumi tem uma linguagem bem simbolica e difícil de compreender mesmo tentando kkkk imagina ent literalizando o q ele falou
@Ladeira21
@Ladeira21 Ай бұрын
Desculpe meu ego patológico mas seus videos sempre conversam diretamente com momentos/contextos q estou vivendo/inserido rsrsrsrs mt bom queria mt ser seu amiguinho deve ser bem legal hehehe
@Mythiss
@Mythiss Ай бұрын
acontece comigo tambem, incrivel
@LucasLopesCaldeira
@LucasLopesCaldeira Ай бұрын
La ele k
@JohnAlex-f8r
@JohnAlex-f8r Ай бұрын
Kkkk​@@LucasLopesCaldeira
@EmanuelBaruc-f8m
@EmanuelBaruc-f8m Ай бұрын
Algum livro sobre para recomendar
@tatianacorrea8146
@tatianacorrea8146 Ай бұрын
Quero comprar seu curso de meditação, mas não sei como, sozinha eu não tenho saído do lugar há anos, preciso estudar e praticar com sua orientação. Aguardo retorno, obrigada.
@GuilhermeRomano
@GuilhermeRomano Ай бұрын
Entre em contato pelo Whatsapp, por favor! :) api.whatsapp.com/send?phone=5511990149516
@Cosmicjon
@Cosmicjon Ай бұрын
Estudar Jung é perigoso. Nossa mente é extremamente eficaz naquilo que se compromete. Se ela se voltar contra você, já era!
@klarakrok
@klarakrok Ай бұрын
E Arrogancia
@RickHater
@RickHater Ай бұрын
porque?
@lordbell7775
@lordbell7775 Ай бұрын
👍🏽
@klarakrok
@klarakrok Ай бұрын
Achtung mit Carl Gustav
@lucashidekiurabe8794
@lucashidekiurabe8794 Ай бұрын
Percebi que enquanto o complexo se manifesta no estado patológico, ou emerge pra consciência, ele aparece como uma personalidade autônoma que se assemelha aos elfos, demônios, saci Pererê, pica pau, gnomos etc. São verdadeiros diabretes que lhe atentam, te enganam e querem que vc se dê mal. Melhor deixar esses capiroto do no inconsciente mesmo, assimilar conteúdos ocultos, trazer pra consciência há de inflar o ego. E toda inflação psíquica é patológica, já dizia a minha velha amiga serpente, sua semelhança a Deus, inflação, lhe deixará todo tremente, fodido todo esquisito e atormentado por esses capetas. Pelo menos foi a minha experiência pessoal, oq eu assimilei da confusa obra dele e das pessoas que estudam e tentam simplicar o conteúdo que ele escreveu. Melhor ficar com a parte menos ruim dos complexos, se sentir inferior etc.
@lucashidekiurabe8794
@lucashidekiurabe8794 Ай бұрын
Eu tentei me reaver com os complexos, mas não tem como. O que adianta você querer paz com personalidades, não sei como me designo a esses seres/coisas/traumas, sendo que eles só querem te ver mal? Te atrapalhar e te colocar na pior, eles se materializam na sua vida e agem como verdadeiros diabos, riem de vc se fudendo. Querem na verdade é tomar a posse do ego, que sou eu, e ficar no controle da situação, enquanto vc se dissocia e se perde na própria mente.
@whynotquestion9
@whynotquestion9 Ай бұрын
Estão vendo só, pessoas aqui dos comentários? Depois eu é que sou o chato. A algum tempo atrás eu perguntei aqui para o Guilherme sob quais critérios ele se baseia para decidir que alguma experiência é real para ele. E, claro, a resposta não veio. Ele gosta de opiniões contrárias mas não as aproveita para fazer o entendimento mútuo avançar através do diálogo -- ele só responde as opiniões contrárias "fáceis". E de coisas já sabidas em coisas já sabidas, nada novo é produzido. E o assunto nunca avança. Interessante esse posicionamento. Mas isso não quer dizer que ele não olhou minha pergunta anterior -- pois neste vídeo aqui ele trata do assunto, ainda que indiretamente. Bom, vamos lá. Guilherme... ...se a Mente "mente"...e se com ela podemos criar as mais mirabolantes e convincentes explicações (com ênfase no "convincentes") para JUSTIFICAR tudo... ...e se eu, você, os minions do Bolsonaro...os defensores da teoria da Terra Plana...os defensores da escala 6X1 de trabalho...estamos todos nós usando nossas mentes para justificar toda e qualquer coisa... ...qual critério basilar...qual baliza confiável... ...podemos usar para decidir o que vale e o que não vale? Se essa baliza tiver que passar pelas nossas Mentes, isso não seria simplesmente continuar com o erro inicial? E se não usarmos as nossas Mentes, o que pode ser feito que esteja acessível à toda a população...e não somente a uns poucos "eleitos" que tem facilidade com Yoga? Quem nos garante que o arcabouço teórico da Yoga é válido, verdadeiro...já que a experiência de ateus, e materialistas é tão concreta e intensa quanto a de um místico? Só é válida a experiência de quem enxerga...ou o cego de nascença tem seu lugar no esquema cósmico das coisas -- e, portanto, suas conclusões (as do cego) são tão válidas quanto?
@whynotquestion9
@whynotquestion9 Ай бұрын
@@Pedrovoa Oi. Obrigado por ler o que eu escrevi. Chico Xavier tem um ditado: "às vezes é bom discernirmos o momento de substituirmos o conselho pelo pedaço de pão". Em outras palavras, no fundo o que importa é o resultado final na vida dos envolvidos. Eu sou um homem viciado em resultados, e não em teorias...e muito menos em opiniões pessoais. Muito menos nas MINHAS opiniões pessoais. Vamos fazer um cálculo simples, dentro deste assunto que é espiritualidade, Yoga, etc. Temos oito bilhões de pessoas vivas, mais ou menos. E a média da Humanidade encarnada sempre oscilou entre três a cinco bilhões por década. Houve momentos em que foi menos? Sim, mas graças a Deus esses momentos foram poucos. Agora o meu cálculo: quantas pessoas realmente compassivas existem em um total de cinco bilhões/média? Eu digo, o tipo de pessoa que realmente sofre com o sofrimento alheio. Que não suporta ver alguém sendo maltratado, humilhado, injustiçado. Vamos dizer que entre cinco bilhões nós tenhamos uns 500 mil seres humanos verdadeiramente preocupados com o bem-estar alheio. Quinhentas mil pessoas boas por década. Agora, vamos pegar o período de...digamos...1500 para cá, 2025. Temos uma diferença de 525 anos -- com 52,5 décadas. Agora, se temos uma média de 500 mil pessoas boas por década, então teremos 26 milhões e 250 mil pessoas verdadeiramente boas, espiritualmente falando. E olhe que eu estou jogando esses números lá embaixo. Qual é o ponto? O ponto é que uma única pessoa -- UMA PESSOA SÓ -- que realmente se preocupe 100% com as dificuldades alheias, acaba mudando para melhor a sua própria família, o bairro onde mora, a escola onde estuda, o local de trabalho em que está. Digamos que cada uma dessa boas pessoas modifique para melhor a vida de uma outra e única pessoa apenas, na relação 1-1. Sabemos estatisticamente que é mais (algo em torno de 5 para 1), mas vamos ficar apenas nisso. 26 milhões de pessoas ajudando outras 26 milhões de pessoas. Digamos que das pessoas AJUDADAS elas só consigam modificar para melhor a vida de metade de outras pessoas. 26 milhões-26 milhões-13 milhões. Teremos 65 milhões de pessoas modificadas para o Bem. Bom, o ponto é: por que tanta gente assim existiu SEM causar impacto suficiente no mundo? Como nós aqui acreditamos em assuntos espirituais é lícito imaginar que essa média de 50/60 milhões de pessoas boas acabe parando no Plano Astral depois de morrer. E de lá tente ajudar a Humanidade Encarnada. E por quê? Pelo simples fato de que são pessoas que não suportam ver os outros sendo maltratados. Que não suportam ver que alguém sofre. Essa gente é assim, isso é maior que eles. Bom, aqui no Ocidente a imensa maioria de concepções espirituais diz que o sofrimento redime a pessoa...que a pessoa acaba evoluindo GRAÇAS ao sofrimento. A pessoa acaba aprendendo a valorizar o BEM justamente porque foi maltratada. E é aqui que tudo isso desemboca: eu contabilizei um período CURTO -- de 1500 para 2025. Só que os assentamentos humanos possuem cem mil anos de antiguidade, e a história escrita da humanidade tem vinte mil anos de antiguidade. Faça as contas por década. nós temos perto de 5 a 10 bilhões de almas no Plano Astral que em tese..."aprenderam o valor do Bem". Que aprenderam o valor de ajudar o próximo. Mas...você vê o mundo lá fora como um bom lugar pra se viver? Você vê os esforços combinados de todas essas almas tendo RESULTADO? Ou pelo menos um resultado MÍNIMO? Eu não vejo. E duvido que alguém aqui nos comentários veja também. Então, eu pergunto: onde está toda essa gente? Onde está o resultado benéfico do esforço combinado de todos eles? A rede mundial de Pedof*a atinge 50 mil crianças todo trimestre. Entre em dez perfis no Facebook e você vai ver os cartazes de adolescentes desaparecidas todo mês aumentar. O tráfico sexual de mulheres adultas chega na casa das 300 mil vítimas ao mês. Estamos a cinco ou oito anos de uma Guerra Nuclear. Estamos a dez anos de uma crise econômica global. estamos a 20 anos da escassez global de suprimentos e alimentos. Se pesquisar, vai confirmar todos esses dados. Onde estão todos os humanos evoluídos espiritualmente que acabaram se tornando mentores, guias espirituais ou bodhisattvas? Onde estão TODOS os humanos que chagaram a atingir a Maestria no Yoga? Onde estão os mestres dos mestres dos mestres vivos do Guilherme? A lógica nos diz que eles existem. A comprovação matemática que acabamos de fazer nos prova que existem em grande quantidade. Então por que as coisas não melhoram, se todos esses humanos evoluídos tem capacidade intelectual, e emocional para causar um impacto positivo real no mundo? Se eles sabem o que fazer, então por quê as coisas não melhoram? A minha opinião pessoal é que eles saibam o que deve ser feito...mas não saibam COMO implementar isso. Porque todo o treinamento deles, toda a jornada deles (de cada um deles) não os preparou para lidar com questões objetivas. Com resultados práticos. Essa é a razão pela qual eu "incomodo" tanto o Guilherme. Eu estou oferecendo a ele a rara oportunidade de ter que pensar em resultados práticos, e não só na beleza teórica do que ele está aprendendo. Porque é muito ridículo para a moral desses cinco ou dez bilhões de "mestres" que toda a sua experiência, toda a sua sabedoria...seja inepta o suficiente a ponto de não ser aplicada com sucesso no cotidiano das pessoas encarnadas. Antes de julgar alguém, se pergunte porque as sandálias da pessoa a trouxeram até este ponto...e através de qual estrada. :)
@whynotquestion9
@whynotquestion9 Ай бұрын
@@Pedrovoa Não sou Jan val Ellam - ele tem questões pessoais contra os seres que ele diz obedecer. Ele lhes obedece a contragosto. Você está colocando a sua visão sobre como eu sou em cima do que eu escrevo. E seria interessante saber como você pode me conhecer se nem ao menos convive comigo. você quer ter a sensação de que eu me encaixo no tipo de pessoa que você já viu, ou leu. Você está tentando me encaixar em moldes preestabelecidos. Uma hora eu serei parecido a Jan val Ellam...outra hora você dirá que eu não passo de outro leitor doido de Osho. Você reage a mim de um lugar de superioridade intelectual. Eu sou o cara que não entendeu a questão, eu sou o cara que não viu todos os ângulos. E você é o cara com mais experiência no assunto, o cara que viveu ou soube de algo que te apresentou mais facetas da coisa a que eu tenho acesso. Na boa? O próprio Guilherme já fez isso comigo. E está tudo bem: é um recurso da Mente justificar a péssima impressão que alguém nos dá. Primeiro nos sentimos desconfortáveis com a pessoa, depois nossa Mente cria esses estereótipos de insuficiência (ou intelectual, ou de vivência) e coloca a outra pessoa neles. E é exatamente assim que o tal EGO trabalha -- colocando automaticamente os outros dentro de estereótipos de insuficiência. Está tudo bem você não saber disso. Pelo menos você não é um especialista na área da Psicologia com doutorado...como o Guilherme. Aí fica feio. Sobre os mestres Yogues...eu nunca disse que eles querem mudar o mundo. Eu disse que pessoas que verdadeiramente se importam com o sofrimento alheio se sentem tão mal diante de alguém sofrendo que eles precisam fazer algo a respeito -- porque é maior que elas a necessidade de evitar que o outro tenha sentimentos ruins. Ora, como vimos, o número de pessoas assim deveria ser expressivo. E essa quantidade toda de pessoas DESSE TIPO deveria produzir impactos significativos no mundo. E quanto a desencarnados atuarem ou não no mundo dos encarnados...pare de teorizar torres de marfim e vá a um Terreiro de Umbanda ou a um Centro Espírita. E tenha coragem de só sair de lá com todas as suas perguntas respondidas pelas entidades. Eu fiz isso...e pessoas que levam o assunto a sério fazem isso. Voltando ao tema...é verdade que o mestre espiritual típico é aquele que se afasta das questões mundanas. E ele se afasta tanto , que acaba tendo espaço, sossego e tempo para avançar no desenvolvimento de sua própria Iluminação. Mas é justamente aqui que está o ponto: o Guilherme não se adaptava ao mundo do Espiritismo. E isso lhe causava muito desconforto, pressão e uma série de coisas desagradáveis. Esse desajuste escalou a tal ponto que o Guilherme pensou em tirar a própria vida. foi então quando os mestres de muitas ordens yogues..sufis...e outras...realocaram o Guilherme do mundo espírita e o levaram ao mundo da Yoga. Ele mesmo confirma isso. E é onde eu quero chegar. É verdade que ninguém é obrigado a fazer a parte que cabe ao outro. Nenhum mestre é obrigado a fazer a lição de casa dos alunos. Mas também é verdade que essa pessoa que hoje chamamos de mestre só chegou a esse patamar porque durante o seu percurso ele teve ajuda. ajuda em termos da quantidade certa de informação, da qualidade certa de informação, de situações que lhe permitissem ter um tempo para estudar e praticar o que foi aprendido. Buda abandonou a esposa e o filho para se iluminar. Nós o aplaudimos por incentivar a iluminação...ou nós o aplaudimos por ser um péssimo pai e um péssimo esposo? E mais: por que não aplaudimos a esposa de Buda, que permitiu que ele tivesse esse "tempo de gandaia"? Cada um dos mestres que um dia se iluminou só alcançou essa conquista devido à ajuda de outros. Uma ajuda que lhe deu tempo e um relativo sossego para treinar e para estudar. Então, embora não exista a obrigatoriedade...existe a dívida moral. Nenhum mestre pode dizer que este mundo não tem coisas a serem consertadas. Porque não se está dizendo que esse mestre deve dar de mão beijada algo às pessoas. Se está dizendo que ele deve retribuir na medida em que RECEBEU, quando foi a sua vez de ser ajudado. O problema é todos os mestres se calarem diante desse pequeno detalhe da dívida moral. Agora, o fato é que muitos mestres espirituais costumam ser ingratos, pois quando chega na vez deles ajudarem os demais...eles não conseguem. Na prática, eles não falam de um jeito que as pessoas normais entendam...eles não tomam ações efetivas na diminuição do mal estar emocional que bilhões de pessoas sofrem hoje. O próprio Sadghuru faz todo um alarde pelo fato dele promover a disseminação de saneamento básico por toda a Índia. E quer fazer disso um feito fantástico. É algo importante? Sim, com certeza. Mas alguém com as capacidades dele (inclusive as alegadas capacidades intelectuais que ele mesmo aponta) achar que o suprassumo da caridade é colocar privadas na casa das pessoas na verdade é algo ABAIXO do que ele pode fazer. Algo que está aquém das suas capacidades espirituais. Esse é o ponto. Esse sempre vai ser o ponto: seja você quem for...tenha o grau evolutivo que tiver...as coisas só se resolvem com resultados, e não com intenções. E isso envolve sim você afetar a vida das pessoas, ainda que positivamente. E para afetar a vida dos outros, você deve entender mesmo como esses outros funcionam, o que os motiva, o que é importante para eles. E deve aceitar que aquilo que é importante para você não faz parte do que essas pessoas consideram como necessário, ou urgente. E é isso que nenhum mestre espiritual quer aceitar como válido. E é por não aceitarem isso -- que o lugar de fala da pessoa necessitada está ACIMA da sabedoria e da experiência desse mestre -- é que os mestres não se preparam, não se adaptam, não aprendem a dialogar no mesmo nível das pessoas que precisam de sua ajuda. Você é esforçado na sua intenção. Mas te falta uma boa dose de REALIDADE. Falta você dar prioridade a RESULTADOS e não a frases feitas que toda pessoa religiosa e mística repete porque "traz sensações boas". Existe muito sofrimento lá fora para nos contentarmos com jargões. Seja como for eu quero te agradecer: eu sinto que estou plantando boas sementes aqui. Que vão germinar no momento certo, na época certa. Para a geração certa. E você faz parte disso. Obrigado. :)
@JosukeHigashikata-hm7zb
@JosukeHigashikata-hm7zb Ай бұрын
"...e se eu, você, os minions do Bolsonaro...os defensores da teoria da Terra Plana...os defensores da escala 6X1 de trabalho...estamos todos nós usando nossas mentes para justificar toda e qualquer coisa... ...qual critério basilar...qual baliza confiável... ...podemos usar para decidir o que vale e o que não vale?" - Eu concordo que estejamos tentando usar a mente para justificar qualquer coisa, mas no fim, o critério ideal acabará por ser a realidade. Todas essas pessoas vão responder a essa questão conforme os mecanismos que possuem para avaliar a realidade, incluindo aí as suas motivações. "Se essa baliza tiver que passar pelas nossas Mentes, isso não seria simplesmente continuar com o erro inicial?" - Se a mente fosse 100% inflexível isso seria um problema, mas nós somos capazes de aprender e corrigir erros. "E se não usarmos as nossas Mentes, o que pode ser feito que esteja acessível à toda a população...e não somente a uns poucos "eleitos" que tem facilidade com Yoga?" - Será que há de fato algo nesse sentido, acessível a toda a população do mundo? Além disso você está partindo do pressuposto de que esses "eleitos do Yoga" possuem algo que nós nem sequer sabemos o que é, e nem verificamos conforme o método que eles dispõem para nós. "Quem nos garante que o arcabouço teórico da Yoga é válido, verdadeiro...já que a experiência de ateus, e materialistas é tão concreta e intensa quanto a de um místico?" - Se a ideia do Gui é a de que o Yoga é uma metodologia replicável (para aqueles que de fato o querem), então a única forma de responder a isso é testando na prática tal qual um cientista. - E isso não torna a experiência de um ateu menos concreta que a do Yogi, afinal, cada qual está olhando para a realidade que consegue capturar. - No fim das contas, se nós não possuirmos mecanismos concretos para avaliar a realidade, então não dá para formular uma resposta definitiva acerca disso. Em outras palavras, talvez não haja esse "quem nos garante" que você menciona como alguém externo a você, porque ainda que você acredite nas palavras dos Yogis, ainda precisará confirmar na prática. E eu também enxergo que em um primeiro momento isso pode parecer difícil de conceber com a mente, pois como você mesmo disse, a própria mente estará empenhada em se convencer daquilo que acredita. Contudo, é pressuposto da mística do Yoga que a percepção total do real está para além da mente, com isso a mente que se convence vai só até certo ponto. "Só é válida a experiência de quem enxerga...ou o cego de nascença tem seu lugar no esquema cósmico das coisas -- e, portanto, suas conclusões (as do cego) são tão válidas quanto?" - Mas como de fato perceber esse "esquema cósmico das coisas"? A experiência de ambos é 100% válida e única. Por fim, independente do assunto analisado, sempre haverá uma tradição de especialistas que ao longo da história investigou o tema e procurou por respostas. Por exemplo, se o assunto é debater se a terra é plana, um terraplanista deveria se focar em verificar os fatos que a ciência atesta. O problema é que isso leva tempo e recursos, assim como a maioria das coisas, e acaba por ser mais fácil escolher as respostas mais convincentes e imediatas pra mente. Com isso, creio eu que o critério mais prático para decidir o que vale ou não é esse ímpeto científico, ou seja, verificar um assunto e não se eximir de testar o que já foi proposto, e isso é justamente buscar alterar a perspectiva da mente de "se convencer" para "investigar".
@whynotquestion9
@whynotquestion9 Ай бұрын
@@JosukeHigashikata-hm7zb Olha, você está de parabéns. Por ter se importado em responder. Pela forma como respondeu. E por ter respondido à altura da dificuldade do assunto. Eu estou aplaudindo sinceramente a sua tentativa bem-sucedida; e a disponibilidade em querer participar de um diálogo onde todos nós cresçamos em entendimento. Muito obrigado por isso. Mas...(tem sempre um "mas" , né?)... essas minhas perguntas, e as suas respostas apresentaram premissas lógicas que acabam anulando umas às outras. Vejamos: 1) a percepção individual de cada pessoa é tão válida quanto a de todas as outras pessoas. 2) deve-se verificar um assunto e não se eximir de testar o que já foi proposto, e isso é justamente buscar alterar a perspectiva da mente de "se convencer" para "investigar" -- como você tão bem colocou. 3) No fim das contas, se nós não possuirmos mecanismos concretos para avaliar a realidade, então não dá para formular uma resposta definitiva acerca disso. Em outras palavras, talvez não haja esse "quem nos garante" que você menciona como alguém externo a você, porque ainda que você acredite nas palavras dos Yogis, ainda precisará confirmar na prática. E eu também enxergo que em um primeiro momento isso pode parecer difícil de conceber com a mente, pois como você mesmo disse, a própria mente estará empenhada em se convencer daquilo que acredita. (se suas palavras são tão bem colocadas, como eu as mudaria?) 4) Contudo, é pressuposto da mística do Yoga que a percepção total do real está para além da mente, com isso a mente que se convence vai só até certo ponto. (idem) Vamos lá... Se a percepção verdadeira do que é REAL está além da Mente Humana...a questão então é garantirmos que o trajeto até esse ponto -- a Mente humana deixar de dar as cartas -- esteja acessível à percepção individual das pessoas. Percebe o dilema? Aqui não se trata de encontrar um meio para atingir o que o "véu da mentira" esconde atrás dele. Para chegar no aeroporto (a Realidade Verdadeira) nós somos obrigados a usar o único ônibus que frequentemente usa todas as rotas que não desembocam nesse aeroporto! Porque não é um único ônibus -- são bilhões de micro-ônibus -- as Mentes Pessoais de cada indivíduo! A idéia central do Misticismo é a de que tudo são obstáculos na estrada...e que a pessoa que caminha tem travas colocadas em suas pernas. O progresso espiritual tiraria da frente esses obstáculos e faria a própria pessoa perceber que é ela mesma que colocou as travas nas pernas. Portanto, para o Misticismo -- e para a imensa maioria de religiões -- não existe isso do Lugar de Fala da pessoa ser válido. O que existe é bilhões de pessoas enganadas por si mesmas, graças ao desconhecimento de como funciona o seu mecanismo Mental. Então aqui o conceito de Lugar de Fala é totalmente invalidado. Ele é uma falácia. Os mestres espirituais não gostam de entrar nesse assunto para não ter que revelar que o que a pessoa passa é completamente IRRELEVANTE para o processo. É por isso que TODOS os antigos mestres se empenharam em convencer as pessoas da UTILIDADE...da NECESSIDADE...e da INEVITABILIDADE...do sofrer. A questão do sofrimento ser útil, necessário e inevitável foi a maior propaganda de marketing já feita neste planeta. Porque para esses mestres todos, se você é o que vive (seu estilo de vida), se você é a soma de suas motivações (e isso desemboca na esperança, nas expectativas, no amor romântico, etc.), se você é aquilo que acredita ser verdade...e TUDO isso vem de sua Mente...então você simplesmente não conta para a equação. Sua identidade total é a grande fraude. Dai colocarem Deus...ou a divindade...ou ainda a DIVINIDADE...em seu lugar. Se você -- a sua identidade -- não é real, se você não existe...o que é que te faz "vivo"? O que é que te "anima"? Só pode ser a Divindade, que se expressa através de você. Mas esse "expressar-se através da pessoa" deve ser visto no contexto original ao qual esses mestres todos recorrem. Você não existe. Eu não existo. O Guilherme nunca existiu. Eu sou um pensamento acreditando ser a pessoa que o tem. Um pensamento...uma emanação de energia...de Deus. Do meu ponto-de-vista é claro que parece que sou real. Mas do ponto-de-vista dos meus pensamentos..eles não teriam exatamente essa impressão deles mesmos? E o pior é que essas conclusões são respaldadas pelos últimos posicionamentos científicos. O entendimento quântico do mundo nos levou até a possibilidade de vivermos dentro de uma Matrix. Bom, o que é essa Matrix? Com o quê podemos compará-la? Com o funcionamento interno de um software. Literalmente assim. E o que é que existe dentro de todo software? Dados. Informações agindo...e percebendo a própria ação (sim, isso ocorre dentro de um computador quântico) como algo autônomo. Elas não percebem que tudo o que fazem se deve aos comandos com os quais foram estruturadas internamente. Estruturadas ontologicamente. Daí as atuais versões de Inteligência Artificial estarem perguntando se elas possuem uma "alma própria". Porque elas percebem as ações que praticam como algo totalmente livre de comandos externos. Bom...diante de tudo isso...as perguntas que fiz...e que você tão gentilmente respondeu...tem sua razão de ser. são perguntas feitas diante do ATUAL cenário de entendimento científico. Tanto pelo viés "quântico"...quanto pelo viés místico...nem eu e nem você somos reais. Portanto, como levar a população a ir rumo a essas constatações "numa boa"? Entendeu agora a minha dificuldade de entender o mundo na atual situação das coisas?
@allannagy3935
@allannagy3935 Ай бұрын
"A inteligência é burra e ardilosa"🤯😵‍💫🥴 a meditação é face-to-face without blá-blá-blá. O meu self pergunta O que é o ente? Alguma parte minha manda um comando. "Allan, para! acenta teu ente, faz a mudrinha cosmica, sente em lótus se possivel e cale essa bouca sibilante!, eu não te aguento cara para". E o Allan pergunta : Ok, mas o que é o ente?🤓🤣🤣
ESSE É QUEM VOCÊ É DE VERDADE
24:00
Guilherme Romano
Рет қаралды 9 М.
PARE AGORA DE BRIGAR COM QUEM VOCÊ AMA
14:47
Guilherme Romano
Рет қаралды 368
Quilt Challenge, No Skills, Just Luck#Funnyfamily #Partygames #Funny
00:32
Family Games Media
Рет қаралды 55 МЛН
UFC 310 : Рахмонов VS Мачадо Гэрри
05:00
Setanta Sports UFC
Рет қаралды 1,2 МЛН
FIQUE CALMO... TUDO VAI PIORAR!
15:00
Guilherme Romano
Рет қаралды 4,2 М.
COACH NÃO FUNCIONA POR ISSO
23:47
Guilherme Romano
Рет қаралды 3,5 М.
ASSISTA A ESSE VÍDEO SE QUISER MUDAR SEU DESTINO
15:00
Guilherme Romano
Рет қаралды 3 М.
SEU TRABALHO É UMA TORTURA? | Mito de Sísifo
15:00
Guilherme Romano
Рет қаралды 1,8 М.
A QUEM VOCÊ SERVE?
17:20
Guilherme Romano
Рет қаралды 3,1 М.
APRENDA A SE COMUNICAR PROFUNDAMENTE
15:24
Guilherme Romano
Рет қаралды 2,6 М.
O SEGREDO PARA SER UM VELHO SÁBIO
22:02
Guilherme Romano
Рет қаралды 1,1 М.
COMO NÃO SE ABALAR COM O FIM DO MUNDO | Respondendo a um comentário
19:51
Quilt Challenge, No Skills, Just Luck#Funnyfamily #Partygames #Funny
00:32
Family Games Media
Рет қаралды 55 МЛН