kzbin.info/door/STlOTcyUmzvhQi6F8lFi5wjoin Use o cupom ATILA12 para 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/AtilaIamarino
@alexfbernardes9 ай бұрын
Acho "curioso" como a cada entrevista a gente pode perceber que no fundo praticamente todos os problemas estruturais passam pela concentração de renda, consumo desenfreado, descuido com natureza, todos problemas latentes do capitalismo e que temos total condição de superar. Precisamos ter mais criatividade para pensar um modelo econômico que priorize a vida, o bem estar social e o cuidado com o planeta.
@denisearaujo1719 ай бұрын
Concordo , a questão é que para essa mudança de sistema seria necessário um grande pacto social ou uma revolução da grande massa global prejudicada contra os gananciosos. Duas coisas, ao meu humilde ver, distantes do horizonte (mas posso estar sendo pessimista).
@filipe.campos.9 ай бұрын
@@denisearaujo171 é algo que ainda está distante, sim, e nossa geração provavelmente não verá, talvez nem a próxima ou a seguinte, mas não podemos deixar que isso nos impeça de continuar lutando contra esse sistema que nos mata todos os dias
@JNakao-xr1zq9 ай бұрын
Aí eu tenho que concordar com o palestrinha😂❤
@marcellecomenale2399 ай бұрын
Na verdade, precisamos de seres humanos menos gananciosos.
@Danilo02Theo9 ай бұрын
Precisamos mudar o nosso modo de produção, creio que o Cooperativismo pode nos ajudar nisto, mas só isto não seria o suficiente, é necessário envolvimento do Estado, de planos de projetos para colocar todas as Cooperativas trabalhando juntas, ao invés de patrões precisamos de líderes que seja especialistas, especializadoa e realmente preocupados com as questões sociais.
@isabexiefromthehall9 ай бұрын
“A natureza opera pela diversidade e a inteligência humana tem uma paixão pela monotonia” que frase incrível!
@nailsonfigueiredo69769 ай бұрын
O ATILA PRECISA CRIAR UM INSTAGRAM PARA CORTES DO NÃO FICÇÃO!!! ISSO É OURO, PRECISA SER DIVULGADO!!!
@SandroMedia9 ай бұрын
"Eu tiro seu sono e te ofereço remédio pra dormir e acordar". Essa fala do Átila pontua cirurgicamente o dilema da geração atual e males como depressão, ansiedade e TDAH. Cada segundo dessa conversa é ouro 🪙
@fekokowicz9 ай бұрын
Átila acabou com o preconceito (ou preguiça) que eu tinha com podcasts. Essa série é maravilhosa e esse episódio é um dos melhores. Parabéns!
@robsonag9 ай бұрын
É Átila, seus convidados são incríveis, mas você é incomparável. Muito obrigado pelo seu trabalho. Não sou nacionalista, contudo você é um orgulho para nosso país.
@RoniePrado9 ай бұрын
Maravilhoso e necessário! Faça cortes e publique no SHORTS, isso ajudará a chegar em muitas outras pessoas. Obrigada, Professores.
@MairaNicolau5 ай бұрын
Alguns episódios deveriam ser obrigatórios para toda população
@karaioscar9 ай бұрын
Obrigado Atila por trazer os grandes conhecimentos do Ricardo Abramovay, excelente profissional que entende o sistema agroalimentar.
@geanluca599 ай бұрын
Esse podcast me fez lembrar de Interestelar, o filme em que a humanidade preferiu abandonar o planeta do que abandonar a monocultura. O que também me faz pensar o que aconteceria com esse país se aparecesse uma doença da soja destruindo as lavouras?
@Matt_bhg9 ай бұрын
"A natureza opera a partir da diversidade e a inteligência humana tem uma paixão pela monotonia" Isso diz tanto sobre vários aspectos da vida e não só o tema 25:30
@reginabovo13839 ай бұрын
Você surpreende a cada programa! Cada assunto melhor que o outro, cada entrevistado melhor que o outro, e voce sempre muito bem preparado para o assunto! Parabéns!
@karaioscar9 ай бұрын
16:39 se relaciona com isto: "A obesidade é uma vitória dupla para o consumismo. Em vez de comer pouco, o que levará à contração econômica, as pessoas comem demais e então compram produtos para dieta -contribuindo duplamente para o crescimento econômico"' (Subcapítulo 'A era das compras' do livro 'Sapiens: breve história da humanidade', de Yuval N. Harari, 2016)
@arthurandradetree23699 ай бұрын
Excelente entrevista. A questao alimentar e ambiental é urgente. Comida n é nutriente, é consciencia.
@italomasi8 ай бұрын
O Não ficção é incrível! Quanta informação necessária. Espero que um dia todos tenham estes conhecimentos enraizados
@rafaelcruzs29 ай бұрын
Incrível como toda discussão sobre o que o brasileiro médio põe na mesa, se resume ao que uma minoria numérica ridiculamente pequena e extremamente rica, escolheu semear. Quem acha isso normal, ou faz parte da minoria, ou não teve a oportunidade de pensar o que significa subsidiar sua saúde para um terceiro que pouco se importa se você comeu hoje.
@nandazav9 ай бұрын
Esse vídeo é tão maravilhoso que eu queria que todo mundo assistisse
@lorelaydesouza25869 ай бұрын
Todo episodio do nao ficção é tao denso, importante, relevante, assustador que me faltam palavras pra descrever comp todos deveriam assistir
@ANGELASANTOS-mn9rv8 ай бұрын
Que entrevista fantástica....muito conhecimento científico envolvido...❤❤❤
@thalescometti37137 ай бұрын
Cara, eu conhecia você, mas vi umas 3 entrevistas e fiquei maravilhado. Que papo de altíssimo nível!
@ninah86uy9 ай бұрын
Espetacular!!! Precisamos de agroecologia, de agricultura familiar!!!!
@telmabolzan10 ай бұрын
Impressionante a sabedoria do entrevistado! Quase entrei na loucura de me entupir de proteína. Obrigada Átila por este excelente conteúdo.
@Luciola.Ribeiro9 ай бұрын
Sensacional, assustador, preocupante e revelador. Obrigada por sempre trazer assuntos e informações relevantes, Átila. Já recebi tantas orientações de dar carne para a minha filha de 6 meses, que acabou de iniciar a introdução alimentar (sou vegetariana), mas fico até constrangida com a ideia de explicar pra ela de onde vem a carne, de todo o sistema que existe por trás. Sem chances. Estudando sempre para entregar a maior variedade possível de alimentos pra pequena, pra que cresça bem e saudável, sem torturar nenhum ser vivo.
@NaCozinhadaCida10 ай бұрын
Ouvir sobre esse assunto com dois especialistas chegar até nós é uma coisa extremamente importante. Obrigada pela informação!
@IsabelTeixeira-h5v9 ай бұрын
Atila convide novamente o Prof. Ricardo para outras conversas. São informações importantes, esclarecedoras, as vezes até assustadoras, mas precisamos de pessoas como você que nos apresentam ao Professor que tem muito a dizer e nos informar.
@anagabrielatessaro56769 ай бұрын
Importante mencionar também que o apoio e o incentivo ao aleitamento materno exclusivo também é uma forma de evitar a introdução de ultraprocessados logo após o nascimento. Isso porque a fórmula infantil também é um alimento ultraprocessado, e diferente do leite materno já proporciona uma monotonia no sabor.
@luxfrmh3ll3039 ай бұрын
uma pergunta, os plasticos dentro do corpo da mãe ou outros compostos que hoje em dia são comuns de serem encontrados, tem chance de serem passados atraves do amamentação para os recem nascidos ?
@anagabrielatessaro56769 ай бұрын
Da mesma forma que se encontra na placenta, e na água que você bebê e etc. Não consigo entender, porque ao invés de reclamar de quem produz microplasticos se questiona aquilo que é natural. Ahhh lembrei, aquilo que é saudável não gera lucro.
@doulaandreza9 ай бұрын
Excelente apontamento!!
@doulaandreza9 ай бұрын
@@luxfrmh3ll303leite materno só excreta álcool e algumas medicações.
@camiladinara8 ай бұрын
Nossa, que vídeo incrível. Saí triste dele, alguém mais? Haha Enfim, não podemos desanimar. É necessário mais conteúdo desse tipo pro mundo acordar! Obrigada, Atila!
@andrealacerda67228 ай бұрын
Realmente, nosdepararmos com essa realidade é desanimador e bem triste. Mas eu sigo fazendo a minha parte. Falo isso na sala de aula e quem sabe a mudança um dia chegue
@genivieira7 ай бұрын
Quem precisa assistir não assiste.
@Leoncioq19 ай бұрын
Sonho é viver pra ver agricultura com múltiplos tipos de grãos, a redução drástica do consumo de carnes e um prato mais colorido e diverso em nossas mesas
@Antonio02339 ай бұрын
É muito curioso perceber que vários problemas atuais tem sua origem (ou ao menos alguma ligação) com os Estados Unidos, e muitos deles iniciados na época de expansão comercial e econômica, e há quem defenda que o capitalismo é solução...
@cibelicious9 ай бұрын
Átila, o seu trabalho de divulgação de ideias é imprescindível e de valor imensurável! Muito obrigada!
@ialoniferreiraramos71749 ай бұрын
todo episódio é um pedrada diferente kkk saio daqui chorando, o que eu fiz depois que eu comecei a ouvir o Atila foi reativar o meu twiter, começar a seguir ele o os convidados e as pessoas que seguem eles. Pra mim o que a gente precisa fazer é formar uma rede, os nossos governantes precisam começar a ter a noção que a gente está vendo tu o que eles estão fazendo. Sigam os representantes de vocês nas redes sociais, a gente precisa começar a exercer pressão pra que as coisas corram da forma correta, e não de acordo com o que os empresários que financiam os políticos querem
@sfmarcuzzo9 ай бұрын
Tens razão!
@clesius2710 ай бұрын
Não tinha pensado nisso, comemos os mesmos alimentos feitos de forma diferente!!!! Excelente abordagem.
@matheusluizer10 ай бұрын
Eu já tinha pensado nisso.
@fabianoescher1499 ай бұрын
Excelente. Parabéns, Átila, por ter convidado essa figura fantástica que é professor Ricardo Abramovay, um dos maiores intelectuais do Brasil contemporâneo.
@cobkarter7 ай бұрын
Professor sensacional, da prazer ouvir sua forma de explicar.
@sousajoaos9 ай бұрын
Um dos vídeos (-aulas) que considero dos mais importantes que vi nos ultimos tempos!!
@adeilson1009 ай бұрын
Excelente entrevista. Indiquei para meus alunos de Agronomia e Medicina Veterinária.
@cibelicious9 ай бұрын
Obrigada mais uma vez, Átila!
@0102MOA9 ай бұрын
90% dos alimentos que consumimos no mundo, esta em 20 alimentos. (Fonte BBC). Agora descubro que 75% vem de 6 alimentos. Estão de sacanagem!
@matheussousa16659 ай бұрын
De vez em quando acontece da bbc trazer conteúdo parcialmente ok kk
@0102MOA9 ай бұрын
@@matheussousa1665 Eu gosto dos docs deles, as vezes são um pouco superficial, mas estão tentando, tem canal que não investiga nada, não faz jornalismo só reproduz a fala de outros, outras palavras: Ainda é jornalismo e tem coisa muito pior.
@professorateu9 ай бұрын
Não sei se você percebeu mas as duas informações são complementares, não contraditórias. Os 76% estão dentro dos 90%, você soma aos seis mais quatorze para chegar nos 90%. Isso só corrobora a falta de diversidade agrícola.
@scemist9 ай бұрын
@@professorateu Percebemos sim, isso que foi interessante. Falta descobrir que 60% está em 2 alimentos. Hehehe!
@andreapecanha9 ай бұрын
Onde encontro essa reportagem?
@RafaelSantos-xl1ut9 ай бұрын
Assisti esse episódio enquanto me encaminho pro fim da leitura de Implacáveis, do Yuval Harari, passando por um trecho sobre alimentação no terceiro capítulo. Muito enriquecedor esse combo. Sigo aprendendo. Obrigado, Atila. 😉
@naayreisf9 ай бұрын
Acho encantador conhecer tantos cientistas referências em diversos assuntos através do "não ficção", obrigada por essa oportunidade Átila
@omagooliveira51909 ай бұрын
Que aula meus amigos! Obrigado Atila por mais uma vez apontar holofotes pros problemas a resolver em nossa sociedade!
@JW1779 ай бұрын
1:03:00 o indivíduo apontado como tendo sido contemplado com Nobel de economia em 1988 não corresponde ao que foi de fato contemplado. O nome é diferente; é o economista Maurice Allais. Amartya Sen foi contemplado em 1998.
@elizabethbloise76279 ай бұрын
Espetacular! Uma aula magistral! Tenho que ouvir novamente! Informações que nos levam a entender muitas questões!
@anacarolinafagundesdeolive24159 ай бұрын
O Nupens fez com a Rita Lobo do Panelinha uma série aqui no youtube que se chama "Comida de Verdade", é bem legal como eles mostram com embasamento científico mas também na prática como fugir dos ultraprocessados e preparar mais comida de verdade
@cienciaearte9 ай бұрын
Parabéns pelo conteúdo! Pensar nos sistemas complexos parece ser uma parte importante na resolução dos problemas presentes e futuros na manutenção da vida neste planeta! Senti falta da referência aos trabalhos da Ana Maria Primavesi nas questões abordadas na conversa e deixo como sugestão para uma pauta futura. Obrigado pelo vídeo!
@marciarhorta4079 ай бұрын
Que conversa riquíssima! Seu canal é um dos melhores do KZbin. Parabéns
@ANGELASANTOS-mn9rv8 ай бұрын
Que programa enriquecidor. Parabéns ❤
@monicaceliadarochacinquini58109 ай бұрын
Que show de entrevista! Obrigada, Átila!
@belinda47889 ай бұрын
Muito verdadeiro o que o Professor disse ao Átila no início do vídeo!! E ótima essa matéria. Eu sempre me perguntei do porquê dessas mudanças na alimentação que pude acompanhar, pois nasci na decada de 60 e percebi as mudancas na alimentação e suas consequências. Valeu Átila!!
@blaindrock9 ай бұрын
Atila, chama as meninas do nunca vi 1 cientista. elas sao muito boas! a Ana e a Laura deve acrescentar muito além de elas serem muito legais
@telmabrito57299 ай бұрын
Atila. Outro dos melhores episódios do Não-ficção. Merece uma enorme quantidades de cortes para comunicar pontos importantes por meio de compartilhamento em aplicativos de mensagens.
@luizeduardodomingues84926 ай бұрын
Achei importantíssimo a menção ao mito da Proteína. Se ele for superado, muito da degradação ambiental e do sofrimento animal vai cessar.
@hontaspoka9 ай бұрын
34:00 Perfeita essa visão, é bem o que penso e já falo ha muito tempo com quem converso sobre o assunto. A mudança não precisa ser radical, precisamos ser racionais com nosso consumo.
@Ricardo-eb8br8 ай бұрын
Que entrevista rica em conhecimento! Obrigado aos dois.
@suelibonafim31549 ай бұрын
Meu deus como queria que esse vídeo tivesse legenda em inglês
@regianev.51359 ай бұрын
Eu tbem
@lucimaramelo45306 ай бұрын
Parabéns Átila, seu podcast é essencial pra ajudar a gente a refletir certos temas. Obrigada
@cleusasouza74739 ай бұрын
Obrigada por esta aula. Fantástico o conhecimento acumulado e a disposição de canal em compartilhá-lo.
@marciamatos4809 ай бұрын
Que conversa ótima! Um papo que levanta muitos elementos para reflexão. Parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼
@lauracerqueira9 ай бұрын
Que aula!!! Totalmente necessário discutirmos isso pq já vivemos o colapso do sistema agropecuário, saude do planeta e saude dos seres humanos e animais.
@jhenyffermarques94869 ай бұрын
A partir de agora esse e o video que vou mandar pra todas as pessoas que me perguntarem pq eu nao como carne. Obrigada!!
@patriciagiovaninimenezes85739 ай бұрын
É sempre bom ter esse diálogo de estudos para o nosso conhecimento geral.
@SocratesGolzio9 ай бұрын
Me torno redundante mas a entrevista foi excelente. Que visão! Que conhecimento! E o quanto foi esclarecedor!
@cinaraandrade83959 ай бұрын
Nossa uma aula mesmo. Adorei o tema e o entrevistado. O Ricardo tem muito a dizer. Ambos merecem outro video. Falta muita diversidade tb na feira. Tem o tema das pancs, da agrofloresta...
@alienligenali9 ай бұрын
Que conversa maravilhosa e necessária! Muito obrigada Átila e Prof. Ricardo!
@maraporto442110 ай бұрын
Áreas públicas (praças, escolas, terrenos da União) transformados em hortas, roças e pomares públicos.
@celmamontetcs3139 ай бұрын
Maravilhoso! Indico o livro "vida em sintropia- agricultura sintropica de Ernst Gotsch explicada"
@isabellepapetti9 ай бұрын
Que episódio maravilhoso, poderia ouvir vocês o dia inteiro...
@RapeizeTV109 ай бұрын
Incrível, conteúdo libertador! Por isso eu assisto KZbin e não assisto TV. Se souber escolher você pode ter conteúdo de extrema qualidade de forma "gratuita" ao invés de ficar na "Novela", "Futebol" e "BBB".
Excelente conteúdo. Gostaria que mais pessoas soubessem de todas essas informações.
@rodolfopintostumpf22519 ай бұрын
Valeu!
@TheJhonataSantos9 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo. Sempre enriquecedoras todas as conversas que acompanho por aqui.
@vivizão54859 ай бұрын
Ótimo assunto, professor com explicação acessível e muito didático 👏
@BeatrizSantos-dv6dq9 ай бұрын
Nao sou muito boa de historia , mas essa época de importacao de proteinas americanas pra africa nao foi a mesma época que a nestle matou muitas criancas por recomendar o leite em pó ao inves do leite materno num local que nao se tinha agua limpa pra preparo da mistura ?
@julianalimaverde47899 ай бұрын
Bingo!
@denisearaujo1719 ай бұрын
Meu Deus, que perversidade!!! Matar crianças...
@leo.fonseca7 ай бұрын
Átila e equipe, seria possível indicar os papers que embasam as informações desse vídeo? Gostaria de compartilhar com uns amigos.
@marcoantoniomacedodasilva9609 ай бұрын
Sempre surpreendendo que acompanha seus vídeos.
@andreluissena67849 ай бұрын
Parabéns Atila. Programa e condução perfeita do bate papo!!!! Competência é isso
@joseprandini53289 ай бұрын
Maravilhoso! Precisamos muito disso e de pessoas como você e esse professor.
@SamuMatos9 ай бұрын
Daonde o atila tira esse povo? Só perfeição 😭
@femto29 ай бұрын
O Brasil está cheio de pesquisadores de primeiríssima linha. É uma pena que eles não tenham grande espaço na mídia hegemônica. Esse podcast presta um enorme serviço de utilidade pública em dar espaço e mais visibilidade para nossos cientistas.
@VanderlanAlves710 ай бұрын
Não ficção é o melhor podcast! Obrigado Átila!
@o.o34159 ай бұрын
Quando teremos Não Ficção no Spotify?
@genivieira9 ай бұрын
Alguém lembra do Q-suco? Corante muito potente e muito açúcar na década de 70. Suco natural? Era pra quem tinha mais condições.
@doulaandreza9 ай бұрын
Ainda era muito comum nos anos 2000
@iagoflesheis9 ай бұрын
tinha um desses que tinha uma baleia kkkkkkkkk fazia 2 litros... mas era bom que só pra fazer chup-chup
@cintiacovas9636 ай бұрын
Quanta informação, que aula!
@doulaandreza9 ай бұрын
ASSUSTADOR que trigo, milho, soja, batata, cana de açúcar e arroz são a base da alimentação mundial.
@alinebueno799 ай бұрын
Foi uma aula mesmo! Maravilhosa a conversa.
@henriquebeira9 ай бұрын
O medicamento Ozempic, laboratório Novo Nordisk, é indicado para tratamento da diabetes tipo 2 em pessoas com níveis de açúcar muito elevados. Desde então, a caneta com uma agulha na ponta para uma fácil aplicação tem sido uma alternativa importante para os diabéticos.
@yin_xing9 ай бұрын
Eu sei exatamente sobre tudo isso. Para mim é muito óbvio o que está acontecendo. E a política brasileira quer retroceder mais, entupindo na mídia e eventos culturais uma nova "cultura agropecuária pop". Mas quando falo isso com as pessoas, elas se afastam de mim 😢😅. Não sei o que fazer para alertar os outros sobre esse ponto. Se alguém tiver alguma dica? Parabéns pela equipe por mais um vídeo sensacional!
@cassiamorgana_9 ай бұрын
Não adianta falar pra quem não quer ouvir, infelizmente
@yin_xing9 ай бұрын
@@cassiamorgana_ e então como fica? Apenas deixa o erro acontecer?
@cassiamorgana_9 ай бұрын
@@yin_xing Claro que pode falar e pode ser que as pessoas ouçam. O que quero dizer é que não depende de vc fazer as pessoas mudarem, depende da pessoa querer ouvir e fazer sua parte. Se os políticos não se importam com as questões ambientais significa que quem colocou eles lá tbm não liga. Acredito que o exemplo funciona melhor pra fazer as pessoas pensarem. Informação tem demais aí na internet, mas cada um usa como quer.
@guilhermegoulart471510 ай бұрын
Incrível que esse podcast só traz assunto foda. Parabéns, Átila!!!
@Leooturan10 ай бұрын
Excelente almoçar, escutando esse assunto ❤ Ótimo tema e explanações como de costume.
@hugot.martins48149 ай бұрын
Em primeiro lugar, parabéns pela entrevista! Importantíssimo trabalho de ambos. Gostaria de ver uma entrevista com o médico crudívoro Dr. Alberto Peribanez González ou com o nutricionista frugívoro Eduardo Corassa. Estou certo que seria muito interessante eles serem entrevistados pelo Atila.
@denisearaujo1719 ай бұрын
Gostei das sugestões
@deniseldantas9 ай бұрын
Obrigada por mais um episódio excelente!
@janaina82006 ай бұрын
Sensacional a entrevista!
@leannealves84239 ай бұрын
Acho que esse foi o mais longo episódio do Não Ficção... Já quero escutar de novo. Já quero uma continuação desse episódio. 😅😅😅😅
@leticia_mazuchelli7 ай бұрын
Expandiu meu olhar sobre a alimentação, sobre a agropecuária e sobre tanta coisa importante que a gente não costuma parar para pensar! Amei esse bate papo!
@Billyce189 ай бұрын
Átila, meu querido, vc TEM a OBRIGAÇÂO de trazer este senhor para nova conversa
@davipessoa78409 ай бұрын
Enquanto a lógica do lucro se manter ações individuais não surtirão efeito desejado, pois essa mesma lógica produz as mazelas na humanidade e tendências de consumo que forçam as pessoas a consumirem da forma que é hoje. Falhou, falha e falhará. Não para os donos desses mercados. Para eles funcionam bem. Para o resto do planeta e humanidade já é diferente....
@renata.66639 ай бұрын
O artigo sobre isótopos é esse "Stable isotope chemistry reveals plantdominant diet among early foragers on the Andean Altiplano, 9.0-6.5 cal. ka"?
@dolagofabio9 ай бұрын
Agradeço a meus PAIS o costume de evitar o consumo de refrigerantes ou sucos processados. Como disse o Átila, o consumo dessas bebidas era vista como ascensão econômica e modernismo social. Quando somos jovens não compreendemos tais provações, mas, observando a degeneração do consumo alimentar humano e as doenças provenientes desses hábitos, concluímos que nossos progenitores foram sábios!
@gisagizy8 ай бұрын
Eu lendo isso comendo abobrinha pela 2 vez na semana e já pensando em comer ela a semana toda igual brócolis!!!! 😂😂😂😂😂😂