Professor, o senhor poderia fazer um vídeo em que o sr faria a análise do que acontece quando o sr colocar uma placa carregada com carga Q estando essa paraleta as placas de um capacitor inicialmente descarregado e em um circuito? Eu gostaria de saber como ocorre o fluxo de cargas no circuito quando o sr passar a movimentar a placa carregada entre os capacitores e eu também gostaria de saber como ficaria o potencial em cada placa, além de saber se cada placa passaria a ter uma carga induzida e se tiver, como seria a variação dessas cargas induzidas com o deslocamento da placa de carga Q. Aula excelente! Parabéns pelo seu trabalho👏🏻👏🏻👏🏻
@projetoeletroatividade21864 жыл бұрын
Caro Oscar, começo agradecendo o elogio, mas vamos com calma meu amigo. Se eu entendi bem sua dǘvida, ela não é nada trivial de ser respondida, kkkkkk... Gostei do problema proposto, mas para o momento acho necessário colocá-lo de forma mais precisa. Por favor, se não for pedir muito, coloque sua ideia com mais detalhes "no papel" e envie para mim, ok? Exemplo: o capacitor estará descarregado mas ao mesmo tempo ligado a um circuito? Você quer ver as grandezas citadas evoluindo no tempo, ou seja, você quer um modelo dinâmico? Que tipo de movimento a placa carregada executaria na região entre as placas do capacitor? Seria um movimento harmônico vertical? Horizontal? Observe que o problema que você propôs é muito legal, mas para poder trabalhar nele, é preciso defini-lo com mais precisão! Grande abraço e boa sorte nas aulas! Felipe.
@oscarfilho93264 жыл бұрын
@@projetoeletroatividade2186 a questão que me gerou duvidas foi a seguinte: drive.google.com/file/d/1-cjiS41TX2mG7L9ASJu62r0TufjzdfBn/view?usp=drivesdk. Eu consegui fazer ela e encontrar o gabarito (letra A). Porém, eu gostaria de uma análise mais aprofundada, pois fiquei em duvida sobre qual seria o potencial em cada uma das placas antes e após o movimento. Além de querer saber se haveria e como surgiria uma carga induzida nessas placas e como essas cargas mudariam com o movimento da placa do meio. Eu sei usar a técnica da carga imagem quando se tem uma placa dita infinita e um corpo esférico, mas gostaria de saber o que acontece quando se tem duas placas com uma delas inicialmente carregada, como mostrado na figura. Eu agradeço muito por o sr ter lido o meu comentário, eu estou escutando para o vestibular do ITA e o seu canal tem me ajudado muito a avançar na matéria de física. Obrigado por compartilhar o seu trabalho conosco😁.
@jonatanpaschoal73624 жыл бұрын
Olá professor, parabéns pelo trabalho. Gostaria de perguntar. O calculo do potencia seria o mesmo de o sinal das cargas estivesse trocado nos capacitores cilíndricos e esféricos?
@projetoeletroatividade21864 жыл бұрын
Bom dia Jonatan. Obrigado pelo elogio. Só para eu entender melhor sua pergunta: você se refere a trocar SIMULTANEAMENTE o sinal das placas? Seria pegar a "placa positiva" e torná-la negativa e pegar a "placa negativa" e torná-la positiva?
@jonatanpaschoal73624 жыл бұрын
@@projetoeletroatividade2186 exatamente professor. As contas e as configurações mudariam?
@projetoeletroatividade21864 жыл бұрын
@@jonatanpaschoal7362 Olá Jonatan. Como a capacitância é definida pela razão do valor absoluto da carga presente nas placas (mais precisamente em cada placa) pela DDP entre as placas, tanto a expressão final para a DDP entre as placas quanto para a capacitância ficam exatamente iguais. Chamo a atenção apenas para um detalhe: note que a DDP V que entra na expressão para a capacitância é V = Phi_+ - Phi_-, ou seja, trata-se do potencial da placa positiva medido a partir do potencial da placa negativa! Esta DDP será sempre positiva e aí, te garanto, o resultado o obtido independerá se você atribuir a carga positiva à casca interna ou externa, desde que a outra casca fique com a mesma quantidade de carga, mas com sinal contrário. Espero ter respondido sua pergunta. Abraço.
@jonatanpaschoal73624 жыл бұрын
@@projetoeletroatividade2186 obrigado professor. Entendi sua explicação. Destaque para "desde que a outra casca fique com a mesma quantidade de carga, mas com sinal contrário". Na aula seguinte o senhor acaba por responder minha curiosidade. O sinal das cargas apenas estabelece a DDP, e isto, independe de lado esse sinal se encontra. Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
@Rankai223 жыл бұрын
Ei professor, tenho que passar aqui para te elogiar e falar: Essa foi uma das melhores aulas de física que eu já tive. O senhor leciona em que universidade?
@projetoeletroatividade21863 жыл бұрын
Olá Rankai. Sou professor no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Agradeço muito o elogio. Pretendo melhorar o conteúdo do canal e trazer mais problemas/exercícios que ajudem os estudantes. Abraço!