Ferramenta realmente muito poderosa professor! Obrigado
@emanuelleal4086 жыл бұрын
Muito incrível! Vou aprender isso!
@fisicacomchicao3 жыл бұрын
Mais uma aula show.....👏🏼👏🏼
@mflisscq38385 жыл бұрын
Me ayudo mucho gracias
@sofly6664 жыл бұрын
Isso seria impossível de fazer com mecânica Newtoniana ?
@jancer_teixeira4 жыл бұрын
de certo modo, mas usando vínculo geométrico ou referencial não inercial dá pra sair. livro do renato brito de mecânica explora isso
@sofly6664 жыл бұрын
@@jancer_teixeira Obrigado
@jancer_teixeira4 жыл бұрын
Mas aconselho estudar vínculos antes de ref não inercial, pq este último resolve mts problemas de vínculo naturalmente kkkkk, com mt mais facilidade, então vai acabar nem querendo estudar alguns vínculos mais difíceis. Por ex, utilizando ref não inercial pra esse problema, a análise é muito de boa e a única dificuldade é a algebrazinha subsequente, mas fazer montando os vínculos é teeenso
@jancer_teixeira4 жыл бұрын
@@Dani-zb9fu o conteúdo em si é, mas a linguagem foi feita pra aluno de ensino médio, pros que querem prestar o vest do ita/ime
@gabrielnetto40534 жыл бұрын
@@Dani-zb9fu Se você procurar o pdf pelas internet da vida tu acha. É uma experiência interessante. Ele explora vários problemas de maximização, minimização, referenciais não inerciais etc usando apenas conceitos de ensino médio.
@felipenetto56463 жыл бұрын
Não teria que levar em consideração no termo da energia potencial a energia associada à rampa? -Mgh em relação ao referencial escolhido para a energia, onde h é a distância entre o centro de massa da rampa e a origem. Sei que derivando a lagrangeana esse termo iria sumir mesmo, visto que é tudo constante, mas por questão de formalismo, não deveria ser levado em conta na energia potencial total do sistema?
@carlitosrobertus3 жыл бұрын
A rampa está no chão e o zero de energia potencial foi adotado no chão, portanto não há energia potencial associada à rampa.
@KFernandesH2 жыл бұрын
A rampa está exatamente no nível de referência considerado como zero de energia potencial. O que importa é a diferença de energia potencial, e no caso simplificado, algo que está sobre uma referência comum de base (como o chão), consideramos que não haja potencial algum se a referência for essa.
@JoaoPaulo-mk8ow2 жыл бұрын
@@KFernandesH Pelos cálculos do professor, a referência para o potencial está exatamente no eixo x, ou seja, no topo da rampa. Pode-se verificar isso pois a energia potencial para o bloco de massa m foi (-mgq2*sin(alpha)). Por isso, fiquei com a mesma dúvida que Felipe
@KFernandesH2 жыл бұрын
@@JoaoPaulo-mk8ow o importante é a diferença de energia. Eu resolvi esse problema usando lei de Newton tanto em referencial Inercial, quanto em referencial não-inercial. Também escrevi como seria se fosse usando conservação de energia e momento linear na direção horizontal. Está em algum dos comentários mais recentes, acho que de 2 dias atrás.
@danilor45775 жыл бұрын
Por lagrange é facil, queria ver pelo formalismo hamiltoniano.
@KFernandesH2 жыл бұрын
Seu comentário é fora de lógica. Provável que você não entenda as circunstâncias envolvidas. Pelo formalismo hamiltoniano pode ser mais trabalhoso ou não. Na realidade é provável que não seja mais trabalhoso, embora seja desnecessário. Seu comentário poderia explorar um interesse talvez em querer saber como seria no formalismo Hamiltoniano, que aí teria mais lógica. Nem por formulação newtoniana e nem por Lagrangeana ou hamiltoniano é fácil, só é mais ou menos trabalhoso para certos sistemas. A comparação está em dizer qual formulação é mais favorável a certo objetivo.
@pablogorgonho71662 жыл бұрын
@@KFernandesH ura !!! chamou de burro !!!
@ricardojosebarbosadasilva59672 жыл бұрын
Olá, pessoas! Me surgiu uma questão, que tem relação com questões difíceis e bizarras. Alguém já viu uma questão que apresenta um plano inclinado (com rodinhas), acelerado para a direita, e um bloco nesse plano inclinado (com atrito) que é acelerado para cima (ele sobe o plano inclinado)? A questão quer a relação entre a aceleração (a) do plano inclinado e a aceleração (z) do bloco, pra cima. Eu vi essa questão há muitos anos mas nunca mais consegui encontrá-la novamente. Alguém sabe como resolver ou onde encontrar essa questão?
@walterwhite873010 ай бұрын
Conseguiu encontrar? A questão, sem a polia, sem a tração no bloco, que está sobre a rampa, é a mesma coisa do vídeo acima, e você pode calcular tanto por REFERENCIAL NÃO INERCIAL ou por VÍNCULO GEOMÉTRICO. Porém, quando há a polia, com a tração no bloco, este que está sobre a rampa, esta com as rodinhas, você pode, também utilizar REFERENCIAL NÃO INERCIAL e VÍNCULO GEOMÉTRICO - no caso em questão eu vi a questão resolvida por vínculo geométrico. O vídeo tá no virando olímpico, vinculos geométrico - episódio 3 ou 4.
@paulohenriqueferrera53405 жыл бұрын
E se esse bloco fosse um arco de massa m é raio R?
@KFernandesH2 жыл бұрын
Um arco ou uma rampa? Se fosse uma rampa circular, ignorando dissipação, certamente haveria um movimento oscilatório de translação vinculada da massa e da rampa.
@luizgilbertooliveiramessia22172 жыл бұрын
Desculpe professor, mas este problema realmente é complexo, mas é possível resolve-lo, na formulação Newtoniana.
@Wilhelm-mg1jf10 ай бұрын
então kkkkk, caiu uma no ITA mais difícil que essa, ano 2000
@KFernandesH13 күн бұрын
É possível sim, e o exemplo não foi o melhor. Porém a idéia eea mostrar que problemas de difícil raciocínio físico fica mais fácil usando a formulação lagrangeana.
@KFernandesH13 күн бұрын
@@Wilhelm-mg1jfeu resolvi um que tinha um barbante vinculado geometricamente com a rampa ligando também ao bloco que descia. Envolvida dois ângulos das trações dos fios ideais que não são fixos, fora o ângulo fixo da rampa. Resolvi nos dois referenciais (inercial e outro acelarado da rampa), e eu acho que é essa questão que está ser referindo. Simplesmente aplicação das leis de Newton na formulação vetorial newtoniana. Porém também resolvi usanos as equação de Euler Lagrange e não gastei 5 linhas de manipulação algébrica. Mas existem sistemas que é impossível de fato cair na prova do ITA sem bizu, porque não resolve sem formulação lagrangeana. Mas cai em olimpíadas. Porém a formulação lagrangeana e o princioio de D'lambert as vezes aparece como bizus nesses casos, inclusive como atalho pra resokver questões de estática, dinâmica ou óptica do ITA. Por exemplo, o princípio dos trabalhos virtuais é um princípio de advém da lagrangeana e do princípio de D'lambert. Porém ele aparece como macete ora resolver esses problemas complicados. O fanoso Bizu. Esse bizu é uma maneira de roubar o conhecimento da formulação lagrangean de gorma traduzida e sintetica pra formulação newtoniana, e por isso muitas em questões da prova para o ITA possui esses Bizus que os russos transpassaram de uma forma que o pessoal sem graduação, motivados por desafios, consiga resolver. Assim surgiu os livros do Irodov, Saraeva, etc...
@KFernandesH13 күн бұрын
@@Wilhelm-mg1jfmuitos bizus advém da formulação lagrangeana emprestada para formulação newtoniana pra resolver esse tipo de prova, embora de fato alguns problemas como esse são possíveis sem usar o "bizu".