Sim o argumento quantitativo foi muito mais chocante do que o só com o papo... fique boquiaberta apesar de não ter entendido tudo como um todo. Obrigada, professor!
@KFernandesH2 жыл бұрын
Tudo como um todo. Se você entender da parte e o todo já é um começo 😜
@AvelinoTiago4 жыл бұрын
Aula de excelente qualidade, parabéns!
@ProfessorCasanova3 жыл бұрын
Brasília aqui, mas já comi cuscuz na praia de Boa Viagem… dá pra ver a maré permitindo ou não o acesso a um a espécie de mosteiro. Cuscuz de Wanderlan… vale a pena, hein!
@forsetidafrisia40802 жыл бұрын
4:20 - O motivo de termos 2 marés (a diferença entre as forças comparado ao centro da terra).
@kaua7566 Жыл бұрын
Finalmente consegui entender a questão das marés - creio. Na minha cabeça eu raciocinei que o centro da Terra está "andando" em direção a Lua mais acelerado do que a massa de água mais afastada da Lua e menos acelerado do que a massa de água mais perto da Lua. Esse "andando" mais acelerado ou menos acelerado é consequência de cada força respectiva e ligeiramente diferente que a Lua exerce, conforme a maior ou menor distância dos objetos. Distância por exemplo em relação a cada umas das massas de água e também, por exemplo, em relação ao centro da Terra. Nesse raciocínio, a massa de água mais perto da Lua "chega na frente", do centro da Terra, e daí forma-se uma massa de água "adiantada". Já a massa de água mais longe da Lua "fica pra trás", do centro da Terra, e daí forma-se uma massa de água "retardatária". Creio que essa ideia que sustentei pode parecer diferente do que a ideia apresentada nos cálculos do vídeo. Mas creio que isso se dá porque no vídeo se trabalha com a ideia de força inercial, olhando os eventos de um referencial não inercial (a Terra). Fico pensando que, em termos de se pensar em segunda lei de Newton modificada (que no fim das contas dá no mesmo que pensar em força inercial), e olhando os eventos de um referencial inercial, minha ideia possivelmente seja interessante.
@ian7313 жыл бұрын
Man acho incrível teu trabalho kskks engraçado é uns cara se pagando de esperto ki nos comentario prof se tu viu nem liga ksksk, continuo acompanhando seu trabalho e vou tar aki sempre acompanhando teu conteúdo se possível :)
@CileneGomes-k5x8 ай бұрын
Bom dia o que é um canal de maré?
@Fudomeitv3 жыл бұрын
Mto bom 😊
@LucasSilva-wh6er5 жыл бұрын
eu não entendo se o Sol tem uma fossa grávitasional maior porquê durante o dia nunca vemos maré auta, mesmo a lua e sol perto um do outro.
@catarinabrandao11085 жыл бұрын
Vc está enganado. Veja as tábuas de maré de qualquer cidade. De um Google.
@celsohenrique46872 жыл бұрын
Pra tudo a ciência quer usar cálculo e se esquece de usar, em muitas das vezes, o raciocínio lógico. As marés baixas e marés altas existem pelo fato da Terra ser levemente inclinada em cerca de 23° e isso faz com as águas dos oceanos escoam de um hemisfério para o outro acompanhando o movimento de rotação da Terra, que também nos fornece os dias e as noites, durante as 24 horas do dia.
@ronaldofilho69225 жыл бұрын
Professor, não sei se estou enganado, mas numa aula anterior que o senhor deduziu a equação de movimento (transformações de Galileu), para a partir daí, achar a força inercial, foi necessário estabelecer um referencial inercial que foi chamado de "So". No caso da dedução da equação do movimento para encontar a força de maré, quem é o referencial inercial?
@Alannnn144 жыл бұрын
Eis aí uma boa pergunta. Posso estar errado, mas acredito que esse "so" que você tá procurando é o espaço absoluto, pois não há na escala do sistema solar um único referenciais perfeitamente inercial. Aconselho você ver o princípio de mach e os trabalhos do professor André Koch torres Assis.
@KFernandesH2 жыл бұрын
Qualquer referencial externo do espaço que esteja uniforme com relação a outros comparado a Terra na precisão que seja relevante.
@arthurschieck3 жыл бұрын
Efeito de maré tem efeito abaixo da crosta?
@felipesb2 Жыл бұрын
Não sei se já foram feitos estudos mostrando os efeitos de maré abaixo da crosta, mas como as forças gravitacionais não podem ser "barradas", então há interação gravitacional com cada grama do planeta Terra... Pode ser que outras forças específicas de cada sistema tenham contribuição muito maior, ofuscando as forças de maré e as colocando abaixo do ruído dos instrumentos usados nas medições, mas a força de maré, por ser uma força de origem gravitacional, atinge tudo que tenha massa.
@SilvioZanin2 жыл бұрын
Parece haver um erro ali quando se diz que o vetor d e d0 tem a mesma orientação. Pois o ponto P está a um certo ângulo da linha da Lua até o centro do planeta Terra. Então eles possuem orientações diferentes. Só seria o caso se analisássemos um ponto P que fosse alinhado com a linha que nos dá a distância entre a Lua e a Terra.
@felipesb2 Жыл бұрын
Em 12:50 ele propõe colocar a massa "m" que estava na posição d alinhada exatamente da forma que tu falou. Ai os vetores unitários d = d0. Mas se sair desse alinhamento, a igualdade não é verdadeira. Apesar disso, a distância da lua-terra é muito maior do que a distância entre a lua e qualquer outro ponto no planeta, então a aproximação entre os vetores unitários ainda poderia ser feita em algumas situações né. Isso pode ser pensado por conta do ângulo entre d0 e d ser pequeno, mas se manter o rigor exigido, então é como você apontou.
@jorgerocha599410 ай бұрын
Para quem já tenha estudado e praticado bastante a Matemática Vetorial utilizada nesta aula, a explicação pode ser bastante clara. Ou não. Mas para alunos do Ensino Médio, por mais que já tenham visto vetores, creio eu que toda essa explicação com muitos tons de ''isto é óbvio'' soa totalmente incompreensível e enfadonha. Há passos importantes na dedução apresentada que não foram destacados e é subentendido que a plateia perceba muito bem do que sa trata, afinal, ''já foi dito em outra aula''... Triste engano dos professores que acreditam que sua palavra dita é definitivamente aprendida pela audiência. É como eu ouvi uma senhora professora dizer um dia, ''EU ENSINEI. Eles é que não aprenderam!'' 😊
@ronaldofilho69225 жыл бұрын
Professor, por favor, me tire uma dúvida na dedução da força de maré. Entendi que a Terra é o referencial acelerado (S) e a equação de movimento foi feita em relação à Terra. Beleza. Como os vetores posição (d e do) partem da lua, podemos dizer que a lua é o nosso referencial inercial (So)?
@mecanicaclassicauff9575 жыл бұрын
Não. Escolhemos fazer esses dois vetores posição partirem da lua para simplificar o cálculo da força gravitacional exercida por ela. A lua NÃO é suporte para um referencial inercial.
@ronaldofilho69225 жыл бұрын
@@mecanicaclassicauff957 Obrigado pela atenção, professor. Não sei se estou enganado, mas numa aula anterior que o senhor deduziu a equação de movimento (transformações de Galileu), para a partir daí, achar a força inercial, foi necessário estabelecer um referencial inercial que foi chamado de "So". No caso da dedução da equação do movimento para encontar a força de maré, quem é o referencial inercial?
@SilvioZanin2 жыл бұрын
@@ronaldofilho6922 O referencial pode ser tomado como sendo as estrelas fixas. Na verdade isso é apenas uma aproximação. Essa questão de referencial em Física levantou vários problemas, pois não existe nenhum sistema no universo que esteja sempre com velocidade constante, exceto a luz e algumas outras radiações. Até mesmo as estrelas que se consideram fixas possuem movimento acelerado.
@vitormarum2452 Жыл бұрын
O sistema convencional nunca conseguiu explicar devidamente a razão da maré do lado oposto à Lua. Vi um vídeo extra-sistema que me parece dar a resposta certa a essa questão; é simples: A Lua no seu movimento de translação obriga também a Terra a descrever um pequeno movimento giratório em sincronia com a Lua; como o movimento é circular e uniforme, a Terra está sempre em aceleração que neste caso parece ser uma aceleração centrífuga; se há aceleração, logo há inércia, é essa inércia que origina a maré alta no lado oposto ao da Lua.
@D.JosueAlbert-gs1cf6 ай бұрын
Mas como essa força centrífuga faz aquela maré oposta? Tem como me explicar?
@vitormarum24526 ай бұрын
@@D.JosueAlbert-gs1cf Exatamente porque nesse pequeno círculo que a Terra é obrigada a descrever, está sempre em aceleração, por conseguinte as águas do lado da Terra oposto à Lua, devido à inércia, isto é: aquela resistência que todo o corpo faz quando alguma força externa tenta mudar o seu movimento, devido a essa inércia as águas formam uma maré alta.
@mariadorosarioamei5194 жыл бұрын
GE já tô 😑😓😑
@celsohenrique46873 жыл бұрын
A lua pode até ter sua influência sobre as marés, mas não e o único fator que faz com que a exista a maré alta e maré baixa. O eixo de inclinação da Terra, cerca de 23 graus em relação à sua normal, associada ao movimento de rotação da Terra em torno do seu próprio eixo, com certeza, também faz com que esses bilhões de metros cúbicos de água se descoloquem de um lado para o outro durante as 24 horas de 1 dia.
@camaradafurry11 ай бұрын
pq? oq move a maré a a gravidade sendo sentida de forma diferenciada pela partes do oceano. Por mais que a terra esteja inclinada em relação ao eixo da eclíptica isso não resulta em nenhuma força diferenciada em relação a superfície.
@carpegiane15045 жыл бұрын
E existem as mares terrestres
@eliocrapun77823 жыл бұрын
caro mestre, obrigado por ter descrito corretamente como as marés são produzidas. Estou farto de ver vídeos estúpidos falando na força centrífuga como a responsável pela maré alta do lado oposto ao da Lua! Acho que o pessoal fugiu da escola.
@KFernandesH2 жыл бұрын
Não se trata nem de terem fugido da escola, se trata de não terem estudado física mesmo, e principalmente sobre um tema que não é trivial.
@1jorge2claudio3sousa5 жыл бұрын
prof. isso está errado, esse modelo ja está ultrapassado simplesmente porque não funciona assim..quer conhecer o modelo certo?....equaçao está erradissima....
@diegonogueira40565 жыл бұрын
terraplanista?
@diegonogueira40565 жыл бұрын
Vc fala q a segunda lei de kepler está errada pq ele n considerava a dinâmica, mas é possível deduzi-la usando as leis de newton.
@1jorge2claudio3sousa5 жыл бұрын
@@diegonogueira4056 quer conhecer o verdadeiro motivo e modelo para as marés, me mande teu e mail que eu mando pra vc o artigo e tire vc mesmo as suas conclusões...... não sou terraplanista...
@diegonogueira40565 жыл бұрын
@@1jorge2claudio3sousa Já olhei seu canal, as coisas q vc faz não têm o menor rigor, pode ficar com a sua pseudociência.
@1jorge2claudio3sousa5 жыл бұрын
@@diegonogueira4056 a inveja e a calunia, são as armas dos incompetentes.....
@1jorge2claudio3sousa5 жыл бұрын
pense numa aula mentirosa, querendo justificar o injustificavel, ta tudo errado tanto o conceito como a matematica.....
@Raul-gp4vn5 жыл бұрын
Tu não deve saber nem o que é uma derivada, camarada. Pelo amor de Deus.
@1jorge2claudio3sousa5 жыл бұрын
@@Raul-gp4vn Só os tolos sabem tudo, os sábios aprendem todo dia.
@ProfessorMarcioV4 жыл бұрын
Não debochem ou contestem este cidadão porque certamente este tem sérios distúrbios psiquiátricos. Quem duvida basta dar uma olhada no canal dele.
@1jorge2claudio3sousa4 жыл бұрын
@@ProfessorMarcioV o que refuta uma ciência boa?, uma ciência melhor...Se quiser buscar realmente a verdade, é preciso que pelo menos uma vez em sua vida você duvide, ao máximo que puder de todas as coisas.
@ProfessorMarcioV4 жыл бұрын
@@1jorge2claudio3sousa A dúvida faz parte da Ciência se você não sabe. O que mais qualquer cientista quer é derrubar o que outros fizeram e colocar suas teorias no lugar do que já se fez. Sabia disso? Mas nem de longe é algo que se assemelhe ai que vi no seu canal. O que suas experiências com lata de Nescau já provaram e puderam ser postas em prática? Deveria ter mais respeito com 9 professor deste canal que certamente ralou muito para passar uma aula de qualidade para quem tenha interesse em aprender.