tinha as mesmas reações nas minhas aulas de graduação hahaha
@MellinaGarcia3 жыл бұрын
♥️
@ExplicaProfessor3 жыл бұрын
Obrigado Mellina, feliz que tenha gostado!
@sabrinaknollgodoyilha14807 ай бұрын
Ótimo vídeo! Uma dúvida: quais são as limitações desse ensaio?
@ExplicaProfessor7 ай бұрын
Sabrina de forma geral podemos levantar alguns: Claro, aqui estão as limitações de forma sucinta: Representatividade limitada: Os ensaios não representam todas as condições de carregamento do material. Interpretação complexa: Resultados podem ser influenciados por diversos fatores, exigindo análise técnica. Limitações de temperatura: Não são precisos em uma faixa ampla de temperaturas. Influência da microestrutura: Variações na estrutura do material podem afetar os resultados.
@gask8milan8 ай бұрын
Duvida, o que acontece quando a temperatura é mais alta que 100ºC no gráfico do exercício? ele continua absorvendo energia próximo de 90J ? ou seja, fica constante ou começa a cair ?
@ExplicaProfessor7 ай бұрын
Olá Gabriel, no patamar superior, quando é superada a transição, não há ganho substancial de energia absorvida. Provavelmente deve chegar algum ponto em que deve ter variações, sejam positivas ou negativas, em temperaturas muito maiores, mas como não é de interesse de engenharia não costuma ser avaliado.
@gask8milan7 ай бұрын
@@ExplicaProfessor obrigado!
@flavioaraujo5401 Жыл бұрын
Existe dois tipos de cutelos utilizados nas máquinas de Charpy , ASTM e DIN .
@ExplicaProfessor Жыл бұрын
Opa, obrigado pela contribuição Flavio!
@rodrigodefreitas11822 жыл бұрын
Giulio, parabéns pelos conteúdos de qualidade. Vídeo aulas bem didáticas. Uma dúvida: Por que a Temperatura de Transição dúctil-frágil diminui com a redução do tamanho médio de grão? A relação da diminuição do tamanho de grão com a resistência está clara, porém a relação com a temperatura é que não ficou clara.
@ExplicaProfessor2 жыл бұрын
Rodrigo, obrigado pelo comentário. Quanto menor o tamanho de grão, maior será a resistência do material (tensão de escoamento e tensão máxima). Porem, podemos manter a ductilidade do mesmo inalterada, ou praticamente inalterada. Dessa forma, aumentamos muito a tenacidade do material, e isso faz com que a transição dúctil frágil ocorra a menores temperaturas. Grande abraço