Autismo em mulheres - 10 características da socialização autista

  Рет қаралды 26,116

Lygia Pereira - Autismo Feminino

Lygia Pereira - Autismo Feminino

Күн бұрын

O autismo em mulheres costuma ter uma apresentação peculiar, principalmente no que se refere à socialização das autistas.
Neste vídeo, nós vamos conversar sobre 10 características atípicas no autismo feminino. Na verdade, eu me empolguei e pulei o sétimo item! Desculpe-me!!!
#autismo em mulheres #autismofeminino #autismoleve
-----------------------
🧠 E para você que quer participar da MasterClass Autismo Feminino, clique no link e se inscreva: lygiapereira.c...
Livro Simplificando o Autismo: loja.literareb...
Outros livros: loja.literareb...
Instagram: / lygiapereira.psi
Curso Espectro Feminino:
lygiapereira.c...

Пікірлер: 174
@Mileny.e.o.Evangelho
@Mileny.e.o.Evangelho Жыл бұрын
1. Palavras, frases e ações não bem compreendidas pelos outros 2. Parecem Fria, narcisista, por fugirem de situações sociais, parece distante mesmo que seja carinhosa 3. Oscilar em timidez, e falar de mais, caso apareça assunto de seu hiperfoco fala sem parar ✔️ 4. Não gosta de sair com as amigas, prefere socialização mais reservada ✔️ 5. Ama animais 6. Acham complicado se relacionar, então fogem de casamento ✔️ 7. Não entender o peso dos papéis sociais, ser rápida "atirada" enviar muitas mensagens ✔️ 8. Não gostar de toque físico em situações sociais ✔️ 9. Não ter muitas amigas, e ter preguiça da imaginação das outras ✔️ 10. Camuflagem ✔️
@analuizajacobina7219
@analuizajacobina7219 Жыл бұрын
Bom dia! Vou falar um pouco sobre mim !!! Também estou em processo de investigação de TEA!! Eu quase não saio de casa mas nada me impede de sair porque gosto de confraternização entre colegas apesar de não ter amigos e também com a família e, quando eu estou nesses grupos quase não falo nada , sinto como se fosse um poste, um muro, uma estátua no grupo e por isso o pessoal chega até a falar Nossa a Ana Luiza conversa demais. Na última diversão a que fui desabafei com uma pessoa falando que as palavras corretas não me vem à cabeça no momento certo. Porém o que acontece comigo é que faço o maior esforço para conversar com as pessoas e muitas vezes não rende e não é porque não quero que fique nesse ponto, é como se as palavras necessárias estivessem sumindo de repente!! Daí o que acontece muito comigo é de eu, muitas vezes no máximo, cumprimento as pessoas, perguntar como elas estão e daí a conversa para por aí e não rende mais nada. E isso acontece comigo até mesmo com colegas e familiares que tenho mais afinidade. Outras coisas também é que a profissional que está me acompanhando disse que faço uso de estereotipias mesmo não estando em momento de tensão. Tenho 39 anos e nunca namorei! As vezes tenho muita sensibilidade a toques na pele e não gosto de barulhos relacionados a estouro. Outra coisa relevante é que sou professora concursada dos anos iniciais do ensino fundamental e não consegui dominar a turma, tive que ir pra outra função! Depois de um tempo fui dar aula na Apae daqui da minha cidade e lá fiquei dando aula para turmas pequenas de Eja e desempenhei melhor! No ano passado me colocaram numa turma pequena de crianças especiais e novamente tive dificuldades por uma delas ser bastante hiperativa e desafiadora! Novamente tive que voltar pra Eja . O pior disso tudo não é a dificuldade na sala de aula e sim ver o deboche de alguns colegas de trabalho dando a entender que eu não mereço ser professora!! Desde pequena eu as vezes me incomodava com crianças menores que eu!!! Hoje adoro crianças e dou graças a Deus por isso! Mas afirmo que ainda tenho muitas dificuldades em lidar com crianças quando estão sob a minha responsabilidade até mesmo as crianças da minha família. Desculpem pelo tamanho do texto mas é uma parte sobre mim.
@samiagermana
@samiagermana 2 жыл бұрын
Sempre fui mal interpretada por nunca ter desejado me casar. E ainda mais por não gostar de estar entre meninas, tinha preguiça de estar entre meninas... ainda hoje é assim. Eu tenho mesmo preguiça. Para estar entre minhas amigas eu tenho de interpretar um papel. Hoje eu sei que é uma máscara.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Bem-vinda à comunidade, minha querida fada etérea!🧚🏼‍♀️ E obrigada, Sâmia, por compartilhar um pouco das suas características! 🧠✨♾✨🌈
@naunsei
@naunsei 2 жыл бұрын
Também nunca tive esse ideal... contato físico também nunca foi meu forte.
@dayerodi
@dayerodi 2 жыл бұрын
Interessante que uso essa palavra "preguiça" pra descrever o fato de não querer sair só com meninas, e tudo o que está envolvido.... Preguiça pra ir na casa das pessoas socializar, preguiça de cumprimentar quem nem são amigos próximos... Preguiça de gastar minha energia com coisas que não sejam as que sempre gostei...
@samiagermana
@samiagermana 2 жыл бұрын
@@chillmusic as vezes me acusam de manipuladora e narcisista. Mas é algo incoerente já que para manipular é necessário relacionar-se com as pessoas e ter poder de convencimento. Quanto ao narcisismo, uma coisa é amar a si mesmo e somente a si (espelho espelho meu, quem é mais bela do que eu?), outra coisa é estar trancada em si mesma por não ter ferramentas de relacionamento social, nem capacidade de fazer amizades por ter dificuldades claras de se comunicar. Não conseguir falar e expressar os seus pensamentos. Daí Ensaiar os diálogos por dias em sua mente e não conseguir dizer uma palavra sequer. Olhar para o grupo e imaginar-se ali interagindo, mas só acontece na sua cabeça. Aí você desiste e volta pro seu mundo isolada num canto da sala. As vezes uma pessoa percebe e vem até você para te ajudar a se integrar ao grupo. Só que isso é raro de acontecer.
@renatapaiva6681
@renatapaiva6681 2 жыл бұрын
Li por um momento "estar entre animais" ao invez de meninas e tive um mini ataque apoplético🤣🤣🤣
@ottopsycho
@ottopsycho 2 жыл бұрын
Masking (camuflagem ou mascaramento) acaba com a energia da pessoa 😕
@maysautumn4238
@maysautumn4238 2 жыл бұрын
Gente, alguém aqui sofre por sentir que algumas coisas da socialização são até simples de fazer, mas apenas não conseguem fazer, mesmo sendo algo fácil? Nunca consigo explicar essa "falta de vontade" e quando tento, ninguém entende. É, por exemplo, eu saber que preciso responder as pessoas nas redes sociais, mas acabar acumulando conversas porque eu não consigo ser impulsionada a fazer isso... Eu acabo dando muito vácuo nas pessoas e embora seja proposital (poucas vezes é por esquecimento), não é por maldade. Eu só não consigo querer, tenho sempre que me forçar a fazer.
@geogustin8518
@geogustin8518 Жыл бұрын
Já fiz muito isso. Dei muito vácuo durante o 6° ano do Fundamental, principalmente em uma menina em específico, que era a que significativamente me mandava mensagem. Às vezes, quando eu respondia já tinha passado um bom tempo, e era sempre só um "oi", "tudo bem?", e a conversa terminava com o meu "tudo bem" depois dela me perguntar. Consegui melhorar isso, devido a uma amiga que tive durante o 8° e 9°, que me mandava mensagens depois da escola, e me ligava. Eu odiava áudio e chamadas de áudio, e ela me chama em chamada de vídeo! Com o tempo, eu me acostumei em mandar mensagens de áudio e chamadas, inclusive de vídeo, por causa dela. Infelizmente eu "perdi o jeito", pois fiquei muito tempo sem socializar "de verdade" com alguém. Resumindo: hoje até atendo chamadas de áudio e mandar áudios, mas não gosto, pois acabo me sentindo desconfortável e sem saber o que dizer. Ps: agora fico muito mais desconfortável, mesmo, para fazer ligações para pedir serviços, realizar pedidos etc. Como por exemplo pedir uma pizza (graças a Deus pelas pizzarias que agora fecham pedido pelo Whatsapp!)
@MsLeticiaPadilha
@MsLeticiaPadilha Жыл бұрын
Achei que eu era a única.
@arturguedes2021
@arturguedes2021 Жыл бұрын
Eu tinha razão do casamento povo chato não sabe ficar sem fazer nada ou ficar estudando o foco, não faço questão de dormir msm cama, e já cheguei ao demissexual ou assexual.
@natashafbs
@natashafbs 8 ай бұрын
Whatsapp x Autismo ... um desafio imenso. Ja deletei meu whatspp umas 20x , fico muito cansada de conversar. E meus amigos sao maravilhoso, so nao tenho paciência de conversar
@ElisangelaSantos-zl4bx
@ElisangelaSantos-zl4bx 5 ай бұрын
Eu pensei que isso era somente comigo que acontecia, também deixo muitas pessoas no vácuo no whatsapp, simplesmente nao vejo necessidade de estar respondendo ou até mesmo por não querer mesmo, me sinto muito cansada, eu me casei porém não é fácil ser compreendida, para ele sou grossa, bruta, insensível não faço carinho ou que não tenho amor
@vanessaalbacete
@vanessaalbacete 2 жыл бұрын
Nossa estou chocada com a sua dicção, voz, clareza e bom gosto, parabéns, amei o canal.
@MegaAndressa1983
@MegaAndressa1983 10 ай бұрын
Estou indo atrás de um diagnóstico. Devo ir o mais rápido possível, não consegui ver o vídeo até o final por causa dos barulhos de boca. Mas saiba que te achei incrível. Parabéns pelo trabalho!
@dr.djalmabambirra
@dr.djalmabambirra 2 жыл бұрын
Mais um vídeo incrível, Lygia! :) Eu vejo seu trabalho como tendo dupla função: 1. Elevar a autoconsciência dos neurodivergentes. 2. Promover a inclusão. Portanto, deve ser compartilhado com todos!
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Muito obrigada pela linda mensagem, Dr. Djalma! 🧠✨♾✨🌈 Autoconsciência é o primeiro passo para o treinamento das nossas competências! Amo!!!💗
@maraburger5439
@maraburger5439 2 жыл бұрын
Meu Deus! Minha segunda psicóloga pediu p eu fazer um teste de autismo e Realmente agora começou a fazer sentido tudo o que já passei e senti na vida… meu afastamento da família e depois o retorno, a dificuldade e indiferença de fazer amizades com mulheres, a relutância em casar e ter filhos…
@janadeboa
@janadeboa 2 жыл бұрын
Como neurodiversa eu sei q mesmo me conectando com as pessoas q amo, fico longe por dias, semanas e tenho pouca interação e com muita profundidade. Depois sumo. E ta bom assim. Quem me ama entende e interage bem tb.
@yans563
@yans563 2 жыл бұрын
No meu caso a camuflagem eh fundamental para sobreviver no ambiente organizacional, mas muitas vezes eh desgastante, demanda muita energia pq nao eh algo natural. Felizmente, o trabalho remoto faz com que eu não tenha que usar tanta camuflagem. As festinhas e amigo secreto de final de ano são aterrorizantes....
@patriciarockstar10
@patriciarockstar10 2 жыл бұрын
Me vi nesse video, ao mesmo tempo me dá um alívio por compreender, mas não tenho diagnóstico, e aí vem a angústia, por não ter a certeza. Quando era criança e até a adolescência e me sentia um peixe fora d'água, não conseguia compreender as colegas, e todos me achavam estranha. E até eu me achava tb. Me socializo melhor com meus gatos, eles me entendem.
@Nadaparafazer-rk7ef
@Nadaparafazer-rk7ef 2 жыл бұрын
Com seus esclarecimentos começo sentir que existo e só estou um pouco quebrada.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Fico muito feliz de saber que os vídeos têm gerado autoconsciência, Bruna! 🧠✨♾✨🌈 Que você faça lindas ressignificações!
@owlieo.3432
@owlieo.3432 2 жыл бұрын
Ser autista não é ter defeito de fábrica, é só que o seu software é diferente. Ame-se assim ❤️
@lucimarabenigno
@lucimarabenigno 2 жыл бұрын
No começo do diagnóstico eu relutei bastante contra. Achava que era algo ruim. Hj me aceito , reconheço que sou diferente e reconheço meus limites e tenho aceitado o diagnóstico. Nós vemos e sentimos o mundo diferentemente. E tá tudo bem. Espero que vc fique bem.
@thaeasy
@thaeasy 2 жыл бұрын
Não está quebrada não, Bruna. Não tem nada pra consertar, apenas a aprender. A primeira coisa a aprender é que não tem nada de errado com você.
@noelmaalves6930
@noelmaalves6930 2 жыл бұрын
As pessoas interpretam nossas ações e falas como bem querem.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Acontece, Noelma! 🥲✨♾️✨🧠
@fernandasantos1274
@fernandasantos1274 Жыл бұрын
Por aqui deu 45 pontos. Eu já fiz uma avaliação neuropsicológica e a hipótese diagnóstica é o Asperger. Fico me perguntando se deveria ir no médico fechar meu diagnóstico... por que me sinto culpada de utilizar o título de autista sem ter fechado de fato. Mas desde pequena sempre me senti diferente das outras meninas, apesar de não ter me isolado na infância eu não aceitava que as amiguinhas brincassem do jeito delas, tinha que ser sempre do meu. Minha mãe sempre me chamou de Geniosa, do contra, 8 ou 80, ela diz que sou assim desde que aprendi a falar. Assim que fui alfabetizada meu hiperfoco virou a leitura e desconfio que isso me ajudou muito na escola tornando um reforço natural. Agora a partir dos 7/8 anos minha mãe conta que perdi o interesse pelo contato social e ficou explicito na pré adolescência e a adolescência. Eu percebi que só mantinha umas amizades superficiais porque imitava o que elas faziam, depois que resolvi parar eu me senti ainda mais deslocada das outras garotas. Tive depressão durante a minha adolescência inteira e várias tentativas de suicídio. Sempre senti como se algo estivesse errado comigo quando interajo com as pessoas, não consigo ser espontânea, sempre observo cuidadosamente as expressões, o tom de voz da pessoa pra entender o que está sendo dito e não confundir. Estou em terapia há um ano, antes eu também tinha comportamentos autolesivos pq eu não sabia me expressar adequadamente. Penso que talvez eu me sinta menos cansada se eu pudesse apertar meus dedos na frente das pessoas ou me mexer sem medo das coisas caírem e me chamarem de desastrada.
@aggyyyu
@aggyyyu 2 жыл бұрын
eu lembro que quando mais nova, eu fazia absolutamente de tudo para ser igual às meninas neurotípicas, me perdia muito de mim. sobre gostar mais de animais, eu vejo muito isso em mim, amo meu cachorrinho e meu periquito australiano.
@larissawelteremidio3533
@larissawelteremidio3533 2 жыл бұрын
Nossa! Lembro de desenhar vestidos de noiva com uma coleguinha no primário e desde aquela época pensado: mas não quero casar!
@beatriznascimento4332
@beatriznascimento4332 2 жыл бұрын
No relacionamento amoroso é o mais complicado rs. Passa a impressão que a pessoa é chata, anti-social por não querer estar em determinados lugares. Ir à determinados lugares.
@milcafranca
@milcafranca 3 ай бұрын
Me identifiquei com tuuudo!! 😲 Quando criança eu parecia um menino (jogava bola, pega pegou, pipa… as meninas ficavam me abusando por causa disso me chamando de menino) via filmes como por ex: A História Sem Fim (meu filme preferido da infância). Sempre odiei contato físico (menos com minha sobrinha de 5 aninhos e do meu gatão), amo silêncio, livros, contemplar a vida, o céu o som dos passarinhos cantando, o mar… Desde criança sempre amei brincar/ficar sozinha e sempre tive pouquíssimos amigos, até hj prefiro amigos do que amigas. Nunca entendi essa mania que mulher tem de beijar rosto de amigas e abraçar/tocar 🙄😖 Com amigas preciso usar o masking pra socializar de boa 🤙🏼 Além de tudo sempre tive mutismo social, rigidez cognitiva, meltdown e shutdown, burnout, dificuldade de fazer e manter amizades, sensação de não pertencimento… PS: Ahahah adorei esse vídeo!! Aaaamo música celta e new age como Enya, ERA, Enigma, Loreena McKennitt… tbm ADORO Star Wars ✨ 18/06/24 dia do autismo 🧩✨ ainda aceitando… um dia chego lá.
@janadeboa
@janadeboa 2 жыл бұрын
A sétima característica seria ser cabeça fechada. Eu semprw fui acusada de não me importar com o q outros pensam. Eu sou tipo: "encaixar outro ser humano na minha rotina?" como? Oi? Sério?
@alineandrade5589
@alineandrade5589 8 ай бұрын
Eu não tenho diagnóstico de autismo, ainda não fiz as avaliações, porém, me vejo em seus vídeos, e esse me descreveu por inteiro!!! Fui ouvindo e rindo porque parecia que vc estava falando de mim, que me descrevia toda!!! 😅😅😅😅
@alexandreamaral9939
@alexandreamaral9939 3 ай бұрын
Oi Lygia, eu recebi meu diagnóstico a menos de 1 mês e eu amo assistir seus vídeo, vejo que vc sempre direciona para autistas mulheres, mas eu me idetifico com todas características, até mesmo pq eu era uma criança bem afeminado e gostava mais de brincar com as meninas e coisas de meninas apesar de hoje eu ter aprendido a ser mais masculino todas essas questões de autismo em mulheres eu me identifico. Gratidão pelos seus vídeo, me ajudam muito.❤
@karinecorreia8203
@karinecorreia8203 2 жыл бұрын
Não sei mais quantas pessoas me falaram que sou fria. Isso me machuca. Me esforço tanto pra não parecer fria, mas mesmo assim... E não sei quantas vezes eu falo com o cachorro em vez de falar com o dono rsrs Quando eu era adolescente, coitado de alguns rapazes, mandava muita mensagem! Depois até tirei o visualização de mensagem pq eu estava ficando muuuuiiitooo ansiosa. Não tenho amigos, não consigo manter, tenho pessoas que sei que posso contar, mas não tenho contato. Só minha família mesmo. E estou me habituando a família do meu marido que é enorme... Ainda bem que eles gostam de jogos, pq fico deslocada numa rodinha de conversa, no jogo não.
@GRAZI1463
@GRAZI1463 2 жыл бұрын
Estou indo atrás de um diagnostico e é a segunda vez que falo sobre isso. A primeira foi em outro vídeo seu, porque estou gostando muito do seu canal e está me ajudando a entender algumas coisas. Mas como não tenho diagnóstico, tenho medo de falar sobre isso com outras pessoas e ser mal interpretada. Cuido de 23 gatos com meu irmão. Quando era criança os vizinhos diziam que eu era "metida" porque não queria ir nas festas e quando ia, saía rápido, o som alto me dava dor de cabeça e o número de pessoas me incomodava. Mas teve uma festa em que fui, porque eu e uma colega de colégio iríamos fazer algo sobre RBD com as filhas do vizinho e eu era obcecada pelo grupo. Os vizinhos estranharam, porque eu falei demais e até dancei (mas só RBD e sobre RBD). Consigo fazer amizades, mas tenho dificuldade de manter, porque tenho medo de estar falando ou fazendo a coisa errada e as vezes acho que falo muito sobre mim mesma e não quero incomodar. Também gosto de ficar sozinha, então não me forço mais a sair, se não quiser. Também não dou desculpa, só digo que não vou, porque prefiro ser sincera. Meu grupo de amigos não tem mais homens, mas percebi que sempre tem o mesmo formato: uma menina mais extrovertida (mais namoradeira tbm), a segunda menina mais introvertida e responsável/séria, um rapaz e eu. Não foi de propósito, eu REALMENTE gosto deles e me sinto mais confortável do que com outras pessoas. Tanto no ensino médio como na faculdade (2 grupos diferentes com a mesma dinâmica). Mas já perdi o contato com o grupo do ensino médio, por não mandar mensagens. Tenho 25 anos e nunca beijei (só 2 selinhos). Quando realmente gostei de alguém, falei diretamente e não rolou kkkkkkkkkkk. Sempre parece que falo de menos ou falo demais. Meu sonho é morar sozinha.
@GRAZI1463
@GRAZI1463 2 жыл бұрын
Também tem a dificuldade em ler algumas situações, principalmente por telefone. Meus amigos me pregaram uma peça, contando uma história mirabolante sobre como um amiga e um rapaz de quem ela gostava muito tinham finalmente ficado. Eu não duvidei nem por um segundo, porque ela parece raramente gostar de alguém e eu "shippava" os dois. Minha amiga ria muito enquanto falava no telefone e o outro amigo ria no fundo, mas achei que era só de nervoso ou felicidade. Minha amiga se sentiu até um pouco culpada e veio me pedir desculpa depois. De fato, a história era tão mirabolante que ela não achou que eu acreditaria.
@atvique
@atvique Жыл бұрын
Lendo seu relato e parece que estou lendo sobre mim kkk
@camilaalves2247
@camilaalves2247 2 жыл бұрын
As vezes tenho minhas dúvidas se sou autista ou não. Quando era criança a professora veio falar com a minha mãe sobre o fato de eu ser muito quieta, que eu era diferente,na época nem se falava sobre autismo. Quando chegava visitas em casa me escondia e só saia quando iam embora. Quando muda algo na rotina tenho crise de ansiedade ( melhorou com a medicação, também tenho dificuldades de pegar no sono, o que ajudou). Costumava brincar de faz de conta sem verbalizar, os diálogos aconteciam só na minha mente, quando falo isso as pessoas acham estranho. Na escola tinha poucos amigos, (o que melhorou na adolescência). Lembro que quando não sabia de algum conteúdo, eu tinha crise de choro até a hora de ir pra casa. Aos poucos fui tentando me conter e comecei a perceber que isso não era aceito. As vezes tenho dificuldades de olhar nos olhos das pessoas, mas fico me policiando. Meus digamos hiper focos são mais relacionados a leitura, temperamentos e tudo sobre cabelos cacheados, se deixar passo horas assistindo vídeos de finalização de cabelos cacheados. Como vou a psicóloga por conta do transtorno de ansiedade. Eu falei pra ela sobre minha dúvida sobre o autismo, ela me olhou com desdém e fez uma pergunta: "Se tem a imagem de um homem e mais atrás dele um barquinho. O que você vai lhe chamar atenção primeiro? O homem mais próximo ou o barquinho que está distante? Eu disse que era o homem. Ela disse "então você não tem autismo, eu já trabalhei com autismo por dez anos". Então eu me conformei, mas vez ou outra vem aquela dúvida, por exemplo, hoje fui convidada pra um almoço depois do trabalho e já fiquei angustiada pois não quero ir, fiquei andando várias vezes pela casa toda pensando sobre. Ao mesmo tempo tenho medo das pessoas me acharem esnobe ou chata e me sinto forçada a ter que ir mesmo sem querer!
@nalvapinheiro5213
@nalvapinheiro5213 2 жыл бұрын
Com apenas uma pergunta ela disse que vc não era? Diagnóstico rápido este hein?
@naunsei
@naunsei 2 жыл бұрын
ahaha, eu olharia o barquinho! Nas fotos reparo primeiro no fundo, tenho um desinteresse nas figuras humanas. Mas nem tenho diagnóstico. Cada caso é um caso, uma avaliação se dá com investigação exaustiva, essa sua terapeuta vai ver tem é preguiça mesmo.
@nalvapinheiro5213
@nalvapinheiro5213 2 жыл бұрын
@@naunsei eu possivelmente também, pois olharia os detalhes da foto.
@dayerodi
@dayerodi 2 жыл бұрын
Somos muito parecidas, só a foto, que acho que olharia o barquinho.... Mas depois de ver o homen é claro...
@samiagermana
@samiagermana 2 жыл бұрын
Procura outro profissional que faça uma avaliação mais descente. Precisei de 43 anos até achar um Neurologista que se importasse em controlar as crises epiléticas que tenho. E foi ele que achou estranhas algumas de minhas crises. No entendimento dele, não eram crises epiléticas por demorarem horas e não haver perda de consciencia. Em uma consulta esse meu Neurologista afirmou: Samia, você teve uma crise violenta, perdeu a fala, movimentos repetitivos dos braços e da cabeça, e com risco de você se ferir, se machucar. Isso por 3 horas seguidas, crise causada claramente por uma situação de estresse elevada (uma briga com grita e muita pressão emocional). Isso tudo, e por não ter havido perda da consciencia (um estado epilético por tanto tempo deveria ter perdido a consciência e todo o episódio foi sofrido com a consciência preservada). Ele me encaminhou a um psiquiatra que está avaliando o que existe além da Epilepsia. Uma amiga minha, psicopedagoga, especialista em autismo, me deu um prediagnostico de autismo. Ela já estava me avaliando fazia mto tempo. Mas nunca havia me falado desse possível diagnóstico. Quando passei a entender o autismo de fato, tudo se encaixou. Agora estou procurando fechar o diagnóstico. Isso vai me ajudar muito, principalmente porque (provavelmente) as crises que sempre sofri e que era confundidas om crises epiléticas, eram de fato crises do autismo. Isso para mim está sendo libertador. Descobri que todos os meus amigos sabiam ou suspeitavam suspeitavam do autismo em mim, só nunca me falaram até que eu mesma descobrisse. Depois de muito tempo procurando respostas para as minhas crises. Principalmente sempre quis saber pq eu não consigo falar em alguns momentos. Hoje sei: a perda momentanea da fala é uma crise de autismo. Isso é um alívio, pois eu achava que seria crise de Epilepsia. Mas sei que eu não convulsiono mais. É só o autismo se manifestando em momentos de muita carga emocional. Fechando o assunto: se o profissional que te atende não corresponde, procura um profissional que se preocupe e não descansa até achar essa pessoa.
@julianaslv2604
@julianaslv2604 Жыл бұрын
Excelente vídeo, percebi esses traços desde a infância, mas não fui diagnosticada. Somos constantemente mal interpretadas por pessoas que nem nos conhecem. Sempre me achei diferente, embora tirasse notas altas na escola e na faculdade, sempre tive dificuldade de interação social. Sempre achei as interações sociais falsas e cansativas, não sei se pelo fato de ter TDAH ou TEA (ou ambos). Acho a sociedade um teatro cansativo de cinismo e hipocrisia, e não tenho muita motivação para participar disso.
@fabianamartins7563
@fabianamartins7563 2 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho. Me senti representada!! Sempre fui "estranha" desde criança rsrs Na escola eu tinha mais assunto com os meninos, com uns 3 no máximo porque sempre tive uma dificuldade gigantesca de socializar, não sei puxar assunto com as pessoas, fato! A menos que a outra pessoa toque num assunto pelo qual eu sou obcecada, como filmes de terror (ou o gênero terror) , por exemplo! kkk amo terror desde menina... filmes, livros, histórias de terror, tudo o que tem fantasmas, bruxas, assombração, vampiros, etc e normalmente as meninas não curtiam terror ( e a maioria das mulheres têm medo de filmes de terror) Engraçado você mencionou que as pessoas não entendem um comentário que a autista faz ou ficam boiando. Como eu adoro cinema e literatura, faço às vezes algum comentário com alguma referência literária, com o nome de algum personagem de livro, filme, etc, e dificilmente alguém saca a piada, ou entende a referência rsrsrs Sempre tive uma tendência a me isolar. Odeio barulho, muvuca, adoro o silêncio, adoro trabalhar em casa, durante a pandemia trabalhei remotamente e eu adorei!! No meu trabalho, quando tenho um intervalo, sempre me escondo em algum canto pra ler. Tenho pavor de tudo que me deixa em evidência! Odeio dinâmica de grupo, sentar em roda com outras pessoas, falar sobre mim em público, festa de fim de ano no trabalho, amigo secreto, etc, etc... essa socialização por mera convenção me irrita profundamente. Nunca quis me casar porque realmente é informação demais, é desgastante demais pra mim as demandas de uma relação a dois, ainda mais com filhos. Jamais quis ser mãe, nunca curti crianças, prefiro gatos. Eu tenho minha cota de socialização, é no máximo 1 hora num barzinho com 1, 2 amigas e só! Quando bate o comichão pra ir embora pra casa, ninguém me segura! kkkk Enfim, me identifiquei. PS: Curto Loreena Mckennitt ☺
@sandrapereira854
@sandrapereira854 2 жыл бұрын
Kkkk até parece que você está falando de mim... sou, assim, como você
@marianirenesilva5660
@marianirenesilva5660 2 жыл бұрын
Drª Lygia, perdão não sei como me referir à senhora . mas desde que assisti seus vídeos , mais e mais desconfio que eu possa estar no espectro autista. Tantas coisas começaram a fazer sentido. Honestamente, não sei se sou, mas passei por tantas situações. O pior que tenho 58 anos. minha vida foi uma sucessão de situações de ruminação para tentar entender porque não conseguia me relacionar com as pessoas. Existe algum órgão estadual em São Paulo, que faça o diagnóstico? Ah pelo visto tenho tdah, e passei a vida sofrendo de ansiedade e evoluiu para síndrome de pânico e agorafobia. Não me considero uma coitada. Só quero fazer o tratamento se for meu caso entornar minha vida o mais produtiva possível.
@38Sailor
@38Sailor Жыл бұрын
Olá Lygia, estou maratonando seu canal. Sou psicóloga boa profissional dedicada e estudiosa, sei acolher e ajudar os outros. No entando, sempre questionei minhas " esquisitices" sempre fui rotulada de muita coisa, uma pessoa sem filtro, muito grossa as vezes, arrogante, prepotente e por ai vai, além do amor por animais como cães e gatos tenho atualmente 24, amo ficar sozinha, tenho uma dificuldade absurda de socialização e sou muito ligada a palavras, se alguém tenta me 'explicar algo começo a criar a figura imaginaria na cabeça kkk. Já fui diagnosticada com vários transtornos até que recentemente em uma conversar com um amigo psicopedagogo vimos a possibilidade de eu ser autista . Depois dessa conversa resolvi olhar pra mim de outra perspectiva é desde então, encontrei uma paz interior receber o diagnostico aos 50 anos foi uma benção, não me sinto mais deslocada o tempo todo. Tenho aprendido muito no seu canal. Obrigada pelo trabalho feito.
@i2nami
@i2nami 7 ай бұрын
"mulheres autistas gostam muito de estudar bichos" eu sou médica veterinária
@alphaomega7321
@alphaomega7321 2 жыл бұрын
A cada característica mencionada no vídeo, eu ria mais, por que me identifico com todos! Amo o seu canal e o conteúdo que você nos proporciona! Muito obrigada!
@drikaprezoto628
@drikaprezoto628 Жыл бұрын
Vc me ajudou muito a descobrir que sou autista, tenho 48 anos. E nunca entendi pq eu sou tão diferente de todos na minha família...esse sempre foi o meu discurso. Obrigada.
@arturguedes2021
@arturguedes2021 Жыл бұрын
Valeu cometário curto, quero mto ler outros até final puxado😊
@carlacristina7820
@carlacristina7820 2 жыл бұрын
🙆vc tá me descrevendo!😥 quanto mais pesquiso sobre o assunto, mais me vejo dentro do espectro autismo
@maria-fia
@maria-fia 4 ай бұрын
Fui diagnosticada aos 54 anos. Eu nunca me casei nem morei junto . Prefiro ficar em casa. Não tenho filtro. Socializar me causa sofrimento . E depois Socializar eu sinto como se tivesse de ressaca social.
@kenechka1
@kenechka1 Жыл бұрын
Meu Deus. Eu desconfiava. Mas agora, com as informações desse vídeo, passo a considerar ter de fato algum grau de autismo.
@donanafazeconta9530
@donanafazeconta9530 5 ай бұрын
1. Palavras, frases e ações não bem compreendidas pelos outros - SIM 2. Parecem Fria, narcisista, por fugirem de situações sociais, parece distante mesmo que seja carinhosa - SIM, mas já melhorei 3. Oscilar em timidez, e falar de mais, caso apareça assunto de seu hiperfoco fala sem parar - HUMMMM, nunca fui tímida, mas sempre com fala seletiva. Melhorei em falar dos meus hiperfocos 4. Não gosta de sair com as amigas, prefere socialização mais reservada - SIM 5. Ama animais - AMO, mas gosto de abraços tb das pessoas que gosto... nas situações sociais sou mais de cumprimentar com aperto de mão ou me inclinar assim como os japoneses 6. Acham complicado se relacionar, então fogem de casamento ... Casei duas vezes, não me casarei mais, mas gostaria de viver um relacionamento saudável 7. Não entender o peso dos papéis sociais, ser rápida "atirada" enviar muitas mensagens ... Hhehehe... SIM, mas dá pra melhorar com treinamento 8. Não gostar de toque físico em situações sociais - Não gosto 9. Não ter muitas amigas, e ter preguiça da imaginação das outras - só tenho uma ou duas amigas quase sempre, mais comum ter uma so 10. Camuflagem - SEMPRE! Por isso prefiro ficar em casa
@psigiuliabignardi
@psigiuliabignardi Жыл бұрын
Além do conhecimento incrível a forma que vc fala é muito confortável de ouvir, ótimo vídeo 🤍✨
@rerf7296
@rerf7296 Жыл бұрын
Eu nao tenho muitas manias, mas nessa parte social ai eu coincido com quase tudo.
@falacomigo7232
@falacomigo7232 2 жыл бұрын
Que vídeo gostoso. Dr, eu tenho um filho diagnosticado com autismo e um sobrinho tbm. Meu filho ama animais. Eu penso que tbm esteja dentro desse espectro por motivos de socialização ou a falta de socialização. As vezes penso que estou criando um futuro deprimido pq meu filho gosta de socializar e já eu não. Nunca deixei ele trazer amigos em casa e Deus me livre se alguém se convida pra vir na minha. Tenho 38 anos e minhas últimas amigas foram da época de escola. Amo elas até hj, mas não sinto necessidade de falar, mandar mensagem ou encontrar. Hj descobri que tenho ehlers danlos e meu filho tbm que está bastante relacionada com autismo. Tbm sofro com crises de ausência. Tenho muitos hiperfocos como astrologia e sempre sinto necessidade de falar com a minha família sobre meus assuntos de estimação e ninguém gosta de ouvir... Sou um ímã pra atrair pessoas com intenções ruins como narcisistas e isso tbm virou um hiperfoco pq não paro de ver videos sobre o assunto. Agora quanto a animais eu me sinto completamente desconfortável com o cheiro de animais e os pêlos deles encostando em mim e tenho vontade de correr pra tomar banho na mesma hora. Nunca fui ao cinema, casamentos e nem mesmo em apresentações da escola do meu filho. Não sinto necessidade de ter alguém do meu lado e estou sozinha há mais de 10 anos. Aliás, só tive um namorado na vida. Sou até desembaraçada pra escrever, mas pra conversar pessoalmente eu sou uma negação. Meu tio psicopata falava que eu era falsa pq não olhava nos olhos dele quando estava me estuprando psicológicamente. Só olhava pra boca e até hj pra mim é mais fácil. Vivo em depressão desde a infância e quando tentei falar com profissinais sobre desconfiar de mim, não me deram nem chance de continuar o discurso. Gosto dos seus vídeos.
@vanessapinheirodossantosra6997
@vanessapinheirodossantosra6997 2 жыл бұрын
Oi busca Jesus dentro do seu coração para você mudar essa Situação, ele e a verdade e a vida , em oração ele dará a você vida e vida com abundância Deus ele veio para desfazer as obras ruins do nosso coração Experimenta ser Feliz com Jesus ❤️
@luciaafonso3186
@luciaafonso3186 Жыл бұрын
Você parece ter muito sofrimento com tudo isso. Por favor, dê a você mesma a oportunidade de ser escutada e, se necessário, fazer um acompanhamento/tratamento. Procure um(a) profissional que a escute de verdade. Espero que você fique bem.
@abacatizx749
@abacatizx749 2 жыл бұрын
Lygia seus vídeos são magníficos, você realmente vem me ajudando com o meu diagnóstico, os vídeos são claros sem confusões além de que o áudiovisual é de ótima qualidade.
@larahalanna2773
@larahalanna2773 2 жыл бұрын
Engraçado, eu me identifiquei em muitas características referente ao autismo nivel de suporte 01, mas não consigo identificar nenhum hiperfoco em mim. Vou procurar um especialista, ate pq na lista da Samanta Craft me vi em 90% das questões. Ótimo canal ❤.
@Brazilianknight9243
@Brazilianknight9243 2 жыл бұрын
Poderia falar do contraste cultural, entre um autista na Alemanha e outro no Brasil/EUA.
@gessicamoreira2281
@gessicamoreira2281 2 жыл бұрын
Me identifico muito. E quanto mais me identifico mais me entendo 🙏🏻🙏🏻
@cida3255
@cida3255 Жыл бұрын
Uma pergunta, com o tempo e a convivência, uma mulher autista consegue aprender a abraçar e socializar? Porque eu não gostava de abraços e toques, mas depois de um tempo de tanto uma pessoa me abraçar hoje eu abraço as pessoas
@miriamk141
@miriamk141 2 жыл бұрын
Obrigada pelo trabalho sério e competente! Mais uma vez “gabaritei”😆 Lembrei q tentei me encaixar na adolescência, várias vezes pintei as unhas mas tinha uma sensação desagradável como de sufocamento então me convenci q não dava e p outras “coisas femininas” fui percebendo q não tinha paciência, por ex, na maturidade adotei o uniforme, calça jeans e camiseta preta… Tchau Obrigada
@anaamorim3072
@anaamorim3072 Жыл бұрын
Minha filha “desanda” a falar quando o assunto é star wars. Hoje, com a terapia, ela ja percebe que esta falando demais. Em relacao a socializacao, ela nao gosta de estar em grupo e acabou sofrendo demais na escola. Muito obrigada Dra Lygia por seus videos, sempre claros e muito esclarecedores
@user-xb6or8bw2y
@user-xb6or8bw2y 2 жыл бұрын
Amando o tema sobre mulheres autista 🥰🥰🥰🥰🥰🥰
@anaclaudia5428
@anaclaudia5428 Жыл бұрын
O melhor ano da minha vida profissional foi em 2020 trabalhar de casa.
@renatacosta3344
@renatacosta3344 2 жыл бұрын
Uma vez quase fiquei brigada com a familia da mulher do meu irmao porque disse pra mae dela que gostava de ficar sozinha e ai ela interpretou que queria ficar so no quarto,mas so tinha dito que curtia ser sozinha, e nao escolhi muito bem o que falar. E nao tive muita noçao do que nao falar. Eu sempre me ausento uma hora ou outra das reunioes sociais. Pq nao consigo ficar muito tempo em interacao com a minha familia e amigos. Quando e uma coisa que eu gosto,eu fico bem tagarela mesmo... Acabei me acostumando com essas coisas, e ai de repente passe despercebido por isso. Mas nao sou de sair muito com amigos mesmo. Amo bichos!! Criava inseto quando criança. A parte de casar acabei querendo, quando crianca nao ligava muito,mas depois de pressoes e comparacoes eu passei a querer viver a experiencia de me relacionar com alguem. E agora nao sei mais se quero casar porque eu quero,ou por querer me encaixar. Mas como eu sou de viver as experiencias, e sou bem racional nessa parte, o casamento e algo que acabei querendo experimentar. Eu falo logo 😆😅😅 e sou insistente.. deve por isso que afasto as pessoas. Acabei me adaptando a tudo isso. A todos esses cumprimentos. Mas eu realmente gosto mais de me relacionar com meninos mesmo. Eu brincava de tudo. Barbie,carro, 😆😅 Mas nao tenho paciencia pra coisas mto femininas... meio confuso isso kkkkkk Nao sei se sou assim,ou se me adaptei pra parecer e me encaixar.
@sabrinastation6694
@sabrinastation6694 2 жыл бұрын
Nunca tive amigos concretos,mas sempre que me dava bem com alguem eram de preferência meninos; não sei sair de casa nem gosto na vdd,sempre tive um superfoco em filosofia e video games,não sei conversar nada além disso,sempre fui taxada de estranha,monga e outros termos pejorativos que se relacionavam com a minha personalidade, sou muito seletiva p comer,odeio abraços e toques,sou muito organizada e perfeccionista;odeio barulhos e socializar p mim me deixa entediada,tenho crises desde crianças caracterizados por choros e auto lesão e ficar isolada 100% inclusive esse ano tive 3 no trabalho e meus familiares tiveram que me buscar, acho que preciso de um profissional É isso!.
@magazinha
@magazinha Жыл бұрын
Ela não percebeu esse sinal social e demonstrou dessa forma que nunca deixará o espectro porque isso não é possível. Ela não conseguiu se expressar com a mensagem apropriada, mais um sinal que não se deixa o espectro por querer.
@evelyncarter4596
@evelyncarter4596 Жыл бұрын
Imitando eu consegui ser uma das pessoas mais populares da escola, até hoje eu visto um personagem, tenho medo de sair dele
@renrose2386
@renrose2386 Жыл бұрын
Até meus pais, meus próprios pais eu sinto esse problema de não gostar deles encostarem em mim, eu não gosto de abraçar, inclusive no começo foi bem estranho quando as meninas que eu ensinava vinham me abraçar, aquilo para mim era coisa de outro mundo, parecia um ET, nunca fui de fazer esses gestos de abraçar e apertar mãos
@suelens2113
@suelens2113 Жыл бұрын
Meu Deus, você está me ajudando tanto pós diagnóstico! Nem acredito! Gratidão! ❤
@yarahoscher788
@yarahoscher788 Жыл бұрын
Como fazer o diagnóstico?
@Vida8a2b0c76
@Vida8a2b0c76 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Acompanho seu canal aprendo muito. Só acho que os autistas sofrem sim e gostariam de poder ser como seus pares. Tanto é verdade que essas pessoas sofrem de depressão, ansiedade e síndrome do pânico e se sentem estranhas e isoladas.
@renatasheylafilgueirasfeli3435
@renatasheylafilgueirasfeli3435 Жыл бұрын
Cada vídeo me identifico mais 🥰 fico feliz com isso
@yurimelissa79
@yurimelissa79 Жыл бұрын
Pra mim só falta o laudo. 1 sim 2 sou pedante 3 sou sensível sim, sou às vezes fria. As pessoas acham que não sou educada. 4 sou tímida às vezes, ou sou tagarela ao extremo 5 sempre fui vista como antisocial 6 não gosto muito de animais 7 eu me casei 8 fui direta pra namorar meu marido 9 não gosto de gente encostar em mim, dou sou um tchau de longe 10 tenho poucas amigas
@gabriellegaia2219
@gabriellegaia2219 2 жыл бұрын
Gosto muito dos teus vídeos, Lygia, mas discordo com a parte que falaste sobre a Rudy Simone. Procurei vídeos ou transcrições pra saber exatamente o que ela falou sobre o assunto mas não encontrei, mesmo assim eu entendo completamente as pessoas da comunidade que a criticaram porque se a fala dela realmente tinha como intenção passar a mensagem de que ao aprender estratégias suficientes pra navegar no mundo sem um nível alto de suporte ela não se sentia mais autista, ela reforça a ideia completamente errada e danosa de que as pessoas podem "deixar de ser autistas" e que o autismo é só uma falha de personalidade ou erro na criação, o que sabemos que não é verdade. A situação atual dela só prova que autistas podem sim ser independentes e levar uma vida sem sofrimentos e feliz, desde que tenham suporte e acesso às acomodações e terapias necessárias. A gente tem essa ideia de que a pessoa autista tá em constante sofrimento, que não pode ser feliz e ter a vida bem sucedida (ou pelo menos parecer ter), tanto que a norma é duvidar quando uma pessoa que descobriu o autismo na vida adulta diz que é autista, porque ela não age como o esteriótipo do menino de 6 anos que bate a cabeça no chão e grita quando tá frustrado e passa o tempo todo sacudindo as mãos, tanto que o diagnóstico em adultos muitas vezes é feito quando a pessoa está num nível alto de sofrimento, depois de vários diagnósticos de depressão, ansiedade, borderline ou bipolaridade que ou foram causados pelo autismo não disgnosticado ou foram dados sem considerar que as adversidades que a pessoa enfrentava eram por conta do autismo. Eu mesma comecei a acreditar que sou autista há pouco menos de um ano, já na vida adulta, depois de vários diagnósticos (alguns certos e outros que hoje eu acredito terem sido dados sem levar em consideração a possibilidade do autismo) porque eu não sou o esteriótipo, minhas dificuldades são muito mais internas do que externas e só eu sei de muitas delas até hoje, o que não faz com que eu não seja autista e não vai invalidar meu diagnóstico quando eu receber um. Por mais que a intenção dela seja boa, uma colocação com essa denotação vindo de uma pessoa conhecida pelo trabalho que ela faz contando a própria experiência de vida e tendo o papel que ela tem na comunidade autista vai contra tudo o que os autistas têm feito pra quebrar os esteriótipos e crenças erradas. Desculpa o comentário gigante, eu só realmente senti que eu precisava comentar sobre isso. No mais, adoro teus vídeos e tenho visto a maioria sobre autismo em mulheres como forma de validar minhas desconfianças e me auxiliar nesse processo disgnóstico.
@RENATASOLE
@RENATASOLE Жыл бұрын
Já vi esse vídeo ,e muitos outros do canal, várias vezes. Sempre andei com os meninos. Sempre detestei brincar de boneca. Com minhas filhas eu brincava colocando os brinquedos em suas posicões e só. Agora , se fosse com os bloquinhos de montar , eu amava. Nunca consegui brincar de boneca com elas.
@SaraSarandy
@SaraSarandy Жыл бұрын
Sou autista, diagnosticada tardiamente, e lembro que minha mãe brigava muito comigo quando criança porque eu só andava com os meninos do prédio. Ela tinha medo de eu ficar "mal falada", mas a verdade é que eu não tinha interesse nenhum nas brincadeiras das meninas, enquanto elas estavam brincando de boneca, dando comidinha, etc (inclusive, lembro nitidamente uma cena de eu olhando pra elas brincando disso e pensando "tédio" 😂), eles estavam brincando de iô-iô, Beyblade, bolinha de gude e jogos de tabuleiro. Eu amava muuuuuuuuuito mais essas brincadeiras! Rsrsrs...
@adrianamenezes9826
@adrianamenezes9826 Жыл бұрын
Não sei nem o que falar, pois vendo seus vídeos é como se eu tivesse me reconhecendo. Em todos eles eu me encaixei, principalmente quando fala sobre mascarar a personalidade tentando ser quem não é de verdade, isso é extremamente cansativo e não consigo sustentar isso por muito tempo e vou embora
@renatapaiva6681
@renatapaiva6681 2 жыл бұрын
Com certezaaa! As listas me ajudam demais💖 Sempre me perguntam o que significa tal palavra? E eu fico👀 Tbm querem que eu resuma, então fico sem saber se explico ou diminuo😅. Por favor pode me dar um momento sobre meu hiperfoco?🤭
@anacarolinaneves4127
@anacarolinaneves4127 2 жыл бұрын
Oi Lígia vendo o seu vídeo e também os comentários tenho quase certeza de que sou uma autista. Mas como você diz e muitos outros profissionais também dizem pra gente procurar um profissional . Vou fazer isso mesmo preciso fazer e ter um diagnóstico certo. Um beijo pra ti linda ❤️
@enelidaw1
@enelidaw1 2 жыл бұрын
Assistindo seus vídeos estou me descobrindo. Teria sido tão mais fácil minha vida na adolescência e juventude se eu tivesse sido diagnosticada com algum expectro autista, pois eu saberia porque eu agia de tal forma em determinados momentos. Quero muito ter um disgnóstico pra poder realmente entender quem sou. Gostaria de saber como é o processo pra ter o diagnóstico. A quem recorrer??
@adnanrefolhaif
@adnanrefolhaif 8 ай бұрын
Neuropsicologo, psicologo, psiquiatra e/ou neurologista
@Tankochan
@Tankochan Жыл бұрын
Só consegui ter amigas mulheres depois que encontrei uma turma "diferenciada", rsrs
@gizelegavazzi9110
@gizelegavazzi9110 2 жыл бұрын
Existe a possibilidade de ser neuroatípica ou PAS e aguentar bastante pressão? Me identifico com quase todos os traços, mas sou atleta de competição de lutas e me pergunto se uma coisa não contradiz a outra. De qualquer forma, parabéns pelo canal! Me incentivou a procurar atendimento psicológico especializado e talvez um diagnóstico.
@SrtaCosta-dz8bt
@SrtaCosta-dz8bt 2 жыл бұрын
Eu só não me identifico com hiperfoco, amizade com meninos ( eu gostava de trocar direto de roupa nas bonecas e de jogos de dress up) e com camuflagem (tô nem aí pro que acham de mim e até brigo com folgados). Mesmo assim tenho chance de ser autista por causa do resto? Mas também não gosto de amizade com mulher principalmente por causa da inveja.
@michellebenzi
@michellebenzi Жыл бұрын
Prefiro sair somente com meu marido e meus filhos, um café da tarde, uma festa íntima.... Detesto lugares barulhentos e bagunçados. Eu sempre brinquei de bonecas... Mas sozinha...
@valdilenerodrigues376
@valdilenerodrigues376 2 жыл бұрын
Acho que sou autista Amo o meu jeito, as vezes mim sinto muito só, sou mãe de 2 filhos e ainda sou casada
@carmensbraga
@carmensbraga Жыл бұрын
A única questão que não bateu foi de não gostar de toque, abraços. Sou muito seletiva com as pessoas, mas tem algumas pessoas que gosto muito de abraçar
@dayerodi
@dayerodi 2 жыл бұрын
Gabaritei Preciso ver um especialista pra ter meu diagnóstico. E eu culpando meu signo por ser diferente...
@JoelmaJanine
@JoelmaJanine 2 жыл бұрын
Capricorniana, do coração de gelo? Kkkkkkk
@Dav9638
@Dav9638 2 жыл бұрын
Me identifiquei em tudo, dês da infância 😬💥
@ketlin
@ketlin Жыл бұрын
Bom, é engraçado pois a gafe dela mostrou que ela ainda é autista sim, kkkkkkkkkkkkk. Mas achei demais cancelar.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
🧠 E para você que quer participar da MasterClass Autismo Feminino, clique no link e se inscreva: lygiapereira.com.br/masterclass Se quiser ter acesso a artigos e outros materiais, é só entrar no Telegram: t.me/espectrofeminino
@janadeboa
@janadeboa 2 жыл бұрын
Encaixar outro ser humano na minha vida significa encaixar uma montanha russa na minha sala. 😂😂😂😂😂💀
@ayannevlima
@ayannevlima Жыл бұрын
A impressão que eu tenho, é que as pessoas estão sempre me interpretando errado.
@deborar9766
@deborar9766 2 жыл бұрын
Interessante isso... então quer dizer que garotas autistas sentem-se mais à vontade ao fazer amizade com meninOs que com garotAs? ☺ Conte pra gente um pouco mais sobre isso e quais as possíveis razões para este fato, Lygia? 😉 Forte abraço e parabéns pelo vídeo!
@ciadosespiritos
@ciadosespiritos 2 жыл бұрын
Gente estou chocada! Até as minhas fadinhas! Vou ter que pedir direitos autorais porque vc me descreveu! 😂
@moejessi
@moejessi 2 жыл бұрын
em um periodo da minha vida eu dizia que gostava de abraços e dava abraço em todo mundo só pra me misturar com os demais, mas sempre odiei contato fisico
@janadeboa
@janadeboa 2 жыл бұрын
Eu uso palavras rebuscadas. Chamei meu ex de mequetrefe e que não aceitava tamanha jactância da parte dele. Eu disse: o senhor está com feições zombeterias para mim? 😂😂😂💀
@Juliana_desouza87
@Juliana_desouza87 Жыл бұрын
Jactância ! Essa palavra eu já via ela há anos !! 👏👏👏👏
@Lucianacea
@Lucianacea 11 ай бұрын
Como faço pra resgatar a minha essência? Sinto que me tronei uma ótima atriz, em contrapartida vivo cada vez mais ansiosa e deprimida
@IsabelyMadalena
@IsabelyMadalena 2 жыл бұрын
Fada etérea Gostei do apelido rsrs
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 жыл бұрын
Você é uma fada etérea, Isabely?! 🧚🏼‍♀️
@anacarolinaneves4127
@anacarolinaneves4127 2 жыл бұрын
Oi Lígia obrigada pelas explicações. A senhora é uma fofa 😊
@j3s4n43
@j3s4n43 2 жыл бұрын
Nossa, sobre abraços, lembro de quando eu era criança e minha prima (e melhor amiga) vinha me abraçar, eu odiava, demorou anos para me acostumar, hoje em dia (17 anos) consigo gostar de abraçar *algumas* pessoas.
@heloinasoares1
@heloinasoares1 Жыл бұрын
Eu amo sair sozinha 😅
@aimealmeida2244
@aimealmeida2244 2 жыл бұрын
Nunca fui diagnosticada muito menos fui a medicos para isso mas me identifico em tudo que disseste. estou pasma rs
@anamirianoliveira4219
@anamirianoliveira4219 Жыл бұрын
Lygia, vc me descreve 😧
@jc4035
@jc4035 Жыл бұрын
Vai entender ne
@mariadefatimavieiradossant9949
@mariadefatimavieiradossant9949 2 жыл бұрын
sou vó de um autista. descobrir que sou autista .tenho toda característica.
@divinamaria6103
@divinamaria6103 2 жыл бұрын
Maravilhoso tema!! Parabéns Lygia ❤️
@MsLeticiaPadilha
@MsLeticiaPadilha Жыл бұрын
Meu Deus! Uma vez foram me abraçar de lado/meio que de costas sem eu estar prevenida, sem ter visto a pessoa. Só de sentir a mão me encostando eu virei e dei um tapa que todo mundo ficou sem entender😪
@daniellemonique2817
@daniellemonique2817 Жыл бұрын
Um ficantes veio me beijar no elevador, empurrei ele longe. Não foi por mal... Mas estava com raiva dele, nem sabia se queria ficar novamente com ele.
@luandabarroncas8235
@luandabarroncas8235 Жыл бұрын
Um dos meus hiperfocos é construir as unhas em gel.
@Gnoticismoonline
@Gnoticismoonline Жыл бұрын
O meu hiperfoco é toc em arrumação
@MVIANAH
@MVIANAH 2 жыл бұрын
Acho q eu sou autista. Me identifiquei com td q vc disse.
@abcdefghijklm1202
@abcdefghijklm1202 2 жыл бұрын
Muito obrigada por esse conteúdo ❤️
@renrose2386
@renrose2386 Жыл бұрын
Meu Deus será que tenho isso? Mas não podemos nos consultar por vídeos mas são muito traços
@MsLeticiaPadilha
@MsLeticiaPadilha Жыл бұрын
Meus amigos são 90% meninos.
@adnanrefolhaif
@adnanrefolhaif 8 ай бұрын
Loreena Mackennit e Enya: dois hiperfocos da minha adolescência.
@fabianacasemiro1690
@fabianacasemiro1690 2 жыл бұрын
Excelente
@fernandabevilaqua7514
@fernandabevilaqua7514 Жыл бұрын
Qual o canal da menina que era popular pq fingia??
@wanessamenezes7333
@wanessamenezes7333 Жыл бұрын
Alguém sabe dos médicos que atendem autistas adultos?
@beatrizligabue624
@beatrizligabue624 2 жыл бұрын
A pandemia ajuda muuuito
@ikiwies0
@ikiwies0 2 жыл бұрын
como eu começo a procurar ajuda?
Autismo em mulheres - 10 traços emocionais do espectro feminino
16:06
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 76 М.
How do Cats Eat Watermelon? 🍉
00:21
One More
Рет қаралды 14 МЛН
Officer Rabbit is so bad. He made Luffy deaf. #funny #supersiblings #comedy
00:18
Funny superhero siblings
Рет қаралды 19 МЛН
My Daughter's Dumplings Are Filled With Coins #funny #cute #comedy
00:18
Funny daughter's daily life
Рет қаралды 29 МЛН
Autismo em mulheres - 10 traços intelectuais das neurodivergentes
18:18
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 79 М.
Como o médico faz o diagnóstico de Autismo? [EXAMES E TESTES]
23:41
Autismo Nível 1 - 85 Sinais Sutis ou "Pink Flags" em Autistas
1:03:21
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 27 М.
Conheça um pouco mais sobre o autismo nas crianças
18:19
Parte 3 - As Coisas que a Mulher Autista quer que o Seu Amor Saiba
22:18
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 13 М.
AUTISMO: Como Treinar HABILIDADES SOCIAIS para Pessoas Autistas
8:51
Família Tagarela - Autismo & TDAH
Рет қаралды 9 М.
Autismo em adultos | DrauzioCast
24:00
Drauzio Varella
Рет қаралды 415 М.
Autismo em mulheres - 10 traços autísticos pouco óbvios
18:52
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 370 М.
Autismo Adulto - 50 Sinais Pouco Óbvios de Autismo em Mulheres e Homens
34:33
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 436 М.
How do Cats Eat Watermelon? 🍉
00:21
One More
Рет қаралды 14 МЛН