Autismo Nível 1 - 5 Erros em Psicoterapia para Autistas

  Рет қаралды 4,606

Lygia Pereira - Autismo Feminino

2 ай бұрын

Hoje nós vamos falar sobre 5 possíveis erros ou equívocos em psicoterapia para pessoas autistas. Obviamente, neste vídeo, também vamos abordar as melhores práticas quando se trata do acompanhamento a pessoas neurodivergentes, sobretudo autistas nível 1 de suporte.
Espero que o vídeo seja útil!
#autismoadulto #autismonível1 #terapia
--
♾️ Instagram Lygia: lygiapereira.psi
🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
lygiapereira.com.br/links/
📊 Baixe os artigos completos pelo Telegram: t.me/espectrofeminino
🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
loja.literarebooks.com.br/autismo/simplificando-o-autismo-para-pais-familiares-e-profissionais?parceiro=10249

Пікірлер: 62
@JulianaSilva-bp9wz
@JulianaSilva-bp9wz 2 ай бұрын
A parte em q mais me senti validada foi aquela em q vc fala que não há nada por trás, um sentido oculto nas coisas q a gente fala. Eh super cansativo lidar com pessoas q pensam q sempre tem algo. Eu também lembro de terapeutas presumindo q a minha pausa depois de uma pergunta era falta de coragem para responder, qdo na verdade eu estava refletindo sobre a forma mais exata de descrever algo q sinto ou penso. Essa parte eh chatinha na terapia. Queira Deus q seu vídeo alcance muitos de seus colegas!! 🙌🏻
@rosanebachilli3228
@rosanebachilli3228 2 ай бұрын
Essa parte é bem desnecessária. Ter que lidar com a ansiedade e superficialidade do "terapeuta". É energia que não se renova.
@AderbalPassando
@AderbalPassando 2 ай бұрын
Dentro do tripé, não tenho problemas graves, tanto que só fui diagnosticado com 44 anos, ano passado. Mas o que me destrói é a sensibilidade. Meu olfato atrapalha na alimentação, andar de ônibus é insuportável, socializar é extremamente extenuante. Sou completamente incapaz de exercer atividade profissional por causa disso, por mais que tenha altas habilidades e superdotação. Meu estresse com psicólogos é que pra eles "basta eu querer". Eu passo sessões inteiras falando do meu desgaste, da exaustão... e o que dizem é pra pedir medicação pro psiquiatra. Medicação não funciona comigo... antidepressivos e ansiolíticos apenas me dopam, não há efeito sobre meu comportamento. E pra quem já está exausto, viver groguem é um inferno.
@nataliapantarotto1267
@nataliapantarotto1267 2 ай бұрын
Vi algumas pessoas relatando que fazer terapias não trás prejuízo, mas infelizmente pode trazer sim. Vivi muitos traumas com profissionais que não estavam capacitados para me ajudar de fato e hoje tenho dificuldades que não existiriam se tivesse sido melhor acolhida. Espero que as pessoas que se propõe a trabalhar com a mente humana prestem atenção nas suas dicas e não causem maiores problemas pras pessoas que procuram ajuda e muitas vezes estão vulneráveis...
@JRS-r7y
@JRS-r7y 2 ай бұрын
Concordo com vc, Natália. ❤❤❤
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Muito obrigada pela mensagem, @nataliapantarotto1267! Lamento que tenha passado por intervenções precárias... Parece que esse é um ponto de dificuldade no mundo inteiro, infelizmente. 😢
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Vamos trabalhar para mudar essa realidade! 💜
@juhkanasiro6299
@juhkanasiro6299 2 ай бұрын
Concordo !!!
@karineg4129
@karineg4129 20 күн бұрын
Eu também passei por isso. Parece q somente psicólogas q trabalham com autismo são capazes de nos entender
@christianecristino5362
@christianecristino5362 2 ай бұрын
Eu adorei a dica sobre as novas habilidades "serem um segundo idioma". Isso deixa tudo mais fácil de assimilar e de cultivar respeito próprio. Pois não é preciso necessariamente confrontar a forma como você percebe, mas sim que na interação social, para que haja entendimento mútuo, é razoável que as partes adaptem sua comunicação uma para a outra. Da mesma forma que um idioma, as vezes a forma como se expressa não vai representar perfeitamente o que você quer dizer, mas vai chegar mais próximo da forma que a outra pessoa pode entender sobre o seu ponto de vista.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Também sinto que essa analogia deixa a minha vida mais leve, @christianecristino5362! Divirta-se com o seu intercâmbio! 😉 E obrigada pela mensagem! 💜
@alinerivasborges643
@alinerivasborges643 2 ай бұрын
A minha terapia teve pontos bons. Mas várias coisas me deixaram com mais marcas. Eu sempre fui obcecada por objetos fofos, desde acessórios de cabelo até papelaria. E como tenho 30+ a minha psicóloga falou que não era condizente com a minha idade e que as pessoas podiam estar rindo de mim pelas costas. Era uma coisa que jamais tinha passado pela minha cabeça, agora não consigo mais usar devido a essa frase que vem na hora. "As pessoas estão rindo de você" E quando falo que não sei nomear os sentimentos, não sei dizer o que sinto, ela me falou "Você sabe sim, você é inteligente". Isso também me marcou de forma negativa. Ou quando queria que eu olhasse nos olhos, algo extremamente complicado para mim. Enfim, foram 4 longos anos. Eu não quis sair, porque começar tudo de novo era assustador. Porém hoje já fazem 3 meses que ela não marcou mais nenhuma consulta. Não sei se tive alta, ou outro problema. Então foi isso.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Olá, @alinerivasborges643! Estou aqui pensando que mantenho os meus objetos fofos aos 40+! 😇 Se tiver vontade, talvez seja interessante você mesma marcar uma reunião e compartilhar esses pontos de desconforto. Não para constranger a sua psicóloga, mas para elaborar melhor as suas emoções e pensamentos a respeito do que não ficou claro na terapia.
@mariaeugenia578
@mariaeugenia578 2 ай бұрын
Olá. Eu tive uma experiência parecida com uma psicóloga tbm. Não acho bom voltar a conversar com ela. Aproveite que ela não fez mais contato e fique livre! Nós como pacientes estamos em posição vulnerável, muitas vezes nos submetemos a situações ruins por medo de ter que mudar. A psicóloga está com toda a segurança dela, ela não está expondo as partes mais frágeis da mente dela. Pelo seu relato ela já demonstrou não ser de confiança. Confrontar essas coisas que foram ruins para você talvez não adiante nada, o mais provável é que ela fique na defensiva e não abandone as convicções dela. Em 4 anos de atendimentos, se ela se interessasse por conhecer e validar a sua realidade ela já teria feito isso. Você pode ser corajosa e tentar confrontar. Mas no seu lugar eu não conseguiria. E se eu tentasse, seria ainda mais doloroso. Melhor é aproveitar que finalmente conseguiu sair dessa situação e ficar livre.
@mariaeugenia578
@mariaeugenia578 2 ай бұрын
É horrível ser sempre incompreendida. Justamente pela pessoa que representa nossas esperanças para uma vida melhor... Na minha experiência infelizmente se a pessoa passou mais de um ano sem nunca te compreender, é porque ela não tem interesse nisso. Nada que você disser vai mudar isso. Ela acha que está certa assim, e não tem interesse em estudar sobre as suas diferenças e mudar a abordagem dela. Geralmente para esse tipo de pessoa, se você não conseguiu se adaptar ao modelo dela, então o problema é com você. Ela não vai dar o braço a torcer e admitir as próprias falhas. Muito difícil. Só se algo muito marcante acontecesse na vida dela e mudasse o jeito dela de ver as coisas. As pessoas são muito orgulhosas. Todos nós somos... Mas quem está na posição vulnerável é o que sofre. Ela não vai sofrer nadinha com esse confronto, mas você sim.
@Cherry.Oliver
@Cherry.Oliver 2 ай бұрын
Olá, eu adoro a Kiki
@Cherry.Oliver
@Cherry.Oliver 2 ай бұрын
​@@mariaeugenia578 Concordo, melhor procurar outro profissional.
@FabioOliveiraCantor
@FabioOliveiraCantor 2 ай бұрын
Mano. Você literalmente me descreveu em um momento. Passei em 45° em concurso público para ser professor, e é insuportável pela quantidade de barulho e estímulo. Por mais que eu explique isso, ninguém entende. Eu estou nesse momento, depois do diagnóstico, repensando a minha vida todinha.
@Brat_PawelMaria
@Brat_PawelMaria 8 күн бұрын
Achei interessante esse negócio da compensação, farei um comentário pensando nisso. Sou uma pessoa esquisita até entre os autistas. Fui diagnosticado com autismo e AH/SD, sou fluente em 5 línguas e sei ler em 7 (e mais estão chegando, já estudei umas 15, tenho métodos alternativos, um deles é estudar por meio de comparações de línguas diferentes dentro de um mesmo ramo). Tenho dificuldade de manter amizades por algo que a senhora falou em outro vídeo. Um rapaz namorava uma moça e dizia: "por que tenho que dizer que a amo se já falei?". Com os amigos e pessoas próximas tenho dificuldade de manter a relação, porque para mim está claro que já as tenho em alta estima, então penso que não é necessário dizer mais nada. Por outro lado, curiosamente até brilho em situações muito adversas, quando a pessoa tem pontos de vista bem diferentes do meu. Um amigo meu até ficou surpreso com meu diagnóstico, ele disse: "você parece até diplomata". Apesar de ter falado isso, achou que realmente o diagnóstico justificava muitas coisas, sou bem atrapalhado no quotidiano e cometo algumas gafes comunicativas de vez em quando. A doutora que me avaliou também foi muito cuidadosa em ver por trás de minhas camadas, a SD poderia atrapalhar esse diagnóstico. Tive atraso de fala até os três anos de idade, na adolescência eu parecia muito autista mesmo, mas graças a Deus tive a oportunidade de estudar tradução e de compensar a parte social. Isso pode ser dom de Deus também, entrei num convento franciscano (esse nome do perfil é fantasia, ainda não virei oficialmente frei e, por isso, não abandonei ainda meu nome civil), meu sonho é ser sacerdote. Não pretendo mudar isso, acho que estou praticamente do jeito que Deus deseja para a minha missão. Embora possa ser doloroso às vezes, o mais importante da comunicação é ajudar pessoas e resolver conflitos, como nos sentimos vem depois.
@JRS-r7y
@JRS-r7y 2 ай бұрын
Dra Lygia mais uma vez um banho de conhecimentos, daqueles de lavar a alma e a mente❤❤❤. Gratidão!!!! Sou de Fortaleza-CE e busco na minha cidade um tipo de abordagem terapeutica mais acolhedora, com mente mais aberta.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Fico muito feliz de saber que gostou do vídeo, @julianarabelosousa5225! Pois é... vejo muitas pessoas autistas satisfeitas com a terapia de aceitação e compromisso e terapia comportamental dialética. As TCCs em geral costumam favorecer o ganho de habilidades com acolhimento.
@rachelmariacamposmenezesde3177
@rachelmariacamposmenezesde3177 2 ай бұрын
Adorei esse vídeo! Excelente tema! Parabéns! Muito obrigada! Adoro seu canal!
@FabioOliveiraCantor
@FabioOliveiraCantor 2 ай бұрын
O difícil também é compreender que muito do que falamos é apenas o que estamos dizendo mesmo. Muitas vezes não quero dizer mais do que aquilo que dissez literalmente.
@soraiasouza8688
@soraiasouza8688 3 күн бұрын
Faz um vídeo sobre a diferença das 3 estratégias de camuflagem????? Por favor
@dr.djalmabambirra
@dr.djalmabambirra 2 ай бұрын
Importantíssimo vídeo, Lygia! Muito obrigado.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Fico feliz de saber que gostou, Dr. Djalma! 🌻
@divinamaria6103
@divinamaria6103 2 ай бұрын
Obrigada Dra Lygia por compartilhar seu grande conhecimento... Me ajuda muito.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Ah, minha querida do coração! Eu é que agradeço a presença e o carinho! 💜 Aproveite para se inscrever no canal, lindeza!!! ♾️
@williamdossantosraphael
@williamdossantosraphael 2 ай бұрын
Aprendendo na dose certa. Obrigado pela excelente aula!!!
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Também gosto muito de aprender com você, William! Obrigada pela presença! 💜✨♾️✨🧠
@MicheleMoisess
@MicheleMoisess 2 ай бұрын
Muito obrigada por mais esse aprendizado dra. Lygia. ❤
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Eu é que agradeço a presença, Dra. Michele! 🧠
@AnaMoraes417
@AnaMoraes417 2 ай бұрын
Obrigada Dr Lygia por mais um vídeo extraordinário. 🌈💐🌈💐💐🌈❤️💚👣🌻🤍☺️🧠🌈🧠🌈🧠💞💚💓💛
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Muito obrigada pela mensagem, Ana!!! 💜✨♾️✨🧠
@Guarlaon
@Guarlaon 2 ай бұрын
belo vídeo. gostei da comparação no final que diz que o autista tem que aprender um novo idioma, que é o neurotípico
@AUTISMOON7
@AUTISMOON7 2 ай бұрын
Lygia Meu Pai Tem autismo e minha Mãe tbm qual a porcentagem da minha pessoa ter também ????Pff Me responda agradeço de coração 🙋🏻‍♀️🫶🥰
@cinthiaeduarda6815
@cinthiaeduarda6815 27 күн бұрын
Você acha que se eu mandasse esse vídeo para a minha terapeuta, seria rude ? Estou frequentando faz 5 sessões e sinto que algumas vezes ela faz esses certos tipos de negligências.
@guilhermebetcher6317
@guilhermebetcher6317 20 күн бұрын
Sempre que vou cortar alho eu dou uma batida pra soltar a casca e falou "esprema para extrair melhor o suco" 🤣. Pq em Harry Potter e enigma do príncipe, quando o Harry pega o caderno do Snape tem essa instrução 🤦‍♂️🤷‍♂️
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 2 ай бұрын
Estou procurando um(a) psicólogo(a) que saiba tratar autistas adultos. A neuropsicológa que me diagnosticou é péssima. E a psiquiatra que estava me tratando tbm. Me deixaram pior do que quando cheguei.
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Lamento que isso tenha acontecido, @alencarpereiraguimaraes8679! 😢 A equipe do Espaço Integrar é muito competente. Embora os profissionais não sejam especializados em autismo, vejo as pessoas elogiarem o atendimento.
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 2 ай бұрын
@@lygia.pereira vc atende online? Como faço pra contatar esse Espaço Interagir?
@rafaella3592
@rafaella3592 2 ай бұрын
Tem o canal da dra Ana Rosa Aguiar
@rafaella3592
@rafaella3592 2 ай бұрын
Mas não sei se ela atende online
@claramilk
@claramilk 2 ай бұрын
Já tenho um ano de diagnóstico e ainda não encontrei terapeuta ABA pra adultos 😭😭😭😭
@aureliaauro
@aureliaauro 2 ай бұрын
Vc acha que tem necessidade de aba?
@Renatinhapianista
@Renatinhapianista 2 ай бұрын
Geralmente, o recomendado para autistas adultos é terapia cognitivo comportamental. Assim que sai da infância, já passa a ser o mais recomendado. Veja se encontra especialista com essa abordagem. 😊
@carlamara8599
@carlamara8599 2 ай бұрын
Não existe ABA para adulto
@lygia.pereira
@lygia.pereira 2 ай бұрын
Olá, @claramilk! O analista do comportamento pode nos ajudar em treinos específicos de habilidades. Mas, como outras pessoas mencionaram, talvez a abordagem cognitivo-comportamental seja mais coerente com as suas demandas da fase adulta!🧠
@donanafazeconta9530
@donanafazeconta9530 2 ай бұрын
@lygia.pereira, o q acha do DBT para autistas adultos nível 1?
@raqueloliveira.s
@raqueloliveira.s 2 ай бұрын
6:25 eu totalmente 7:03
@ninguemespecial7126
@ninguemespecial7126 2 ай бұрын
Inferir sem perguntar eu gosto quando acertam mas quando erram é uma trabalheira danada pra explicar... 🤡 As vezes tenho disposição pra "brigar" pelo que estou pensando, mas as vezes não
@ninguemespecial7126
@ninguemespecial7126 2 ай бұрын
Eu só comecei a ter interesse genuíno nas coisas que as pessoas falam quando comecei a "estuda-las", é realmente muito importante... Atualmente por exemplo até gosto de abraçar, n pela sensação física mas pq sei que significa carinho. 😊
That's how money comes into our family
00:14
Mamasoboliha
Рет қаралды 8 МЛН
ОДИН ДЕНЬ ИЗ ДЕТСТВА❤️ #shorts
00:59
BATEK_OFFICIAL
Рет қаралды 9 МЛН
That's how money comes into our family
00:14
Mamasoboliha
Рет қаралды 8 МЛН