Pessoas antigamente: *olham pro céu* Pessoas antigamente: que tipo de vermelho é esse?
@Carangueijo5 жыл бұрын
Vermelho esverdeado
@shxhei5 жыл бұрын
@Murilo D mas o Scott enxerga a cor amarela
@kazvvtto5 жыл бұрын
Plot twist: era crepúsculo
@carlamirelly76254 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkkjkjkkkkkkkkkk
@bvgross5 жыл бұрын
Muito bom... Existem várias teorias da linguística também nesse sentindo. Existe até aquela LENDA de que os índios não viam as caravelas (porque não conseguiriam conceber algo do tipo, já que estava muito distante da realidade deles), e se pararmos pra pensar nisso e for realidade nesse nível imagino que não conseguiríamos perceber muito do nosso contexto. Por isso que grande parte dos filósofos dizem que não devemos confiar nos nossos sentidos como meios para "ver" a verdade.
@MrShadow01105 жыл бұрын
Por isso não vemos os Aliens?
@aguiartlll59765 жыл бұрын
@@MrShadow0110 sensacional.
@pedroerick18745 жыл бұрын
Belissimo comentário, péssimas respostas
@yunoraphael14134 жыл бұрын
Isso é bem curioso, porque se eles não sabiam reconhecer as caravelas como caravelas, elas poderiam ser qualquer coisa mas não caravelas
@gugacolman5 жыл бұрын
se me mostrarem a cor magenta e me perguntarem que cor é,com certeza vou chamar de rosa,certamente rolava a mesma coisa antigamente
@pegasus-gj4te5 жыл бұрын
É, mas magenta é um tom de vermelho próximo ao rosa, o azul é uma cor primária, não tem mais cores nele
@hudsonaquino31325 жыл бұрын
@@pegasus-gj4te Na verdade tem. A cor primária é o ciano, o azul tem adição de outras cores
@pegasus-gj4te5 жыл бұрын
@@hudsonaquino3132 nn, o ciano é uma cor subtrativa primária, mas é uma cor aditiva secundária
@reborn_neo_art5 жыл бұрын
@@pegasus-gj4te oxe, é o contrário
@EdneiMonteiroO5 жыл бұрын
mas rosa pra mim é um termo generico, pq tem muita variação
@brunochagas11935 жыл бұрын
Será que os caras não pintavam o céu de verde justamente porque não havia tinta azul?
@brunoogawa49685 жыл бұрын
Boaaaa, li um livro que dizia isso era um pigmento muito raro.
@Kiwi-yz4pz5 жыл бұрын
Foi o que ele disse.
@afonsomassarico51215 жыл бұрын
Mano ele literalmente falo isso no vídeo Presta atenção mano
@brunochagas11935 жыл бұрын
@@afonsomassarico5121 Uiii brabo
@RicardoTorres-lg3wt4 жыл бұрын
Tem um video de um canal chamado "antidoto" o titulo é "um ensaio em azul" la ele explica bem essa teoria, dentre outros assuntos sobre cores e vocabularios
@8-16bits35 жыл бұрын
As vogais no português produzem na verdade 13 fonemas diferentes: Á (aberto), Â (fechado), Ã (nasalisado) ; É (aberto), Ê (fechado), E~ (nasalisado) ; Í (fechado), I~ (nasalisado); Ó (aberto), Ô (fechado), Ô (nasalisado) ; Ú (fechado), U~ (nasalisado). Lembrando que os nasalisados, principalmente com as vogais I e U, nem sempre recebem um ~, mas seguidos do N.
@apostrofo-c8x5 жыл бұрын
Quê
@onewingedren22285 жыл бұрын
Você tá bem?
@8-16bits35 жыл бұрын
É sério, por exemplo. Na palavra 'quem' o E pronunciado não é o fechado e sim o nasalisado que é outro fonema distinto.
@lokifonseca87995 жыл бұрын
Só a título informativo. O til (~) surgiu como um sinal gráfico (diacrítico) para representar o uso do "n" ou do "m" após uma vogal representando uma abreviação, escrita, do som produzido pela vogal juntamente à consoante em questão. Um bom exemplo disso é, a grafia da palavra "ruim" em português arcaico que seria "ruĩ", ou ainda em "cũ", do latim, que seria uma abreviação da palavra, também latina, "cum" com o significado de "com/quando" em português. Isso pressuposto, os " ã ", " ẽ ", " õ ", " ĩ " e " ũ " não representam fonemas específicos das vogais, e sim das vogais acompanhadas de uma consoante "n" ou "m". Os sons anasalados, são um metaplasmo, ou seja, uma alteração de fonema, como na palavra "mim" que é anasalada e não possui til, por exemplo, da mesma forma que na palavra "muito", essa última, inclusive, já foi escrita, em português, com a grafia de "mũito". Resumo, o til é usado em português para assinalar que a leitura da palavra deve ser com um n ou m depois da vogal onde o til se encontra sem alterar a próxima vogal. Exemplo, "mãe" lê-se /man-e/, dando um breve intervalo entre o n e o e a fim de não se ler "mane". Agora, pensa na dificuldade que é para ensinar essas diferenças de sons quando se está alfabetizando, aliás, essa dificuldade ocorre justo pelos professores, alfabetizadores, no país não serem profissionais formados em português. Para elucidar, minha monografia foi com base na importância do ensino de latim na formação de professores, se isso fosse feito se teria maior chance de alfabetizar mais crianças, pois saberia-se o motivo pelo qual determinada coisa é assim. Mas, acho que sou nerd de linguística mesmo, paciência.
@joaovictormunizdealmeida75695 жыл бұрын
@@lokifonseca8799 Eu avisar ele sobre isso, com bem menos detalhes e de forma mais sucinta, mas você já fez isso, de forma fenomenal, então vlw aí, me poupou o trabalho de responder ele e consegui umas informações extras interessantes.
@RuanSpinelli5 жыл бұрын
muito bom! por favor produza mais coisas do tipo!
@R2Rafael4 жыл бұрын
Thiago faz você como mangá
@marciovalle95545 жыл бұрын
Que maneiro! Eu tinha notado algo semelhante quando era criança. Sempre fui fã do Leonardo das Tartarugas Ninja, e meus primos e eu queríamos escolher picolés de fruta na cor das fitas das nossas tartarugas preferidas. Na época nunca encontrava uma fruta azul kkkkkk
@srdove85225 жыл бұрын
Nossa. Esse raciocínio dos fonemas fez muito sentido. Ótimo vídeo, Mestre Spyked. Com o tempo ,realmente melhoramos nossa visão com relação ao desenho. Não só no desenho,mas em todos os sentidos que estimulamos. Como o ouvido ,se você estudar música. No início você não vai notar diferença entre uma guitarra de 700 e uma de 17mil reais(isso no som). Mas se você treinar seus ouvidos,vai perceber uma grande diferença. É um raciocínio muito bom. (Ps:essa série já é uma das minhas preferidas)
@rafaelborges79845 жыл бұрын
Thiago, pode ser meio chato eu pedir de novo, mas você poderia fazer um vídeo sobre tinta óleo eu quero começar a pintar tinta óleo e imagino que não sou o único que também está querendo um vídeo sobre esse tema, novamente, é meio chato pedir isso de novo mas é só pra manter você lembrado e aliás ótimo vídeo informativo e curioso.
@kailtonalexandre16465 жыл бұрын
Eu já sabia de algumas informações, mas é muito bom ver esse tipo de coisa no youtube, mt bom Thiago
@barbaraleal98965 жыл бұрын
quando vc disse sobre desenho digital e que os iniciantes usam cores muito saturadas eu me identifiquei, mas agora eu sei controlar mais os niveis de cores
@ellendallanora74045 жыл бұрын
Esse é um video bem engraçado pra mim, por que azul é a minha segunda cor favorita, e a primeira é laranja, que ironicamente, eu talvez nem saberia que ela existe se eu tivesse nascido no norte da Europa há algumas centenas de anos atrás. O pessoal que vivia naquela região só foi saber o que o laranja era á partir do século 16, quando Portugal e Espanha começaram a comercializar frutas, como, por exemplo, a laranja!
5 жыл бұрын
Perfeito o link com a questão da percepção na pintura por parte de iniciantes. Vou ser obrigado a propagar essa história como base para a galera sacar que a gente tem muito a evoluir, porém algumas coisas demoram um tempo para ficarem claras e assim podermos trabalhar nelas. Só por curiosidade, e não sei nem se vc acredita nisso, mas existem casos de pessoas que passaram por uma EQM (experiência de quase morte) e quando isso acontece, algumas pessoas dizem que a sua consciência vai para algum lugar , as vezes um tipo de cidade, as vezes um tipo de floresta, ou campo... enfim, a questão é que em alguns relatos, eles dizem ver algum objeto numa cor indescritível, cor que nunca viu antes. Tipo, uma árvore verde, mas era um verde que não era o verde que a gente conhece. Ou uma pessoa com uma roupa azul, mas um azul que nunca viu antes... enfim, algo que pode ser que novas cores estejam por aí mas a gente simplesmente não consegue entendê-las ainda. Louco demais isso.
@joaovictormunizdealmeida75695 жыл бұрын
Isso ainda excluindo as cores acima do ultra violeta e do infra vermelho no espectro de cores que a gente não consegue ver.
@MarcosVinicius-eo2nw5 жыл бұрын
A cada parte que ele falava mais curioso eu ficava e o vídeo passou em um sopro...mesmo que você não entenda sobre a teoria, no final, você acaba sempre entendendo alguma coisa, e as coisas começam a fazer sentido. Gostei demais Thiago continue por favor!
@lcartdrawing32705 жыл бұрын
Achei interessante, fiquei realmente interessado
@WalmirMedeiros5 жыл бұрын
Bacana a mudança na trilha sonora para dar clima para o conteúdo!
@vitorialuz76235 жыл бұрын
Que vídeo fantástico, continue essa série por favor
@rickardjones49085 жыл бұрын
Tiago e muito mais do que um desenhista, da pra ver claramente que e alguem muito inteligente e sensato, tem uma visao realista da realidade, algo rarissimo nas pessoas de hoje em dia... Seria legal se tivessem mais videos assim no canal
@PERSAN115 жыл бұрын
De uma coisa é certa, o nível de percepção do artista denonima o quão bem ele domina a arte. Percepção é a chave para o desenvolvimento.
@BrunoCosta-rh8bz5 жыл бұрын
Tiagão começei a acompanhar o trabalho da Crás estudio a pouco tempo e posso dizer q hj o seu canal com um conteúdo impar é o mais completo de informações para quem é leigo desse mundo do desenho e cada video seu me motiva mais a estudar essa arte maravilhosa q é desenhar obrigado por nos proporcionar um material tão completo,vc pode até não se considerar um mestre mas já está se encaminhado para isso!!!!!!
@amandafurtado29395 жыл бұрын
Eu estudo japonês e aprendi que aoi (青い) em jp significa tanto azul quanto verde. Lá eles até tem uma palavra pra verde (midori) mas no geral, chamam tanto azul qnt verde de aoi! Fiquei chocada quando vi isso pela primeira vez primeira vez e fiquei me perguntando como isso era possível, mas assitindo esse vídeo tudo fez sentido agora kkkkj
@luscamolulo61735 жыл бұрын
AOI AOI ANO SORAAAAA... desculpa...
@cesaraugusto70555 жыл бұрын
Midoriya... A roupa e o cabelo dele são verdes... 🤔
@Igabims5 жыл бұрын
@@cesaraugusto7055 essa é a piada kkn
@KurapikaKuruta5 жыл бұрын
Há um tempo ouvi que até alguns tons de cinza eram considerados "aoi". Infelizmente perdi o link, mas tinha palavras remanecentes de exemplo.
@joaovictormunizdealmeida75695 жыл бұрын
Eu acho que eles devem ficar meio confusos tentando descobrir se o interlocutor é homem ou mulher no português, já que não temos variações de gênero no pronome eu, diferente deles, que tem quatro, watashi (私), atashi (あたし), boku (僕) e ore (俺). PS: esqueci como muda a língua do teclado, então peguei da internet e quase troquei o kanji de boku pelo de ore, ô coisa complicada kkkkkkkkkkkkk
@fabiol37515 жыл бұрын
que interessante, já tinha alguma noção sobre essa coisa dessa variação da percepção de cores, sons, etc, mas essa do azul eu não tava sabendo.
@darleisilva61165 жыл бұрын
faz tempo que não vejo um vídeo tão absurdamente bom, pqp, parabéns pelo trabalho.
@Pontadenanquim5 жыл бұрын
Que profundo, excelente para reflexão, abraços....
@brant-bi85635 жыл бұрын
Esta está se tornando minha série favorita da Crás!
@falldass71445 жыл бұрын
Vídeo muito interessante,eu já tinha visto isso de não ter azul em algumas pinturas antigas mas não fazia ideia do por quê
@GBetim935 жыл бұрын
WOW! Fiquei mais curioso para estudar e usar mais as cores nos meus trabalhos!
@mandalasdeluz33simonegonca655 жыл бұрын
Por analogia, vendo teu vídeo, entendi o da Rita Van Hunt, que em um outro contexto, sobre outro assunto, mostrou o mesmo experimento dos quadradinhos... Obrigada ! 😊💋
@viniciuslima77905 жыл бұрын
Sensacional, feliz que a Crás está voltando a produzir conteúdos sensacionais e inovadores na plataforma
@atriom5 жыл бұрын
Duas pessoas que não enxergam o azul deram dislike. Parabéns pelo vídeo, gostei muito e foi meio que uma retomada ao canal. Abraço e sucesso!
@claudiokritika82793 жыл бұрын
Cara que demais. Cara eu nem desenho nem faço nada disso mas achei incrível sobre esse assunto!!!
@Diego_Reis_Ferreira5 жыл бұрын
Brilhante a sua análise ,até agora uma das melhores sobre esse problema q chega até ser filosófico
@brunocarvalho22335 жыл бұрын
Thiago, isso foi uma aula de Antropologia da melhor qualidade! Eu que faço Letras e desejo me especializar em linguística, foi de grande conhecimento e ajuda seu video! Não sei se tu vai ler isto, mas futuramente, se aceitar um pedido, gostaria que você fizesse um video atualizado sobre giz de cera. Usabilidade, técnicas e o que você puder informar. Por ser um material bem acessível e barato, gostaria de saber mais. Outra ideia, seria a de que, ocasionalmente, você fizesse uma arte pra gente acompanhar, acho que seria bom pra todos os inscritos e até pra suas visualizações. Obrigado por existir cara!
@NOOB-cy1gn5 жыл бұрын
Nossa além de aprender história eu aprendo a desenha 10/10 Vou mandar pra o meu amigo
@14isaque085 жыл бұрын
É legal também ver essas diferenças de linguagem no francês. Os artigos indefinidos le (o) e les (os, as) são pronunciados quase da mesma forma, pois o s do les não tem som, como em muitas palavras. A diferença se dá em um pequeno acento fechado no le, e falamos levemente o les. Em um dialogo, quase não se percebe a diferença.
@gabryel33445 жыл бұрын
Thiago, você poderia fazer um vídeo atualizado de materiais para desenho que se encontra a preços bem acessíveis e também os não tão acessíveis assim?
@grayone75395 жыл бұрын
Conteúdo extremamente interessante, bem trabalhado e pesquisado. Você tá realmente fazendo o que quer, e isso me deixa feliz
@mixxmichaellis51025 жыл бұрын
😱mano muito loco esse conteúdo minha cabeça tá em colapso.
@ceciliasouza93155 жыл бұрын
Kkk o Thiago Spiked tinha dito esse tema na última estante do tico (acho eu kk)crás conversa tbm é história 💙(vídeo maravilhoso)
@Alexandertattoo5 жыл бұрын
Melhor vídeo informativo que já vi!!! Praticamente um documentário
@filipelimadasilva62365 жыл бұрын
Arrebentou Thiago... muito show essa curiosidade
@jowfds83965 жыл бұрын
Cara esse video ficou incrivel , pq eu não tinha ideia de que existia essa pauta, Obrigado pela informação !!!
@thallesvillanova80855 жыл бұрын
Quando comecei a ver o video imaginei que vc ia destruir a teoria das evolução mas mandou muito bem! Cultura e biologia sao confundidas toda hora e vc soube separar muito bem
@brunorafaelart5 жыл бұрын
Uma verdadeira aula cara! Parabéns pelo vídeo. Pelo roteiro, pela forma que você explicou tudo e por ter voltado com o Crás " classico"! Video fantástico. Estou deixando meu comentário aqui como uma forma de agradecimento!
@hyro35735 жыл бұрын
Parabéns pelo novo estilo de edição Cras!
@CarolinaHencklein925 жыл бұрын
Muito interessante pensar em como e quando percebemos as coisas ao longo da história! Minha cabeça ferve com isso!
@sergioaraujo27485 жыл бұрын
Uma aula muito bem explicada o cara é um ótimo professor mesmo
@edsongk47505 жыл бұрын
video incrível.. nunca tinha olhado tudo isso dessa forma..
@pedroivo40845 жыл бұрын
Mano q tema massa, faz tempo q não vejo um vídeo assim, achei muito interessante mesmo e espero mais temas nesse estilo. Ah, uma curiosidade a respeito, biologicamente seria muito pouco provável q passássemos à enchegar uma cor nova em um período de por exemplo 5 mil anos, uma mudança assim levaria muito, mas muuuuuuito mais tempo para acontecer, a evolução de características assim é bem demorada, diferente da evolução da percepção, que é algo que podemos adquirir como o Thiago explicou.
@Alex-yl4fy5 жыл бұрын
Mds esse cara existe aindaa,MT massa teu conteúdo
@lucasbatista96035 жыл бұрын
caramba os conteúdos desses videos novos estão muito bons!!!
@GabrielPaixao_05 жыл бұрын
Caramba que interessante! Adorei o video, faz mais vídeos assim!!!!
@kenollxl20235 жыл бұрын
Video fantastico como sempre. E muito conveniente pois estou estudando sobre cores e espectro luminoso para os meus trabalhos ^^
@jadieru645 жыл бұрын
Pessoas de *auto QI artístico* vão dar like no vídeo Pessoas que tem *preguiça* vão da deslike, pq não tem interesse de raciocinar tal aula fantástica
@UmCafetaoChamadoMaciota725 жыл бұрын
Vc e minha aspiração para aprender a desenha 😀
@GuiBRx5 жыл бұрын
Caraca esse vídeo ficou muito bom, eu nunca na vida ia pensar em refletir sobre isso kkkkk bem interessante o conceito
@Nielee_5 жыл бұрын
video fabuloso e muito interessante .Vão com tudo cras
@joaogabrielmaciel41155 жыл бұрын
Muito bom tô amando essa série !!!!
@patesismsnow5 жыл бұрын
Quero mais desse quadro
@lufetattoo5 жыл бұрын
Que video sensacional Thiago! Sempre com assuntos incríveis!
@david.river_art5 жыл бұрын
Caraca Thiago. Ótimo vídeo, parabéns.
@richarddias7205 жыл бұрын
caramba o canal do crás voltou com tudo!!!!!!
@LorranePJesus5 жыл бұрын
Tema curioso, amei!😊
@vivianescarabelo5 жыл бұрын
Que vídeo incrível!!!! Parabéns! E obrigada pelo vídeo!
@Ivana_Gomes5 жыл бұрын
Gostei desse tipo de vídeo, bastante informativo 😃
@freires0195 жыл бұрын
Incrível, fazia tempo que não parava pra colocar um som desse pra ouvir enquanto desenho, geralmente só música.
@yurimendes19785 жыл бұрын
Impressionante! Excelente vídeo!!
@portalilustra5 жыл бұрын
Amei cada informação👏👏👏👏😍
@alinealves46305 жыл бұрын
Muito interessante 👏👏👏
@1615ANDRE5 жыл бұрын
Bela postagem! Parabéns!
@komugikootoko27235 жыл бұрын
mano ele voltou com tudo velho! melhor vídeo do dia!
@carlosuhlig91065 жыл бұрын
Eu adoro esse canal ele me ensinou muitas coisas sobre a arte, vlw Thiago👍
@kazvvtto5 жыл бұрын
Curiosamente o kanji 青, que significa *azul* tanto no japonês quanto no chinês, também significa *verde* (No japonês, 青(ao) é mais usado para se referir a cor *azul* , enquanto no chinês, 青(qiing) é mais usado para se referir ao *verde* )
@TotalMv5 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Conteúdo legal.
@ruancarlossouzasantana45095 жыл бұрын
Thiago, eu gostaria de saber, o traço e o nível de estilização são parte fundamental da identidade visual de um personagem ? E se o design de um personagem é composto apenas pelos elementos visuais, ou também pelas expressões faciais e corporais ? Obrigado pela ajuda.
@marceloneves77385 жыл бұрын
Excelente vídeo! Parabéns!
@lynb.30405 жыл бұрын
Tem menção da cor azul no Tanach. Mas era dificil de obter mesmo. «Que façam para eles tzitzit (franjas) sobre as bordas das suas vestes, pelas suas gerações e porão sobre os tzitzit da borda um cordão azul celeste... » (Números 15:38-41)
@h44kk5 жыл бұрын
gostei dessa camiseta cras, esse tom de verde caiu bem em você
5 жыл бұрын
Video ótimo thiago!! Muito legal e interessante
@patesismsnow5 жыл бұрын
Pensando assim será no futuro enxergaremos uma cor nova no futuro?
@alessandraplataale74925 жыл бұрын
Nossa essa eu nem sabia obrigada pela curiosidade
@RafaelRodrigues-rx9ry5 жыл бұрын
Muito interessante sua teoria e comparação com a língua japonesa. Demorou bastante pra eu ouvir o TH no inglês. Algumas vezes parecia T ou D e outras F.
@lily.desenhista5 жыл бұрын
Issso ai,o Thiago voltou!!!
@Jimmitheblackstar5 жыл бұрын
Thiago, boa noite! No seu curso você explica e ensina sobre essa percepção das cores e como usá-las?
@user-ft3ve7qf3h4 жыл бұрын
A teoria de Sapir Worf, a que diz que a língua que falamos determina a maneira que pensamos, foi quebrada (também) por um tribo que não tinha o nome para um cor, mas, conseguiu perceber a diferença, diferente dessa tribo aí
@PedrinJot5 жыл бұрын
Excelente video tiago!!!
@animadesu5315 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏 pô Tiago parabéns! Eu curti muito esse assunto. Talvez eu esteja sendo um pouco arrogante, mas esse foi o melhor vídeo q vc fez ao longo de dois anos. Por isso q vc merece muitos parabéns! 😁😁😁 Show show show! Deve ter dado o maior trabalho, mas foi muito mais muito bem feito 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Q a cada dia vc venha continuar com o seu canal e q ele só venha crescer! Muito obrigado, estamos conversados😉😉😉 por enquanto 😁😁😁😁
@jouzaga5 жыл бұрын
Thiago, gostei do vídeo, eu sempre pensei esse tipo de coisa, as "coisas do mundo" simplesmente existem e nós gostamos de catalogá-las para nos organizar, um exemplo disso é o nosso corpo, temos tronco e braços, mas onde começa um e termina o outro? é uma eterna discussão, cores são a mesma coisa, é uma gradação de ondas q nós catalogamos e que varia conforme o tempo e a cultura, uma coisa legal de se pensar é que enxergamos o zul como azul e o ciano como um azul claro, sendo que são cores bem diferentes, mas próximas, como é o caso do verde com amarelo por exemplo, onde gera uma confusão em algum momento e não sabemos diferencia-las. Um pintor famoso chamado James Gurney possui um livro bem reconhecido nesse meio de pintura chamado "color and light", no blog ele fala sobre algumas questões da tradução para o japonês, já que a percepção de cores deles é diferente. link (só juntar o ponto) gurneyjourney. blogspot.com/2015/01/translating-color-and-light-into.html
@jouzaga5 жыл бұрын
No livro ele fala um pouco sobre essa questão do azul e do roxo serem muito complicados de se adquirir antigamente
@cacildaaaartes5 жыл бұрын
Ótimo ! Interessante saber!
@paulovitor84015 жыл бұрын
Só eu consegui perceber o quadrado diferente? Muito bom o vídeo Thiago, trouxe bastante conhecimento a mim, obg.
@gianlima73525 жыл бұрын
Tu é um mutante.
@somebodwhose_43555 жыл бұрын
Excelente video amigo!!!!
@Dea-tk8gz3 жыл бұрын
Amei o conteudo desse video!!
@gabioliverpera54315 жыл бұрын
Thiago, como passar o desenho a lapis para o digital sem mudar tanto a arte original?
@Rayyssa05 жыл бұрын
Tava vendo uns vídeos antigos do Tiago e é impressionante como ele não mudou nada kkkkkk
@lucasmolina99635 жыл бұрын
Caramba velho! Que daora
@KurapikaKuruta5 жыл бұрын
Deve ser como diferenciar ciano de azul (marinho). No Brasil a gente chama de azul claro e azul escuro, mas não se trata de luminosidade, é uma outra matiz. Isso me faz lembrar como é curioso que a gente perceba algumas matizes mais claras que as outras quando na verdade não são.
@brant-bi85635 жыл бұрын
Eu tentando ensinar pro meu marido como falar o "ão" hahaha É muito difícil pros argentinos pronunciarem os sons nasais do português. Mas o foda na língua é que não só às vezes não temos o ouvido para perceber como muitas vezes também não temos os músculos da língua desenvolvidos para poder pronunciar todos os sons, porque cada idioma exercita partes diferentes da língua. Por isso é muito importante você falar, mesmo que tenha vergonha. Repetir em voz alta ou cantar ajuda bastante nesse quesito se você tem vergonha de conversar com os outros. Fugi totalmente do assunto do vídeo hahaha, mas fica aí um incentivo aleatório pra quem tá fazendo cursinho de idiomas hahahah
@lokifonseca87995 жыл бұрын
Quanto ao "ão", dou-te uma sugestão, mostre para ele a palavra "pão" escrita dessa forma "pan o" depois dessa forma "pan'o" e diga que é para falar rápido dando um breve intervalo entre o "n" e o "o", depois um tempo ele vai conseguir anasalar o som da forma correta para os nossos ouvidos.