Рет қаралды 5,143
13 de Julho é um bairro nobre da zona sul de Aracaju, situado próximo ao encontro do rio Poxim com o rio Sergipe. Limita-se ao norte com o São José (Aracaju), a leste com o estuário do rio Sergipe, a oeste com o Salgado Filho e ao sul com o Jardins (Aracaju).
Por sua localização, próximo ao Shopping Jardins e ao RioMar Shopping, e por possuir uma das mais belas vistas da cidade, o local é palco dos mais nobres e luxuosos empreendimentos imobiliários de Aracaju.
Originalmente o bairro era conhecido por Praia Formosa, em virtude da praia existente às margens do rio Sergipe. Passou a chamar-se posteriormente de Praia 13 de Julho em homenagem ao levante liderado por Augusto Maynard Gomes, que sitiou a cidade de Aracaju com tropas do 28º Batalhão de Caçadores nas margens da praia em 13/07/1924, um dos desdobramentos do Tenentismo.
Somente na década de 1950, no governo de Leandro Maciel é que o bairro começa a se urbanizar. Quando se inaugura o Iati Clube de Aracaju que passou a ser frequentado pela elite sergipana da época. São criados loteamentos destinados a classes abastadas que erguem casarões e é calçada com paralelepípedos a estrada que ligaria o Centro de Aracaju à praia de Atalaia (Aracaju), depois denominada de Avenida Beira Mar.
Lançados a partir da década de 1980 os luxuosos edifícios residenciais substituíram quase a totalidade dos antigos casarões existentes na Av. Beira-Mar. Hoje, o 13 de julho é o bairro com o metro quadrado mais caro da capital de Sergipe.
Com o grande crescimento de Aracaju sem o devido saneamento básico ocorreu grande despejo de material orgânico, que provocou a substituição da praia por um imenso mangue entre a Avenida Beira-Mar e o rio.
O bairro recebeu diversos aparelhos recreativos na sua orla, com ciclovia, quadras, mirante e pequenos bares, todos margeando um imenso mangue que embeleza o local.
Se você gostou desse vídeo :
INSCREVA-SE NO CANAL
DEIXE O LIKE
DEIXE UM COMENTÁRIO