Рет қаралды 6,644
Martim Ventura em Husqvarna nas motos, Luis Fernandes em Yamaha nos Quad e Hélder Rodrigues em Can-Am nos SSV foram os grandes vencedores da 38ª edição da Baja Portalegre 500 sexta e penúltima ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Depois de uma primeira etapa que compreendeu o prólogo e um setor seletivo com 60 km, a segunda etapa desafiou os concorrentes com um troço com 300 km cronometrados, presenciados ao longo de todo o traçado por milhares de espectadores.
Nas motos impôs-se desde cedo Martim Ventura em Husqvarna que, com este triunfo, se sagrou antecipadamente campeão nacional.
Segundo lugar para Bruno Santos em Husqvarna vencedor da edição de 2023 que terminou a mais de 3m do vencedor. Ao pódio subiu ainda Micael Simão em GasGas, apesar de uma forte queda a poucos metros da linha de chegada. Vítima de inúmeros percalços o campeão 2023 e recordista de vitórias em Portalegre, António Maio em Yamaha, não foi além do 4º lugar. Destaque ainda nas motos para o notável 6º lugar de Pedro Oliveira em KTM vencedor entre os veteranos e também da Classe TT1.
Entre os Quad o campeão nacional Luis Fernandes em Yamaha conseguiu em Portalegre uma importante vitória que o relança na luta pela renovação do título.
2º lugar para João Vale em Can-Am, líder do campeonato e vencedor da etapa derradeira da prova.
Ao pódio subiu ainda o jovem Rodrigo Alves em Yamaha.
Três pilotos que discutirão a luta pelo título na derradeira etapa do campeonato.
Entre os SSV Hélder Rodrigues a solo e em Can-Am repetiu a vitória alcançada em 2023 depois de uma luta épica em que os três primeiros classificados terminaram separados por um escasso minuto.
2º lugar para Tiago Guerreiro/Carlos Paulino em Polaris a dupla que venceu ainda o Troféu Polaris
3ª posição para André Carita piloto que já venceu em Portalegre, mas de Quad e que foi navegado por Nuno Abrantes
Outro anterior vencedor de Portalegre igualmente em Quad, Nelson Caxias terminou em 4º lugar triunfando entre os Veteranos. Foi navegado por João Rodrigues
5º lugar para Arnaldo Monteiro navegado por Farinha Duarte em Polaris dupla que venceu a Categoria Stock.
Esta 38º edição da Baja Portalegre 500 teve também em ação os jovens do Campeonato Nacional Mini Baja. Manuel Amaral em Yamaha venceu a Classe Juvenis. Entre os iniciados triunfou Bernardo Caiado em GasGas que foi ainda o autor do melhor tempo absoluto. Entre os infantis impôs-se Santiago Pereira em Yamaha. Bernardo Conceição em Yamaha foi o mais rápido de entre os pilotos que disputaram a prova de Quad enquanto o mais jovem de todos os participantes, Artur Portela Morais, foi o primeiro de entre o que competiram de Mini SSV tripulando um Polaris. De referir que a Mini Baja contou com a participação de quatro meninas Maria Inês Gandum, Laura Empis, Maria Amaral Garcia e Carolina Feitinha.
O campeonato nacional terá a sua derradeira etapa na Baja Oeste de Portugal que se disputa de 8 a 10 de novembro