Рет қаралды 182
A Banda de Música Euterpe Santa Luzia, sob a regência do Maestro Basílio Nascimento, preparou uma série de concertos para homenagear a velha guarda da corporação, demonstrando toda gratidão e reconhecimento aos mestres responsáveis pela formação de várias gerações de músicos e pelo fortalecimento da tradição musical de Caetanópolis(MG).
O primeiro concerto aconteceu em 08 de outubro de 2023, às 10:00 na Casa de Cultura Clara Nunes e o homenageado da vez foi o Maestro Valdomi Carneiro do Nascimento. Na ocasião foi executado um primoroso programa que, como não poderia deixar de ser, iniciou-se com um dobrado; no caso, o dobrado “Ouro Negro”, composto por Joaquim Antônio Naegele.
Joaquim Antônio Naegele foi professor de música, maestro e compositor. Nasceu em 02/6/1899, na localidade de Santa Rita do Rio Negro, atualmente denominada de Euclidelândia, distrito de Cantagalo (RJ) e faleceu em 3 de março de 1986, aos 86 anos de idade, vitimado por um câncer. Deixou mais de 300 obras compostas entre dobrados, hinos e peças diversas para bandas de música.
Compôs o primeiro dobrado aos 25 anos. Escrevia os dobrados com frases de fácil compreensão e rica instrumentação, os quais ficaram conhecidos como dobrados como sinfônicos, para serem tocados sentados em uma sala de concerto, e não como uma marcha para deslocamento.
“Ouro Negro” foi selecionado pela FUNARTE, no ano de 1984, para compor o “O Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil”, juntamente com outras duas de suas composições: “Celso Woltzenlogel” (dobrado) e “Estrela de Friburgo” (polca; solo de trompete). Para compor tal Repertório, foram escolhidas 80 músicas, dentre as 1500 inscritas.
O dobrado é o gênero preferido e mais profundamente identificado com o som das bandas de música. Sua origem “remonta às músicas militares européias: pasodoble ou marcha redobrada para os espanhóis; pas-redoublé para os franceses ou passo doppio para os italianos”. Geralmente se divide em três seções principais “precedidas por uma Introdução curta e em dinâmica forte, geralmente com a extensão de oito compassos”.
Referência:
ARAUJO, Daniel. S. “A Vida Pela Flor” para clarineta e banda de Joaquim Antônio Langsdorf Naegele: uma proposta interpretativa. 2013. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Música) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
LISBOA, Renato Rodrigues. A escrita idiomática para tuba nos dobrados seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcante. Artigo apresentado ao Curso de Mestrado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Música. Disponível em hdl.handle.net/..., acesso em 09/10/2023.