BARUC - Bíblia Narrada -

  Рет қаралды 154

IntelliSense Action

IntelliSense Action

Күн бұрын

A Bíblia Narrada - Baruc
Introdução ao Livro de Baruc
Por que estudar esse livro?
O Livro de Baruc é um livro deuterôcanonico em algumas tradições do cristianismo. A Livro possui seis capítulos, sendo que a autoria dos cinco primeiros é tradicionalmente atribuída ao profeta Baruque, enquanto que a autoria do sexto é atribuída a Jeremias.
Baruc (significa abençoado) não é propriamente profeta, mas está incluído nos Livros Proféticos. O livro é atribuído a Baruc, escrivão-secretário de Jeremias, mas não é dele. É um livro pseudônimo, isto é, o autor atribui a obra a alguma personagem ilustre, para valorizá-la. Baruc é visto como modelo de escriba fiel, por isso a obra foi atribuída a ele. O livro é deuterocanônico, ou seja, aprovado num segundo momento e não faz parte da Bíblia Hebraica.
Quais são algumas características marcantes desse livro?
A Livro tem por objetivo mostrar como era a vida religiosa daquele povo, seus cultos e tem o mérito de conservar o sentimento religioso dos israelitas dispersos pelo mundo todo após a ruína de Jerusalém e a perda de quase todas as suas instituições. Mostra como eles conservaram viva a consciência de ser um povo adorador do verdadeiro Deus. Ao mesmo tempo, mostra a consciência que tinham do desastre nacional. Mas, ao lado dessa consciência de seus pecados, conservam uma viva esperança, pois acreditam que Deus não abandona o seu povo e continua fiel às promessas. Se houver arrependimento e conversão, poderão confiar no perdão divino: serão reunidos de novo em Jerusalém, que é para sempre a cidade de Deus.
Podemos dividir o livro em quatro pequenas partes a primeira e a quarta em prosa e a segunda e a terceira em poesia:
1) Confissão e oração (1,1-3,8): Após breves informações históricas, lembra que a comunidade da Babilônia fez uma coleta para auxiliar a comunidade de Jerusalém.
2) Exortação sapiencial (3,9-4,4): Acolher a sabedoria de Israel significa compreender a causa do exílio: abandono de Deus e de seus mandamentos
3) Restauração e esperança (4,5-5,9): É um texto que fala da restauração de Jerusalém. Traz um discurso de encorajamento do estilo dos oráculos proféticos de "consolação", pois um dia o exílio terminará e o próprio Deus trará o povo de volta.
4) Carta de Jeremias (6,1-72): Por fim, o autor apresenta a carta dirigida aos que foram deportados para o exílio, para alertá-los da tentação da idolatria do culto babilônico.
#provérbios
#mensagens
#conselho
#paz
#amor
#felicidade
#jesus
#sabiaspalavras
#parabola
#citações
#sabedoria
#pensamentos
#biblia
#bibliasagrada
#biblianarrada
#cidmoreira
#fé
#gênisis
#salmos
#salmos23
#salmos91
#estudobiblico
#louvor
#oração
#igreja
#bíbliasagrada
#jesuschrist
#jesuscristo
#cid
#novotestamento
#velhotestamento
#antigotestamento
#anjos
#mandamentos
#bibliafalada
#baruc

Пікірлер: 1
@intellisenseaction
@intellisenseaction Ай бұрын
Introdução ao Livro de Baruc Por que estudar esse livro? O Livro de Baruc é um livro deuterôcanonico em algumas tradições do cristianismo. A Livro possui seis capítulos, sendo que a autoria dos cinco primeiros é tradicionalmente atribuída ao profeta Baruque, enquanto que a autoria do sexto é atribuída a Jeremias. Baruc (significa abençoado) não é propriamente profeta, mas está incluído nos Livros Proféticos. O livro é atribuído a Baruc, escrivão-secretário de Jeremias, mas não é dele. É um livro pseudônimo, isto é, o autor atribui a obra a alguma personagem ilustre, para valorizá-la. Baruc é visto como modelo de escriba fiel, por isso a obra foi atribuída a ele. O livro é deuterocanônico, ou seja, aprovado num segundo momento e não faz parte da Bíblia Hebraica. Quais são algumas características marcantes desse livro? A Livro tem por objetivo mostrar como era a vida religiosa daquele povo, seus cultos e tem o mérito de conservar o sentimento religioso dos israelitas dispersos pelo mundo todo após a ruína de Jerusalém e a perda de quase todas as suas instituições. Mostra como eles conservaram viva a consciência de ser um povo adorador do verdadeiro Deus. Ao mesmo tempo, mostra a consciência que tinham do desastre nacional. Mas, ao lado dessa consciência de seus pecados, conservam uma viva esperança, pois acreditam que Deus não abandona o seu povo e continua fiel às promessas. Se houver arrependimento e conversão, poderão confiar no perdão divino: serão reunidos de novo em Jerusalém, que é para sempre a cidade de Deus. Podemos dividir o livro em quatro pequenas partes a primeira e a quarta em prosa e a segunda e a terceira em poesia: 1) Confissão e oração (1,1-3,8): Após breves informações históricas, lembra que a comunidade da Babilônia fez uma coleta para auxiliar a comunidade de Jerusalém. 2) Exortação sapiencial (3,9-4,4): Acolher a sabedoria de Israel significa compreender a causa do exílio: abandono de Deus e de seus mandamentos 3) Restauração e esperança (4,5-5,9): É um texto que fala da restauração de Jerusalém. Traz um discurso de encorajamento do estilo dos oráculos proféticos de "consolação", pois um dia o exílio terminará e o próprio Deus trará o povo de volta. 4) Carta de Jeremias (6,1-72): Por fim, o autor apresenta a carta dirigida aos que foram deportados para o exílio, para alertá-los da tentação da idolatria do culto babilônico.
Efésios - Bênçãos espirituais em Cristo  (Completo / Bíblia Falada)
27:08
Dad gives best memory keeper
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 23 МЛН
Ensinamentos de Jesus Cristo -  A Palavra
24:31
Marcello de Paula
Рет қаралды 2,4 МЛН
Anjos e Demônios - Augustus Nicodemus | #VivendoAsEscrituras
36:29
Augustus Nicodemus
Рет қаралды 63 М.
A Bíblia Narrada por Cid Moreira: 1ª João (Completo)
28:26
A Bíblia Narrada
Рет қаралды 1,1 МЛН
Os melhores Salmos com lindas paisagens em vídeo narrado por Cid Moreira
18:45
Eclesiastes     narrado por Cid Moreira
59:53
verde branco
Рет қаралды 844 М.
Ilustração: As Quatro Esposas do Rei - Juanribe Palharim
24:37
Diogo Martins
Рет қаралды 456 М.