Professora Alice Casimiro sensata e coerente em sua fala.
@rositahelenasilveirapereir20098 жыл бұрын
Na minha opinião. as colocações da professora Alice são bem pertinentes porque a ideia que perpassa entre professores a respeito da base é uma enumeração de saberes. E com certeza o debate apenas começou, porque temos de ter esse cuidado de não engessar os conhecimentos.
@jeffersonpacheco69559 жыл бұрын
Concordo com a fala da professor Alice Casimiro quando ela diz que a produção de uma Base Nacional Curricular Comum é desnecessária. Tendo em vista que este documento não irá garantir o sucesso da educação. O que deve ser discutido é o porquê que os PCNs não alcança suas metas; o que falta para que todos os alunos estejam em tempo integral dentro das escolas; o que os professores precisam para melhora a qualidade de suas aulas; por que é tão difícil pagar melhor aos profissionais da educação. Gasto de dinheiro desnecessário, pois a base curricular já existe.
@carlapatricia82427 жыл бұрын
Na minha concepção, a Base Curricular Comum é de extrema importância. Estamos formando pessoas para uma vida profissional, para com isso garantir uma qualidade de vida. A Base, é apenas uma base, com aberturas para que seja contextualizado a realidade de cada região. Ao meu ver é necessário que escolas públicas e particulares possibilitem uma educação , onde o indivíduo possa concorrer com igualdade na vida profissional, social. Existem diversas disciplinas que também desenvolvem habilidades e competências, que fomentam discussões, como filosofia, artes. Cada indivíduo vai formando suas habilidades e competências de uma melhor maneira tendo base de um conhecimento adequado. Claro que, para que isso ocorra é preciso que a Comunidade escolar esteja comprometida com esse ensino, com projetos, com interdisciplinaridade, multidisciplinaridade. Precisamos juntos, debatermos propostas de realidade, de contemporaneidade e levarmos para sala de aula. Não adianta apenas políticas públicas, é necessário estarmos todos engajados, universalizados para levarmos uma boa educação e tentarmos cumprir com esse papel tão fundamental que ´;e despertar no indivíduo esse desejo de estar inserido no mundo em que vive, serem despertados para entenderem que ele faz parte desse desenvolvimento do país.
@EdnilsondeLima9 жыл бұрын
E a reflexão que Alice Lopes lançou não foi respondida. Afinal o que significa ser feliz, o que significa ser produtivo e o que significa ser emancipado? No fundo, essa BNCC é uma normativa para se padronizar a educação e formar indivíduos padronizados à esse sistema social em que vivemos, ou seja, formar indivíduos para serem produtivos nas indústrias, obedientes, emancipados da vida comunitária e se individualizarem cada vez mais, além de ensinar que A felicidade é essa vida de BUSCA ILUSÓRIA pelo sucesso, pelo poder, pelo status, onde a justificativa pela conquista de tudo é dada pelo mérito!
@silvaesantos38957 жыл бұрын
exatamente
@marcelalobbo44758 жыл бұрын
Temos que levar em consideração a diversidade cultural de cada região.
@lucineiderodrigues27873 жыл бұрын
Nossa essas profissionais estao quase saindo na porrada credo
@rhedroan63089 жыл бұрын
Guiomar de Mello, educadora. Falta educação para que o debate flua, afinal todos queremos o conhecimento para aplica-lo no dia-a-dia!
@olgaalvez266 жыл бұрын
Pois! Fiquei curiosíssima pra saber mais sobre as proposições de Alice Lopes (parece que passaria por soluções mais locais, que colocassem em discussão inclusive outros formatos de escolas e currículos), mas como a prof. Guiomar de Mello fez o favor de interromper, estou sem saber até hoje! Affy
@lucethuty6 жыл бұрын
Penso que o fato de não haver um acordo de concepções sobre o que é a educação, não anula a importância de se ter uma base curricular que oriente o trabalho realizado na escola, na promoção da educação e do ensino formal. Acredito que educação de qualidade se faz com recursos materiais indispensáveis às escolas, professores, estudantes e todos os envolvidos, mas sobretudo, se constitui por uma dimensão ética que não é possível mensurar com base na materialidade. É preciso refletir sobre discursos que não coadunam com a vida dinâmica da escola, suas reais necessidades e fragilidades.
@AnaPaulaSantos-ul3er6 жыл бұрын
A professora Guiomar, está discutindo nos princípios da Base, ou seja, a base é uma normativa para o desenvolvimento de competências e habilidades que todas as crianças e jovens devem desenvolver em cada etapa ao longo da educação básica.
@lucimarijosefagundesdealme74648 жыл бұрын
Em vez de ficarem preocupados com Base Nacional Curricular, deveriam se preocuparem com a vulnerabilidade Socais das famílias que nossos alunos fazem parte e não dá pra fujir desta realidade que causam inúmeros bloqueios emocionais que dificulta aprendizagem.
@tiegeografiavirtual35787 жыл бұрын
A base nacional deve existir... afinal quando se avalia nacionalmente avalia-se a todos, então todos devem adquirir saberes iguais e deve-se haver o currículo local, limitado, das contextualidades locais. Mas o MEC deve definir o que é global, nacional e somente cobrar isso em concursos e provas. PONTO FINAL - CARALHO.