Experimentem olhar o projeto pedagógico dos que são considerados os melhores cursos de ciências sociais / sociologia no Brasil: sequer é citado. Merquior foi apagado pela "intelectualidade". Merece ser (re)apresentado à sociedade brasileira.
@renannakamura67054 жыл бұрын
Uma verdadeira aula magna de José Cézar de Castro Rocha. Incrível!
@ionediasadv8 жыл бұрын
Homem estupendo este José Guilherme Merquior. A mais fascinante máquina de pensar de que se tem notícia nestes últimos cem anos. Aqui um depoimento pessoal: quando a Fundação Banco do Brasil adquiriu a biblioteca de Merquior, eu, meu marido e um amigo - os três admiradores de Merquior - fomos ao prédio da Fundação, a fim de conhecer, no conjunto, é óbvio, a biblioteca. Por sugestão minha, fizemos um teste: cada um dos três pegaria, aleatoriamente, entre os milhares de volumes, 03 volumes, dentre os variadíssimos temas presentes nos livros, tudo isso com o objetivos de saber se haveria anotações ou indícios de consulta das obras por Merquior. Conclusão: em todas as 09 obras colhidas nas várias estantes, tem todas as 09 obras - a maioria delas em língua inglesa - em todas elas havia anotações de Merquior, feitas em várias páginas, com a sua inconfundível caligrafia. Mais ainda: em muitas destas anotações, espantou-nos o entusiamo, a vibração, a paixão que tornaram-no um leitor voraz. Ele, porém, não era apenas e tão somente leitor voraz: caracterizava-o a agudíssima sensibilidade, que lhe permitiu - a partir da suas multifárias leituras - produzir a sua obra, que abarca uma conjunto espantoso de temas. Seu espirito se sentia à vontade no universo da Literatura, da Filosofia, da Política, da Sociologia... Parece que Merquior tinha pressa, talvez quem sabe já intuindo que nos deixaria tão cedo. Um registro final: em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras - em março de 1983 - ele disse algo que talvez explique o gigantismo de sua cultura e da sua capacidade de refletir: "o que me move é a paixão de compreender". Só é incompreensível a insensibilidade desta Senhora - a indesejada das gentes - que nos levou este Homem universal - ou universo de Homem?- tão cedo. Este gesto de reeditar a obra de Merquior - que merece ser saudado - representa, em larga medida, um protesto contra a Morte. Até porque - como dizia o Poeta - "Contra a Arte, oh Morte, em vão teus ódios exerces". Mais do que um protesto, a reedição de Merquior é um ato de resistência: a resistência dos contemporâneos em manter vivo e pulsante o generoso legado - o legado imortal - de José Guilherme Alves Merquior. Parabéns pela iniciativa, parabéns pela densa palestra. Viva Merquior! Viva o Brasil, que ele tanto amou!
@Helder.Menezes4 жыл бұрын
Legal. Adorei ler seu comentário. Valeu.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Lindo texto
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Não entendo é pq apoiou Collor, governo onde cheiravam coca pelo cu
@CaixadeSkinner2 жыл бұрын
Li hoje (2022) esse seu comentário de 6 anos atrás e fiquei emocionado, Ione. Comecei a conhecer o legado desse autor apenas recentemente e estou muito entusiasmado.
@sylviohillas51778 жыл бұрын
Brilhante síntese e comentários, de grande lucidez é magistralmente articulado, de João César de Castro Rocha sobre a obra e a envergadura intelectual de José Guilherme Merquior.
@JTFelipe2 жыл бұрын
Joel Pinheiro, o Liberal do Kremlin, falando do grande mestre Merquior, é uma piada!!!! Merquior acho que nesse dia tremeu muito nesse dia onde ele estivesse. kkkkk....
@artemenorainda Жыл бұрын
Também achei...kkk
@ornanoliveira14123 жыл бұрын
Misericórdia... Joel Pinheiro falando sobre Merquior... É como Lula explicar o marxismo.
@carloscampos12803 жыл бұрын
Seria, mais propriamente, o Lula explicando o conservadorismo (ou o liberalismo).
@jimzeppelin50582 жыл бұрын
Deviam resgatar aquela entrevista de Merquior que ele fez em um programa na Globo. Não lembro o nome do programa. O que marcou o programa foi o comentário dele sobre Freud.
@anapaulabarreto14984 жыл бұрын
Assistindo em março de 2020!
@nilelfo21483 жыл бұрын
Novembro de 2021
@rodrigonunes71087 жыл бұрын
Adquiri o 'Liberalismo - Antigo e Moderno', mas, como de praxe, me reservei aos vídeos introdutórios sobre o autor antes de iniciar a leitura. Assistir esse bate-papo foi de grande valia, expuseram com brilhantismo e mostraram uma face que eu desconhecia. Parabéns pelo trabalho!
@marcelorawls54812 жыл бұрын
o Joel nao sabe que governo esta colaborando sim com "mais impostos" sobre o individuo
@alfredo44852 жыл бұрын
não só o liberalismo está em alta como a fome, a guerra, o desemprego...a lista é grande.
@marcospinto10853 жыл бұрын
João César começa no minuto 17
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
Sinto muito, não ter chegado a maturidade., tão brilhante pessoa, leitor e ensaista
@siriri7 жыл бұрын
Lia Merquior nos anos 80 e, por isso, fiquei surpreso com essa informação de que ele foi pouco lido no Brasil.
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
João César, tu é espetacular
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
Darcy Ribeiro, Oswald não existiam ou não existiram para Levi Strauss. Não deu nenhuma colher de chá, mas para o Merquior sim...
@rodvazfel8 жыл бұрын
Excelente apresentação da obra de Merquior! Fiquei curioso para estudar esse autor.
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
A redação , Freud , explica hein?
@ricardocima7 жыл бұрын
Excelente! Estas cartas são de arrepiar!
@raonimaciel-realidadescoli40885 жыл бұрын
Assistindo em 2019!
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
Interessante isso do Levi Strauss
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
Pretensioso hein?
@walsobrinho8 жыл бұрын
Eu ainda sonho com o livro dele sobre o Foucault :/
@gagalegal8 жыл бұрын
tbm
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
Famosos. Sería melhor se fosse ilustres . Muita vezes os ilustres não ficam famosos, assim como ele. Mas, acho melhor ser ilustre do que famoso.
@MeuvVlogMinhaVida8 жыл бұрын
Muito baixo. o audio.
@editorae8 жыл бұрын
Olá! Por favor, verifique o volume do seu alto-falante. Não há nenhum problema com o áudio do vídeo.
@MeuvVlogMinhaVida8 жыл бұрын
É Realizações Oi, o problema ocorre na primeira entrevsita, no inicio do video, depois regulariza.
@karlafrancisco39968 жыл бұрын
O rapaz esta certo, comigo também de problema
@luciaborges86583 жыл бұрын
Eu não tenho nada haver com TV Globo por favor Remova todas programações Referente a pesar d3 que tenho admiração Por pessoas e não pela forma de como ela Ganha dinheiro não sou prostituta não
@DaviBeliche4 жыл бұрын
2020
@marciofadel47097 жыл бұрын
Tenho alguns livros dele e estou o liberalismo
@luciaborges86583 жыл бұрын
Nem era necessário você fazer Cirurgia plástica no nariz Tavares bom daquele jeito de como era antes
@marialuciaalvesferreira44603 жыл бұрын
Bastante ambicioso, mesmo.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Ouvi absurdos aí. Joel pensa que a massa não deve ser sustentada pelo estado?! Se é a massa quem susenta não só o estado, mas, como diz Mao, cria a história: as massas são os verdadeiros heróis!
@israellacerda95243 жыл бұрын
É, realmente, ninguém sustentou a massa melhor que Mao.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
@@israellacerda9524 as massas são os verdadeiros heróis!
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
@@israellacerda9524 vc também é maoista? No meu canal falo até da gloriosa revolução cambojana
@PauloSantos-dr9uo9 ай бұрын
"Gloriosa revolução Cambojana" HAHAHAHAHAHAHAHAHA
@williamfilosofia7 жыл бұрын
Dizer que os Liberais de hoje são liberistas é de uma burrice analítica enorme! A discussão Liberal no Brasil abarca tanto a economia quanto o modelo político e a discussão dos limites da liberdade. É ponto pacífico entre os Liberais brasileiros a descentralização do poder e a ideia de emancipação e participação política advinda de uma real Federalização do Estado! Esse Joel Pinheiro não entende o movimento Liberal atual faz sentido que fale tanta bobagem sobre o que está acontecendo!
@MrJeanNunes4 жыл бұрын
e tu achas que participação política ativa tem a ver com/se limita a federalismo e descentralização? acabaste de confirmar a tese dele.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
São e´todos uns neoliberais thatcheristas colonizados que abriram as pernas para Trump
@mateusflores43733 жыл бұрын
Queria muito saber onde estão esse tipo de liberais que vc falou. A grande maioria dos ditos "liberais" não passam de liberistas, antiestatistas que se limitam a debates de redes sociais.
@cristinagilberto61984 жыл бұрын
Parabéns aos responsáveis pelo vídeo e pelas iniciativas de resgate do pensamento desse grande intelectual brasileiro. Infelizmente, por diversas causas, ficamos abandonados ao monopólio do ideário esquerdista, o que mutilou nossa cultura e nosso desenvolvimento. Como consta nos últimos momentos do vídeo “Merquior é muito mais necessário e urgente e curiosamente contemporâneo do que o foi nos anos 90”. Obrigado.
@professorluciojunior39983 жыл бұрын
Se boa parte da obra de Merquior é um diálogo com a esquerda: Gramsci, Escola de Frankfurt, Foucault...
@sylviohillas51778 жыл бұрын
Joel Pinheiro sinaliza, em sua apresentação, a emergência de autores feitas pela reedição de Merquior, o que mostra que o retorno dessa mente brilhante já começa impactando o emergente movimento liberal conservador, oferecendo-lhe uma sólida fundamentação.