O pragmatismo da geração Z sobre amor e sexo | Ouça 13 minutos

  Рет қаралды 133,636

BBC News Brasil

BBC News Brasil

Күн бұрын

Пікірлер: 1 000
@BBCNewsBrasil
@BBCNewsBrasil Жыл бұрын
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: kzbin.info/aero/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB
@nataliabarboza8932
@nataliabarboza8932 2 жыл бұрын
Nas décadas anteriores a 80, uma pessoa do interior ia para capital e conseguia comprar lotes, construir casa, se casar, manter família. Hoje, uma pessoa já nem sabe se o que ganha vai dar para se manter no mês. Não é culpa da geração Z.
@RubyRoseRuby
@RubyRoseRuby 2 жыл бұрын
Exatamente. Meus pais compraram a casa grande que temos hoje na época, por apenas 11 mil. Naquela época era muito, mas sejamos sinceros, tinha muito mas possibilidades de duas pessoas se ajunta e comprar a casa própria, do que hoje em dia. Isso é tão triste.
@osvaldocavalcanti4587
@osvaldocavalcanti4587 2 жыл бұрын
@@RubyRoseRuby até pq o financiamento dura uns 30 anos, tempo q muitos casais nem estão mais juntos, obrigando a vender a casa p fazer a partilha
@RubyRoseRuby
@RubyRoseRuby 2 жыл бұрын
@@osvaldocavalcanti4587 Não falo de casas financiadas, falo de casas compradas à vista. Hoje em dia, a grande maioria dos casais só consegue com financiamento e muito esforço, de ambos. Antigamente o pessoal conseguia ajuntar uma grana, trabalhando e afins, e adquirindo na hora. Raros são os casais hoje em dia, ou até mesmo alguém que apenas deseja comprar uma casa, que consegue comprar à vista, ou muito menos dar ao menos entrada em uma.
@ARCANODESINE
@ARCANODESINE 2 жыл бұрын
uma grande ilusão, as pessoas de gerações anteriores sofreram crises BEM piores
@Felipe-ib9cx
@Felipe-ib9cx 2 жыл бұрын
@Eduardo Bonani A renda aumenta mas o custo de vida aumenta 3x mais.
@catarinaandrade1738
@catarinaandrade1738 2 жыл бұрын
Como pensar prioritariamente no "amor" se a preocupação maior é se vamos conseguir sobreviver dignamente nesse sistema?
@Luanaduartemolleta
@Luanaduartemolleta 2 жыл бұрын
exato
@withersss3261
@withersss3261 2 жыл бұрын
Nunca li um comentário tão perfeito
@danielaraujo3834
@danielaraujo3834 Жыл бұрын
este é um ponto de vista! o que seria digno para vc? ter dinheiro ou qualidade de vida? Ter alguém em casa que te faça sorrir ao chegar do trabalho no meio da rotina cansativa de "sobreviver", ou estar sozinho transando mto (ou não) mas vivendo só sem compartilhar com ngm... tive as duas experiências para mim hj no meu caso pensar no amor tem sua prioridade, preocupação mesmo é se vc não tem força para trabalhar ou uma doença que te incapacita de desembolar o cotidiano, se vc deixa a preocupação tomar vai se trancar e deixa de ter a experiência de amar varias vezes ou com sorte ter um grande amor! Esta foi uma opinião "cada vida uma sentença" como diz o ditado popular
@micaelalgarrao6043
@micaelalgarrao6043 Жыл бұрын
Eu penso o mesmo, ainda mais como homem
@jovas65
@jovas65 6 ай бұрын
@@danielaraujo3834 Pagar as contas, ter abrigo e o que comer mesmo...
@dianaferreira8011
@dianaferreira8011 2 жыл бұрын
A geração Z está sendo atingida em cheio por todas as incertezas dos nossos tempos e vêem um aumento significativo das questões ligadas ao emocional: stress, ansiedade, depressão,dificuldade de lidar com outros.
@joaofreitas4069
@joaofreitas4069 Жыл бұрын
Verdade muitos frustados
@ferzona3788
@ferzona3788 Жыл бұрын
Verdade, tenho 21 anos e super concordo.
@henri191
@henri191 2 жыл бұрын
Minhas preocupações atuais ( estou na casa dos 20 anos ) : Fazer uma faculdade que gosto , ter um emprego que pague bem , ter dinheiro pra se sustentar , ajudar minha família , ter sucesso profissional ; como podem ver , relacionamento está bem longe ou nem sequer está nos "planos" pessoais Obs : outras verdades difíceis de engolir : -Família > Namorada / Namorado -Carreira > relacionamentos -Ter dinheiro > ter relações sexuais
@R.Junior.
@R.Junior. 2 жыл бұрын
com todo respeito, faça um curso tecnico antes, entrará no mercado de trabalho mto mais rapido.
@charles6018
@charles6018 2 жыл бұрын
De alguém q já passou dos 20: dificil vc escolher uma faculdade por amor e ganhar muito com ela, a não ser que seja áreas interessantes pro mercado.
@R.Junior.
@R.Junior. 2 жыл бұрын
@@charles6018 👏👏👏👏👏👏👏👏
@felinfrost
@felinfrost 2 жыл бұрын
Melhor viver enquanto dá, nem me refiro a relacionamento. Trabalhar para viver e não viver para trabalhar.
@Familiagaiato
@Familiagaiato 2 жыл бұрын
Estude muito, se dedique, vc vai se agradecer no futuro próximo, eu não estudei, só trabalhava e me dedicava, era jovem tinha muita energia, hj estou mais velho, não tenho tanta energia, e me arrependo amargamente por não ter estudado.
@joaogarcia2562
@joaogarcia2562 2 жыл бұрын
Sou de 81 e tenho empatia pela geração mais nova. É inegável que a vida hj é mais difícil para os jovens do que foi na minha época, no começo dos anos 2000.
@rui-DF
@rui-DF 2 жыл бұрын
Depende do aspecto analisado eu acho. Sou de 91 e tenho certa inveja de uma galera de 15 que vejo no Twitter kkk Eles não são super ricos ou nada do tipo. São pessoas comuns que em algumas áreas tiveram muito mais opções de escolha do que tive na minha época
@roberttamarinho
@roberttamarinho 2 жыл бұрын
Ainda bem que concorda
@bslcalc9511
@bslcalc9511 2 жыл бұрын
resumo da matéria: "a galera não quer mais se relacionar pq simplesmente não tem grana kkkk". Triste que estejamos em um mundo muito mais avançado em informação e tecnologia no entanto a renda e empregabilidade está péssima.
@mateus7206
@mateus7206 2 жыл бұрын
Sim por isso no Japão que é tido como nosso espelho futuro, onde a maioria da população é idosa e os jovens não querem ter filhos por insegurança financeria, o governo da incentivos, auxilio para quem sabe convencer os casais a ter filhos.
@Ghost_Blue
@Ghost_Blue 2 жыл бұрын
Instabilidade e desconfiança
@victorsoares6844
@victorsoares6844 2 жыл бұрын
Efeitos do neoliberalismo
@mrpeacemm
@mrpeacemm 2 жыл бұрын
acho que não é nem a dificuldade financeira em si, mas como lidamos com isso. Meus pais, por exemplo, sempre foram pobres e formaram família em 1990, uma época difícil políticamente e economicamente. Acho que esse geração pensa mais nas consequências de se ter um filho por exemplo. Eu msm jamais teria um filho agr que meu salário mal me sustenta.
@whalisten
@whalisten 2 жыл бұрын
@@mrpeacemm jovens pensam demais então. Como diz minha mãe "quem pensa não casa"
@macleunin
@macleunin 2 жыл бұрын
Com certeza a questão financeira pesa muito! Antigamente as pessoas já saíam da faculdade com bons empregos e salários, mas agora temos salários baixos mesmo para pessoas qualificadas, além da precarização do trabalho (perda de direitos, salários menores). Somado à isso, o custo de vida altíssimo. É muito difícil conseguir formar um patrimônio e reserva financeira quando o salario mal dá para pagar aluguel e mercado.
@Paula-sj9oe
@Paula-sj9oe 2 жыл бұрын
Eu namoro quase 4 anos, sem previsão de casar, sair pra pagar aluguel não dá, sem falar que sempre estou desempregada ou em empregos péssimos, minha única esperança é concurso.
@leandrosilvestre2114
@leandrosilvestre2114 2 жыл бұрын
Não tem crase em "a isso"
@macleunin
@macleunin 2 жыл бұрын
@@leandrosilvestre2114 obrigado prof Pasquale.
@Paula-sj9oe
@Paula-sj9oe 2 жыл бұрын
@Sonic vc é de interior? Tenho uma prima de quase 32 que nunca trabalhou na vida, morou um tempo em São Paulo, e arranjou nada contei pra umas colegas elas falaram que fica sem nada quem quer é só fazer faxina e bico, as pessoas tem que ver que nem todo mundo tem contato pra essas coisas, essa prima fez técnico de enfermagem, aqui em Bh antigamente isso conseguia sem indicação, agora não sei, eu não levaria jeito pra ser enfermeira...eu até falei com minha mãe essa prima minha deveria fazer um concurso pelo menos de um salário mínimo porque interior tem mais concurso menor que capital, minha tia não tem renda, quando trabalha é 300 por mês, então ela mora com os avos. Eu por exemplo só trabalhei em call center, produção e padaria então pro mercado de trabalho eu sirvo pra nada... Fiz Recursos Humanos os recrutadores nem olhavam na minha cara.
@americosoares4157
@americosoares4157 2 жыл бұрын
@@macleunin kkkkkk
@mateusbrasil2102
@mateusbrasil2102 2 жыл бұрын
Isso é consequência, em grande parte, das pessoas da geração Z que viram os casamentos de suas famílias arruinados pelo fato dos pais se casarem apenas por obrigação social, não levando em conta a sintonia e fatores positivos que possam ter em comum
@whannytever
@whannytever 2 жыл бұрын
Exatamente, mano. Explicação perfeita! 👏🏼
@RVKY
@RVKY 2 жыл бұрын
Meus país tiveram um casamento qse de filme, com mto amor...(meu pai faleceu a 4 anos de cancer). Eu n qro me casar n, na real nem me relacionar kkkkkk pelo motivo do vídeo... negócio é ter estabilidade financeira pq tá osso. :( (Mas posso ser uma exceção)
@aestheticpotato2349
@aestheticpotato2349 2 жыл бұрын
Basicamente é isso. Meus pais se casaram por obrigação social, se odiando, mas querendo fugir da casa dos pais.
@SrtaCosta-dz8bt
@SrtaCosta-dz8bt 2 жыл бұрын
Eu vejo uns saudosistas de um passado que nunca viveram nem nunca existiu acusando a tal modernidade de o povo se relacionar por interesse. É o oposto. No passado é que o povo era assim e agora os interesseiros estão querendo trazer o passado de volta de forma mais camuflado se aproveitando de certas leis. Antigamente se casava por obrigação, status (como hoje em dia em lugares mais pobres e desatualizados), pra mulher não ser abusada etc. Só por algum interesse, nunca por afinidade
@leticiamv
@leticiamv 2 жыл бұрын
Minha mãe casou com um cara mais lascado que ela e irresponsável, passaram por muitas dificuldades e nunca nem conseguiram ter casa alugada, vejo o exemplo e deus me livre arranjar encosto pra minha vida, melhor seguir sozinha, estudando e trabalhando.
@Enaira45
@Enaira45 2 жыл бұрын
Sou de 83 fui criada para casar e ter filhos minha mãe falava que mulher de 30 anos era velha me casei com 24 anos por desespero, por medo de não conseguir me casar por que havia muita pressão da família era o que esperavam de mim tinha que ser casamento no cartório com igreja católica e tudo mais, me casei e já engravidei na lua de mel, meu relacionamento era abusivo tinha medo do meu marido ele nunca me bateu mas ele queria controlar até meus pensamentos, apesar de gostar dele não era feliz fato não havia amadurecido o bastante para viver em um casamento, nosso filho nasceu deficiente mental e com problemas sérios de saúde a maternidade é traumática virei prisioneira do meu filho não posso sair e nem trabalhar para ter que cuidar dele apesar do meu marido ajudar muito assim como eu ele também vive em uma prisão. Fato vejo essa geração que quer ter independência financeira e prioriza a si mesmo mesmo em primeiro lugar como algo bom ter filhos é muito mais que uma brincadeira é muita responsabilidade, se eu tivesse a cabeça de hoje faria tudo diferente teria estudado mais viajado mais curtido muito mais, penso que estaria sim hoje pronta para viver uma relação conjugal, mas isso não é o mais importante o importante é ser feliz não importa quando e nem onde...
@flaviacj9177
@flaviacj9177 2 жыл бұрын
muitas vezes, a gente vive a vida que os outros querem e esperam , mas nao a que desejamos no fundo do coração.
@tomascaetano4270
@tomascaetano4270 2 жыл бұрын
Força Ariane.
@mrsholandafernanda8892
@mrsholandafernanda8892 2 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar sua história, muita força e coragem na sua caminhada. O triste é grupos sectaristas querendo lutar para permanecer este tipo de mentalidade no qual você foi imposta, triste e perigoso!
@Enaira45
@Enaira45 2 жыл бұрын
@@tomascaetano4270 obrigado.
@Enaira45
@Enaira45 2 жыл бұрын
@@mrsholandafernanda8892 obrigada
@vanessamendes9669
@vanessamendes9669 2 жыл бұрын
Isso pode ser realidade pra quem pensa na vida. É só entrar em comunidades aqui no Brasil pra ver a tragédia social, um monte de avós ajudando a criar netos, pessoas jovens sem condições nenhuma, com famílias formadas, passando todo tipo de necessidades.
@MsFancho
@MsFancho 2 жыл бұрын
Pra quem pensa, e também pra quem tem as oportunidades de abrir as portas....
@victor.yamaguchi
@victor.yamaguchi 2 жыл бұрын
Pois é, vida real é muito mais massacrante que isso.
@gardeljpa
@gardeljpa 2 жыл бұрын
Ele disse exatamente isso no final do vídeo
@beatrizlimao9748
@beatrizlimao9748 Жыл бұрын
eu sou de quebrada e eu penso muito na minha vida. justamente por ser pobre, nao posso viver de amor pq n enche barriga. sou a primeira geracao da familia a fazer faculdade (aos trancos e barrancos) e quero ter estabilidade e qualidade de vida. eu sei que ce queria dar uma militada, mas cuidado, as vezes vc pode estar colocando quem mora em favela num patamar abaixo, sendo que só oq muda são as motivações.
@gigimoon5891
@gigimoon5891 2 жыл бұрын
Sou da geração Z, e eu também penso assim, minhas metas são apenas sobre estudos, estabilidade financeira, trabalho, ter uma casa, fazer as coisas que eu quero, ter uma carreira sólida, casamento não está nos meus planos nem até meus 30. Infelizmente, uma coisa que eu também acho que está afetando isso, e porque e muito difícil viver hoje, antigamente, as pessoas conseguiam se manter bem com um salário mínimo, hoje em dia, as pessoas nem conseguem fazer as compras do mês sem ter que faltar algo.
@discipulodavanguarda9924
@discipulodavanguarda9924 2 жыл бұрын
Isso sem falar do poder estatal drácula drenando nosso sangue, o povo vive na mais absoluta miséria até o mínimo do mínimo custa muito caro, falta tempo até mesmo pra postar um comentário....o trabalho ocupa todo nosso tempo, de 8 da manhã as 1 da madrugada é a escravidão moderna, sociedade horripilante, a Matrix venceu!
@chicomateus
@chicomateus 2 жыл бұрын
Sou de 98 e agora eu vejo um ponto da geração Z que eu finalmente me identifiquei. Realmente meu objetivo principal é minha carreira e estabilidade financeira, se houver casamento que seja só depois dos 30. E tenho sido muito introspectivo, aliás tornou-se uma prioridade a busca e o entendimento de mim mesmo. Há um bom tempo relacionamentos para mim ficaram em terceiro plano.
@danielaoliveira-dt8gn
@danielaoliveira-dt8gn 2 жыл бұрын
VC não é Z?
@chicomateus
@chicomateus 2 жыл бұрын
@@danielaoliveira-dt8gn Cronologicamente sim, mas psicologicamente nem tanto. Sempre tive muitas características da geração Y. Meus amigos mais próximos na adolescência e até hoje são todos da geração Y, meus pais me criaram como um garoto da Y. A geração Y é até 1996 oficialmente, o que para o ano que nasci 98 é apenas 2 anos de diferença. Além disso há outros pesquisadores que dizem que a geração Y vai de 1982 a 2004.
@pabloviniciusoliveirasilva8837
@pabloviniciusoliveirasilva8837 2 жыл бұрын
@@chicomateus cara eu sou da geração Y (nasci em 95), porém tenho características relativamente parecidas com de uma pessoa da geração X.
@crisb4739
@crisb4739 2 жыл бұрын
Tem autores que afirmam que os nascidos até 99 são da geração y. E nós já pensávamos assim em estudar, trabalhar e construir uma família, nesta ordem.
@pabloviniciusoliveirasilva8837
@pabloviniciusoliveirasilva8837 2 жыл бұрын
@@crisb4739 geração Y (os millenials), é quem nasceu entre entre 1981 à 1996.
@lauannyguimaraes3274
@lauannyguimaraes3274 2 жыл бұрын
Sou de 2000 e sim, logo na nossa vez de serem adultos , as prioridades estão cada vez mais difíceis, logo que a questão financeira é mais importante .
@estudantedaareadasaude
@estudantedaareadasaude 2 жыл бұрын
vdd ! posso te um contato voce ? te pergunda uma coisas !? qual seu instagram ?
@rafaelsouza5049
@rafaelsouza5049 2 жыл бұрын
Como assim logo? Qual é a idade para um adulto ? 22 anos onde se encaixa?
@schoppenhauer8541
@schoppenhauer8541 2 жыл бұрын
@@rafaelsouza5049 pra mim é adulto.
@yohanwalker220
@yohanwalker220 2 жыл бұрын
@@schoppenhauer8541 Eu vi a materia da propria BBC q os cientistas falaram q a adolescencia termina qnd completa aos 25 anos,da um google nisso para vc ver
@yohanwalker220
@yohanwalker220 2 жыл бұрын
​@@rafaelsouza5049 20-24 anos para os neurocientistas e cientistas ainda é adolescente que esta entrando no mundo adulto mas o cerebro se comporta tipo um adolescente e o amadurecimento vem apartir dos 25 anos,pelomenos essa é a tese em paises desenvolvidos e ate varios paises subdesenvolvidos,alem que ainda tem um pouco de descontrole hormonal e de dopamina,alem do cerebro nao esta 100% desevolvido antes dos 25
@bernardnormand732
@bernardnormand732 2 жыл бұрын
Tenho 22 anos e só fui conhecer uma pessoa que talvez seja compatível para um relacionamento agora, antes disso nunca tive segurança de me envolver com ninguém em qualquer forma de relacionamento. Não sei se os outros da geração Z são assim, mas eu prezo muito mais a qualidade do que a quantidade em relação aos parceiros românticos, para mim 1 pessoa altamente compatível vale muito mais do que 100 pessoas insuficientemente compatíveis.
@gabriellima9012
@gabriellima9012 2 жыл бұрын
Também sou assim,essa coisa de ficar com qualquer um pra mim não rola.
@ana-l8l6z
@ana-l8l6z 2 жыл бұрын
penso o mesmo, mas 99% não pensa assim
@gabrielp.262
@gabrielp.262 2 жыл бұрын
Tenho 35 e nunca casei, nem vislumbro isso, pelo menos por enquanto. E vejo cada vez mais gente da minha geração e os mais jovens se mantendo solteiros. O motivo? A velha frase: "antes só do que mal acompanhado". E boas companhias estão cada vez mais difíceis.
@R.Junior.
@R.Junior. 2 жыл бұрын
Partilho do mesmo pensamento, tenho 39 anos. No meu circulo proximo, a grande maioria que casou sao frustados!!!
@gabrielp.262
@gabrielp.262 2 жыл бұрын
@@R.Junior. exatamente
@R.Junior.
@R.Junior. 2 жыл бұрын
@@gabrielp.262 Salve Don Sandro!!! rsrsrsrs
@maoliveiras
@maoliveiras 2 жыл бұрын
Sou casada, tenho 32 anos. Praticamente só namorei mesmo com meu marido. Estamos juntos há 9 anos, sou feliz. Mas antes de encontrá-lo eu tinha a impressão que ficaria sozinha pro resto da vida. Realmente, achar alguém bom é difícil e raro. Eu era a encalhada e nunca me identifiquei com a libertinagem de parte da minha geração, nunca senti que aquilo era para mim. Até hoje não faz sentido para mim, mas respeito.
@gabrielp.262
@gabrielp.262 2 жыл бұрын
@@maoliveiras também não sou a favor de libertinagem e preferia ter uma boa companhia a não ter companhia nenhuma. O problema é que tá muito difícil achar uma boa companhia. Pra ficar com uma mulher que não me faça feliz e que não sinta algo recíproco, prefiro continuar na minha.
@amandamoraes7546
@amandamoraes7546 2 жыл бұрын
Tenho 29 anos e não estou nem um pouco com pressa para casar, na verdade eu ainda moro com a minha mãe mas poderia morar sozinha se quisesse, a questão é que se não estamos com pressa de sair de casa, só vamos casar se realmente for por amor, no meu caso mesmo amando meu namorado eu preferia que cada um morasse na sua casa, gosto muito de dormir sozinha no meu quarto com as minhas coisas e vai ser difícil acostumar com a convivência com outra pessoa, não acho que casar ou morar junto seja realmente necessário.
@M.K.Z.ULTRA7
@M.K.Z.ULTRA7 2 жыл бұрын
Logo seremos como os japoneses. Kkkkkkkkkk
@rayannedantas4105
@rayannedantas4105 2 жыл бұрын
@@M.K.Z.ULTRA7 Eu pensei exatamente isso escutando esse podcast kkkkk
@nalvaaragao2032
@nalvaaragao2032 2 жыл бұрын
Casa de mãe é tudo de bom ❤️
@M.K.Z.ULTRA7
@M.K.Z.ULTRA7 2 жыл бұрын
@@nalvaaragao2032 NÃO QUANDO SE É HOMEM KK
@Melosales33
@Melosales33 2 жыл бұрын
@@M.K.Z.ULTRA7 kkkkkkkkkkkkk vdd
@joers1964
@joers1964 2 жыл бұрын
No mundo das vidas virtuais falsas repleto de vencedores o pequeno grau de tolerância a frustrações e o julgamento público pode estar impedindo as pessoas de investir em relacionamentos duradouros,de positivo fica o fato de que a pressão por formar família diminuiu muito e um casamento de trinta anos pode ser tão vazio quanto milhares de relacionamentos superficiais.
@gatadagoiabeira672
@gatadagoiabeira672 2 жыл бұрын
Não percebo assim. Hoje os jovens têm a oportunidade de escolher como vão viver suas vidas sem a moralidade das gerações anteriores. Muitos casamentos duradouros escondem muita hipocrisia e servidão. Hj, as mulheres não dependem mais do homem como provedor e, isso muda muito o perfil de relacionamentos. Tenho 50 anos e acho interessante as novas gerações experimentarem uma nova forma de seguir suas vidas. Não podemos deixar de nos responsabilizar também por essas escolhas dos mais jovens, afinal, que mundo a já está deixando pra eles. Com certeza, estamos passando um mundo muito pior do que o que recebemos. Pra mim eles estão de parabéns e, cabe aqui minhas desculpas por ser corresponsável pela fragilidade da nossa sociedade e também do planeta que só fizemos degradar. Julgamos nossos jovens esquecendo que eles são frutos de nós!
@renataminas9313
@renataminas9313 2 жыл бұрын
@@gatadagoiabeira672 perfeita a sua colocação
@edisone.7212
@edisone.7212 2 жыл бұрын
@@gatadagoiabeira672 Você disse tudo o que a maioria de nós adultos, resistimos em admitir. Minha mãe que já é Senhora mesmo, sempre se relacionou de forma tranquila e transparente, com as pessoas mais jovens, sobrinhos, amizades, namorados e namorados desses. Ela falando abertamente sobre estudos, profissão, bem estar, tudo isso antes de buscar casamentos ou relacionamentos que pudessem gerar filhos antes do tempo ideal. Sobre sexualidade, controle de natalidade sobre liberdade para viverem suas vidas de suas maneiras, mas com responsabilidade. E isso, que a sociedade adulta "frustrada", coloca nas costas dos jovens, muito mais do que deveria. Resultado, o único sobrinho/neto que não a ouviu, foi quem "se deu mal", jovem com dois filhos de duas mães diferentes, sem casar com nenhuma, emprego de menor capacitação. Todos os outros super bem, os casados com a vida estável, formados ou formando, com mulheres idem. Vivendo bem e com ótima qualidade suas vidas. Pessoas na casa dos 24/25 anos que são empresários e super bem empregados. Minha mãe sempre pensou "fora da caixinha". Coberta de razão você. E, ela nos formou muito bem também.
@joers1964
@joers1964 2 жыл бұрын
@@gatadagoiabeira672 Concordo com você em alguns pontos mas não sei se as pessoas estão exercendo o seu direito de experimentar ou simplesmente não estão dispostas a conviver com a frustração do fracasso amoroso,também não tenho uma visão romântica da juventude,jovens podem ser cruéis e usar as redes sociais para destruir pessoas,vejo cenas inacreditáveis por aí,em um restaurante cheio dezenas de pessoas sentadas juntas a mesa de cabeça baixa teclando seus celulares alheias ao entorno e aos amigos rebaixando o contato físico a um nível secundário,também acho de última as selfies para tudo,selfie comendo,selfie na festa,selfie na praia,selfie na viagem enfim tudo precisa ser socializado com estranhos o tempo todo,vidas show para uma plateia que tem mais o que fazer,pessoalmente gosto de fotos mas prefiro guardar minhas experiências na minha mente,tenho gavetas cheias de fotos antigas da família que ninguém mais vê,uma lembrança é positiva,tornar pixels a própria vida não de resto concordo totalmente que algo muito positivo é a Mulher exercendo sua liberdade plena,chega de tutela mas observo que também nas redes homens e mulheres estão a procura de pessoas que paguem as suas contas (conheço isso de perto),isso sempre aconteceu mas hoje fica escancarado que essas pessoas querem relacionamentos superficiais,o lado bom é que as opções cresceram exponencialmente com a internet e você pode viver uma vida sexual plena como quiser(ou quase) e até encontrar gente profunda e disposta a viver um relacionamento inteiro,com alegrias,conquistas,experiências,problemas e frustrações como a vida deve ser.
@tg4481
@tg4481 Жыл бұрын
@@gatadagoiabeira672 "Hoje os jovens têm a oportunidade de escolher como vão viver suas vidas sem a moralidade das gerações anteriores". .... aí você acordou e caiu da cama. Os jovens de hoje são MUITO MAIS moralistas do que nós na década de 90, só mudou o tipo de moralidade, que agora é ligada a identificações políticas vazias.
@theOPworld
@theOPworld 2 жыл бұрын
Fiquei triste em me identificar com o que foi dito no vídeo, pois é o retrato da minha geração. Tudo bem, cada geração tem seus desafios e suas peculiaridades, mas o sentimento de incerteza sobre o dia de amanhã, especialmente quando pensamos nas mudanças climáticas, recessão e/ou inflação à espreita, mercado imobiliário inflacionado, alta dos preços para itens básicos de consumo... tudo isso é simplesmente muito cruel.
@purareflexao6153
@purareflexao6153 2 жыл бұрын
Para mim há uma realidade muito triste para nossa geração ( sou também da geração z) e não falo de relacionamentos porque isso para mim é pessoal , se alguém está em um relacionamento sério ou não , pouco importa, se tem filhos ou não é uma decisão pessoal, mas é notável que temos cada vez mais dificuldade em li dar com situações difíceis, temos cada vez mais dificuldade em abraçar coisas que exigem muita responsabilidade, temos dificuldade em gerir diferenças ( saber gerir as diferenças é uma das chaves para um bom convívio já que somos todos diferentes), temos dificuldade em parar e refletir antes , queremos que tudo seja da nossa maneira , temos sérias dificuldades em assumir compromissos ( não falo só de relacionamento) , nos vivemos na época mais facilitada de todas as épocas ( sim temos problemas e dificuldades , mas as épocas passadas , a idade média e outras épocas antes foram bem mais difíceis se comparadas com a nossa época) mas mesmo assim nunca se viu o nível tão elevado de depressão e ansiedade como se vê na nossa era , nunca se viu um nível tão elevado de suicídio como vemos , nossa saúde mental ou emocional está um caos sem precedentes, e isso é muito muito preocupante para nossa geração, e nem imagino a geração que vai seguir...
@deboras.3059
@deboras.3059 2 жыл бұрын
Falou tudo, uma boa perspectiva sobre a geração z.
@gabriel.antony3197
@gabriel.antony3197 2 жыл бұрын
Comentário simplesmente sensacional. 👏👏👏👏
@gabriel.antony3197
@gabriel.antony3197 2 жыл бұрын
Que Deus te abençoe imensamente.
@pedrof.guedes4634
@pedrof.guedes4634 2 жыл бұрын
Completamente equivocado, nossos problemas provém de uma crise de capital. Nossos pais e avós viveram época "fáceis" enquanto nós estamos completamente f*did0s pra ter uma renda suficiente pra bancar uma vida descente, sem contar o acúmulo de patrimônio como casa própria e carro.
@purareflexao6153
@purareflexao6153 2 жыл бұрын
@GGG GGG Muito obrigado
@vitorhentges1996
@vitorhentges1996 2 жыл бұрын
Tem vários motivos para sermos lentos com relacionamentos sérios, mas a questão financeira é a maior para muitas pessoas. Eu não acho que a minha carreira vai me trazer mais felicidade que a minha futura família, mas se eu não tiver uma vida financeira estável, isso vai frustrar os meus relacionamentos e causar vários problemas emocionais e perda da liberdade, de viajar, consumir o que eu gosto... lazer, essas coisas. Me pergunto se nas gerações anteriores, as pessoas tinham que estar tão bem preparada assim para ter uma remuneração que lhes proporcionasse estabilidade. Se a comida e a moradia digna anos atrás tinham o mesmo que peso de hoje, igual ou maior que um salário mínimo.
@wilhelmmaxkepler1711
@wilhelmmaxkepler1711 2 жыл бұрын
A falta de dinheiro sempre foi um medo meu de começar ou de estar em um relacionamento, e olha que sou da geração millennial. Posso te dizer que havia a preocupação uma vez que num namoro estável que durasse meses era mais comum haverem compras de presentes ou até investimento pessoal em roupas ou outros itens pessoais que servissem pra agradar o ou a parceiro/a. Até ir ver com o tempo que boa parte dessas preocupações realmente não eram necessárias para o início do relacionamento, mas mais à frente talvez elas fizessem alguma diferença para dar um estímulo no namoro. Nunca namorei ou fiquei com alguém por conta desses medos que eu criava por efeito da ansiedade e paranóia que eu sentia em relação a essa mesma pressão que a gen z deve sentir sobre ter que decidir planos na vida a longo prazo. (Sim, eu sou um millennial com aspectos de geração Z, mas sou de 92 então sou mais próximo que daqueles dos anos 80). Te digo que pra minha geração tbm não foi fácil encontrar o início de uma independência financeira e vida estável fora da casa dos pais muito fácil, e que essas duas demandas se atingem no longo prazo sem que você tenha um plano de longo prazo, só bens como um imóvel, um emprego e muito dinheiro economizado pra sobreviver nessa situação econômica que dói mais que porno gore. Dói para vocês, doeu e ainda dói pra gente da millennial tbm que já não se casou ou encontrou a estabilidade na vida ̶a̶i̶n̶d̶a̶ ̶m̶o̶r̶a̶m̶ ̶c̶o̶m̶ ̶o̶s̶ ̶p̶a̶i̶s̶. Desejo tudo de bom para você e sua geração. Um abraço da geração mais azarada de todas e até.
@GisaRdS85
@GisaRdS85 2 жыл бұрын
@@wilhelmmaxkepler1711 Não é nem de longe a mais azarada! Todos temos dificuldades independente da geração, meus pais eram do tempo de 10 a 15 irmãos e aqui no sul a muito tempo atrás nevava mesmo. Não tinha calçado, não tinha roupa aí pense pisar na neve sair no frio com uma camiseta fina, camiseta mesmo sem manga comprida, a diferença é que hoje a gente tem tempo de pensar sobre as dificuldades mas antigamente tinha a prioridade de ir pra roça e plantar o próprio alimento e hoje a facilidade em vestuário por exemplo é imensa em comparação a escassez daquele tempo.
@lucasvictor5292
@lucasvictor5292 2 жыл бұрын
É tão pragmático o amor e sexo na geração z que muitos como eu nunca namoraram e são virgens, não por opção mas por conta de uma seletividade imensa feita pelas pessoas, parece que você precisa ser perfeito se você é feio e problemático as pessoas se afastam e todos aqueles em que gostaria de ter um relacionamento disseram não. Infelizmente não podemos fazer nada frente a isso, simplesmente temos que aprender a viver na rejeição. E por si só isso cria cada vez pessoas mais doentes crônicas que simplesmente levam uma vida sozinha e difícil. Sem contar a falta de dinheiro e estabilidade isso atrapalha ainda mais, quando você é pobre depende da família para sobreviver é difícil alguém querer um relacionamento com esse tipo de pessoa. Com isso vivemos na tristeza e angústia de querer casar, perder a virgindade, ter um bom emprego e se formar em alguma coisa. Mas quando isso não acontece é inerente que vai existir um processo de depressão e ansiedade. Conheço uma pessoa que não é da geração Z e que não casou, é virgem, mora com a família e já tem 39 anos. Acredito que isso se deve por conta da falta de estabilidade financeira se comparado a antigas gerações e também a seletividade que a sociedade impõe sobre as pessoas principalmente se você não faz parte do padrão estético.
@lucasvictor5292
@lucasvictor5292 2 жыл бұрын
@Sonic Sim eu sei, mas eu estou falando de mim. Isso para mim é importante. Relacionamento, sexo ainda mais pelo fato de nunca poder ter tido essa experiência.
@DoseVodka
@DoseVodka 2 жыл бұрын
A seletividade é mútua, você tb tem escolhido com quem não ficar consciente ou inconscientemente. Deixei de ser virgem com 27,e foi obra do acaso total. Simplesmente pq me deixei viver o risco da frustração, a pessoa parecia completamente diferente de mim, mas com o contato mais próximo descobri uma grande amiga com várias coisas em comum.
@vanessa_486
@vanessa_486 2 жыл бұрын
Engraçado como homens costumam dar ênfase a virgindade. A preocupação é com a taxa de natalidade que cai cada dia mais? Não. É com o fato que as pessoas não se relacionam por que estão mais intolerantes? Não. É com o fato de não saberem lidar com frustrações? Não. É apenas com o fato de não ter c0mid0 ninguém. Se as pessoas com quem vc quis transar tivessem aceito, vc estaria aqui dando risada da reportagem e dizendo: relacionamento pra quê, se a minha vida tá boa? No fim os homens só se importam com o próprio pinto.
@lucasvictor5292
@lucasvictor5292 2 жыл бұрын
@@DoseVodka Não Diego eu não escolho com quem ficar, acontece que o problema não é esse. O problema é de fato a rejeição, pois primeiro que ninguém até hoje me quis e as pessoas que eu gostei e me abri com elas não me queriam, então eu simplesmente não posso fazer nada. Enquanto o amor não ser mútuo não vai existir nenhum tipo de relacionamento e eu vou continuar virgem. Pois o sexo não depende somente de nós depende também de outra pessoa em querer fazer isso conosco caso contrário não rola. Você perdeu a virgindade consequêntemente por que a outra pessoa queria também sexo com você independentemente de suas diferenças.
@lorenamoraes169
@lorenamoraes169 Жыл бұрын
@@lucasvictor5292 fique calmo que pra tudo tem o seu momento. Viva a sua vida e seja feliz com vc mesmo, esse é o caminho que devemos trilhar. O que vier depois é consequência.
@LCHNSQ
@LCHNSQ 2 жыл бұрын
Quanto à formação da família, pra mim e pro círculos de pessoas ao meu redor (jovens adultos) o maior impecilho é econômico. São pessoas nos seus 25 anos que encontraram o parceiro(a) pra uma relação duradoura e até tem vontade de casar e ter filhos, MAS o dinheiro (ou a falta dele) não deixa. Nossos pais e avós nessa idade conseguiam ter casa e sustentar uma família, mas hoje também sinto que essa é uma das piores épocas (financeiramente) pra isso. Tá bem mais difícil ter dinheiro e o que conseguimos não vale quase nada. Então pais por favor parem de cobrar netos a todo custo :) nunca foi preciso sacrificar tanto pra ter filhos e nem todos estão dispostos a isso
@rodney8830
@rodney8830 2 жыл бұрын
Sim, na nossa vez de ser adulto, vem essa situação toda kkkkk.
@maxmoco7615
@maxmoco7615 2 жыл бұрын
9 bi de pessoas no mundo e ainda querem botar mais gente nessa lixeira?
@gustavorodrigo4428
@gustavorodrigo4428 2 жыл бұрын
@@maxmoco7615 São 8 Bi*
@maxmoco7615
@maxmoco7615 2 жыл бұрын
@@gustavorodrigo4428 ok
@Paula-sj9oe
@Paula-sj9oe 2 жыл бұрын
Não sei como o povo sente vontade de ter filhos sendo pobre, criar um filho já é difícil imagina na pobreza, a pessoa vive pra trabalhar em empregos que muitas vezes deixam ela totalmente sem energia, não tem dinheiro pra sair, nem pra comprar o que precisam tem dinheiro, imagina tenho uma filha daí chega na adolescência ela quer roupas novas, andar arrumada, mal tenho isso pra mim kkkkk
@MatheusFerreira-qj4wm
@MatheusFerreira-qj4wm 2 жыл бұрын
As gerações estão mais inteligentes e já não aceitam ser moldadas conforme as vontades de familiares. A prioridade são os estudos e a realização profissional. Relacionamentos são coisas para segundo plano.
@billyfox2669
@billyfox2669 2 жыл бұрын
EXCELENTE OBSERVAÇÃO
@BIPOLARRALOPIB
@BIPOLARRALOPIB 2 жыл бұрын
Pra ficarem mais dependentes do sistema
@marcelopinheiro5016
@marcelopinheiro5016 2 жыл бұрын
@@BIPOLARRALOPIB De qualquer maneira seremos dependentes do sistema.
@thais.sailormercury
@thais.sailormercury 2 жыл бұрын
Do que adianta ter namorado e não ter dinheiro para comprar uma casquinha no Mc Donalds?😧Se está difícil sobreviver, que dirá casar e ter filhos. Primeiro, quero investir em mim: terminar minha faculdade; depois, pensarei em relacionamento e em formar família. Porque eu não quero passar perrengue o resto da minha vida. Muito menos quero botar filho no mundo para sofrer. Eu quero prover tudo do bom e do melhor à minha família, no entanto, essa crise segue e o dia de amanhã continua incerto!😢
@JoiceQueiroz
@JoiceQueiroz 2 жыл бұрын
Sempre um balde de conhecimento essa BBC trás pra nós. Achei as conclusões muito cabíveis, tudo o que foi falado eu conseguia ver sentido, nem todas se encaixaram comigo. Sou de 96, meus pais foram casados por 23 anos até a morte do meu pai, me casei aos 21 simplesmente porque me sentia pronta, estamos casados ha 5 anos. Sempre vi relacionamento como algo pra ser eterno, porque minha base são meus pais. Casamento é algo importante pra mim e acredito que se você casa somente quando atinge a estabilidade financeira, você está se casando pelo dinheiro e não pela pessoa.
@jonassantana2468
@jonassantana2468 2 жыл бұрын
Nasci em 1998 e me senti muito representado pelo o que as pesquisas constataram.
@M.K.Z.ULTRA7
@M.K.Z.ULTRA7 2 жыл бұрын
Eu também kk
@M.K.Z.ULTRA7
@M.K.Z.ULTRA7 2 жыл бұрын
@@cesaranselmo3411 kkkkk
@criaturadeVênus
@criaturadeVênus 2 жыл бұрын
Tenho a impressão que essa galera está muito mais responsável e evitando improvisos na vida (tipo arrumar um filho "sem querer"). Eu me identifico muito com isso, pq mesmo tendo condições, o único compromisso que tenho comigo é SER LIVRE. A mim, só me interessa a parte boa da vida, qualquer coisa diferente disso não tem vez por aqui... 😎
@vailtonbeserra9408
@vailtonbeserra9408 2 жыл бұрын
o lado bom é que você expõe a verdade. Está certíssima
@criaturadeVênus
@criaturadeVênus 2 жыл бұрын
@@vailtonbeserra9408 Ah, eu não vou ser hipócrita nunca comigo mesma. Tem obrigações que eu REALMENTE não quero na minha vida. Não tenho medo de dizer isso e não me importa quem pensa o contrário, prefiro cuidar muuuuuito para que não aconteça do que lamentar depois. O mal da maioria das pessoas é que elas não se ouvem, não sabem conversar consigo mesmas, aí a vida vai se atropelando... Depois, o que vai ser mais importante é sobreviver, algo que é muito diferente de viver!!!
@criaturadeVênus
@criaturadeVênus 2 жыл бұрын
@@Amendoim2349 Jamais farei isso!!! Essa responsabilidade eu deixo pra quem está mais animada (ou mais perdida) do que eu... 😎
@eduardoolivetto5379
@eduardoolivetto5379 2 жыл бұрын
Geração responsável pq assumem compromisso com a liberdade????? Kkkkkkkkkkkk responsável é quem tem uma família pra sustentar, garota. Responsável é o pai de família ou a mãe solteira que cuida sozinha dos filhos, que sabem que se não for por eles a família vai estar debaixo da ponte! Quem criou você, te deu casa, comida, educação, tudo o que você pediu é quem tem responsabilidade, e não essa geração que torra dinheiro viajando por aí posando de "ainnnnnn sou livre, mas papai banca meu aluguel ou as parcelas do apê". Seja mais bem agradecida, Se não fosse por um responsável, onde vc estaria hoje? Pq pra pagar de livre na Internet o seu responsável teve que engolir muito sapo na vida e fazer muitos sacrifícios que hoje vocês não estão dispostos a fazer por ninguém e nem por vocês mesmos.
@criaturadeVênus
@criaturadeVênus 2 жыл бұрын
@@eduardoolivetto5379 kkkkkkkkkk vc só corrobora tudo o que eu disse aqui, com esse seu discurso mais do que furado!!! Sua vidinha deve ser péssima pra valer, hein?! Eu não tenho filhos, não tenho cônjuge, tenho meu carro, não tenho nenhuma conta, tenho dinheiro para comprar o que eu quiser e liberdade pra fazer apenas o que eu quiser. Minha mãe, muito humilde, só pôde me dar educação, incentivar minha busca por conhecimento e me ensinar a ser RESPONSÁVEL por todas as ações e decisões que tomo em minha vida. NUNCA a ouvi dizer: "mulher precisa se casar e ter família". Graças aos céus!!! Tive, sim, que ralar e estudar muito pra chegar aonde estou hj, e pra tudo isso fui MUITO RESPONSÁVEL, caríssima pessoa FRACASSADA, então, sinta-se à vontade para se afogar nesse seu veneninho de internet. Procure crescer de verdade como pessoa, não fique por aí julgando os outros pelos seus erros. Se a SUA VIDA é uma desgraça, cheia de culpa e de responsabilidades que vc se arrepende de ter e de prisões que vc criou para si, a única coisa que posso te dizer: O PROBLEMA É TODO SEU! Não tenho que me desculpar com vc e nem com ninguém por ter a vida que eu sempre quis. Daqui de onde estou, só a felicidade me alcança, ok?! 😎
@francielemaziero9650
@francielemaziero9650 2 жыл бұрын
Eu, 32 anos, servidora pública municipal, com estabilidade de carreira profissional e vivendo sozinha a alguns anos. Nunca casei no civil, não tenho filhos e não tenho quaisquer expectativas sobre família. Família pra mim é uma instituição falida, relacionamentos também. Sou desacreditada dessas coisas. Quem sabe um dia esse pensamento muda. Ou não.
@paulorebollo
@paulorebollo 2 жыл бұрын
Só nao achou a pessoa certa. Só isso.
@ThiagoSilva-vh9fy
@ThiagoSilva-vh9fy 2 жыл бұрын
Isso parece a fala de alguém com pouca experiência amorosa.
@esmeraldarocha3865
@esmeraldarocha3865 2 жыл бұрын
"Família, uma instituição falida" só a familia hetero, pois as alternativas estão aí lutando pra aparecer; com direito a véu e grinalda.
@paulorebollo
@paulorebollo 2 жыл бұрын
Eu caso contigo. Pronto!
@bravimmari1592
@bravimmari1592 2 жыл бұрын
Morrer sozinha é triste...se você prefere terminar a vida sozinha no lugar de ter alguém ao seu lado é porque certamente você deve ter tido a experiência do "antes só do que muito mal acompanhado". Porque em condições normais ninguém quer passar o resto da vida sozinho. Você cresceu em um lar aonde presenciou seus pais viverem um casamento conturbado?
@wendelsoueu
@wendelsoueu 2 жыл бұрын
Tenho 19 anos e não quero ter família. O futuro é incerto.
@g.peterson1315
@g.peterson1315 2 жыл бұрын
Tbm digo isso sempre, é muito incerto
@guibeck8259
@guibeck8259 2 жыл бұрын
@Sonic kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@guibeck8259
@guibeck8259 2 жыл бұрын
@Sonic verdade, tudo fanático bitolado
@guibeck8259
@guibeck8259 2 жыл бұрын
@Comentarista V o mundo sempre esteve caindo aos pedaços. Se tu puder criar alguém pra ajudar com o futuro, vai fundo
@BeeVegie
@BeeVegie 2 жыл бұрын
Nasci em 1986 eu não tenho pai nem mãe pq cresci trabalhando desde os 6 anos... Vivemos em um planeta e somos animais homo sapiens sapiens a nossa espécie é nossa família. Vcs foram enganados pela religião e pela monogâmia... Pela mono-normatividade... Casamento é coisa de religiosidade... União estável é no âmbito jurídico e você pode constituir União Estável com mais de 1 pessoa com quantas vc quiser 🥳
@mpoltosi
@mpoltosi 2 жыл бұрын
Parabéns à geração Z! Sou baby-boomer, casei aos 20 e divorciei aos 46, desde então não priorizo relacionamentos.
@lucapellari5985
@lucapellari5985 2 жыл бұрын
Que essa geração seja mais feliz quem a minha, ouvi muitas bobagens a respeito de relacionamentos e muitas de nós caímos nas armadilhas do dispositivo amoroso. Casei aos 33 e ainda assim não consegui um relacionamento mais igualitário, muito devido ao machismo que nos foi introjetado.
@pabloviniciusoliveirasilva8837
@pabloviniciusoliveirasilva8837 2 жыл бұрын
Vai me dizer que tu achou cedo, se casar com 33 anos? Você como mulher, deveria saber caso você queira ter filho, de que mulher que planeja engravidar aos 40 ou próximo disso, as mulheres nessa faixa já não tem tanta fertilidade.
@Pepe-ql9xd
@Pepe-ql9xd 2 жыл бұрын
@@pabloviniciusoliveirasilva8837 não foi isso que ela falou, mas e daí se ela acha cedo? Casamento não é pra ter filho, é pra dividir a vida com alguém de quem você goste. E filho pode ser adotado e ter filho é um troço superestimado.
@pabloviniciusoliveirasilva8837
@pabloviniciusoliveirasilva8837 2 жыл бұрын
@@Pepe-ql9xd casamento não é pra compartilhar amor e romance e sim, dar estabilidade à criação dos filhos. E outra, é só pessoas burras e estúpidas é que ainda acreditam, nessas baboseiras de romance, amor e blablablá.
@Pepe-ql9xd
@Pepe-ql9xd 2 жыл бұрын
@@pabloviniciusoliveirasilva8837 casamento não ajuda em nada na criação dos filhos, o que dá estabilidade à criação dos filhos é os pais serem equilibrados, amorosos e respeitosos mesmo quando é preciso disciplinar e punir a criança. E é por pensar desse jeito que você não consegue casar e nem ter filhos, mas o que esperar, né? Homem é utilitarista, vê mulher como coisa a ser útil, seja para o sexo, para servir de empregada gratuita, seja pra ter e criar os distintivos de virildiade do paizão de facebook. Mas pelo menos você admite que não ama mulheres, já é um começo.
@pabloviniciusoliveirasilva8837
@pabloviniciusoliveirasilva8837 2 жыл бұрын
@@Pepe-ql9xd as únicas mulheres por quem eu tenho amor, são apenas as mulheress do meu sangue, como minha mãe, irmã e sobrinhas. Então se uma mulher fosse querer se relacionar comigo, ela poderia esperar de tudo de mim, menos amor ou paixão. E outra, eu não acredito e nem nunca acreditei em monogamia, então portanto não tenho plano nenhum de casar e nem de ter filho. Só que se eu tivesse vontade de ter filho, eu até me arriscaria me casar, pois eu não iria querer ter um filho pra ficar jogado as traças, sem nenhum cuidado proteção de minha parte. Você chama nós homens de utilitaristas, mas vocês mulheres conseguem ser no mínimo 50 vezes mais utilitaristas, do que nós homens.
@Lineartes
@Lineartes 2 жыл бұрын
Millenial de 88 aqui. A geração Z é muito jovem também. Mas claro que isso tambem tem a ver com o nosso cenario de imprevisibilidade contemporanea. E a gente não vive mais numa época que casamentos se sustentem à base de obrigações por ex. Fora que essas épocas de crise influenciam tudo isso. Mesmo pra quem tá empregado e com carreira não sente estabilidade por conta da economia em crise. Imagina pra essa gurizada que tá recém entrando no mercado de trabalho??? E eu sou da opiniao: quem casa quer casa. E ter uma casa hoje em dia infelizmente é um luxo. E acho que a gurizada ainda tem muito chão antes de chegar a um patamar assim, e não acho que sejam obrigados sequer a chegar. Eles estão sendo racionais se formos analisar. Estão sendo bem maduros, eu diria.
@wsdamiao_eu
@wsdamiao_eu 2 жыл бұрын
O resultado disso para o bem ou para o mal sera visto em uns 20/25 anos
@joaoflaviovw1
@joaoflaviovw1 2 жыл бұрын
As narrativas das pesquisas mostram apenas que o individualismo está muito mais em voga que em qlqr tempo ( a matéria ainda justifica que não se trata de egoísmo). Em geral a necessidade de um parceiro é passageira, assim como todas as outras necessidades de consumo. Hj uma coisa, amanhã outra coisa. A diferença da geração Z para os Milenials, nas relações, é que os últimos não se acostumaram tão bem com a vida em mudança (herdando o desejo de estabilidade da geração anterior), desejamo muito mais a permanência das coisas do que aceitam que tudo muda mt rápido, pq é preciso continuar consumindo. A mudança para geração geração Z, ao contrário, é natural e quase uma regra, pois já foram amadurecidos no auge dessa superesteutura. Por isso, são mais pragmáticos nessas questões: atende ao desejo ou não. A impermanência das coisas é mais natural e, às vezes, desejável. Supostamente, o novo é sempre melhor. Um giro de 180 ° graus em relação às gerações anteriores. No mais, esses conceitos de geração são só tipo ideais, para mapear exatamente o estilo de consumo de cada geração. Tem gente de todo tipo em cada uma delas.
@naianacleto7722
@naianacleto7722 2 жыл бұрын
Senti um ar de exclusividade, mas várias dessas "grandes descobertas" a geração passada já tinha concluído e posto em prática tbm.
@springtime3428
@springtime3428 2 жыл бұрын
É verdade
@Mistico_Xama
@Mistico_Xama 2 жыл бұрын
Eu sou do início da geração Z sou de 96, e muito do q a matéria tá falando concordo plenamente kkk tbm não pretendo me casar nem ter filhos, meu maior objetivo é realmente é atingir minhas metas financeiras, sou gay mas tbm não pretendo ter nenhum companheiro e tbm não sinto necessidade de ficar com ninguém, nem msmo casualmente.
@charles6018
@charles6018 2 жыл бұрын
Então vc é assexual
@otaviosantos8916
@otaviosantos8916 2 жыл бұрын
Vai ficar sozinho.
@Mistico_Xama
@Mistico_Xama 2 жыл бұрын
@@otaviosantos8916 bom, isso é oq penso no momento talvez mude de ideia quando concluir meus objetivos, mas acredito q a "solidão" é muito relativo. Nem todos acreditam q precisam de um parceiro pra ser "feliz".
@kuwandak
@kuwandak Жыл бұрын
@@Mistico_Xama Cara, tu tá falando isso agora. Hoje que você é novo, bonitinho, você ainda está operando sob a impressão de que uma hora vai dar certo. Eu quero te ver com 60 anos e sozinho, que delícia que vai ser sua vida sem companheiros.
@AugustusCaesarBCE
@AugustusCaesarBCE 2 жыл бұрын
Eu tenho 21 anos e nunca namorei. Sendo sincero, não fez muita falta, nem penso em casamento e filhos. Minha situação financeira não permite se quer cogitar algo assim. As perspectivas não são otimistas, está cada vez mais difícil construir uma "carreira de sucesso" como muitos de gerações anteriores dizem. Já nem miro tanto isso, só quero ter paz, ter o suficiente pra poder viajar e passar por experiências, com o mínimo de bens materiais. Isso não significa que eu esteja fechado a namoro, se eu encontrar uma mulher que "combina comigo", estou aberto a ter um relacionamento com ela, mas nunca irei abrir mão de minha liberdade pra isso.
@billyfox2669
@billyfox2669 2 жыл бұрын
TMJ..SAUDACOES..E VIDA LONGA
@mateusborges7633
@mateusborges7633 2 жыл бұрын
vc ta correto amigo
@GKPB
@GKPB 2 жыл бұрын
@carlos qevedo deve ter sido osso pra falar isso kkkkkkkkkk
@carlosalansantanabrito2436
@carlosalansantanabrito2436 2 жыл бұрын
Fui casado seis anos , pior decisão da minha vida.
@rael5926
@rael5926 2 жыл бұрын
@carlos qevedo nossa, mano. Que tenso estar ao lado de uma mulher que não combina em nada contigo, enfim. Desejo tudo de bom pra você e sua filha.
@leticiacyrus2496
@leticiacyrus2496 2 жыл бұрын
Sou da geração Z e relacionamento nem está na minha lista de ambições, eu concluí a faculdade e estou em busca de emprego na área, minha meta é um bom emprego, estabilidade financeira e ajudar minha família, também quero aprender outros idiomas e fazer outras faculdades.
@capitaohadrons8206
@capitaohadrons8206 2 жыл бұрын
Essa geração Z é a mais complicada desse século na moral, é tanta coisa...depressão, ansiedade, insônia etc.. tudo isso por causa de jovens que "necessitam" ser aceitos por uma sociedade onde estereótipos são "regra absoluta" para se enquadrar naquele grupo social de "amigos".
@jphen2394
@jphen2394 2 жыл бұрын
Mas por quê os jovens da geração Z são assim?
@BBCNewsBrasil
@BBCNewsBrasil 2 жыл бұрын
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/vert-cap-59982142
@sakisatesu4172
@sakisatesu4172 2 жыл бұрын
Obrigado
@LevviTalk
@LevviTalk 2 жыл бұрын
Vocês tem a versão em inglês da matéria e/ou do podcast?
@TheSonicseduction
@TheSonicseduction 2 жыл бұрын
O problema dessa pesquisa é que ele não consideram o estilo homosexual como uma prática de sexo, da qual é a maior tendência da geração Z. O que eu tbm concordo, lambe e lambe, onanismo, sexo virtual esta longe de ser sexo. E em alguns casos é até pontuação contrária na tabela de pontuação!
@RVKY
@RVKY 2 жыл бұрын
Geração z qnd é esperta n se relaciona pq sabe q a maioria é cilada kkkkkk prefiro ter meu dinheiro e viver só do q mal acompanhada u.u Foco 100% em estabilidade financeira, trabalhando com a arte do futuro q é o q eu amo.
@RUIBRITO82
@RUIBRITO82 2 жыл бұрын
Casamento é ótimo....eu já fui em vários.
@gi_2009
@gi_2009 2 жыл бұрын
Né? Tem gente que casa várias vezes...deve ser bom msm...
@jonaspierobon4804
@jonaspierobon4804 2 жыл бұрын
Comidas de casamento!!!
@ULYaneRibeiro
@ULYaneRibeiro 2 жыл бұрын
🤣
@lauranovaes4230
@lauranovaes4230 2 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@jphen2394
@jphen2394 2 жыл бұрын
KKKKKKK
@maxmoco7615
@maxmoco7615 2 жыл бұрын
A instituição ''família'' deveria ter mudado. Ñ mais SOMENTE homem e mulher ou relacionamento homoafetivos. Dois ou mais amigos podem morar juntos, dividir as despesas e buscar apoio mútuo na busca de seus objetivos pessoais, porém sem vínculo sexual. Como se fossem dois ou três irmãos q morassem juntos. Poderiam até adotar ou criar filhos naturais de um ou mais integrantes.
@MariaPaula-uw3ds
@MariaPaula-uw3ds 2 жыл бұрын
Penso muito assim tbm!
@MsKNascimento
@MsKNascimento 2 жыл бұрын
interessante sua reflexão, li os comentários acima do seu e estou bem assustada com a ênfase nas metas individuais e o fator econômico. Sou de 76 e me casei ao final da faculdade, estou com meu esposo há 24 anos e conquistamos juntos os sonhos individuais. A única coisa que não vivenciamos foi ter filhos. Ele não pode e optamos em não fazer nada contra a Natureza. Somos bem parceiros e amigos e sabemos viver nossas individualidades e sermos também um casal. Me preocupa a forma como os mais jovens pensam porque quanto mais envelhecemos mais difícil é para nos adaptarmos ao outro. Casamento é parceria com respeito. Sobre o cuidado financeiro é importante na hora de ter filhos, o resto se conquista.
@tuliomartins6839
@tuliomartins6839 2 жыл бұрын
Hoje a grande maioria dos jovens entrando pro mercado de trabalho vão pros subempregos, e, quando não, vão pra algum escritório, um call center, que não se disponibilizam em pagar mais do que 1300-1500 reais no bruto pra gente. Um terreno pequeno que vc comprar hoje com essa renda, custa facilmente um ano de trabalho seu inteiro se você não comer nada e literalmente só trabalhasse
@charles6018
@charles6018 2 жыл бұрын
Descreveu o vídeo "o mito da garagem" do canal O algoritmo da imagem
@jucorrea2586
@jucorrea2586 2 жыл бұрын
Mas porque cargas d'água essas pessoas vão casar se já perceberam que é uma ideia que não deu certo? Pelo menos não nos moldes que se estabeleceu para essa instituição. São raros os casais que realmente são companheiros e estão bem na relação . Penso que novas formas são bem vindas, cada um vai descobrindo o que é melhor pra si.
@mardimusic
@mardimusic 2 жыл бұрын
Eu tenho 28 anos (milenial) e minha esposa também tem 28 anos e a gente tá passando por um choque geracional interessante. Vira e mexe a gente discute que essa geração é muito "devagar". Eu sou de Salvador e nem no carnaval eu vejo mais a galera "se pegando" como antes. Interessante ver algo embasado em ciência sobre algo que é uma conversa comum aqui em casa e de certa forma entender o que está acontecendo
@user-sk8dr6zt2q
@user-sk8dr6zt2q Жыл бұрын
Oxi, tenho 27 (geração z) e não estamos devagar não kkkkkkjj e entre eu e você, não tem muito diferença não kkkkkkjj Não estamos "devagar" como vamos ter um futuro se a geração anterior acabou com ele? Mesmo empregos, só consigo encontrar instáveis e que ainda pagam pouco...desculpa mas não dá.
@Vinicius-ii3lx
@Vinicius-ii3lx Жыл бұрын
Eu chamo isso de prudência. O que há de virtuoso em sair por aí trocando fluídos aleatoriamente com desconhecidos? Eu vejo mais riscos do que virtudes nisso.
@S1moniBotoon
@S1moniBotoon Жыл бұрын
@@Vinicius-ii3lx - Verdade
@rafamalaman
@rafamalaman 2 жыл бұрын
A questão não é comportamental ou espiritual, como muita gente ingênua é levada a acreditar. Ela é puramente econômica. Há gente, que se diz "liberal", ganhando muito dinheiro com o crescente aumento da instabilidade econômica no mundo. Quanto maior o caos, melhor para quem vive de opções, derivativos ou criptomoedas, por exemplo. E como dinheiro é poder, são eles quem ditam as regras. É extremamente irracional querer constituir família se você não sabe se estará empregado no próximo mês ou se sua qualificação, que te tomou anos de estudo, vai continuar sendo necessária. Você não sabe sequer se estará debaixo de um teto, pois, graças aos fundos imobiliários bilionários (os ditos "investidores" que os corretores tanto amam), comprar imóveis ou construir está completamente fora da alçada de qualquer um que não esteja entre os 2% mais ricos da sociedade (e isso também vale nos países do primeiro mundo!). Uma coisa é ter um bebê com um emprego industrial dos anos 60, que exigia só um curso do SENAI, e pagava o suficiente para se ter uma vida de classe média, com casa, carro e 2 filhos. E que você tinha quase a garantia de que iria se aposentar ali se trabalhasse direito e não fizesse cagada. Outra, bem diferente, é precisar de inglês fluente, universidade de primeiro escalão e certificações caríssimas para atingir o mesmo ganho. E sabendo que, mesmo que você trabalhe 60 horas por semana, isso não te deixará livre do próximo lay-off feito apenas para deixar mais ricos os diretores com seus bônus e os grandes acionistas com seus dividendos.
@Lineartes
@Lineartes 2 жыл бұрын
Só li verdades...
@MrYuriSalgado
@MrYuriSalgado 2 жыл бұрын
Parabéns, infelizmente o que me deixa mais triste não é ter passado por todas etapas que você disse para usufruir do que deveria ser o saudável para qualquer família. O pior é saber que a alienação faz com que os munícipes, o eleitorado de massa que mais sofre e é fruto de uma triste educação social não tenha o mínimo interesse em: Saber que o médico que rala 2 plantões recebe o mesmo que o que dorme no trabalho. O professor com melhor resultado olímpico matemático recebe 3 mil enquanto o comissionado do fundo xpto municipal recebe 16 mil. Raramente o asfalto da rua é realizado por pequena ou média da região. E poderia citar uma dezena de exemplos de um universo fora do radar onde sentimos apenas os efeitos e não a causa, focamos na narrativa mais fácil. Mais atenção com o poder LEGISLATIVO salvaria este país.
@bravimmari1592
@bravimmari1592 2 жыл бұрын
No lugar de casar e viver na privação de dinheiro é preferível ficar solteiro, porque é muito mais barato! Viajar, sair, comer bem... Cara, a gente só não assume um compromisso mais sério com alguém mesmo porque não temos grana, segurança financeira... porque no final das contas todo mundo sabe que casamento é um compromisso sério que implica em abrir mão de muitas "diversões" para ficar juntando dinheiro para formar um patrimônio sólido e seguro para a chegada dos filhos...e sinceramente eu não tenho planos de ter filhos sem antes ter condições de dar a melhor estrutura possível para eles, para colocar eles em boas escolas e cursinhos, justamente porque esse mundo é muito competitivo!
@gilsonepathy
@gilsonepathy 2 жыл бұрын
De acordo com Z. Bauman, nos tempos atuais, as relações entre os indivíduos nas sociedades tendem a ser menos frequentes e menos duradouras. Uma de suas frases poderia ser traduzida, na língua portuguesa, por "as relações escorrem pelo vão dos dedos". Segundo o seu conceito de "relações líquidas", formulado, por exemplo, em Amor Líquido, as relações amorosas deixam de ter aspecto de união e passam a ser mero acúmulo de experiências,[7] e a insegurança seria parte estrutural da constituição do sujeito pós-moderno, conforme escreve em Medo Líquido.
@McCabecadePorco
@McCabecadePorco 2 жыл бұрын
De acordo com os números de divórcio crescentes desde que foi legalizado no Brasil, a sua geração odiava o casamento e só morava junto porque a família obrigava. Seja obrigado pelo pai da noiva ou pelos casamentos arranjados. Não romantiza o seu tempo, era horrível lá
@gabriellechanel57
@gabriellechanel57 2 жыл бұрын
@@McCabecadePorco a geração anos 70 e 80 foram as mais felizes..namoros reais e não virtuais. As pessoas se divertiam mais e tinham compromisso. Não era só sexo casual e putaria igual hoje com esse BANDO de gente deprimida e fudida da cabeça. Era uma geração com paquera, namoro saudável, noivado e casamento por amor.
@McCabecadePorco
@McCabecadePorco 2 жыл бұрын
@@gabriellechanel57 informação falsa. Minha mãe teve um casamento arranjado e teve que ficar junta enquanto o pai dela era vivo senão matava ela e o marido. Essa fantasia que vocês criam esconde um ambiente de pura violência doméstica
@gabriellechanel57
@gabriellechanel57 2 жыл бұрын
@@McCabecadePorco Sinto muito por isso. Mas sua família não é regra, é exceção
@Pepe-ql9xd
@Pepe-ql9xd 2 жыл бұрын
@@gabriellechanel57 oi, anos 70 não tinha putaria? Amor, você ouviu falar dos hippies? Da geração "Sexo, Drogas e Rock an' Roll"? E não tinha amor real não, minha filha. As pessoas casavam porque tinham que fazer isso, porque as mulheres engravidavam e tinham que casar, porque mulher que não casava era estorvo, ficava desamparada, era mal falada e sofria retaliações da sociedade. E homem casava pra ter quem limpasse, arrumasse, cozinhasse proque era mais inútil em casa do que é hoje.
@alancellplay1
@alancellplay1 2 жыл бұрын
Eu sou da geração Z, é acho um absurdo alguém casa com 20 ou 26. Para mim estabilidade financeira vêm primeiro.
@ramonmoreira2474
@ramonmoreira2474 2 жыл бұрын
O problema da geração Z é falta de GRANA, alto desemprego.
@rickgauden
@rickgauden 2 жыл бұрын
Baixa qualificação tbm
@mayaramatos1128
@mayaramatos1128 2 жыл бұрын
@@rickgauden Na real é que a geração Z é bem mais qualificada, mas mesmo se a gente acumular 30 certificados de cursos no linkedin, pode ser que ainda não consiga um emprego pois não há
@user-sk8dr6zt2q
@user-sk8dr6zt2q Жыл бұрын
@@rickgauden Enganado. São altamente qualificados porém mercado é restrito pelas gerações anteriores que preferem os peixes deles.
@FerJitsu8
@FerJitsu8 2 жыл бұрын
Tenho 33 e estou com minha esposa há 15 anos. Passamos por tantas coisas difíceis tanto no nosso relacionamento como coisas da vida, que realmente é transformador. Porém tivemos momentos incríveis juntos e esses momentos não têm preço e não troco por nada. Estabilidade financeira não é tudo pq somos os dois quebrados e falidos, o que importa é o amor, pq no fim o que realmente nos faz olharmos com admiração um ao outro é o amor que sentimentos. Sou da opinião que caminhar sozinho te leva longe, mas caminhar junto te leva ao infinito.
@erikapinheiro5591
@erikapinheiro5591 2 жыл бұрын
Concordo com tudo. Essa galera que diz que tá bem sozinho é a primeira a chorar quando vê um casal feliz, fazem de tudo pra por defeito. Tudo cínico.
@pedro.mmm9
@pedro.mmm9 2 жыл бұрын
que infinito? homem hétero quando chega na meia idade, muitos largam a esposa e trocam ela por uma novinha. burra é a mulher que confia em macho pra ser largada 20 ou 30 anos depois e ficar sozinha chorando. não confio em macho nenhum!!!!
@rosefernandes1190
@rosefernandes1190 2 жыл бұрын
Que benção vocês se terem 💐🤍💐
@anitavolpe2146
@anitavolpe2146 2 жыл бұрын
O problema é que o supermercado não tá aceitando amor 😔 tá difícil
@mariacarolinalimeira3954
@mariacarolinalimeira3954 2 жыл бұрын
@@erikapinheiro5591 com todo respeito, mas eu não acredito que invejem um relacionamento desses não. Muitos sentem uma "resistência", como se o casamento oferecesse uma situação irreversível. A nova geração, segundo a minha experiência, não quer abrir mão das oportunidades. Um relacionamento duradouro, nesse contexto, é extremamente limitante e oposto a ideia atual de liberdade. Eu sei, porque, embora eu admire certos casais, eu não me sinto motivada a fazer o mesmo e me casar.
@klisd
@klisd 2 жыл бұрын
O fato de ter existido mais pessoas casadas e compromissadas pela vida toda nas gerações passadas não significa que antes as pessoas amavam mais ou que eram mais românticas e monogâmicas. A diferença é que, décadas atrás, as pessoas permaneciam casadas mesmo não se amando mais e mesmo traíndo os parceiros. Simplesmente por dependência financeira e conviniência social, não significa que eram mais felizes. Haviam vários casos de relacionamento abusivos em que a mulher passava a vida inteira presa ao casamento por não ter independência financeira. Hoje em dia, a máscara de que relacionamento tráz felicidade e completude caiu. As pessoas sabem que não é conviniente assumir relacionamento se for para trair, as pessoas estão mais informadas do que é um relacionamento abusivo. Ninguém sustenta mais um casamento de fachada. Ou se ama ou não se ama. Talvez, o amor eterno e puro jamais passou de um conceito cristão. Apenas nunca existiu em geração nenhuma. Mas, antes, era uma mera obrigação.
@clebervieira5650
@clebervieira5650 2 жыл бұрын
Eu, como membro da geração z, concordo plenamente com a análise. Mas sinto que só se falou dos resultados positivos. É muito legal as pessoas se permitirem explorar sua sexualidade, a libertação feminina etc etc. Mas essa coisa de "procurar uma pessoa que se encaixa nas minha NECESSIDADES"? Pra mim isso acaba transformando as pessoas em produtos. Se relacionar, hoje, é muito difícil. Essa coisa de "relacionamento saudável", ao meu ver, mente muito. "Não crie expectativas",. "não sinta ciúmes", "não invada os espaço do outro" são frases prontas e utópicas, que ignoram como os seres humanos se relacionam. Mas não vou mentir, é legal alguém ter enxergado pontos positivos nessa postura nossa, geralmente só tacam pedra na gente🥺
@Lorena_
@Lorena_ 2 жыл бұрын
Gostei da sua reflexão
@charles6018
@charles6018 2 жыл бұрын
"Não crie expectativas pq vc sabe q será descartado" é oq ta nas entrelinhas
@emersonpires8312
@emersonpires8312 2 жыл бұрын
Relacionamento tóxico é a pior coisa que podem viver. Gostei a sua reflexão.
@aastrogildo
@aastrogildo 2 жыл бұрын
essa geração não passa frio porque está coberta de razão. P.S.: sou millenial e passei pelo inferno dos relacionamentos tóxicos e do divórcio conturbado.
@MarianaCarvalh0
@MarianaCarvalh0 2 жыл бұрын
Sou millenial mas concordo muito com essa visão da Gen Z sobre relacionamentos
@LevviTalk
@LevviTalk 2 жыл бұрын
Sou de 1995 (27 anos) então sou classificado como "zilenial", porém sempre me vejo mais na geração Z e essa matéria me representa totalmente.
@matheusmatos3127
@matheusmatos3127 2 жыл бұрын
A falta de aprofundamento nas questões sociais me faz questionar se essa matéria realmente deveria ser traduzida e publicada no Brasil. Infelizmente este é o nível de jornalismo e informação que temos, e grande parte do público que consome isso no Brasil nem ao menos reflete sobre a origem do estudo antes de tomar por verdade.
@fagneravlis4866
@fagneravlis4866 2 жыл бұрын
Eu sou uma transição das duas gerações, sempre vi nos relacionamentos duradouros uma forma mais convidativa de se relacionar afetivamente, mas muitos da mesma idade que eu já eram mais casuais, por consciência ou não, observei esses fatores como a "raça" (esse termo não está ultrapassado não?), poder aquisitivo, e influências como religião, valores familiares, estarem vinculados a postura frente a relacionamentos. Embora pareça mais maduro em fazer escolhas, sinto que a geração z, parece mais frustrada com relacionamentos que as anteriores, inseguras, justamente pelo caráter "descartável", por falta de palavra melhor. Excelente reportagem!
@pedroantonio5031
@pedroantonio5031 2 жыл бұрын
20-30 anos atrás um jovem de 18 anos tinha plenas condições de ser "adulto", tinha emprego de sobra, e o que ganhava conseguia sustentar uma família razoavelmente. Hoje em dia com 18 é difícil sair da casa dos pais, quem dirá uma família, e o salário mínimo nem sustenta uma pessoa só
@fazendoodificil2890
@fazendoodificil2890 2 жыл бұрын
Tb achei infeliz analisar atitude por raça. Brancos, negros. Acreditava que todos estão cientes que a cor é apenas questão de hemoglobinas .
@a.c.8470
@a.c.8470 2 жыл бұрын
O engraçado dessas análises é que elas sempre deixam de fora as questões econômicas , questões materiais da sobrevivência autônoma dos indivíduos na fase atual do capitalismo de vigilância , o que é o fator central nestas mudanças de comportamento. O que esta geração enfrenta é a falta de perspectiva , nem sequer de uma " carreira", mas de qualquer emprego de longo prazo, aliada a um arrocho salarial brutal gerada pelo acúmulo de riqueza, crise dos postos de trabalho, exigências absurdas de qualificação desnecessárias para qualquer função e uma pressão constante por um estilo de vida e um padrão de consumo cada vez mais exigente e , em sua essência, predatório, sem nem sequer conceber o que é um estado de proteção ao bem-estar social. O jovem não tem condições de sair de sua casa aos 20 e poucos anos para construir carreira porque seu diploma não tem peso e o valor de sua mão-de-obra qualificada não dá condições dele conceber um projeto de longo prazo, nem de curto prazo viável , dada a volatilidade das economias de mercado. Sobra a este jovem o subemprego, o desemprego e ser instrumento de geração de mais-valia para as big techs e as plataformas, trabalhando de graça para " educar" e aperfeiçoar as inteligências artificiais sem ganhar um centavo por isso, ao mesmo tempo em que são direcionados e condicionados pelos algoritmos a um individualismo alienante que enfraquece laços humanos reais, entre eles os relacionamentos, que assumem a natureza do descartável, do insatisfatório, do infantil. Assim, viverão uma adolescência tardia que acabará por volta dos 50 anos, ou até a morte dos genitores, que os sustentam, pois não poderiam deixar de fazê-lo.
@andersonramos88
@andersonramos88 2 жыл бұрын
Nos meus 34 anos não sinto a menor vontade de casar e construir família, pelo menos não agora . Nossa geração preocupou-se muito com os estudos e estabilidade financeiro, e a pressão da vida adulta de ser o melhor profissional e ter bom emprego. Com essa crise econômica, casar , ter filhos e casa própria está cada vez mais distante e difícil de se tornar realidade.
@osvaldomuixi4872
@osvaldomuixi4872 3 ай бұрын
A reportagem é muito mais interessante do que o título sugere.
@M.K.Z.ULTRA7
@M.K.Z.ULTRA7 2 жыл бұрын
Eu até queria casar, mas pensar em ter responsabilidades e dividir algo com alguém me fizeram desistir.
@vanessa_486
@vanessa_486 2 жыл бұрын
Resumiu o que foi falado no vídeo.
@carievil.o
@carievil.o 2 жыл бұрын
Tenho 20 anos. Terminei meu relacionamento ontem. Realmente essa leitura demonstrou tudo o que vejo no meu círculo social. Somos descartáveis, entramos em relacionamentos já imaginando "e se terminar...". O compromisso já não é algo tão palpável. Me pergunto como a sociedade estará até o final do século.
@DaKeMiner
@DaKeMiner 2 жыл бұрын
Rlx.. até o final do século a moral ocidental já terá acabado.. Será todo mundo hétero vivendo sobre um governo de ditadura oriental.
@charles6018
@charles6018 2 жыл бұрын
Isso quando sequer existe relacionamento. A maioria ta só "ficando".
@ed-jm1fz
@ed-jm1fz 2 жыл бұрын
Tudo um dia acaba, é absolutamente normal…. Vc quer que a pessoa fique com vc pra sempre??? Isso não é legal não…aliás é um pensamento bem egoista! “O Amor não precisa ser eterno. Mais que seja intenso, verdadeiro e infinito enquanto dure” Vinicius de Moraes
@charles6018
@charles6018 2 жыл бұрын
@@ed-jm1fz frase bem tipico do poeta de amor q nunca viveu um. No maximo usava e jogava fora as diversas mulheres e qm até sabe outros homens?
@DaKeMiner
@DaKeMiner 2 жыл бұрын
@@charles6018 Mais um poeta que confundi gozada com amor... pobre de alma e espírito.
@DouglasHk
@DouglasHk 2 жыл бұрын
As novas gerações abastecidas de farto conhecimento, mais instruídas vivendo com poder de compra e autonomia menores a décadas atrás tem maior conciencia das necessidades financeiras para manutenção de um relacionamento saudável.
@FerJitsu8
@FerJitsu8 2 жыл бұрын
"abastecidas de farto conhecimento". Sei não...
@c.alexandreoliveira2062
@c.alexandreoliveira2062 2 жыл бұрын
@@FerJitsu8 são abastecidas, se sabem usar o conhecimento q adquirem, aí é outra história
@marcel6773
@marcel6773 2 жыл бұрын
@@c.alexandreoliveira2062 exato
@joaojoao6423
@joaojoao6423 2 жыл бұрын
O fato das gerações anteriores sempre acharem que as que vem depois são ruins não tem a ver com fatos mas sim com a forma como o cérebro funciona: nos lembramos das coisas boas mais fortemente do que das ruins. O sentimento de nostalgia junto com a estranheza e medo do que é novo turvam o pensamento e criam a falsa impressão de que "Ahhh, na minha época era tudo melhor".
@ataxerxe
@ataxerxe 2 жыл бұрын
Mais informação não significa mais instrução.
@1sonhadora.
@1sonhadora. Жыл бұрын
Sou de 95 e recém casada. Acredito que o casamento é uma escolha séria e pessoal. Até conhecer o meu esposo eu não via vantagem alguma em me casar e fugia de compromisso muito sério. Hoje tenho uma visão diferente sobre o quê é o casamento. Juntos estamos buscando a nossa liberdade financeira; trabalhando como uma equipe para realizarmos nossos sonhos e a experiência está sendo ótima.
@evertonbrunosds4815
@evertonbrunosds4815 2 жыл бұрын
A geração Z vive da análise de riscos, isso por que há muitos
@VogueRoover107
@VogueRoover107 2 жыл бұрын
A Geração Z me lembra uma espécie de "gerenciamento de crise".
@jc_juliocesarXXl
@jc_juliocesarXXl 2 жыл бұрын
Preocupante esse recorte social em relação aos relacionamentos dessa geração Z. O poeta dizia que não existe amor em SP; acho que não existe amor é nesse globo gigantesco chamado planeta Terra. Torço por mudanças e dias melhores para todos nós. PS: O dinheiro, o capital e a economia sempre estão envolvidos na decadência humana.
@gabrieleferreira8973
@gabrieleferreira8973 2 жыл бұрын
Sou da geração Z, tenho namorado e estou entusiasmada em juntar os trapos haha, mas o impacto financeiro freia esses planos. A falta de dinheiro e trabalho estável não permite que nos mudemos. Eu realmente não me importaria em "cuidar da casa" se uma renda nos sustentasse, mas a realidade é que precisamos do trabalho e salário de ambos. Estou tentando não ficar ansiosa com essas condições de alta expectativa e baixa probabilidade.
@joaostvitor
@joaostvitor 2 жыл бұрын
Gabriele Ferreira está namorando e pensa em juntar os trapos ? não me leve a mal , mas se o relacionamento não tiver uma base forte de maturidade, de convivência ,você poderia ter casa e dinheiro sobrando , mas não daria certo ..
@gabrieleferreira8973
@gabrieleferreira8973 2 жыл бұрын
@@joaostvitor o relacionamento tá bem, só falta a estrutura mesmo. Concordo plenamente!
@marim2174
@marim2174 2 жыл бұрын
A geração Z está certíssima. (Millenial aqui)
@Diarreia-m5h
@Diarreia-m5h 2 жыл бұрын
E isso mesmo. Vou dizer pras minhas filhas transar com 20 mil caras antes de casar.
@emersonpires8312
@emersonpires8312 2 жыл бұрын
@@Diarreia-m5h talvez não transe e não case. Há pessoas que não precisam de sexo. Essa geração z bebi menos, fuma menos e transam menos.
@Diarreia-m5h
@Diarreia-m5h 2 жыл бұрын
@@emersonpires8312 Geraçao z bebi menos fuma menos e transam menos, sera? Sei nao. Aqui onde eu moro o que mais tem nas festas sao esses menores de idade. Dançando o senta senta senta senta. Postam no face o whisk e basiado de maconha.
@urano8153
@urano8153 2 жыл бұрын
@@Diarreia-m5h Esse cara está doido. O que mais vejo é mulheres fazendo bizarrices e não precisa sair na rua para perceber, é só abrir a internet.. homens estão consumindo mais bebida e usando mais tabaco, mas em relação ao sexo as mulheres estão tirando de letra, sem falar na doenças transmissíveis.
@emersonpires8312
@emersonpires8312 2 жыл бұрын
@@Diarreia-m5h é o que diz as pesquisas.
@McCabecadePorco
@McCabecadePorco 2 жыл бұрын
Boomers tinham casamentos arranjados X apanhava muito em casa e destruíram a visão de romance Homens agressivos e mulheres submissas, tudo o que não queremos ser Antes só do que mal acompanhado
@Ivartheboneless000
@Ivartheboneless000 4 ай бұрын
Fala sério quem pensa no "amor" não passa por muita dificuldade na vida, eu estou mais preocupado se vou conseguir resolver meus problemas
@maumaufp1678
@maumaufp1678 2 жыл бұрын
Oratório muito boa do narrador , vedeo com o conteúdo muito excelente tá de parabéns o canal 👏👏
@vailtonbeserra9408
@vailtonbeserra9408 2 жыл бұрын
Existem muitas variáveis neste contexto. Algumas indicam coerência com o estudo outras não. Logo de início, eu diria que países diferentes possuem cenários econômicos totalmente diferentes. Mas alguns outros pontos são incontestáveis: 1) A tecnologia e a globalização tornou os empregos no Brasil muito mais escassos. mas isto é fase, eu me recordo de que nos anos 90 e 2000 havia emprego de sobra e quando o trabalho era um pouco mais duro (finais de semana por exemplo, ninguém queria). Não se achava pedreiros nem faxineiras, eles cobravam o olho da cara. 2) Millenials e GenZ foram iludidos com os "papinhos de muié de RH" , me recordo que nos anos 2000 aquele revista Você S/A dizem que se você fosse efetivado em uma empresa em menos de 2 anos, tinha que sair daquela empresa. Lambram disso? Pois é, incontáveis foram os jovens que cairam nessa e hoje engrossam as estatísticas do Serasa. 3) Com a Internet, os Millenials e agora a genZ , perderam o foco na vida para piorar desaprenderam a fazer continha de padeiro . Galerinha quer sair da faculdade, "viajah na gringa", postar "fotutopi" tirar o ano sabático etc.... e quando chega nos 25 anos semnum real no bolso nao entendem o porquê. Esqueceram de avisar essa galerinha de que o ano tem 12 meses. 4) Sejamos honestos, a galera sacou que uma das formas maia fáceis de ter se dar bem na vida é casando com alguém rico. Acontece que temos um problema demográfico, existem pouquíssimos (principes e princesas) para muitos plebeus e plebéias, então todos passam a vida ostentando o que não tem para ver se fisgam um riquinho e ninguém consegue, no final morrem todos abraçados (porém solteiros) no barco naufragado da pobreza. . 5) Nossos pais começaram a trabalhar cedo, ralavam pra comprar qualquer coisas e só depois de algumas décadas de suor é que conseguiram pagar sua casa própria, ainda assim nossas mães seguravam as pontas. De hoje em dia as pessoas começam a fingir que trabalham aos 23 e querem ter casa e carro aos 30, fora que as meninas estão um bando de pobretonas infrutíferas que abandonam os namorados se não tiver um "rolê " de lancha a cada 3 meses. Assim fica difícil mesmo.
@hugom5391
@hugom5391 2 жыл бұрын
O mundo tá um caos total, sempre que achava que o mundo não poderia fica mais louco, algo me provava que eu estava errado e sempre pode piorar, as gerações que se formam a partir disso não poderiam ser diferentes, isso é triste.
@logennovededos4490
@logennovededos4490 2 жыл бұрын
Em nenhum momento tocam no ponto das leis que podem tirar tudo o que você conseguiu em decadas no divórcio
@a.c.8470
@a.c.8470 2 жыл бұрын
O engraçado dessas análises é que elas sempre deixam de fora as questões econômicas , questões materiais da sobrevivência autônoma dos indivíduos na fase atual do capitalismo de vigilância , o que é o fator central nestas mudanças de comportamento. O que esta geração enfrenta é a falta de perspectiva , nem sequer de uma " carreira", mas de qualquer emprego de longo prazo, aliada a um arrocho salarial brutal gerada pelo acúmulo de riqueza, crise dos postos de trabalho, exigências absurdas de qualificação desnecessárias para qualquer função e uma pressão constante por um estilo de vida e um padrão de consumo cada vez mais exigente e , em sua essência, predatório, sem nem sequer conceber o que é um estado de proteção ao bem-estar social. O jovem não tem condições de sair de sua casa aos 20 e poucos anos para construir carreira porque seu diploma não tem peso e o valor de sua mão-de-obra qualificada não dá condições dele conceber um projeto de longo prazo, nem de curto prazo viável , dada a volatilidade das economias de mercado. Sobra a este jovem o subemprego, o desemprego e ser instrumento de geração de mais-valia para as big techs e as plataformas, trabalhando de graça para " educar" e aperfeiçoar as inteligências artificiais sem ganhar um centavo por isso, ao mesmo tempo em que são direcionados e condicionados pelos algoritmos a um individualismo alienante que enfraquece laços humanos reais, entre eles os relacionamentos, que assumem a natureza do descartável, do insatisfatório, do superficial, do infantil. Assim, viverão uma adolescência tardia que acabará por volta dos 50 anos, ou até a morte dos genitores, que os sustentam, pois não poderiam deixar de fazê-lo.
@luci_lene
@luci_lene 2 жыл бұрын
Exatamente 👏👏👏
@TheThehenrique1100
@TheThehenrique1100 2 жыл бұрын
São os especialistas de 15 minutos, falam todo tipo de bobagem tipico da grande midia.
@bfts8626
@bfts8626 2 жыл бұрын
E agora o paralelo: Tenho 30, e sou millenial , ou seja, Geração Z nascida em 91. Namoro um Gen Z de 26 anos, sou 4 anos mais velha que ele. Porém saí de ksa com 19, consegui minha primeira bolsa trabalho na Univ. Pública aos 22, trabalhei com eventos freelancer até os 27, estágio de 1 ano aos 24 e emprego formal tb nessa idade. Meu namorado ficou numa zona imensa de conforto ate que nossos amigos em comum começassem a colocar ele na parede antes mesmo que eu fizesse isso. Não fazia, e por vergonha. Eu moro só há 7 anos e trouxe todo conforto que isso gerava pro nosso namoro - estendendo sem perceber por mto tempo - o auxílio da casa da mamãe e papai que ele tinha e eu ñ percebia, além de ele não chegar junto com as responsabilidades comigo como devia. A questao da nossa geração é simples: quanto mais jovem menos disposta a sair da própria zona de conforto. Meus amigos com a mesma idade que eu, saíram de casa ganhando menos de 2k pra dividir apto com 3 ou 4 amigos em SP e assim conseguiram expandir mto que bem seus salários em 5 anos e subir de cargo. Mas há uma grande maioria que acha que "não da pra sair de casa" e se sustentar assim pq 2k n "banca um condominio, morando só, comendo, tendo saúde e lazer". Não dá msm. Então não saem pra viver o mundo real, n casam pq nao tem maturidade pra isso e não aceitam abrir mão de conforto pra amadurecer. A nossa geração discute mto saúde mental mas não aceita que pra ter seu lugar no mundo precisa sofrer pra isso.
@Lineartes
@Lineartes 2 жыл бұрын
Mas 4 anos nem da pra considerar choque de gerações... mesmo pq a gurizada nascida em 96 tá bem no limbo. Acho que tem a ver com a questão de gênero e classe social talvez. Existem diferentes recortes. Se eu com a minha irmã não tem choque geracional, e eu sou 4 anos e meio mais velha que ela...
@bfts8626
@bfts8626 2 жыл бұрын
@@Lineartes eu não me referi à choque de geração. Millenials SAO geração Z. Eu e ele. Eu me referi à um comportamento da nossa geração. Obs: eu consegui sair da periferia à um custo de sofrimento mto grande. Eu trabalhava panfletando em farol, enquanto ele fez trabalhos como modelo, negava trabalhar por 50$ a hora pra fazer coquetel em evento fino, e sempre morou em bairros e ruas melhores que os meus. Além de ter largado 1 graduação com bolsa integral prouni e um curso superior na Unid Federal do nosso Estado. Quanto mais novos os Millenials piores. Foi o que quis dizer
@Lineartes
@Lineartes 2 жыл бұрын
@@bfts8626 Na realidade nós millenials somos da geração Y, que nascemos de meados de 1980 até ali 1995. Claro que não é uma divisão abrupta, como eu falei. Mas a gurizada pós-2000 especialmente que é considerada geração Z. A geração Z acaba em 2010, quando começa a geração alfa. Mas não de forma abrupta, como falei. Mas isso que tu fala não tem a ver com choque geracional, sabe? Tem a ver com questões de recortes sociais. Tu vai achar gente da geração Z pós-2000 com atitudes como as tuas. Ele é playba e tu é da periferia. Acho que isso é mais questão social do que geracional. Pessoal da periferia nunca teve chance de escolher demais ou de ser hedonista demais, pq precisa sobreviver, sustentar a casa...
@bfts8626
@bfts8626 2 жыл бұрын
@@Lineartes De novo: eu não falei de choque geracional. Eu disse que ha um comportamento bem distinto entre os mais velho na geração Y/ millenials (eu errei feio lá em cima e toquei as letras) e o fim dessa mesma geração. Millenials tbm podem ter 40 anos de idade e serem completamente difere tes de mim hoje com 30. Eu creio na vdd é que cada vez mais, grupos de jovens adultos tendem a postergar a maturidade E aí vem a surpresa: meus sogros são pessoas de baixa renda e trabalham MTO no bairro onde moram como feirantes de rua pra se manter vivendo ali. Ele (namorado) na vdd não é playba, mas é extremente dependente das figuras paternas. Se vc verificar estudos sobre os "nem nem" eles se caracterizam por jovens adultos de 20, 24+ é as x até 30 anos (já não é incomum no Brasil) que não exercem atividade remunerada nem estudam, e moram com seus pais. Eu sou prof e tenho uma aluna de 39 anos com o mesmo perfil que eu, e veio de família bem abastada. Viveu de forma mais independente possível como os primeiros Millenials. Eu com 30 me reconheço mais nela do que em um millenial de 26. N estou discutindo choque geracional mas me referindo à idade: quanto mais novos os millenial de um grupo, piores estão sendo. Eu sou prof e tenho alunos de 12 à 72 anos. Enquanto à Gen Z adiante: eu saí da sala de aula de teens por ter lidado com eles. As questões economicas e perifericas que me moviam não movem mais da mesma forma mulheres de 25 anos (idade c que deixei a periferia). Talvez aí entre a discussão geracional, como essas novas ondas de jovens e adultos lidarao com as responsabilidades de si mesmos no mundo.
@Lineartes
@Lineartes 2 жыл бұрын
@@bfts8626 pois é. Eu ainda acho cedo pra falar qualquer coisa. Nós millenials também demoramos pra sair de casa e encontrar independência. Conheço gente que mora com os pais ainda. A gurizada Z ainda é jovem. Vão encontrar outros desafios. Eu vejo eles como uma continuidade da nossa geração. Eu me vejo muito mais neles do que na geração dos meus pais (baby boomer e X). Eu tenho 34. Só fui alcançar independência total aos 25. E olha que eu corri atrás. É que a coisa não tá fácil mesmo.
@klaushofer4425
@klaushofer4425 2 жыл бұрын
Se a resposta da tal "geração Z" para os desafios do seu tempo realmente se reduz a "garantir sucesso profissional", então esse tal de tik tok é uma roubada. Meu conselho é: se livrem disso logo, pois a vida tá passando pra vocês também.
@samuelsilva-wi5wm
@samuelsilva-wi5wm 10 ай бұрын
São as consequências lógicas da opção humanista. A referência foi retirada, não há mais absoluto universal que dá sentido aos particulares, então, o desespero é a regra
@Lucian-Alves
@Lucian-Alves 2 жыл бұрын
"Os jovens de hoje não pensam em ter família devido ao alto custo de vida". Minha mãe dando luz ao seu segundo filho (eu) em 1993 com a inflação passando de 2000% no ano: 💁🏾‍♀️
@pedrof.guedes4634
@pedrof.guedes4634 2 жыл бұрын
Economia é mais complexa do que isso, independente da inflação controlada e todos os outros avanços, a geração z sofre com o pior momento da história moderna pra ter estabilidade financeira e acumulo de patrimônio.
@Lucian-Alves
@Lucian-Alves 2 жыл бұрын
@@pedrof.guedes4634 Essa visão só faz sentido se com "história moderna" você se refere apenas aos últimos quase 30 anos.
@bravimmari1592
@bravimmari1592 2 жыл бұрын
No lugar de casar e viver na privação de dinheiro é preferível ficar solteiro, porque é muito mais barato! Viajar, sair, comer bem... Cara, a gente só não assume um compromisso mais sério com alguém mesmo porque não temos grana, segurança financeira... porque no final das contas todo mundo sabe que casamento é um compromisso sério que implica em abrir mão de muitas "diversões" para ficar juntando dinheiro para formar um patrimônio sólido e seguro para a chegada dos filhos...e sinceramente eu não tenho planos de ter filhos sem antes ter condições de dar a melhor estrutura possível para eles, para colocar eles em boas escolas e cursinhos, justamente porque esse mundo é muito competitivo!
@takezosan
@takezosan 2 жыл бұрын
Se esqueceram de dizer que o neoliberalismo brutal na era da geração Z afeta o comportamento sobre relacionamentos tanto da geração Z quando da Milenial. Um modelo precario de trabalho que se tem que trabalhar cada vez mais horas isso quando não está desempregado. Isso afeta a dinâmica das relações em todas as formas.
@feelscastro9778
@feelscastro9778 2 жыл бұрын
Total verdade
@charles6018
@charles6018 2 жыл бұрын
Nossa, descreveu o filme "Você não estava aqui". É exatamente isso.
@takezosan
@takezosan 2 жыл бұрын
@@charles6018 ainda nao vi, valeu a recomendacao!
@floraeflora
@floraeflora 2 жыл бұрын
Pode parecer lindo se comunicar c alguém dizendo »olha minha forma de conexão é ansiosa », mas pra mim parece apenas uma maneira de se distanciar emocionalmente, se colocando rótulos e se escondendo atrás destes diagnósticos niveladores e padronizados. Eu cheguei aos 33 solteira, e acho ótimo porque passei todo esse tempo tratando na terapia muma depressao que me fazia procurar o pior modelo de homem. Pra mim sempre foi mais saudável ficar solteira do que me relacionar c homens abusivos. Porém eu acredito que se juntar a outra pessoa e constituir família pode ser muito fortalecedor e se houver parceria real, os dois podem inclusive enriquecer mais. Lutar sozinho não é o melhor caminho
@RAN40
@RAN40 2 жыл бұрын
Alguém coloca nessa pesquisa o índice de satisfação dos relacionamentos das gerações anteriores?
@DanielFerreira-ep6dq
@DanielFerreira-ep6dq 2 жыл бұрын
Excelente pergunta...
@smendes2004
@smendes2004 2 жыл бұрын
Concordo! As relações eram menos saudaveis, mais machistas, para manter as aparências
@RAN40
@RAN40 2 жыл бұрын
Sou nascido na década de 80 e já observava um número alto de pessoas que mantinham um casamento de fachada.( Realidade de uma cidade de 40 mil habitantes no Interior da Bahia). Hoje vejo que uma grande parte dos jovens não querem ter o mesmo destino dos seus avós/pais. No século passado uma criança/adolescente não podia nem conversar com pessoas adultas. Creio que a instituição família está falida a muito tempo, e não é culpa da geração Z. No mais, desejo saúde e sabedoria para todos nós!
@alessandratorres7896
@alessandratorres7896 2 жыл бұрын
@@RAN40 Também sou da década de 80 e vi muito disso, principalmente na minha família.
@KS-yn5zw
@KS-yn5zw 2 жыл бұрын
@@smendes2004 as relaçoes sao absurdamente nao saudaveis hj em dia tb. Esse mecanismo de ser trocado constantemente é extremamente doloroso. O que nao falta sao pessoas que desisitiram de se relacionar justamente por estarem sendo constantemente trocadas
@ws6778
@ws6778 2 жыл бұрын
A monogamia não serve nem é natural para todos os indivíduos. Eu não acredito que exista uma única pessoa perfeita, pelo menos para mim, porque indivíduos diferentes são importantes de maneiras diferentes, então eu prefiro compartilhar meu tempo com muitos indivíduos, em vez de dedicar minha vida inteiramente a uma pessoa perfeita que correspondesse a todas as minhas vontades e necessidades, mas não existe, porque a perfeição também não existe, de qualquer maneira, assim que descobri que a monogamia não serve para mim, enquanto, por outro lado, a não-monogamia vem a mim mais como uma necessidade do que como uma escolha. Sinto falta de companhia de outras pessoas, mas não quero perder a minha individualidade em uma relação com outras pessoas, como se estivesse fundindo ou entrelaçando minha vida com as delas, eu prefiro que sejamos "eu e você(s)", e não um "nós". Eu considero o tempo em que eu passo só como se fosse o tempo em que eu dedico a uma relação minha comigo, não consigo abrir mão dela, é a relação que eu sempre priorizei mais na minha vida, acima das outras relações da minha vida social, porque diversos relacionamentos com outras pessoas podem entrar e sair da minha vida, mas por mim tudo bem, pois, contanto que, no final das contas, eu ainda tenha a minha relação comigo que serve como meu suporte de apoio.
@thiagomarins9172
@thiagomarins9172 2 жыл бұрын
Solteiro me deito sem chifres me levanto
@tainacunha8739
@tainacunha8739 2 жыл бұрын
Adorei o vídeo, achei que fosse alguma crença limitante essa minha de não querer casar agora e nem ter filhos. Já passei dos 30, estou caminhando para os 35, estou construindo uma nova carreira, me sinto ótima por priorizar meus objetivos profissionais para depois atingir os marcos de vida adulta. Não me sinto pressionada pela sociedade e se alguém me fala o que devo fazer eu pergunto com sentimento intrigante porque tal pessoa falou uma coisa tão ultrapassada para os dias atuais.
@JamesVasques
@JamesVasques 2 жыл бұрын
Concordo com o movimento da geração Z e não discordo de quem pensa o contrário, essa é uma decisão que envolve a filosofia de vida de cada um. Se estruturar financeiramente e pessoalmente ( autoconhecimento ) faz com que as pessoas experimentem outro tipo de amor.
@renatos.k2883
@renatos.k2883 2 жыл бұрын
Eu sou da geração Millenium, na minha bolha percebo jovens tendo bem mais relações sexuais do que a minha geração tinha entre 16 e 24 anos, isso que eu vivo em um dos estados brasileiros de cultura mais introspectiva, talvez o estado mais introspectivo do Brasil que é o Espírito Santo. Quando visito Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, percebo que as pessoas são bem mais desinibida. Na minha época as mulheres eram mais reprimidas, a pressão familiar era maior, ainda havia resquício do moralismo sobre a sexualidade feminina e principalmente dos homossexuais. Os homossexuais eram bem mais contidos. Da minha turma de faculdade 4 só conseguiram assumir a sexualidade depois de formados. Ou seja praticamente nos tempos atuais.
@snowmountaingames
@snowmountaingames 2 жыл бұрын
Fala para o teu marido isso
@joaojoao6423
@joaojoao6423 2 жыл бұрын
@@snowmountaingames Tira a arma do bumbum quando for digitar
@joaojoao6423
@joaojoao6423 2 жыл бұрын
O fato das gerações anteriores sempre acharem que as que vem depois são ruins não tem a ver com fatos mas sim com a forma como o cérebro funciona: nos lembramos das coisas boas mais fortemente do que das ruins. O sentimento de nostalgia junto com a estranheza e medo do que é novo turvam o pensamento e criam a falsa impressão de que "Ahhh, na minha época era tudo melhor".
@roberta8894
@roberta8894 2 жыл бұрын
Sou da geração x e observando muitos casais mais novos posso dizer que todos prosperaram financeiramente após uniões estáveis, com o trabalho de ambos. A solterice, no decorrer do tempo, em regra, deixa a pessoa mais irresponsável e, consequentemente, mais pobre.
@PedroHenrique-pl6mu
@PedroHenrique-pl6mu 2 жыл бұрын
Não é isso oq eu vejo dos nascidos nos anos 80 q optaram pela solterice.
@luamisteriosadaamazonia2024
@luamisteriosadaamazonia2024 2 жыл бұрын
Concordo com vc.
@costa593
@costa593 2 жыл бұрын
Como se um casamento conturbado e de faixada (como muitos o são), fosse fator predominante para que alguém conseguisse sucesso. Isso vai depender do nível de escolaridade dessas pessoas, modo de criação, fator geográfico, personalidade, hábitos, etc. Acredito, sim, que um relacionamento saudável possa ser de bom grado para ambos; todavia, casar por casar apenas para se encaixar no perfil "responsável", o qual claramente é duvidoso, pode trazer consequências irreparáveis.
@ninjapurpura1
@ninjapurpura1 2 жыл бұрын
Confia, gente...
@wladmirnascimento
@wladmirnascimento 2 жыл бұрын
Interessante a naturalidade com que a Geração Z trata temas dantes tão velados sobre amor e sexo. Creio que isso seja uma evolução e que ajuda as pessoas a se aceitarem mais.
@snowmountaingames
@snowmountaingames 2 жыл бұрын
Mais interessados em sexo por terem rede social. Mais tempo “planejando o futuro” por causa de crise de acessibilidade no mercado imobiliário. Não tem nada cult, só um bando de deprimido que está percebendo que vai ser uma geração mais pobre que a anterior
@snowmountaingames
@snowmountaingames 2 жыл бұрын
Vcs tem que parar de romantizar essa geração, somos o resultado da crise de 2008
@wladmirnascimento
@wladmirnascimento 2 жыл бұрын
E da crise de existir
@luisclaudiofontenelle5513
@luisclaudiofontenelle5513 2 жыл бұрын
naturalidade?? Considerar o sexo "engraçado" é uma atitude milenar, herdada do povo judeu da época de cristo... *Repare:* engraçado >> esquisito >> ridículo >> feio >> pecaminoso. Só mudou a maneira de demonizar o sexo, que é, na visão judaico- cristã, é o _Pecado Original_ É como as crianças, rindo ao falar de _cocô e xixi_ Não há nenhuma naturalidade, e cortou-se completamente a conexão entre sexo, amor e fam´lia. É apenas diversão, como usar drogas.
@um_dia
@um_dia 2 жыл бұрын
"Evolução" é uma palavra forte...
@JoaoMarcelo-ig9yz
@JoaoMarcelo-ig9yz 2 жыл бұрын
Num mundo onde existe tanta informação e ainda a situação está pior do que eu pensava!!! Eu vou te contar viu!!!! Aí aí essa juventude é demais!!!
@elianenascimento5637
@elianenascimento5637 2 жыл бұрын
A pesquisa sobre a tal geração "Z" somente é válida quando se trata de uma população com ideais que priorizam o estudo acadêmico e uma possível ascensão social. Quando se trata de um país de maioria analfabeta e de analfabetos funcionais, e de baixa renda, não creio que essa pesquisa seja validada. Em um país com características tipicamente brasileiras, o que se observa é a maternidade e a paternidade irresponsáveis, muitas vezes, frutos de relacionamentos passageiros e inconsequentes. Nesse lamentável caso, a grande maioria dos jovens não são acadêmicos e no mais das vezes não podem esperar por um futuro promissor.
@hytozgamer509
@hytozgamer509 2 жыл бұрын
E onde estão esses dados sobre o Brasil?
@carlaalcantara8152
@carlaalcantara8152 2 жыл бұрын
Culpa do funk e dos kits 😆
@andersonfonseca3281
@andersonfonseca3281 2 жыл бұрын
O principal problema está relacionado aos riscos que envolvem os relacionamentos que se tornaram maiores do que os benefícios. As chances de acabar se divorciando aumentaram exponencialmente já nas gerações anteriores. Ao ver essas experiências ruins a geração Z não quer cometer os mesmos erros e eles estão certos por agir assim.
@caroldocariartesanal
@caroldocariartesanal 2 жыл бұрын
Eu sempre quis me casar, então ok. Só que eu não tenho dinheiro! kkkkkk Ou gostaria de morar sozinha, se eu tô solteira... E eu não faço sexo, porque não tô achando quem queira. Mas eu acho que minha geração não é z. Tenho 31 anos. Eu não sou individualista para achar que é necessário atingir a estabilidade financeira sozinha, é porque ninguém me quer mesmo (que eu queira também, né?), não estão disponíveis... Eu tenho me apaixonado por pessoas comprometidas kkkķ.
@gabrielp.262
@gabrielp.262 2 жыл бұрын
Com os homens tá igualzinho. E, pela sua idade, vc é millenial
@soumary
@soumary 2 жыл бұрын
@@gabrielp.262 Millenial é de que ano de nascimento até que ano?
@a.c.8470
@a.c.8470 2 жыл бұрын
O engraçado dessas análises é que elas sempre deixam de fora as questões econômicas , questões materiais da sobrevivência autônoma dos indivíduos na fase atual do capitalismo de vigilância , o que é o fator central nestas mudanças de comportamento. O que esta geração enfrenta é a falta de perspectiva , nem sequer de uma " carreira", mas de qualquer emprego de longo prazo, aliada a um arrocho salarial brutal gerada pelo acúmulo de riqueza, crise dos postos de trabalho, exigências absurdas de qualificação desnecessárias para qualquer função e uma pressão constante por um estilo de vida e um padrão de consumo cada vez mais exigente e , em sua essência, predatório, sem nem sequer conceber o que é um estado de proteção ao bem-estar social. O jovem não tem condições de sair de sua casa aos 20 e poucos anos para construir carreira porque seu diploma não tem peso e o valor de sua mão-de-obra qualificada não dá condições dele conceber um projeto de longo prazo, nem de curto prazo viável , dada a volatilidade das economias de mercado. Sobra a este jovem o subemprego, o desemprego e ser instrumento de geração de mais-valia para as big techs e as plataformas, trabalhando de graça para " educar" e aperfeiçoar as inteligências artificiais sem ganhar um centavo por isso, ao mesmo tempo em que são direcionados e condicionados pelos algoritmos a um individualismo alienante que enfraquece laços humanos reais, entre eles os relacionamentos, que assumem a natureza do descartável, do insatisfatório, do infantil. Assim, viverão uma adolescência tardia que acabará por volta dos 50 anos, ou até a morte dos genitores, que os sustentam, pois não poderiam deixar de fazê-lo.
@gustavod941
@gustavod941 2 жыл бұрын
@@soumary se eu não me engano dos que nasceram de 85 até 2000
@caroldocariartesanal
@caroldocariartesanal 2 жыл бұрын
@@a.c.8470 vdd mesmo!!! Eu acho que fica de fora a análise e gênero.
@matheusveigamatveiga1995
@matheusveigamatveiga1995 Жыл бұрын
é bem isso mesmo , é saber que podemos nos relacionar com pessoas diferentes em diferentes épocas da vida. Da bem mais liberdade pra se preocupar com outras coisas mais importantes. Sou de 97 e o que mais me preocupa nesse momento é se amanhã eu ainda vou continuar trabalhando, morando, comendo e vestindo, fora isso o resto é supérfluo. Então pra mim a necessidade de atingir um objetivo na vida como estabilidade financeira é bem mais importante do que qualquer relacionamento.
@julianosarraff
@julianosarraff 2 жыл бұрын
A reportagem apenas pega apenas opiniões, mas parece que não compreendem que as pessoas estão sem emprego e sem perspectiva logo não consegue pensar em sexo ou relacionamentos , à economia mudou totalmente como as pessoas se relacionam, tudo ta ligado a economia , enquanto estivermos na miséria não teremos cabeça e nem estrutura material para ter relacionamentos duradouros
@12345milinha123451
@12345milinha123451 2 жыл бұрын
É a pirâmide das necessidades básicas, como vc vai pensar em sexo - por mais que esteja na base - sendo que tem medo de perder o emprego e vir fome, contas, morar com os outros, humilhação e etc.
@lucasvictor5292
@lucasvictor5292 2 жыл бұрын
Concordo, plenamente Juliano, no fim tudo é ligado a economia, tem uma questão também que não é necessariamente não pensar em sexo, mas o fato é que muita das vezes por conta da própria instabilidade financeira é difícil sexo e um relacionamento. Não por que a pessoa não pense em sexo mas a verdade é que ela não consegue ter uma vida sexualmente ativa e nem um relacionamento sério. Eu por exemplo sou virgem, nunca tive um relacionamento não por que eu não quis mas por que simplesmente nunca tive condições para isso. Primeiro por que todos os relacionamento que desejei fui rejeitado e segundo hoje em dia a sociedade está liquida então um rapaz que depende dos pais para sobreviver e que é feio ninguém da bola. Então a primeira coisa a se fazer é tentar estudar e trabalhar para adquirir a mínima condição financeira. Fico muito triste quando colocam a culpa na geração z e tudo mais, sendo que por exemplo se dependesse de mim eu teria uma vida sexualmente ativa, estaria casado e teria até filhos, mas não dá, não é fácil conquistar as pessoas para um relacionamento, fazer com que ele dure e gere filhos que serão e terão uma vida razoavelmente estável.
@anneoliveira2483
@anneoliveira2483 2 жыл бұрын
Não precisa ser da geração Z para não querer casar. Eu sou de 71 e nunca casei . Nunca deu certo meus relacionamentos. Mas eu acho um porre casamento.
@poiocon
@poiocon 2 жыл бұрын
Sou da geração z e prefiro morrer virjona e sem beijar do q correr o risco de pegar doenças, hoje em dia o certo é estudar muito, trabalhar, ficar com a família e se conhecer. Estruturem suas vidas antes de qualquer coisa :) me sinto segura assim e sei que muitas/os também.
@tg4481
@tg4481 Жыл бұрын
Meu Deus.... tá aí uma vida que não vale a pena ser vivida.
@danielaraujo3834
@danielaraujo3834 Жыл бұрын
a vida e feita de fazes e fezes kkkk Hj vc pensa assim amanhã talvez não e nao ha nada de errado em mudar!
VIP ACCESS
00:47
Natan por Aí
Рет қаралды 30 МЛН
It works #beatbox #tiktok
00:34
BeatboxJCOP
Рет қаралды 41 МЛН
“Don’t stop the chances.”
00:44
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 62 МЛН
Cat mode and a glass of water #family #humor #fun
00:22
Kotiki_Z
Рет қаралды 42 МЛН
Gerações X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers: diferenças, características e datas
25:46
A separação entre amor e sexo | Flavio Gikovate
38:40
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 28 М.
FELCA É A IMAGEM PERFEITA DO APAGÃO SEXUAL DA GERAÇÃO Z!
8:49
Cortes RedCast [OFICIAL]
Рет қаралды 35 М.
NÃO SEJA OTÁRIE | ACHISMOS COM GERAÇÃO Z
12:27
Maurício Meirelles
Рет қаралды 137 М.
Como a decisão de não ter filhos tem afetado a vida de casais
21:59
BBC News Brasil
Рет қаралды 120 М.
Como a Geração Z lida com sexo e identidade de gênero
9:37
3 SEGREDOS PARA TER UMA NOITE INESQUECÍVEL | Pregação para Casais Aryanne Marques
1:04:37
Por que a Geração Z não consegue trabalhar?
1:17:35
Guilherme Freire
Рет қаралды 142 М.
VIP ACCESS
00:47
Natan por Aí
Рет қаралды 30 МЛН