Рет қаралды 800
Uma longa maratona de 24 horas decidida por… menos de três minutos, a favor do Fouquet Nissan do português Manuel Aires, e seus parceiros franceses, Mickael Pisano, Jérémy Warnia e Jean-Luc Ceccaldi. Num dos finais mais emocionantes da história de 25 anos da prova do ACP. Com largos milhares de pessoas a encheram a vila alentejana, para acompanharem as BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira,
A equipa inscrita pelo português Manuel Aires, passou para a frente na penúltima das 104 voltas, quando estavam cumpridos 23h45m, numa altura em que os franceses Laurent Poletti, Franck Cuisinier, Ronald Basso e Adrien Favarel pareciam estar a caminho da segunda vitória consecutiva em Fronteira, depois de terem liderado grande parte da prova. Mas um erro de cálculo na quantidade de gasolina necessária para o último turno de condução, obrigou Poletti a diminuir o andamento nas duas últimas voltas e a parar para reabastecer. E foi ultrapassado terminando a 2m37 dos vencedores.
Atrás das equipas de Aires e Cuisinier, o pódio ficou completo com a equipa luso-francesa de Claude Fournier, Ricardo Porém, Gustavo Moura e Gustavo Moura Jr., num MMP que venceu a categoria T4. A primeira equipa 100 por cento nacional foi a de Amândio Alves, João Silva, Márcio Reis e Rogério Reis, noutra máquina construída pela francesa MMP, da categoria T3.
Um total de 64 equipas conseguiram completar a dura maratona alentejana, de entre os 77 concorrentes e mais de 300 pilotos que alinharam à partida, oriundos de Portugal, França, Bélgica, Letónia, Áustria, Países Baixos e Perú.