Sobre Ceilândia, onde fica a favela Sol Nascente, tem um fato curioso. As favelas, no DF, sempre foram conhecidas como "invasões", e haviam muitas nas décadas de 1960/70. Então, na ditadura militar, foi criado o "Comitê de Erradicação de Invasões", CEI, para eliminar Invasões no DF. O método era simples, as equipes do CEI chegavam nas invasões, colocavam todo mundo num caminhão e transferiam para uma área não urbanizada longe de Brasília. Era a terra do CEI, a Ceilândia, hoje com mais de 400 mil habitantes, já que Sol Nascente é considerada, hoje, outra cidade.
@dacoconutnut95033 жыл бұрын
Fiquei sabendo pelo excelente documentário do Adirley Queirós, "A Cidade É Uma Só", e graças ao PAS2
@silvio1969003 жыл бұрын
comentário revelador e triste... parabéns amigo
@laisosa3 жыл бұрын
Exatamente.
@viagemeinvestir3 жыл бұрын
Muito interessante a sua explicação. Também em Salvador as favelas chamavam de invasão nos anos '80
@CalangoDoidodoCerrado3 жыл бұрын
@@dacoconutnut9503 não conheço este documentário. Vou procurar
@chegueichegando99113 жыл бұрын
Existem professores e mestres;e estou começando ver q és mestre.👏👍🇧🇷
@oscurios3 жыл бұрын
Eu já tenho a certeza!
@danieljulian38533 жыл бұрын
Muito show
@alt1f43 жыл бұрын
Ta escrevendo direito demais,escreve mais errado
@rlm9393 жыл бұрын
Começando a ver? Tá atrasado fio. Mas atrasar no Brasil não é nada. Ninguém liga. Quase ninguém.
@worldsociety76253 жыл бұрын
Mestre da favela?
@rayandrade11353 жыл бұрын
Tentam mascarar as marcas da colonização, mas tá aí as favelas q se misturam às paisagens da cidade e denunciam a história do Brasil, e anunciam a trajetória de resistência do brasileiro. Esse cara é uma enciclopédia, é muita informação, amo esse canal!❤️🌎 Assistindo essa aula aki do complexo da Maré✌️
@pedrofilipe63 жыл бұрын
Colonização não tem nada a ver com as favelas, Portugal deixou o Brasil quinta potência da época muito mais rico e desenvolvido os EUA. Meter a culpa nos outros para esconder as incompetências dos políticos é muito de mau, o Brasil não foi o país que teve mais escravos existem factos documentados. Ele não sabe história tudo inventado, fala sem conseguir provar o que diz, a história do Brasil foi deturpada e mentirosa ao longo dos anos.
@josenilton55393 жыл бұрын
@@pedrofilipe6 Os escravos que Portugal e o império brasileiro separava junto com os combatentes da República brasileira foi morar em zonas separadas dos ricos daí surgiu as favelas.
@viniciusoliveira91433 жыл бұрын
@@pedrofilipe6 quem é vc? Filho do Dom Pedro? Ah faça mil favor, a "colonização" brasileira foi muito suja, o Brasil é sujo a muito tempo meu amigo.
@pedrofilipe63 жыл бұрын
@@viniciusoliveira9143 todas as colonizações foram, naquela época o Brasil foi o país melhor colonizado de todos, EUA e Austrália eram todos mais pobres que o Brasil português.
@pedrofilipe63 жыл бұрын
@@josenilton5539 não é verdade, rio de Janeiro e são Paulo começaram a desenvolver e os nordestinos começaram a ir para essas duas cidades trabalhar e assim nasceram as favelas, são Paulo foi construída por nordestinos, nada disso tem a ver com a colonização.
@wanderpretobomba3 жыл бұрын
Esse canal virou minha NetFlix. Não consigo mais perder meu pouco tempo vendo seriados. Tive uma base muito fraca na escola e, hoje, tento recuperar todo aprendizado ao qual me sonegaram, curiosamente, no regime militar. Parabéns, mestre. Você é maravilhoso.
@brunobragancax3 жыл бұрын
Sou professor de história e criei um canal recentemente e o seu canal é uma fonte de inspiração de onde eu quero chegar! Gostaria de parabenizar vocês hoje e sempre pelo conteúdo de altíssima qualidade que você sempre traz. ❤
@matheus_Bertoldo3 жыл бұрын
Vou ver seu canal, colega!
@brunobragancax3 жыл бұрын
@@matheus_Bertoldo Obrigado, meu amigo. Ainda estou no início, mas espero que goste do conteúdo!
@ricardonarducci32513 жыл бұрын
Ganhou mais um inscrito!
@brunobragancax3 жыл бұрын
Obrigado, Ricardo!
@elpelp18783 жыл бұрын
@@brunobragancax Inscrito agora, Bruno. Sucesso para o seu canal. Valeu.
@melloliveira40433 жыл бұрын
O pessoal deveria desligar um pouco o programa do Silvio Santos e assistir aos vídeos desse canal. Obrigada por transformar meu domingo em um dia produtivo de conhecimento e informação, você é simplesmente incrível !
@lcsbrtlzz3 жыл бұрын
Pra quem quiser entender um pouco mais sobre o surgimento das favelas no Brasil, recomendo um livro chamado "Estética da Ginga" da escritora Paola Berenstein Jacques
@miriangomeslima533 жыл бұрын
Minha querida Serra da Capivara😍 minha avó cresceu nessa região onde hoje é esse Parque. Ela conta que para salgarem a comida, a mãe e a avó dela raspavam as pedras daquele local, colocavam pra decantar na água, e aí a areia descia e elas usavam a água pra salgar as comidas, pois aquele lugar já foi mar. Ou seja, no meu sangue corre o sal do mar ancestral❣️ 🥰 As terras onde ela cresceu foram desapropriadas e hoje fazem parte do Parque, tendo inclusive importantes sítios arqueológicos. Inclusive esse Boqueirão da Pedra Furada era um dos locais onde ela viveu na infância! Amo meu Piauí❣️
@acineliacoura3 жыл бұрын
Não há um episódio menos que excepcional! Estou pensando em cursar História, sonho antigo, que já havia esquecido. Mas, por influência sua Peninha, estou voltando a recordar. Obrigada! 💛💛💛
@lilililica53153 жыл бұрын
Aeeeeee 👏👏👏👏👏👏👏👏👊👊👊👊👊👊👊 apoiado 👊👊👊👊👊👊👊
@rlm9393 жыл бұрын
Atenção. Aqui aprende mais!! Pede indicação. Cuidado com o atraso... Não perde tempo!!
@jailsonmendes73143 жыл бұрын
@@rlm939 o novo é indicação?
@zeiltonsouza16223 жыл бұрын
Tem um canal muito bom tanbem ; se chama Brasil paralelo dar uma olhada vc vai gastar!!!
@uiretorquato2253 жыл бұрын
Cara cursei História na Unesp, sou professor, apaixonadamente historiador brasileiro. Entretanto, o curso de graduação mais te ajuda a aprender a pesquisar do que sobre História do Brasil. A maior parte da literatura e fontes são européias, a fita é que quando vc se forma já sabe pesquisar, e foi aí que comecei a estudar e me apaixonar mais e mais por Brasil e todo o mundo não Europeu.
@Lokeso3 жыл бұрын
1min de vídeo e já me ensinou mais sobre a história dos povos nativos do Brasil do que a escola.
@rafaelsoareslisboa73463 жыл бұрын
Professor , vc deveria rodar , fazer um Tur por esses Podcasts contando essas histórias, pois o Brasileiro é muito mau informado, mau " educado" do ponto de vista educacional, literário , mau conhecem sua própria história, nos leva a chegarmos onde estamos hj , com tudo oque está acontecendo com nosso País. Como o Sr. Mesmo diz "A pessoa que não sabe de onde vem , não sabe pra onde vai"
@Rose203633 жыл бұрын
É mal com L
@rlm9393 жыл бұрын
@@Rose20363 kkk. Pqp. Mas vou defender o parceiro, que deu uma boa sugestão. Tá cheio de mau caráter nessa onda de podcasts ganhando dinheiro adoidado de tanta gente que vê, que ouve... Horas e horas de quê? De papo furado!! Talvez Peninha tenha pena... não sei se seriam lugares adequados. Digo....pra ele gastar seu bom português.
@rlm9393 жыл бұрын
@Everson Zoio レ justamente zoiudo. "FilhA"... 💤😴 Mas enfim, tem lugares melhores e outros nem tanto. Se ele for, vai fazer sucesso.
@ninjapurpura13 жыл бұрын
Seria bom, já que é um lugar que recebe muitas views.
@familiaurk4 ай бұрын
Mininu....a sua indignação é incrivel!!!
@gui36813 жыл бұрын
Melhor conteúdo educativo da internet no Brasil, saber de onde vem pra saber pra onde ir.
@fabioromele3 жыл бұрын
Toda escola deveria ter esse canal como ensino "obrigatório"
@gilbertodelimaesilvafilho22983 жыл бұрын
Estou me aculturando com suas aulas , obrigado e parabéns Mestre
@Ivan-uf5wf2 жыл бұрын
Meus agradecimentos e um abraço
@Danisilva3573 жыл бұрын
Que episódio foda cara! Quem dera todos tivessem acesso a esse tipo de conhecimento nas escolas de nossa país.
@CarlosAlberto-ho1up3 жыл бұрын
Eduardo Bueno deve ser mt bom em sala de aula, sua didática deixa o aluno preso à sua informação. Eu gosto de historia. Mas se encontro um Eduardo certamente hj eu seria um historiador ou professor de história. Parabéns Bueno.
@eduardovet3 жыл бұрын
Esse foi o melhor episódio do canal, na minha humilde opinião
@germanamonteiro84943 жыл бұрын
Saber não custa nada!!!! 👏👏👏 Parabéns!!!
@joaoneves31803 жыл бұрын
Uma das melhores aulas! Uma das mais interessantes que assisti até agora!
@ubadinobazaglia83413 жыл бұрын
VERDADEIRA AULA , NÃO ALIENADA A ESTE ESTADO BURRO ACADEMIZADO COMO BESTAS, PORCOS QUE QUERREM EMBURRECER NOSSOS JOVENS A PONTO DE PUXAREM ARADOS COMO INICIO SÉCULO 19 , SE FACULDADES NÃO VENDESSEM TANTOS CANUDOS PARA `` PARA DOUTORES ´´ QUEM TEM DINHEIRO , NO ALTO ESCALÃO DA REPUBLICA NÃO TERIAMOS TANTOS BURROS E IDIÓTAS...ESTE PAIS SERIA MAIS EVOLUIDO, GERAÇÕES APÓS GERAÇÕES AVÓS, PAIS ENSINAM VOSSOS FILHOS A SE INFILTRAREM NA POLITICA PARA ROUBAR, SAQUEAR,CONLUIOS,COMPADRIOS NOS 3 PODERES DA REPUBLICA PARA ENRRIQUECEREM SAQUEANDO OS COFRES PUBLICOS E TORNANDO OS MISERAVEIS BRASILEIROS MAIS MISERAVEIS , DO PIB DO BRASIL MAIS DE 30% É PARA CORRUPÇÃO... SIMPLES ESTE DINHEIRO DA PARA ALIMENTAR E EDUCAR TODA A NAÇÃO O ANO INTEIRO E AINDA SOBRA DINHEIRO.
@gust4v0913 жыл бұрын
Quando ele falou "a capital de um país e como uma sala de visitas". Me lembrou o maravilhoso livro: o quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. Um livro que tem tudo a ver com o tema do vídeo. Leiam esse livro, vale muito a pena.
@lucivanialima41203 жыл бұрын
Brasileiro de verdade melhor descrição, porque são os que lutam diariamente pra sobreviver!!
@laileila13873 жыл бұрын
Nossa, cai numa apresentação de um canal que apresenta o Futura, e falavam disso, nessa madrugada 24-06-2021, amei a apresentação daqueles adolescentes e a sua tb , obrigada!!
@rgirr3 жыл бұрын
O querido Eduardo Bueno é mais que bem-vindo em São Luís - MA, pra conhecer nosso centro histórico e o coroadinho.
@edigermano30593 жыл бұрын
Paraisópolis tem pessoas que cuidam de alguns terrenos que ainda não foram invadidos onde criam até bois e chegaram cortar uma parte da favela pra poder construir alguns prédios para os moradores que ficaram desalojados, Av. Hebe Camargo, escolas e posto de saúde... E ainda tem o baile 17 por lá... E parabéns pelos ensinamentos 👏👏👏👏😉🤙🍀
@Pakalolofree3 жыл бұрын
Cara, estudar história é incrível... Como o Estado, no Brasil, é opressor ao povo!!! É um país canalha mesmo esse...
@ygorbatista33873 жыл бұрын
Pura verdade kkkkk
@noeliacajueirodecamposcunh13433 жыл бұрын
E o pior: saber que é assim porque eles querem. Uma lei garante esse estado de coisas.
@roneisantos18992 жыл бұрын
Nós negros, na maioria da construção desse Estado, é que sabemos!!!! O que sofremos com esses canalhas!! Sociedade babaca!!!
@sylviobarros1763 жыл бұрын
Toda vez que venho aqui é pra falar que esse é o melhor episódio! Tu consegue contar as diversas histórias de forma legal e cativante. Mas quando expõe e se indigna com a injustiça social é melhor ainda. É o Brasil de verdade, destruído por essa gente canalha. Felizmente o povo consegue se reinventar culturalmente e socialmente e o que você falou sobre a autenticidade de quem mora na favela é a mais pura verdade. Só uma observação sobre Casa Amarela, Peninha. De fato boa parte das favelas presentes nos morros faziam parte do bairro. Sendo desmembrado em 1988. Assim surgiram os bairros da Mangabeira, Alto José do Pinho, Morro da Conceição, Vasco da Gama... A região do atual bairro de Casa Amarela ainda ocupa boa parte da zona norte do Recife. Área bastante reveladora e exemplar do Brasil. Existe a área nobre - próximo a Casa Forte. O centro é composto de área comercial e a parte popular fica mais próxima dos morros. Vindo pra zona sul citada no final do episódio, o que resta de casas na beira-mar são residências militares e todo o restante do bairro vem sendo devastado pela construção civil. É repleto de prédios novos fantasmas, boa parte dos apartamentos ficam vazios. Recife é uma cidade cada vez mais roubada pelos mais variados coronéis
@JoaoCarlos-ju3on3 жыл бұрын
Excelente episódio Peninha (como sempre!). Na verdade, o Brasil é o retrato das favelas, ou melhor, as favelas representam o verdadeiro povo brasileiro. Povo sofredor, mas criativo, acolhedor, bem humorado, mesmo tolido das condições mínimas de uma sobrevivência digna. Paralelo a tudo isso, desde 1850, a retórica é a mesma. A minoria ainda prevalece sobre a maioria, mantendo e ampliando o fosso da desigualdade social. Enquanto houver gente como alguns moradores do vomitativo condomínio Vivendas da Barra, a situação não vai mudar, a menos que os revolucionários saiam finalmente dos escombros e de todos os recantos para finalmente fazerem ouvir a sua voz. Abraços de Ottawa, Canada!
@RosangelaMaria-ub3ug3 жыл бұрын
Seu comentário tá perfeito.
@luisar36213 жыл бұрын
Sabe, sempre adorei História, mas poucos sabem ensinar História de maneira interessante.... o sr. o faz de maneira extraordinária!! De Portugal
@josemartins93453 жыл бұрын
Sou fã dos seus vídeos, Dudu Bueno, histórias q ñ são ditas na escolas, mas q são verdades, Brasil da injustiça e da vergonha... da falsidade. Continue divulgando mais informações, tamo junto...
@erilopes64183 жыл бұрын
Esse cara e extraordinário, bom para contar histórias , não se engasga nas palavras
@adrianacuellas3 жыл бұрын
Você me fez viajar no meu passado nos últimos vídeos. Cresci no bairro ao lado da favela do Heliópolis. Na minha escola de primeiro grau muitos alunos eram do Heliópolis. E faz parte da minha vida a Vila Carioca, Jardim Patente, Ponte Preta, a Igreja da Nossa Senhora das Mercês (onde fiz meu curso pré-nupcial), além das empresas citadas no vídeo sobre o Lula ( Damatex, Aços Villares). Foi interessante ver que ele dividiu os mesmos espaços com meus pais (meu irmão nasceu em março do ano em que Lula perdeu seu primogênito).
@rodolfocosta82323 жыл бұрын
Estou emocionado, falou de nossa favela aqui em Manaus obrigado por lembrar
@gabrielmiranda22883 жыл бұрын
O tempo passa e sua capacidade de contar as histórias só ficam melhores.
@cristinamenossi11353 жыл бұрын
Simplesmente, marvilhoso esse episódio sobre As favelas no Brasil!
@becorxav3 жыл бұрын
Sensacional. Minha tia-avó dizia que pessoal no Rio comprava os legumes e verduras ali na praça Sibelius, onde hoje passa a auto estrada lagoa-barra, pq tb era até onde o bonde vinha do centro.
@clashlendario16983 жыл бұрын
Quem diria que um dia o canal que eu mais iria consumir o conteúdo seria de história. Esse professor é o melhor...
@lizalopes57973 жыл бұрын
Uma verdadeira aula de história, de um cara que domina a parada toda!
@miradan19593 жыл бұрын
Gracias, Eduardo !!!
@guilhermeformigheri76163 жыл бұрын
Cara, ô Edu, tu é demais. Parabéns por escovar a história à contrapelo, como diria Benjamin. Tu cumpre um papel político e pedagógico gigante, com um alcance gigante. 👏👏
@claudiogusso7 ай бұрын
Em 1885 minha família veio da Itália somente com a roupa do corpo. Saiu do porto de Gênova. Deixando para trás as pessoas de mais idade (pois a viagem era muito longa e perigosa) deixou também animais de estimação e suas terras. Somente os fortes vieram e conseguiram chegar aqui e prosperar no Sul. Suas terras foram às piores quando chegaram aqui. Região aonde tem muitos vinhedos. Com isso conseguiram se desenvolver. O Brasil tem muitas histórias e "estórias". Tudo acima é comprovado com fotos e documentos.
@caiocavalcante2903 жыл бұрын
Muito fã desse cara, é um gênio puro.
@ednaldofernandes41883 жыл бұрын
Menos, é um estudioso.
@elpelp18783 жыл бұрын
@@ednaldofernandes4188 Alem de estudioso, tem um talento formidavel como comunicador. Quem nao queria ter um professor como esse?
@eliananascimento91793 жыл бұрын
Acho gênio também!!
@kleberlino53763 жыл бұрын
Dei uma passada rápida nesse canal e fiquei preso até o pescoço , estou maratonando os vídeos e já estou até comprando livros do Eduardo Bueno ; tenho que admitir , o conteúdo deste canal é fantástico .... ... Minha bandeira sempre será verde e amarela e nunca vermelha .....
@dinhocalcatestere26703 жыл бұрын
Além de genial o peninha lê mentes, ontem passei a tarde toda estudando sobre o povo de Luzia, aí ele vem e faz essa menção mais do que especial.
@CoringaBrisado3 жыл бұрын
Obrigado professor, o senhor é um dos únicos que eu paro pra assistir os vídeo inteiro.
@teresacristinadeholandacor98593 жыл бұрын
Hoje Casa Amarela, em Recife, é um bairro, com alguns morros e favelas como a Linha do Tiro.
@fbrj86483 жыл бұрын
Tenho orgulho de ser favelado ! vivência única de crescer em uma favela . Obrigado Mestre pelo conteúdo.
@marcusednoncostaalves49883 жыл бұрын
Muito bom mano gente q fala oq tem que falar
@italodomingos6891 Жыл бұрын
Da para ver quando uma pessoa ama o que faz. Que excelência!
@eduardosangi54693 жыл бұрын
Perdi tudo mostrando a casa do Ronnie Lessa perto da do Bolsonaro! HAHAHAHAHA Incrível o vídeo! Mostra como produzimos muitas desiguadades na construção do espaço urbano!
@carlitofernandes54913 жыл бұрын
Em Curitiba tinha a favela da Vila Pinto, ao lado da PUC, daí ia ter a copa de 2014, no corredor aeroporto - centro deram um enfeitada e mudaram o nome para Vila torres, daí o pessoal que passava achava que até a favela em Curitiba era bonita mas por dentro tá até hoje como era há 30 anos.
@Gustaf_CyberPadaria3 жыл бұрын
É verdade peninha, sempre que alguém chega indignado com a situação dos brasileiros eu me sinto no dever de dizer isso, meu amigo nesta terra brasileira, nada é por acaso.
@justinogregorio8015 Жыл бұрын
EDUARFO BUENO, É FANTÁSTICO COM AS HISTORIAS MUITO BEM CONTADAS SHOW SUCESSO PARABÉNS
@jeffersonmartins93753 жыл бұрын
Incrível como você conta a história de forma que emergimos nela. Muito bom saber da origem de algumas favelas mas todas causadas devido a incompetência dos poder público
@fernandocustodio93743 жыл бұрын
Excelente vídeo, das 10 favelas faltou citar apenas a favela do Pirambu em Fortaleza/CE, que surgiu exatamente por conta do grande número de retirantes que chegavam a capital e se estabeleciam de forma desordenada, até hoje uma comunidade que ainda resiste em meio a todo o caos urbano e desigualdades sociais existentes na metrópole.
@pliniogiovanicruzcosta72773 жыл бұрын
Há uma reportagem antiga no KZbin, sobre novas linhas de ônibus ligando regiões mais simples do Rio até às suas principais praias, se não me engano na gestão do Brizola, a reação das pessoas como diz o Peninha é "reveladora", a "elite" criticando a "invasão"...
@felipesalomao78673 жыл бұрын
Já vi é triste. A elite brasileira é o câncer deste país
@marquinhosviera22803 жыл бұрын
Alguém tem o link?
@karinnea85613 жыл бұрын
"Pobres vao a praia" acho que é esse o nome
@sergiovieira97973 жыл бұрын
@@karinnea8561 Valeu, obrigado pela informação.
@pliniogiovanicruzcosta72773 жыл бұрын
@@karinnea8561 isso mesmo!
@JoaoMiguel-re6ix3 жыл бұрын
Peninha existe uma música maravilhosa de Almir Sater e Renato Teixeira chamada Flor do Vidigal, em homenagem a favela, você já ouviu? Meu caro eu tenho certeza que você vai adorar!!!! 👏👏👏👏👏👏e um abraço de seu fã aqui, maravilhoso vídeo, amei seu discurso no final do vídeo 🤝🤝🤝🤝
@alinearaujo39663 жыл бұрын
Eduardo, faltou falar do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte! Vídeo excelente, como sempre.
@diogosouza30583 жыл бұрын
A maior de MG e o Jardim Teresópolis em Betim só que cá entre nos lá mais parece um bairro popular do que favela.
@Aia20131tbloes3 жыл бұрын
UP
@maritasantos5130 Жыл бұрын
É espetacular este historiador. Viva Eduardo Bueno.
@emersonrodriguespereira75003 жыл бұрын
Numa vasta extensão Onde não há plantação Nem ninguém morando lá Cada um pobre que passa Por ali Só pensa em construir Seu lar E quando o primeiro começa Os outros depressa Procuram marcar O seu pedacinho de terra Pra morar E assim a região Sofre modificação Fica sendo chamada De nova aquarela É aí que o lugar Então passa a se chamar Favela
@rosngel273 жыл бұрын
Adorei a aula sobre favelas ! Sou guia de turismo receptivo e trabalho com estrangeiros , muito útil par mim !
@alexsandroromano42263 жыл бұрын
Professor Eduardo, autêntico como sempre e com uma verve capaz de nos tirar da imobilidade.
@fernandogomes62432 жыл бұрын
Vc é cultura pura. Eu não Sabia nada disso. To amando.🌹
@professorakellyraasch3 жыл бұрын
Eduardo hj tá parecendo meus alunos do fundão, com esse capuz na cabeça kkkkkkkk
@gemeasdamari3 жыл бұрын
Kkkkk frio
@worldsociety76253 жыл бұрын
Tem alunos no seu fundão?
@rafaeldiaslimas65193 жыл бұрын
@@professorakellyraasch tu dá aulas no fundão na ilha??
@worldsociety76253 жыл бұрын
@@professorakellyraasch Hummm... D de dar... N de nanar??
@eliomarcunha9223 жыл бұрын
@@worldsociety7625 Se respeita vagabundo !
@marciofarias86333 жыл бұрын
Excelente!
@lpzlcszn3 жыл бұрын
"Feudo do Sarney." Morri! XD
@sergiocoelho92383 жыл бұрын
Este é um dos melhores videos do canal, ajudando a entender nossa desigualdade, nossa demografia, o próprio urbanismo das nossas cidades. Que bom que os que procuram entender nossa história podem contar com um canal como este.
@feliperosa31873 жыл бұрын
"E tu, na tua ignorância constrangedora..."
@elpelp18783 жыл бұрын
Adoro. Quem mais pode chamar assim os seus ouvintes sem causar constrangimentos e, ainda assim, continuar sendo respeitado e admirado. Quem mais? Palmas para o Peninha... que pode!
@jainenascimento91913 жыл бұрын
Kkkkkkkk
@mariaveraluciacavalcanti28963 жыл бұрын
Você é incrível!!!
@lukasalmeida26403 жыл бұрын
Ceilândia aparecendo não por conta do Lázaro matador, mas por suas favelas. Uma luz para um ceilandense 😬
@marcioWFM Жыл бұрын
Nossa!!! Essa citação à baixada da estrada nova em Belém foi demais!!!!!!
@andreluizalves27673 жыл бұрын
Em um país onde o povo acha que discutir questões de classes sociais é "coisa de comunista" a desigualdade vai continuar de forma gigante.
@eduardo.micoanski3 жыл бұрын
Esse episódio e um tapa na cara!!! Realmente sempre me surpreendo por aqui… vida longa ao canal Buenas Ideias.
@Jotapêmonteiro3 жыл бұрын
Moro em uma favela na cidade de Fortaleza. O nome dessa favela é Paupina. Dizem que foi os índios que deram esse nome, não sabia pronunciar o nome de um padre, que se chamava Padre Pina. Isso, no século XVII.
@cerejinharebelde24163 жыл бұрын
Paupina significa Padre Pina? Que interesante! 😲
@Jotapêmonteiro3 жыл бұрын
@@cerejinharebelde2416 os índios tinha dificuldade de pronunciar pás palavras padre pina. A palavra que eles conseguiram falar era: Paupina
@sararlewin_5 ай бұрын
@@cerejinharebelde2416mana kkkkk tu analfabeta funcional? Leu mas não entendeu
@bibialucena3 жыл бұрын
Vou almoçar e assistir 👍
@fael42043 жыл бұрын
"O morro ta descendo pro asfalto" a possível frase mais pika que tu ouviu hj!
@nilsonmatta63922 жыл бұрын
Valeu! Sempre importante falar, lembrar e ensinar! Viva Mestre Bueno 👏🏻
@guilhermeferreira913 жыл бұрын
Conhecer o seu canal fez-me degradar alguns paradigmas enfadonhos, e ter uma visão ampla sobre política e questões sociais. Sempre me colocava como um Neoliberal, onde o Estado deveria participar menos, e alguns setores nem participar. No entanto, hoje fico dividido entre: social democrata x neoliberalismo. Vejo que de fato há uma dívida histórica, e que a ideia de entregar tudo na mão do mercado e acreditar que todos os problamas sociais irão ser dissolvidos sem a participação estatal. Neste caso não se aplica diante da nossa realidade, (devido o abismo econômico). Eu continuo ainda apostando em uma política de livre comércio, porém, o Estado brasileiro não pode deixar de ser assistencialista. Creio que o casamento desses conceitos precisam ser implementados. Todavia, é necessário que cada vez mais o diálogo pacífico entre como uma opção inteligente, de nos unirmos em prol do desenvolvimento.
@fabiogarcez98303 жыл бұрын
Perninha você é espetacular 👏👏👏💛💪 Nossa Pátria Idolatrada Mãe Gentil é a mãe de todas as favelas... É mesmo uma "MãeZona"... Um grande abraço do seu amigo de Manaus-AM, diretamente da Cidade de Deus, faminta em devorar começando pelas beiradas, o coração verde (jardim botânico). ...
@fabiocarvalho3213 жыл бұрын
O Brasil é um país insolúvel, desde que me conheço por gente nunca houve uma melhora social, muito pelo contrário, a única coisa que realmente eu vejo evoluir é o atrazo.
@ricardo52282 жыл бұрын
Foi um país promissor até o fim do império. A partir da República golpista já era.
@marialauragomesmadeira2843 жыл бұрын
Obrigada, Mestre, seu poder de síntese, sua luz de feixe pródigo e forte, fizeram mais pela minha ignorância que uma longa vida de interrogações. O Criador, quem seja, o cubra de bençãos, saúde, inspiração e alegria de viver.
@lumaalaska3 жыл бұрын
Sou sua fã cara, melhor professor de história de todo KZbin ❤❤💅
@rlm9393 жыл бұрын
Do Brasil!👑
@azoguireage3 жыл бұрын
como eu queria ter sua oratória e entusiasmo e carisma ao falar sobre esses assuntos, eu me acho muito sério quando falo sobre esses assuntos. Parabéns Peninha, ótimo canal.
@pedrohsalgado3 жыл бұрын
Peninha, uma curiosidade sobre o Recife: Casa Amarela é um dos maiores e mais tradicionais bairros da cidade. Apesar de ser repleto de morros (Conceição, Vasco da Gama, Alto José do Pinho...), onde ficam as favelas, possui também uma parte baixa onde existem áreas mais pobres e até algumas de classe média alta.
@nomatterwhatthechrisis3 жыл бұрын
Um salve daqui de Nova Descoberta! Realmente, o bairro de Casa Amarela e os bairros ao redor, exceto Alto do Mandú, devem ser a área mais valorizada de Recife (Casa Amarela, Parnamirim, Apipucos, Casa Forte), a área que margeia o Rio Capibaribe. Enquanto os morros que ficam do outro lado da Avenida Norte é o que realmente se pode chamar de favela, como você falou: Vasco da Gama, Morro da Conceição, Alto José do Pinho, talvez até se estendendo pra Nova Descoberta, Alto do Pascoal, Alto Santa Terezinha, Alto do Burity e dali por diante.
@renatobraz33793 жыл бұрын
Casa Amarela hoje vive uma especulação imobiliária grande, já se misturando a Casa Forte. Adoro Casa Amarela e o seu mercado.
@carloscaneli3 жыл бұрын
Lendo os comentários sobre os bairros do Recife, vem logo à cabeça a letra de "Rios, pontes e overdrives". Chico Science foda
@juiquinha693 жыл бұрын
História é uma ótima viagem!
@henriqueferrazdemoura52313 жыл бұрын
Porra mermão, vc esta de parabéns, mostrando a história do Brasil nua e crua, do jeito q se a nossa população em geral deveria saber, talvez seríamos um povo mais e revoltado e q correria atrás de seus diretos.
@luizmagno49993 жыл бұрын
EXCELENTE ANÁLISE !!! PARABÉNS !!!
@feliperoberto26143 жыл бұрын
Jardim Teresópolis aqui em Betim de frente a FIAT a história é incrível comunidade criada por trabalhadores que vieram com o sonho de trabalhar aqui
@aoxomoxoaummagumma3923 жыл бұрын
CONSIDERANDO A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA,ECONÔMICA E GEOPOLÍTICA BRASILEIRA,É EVIDENTE QUE É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO QUE HAJA UMA GRANDE E GIGANTESCA MUDANÇA PARA QUE TUDO,ABSOLUTAMENTE TUDO CONTINUE EXATAMENTE COMO ESTÁ!
@sabedenadainocente12743 жыл бұрын
Eu tenho utilizado seus vídeos em minhas aulas kkkkkk meus alunos perguntam: "sor, vc vai passar vídeo do veião maluco hoje?" Ele te adoram.
@fatimarosane44093 жыл бұрын
Parabens ..otimas revelacoes do pesadelo em q vivemos hoje..tudo fruto do ter ser e poder de uns. .q roubam descaradamente das vidas a vida q cada um poderia ter e ser melhor.
@marckfrombrazil3 жыл бұрын
11:34 Por que eles não moram na Vieira Souto? 😂😂😂
@hugomarinho90903 жыл бұрын
Que AULA! Que AULA! É inacreditável toda essa história.
@gmtagmt27813 жыл бұрын
E dizia o cancioneiro: "porque foi que tu deixastes nossa casa na favela? Não quero saber mais dela, não quero saber mais dela..."
@paulomol18663 жыл бұрын
Excelente mestre! Gostaria de um episódio sobre a Modernização Conservadora no campo, período ocorrido na ditadura que contribuiu tanto para o êxodo rural e para formação das favelas.
@thonayres3 жыл бұрын
Ah, falaram de São Luís do Coroadinho. Sou cria do Coroadinho, mas a imagem que mostraram é do bairro da Ilhinha também favela, dentro dos parâmetros apresentados no vídeo. E Coroadinho pq nasce depois do bairro Coroado (de Jesus Coroado).
@Pedro0ne3 жыл бұрын
Eu amo o jeito debochado, revoltado e indignado que o apresentador tem. Ele me faz ficar feliz pelo seu deboche e indignado pelas críticas (que são cirúrgicas pra caralho) e a nossa história podre. Eu descubri esse canal por acaso e já estou o amando, só hj já 3 vídeos seguidos kkkk
@pabloribeiro52242 жыл бұрын
Cara, sabe o que me chateia? É uma galera falando um monte de m... e não apresenta dado nenhum, só opinião :/ Ai tu vem aqui no canal do Peninha e toma um banho de instrução, dados e fatos que te deixam em êxtase. Trabalho maravilho Peninha, Parabéns!!!!