Byung Chul Han • Filosofia do zen budismo [6. Sobre o fim]

  Рет қаралды 97

Alfredo Oliva

Alfredo Oliva

Күн бұрын

HAN, B, C. Filosofia do Zen-Budismo. Petrópolis: Vozes, 2019 [2002].
Capítulo 5. Morte
- Posição 1433: Em seu curso sobre Hegel, Heidegger observa que Hegel não conheceria a morte, que a morte não significaria para ele nenhuma “catástrofe”. Nenhuma “queda” e nenhuma “revolução” seria possível. Em Hegel tudo seria “já incondicionalmente assegurado e alojado”.
- Posição 1444: Já para Platão a morte não é nenhum ponto-final catastrófico, mas sim um ponto extraordinário de virada que leva a um ser superior. Ela aproxima a alma do “invisível”, do “divino”, do “racional” e do “uniforme” que, como o imutável, permanece sempre igual a si mesmo.
- Posição 1483: Também para Fichte a morte não é um ponto-final, mas sim início e nascimento: “Toda morte na natureza é nascimento, e justamente no morrer aparece visivelmente a elevação da vida.
- Posição 1500: Em vista da observação de Heidegger de que, para Hegel, a morte não seria uma “catástrofe”, se coloca a pergunta: em que medida se pode falar, em relação à concepção de morte do próprio Heidegger, de uma “catástrofe”? Que “queda” ou “revolução” a morte traria consigo? No interior da análise da morte de Ser e tempo não ocorre a palavra “catástrofe”.
- Posição 1550: Também no zen-budismo a morte certamente não representa nenhuma catástrofe, nenhum escândalo. Ela não coloca em movimento, porém, aquele trabalho de luto que trabalha coercitivamente contra a finitude. Nenhuma economia do luto converte o “nada” em “ser”. O zen-budismo desenvolve, antes, uma serenidade em relação à morte, que é livre de heroísmo e desejo, que, por assim dizer, mantém o passo com a finitude, em vez de trabalhar contra ela.
- Posição 1600: Eckhart ensina, de fato, que, na morte, “todo desejo” da alma desaparece. Em uma esfera superior, porém, o desejo da alma se repete. A “morte em Deus” é animada pelo esforço por uma infinitude.

Пікірлер
Byung Chul Han • Filosofia do zen budismo [7. Ser afável]
15:05
Assista quando estiver cansado da vida | A filosofia de Sartre
13:21
The FASTEST way to PASS SNACKS! #shorts #mingweirocks
00:36
mingweirocks
Рет қаралды 16 МЛН
So Cute 🥰
00:17
dednahype
Рет қаралды 49 МЛН
小丑妹妹插队被妈妈教训!#小丑#路飞#家庭#搞笑
00:12
家庭搞笑日记
Рет қаралды 35 МЛН
Filosofia do Zen-Budismo, de Byung-Chul Han
17:22
Livromundo
Рет қаралды 1,4 М.
Michel Foucault • 4. Racismo e biopoder
17:11
Alfredo Oliva
Рет қаралды 210
Resenha: Sociedade do cansaço | #PD48
9:46
Português Diariamente
Рет қаралды 3,3 М.
MÉDICO PSIQUIATRA REVELA SEGREDOS da MENTE que o seu PSICÓLOGO NÃO quer que VOCÊ SAIBA
14:30
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 737 М.
7 Signs That Someone Dislikes You and is Hiding it | STOIC PHILOSOPHY
27:50
Como a Solidão Promove a Grandeza ? Nietzsche
14:44
A Psique
Рет қаралды 188 М.
SOCIEDADE DO CANSAÇO DE BYUNG-CHUL HAN | COM PROF. LUCAS
57:06
Canal Bitinices
Рет қаралды 33 М.