Byung Chul Han • Hiperculturalidade [20. Soleira]

  Рет қаралды 67

Alfredo Oliva

Alfredo Oliva

Күн бұрын

Byung-Chul Han • Hiperculturalidade [20. Soleira]
HAN, B, C. Hiperculturalidade. Petrópolis: Vozes, 2019 [2005].
“Em ‘A coisa’, Heidegger organiza as coisas em quatro grupos: 1) ‘o jarro e o banco, o trapiche, o arado’; 2) ‘a árvore e o lago, o córrego e a montanha’; 3) ‘garça e cervo, cavalo e touro’; 4) ‘espelho e fecho, livro e imagem, coroa e cruz’. A essência da coisa consiste, segundo Heidegger, em espelhar o mundo em si. [...] O primeiro grupo consiste de coisas feitas pelos humanos e reflete o mundo camponês ileso. [...] O segundo e o terceiro grupo de coisas constituem coisas animadas e inanimadas da natureza estritamente selecionadas. [...] O quarto grupo de coisas reúne as coisas-cultura.” (Posição 1233).
“O mundo de Heidegger é, além disso, de modo característico mudo e quieto. Não há algazarra. Essa quietude reforça a impressão da simplicidade da ordem do mundo. Como mônadas, as coisas espelham silenciosamente o mundo a partir de si. Elas não falam umas com as outras. Não olham ao redor. Têm um espelho, mas não janela. O ‘windowing’ ou a ‘intertwingularity’ seriam bastante estrangeiras para as coisas de Heidegger. Elas significam apenas dispersão e decadência.” (Posição 1251).
“A soleira é, segundo a etimologia, a viga fundamental da casa que atravessa, na condição de suporte da construção, também a porta. Assim, a soleira resguarda o interior da casa, sustentando a própria casa. A soleira, em Heidegger, se transforma em um entre-espaço no qual o dentro e o fora se confrontam. Apesar do entre, Heidegger não deixou de ser um filósofo da casa. Sua abertura para o fora restringe-se à abertura da soleira hesitante.” (Posição 1263).

Пікірлер: 7
@NíveaDorneles
@NíveaDorneles 4 күн бұрын
Grato pelos seus vídeos....youtube é a Biblioteca (Babel) da pós-modernidade?
@alfredo_oliva
@alfredo_oliva 4 күн бұрын
Parece que é. Não pra mim. Leio muitos livros e assisto poucos vídeos.
@NíveaDorneles
@NíveaDorneles 4 күн бұрын
Boa noite Não sei qual o sentido da reflexão do Sr. Byung Chul Han. Certamente porque não li o suficiente suas obras. Seus vídeos estão me orientando pra ver se compreendo do que se trata. Vejo que há na filosofia atual um paradoxo: no Brasil temos intérpretes de filósofos: isso é filosofia? Fazer interpretações? Na França, Alemanha, Inglaterra e mais recentemente no USA tivemos Filósofos. Eu ainda não entendi por que aqui não há Filósofos? O povo daqui não sabe pensar? Só sabe resumir e comentar os Filósofos? E no futuro o que haverá só leitores? Onde situa a obra do Sr. Han dentro desse paradoxo? Ele escreve algo original ou fica resumindo e comentando textos de Heidegger? Onde você acha que o Sr. Han se situa?
@NíveaDorneles
@NíveaDorneles 4 күн бұрын
Atualmente estudo o necessário pra viver...e reservo parte do dia pra ler atualmente Dostoievski. Atualmente estou imerso na obra do autor russo e de Nietzsche. Quero ler mais o Sr. Han...mas penso: será que encontrarei alguém da envergadura dos autores acima e de Joyce, Borges, Hermann Broch, Dante Shakespeare? Ou só veremos novelas...
@alfredo_oliva
@alfredo_oliva 4 күн бұрын
Pierre Hadot diz que hoje há professores de filosofia, mas não filósofos. Fazer filosofia é diferente de ensinar filosofia.
@alfredo_oliva
@alfredo_oliva 4 күн бұрын
Leia e tire suas conclusões.
@NíveaDorneles
@NíveaDorneles 3 күн бұрын
​@@alfredo_oliva Boa noite Apesar de ler a literatura, filosofia, história...francesa há um bom tempo...fiquei surpreso que não conhecia o professor Hadot. E ele dialogou com pessoas que eu gosto muito (Wittgenstein, Foucault, etc). Grato pela dica, Boa noite🌜
Byung Chul Han • Hiperculturalidade [8. A era da comparação]
13:53
Osman Kalyoncu Sonu Üzücü Saddest Videos Dream Engine 269 #shorts
00:26
龟兔赛跑:好可爱的小乌龟#short #angel #clown
01:00
Super Beauty team
Рет қаралды 111 МЛН
When mom gets home, but you're in rollerblades.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 122 МЛН
Wait for the last one 🤣🤣 #shorts #minecraft
00:28
Cosmo Guy
Рет қаралды 21 МЛН
Byung Chul Han • Hiperculturalidade [19. Andarilho]
9:37
Alfredo Oliva
Рет қаралды 78
LIVES SOBRE OS GRANDES PENSADORES (TRECHOS)
58:54
TEATRO DA FILOSOFIA
Рет қаралды 122
Byung Chul Han • Hiperculturalidade [18. Hiperlog]
8:25
Alfredo Oliva
Рет қаралды 72
Byung Chul Han • Hiperculturalidade [16. À longa paz]
8:50
Osman Kalyoncu Sonu Üzücü Saddest Videos Dream Engine 269 #shorts
00:26