Como advogado na Babilônia o melhor conselho que você poderia dar a um cliente era aprender a nadar.
@AlliceAngell6 ай бұрын
Kkkk
@alineherrero10086 ай бұрын
Ninguem cometia crime naa cheias
@rogeriasouza59763 ай бұрын
😂😂😂
@MrIgortcr3 жыл бұрын
A quem se interessar, tem traduções para o português do código de Hamurabi e das Leis de Eshnunna, feitas e publicadas pelo Emanuel Bouzon e publicadas pela Editora Vozes
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Boa lembrança. Mas parece que estão esgotadas. Só mesmo no mercado de usados (ou talvez PDFs na internet) para achar. As citações que fiz no vídeo, inclusive, são da edição da Vozes do Bouzon.
@camilasantanacarvalhorosa1466 Жыл бұрын
Eu tinha um pdf pq estudei no primeiro ano de Direito .
@denemascarenhas10 ай бұрын
Eu tive a honra de ver pessoalmente esse obelisco no Louvre... como advogada, nao pude mentir que me emocionei!
@ProfGilRodrigues3 жыл бұрын
É, parece que quem soubesse nadar levava uma boa vantagem naquela época. Rsrs Muito interessante essa história. Obrigado por compartilhar.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Haha! Boa observação!
@gilbertobarbosadossantos7825 Жыл бұрын
😂😂😂
@zulma20405 ай бұрын
Bom dia Henrique e seguidores do canal.
@AlexandreAntonioCFaria Жыл бұрын
meu TCC foi justamente sobre o Código de Hamurabi, comparando-o com a legislação da época. Fiquei impressionado com a modernidade de muitas leis. Tem princípios do processo que usamos até hoje.
10 ай бұрын
Qual é o título do seu TCC?
@AlexandreAntonioCFaria10 ай бұрын
"O Código de Hamurabi na civilização presente: uma microcomparação do direito babilônico antigo e nossa atual legislação"@ . Houve um erro de digitação da secretaria e, no meu histórico, consta "macrocomparação". Acredito que não esteja disponível on-line, já que entreguei em dez/2001. Mas, deve ser possível consultar na Biblioteca da FND/UFRJ.
@idonthavegraca1127 Жыл бұрын
cara, seu canal é bom demais! desde q o KZbin me recomendou n paro de ver
@julcodesign Жыл бұрын
Faço minha, as suas palavras. Saudações. Ótimo vídeo
@devdofuturo Жыл бұрын
@@julcodesignFaço das dele e das suas as minhas palavras.
@denissantos79552 жыл бұрын
Interessante a sentença 200 tida por muitos como a lei de talião, lei da reciprocidade, porém a sentença 201 e 202 nos mostra que não era bem assim a justiça do olho por olho e sim a depender de classes. Parabéns pelo vídeo!
@sorayarodriguesdarque33013 жыл бұрын
Quem soubesse nadar saía na vantagem...... Kkkkkkkkkkkkkkkk Adorei o vídeo!!!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Haha! Pois é. Esse era o outro de "História do Direto" que havia prometido...
@otimistarj3 жыл бұрын
No parágrafo 188 a seguinte provisão “Se o artesão toma para criar um menino e lhe ensina o seu ofício, este não pode mais ser reclamado” e paragrafo 189: “Se ele não lhe ensinou o seu ofício, o adotado pode voltar à sua casa paterna”, como forma de se proteger a técnica dos artesãos . Os parágrafos mostram a preocupação de justiça social da reforma de Hammurabi ao conferir direitos iguais entre filhos adotivos e filhos naturais: o artesão somente terá direito a esse filho adotivo se lhe ensinar seu ofício. Entre os ofícios citados no código no parágrafo 274 encontra-se pisoeiro (kamidu), o que trabalha com linho, gravador de sigilos (parkullu), construtor de arcos (sasinnum), ferreiro (nappahum), carpinteiro (nagarum), trabalho em couro (askapum), cesteiro (atkuppum), pedreiro (itinnum). Nuno Carvalho observa que o exemplo do Código de Hammurabi reconhece o valor do conhecimento que era transferido do artesão ao aprendiz. Segundo Nuno Carvalho o exemplo mostra que “os princípios da propriedade industrial estão profundamente enraizados no tecido social". Voce concorda que a propriedade industrial esta presente no Codigo de Hammurabi ? BOUZON, E. O código de Hammurabi, Rio de Janeiro:Vozes, 1976; CARVALHO, Nuno. A estrutura dos sistemas de patentes e de marcas: passado, presente e futuro. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009
@otimistarj3 жыл бұрын
Para Nuno Carvalho o código de Hammurabi se estas disposições não foram elaboradas para proteção de segredos e técnicas não faria sentido reter o aprendiz, portanto o texto em Hammurabi deixa implícito que existe uma propriedade intelectual que está sendo protegida.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Olá, Antonio! A princípio, se a evidência para essa ideia de "propriedade industrial" for apenas o parágrafo 189, parece-me muito frágil, afinal essa sentença está rodeada por outras sobre adoção e questões relativas a "posse" da criança (como filho próprio ou adotivo). A sentença anterior, por exemplo, protege a "posse" de filhos adotivos por certos funcionários do palácio. Nesse contexto, a sentença 189 poderia ser entendida por outros motivos, por exemplo, o fato de que o operário "investiu" (tempo e recursos) na criança e que não pode ter esse investimento desperdiçado. Outra razão poderia ser que a criança treinada agora faz parte de uma categoria social com certas expectativas e funções, e não pode abandonar esse papel. Estou só levantando alternativas a essa ideia de que o não retorno da criança deveria ser para proteger o conhecimento associado ao ofício. Mas também não sou um especialista no tema, teria que pesquisar com mais cuidado...
@JacuTurcoAgachado3 жыл бұрын
Adoro esses vídeos mais longos. Pelo amor, traga mais mitos da Mesopotâmia e como seus deuses se relacionam? Clarificar sobre a religião deles seria algo mais que necessário. Sinto que ainda há uma visão mais bestial nas pessoas de hoje? principalmente da Babilônia, por causa da Bíblia. Seria interessante ver a complexidade dos seus mitos, ritos e crenças e como a política e filosofia está enraizada em suas religiões. Poderia nos falas sobre Ishtar e a questão matriarcal em tempos primórdios da Mesopotâmia? Poderia me esclarecer um pouco aqui? Ainda me parece nebuloso o matriarcado dessa região. Obrigado ❤
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Pretendo entrar sim em outras questões da antiga Mesopotâmia! Aguarde! :)
@brunoo_geremias11 ай бұрын
Faz sentido. Percebo pelo que eu já li na bíblia, que em alguns momentos podemos ver uma força maior da questão matriarcal. Pois os grandes nomes (inclusive os patriarcas) da bíblia são diretamente influenciados a tomar decisões que mudam a história em que viviam. Abrãao é influenciado por sua esposa, a ter um filho com outra, e como proceder com os escravos. A mãe de Jacó o obriga a enganar o pai e roubar o direito de primogenitura de seu irmão. Bate Seba faz o grande rei Davi colocar seu filho Salomão no trono. Jael foi uma mulher que esmagou a cabeça de Cícera, o general Cananeu que todos tinham medo. O filho de Gideão foi morto por uma mulher enquanto atacava pessoas inocentes de uma cidade. A Rainha Jezabel, dominava acima dos reis da época. E a Rainha Atalia exterminou 99% da da familia real de Davi.
@GuilhermeFrota-g8k Жыл бұрын
Parabéns pelo seu estudo, lembro que o único estudo sobre o Código de Hamurabi foi feito por mim e publicado na revista Verbum, da PUC do Rio, obrigado, professor Frota, do Instituto Histórico
@l.g.a3072 Жыл бұрын
Consegue provar isso? Teu canal foi criado ontem.
@utube287510 ай бұрын
Achei interessante a fotinha do Drauzio Varela lá.no fundo 😅
@PLS-pd7qq Жыл бұрын
Seu vídeos ilumina o que a luz propaga e abre a visão no oculto .
@hectorvido5 ай бұрын
Fico imaginando que tipo de rio/mar era esse no qual as pessoas eram testadas. É desesperador imaginar que alguém do nada possa lhe acusar para tentar ficar com a sua casa/terreno e você simplesmente precisar passar por um desafio mortal. As mulheres então, coitadas, iriam para o teste simplesmente para "não ficarem mal faladas".
@Rosemammarella5 ай бұрын
Como sempre, você foi ótimo nos trazendo o grande Hamurabi. 🙏🙏🙏🙏
@jogostocapk3 жыл бұрын
Muito bom 💯 Compartilhei no Facebook
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Muito obrigado, Marco!
@raycaji33713 жыл бұрын
Marcelo Rede melhor professor da USP ♥️
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Conheço apenas pela excelente produção acadêmica. Bom saber que também é bom professor! Nem sempre essas coisas andam juntas, hehe.
@raycaji33713 жыл бұрын
@@henriquecaldeira simm. Exatamente. To fazendo IC com ele, fiquei mto feliz que vc citou ele!!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
@@raycaji3371 Que honra! É realmente uma das principais referências na área hoje.
@otimistarj3 жыл бұрын
parabéns pelo vídeo muito claro e objetivo, mostra como direito e religião eram parte de um todo único.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Muito obrigado, Antonio!
@anapaulamelo9169 Жыл бұрын
Video recomendado pelo KZbin. Adorei. E ja me inscrevi no canal! Agora tô Maratonando seus videos! Show!
@guilhermenaldis4 ай бұрын
o apresentador é ótimo
@matheusfreire3525 Жыл бұрын
Eu AMO esse canal
@ninfancosta6002 Жыл бұрын
eu amo tudo dos sumérios eles são de tudo eles eram de um inteligência incrível
@mariadioga958511 ай бұрын
Bom dia,otimo video ,aprende e se reflete com estes.
@Timewillcome Жыл бұрын
9:27 há uma cena muito engraçada no filme de Monty Python, Em Busca do Cálice Sagrado, que me remeteu a essa citação do Código de Hamurabi. A população quer afundar uma mulher acusada de bruxaria no lago. Se ela se afogar é culpada e se sobreviver é inocente. No filme a resolução acaba sendo outra ainda mais absurda. Mas fica aí a lembrança de que essa questão da "purificação" pela água após um crime é presente em várias culturas. Calhou de lembrar dessa cena do filme pela similaridade do texto.
@thomasrose2325 Жыл бұрын
Isso tá me lembrando o Mikveh!
@CharlesSilva3 жыл бұрын
Aprendi muito: obrigado!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Que bom! Valeu, Charles!
@Shyoi3 жыл бұрын
Muito obrigado tava precisando desse conhecimento pra minha aula 😁
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Que bom que foi útil! :)
@paulojorgepereira47952 жыл бұрын
Gostei da explicação, parabéns!
@henriquecaldeira2 жыл бұрын
Obrigado, Paulo. Abraços!
@anderson_33 жыл бұрын
Que abordagem amigão, grande trabalho.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, amigão!
@jeanetebastoscabral5201 Жыл бұрын
Excelente explanacoes, parabéns pelos conhecimento, bons demais!
@thiagopaiva5024 ай бұрын
Indica algum livro, dissertação, tese; enfim, algo q possa ser estudado sobre como era aquela sociedade. Coatumes, cultura, festividades, arquitetura, como funcionava os julgamentos; alguns exemplos só p exemplificar. Se tbm puder indicar algum sobre essas leis, serei grato.
@socorrosantos3553 жыл бұрын
Olá Henrique meu cordial bom dia. Este é mais um interessante tema onde Direito e Religião; Ética e Moral se fundem, se mesclam, se confundem e elaboram uma simbiose perfeita que, a meu ver, sempre estiveram presentes e fazem parte das normas e princípios que regem as sociedades desde os tempos mais primórdios. Aliás, algumas normas e princípios válidos e em vigor até os dias de hoje com algumas exceções e muito menos rigidez, é claro, mas que serviram de parâmetro para a elaboração de muitas normas jurídicas e religiosas.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Bom dia, Socorro! Muito obrigado pelo comentário. :)
@zuleidezhuvalente3 жыл бұрын
Muito bom! Apaixonada pelo canal...
@robertovaladao31363 жыл бұрын
Sempre didático. Muito obrigado!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado, Roberto!
@canalcontaqueeuteconto672 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo gostei muito. Eu também fiz um sobre o código de hamurabi. Valeu
@deniserodriguesjorge67883 жыл бұрын
Acho que sua escolha do setor do Louvre a ser visitada tem a ver com essa matéria!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Com certeza o setor mais impressionante!
@danielletakahashi8 ай бұрын
Ótima qualidade seus vídeos. Parabéns! Excelente
@raffaello.cavallaro10 ай бұрын
Cara, tu tem talento pra fazer vídeo com excelente conteúdo
@joaomariareisjunior7022 Жыл бұрын
Sendo o primeiro código de conduta que se tem notícia no Mundo, está bom até demais
@joaocarlosalvespedro1565 Жыл бұрын
Boa ! Jc
@Enigmadorei172 жыл бұрын
Legal, gostei✌️👏👏👏👏👏
@rael10743 жыл бұрын
Canal top d+! 💪
@Мефистофелес-БентоКарнейро Жыл бұрын
Excelente conteúdo, parabéns!
@giovanisouzaandreoli11 ай бұрын
Impressionante! Esse costume do julgamento de Apsu tem a sua versão na prática européia medieval de verificar se mulheres eram bruxas ou não.
@lindinalvalima9395 Жыл бұрын
Gratidão!
@simoneoliveira73223 жыл бұрын
Eu gostaria muito de saber sobre a origem da maconaria e o significado de seus simbolos
@simoneoliveira73223 жыл бұрын
E rituais tb...
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
É um tema realmente interesse. No momento não teria lá muito a dizer. Mas quem sabe não enveredo por esse assunto e trago algo para o canal...
@flavio-viana-gomide Жыл бұрын
Eu posso dizer que é um grupo ou corporação que surgiu para se apoiarem. Tem a ver com corporações de ofícios da idade média. Deus é o grande arquiteto. Esse arquiteto não é à toa. Os membros iniciais eram construtores. Meu avô era maçom. Meu pai nem eu não somos. Não pode ser ateu nem comunista. Esse negócio de rituais misteriosos é mais especulação que verdade. Se fosse tão secreto, ninguém sabia nem haveria convite. Nem haveria enfeites para serem vistos.
@PatriciaRoedel8 ай бұрын
Henrique, “cabeças pretas” era como os sumérios se chamavam. Não conhecia essa acepção de “mortais”.
@renana.31473 жыл бұрын
Acho que eu concordo com essa tal lei de talião. Um agressor não consegue de defender de uma punição sem se contradizer
@luisoutono26334 ай бұрын
Talvez o mais interessante, é saber como e com o que foram esculpidos os signos, uma vez que a estela é de diorito negro, uma rocha extremamente dura.....
@arthurdiniz7469 Жыл бұрын
Ótimo conteúdo.
@flavio-viana-gomide Жыл бұрын
É muito brutal esse código.
@baronfangerus Жыл бұрын
É mito interessante ver que as leis na antiga Mesopotâmia estavam sempre sujeitas as vontades. O plano espiritual precede o material. Não há linha divisórias entre o campo jurídico e o espiritual já que as leis são para os antigos babilônicos a manifestação da ação dos deuses para manter a harmonia e a ordem.
@luisoutono26334 ай бұрын
Ou todos os povos antigos eram alucinados ou existiam mesmo esses deuses todos.....
@nadaok27563 жыл бұрын
Vídeo top
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado!
@carlosasaraujo Жыл бұрын
Resumo da ópera tinha que saber nadar naquela época e muito bem.
@neliomonteiro86486 ай бұрын
Ótimo!!!!!
@anapaulapratesmedeiros596011 ай бұрын
O segredo então era aprender a nadar desde crianca😅. Brincadeiras a parte, muito bom seu vídeo ❤
@cleberlupinohaddad9473 Жыл бұрын
Professor tem como vc rastrear e fazer um vídeo sobre a verdadeira origem de Gabriel Rafael Uriel e Michael? De onde veio isso em seu nascedouro?
@isaiaslimasantos6 ай бұрын
Excelente
@isaiaslimasantos6 ай бұрын
Muito bom
@Josmar.S Жыл бұрын
Lindo😍
@henriqueholsback Жыл бұрын
Saber nadar nessa época era um diferencial
@flavio-viana-gomide Жыл бұрын
As regras são necessárias para vivermos em sociedade. A única coisa que eu penso é: o objetivo das leis é organizar a sociedade ou discipliná-la forçosamente?
@samuelandrade31173 жыл бұрын
Ou seja, saber nadar era muito importante naquela época, dava até pá bota um chifre e sair ileso.
@boneca313 Жыл бұрын
Muito interessante como o texto e a forma de escrita são semelhantes a muitas partes do Antigo Testamento, que inclusive, tem em si mesma, a Lei do Talião
@saboresnaturais9274 Жыл бұрын
Os hebreus estiveram lá cativos, assim como mais tarde no Egito.
@carlosmoreira4143 Жыл бұрын
Os professores de natação deviam ser muito bem remunerados naquela época.
@sandrareis9691 Жыл бұрын
Bom saber
@wendelfreitastutti9459 Жыл бұрын
Estranha História,grato por postar.
@joaquimquelhasmota82011 ай бұрын
Será que não é ao contrário: a necessidade de impor regras sociais, inclusive tradições na forma de regras, para que grandes comunidades humanas pudessem viver juntas, é que terá levado as elites a apresentá-las como provenientes dos deuses? Ou seja, na pratica os deuses passaram a simbolizar aquilo que «devia ser» - tendo-se perdido no tempo essa origem, possivelmente atribuída a alguém herói fundador tornado deus.
@luisoutono26334 ай бұрын
Eu já pertenço a corrente dos que crêem que todos aqueles deuses (inclusive os vários citados no Antigo Testamento) existiram mesmo.
@alexpavanelo Жыл бұрын
Legal hehe
@allexserrano79073 жыл бұрын
No código hamurabi, tinha direito ? defesa
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Olá, Allex. O código não descreve exatamente a prática do direito na Mesopotâmia. Traz apenas uma série de leis/penas. Para entender a dinâmica dos julgamentos, por exemplo, é preciso recorrer a outros documentos.
@Dannyistravelling Жыл бұрын
Michale Phelps iria se dar bem na Mesopotâmia dessa época!
@naturimarfreitas884 Жыл бұрын
Marduck era filho de Enki, e ganhou a disputa para ser reconhecido entre os 52 deuses, mas pra ser confirmado era necessário que Enlil (irmão de Enki, tio de Marduck) e ANu ( pai de Enki e de ENLIL E AVÔ DE Marduck) confirmassem a sua autoridade,mas isso foi antes do cataclisma nuclear que eles provocaram!!!!
@luisoutono26334 ай бұрын
Já leu o Épico de Erra (Nergal) ?
@Mayconrafaelsantos8 ай бұрын
"eu só joguei na água, foi deus quem afogou."
@JoaoSilverio-vl9lj5 ай бұрын
Muito legau i bom
@LucianoBelanSouza Жыл бұрын
Parece até o Livro de Leviticos.
@villari5541 Жыл бұрын
man é o Drauzio Varella no fundo?
@l.g.a3072 Жыл бұрын
Sim.
@Arthur-Silva Жыл бұрын
É o Dr. Drauzio Varela na parede ali atrás? 😂
@espiritosanto2359 Жыл бұрын
🆒🆒🆒👏👏👏 Parabéns 👏👏
@aldaircosendey846811 ай бұрын
Mas qual a condição que seria lançado no rio a mulher ou o homem ! Porque com certeza nao era somente jogar ou passar pela aguas brandas de algum rio ! Porque nesse caso quem soubesse nadar poderia fazer qualquer acusação e sair
@AirtonSousa110 ай бұрын
Seria esse código a inspiração para os 10 mandamentos ? sendo Hamurabi (Moisés) e Shamash o (Deus Bíblico), sendo que estes ocorridos acontecerem muito antes da Bíblia ser escrita.
@KennedyPamplona3 жыл бұрын
Parabéns pelo canal!Só uma dúvida: A estátua que aparece no minuto 1:14 é do Gilgamesh, não é? Eu criei um jogo sobre ele.Se quiser usar,tem o link no meu Canal.😃🤝👍
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado! A estátua, segundo o escultor, Fred Parhad, é de Assurbanípal. Está no Centro Cívico de San Francisco. Mas pela imprecisão histórica da representação, é muitas vezes tida como representando uma "figura protetora" genérica mesopotâmica. Depois confira aqui: en.wikipedia.org/wiki/Statue_of_Ashurbanipal_(San_Francisco)
@KennedyPamplona3 жыл бұрын
@@henriquecaldeira , realmente,pensei que era Gilgamesh,pois a ação de segurar o leão pelo braço é bem característico dele.Mas o fato de segurar a tabuleta é o indicativo que foi Assurbanipal que mandou transcrever a epopéia de Gilgamesh.😃🤝👍
@pvmed182 Жыл бұрын
Porra... esse hamurab era foda viu
@SLAUZIN8 ай бұрын
E as magicas? Funcionavam? Porque está na lei?
@eliasflorentino3010 Жыл бұрын
Código de lascar a vida de qualquer um culpado ou inocente se nao souber nadar vai morrer de rodo jeito no rio.
@zanzaraloggan371310 ай бұрын
acho massa os estudantes de história alieandos politicamente que falam do código de Hamurabi sem nem saber do que se trata. É isso mesmo, uma lista de sentenças, não garante direito nenhum.
@12456eg6 ай бұрын
No caso, é o que estar acontecendo com o Brasil, essa jurisprudência.
@eusou9612 Жыл бұрын
Bom
@neyandersonnevesprado20059 күн бұрын
O texto é Jurídico e Também religioso, já que nessa época a Lei era a Divina, n existiam códigos legislativos civis, mas sim códigos baseados na religião e vontade divina
@foxxyladys2 Жыл бұрын
Pq tem a foto do dr Drauzio Varela na parede, lá atrás? É teu parente?
@AlexandreAntonioCFaria Жыл бұрын
Na verdade, o código de Hamurabi começa a mitigar o Talião. A lei só aplicaria o talião quando a vítima fosse um awilum (cidadão pleno). Os escravos e mushkenum (pessoas livres sem posses) seriam indenizados em pecúnia.
@mltiago Жыл бұрын
Texto jurídico passado diretamente pelos deuses do ceu.
@Solana_Bitcoin_Ethereum11 ай бұрын
133
@William.Schneider Жыл бұрын
O povo antigo viajava demais mkkkk hoje em dia todos seriam internados em manicômios
@antoniocarlosformaggio291911 ай бұрын
Esse rio é muito sacana. Kkk. É um proto código de muita valia, assim como a compilação feita por Aristóteles das constituições de sua época.
@igorcouto5718 Жыл бұрын
Saber nadar era imprescindível... Rs
@wilsonhenrique6506 Жыл бұрын
Interressante
@lethweiriograndedosul3 ай бұрын
Escola de natação seria proibida nessa época kkkk
@thalisonreis500 Жыл бұрын
Não querendo ser estraga prazer, mas sendo. A figura usada na imagem para representar Hamurabi, infelizmente pertence ao rei assírio Assurbanipal. De resto, um ótimo vídeo.
@jlimajolinet4504 Жыл бұрын
... Henrique Caldera, muito bom ler sobre esses caras... quero dizer: ouvir seus relatos históricos sobre esses caras escrotos que fizeram a história de antepassados...😊
@flavio-viana-gomide Жыл бұрын
Se você não se inscrever nem gostar do vídeo, você deve pular na água. Se sobreviver, estará certo.