Cúmplices? - A Volkswagen e a Ditadura Militar no Brasil (Documentário)

  Рет қаралды 28,230

DW Brasil

DW Brasil

7 жыл бұрын

www.dw.com/brasil
dw.brasil
dw_brasil

Пікірлер: 126
@denisondourado1189
@denisondourado1189 3 жыл бұрын
Documentário excelente mostrou a dignidade dos dois historiadores alemães em não negarem a HISTÓRIA.Sou professor de História sabia da cumplicidade da VW mas não pensei que chegava ao cárcere privado.O direito a conhecer estes fatos históricos é não só de nós brasileiros como dos alemães e pessoas do mundo todo. Parabéns e obrigado ao canal.Ditadura nunca mais.
@glaucoazevedo8098
@glaucoazevedo8098 3 ай бұрын
Perfeita a sua análise.
@ecmoraes86
@ecmoraes86 3 жыл бұрын
Obrigado DW por fazer o trabalho que nosso próprio governo deveria ter feito há 30 anos atrás: investigar os crimes dos anos de chumbo nesse país.
@vitorguilherme5921
@vitorguilherme5921 4 жыл бұрын
é muito bom saber de todo passa histórico. Nós BRASILEIROS merecemos saber do nosso passado, isso é um direito à memória!
@santiagomourao3920
@santiagomourao3920 6 жыл бұрын
Excelente investigação e documentário. Independentemente de posicionamento político, também é necessário se discutir a ética dos mercados globalizados e suas relações com os governos e Estados, bem como as suas responsabilidades sociais. Parabéns a todos os envolvidos e à DW.
@DWBrasil
@DWBrasil 6 жыл бұрын
Olá, Santiago. Agradecemos por acompanhar nossos vídeo no canal da DW Brasil no KZbin. Mais conteúdo em dw.com/brasil.
@sachinbagde7547
@sachinbagde7547 2 жыл бұрын
@@DWBrasil a3aZazaaaaZ3z3z3za3z3zz3z3333zz3zzz33zzazz#Z3A33z33z3zaa3a333ZZ333ZZZ3333z3333##3a#33aZZ3ZZ33aza333zzzz3333A33Z3333333Z3ZZ3zzzzz3z3z3
@mariasergiabellentani3458
@mariasergiabellentani3458 2 жыл бұрын
Excelente trabalho o documentário é ótimo
@EduardoPelosi
@EduardoPelosi 7 жыл бұрын
Estarrecedor ver como a empresa se mantém em silêncio diante de tantas provas e depoimentos. Se você tem ou pensa em comprar um carro de uma empresa com essa postura, veja o documentário, perceba como os atuais e antigos dirigentes da empresa se posicionam e repense. Parabéns a DW Brasil pela divulgação da história, infelizmente não podemos esperar da grande imprensa brasileira uma cobertura do caso. Afinal, ninguém quer perder um anunciante desse porte, não é?
@santiagomourao3920
@santiagomourao3920 6 жыл бұрын
E ainda tem isso aqui ó: www.dw.com/pt-br/de-carros-a-gado-o-pol%C3%AAmico-agroneg%C3%B3cio-da-volkswagen-na-amaz%C3%B4nia/a-39422759
@MarceloLima-zc9bq
@MarceloLima-zc9bq 5 жыл бұрын
A Ford também
@murilovalerioguimaraessouz394
@murilovalerioguimaraessouz394 2 жыл бұрын
Sintomático um documentário desses ter pouco mais de 700 curtidas. Mostra bem o abismo nacional. Que a Volkswagen um dia, ao menos peça desculpas pelo que fez no passado. Isso é o mínimo.
@diegocruz1136
@diegocruz1136 Жыл бұрын
Que ela SUMA do Brasil!!
@jbliborio
@jbliborio 6 жыл бұрын
Obrigado, DW! Vcs tem coragem de mostrar um período de nossa história que alguns brasileiros de direita querem esquecer mas nós, os democratas, não permitiremos. Danke!
@xina526
@xina526 6 жыл бұрын
O país mais atrasado da américa latina nas apurações e julgamento desse passado tortuoso da nossa mal contada história,só poderia contar com a dissimulação de canalhas do mundo inteiro,um funcionário acuzado e caçado em todo planeta,acusado de ser responsável por mais de 400 mil mortes em campos de extermínio,ser um mero acaso........
@marcovan9086
@marcovan9086 6 жыл бұрын
Não foi só a VW, praticamente todas montadoras apoiaram direta ou indiretamente o regime militar.
@MarceloLima-zc9bq
@MarceloLima-zc9bq 5 жыл бұрын
Muitas empresas brasileiras cresceram graças a ditadura outras que não apoiavam faliram , como o Wallace Simonsen
@HistoriasdoBrizola
@HistoriasdoBrizola 4 жыл бұрын
Todos os cidadãos e empresas de bem apoiaram os militares, só vagabundos subversivos que não!
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
CLARO QUE SIM, POIS O REGIME MILITAR ERA A FAVOR DO EMPRESÁRIO E CONTRA O EMPREGADO
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
99% das empresas apoiaram o regime militar, pois os militares não queriam greves, justiça, bons salários pro povo, por isso tiraram jango, empresário é raça do satanás
@jessepaulo
@jessepaulo Жыл бұрын
Ótimo trabalho DW, não me canso de assistir esse Doc, atemporal! Sugestão, poderiam relançá-lo dublado em português, para que mais Brasileiros possam ter esse conhecimento, pois a maioria, que é quem realmente importa que assita esse conteúdo, não tem o hábito de assitir programação legendada, e alguns, mal sabem ler. Continuem com essa excelência em informação!
@msuperti
@msuperti 6 жыл бұрын
Concordo com o antigo Presidente da Empresa, enquanto eles preocupam-se com o Futuro em Wolfsburg, nós, Brasileiros, devemos voltar ao passado. Precisamos dessa consideração. Mediante tantos fatos objetivos, trágicos e repulsivos, todos cidadãos desse País deveriam fazer como eu. Desde o ano 2000, nunca mais comprei nenhum produto da VW, novo ou usado. A subserviência dos trabalhadores que facilitou o desenvolvimento da Empresa no País deveria cessar imediatamente diante do tratamento e "preocupação" com a investigação. Absolutamente revoltante.
@mmtrzz
@mmtrzz Жыл бұрын
oras, mas se você concorda por que não utiliza os bens que eles produzem? O que importa é o presente e futuro, não é? Ele inclusive foca em como outras nações não ficam remoendo o passado, o que é ótimo pros torturadores e quem contribuiu para o poço que os anos de ditadura foram. Num país que não se valoriza o passado e criminaliza os culpados dele, como você vai mover uma ação contra quem fez o mal? A não subserviência dos trabalhadores foi a motivação para apoiarem tortura.
@msuperti
@msuperti Жыл бұрын
@@mmtrzz Acho que entendestes equivocadamente o que escrevi. Em nenhum momento fiz apologia à impunidade, nunca na minha vida, embora seja uma situação impossível, infelizmente, eu teria esperança na humanidade quando tudo que foi roubado do "Terceiro" mundo fosse devolvido e todos ladrões, assassinos e torturadores condenados, mesmo que postumamente.
@Ariel-ym9vi
@Ariel-ym9vi Жыл бұрын
Estão de parabéns pelo documentário
@JulianaLANZARINI
@JulianaLANZARINI Жыл бұрын
Alguém mais assistindo depois ter visto o comercial da "Elis Regina" e tentando compreender o tamanho da contradição?
@rubinalvasantana1292
@rubinalvasantana1292 2 жыл бұрын
A Liquigás também foi um braço da repressão
@patriciapaula8038
@patriciapaula8038 Жыл бұрын
Obrigada! Danke!
@blocodenotas3530
@blocodenotas3530 Жыл бұрын
Sem revisionismo histórico! Parabéns! Tem sido assustador perceber que estão tentando criar uma narrativa em prol dos ditadores. Alias, que criaram.
@viniciogomescompositor
@viniciogomescompositor Жыл бұрын
Vi num documentário aqui no KZbin que, na Argentina, a repressão política instalou Mini DOI-CODIs dentro das fábricas. O cara poderia ser torturado dentro do próprio local de trabalho. É mole?
@marceloperrone6745
@marceloperrone6745 Жыл бұрын
excelente e assustador. obrigado
@samuel6266
@samuel6266 4 ай бұрын
Memória de um tempo em que se lutar pelos direitos era barra pesada.
@carolvita7696
@carolvita7696 Жыл бұрын
Esse Jacy Mendonça, um verdadeiro descarado, desonesto, dizendo que não houve ditadura, que os trabalhadores não foram entregues. Negando uma verdade que tem como ser provada!!!
@sociologorobertocarlosjust1296
@sociologorobertocarlosjust1296 4 жыл бұрын
Oi SOCIÓLOGO ROBERTO CARLOS DE RECIFE PERNAMBUCO
@zecamattosb
@zecamattosb 7 жыл бұрын
foi exportado com field esse video, reexporta o final com upper field first q corrige essas listras
@CorretorWalterCosta
@CorretorWalterCosta 6 жыл бұрын
Tirando de lado o que seria o melhor se o foi ou como seria isso ou aquilo, o que fica nítido é o poder financeiro sempre sendo usado para este mesmo fim, ficar do lado de quem quer que seja para não ser "molesatdo" e DOA A QUEM DOER. O SITEMA TINHA QUE MUDAR PARA VIR AS ELEIÇÕES DIRETAS.. A ESCOLHA DEMOCRA´TICA NAS URNAS. O TRABALHADOR só CONSEGUIA ISSO, ATRAVÉS DA PRESSÃO JUNTO AS EMPRESAS... E ESSAS QUERIAM ESTAR PELA CONTINUIDADE DO PODER QUE LHES FAVORECESSEM... Vejo que em todas a s mudanças houve muita repreenção física, financeira, moral e psicológica onde não se coloca na discussão o fazer politica, mas a luta foi então de pressão contra pressão, prisões contra greves. Triste momentos. A VW deveria sim pedir desculpas. Pelo documentário, houve permissões partidárias da empresa e anunciava estar isenta de qualquer responsabilidade. Sabemos que não foi assim Volks Wagem... tem muita história a ser contada como tantas empresas no Brasil. Parabéns aos Idealizadores do Documentário que não são brasileiros que contam a sua história mas sobre eles. Melhor ainda... PARA MUDAR QUALQUER SITUAÇÃO, FÁCIL DEPOIS ANALISAR SE ERRADO OU CERTO MAS NO MOMENTO TEMOS QUE RESPEITAR A CORAGEM DOS QUE SE DISPUSERAM A ISSO. MOMENTOS ONDE SE FAZ ABRIR A NECESSIDADE DE REAVALIAR O QUE ESTÁ SENDO FEITO COMO ENTÃO O PAIS ERA CONDUZIDO. MUDAR O QUE NÃO SE CONCORDA OU QUE POSSA SER AMPLIADO PARA MELHOR. NO MEU HUMILDE ENTENDIMENTO COM ESSA CORAGEM DE MUDAR É QUE SE PROVOCAM MUDANÇAS DE FATO EM FAVOR DA LIBERDADE INDIVIDUAL. Bem vindo os que questionam e se propõe e expõe o que pensam para mudar. O Mundo foi sendo mudado assim. Posso citar sem qualquer duvida o que Jesus promoveu... Mudanças entre os Poderes e os cidadãos e cidadãs... O AMOR É QUE FAZ ISSO! QUESTIONAR! CASO CONTRÁRIO NEM A ESCRAVIDÃO, PODERES DE IGREJAS E TANTAS MAZELAS DOS SERES HUMANOS, PARA COM ELES PRÓPRIOS E O UNIVERSO CONTINUARIAM... NÃO HAVERIA TERMINADO E TANTAS OUTRAS INDIGNAÇÕES ENTRE OS PODERES, FATO! Parabéns pelo Documentário! facebook.com/waltercosta.paulinia.Politica
@tanuriodebritoramos1126
@tanuriodebritoramos1126 3 ай бұрын
O pior exemplo é a impunidade. Ainda, a impunidade. O custo humano de tudo isso, foi grande demais para permanecer como algo normal. Não foi. Não é e nunca será normal, torturar e matar. Separar famílias dessa forma é dos crimes mais bárbaros que possa existir.
@msuperti
@msuperti 6 жыл бұрын
VW não é a única.....www.dw.com/pt-br/livro-denuncia-atividades-de-empresas-alem%C3%A3s-no-brasil/a-36146603
@Ariel-ym9vi
@Ariel-ym9vi Жыл бұрын
👏👏👏👏
@izabellamardo1074
@izabellamardo1074 Ай бұрын
Quanta injustiça
@lucipereiradossantos107
@lucipereiradossantos107 Жыл бұрын
Quanta ruindade meu Deus 🥺🥺🥺
@dudukakadim5926
@dudukakadim5926 3 жыл бұрын
*VW colaborou tanto quanto na WWII ?*
@detlev32
@detlev32 2 жыл бұрын
Assim como a VW, todas as outras fábricas, escolas, TV's, etc. foram vítimas da repressão militar. Ou tinham uma conduta pró governo ou estavam fora.
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
na verdade foram os empresarios que colocaram os militares no poder, jango era a favor do empregado, do homem do campo, por isso os empresários ordenaram aos militares que tomassem o poder
@flagon_
@flagon_ 3 жыл бұрын
"Deutsche Welle" !? O que é isso afinal !?? Um "Sarro".
@nhacamaster
@nhacamaster 2 жыл бұрын
O principal veículo de comunicação alemão, respeitado internacionalmente. Porque um sarro? Falar mal dos seus machos, os milicos, te deixa nervosa?
@joaopereiradossantos8551
@joaopereiradossantos8551 6 жыл бұрын
SÓ DIGO UMA COISA ESSA HUMANIDADE AINDA VAI EXPERIMENTAR COISA MUITO PIOR.
@Lukasualk
@Lukasualk Жыл бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@evandrooliveira6817
@evandrooliveira6817 5 жыл бұрын
Cada um enxerga a realidade que lhe interessa, principalmente o Brasil do vitimismo e coitadismo. Viva o país do carnafunk. A putaria de hoje interessa pra quem exige direitos sem cumprir seus deveres
@nhacamaster
@nhacamaster 2 жыл бұрын
Lula 2022 bebê. Melhor Jair se acostumando com o PT no governo
@evandrooliveira6817
@evandrooliveira6817 2 жыл бұрын
@@nhacamaster como diz o ditado, vc me diz que 5+5=11. Vc está certo e eu em paz ..
@nhacamaster
@nhacamaster 2 жыл бұрын
@@evandrooliveira6817 percebe-se que até no ditado você escorrega. 5+5 pode ser até 12 para valores altos de 5. 5+5 não pode ser nada além de 10 apenas para números naturais/inteiros. Quem sabe se seu conhecimento de história e capacidade analítica não fosse similar ao seu conhecimento de matemática, você entenderia que não superamos nem nosso passado de exclusivo metropolitano quanto mais de ser eterna marionete da doutrina Trumman. Fique em paz
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
deixa de falar besteira, respeite quem foi torturado
@HistoriasdoBrizola
@HistoriasdoBrizola 4 жыл бұрын
Graças a Deus o Brasil foi dominado pelo lado certo, somente alguns poucos vagabundos morreram, poderíamos ser um miserável país controlado pela URSS! viva os EUA e os militares brasileiros.
@flaviodossantos4963
@flaviodossantos4963 3 жыл бұрын
Olha o que o imbecil escreve: "O Brasil foi dominado pelo lado certo". Vai ser vira lata assim na casa do kct.
@gustavovieira51
@gustavovieira51 3 жыл бұрын
"Viva os EUA", neocon de bosta.
@nhacamaster
@nhacamaster 2 жыл бұрын
Lambe botas de milico é complicado hein? Síndrome de Estocolmo, santa?
@nicolasdias7686
@nicolasdias7686 Жыл бұрын
Que nojo
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
deixa de falar besteira sua anta, lambe saco de ricos
@thiagolima5232
@thiagolima5232 7 жыл бұрын
O BRASIL DEVE MUITO A VOLKS.
@santiagomourao3920
@santiagomourao3920 6 жыл бұрын
Pelo excerto publicitário que tem no documentário, da própria VW alemã, mostra que a fábrica brasileira era a mais lucrativa do mundo. Então a dívida, ou melhor dizendo - o crédito, deve ser o contrário. Logo, eles nos devem.
@msuperti
@msuperti 6 жыл бұрын
Síndrome de Vira-latas é exponencial no País...incrível.....
@MarceloLima-zc9bq
@MarceloLima-zc9bq 5 жыл бұрын
A Volkswagen do Brasil dava mais lucro que a da Alemanha
@adrianamagnabezerradearauj6984
@adrianamagnabezerradearauj6984 11 ай бұрын
A.famosa síndrome do viral lata!😡
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
deixa de falar besteira
@aarantes75
@aarantes75 2 жыл бұрын
Obrigado militares e apoiadores que rechaçaram os comunas da "Cubanização" do Brasil"...
@nhacamaster
@nhacamaster 2 жыл бұрын
Síndrome de Estocolmo? Você defende e ainda elogia quem te estupra?
@aarantes75
@aarantes75 2 жыл бұрын
Reforço o agradecimento, o "mimimi" fica à disposição, mas ainda não acabou o mal (comunismo) ainda está presente, vamos expurgar...
@aarantes75
@aarantes75 2 жыл бұрын
@@nhacamaster Argumento raso hein?!! Só àqueles excrementos guerrilheiros tiveram o que mereceram...
@henrique.2975
@henrique.2975 Жыл бұрын
Apoiando ditadores que não queriam outra ditadura?
@leticiacorrea8468
@leticiacorrea8468 Жыл бұрын
Você viu o documentário? Ele só se expressou politicamente e foi agredido
@davidhorowitz7885
@davidhorowitz7885 6 жыл бұрын
Parabéns a Wv e parabéns aos militares de 64. Se não tomarmos o devido cuidado, a víbora vai tentar morder o Brasil de novo.
@jadsj2010
@jadsj2010 3 жыл бұрын
Mais um apedeuta fã de repressão. E provavelmente foi um bunda mole à época dos fatos, por isso exalta ditadura militar!!!!
@nhacamaster
@nhacamaster 2 жыл бұрын
Já mordeu. Na bunda. Shalom.
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
deixa de falar besteira
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
deixa de falar besteira
@carlosrocha2629
@carlosrocha2629 3 жыл бұрын
documentario tendencioso
@nhacamaster
@nhacamaster 2 жыл бұрын
Ah sim. Tendencioso. Um documentário alemão, de uma empresa alemã, sobre uma empresa alemã w a nefasta ditadura no Brasil e você diz que é tendencioso? Vocês são burros ou simplesmente dementes?
@cleoricardo171
@cleoricardo171 3 ай бұрын
deixa de falar besteira
1964: Memórias que resistem | Caminhos da Reportagem
25:28
TV Brasil
Рет қаралды 19 М.
Alex hid in the closet #shorts
00:14
Mihdens
Рет қаралды 13 МЛН
Who has won ?? 😀 #shortvideo #lizzyisaeva
00:24
Lizzy Isaeva
Рет қаралды 66 МЛН
Cool Items! New Gadgets, Smart Appliances 🌟 By 123 GO! House
00:18
123 GO! HOUSE
Рет қаралды 17 МЛН
Uma Semana em 64
53:53
TV Senado
Рет қаралды 1,2 МЛН
Clélia Lara Barcellos, mãe da militante Dora - Bloco 1 de 2 (2007)
30:09
Assembleia de Minas Gerais
Рет қаралды 148 М.
A incrível história dos CAMINHÕES VOLKSWAGEN
21:25
Veículos & Histórias
Рет қаралды 144 М.
Documentário Filhos da Ditadura
30:02
Filhos da Ditadura
Рет қаралды 15 М.
A história da Volkswagen brasilia desconhecida pela maioria dos brasileiros.
12:12
O nó   Ato humano deliberado
1:11:27
Mercado do Cacau
Рет қаралды 161 М.
Filme: Os Advogados contra a Ditadura: Por uma questão de Justiça
2:10:09
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Рет қаралды 159 М.
Documentário "Memórias Femininas da Luta Contra a Ditadura Militar"
51:35
Projeto Marcas da Memória UFRJ
Рет қаралды 88 М.