Eu gostaria de adicionar que o “Grazie” do italiano, em língua Veneta é “Grassie”, que pode parecer gracias. Será que esta pessoa não agradeceu em língua Vêneta e o cônsul por ser de uma outra região, não entendeu? Eu acompanhei a atuação do consulado do Rio Grande do Sul no período de enchentes e atitude do sr. consul Caruso me surpreendeu de forma muito positiva.
@ariettim26225 ай бұрын
SIM! EU ESTUDEI E AINDA ESTUDO ITALIANO, POSSO DIZER COM SEGURANÇA QUE ENTENDO 90%, ENTENDO O QUE LEIO 80%, E FALO PELO MENOS 70%. INICIEI MEU PROCESSO EM 2020.
@MaxsuelMaccari5 ай бұрын
Eu comecei a estudar italiano faz um pouco mais de um mês, e já assisto e leio e entendo boa parte dos textos em italiano. E hoje tenho muita vontade de voltar à itália e falar italiano nos restaurantes e aeroporto. Eu falo inglês, espanho e português, mas Italiano de longe é o idioma que mais me dá prazer de estudar.
@danielamalina60576 ай бұрын
Sr. Valerio Caruso é napolitano e parece não saber que a maior parte dos imigrantes que partiram da península itálica para o Brasil eram Vênetos e nunca falaram italiano. Muitos ainda mantêm a língua Veneta no Brasil. Especialmente em pequenas cidades do Rio Grande do Sul, onde inclusive é língua semi-oficial. No Vêneto há uma boa parte da população que ainda mantém a língua Veneta e aprendem a língua italiana na escola. Eu sou paulistana, minha família paterna é de Rovigo. Tenho o Vêneto no coração. Assim como muitos dos Vênetos que conheci, que sentem-se próximos de outro Vêneto ainda que brasileiro ou argentino. Basta viajar pelas cidades às margens do rio pó na Itália para descobrir que quase todos que ficaram têm algum parente que imigrou para o Brasil ou Argentina. Hoje os imigrantes do norte da África são 30 a 40% da população nas pequenas cidades à margem do rio pó, origem da maioria de nós, ítalo-brasileiros. E eles desprezam os ítalo- brasileiros que são em sua maioria pessoas educadas, de classe média. Em São Paulo os italo- paulistanos têm um poder econômico muito alto. Minha irmã acabou de se formar em medicina e está se preparando para estudar na Itália e atuar como médica. E não conheço ninguém que tenha origem italiana e não ame a Itália ( mesmo os jovens italianos que terminam a graduação e vão embora…) Quanto aos japoneses e alemães gostaria de fazer algumas correções. Em São Paulo temos uma imensa comunidade nipônica. O governo Japonês concede visto e paga as passagens e moradia para filhos, netos e bisnetos de japoneses que saem do Brasil com emprego em fábricas no Japão. Após morar 2 anos no Japão, falando bem o japonês, eles recebem a cidadania japonesa. Os nipo-brasileiros são 20% da população “imigrante” no Japão. O Japão mantém a hegemonia recrutando os nipo-brasileiros, que mantém laços culturais com o país. Já a cidadania alemã é patrilinear, assim como a italiana, e pode ser solicitada até a terceira ou quarta geração. A Cidadania alemã matrilinear é mais complexa, assim como é complexa na Itália, que exige um processo jurídico. Meu esposo é de origem alemã, de Porto Alegre e ele têm a cidadania alemã. Eu já morei na Alemanha e sei que brasileiros de origem alemã, com formação acadêmica e conhecimento da língua, que não possuem a cidadania, conseguem visto de trabalho para a Alemanha com muita facilidade. Especialmente porque as empresas alemãs no Brasil dão preferência para estas pessoas quando possível.
@cristrob4 ай бұрын
😂😅esse Consul parece o poderoso chefão falando 'tem que ter paciência "😅
@melorogerio9 күн бұрын
Também tenho ascendentes em Rovigo. Não sei a quantas andam os movimentos de autonomia do Veneto mas espero que a Itália continue unificada.
@Europando4 ай бұрын
Fiz um vídeo sobre essa entrevista. :)
@nathandellaceglia7 ай бұрын
Vi o título do vídeo e tive que clicar para ver.. um embaixador comentando e criticando a legislação sobre a cidadania. Ele comemora que nem todos os ‘’22 milhões vão requerer o direito da cidadania”. Pouco importa que os descendentes de outros países não tem cidadania, ele tenta justificar o descumprimento da lei por parte dos consulados perguntando se a pessoa aprendeu italiano. Os dois deveriam ser juízes já que tem muita convicção de muita coisa ou talvez políticos. Vá cumprir o prazo LEGAL de 720 dias primeiro amigo cônsul! Depois cobre as pessoas de aprender italiano. O poste tá mijando no cachorro mesmo.. Dai, basta!
@Mallu.Jolie.Oficial7 ай бұрын
Concordo plenamente com vc, eles fazem maior pouco caso com seus Descendentes isso sim. Mas estão acostumados a esconderem a sujeira debaixo do tapete, isso já é velho amigoooo.... Povo sem noção, invés de facilitarem as normas mas não,! Fazendo Um pouco caso com os Itálos /brasileiros, a Itália é um país maravilhoso de se morar, e muito seguro pois eu já morei e sei o que estou afirmando! com a população já avançada na idade, só tem monumentos nas ruas incrível.....😂 deveriam dar SIM oportunidade para a nova geração, Para trazerem novamente alegria, o samba, as crianças juntamente de suas famílias para um novo convívio com as Novas gerações mas não..... Itália é um dos países do espaço shenguem mais ricos que tem na Europa, nunca tiveram em Crise, Em fim isso que fazem com os brasileiros é muito triste infelizmente. NAO ESTAMOS PEDINDO FAVOR ALGUM, E SIM PEDINDO PARA RECONHECER NOSSOS DIREITOS SANGUÍNEOS..... 😮
@nicolettastrada59763 ай бұрын
Volete essere cittadini rispettate il paese e la lingua
@nathandellaceglia3 ай бұрын
@@nicolettastrada5976 La cittadinanza per diritto di sangue non è volerla, ma essere italiani per nascita. Tuttavia, un discendente italiano deve conoscere la cultura e la lingua, ma è una costruzione posteriore al diritto di nascita. Io non parlava italiano quando era un ragazzino ma già era italiano perché sono nato italiano anche fuori dall’Italia!
@nicolettastrada59763 ай бұрын
Cittadinanza è anche cultura. Non mi dite che gente che ha come unico legame un bisbisbisbisbisbisnonno è più italiano come un ragazzo straniero che nasce cresce studia e parla con l’accento della città in cui vive
@nathandellaceglia3 ай бұрын
Questo non è un discorso che si risolve qui, ma quello che ho imparato dalla miei antenati è che essere italiani ce l'abbiamo nel sangue. Non sono contrario agli stranieri in Italia purché venga rispettata l’antica intesa secondo cui per essere italiani non basta conoscere la lingua e la cultura. Quello che sto cercando di dire è che non si può addebitare agli italiani nati in Brasile lo stesso di qualcuno che è nato e cresciuto in Italia. Sapevi che ai nostri antenati era proibito parlare/comunicare in italiano? Se denunciati venivano puniti con la morte. Eppure, come tutti gli italiani, hanno mantenuto viva la nostra cultura e hanno costruito gran parte dell’America. Credo che vogliamo la stessa cosa, abbiamo solo bisogno di più leggi che incoraggino la nostra italianità..
@lucascoppola46832 ай бұрын
Achei a fala do cônsul sensata. Muitos descendentes fazem um deserviço para aquele que têm realmente interesse na Itália. Entrar no consulado e falar "gracias" é a fotografia perfeita disso. Vegonha alheia!
@wesleyaquinodrum24295 ай бұрын
Entrar em um consulado e falar gracias é uma vergonha, por favor descendentes, melhorem…
@wendysanderb7 ай бұрын
Que despreparo 😢
@Mallu.Jolie.Oficial7 ай бұрын
O QUE ADIANTA A ITÁLIA SER UM DOS PAÍSES A ACEITAREM 4, 5 GERAÇÕES PARA CONSEGUIREM A CIDADANIA ITALIANA E MUITOS DELES NÃO ESTÃO VIVOS POIS MUITOS MORREM ANTES NA FILA DE ESPERA 10/15 ANOS PARA OBTER UM DIREITO DE SANGUE, ISSO É UMA VERGONHA SENHOR CÔNSUL. A ESPANHA SIM É UM ORGULHO DE PAÍS PARA CONSEGUIR A CIDADANIA ESPANHOLA, POIS ALEM DE SER SUPER RÁPIDO E NORMAL O GOVERNO AJUDAM COM UM VALOR DE ATÉ 8 MIL EUROS PARA QUEM RETORNAR AO PAÍS..... O GOVERNO DA ITÁLIA DEVERIA TER VERGONHA DE FAZER O QUE FAZEM COM SEUS DESCENDENTES. ISSO SIM!!!!
@dennis13227 ай бұрын
São realidades diferentes, a lei espanhola é mais rigida que a italiana e a quantidade de descendentes que pede cidadania é muito menor, logo não faz sentido a comparação.
@pitacotavo59387 ай бұрын
pra q vou aprender italiano se não sei se vou conseguir a cidadania???
@nicolettastrada59763 ай бұрын
che attaccamento alle origini😂😂😂😂😂😂
@brunaparise77315 ай бұрын
A pessoa agradecendo pelo passaporte com “gracias” socorro kkkkkk
@jlec90814 ай бұрын
Depois de muito dinheiro gasto e esperar dez anos pra tirar uma cidadania tem que falar "gracias" pra não ser mau educado com esses burocratas. Tem muito funcionário público que acha que está fazendo favor 🤮
@nicolettastrada59763 ай бұрын
@@jlec9081beh ottenere la cittadinanza senza aver mai messo piede in Italia e conoscendo poco della cultura è roccia eh… non viene richiesta la conoscenza della lingua 😜
@jlec90813 ай бұрын
@@nicolettastrada5976 A lei é bem clara: jus sanguinis 🤷♂ Mas pelo visto você tem dificuldade em entender.
@nicolettastrada59763 ай бұрын
@@jlec9081purtroppo capisco invece
@gilhf7 ай бұрын
Tbm achei esse Consul totalmente despreparado. Despreparado para não ser deselegante!
@bortolograndi31336 күн бұрын
Porque os trentinos não conseguem?
@santacaixinha26097 ай бұрын
Querem que a gente, sua própria gente se lasque! A maioria não fica na itália, as pessoas querem dinheiro e a Itália não é lugar para enriquecer.
@nicolettastrada59763 ай бұрын
Guardate che questa percezione c’è e a mio parere è un problema
@pedrohenriqueparreira43697 ай бұрын
Ele parece o Bolsonaro na aparência. hahahhahahah
@BRuas90807 ай бұрын
Estupidez. Ser italiano não exige falar italiano. Por lei. Diversas nações são multilinguais, para os italianos da bota ainda não caiu a ficha que o português é uma das línguas faladas por italianos. Quanto ao nivel de descendência, concordo que deve haver limite. Por exemplo até o 2o nível. Senão vira zona, o indivíduo tem 1/16 de sangue italiano e quer ser igual a quem tem 100%. Também deveria haver um limite de idade para requerer a cidadania, por exemplo, 25 anos. Na hipótese de mudança da lei, um período de transição de 5 anos poderia ser estabelecido para os atuais cidadãos (qualquer nivel ou idade) pedirem o reconhecimento.
@nicolettastrada59763 ай бұрын
Conoscere la lingua è FONDAMENTALE sì. Se verrà ad abitare in Italia lo capirà in un battibaleno
@BRuas90803 ай бұрын
@@nicolettastrada5976 você pressupõe que todo italiano mora na bota, o que não é verdade
@nicolettastrada59763 ай бұрын
@@BRuas9080la lingua è cultura. Se dice di essere italiano ci si aspetta che sappia un po’ d’italiano almeno! Non intendo mancare di rispetto ma le assicuro che per gli italiani della “bota” è fondamentale.
@BRuas90803 ай бұрын
@@nicolettastrada5976 os italianos estão hoje espalhados em vários continentes. Um italiano da America do Sul que não fala italiano não é menos italiano que um italiano europeu que fala italiano. Os dois são cidadãos com 100% de igualdade de direitos. Os italianos da europa deveriam se conscientizar disso e passar a ver isso como um ativo positivo, um diferencial a ser explorado. Lembrem que na época de Roma também era assim
@nicolettastrada59763 ай бұрын
@@BRuas9080non è mai vissuto in Italia forse. Nessuno la considererà italiano se non sa parlare la sua lingua. A lungo andare non penso faccia piacere. Chi le dice il contrario le dice una cosa non vera mi creda, soprattutto oggi con tutte le persone di ogni parte del mondo che vivono in Italia. Va da se’ che i diritti sono gli stessi ci mancherebbe!
@rogeriopenna90147 ай бұрын
Aprendi Latim e defendi na internet que o Império Romano renasça. Está bom assim @Alessandro Cortese