Explicando "O Oceano no Fim do Caminho", de Neil Gaiman

  Рет қаралды 24,489

Cabine Literária

Cabine Literária

Күн бұрын

Explicando "O Oceano no Fim do Caminho", de Neil Gaiman.
Original: The Ocean at the End of the Lane
Editora: Intrínseca
Compre aqui: oferta.vc/yHR
www.cabineliter...
/ cabineliteraria
/ ocabine
/ cabineliteraria
Críticas, elogios e sugestões:
contato@cabineliteraria.com.br
Quer anunciar no Cabine?
comercial@sneezy.com.br
Caixa Postal 76903
CEP 07113-970
Guarulhos/SP
Cabine Literária® e seu logotipo são marcas registradas de Danilo Leonardi, assim como a vinheta é de sua propriedade e possui direitos de exibição para a música de abertura.

Пікірлер: 165
@SouoNeno
@SouoNeno 11 жыл бұрын
Ouvi uma teoria que diz que as Hempstock na verdade são as mesmas pessoas em fases diferentes da vida e que isso seria possível graças a habilidade que "ela" tem de alterar o tempo. Doido, não? Abs. o//
@MsCamilokaa
@MsCamilokaa 10 жыл бұрын
Quando terminei de ler, tive uma sensação estranha de nostalgia misturada com tristeza. Foi meu primeiro livro do Neil Gaiman.
@jefersonsena2996
@jefersonsena2996 5 жыл бұрын
Mesma sensação que eu tive...mas amo esse livro
@tomazrobertramos5809
@tomazrobertramos5809 5 жыл бұрын
A essa altura do campeonato vc já deve ter lido mais. Presumo. Gaiman é o meu autor favorito. Tem mais de dez obras dele. Sandman está entre elas
@SdLotus
@SdLotus 2 жыл бұрын
O meu tbm kkkkkk
@evertonbregonci3507
@evertonbregonci3507 10 жыл бұрын
O que eu achei muito massa foi, não sei se intencional, sobre a costura das memorias. As Hempstock explicam, quando refazem as memorias dos pais, que se o "tecido do tempo" não estiver bem preso as memorias podem voltar, por isso era necessário fazer os retalhos bem juntos e tal. Elas fazem isso com o personagem principal, mas mesmo assim ele volta sempre pra lá, em momentos difíceis para para refletir (mesmo ele não sabendo pq) e acaba vindo toda essa memoria de sua infância e do que viveu com a Leite (nome que eu dei pra ela..rs). Ou seja, a costura da memoria dele não foi bem presa, sendo que a Sra Hempstock era perita em fazer isso. Entendi que deixar esse retalho de memoria nele um pouco "despregado" era uma forma dele ainda ter um pouco da Leite consigo e tentar um pouco amenizar o estrago que ele teve com o buraco. Gostei muito do livro. Conhecia o Neil Gaiman somente dos quadrinhos e nunca tinha despertado pros livros dele. Esse livro foi uma ótima entrada nesse universo o que me fez buscar mais a literatura dele e me tornar fã do escritor.
@thainanascimento2971
@thainanascimento2971 Ай бұрын
Você é um contador de histórias. Vê com muita clareza
11 жыл бұрын
Como assim tem gente que não achou a Úrsula Monkton assutadora? A hora que eu cheguei na parte que ela aparece eu simplesmente não consegui parar de ler, porque eu queria muito que ele e a Lettie "destruíssem" ela!
@saturnaart4399
@saturnaart4399 9 ай бұрын
Eu tive medo
@robsonluizsantos555
@robsonluizsantos555 10 жыл бұрын
No início do livro achei que as Hempstock fossem as Moiras, pois além de serem personificadas como a jovem, a senhora e a anciã, elas controlam o destino de deuses e homens. No livro alguns momentos dá a entender que se trata delas, por causa da tesoura que a velha Sra. Hempstock carrega e quando elas fazem o trabalho de corta, recorta na linha do tempo do garoto. Mas, no final como parece que a velha Sra. Hempstock personifica as três personagens, dá a entender que se trata de Hecate deusa da noite e da magia. Essa deusa era associada a Ártemis e Selene, sendo Artemis a lua nova e crescente, Selene a lua cheia e Hécate a lua nova ou negra. As três juntas representam a antiga Deusa Tríplice, ou as três faces da vida, simbolizando a virgem, a mãe e a senhora. A lua é sempre citada no livro e principalmente no final..rs Não sei se realmente se trata delas, mas em ambos os casos são divindades respeitadas por deuses e demais seres, inclusive por Zeus.
@cabineliteraria
@cabineliteraria 10 жыл бұрын
Obrigado pelo esclarecimento! Faz muito sentido! =)
@robsonluizsantos555
@robsonluizsantos555 10 жыл бұрын
Cabine Literária Eu que agradeço a resenha feita, pois através dela que soube do lançamento desse livro. Fui pego de surpresa 8D Sem contar que as explicações dadas no vídeo ficaram excelentes, expressaram tudo que senti lendo o livro. O Gaiman adora as Moiras, ele faz referência a elas em várias obras. Mas acredito se tratar da Hecate, pois explicaria também a referência ao Oceano tratado no livro, porque em determinados momentos é exaltado o reflexo das Hempstocks nele, o que nos remete a lua refletindo no mar...obrigado Sandy e Jr.... XD
@Azu_303
@Azu_303 9 жыл бұрын
Robson Luiz Santos Algo que aprendi lendo os livros do Gaiman é: Por que não pode ser tudo isso? Hehehe
@Karynieoliveira
@Karynieoliveira 7 жыл бұрын
faz todo sentido!!
@elektra6745
@elektra6745 4 жыл бұрын
Eu tinha na cabeça que eram as tecelãs TB, o passado, presente e futuro. Mas não tem problema serem uma só, pq o tempo é um só mesmo sendo uma tríplice. A primeira vez que li sobre elas foi em uma HQ do Thor que é mitologia nórdica, que o Neil adora. Isso explica spoiler alert a jovem (passado) ter "morrido". Imagino que depois a mãe "morra" e depois a velha. Daí elas voltam novamente em ciclos, assim como o Ragnarock é um ciclo.
@fmanna1
@fmanna1 9 жыл бұрын
A Úrsula é assustadora, principalmente na visão de uma criança de 7 anos, que é muito mais corajoso e determinado do que eu fui. E a minha interpretação as 3 Hempstock, como a santíssima trindade. Onde DEUS, Jesus e o espirito Santo são uma única entidade. Como sempre, os livros do Neil me surpreendem pela incrível criatividade e imaginação!
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
+Felipe Rodrigues Felipe, qualquer um é capaz de tentar explicar uma experiência. O que eu fiz, no entanto, foi explicar a mitologia do livro, baseado no que está escrito nele. Abraço.
@ZeroSilente
@ZeroSilente 9 жыл бұрын
Três mulheres em uma é um conceito que o Gaiman sempre trabalhou, especialmente em Sandman. É uma referência a Tríade Feminina, Hécate, as Fúrias,
@rogerferraz9194
@rogerferraz9194 10 жыл бұрын
Esse livro mexeu muito com o meu psicológico, além te trazer algumas lembranças de infância, eu me senti muito dentro da história, e foi impossível não sentir a angústia que o garoto sentia.
@kochfernanda
@kochfernanda 11 жыл бұрын
Não lembrava da revelação final de que as três eram uma só. Acho que não captei isso. Está no último capítulo? Vou reler. Obrigada!
@gui.baldaia
@gui.baldaia 4 жыл бұрын
É no epílogo
@josejunior7906
@josejunior7906 6 жыл бұрын
Eu acredito que o fato dele não lembrar de ter ido visitá-las anteriormente está relacionado aos recortes. Acredito que a Sra. Hempstock sempre faz um corte, para que ele continue seguindo em frente com a vida e esqueça daquelas lembranças que só retornam quando ele se deixa levar pelo caminho e senta frente ao oceano.
@AGM2903
@AGM2903 10 жыл бұрын
Estava ansiosa para terminar o livro e vir assistir ao vídeo! Achei a leitura bem doida - e talvez cansativa hora ou outra -, mas principalmente achei reflexiva. Basicamente encarei todas as personagens como você é com as mesmas análises. Inclusive achei também que a forma como os pais foram manipulados facilmente como um ponto de que os adultos vêem apenas o que eles querem e como querem. Para mim, o oceano é nosso interior. Nosso subconsciente que muitas vezes não queremos encarar, mas que é esclarecedor e que tem a resposta para tudo. A única coisa que fiquei pensando foi: o pai dele realmente fez a louca e abusou dele e esse é um trauma que ele oculta? E quem seria a Hempstock? Ela é a voz da consciência, o contato dele com tudo o que está dentro da sua mente, como os pensamentos com os quais lutamos e conversamos? Encarei dessa maneira, mas adoraria saber a opinião de vocês. Adorei o vídeo e quero muito outros!! Parabéns pelo ótimo trabalho sempre ;))) E acho que o Oceano é um daqueles livros pra se ler, pensar e depôs reler.
@muhmiis
@muhmiis 10 жыл бұрын
Oi, Alessandra! Tudo bem? Nossa eu também encarei a redenção dos pais como a aceitação dos caminhos mais fáceis, dos mais compreensíveis. Não sei todos, mas quando era pequena sempre tive a impressão de que os adultos se contentavam com pouco, com explicações simples. Acho isso incrível no livro porque a sociedade hoje tem realmente muito disso. Pouca crítica. Muita acomodação. Com relação ao pai dele abusar do menino eu realmente não sei. Mas, para mim, a Hempstock ficou como uma alegoria da infância dele. Seria a parte que o prenderia a sua infância, e todas as características deste momento da vida. Ao retornar para a fazenda das Hempstock, o protagonista assim consegue se esvair de sua vida atual (enterro, etc) e se jogar novamente no mundo infinito de possibilidades que é a infância. No enterro ele comenta que tem que comprimentar e conversar com pessoas que não quer. Falar e fazer o que não quer pelo bem do social, para se mostrar sociável. E o que é o mundo adulto se não isso, né? Assim como o Danilo falou, a Ursula - como representante do mundo adulto - priva o protagonista de tudo. Assim como os próprios adultos privam uns aos outros em prol das regras de convivência na sociedade e etc. Então pra mim o que ficou foi isso: as Hempstock seriam um escape dessa realidade imposta a nós. É a alternativa - que sempre estará quando o protagonista precisar - para se lembrar que a vida tem opções infinitas, basta você nunca se esquecer da sua criança interior. Porque a partir do momento que você se esquece disso, você está sujeito à vida adulta, sem liberdade, imaginação e esplendor.
@luhh.guimaraes
@luhh.guimaraes 4 жыл бұрын
Muito legal, sua explicação. O "buraco" no coração é o que a Psicologia diz, que há sempre uma falta dentro de nós, uma busca constante na nossa vida, de coisas que nem sabemos, mas que tentamos tapar com aquisição de coisas materiais, mas no fundo nunca conseguiremos, pois esse vazio existencial só seria preenchido, se nos voltássemos para nós mesmos. Está aí a origem das grandes neuroses kkkkk
@carolinebandeira2928
@carolinebandeira2928 11 жыл бұрын
Muito obrigada por ter feito esse vídeo, Danilo! Comprei esse livro com uma boa dose de expectativa, já que só ouvi coisas boas. Quando li, eu particularmente não senti o medo que todos sentiram, mas meio que entrei num estado de choque, já que não acreditava no que estava acontecendo. As cenas do pai mexeram mais comigo do que propriamente a Úrsula, apesar de essa miserável ser também um pouco assustadora. Não sei o que houve, mas acho que não me identifiquei nem entrei na história. Achei uma pena, pois apesar disso amei o livro...
@acsagabriela1080
@acsagabriela1080 6 жыл бұрын
Uma dúvida que eu tenho: Afinal, de quem era o funeral que o menino já adulto compareceu? Parece que era alguém próximo dele, pois no livro ele diz que foi uma grande perda. Outra coisa que não entendi é se os pássaros chegaram mesmo a arrancar o coração dele, pois no momento que ele é atacado ele diz ter uma "lembrança fantasma" de que ele já tinha sentido isso. E no final a senhora fala com ele que ela ficou com dó de ver ele morrer enquanto os pássaros arrancavam o coração dele, mas ele nem chegou a se machucar já que a Lettie se atirou na frente para proteger ele.
@douglasfranciscato
@douglasfranciscato 11 жыл бұрын
Muito bom o novo quadro Danilo, parabéns pessoal! Ali no começo quando você fala das atitudes da Úrsula em dar as pessoas dinheiro graças ao minerador de opala, você diz que não fica claro no livro o porque disso e realmente não fica, mas eu entendi de uma forma e queria saber o que você acha. Acredito que a Úrsula, por representar o mundo adulto, age como um ser que quer dar as pessoas tudo aquilo que elas desejam, realmente TUDO. Para mim é meio que uma forma de mostrar que os humanos passam seus dias desejando coisas e buscando por elas, mas na verdade nunca param pra pensar que nem tudo aquilo que desejamos deve-se realmente ser alcançado. Não pensamos (como adultos), na maioria das vezes, se é aquilo que realmente desejamos, em todas as suas consequências e imediatismo. As crianças, por sua vez, sabem esperar por aquilo que desejam, e desejam coisas bem menores e mais simples que nós. Acredito até que isso é um dos pontos mais assustadores da Úrsula, dar tudo o que se deseja. Sempre quis dividir essa ideia com alguém, mas ninguém que conheço leu esse livro ainda haha. O que você acha? Abraço!
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Sim, tem um trecho em que o Neil diz que ele não quer dinheiro, e sim as coisas que ele poderia conseguir com o dinheiro. Ele meio que mata a charada, né? ^^
@douglasfranciscato
@douglasfranciscato 11 жыл бұрын
Cabine Literária Sim. Coisas que só uma criança pode enxergar :D. Torna o livro ainda mais fantástico =]
@yuriromariz
@yuriromariz 3 жыл бұрын
Sensacional o vídeo. Me tirou muitas dúvidas que fiquei ao final do livro
@kmillamonteiro1
@kmillamonteiro1 10 жыл бұрын
Adorei esse quadro. não te conhecia e certamente voltarei mais vezes! PArabéns pela resenha, me clareou vários pontos! bjs
@paulomonroe4100
@paulomonroe4100 5 жыл бұрын
Acabei de ler o livro e concordo com alguns comentários, um sentimento de nostalgia, de como com o passar dos tempos vamos nos esquecendo de coisas que a muito tempo atrás adoravámos. Curti demais.
@TheCarraraDS
@TheCarraraDS 11 жыл бұрын
Eu ganhei esse livro de um amigo e comecei a ler sem ter lido nenhuma referência/resenha... Achei sensacional. Realmente, foi uma surpresa. Entrei de cabeça na personagem, me senti naquele mundo fantasioso com 7 anos e a Úrsula me incomodou demais! Medo. O.o Interpretei o livro da mesma forma que você, Danilo! Parabéns pelo vídeo! Esperando o próximo... =)
@rafaelgomnes8974
@rafaelgomnes8974 Жыл бұрын
É, de longe, meu livro favorito da vida. Já perdi as contas de quantas vezes li e quantas vezes me emociono com o final. A parte do personagem tentando arrancar o verme do pé sempre me dá crise de ansiedade... Não entendo como não acharam a Úrsula assustadora!
@FHEDNR
@FHEDNR 11 жыл бұрын
Oi Danilo! Parabéns e adorei o vídeo! espero já os próximos! todavia não acho saudável o termo "explicando" bem que poderia ser mudado. como Entendendo ou Conversando. Pois como vai explicar uma experiência que é a leitura? - Entende?
@jessicas7803
@jessicas7803 9 жыл бұрын
Essa é a melhor resenha do livro que vi até agora. Parabéns!
@matheusalvesmm
@matheusalvesmm 10 жыл бұрын
Muito bom o quadro :) Compartilhando da opinião de alguns, eu Também enxerguei nas 3 mulheres Hempstock uma menção a Trindade, principalmente se tratando do final do livro em que a Lettie morre(não de fato) para salvar o garoto. Não teve como não pensar no Cristianismo. Respeito a opinião de todos e não estou tentando evangelizar aqui(antes que discussões comecem rsrs), esse é só o meu ponto de vista pela minha experiência de vida sobre essa leitura. Muito bom esse livro *-*
@DeyvisonLira
@DeyvisonLira 11 жыл бұрын
Obrigado pela resenha. Estou muito feliz por saber que esta obra é realmente um fascínio. Cabine, gostaria de saber sobre a qualidade da capa e suas folhas. Desde já muito obrigado. Grato!
@MadaraGomes
@MadaraGomes 4 жыл бұрын
Toda vez que lembro do livro bate uma tristeza tão pesada, mas tão pesada.......
@PatriciaYumi_
@PatriciaYumi_ 11 жыл бұрын
Adorei a explicação, eu li o livro duas vezes e não tinha entendido direito. E tudo que você falou, me esclareceu muitas coisas sobre o livro. :)
@sidneysantos5362
@sidneysantos5362 10 жыл бұрын
Terminei de ler o livro ontem, e ainda não entendi oque significava o oceano. Pensei que o oceano principalmente quando ele mergulha nele, fosse como se ele mergulhasse na própria essência, e que aquilo lhe fazia bem, e quando ele voltasse sempre á fazendo, fosse como ele desse um mergulho nas lembranças que ele tinha quando criança. E também não entendi por que ele sempre voltava no mesmo lugar e não voltava, na hora eu pensei no que a Lettie falou, que se ele ficasse por muito tempo no oceano, e ele se dividiria, e que essas partes divididas, um dessas partes que se dividiram tinha visitou a fazenda antes, quando ele tinha uns vinte e poucos anos.
8 жыл бұрын
Tu és incansavelmente maravilhoso. Obrigada por esse vídeo.
@claudiogabriel5058
@claudiogabriel5058 10 жыл бұрын
Danilo, como sou novo no canal só vi o vídeo agora e queria perguntar de você acha que o gato Oceano seria a Hempstock? É que não ficou tão claro pra mim...
@gabrielaanile6953
@gabrielaanile6953 9 жыл бұрын
Acabei de ler o livro,fiquei impressionada depois de ver a explicação aqui no video e relacionar algumas coisas,deu vontade de ler tudo de novo ahhahahahhaha conheço pouca coisa da vida do Neil Gaiman e li pouco da obra dele.Senti todos os fragmentos do livro e é bem triste, a gente sofre junto com o personagem porque vemos pela perspectiva de uma criança de 7 anos mesmo vendo nele uma alma madura,sensível...e sendo um livro meio autobiográfico não tem como não ver os personagens na fantasia ( pelo menos pra mim) como uma "alegoria"...como a Ursula,os pássaros, tudo como uma fase de transição na vida,um resnacimento de uma forma completa,olhando de uma forma ampla.Por um momento já quase no fim parecia que tudo parecia ter sido um sonho,me pareceu isso e passou - e voltando pra Ursula,ela é mais que assustadora, ela parece uma barreira, um obstáculo da vida, que passamos e que parece intransponível, que a todo custo tenta tirar a esperança e um pingo de sensibilidade que temos - e no final parece que ele estava voltando ao seu velório e ao mesmo tempo tinha um tom de renascimento,de ultrapassar algo triste e que a vida segue em frente...
@luiztoledo2812
@luiztoledo2812 7 жыл бұрын
Que ótimo ...velho valeu !
@ryannamarina
@ryannamarina 10 жыл бұрын
Concordo completamente com o que vc falou da Úrsula, enquanto eu estava lendo me senti no lugar do menino, muito sufocada, e eu até tive que dar uma pausa na leitura haha
@rafaelgomnes8974
@rafaelgomnes8974 Жыл бұрын
Eu também tive a mesma experiência! Já reli várias vezes e sempre me sinto meio ansioso quanto à Úrsula.
@bruninho3020
@bruninho3020 11 жыл бұрын
Uhuuu novidades!!!
@lotuscospefogo
@lotuscospefogo 11 жыл бұрын
Amei esse quadro. Danilo, eu preciso perguntar, você acha essas informações só pela bagagem de leitura que tem ou já deu uma estudada em teoria literária ou algo assim?
@carlaceres
@carlaceres 10 жыл бұрын
Ótima resenha! Parabéns!
@RaquelAugusto
@RaquelAugusto 11 жыл бұрын
Ótimo vídeo. A minha visão do livro é extremamente semelhante a sua. Achei incrível. :)
@meureinoporumlivro8884
@meureinoporumlivro8884 11 жыл бұрын
Oi, gostei muito do livro e, também, da sua explicação... Fiz um vídeo sobre o livro a pouco tempo e meio que fiz uma teoria sobre ele, juntamente com a resenha... Enfim, parabéns pelo seu canal, muito bom!
@rafaelcmartinsbauer
@rafaelcmartinsbauer 10 жыл бұрын
Confesso que fiquei um pouco perdido ao ler este livro. Mas,ao meu ver, tudo não passou de uma lembrança de um sonho,ou de uma dessas viagens de quando a gente é criança e que depois não sabemos se aconteceu mesmo,ou se era sonho,ou se era invenção.Na minha vida mesmo tem alguns sonhos da minha infância que eu lembro até hoje.Quando era mais novo,ficava confuso se aquilo era sonho mesmo,ou tinha acontecido,mas hoje sei que era sonho. Não sei,mas me pareceu que ele deu algumas dicas de que era isso, pois ninguém da casa dele via as coisas dessa forma.A hora em que ele está no Anel de Fadas e o pai dele o encontra e fala pra ele voltar pra casa,me pareceu que se, de repente, ele saísse,será que aconteceria mesmo o coisa ruim,ou simplesmente ele sairia de círculo,caminharia junto ao seu pai e voltaria pro mundo "real"?Como ele vivia no mundo dos livros e não era muito de socializar,acho que juntou todas aquelas histórias todas do livro e criou um mundinho dele.Tem também a questão da Úrsula,que a irmã dele amava e ,ele mesmo disse,quando a mãe avisou que ela tinha ido embora,ele não conseguiu se lembrar o motivo de tanto ódio.Então,resumindo,eu gostei do livro de acordo com a minha interpretação,que foi a única que achei plausível.
@fabiolahessel
@fabiolahessel 11 жыл бұрын
Oi Danilo, tudo bem? Vc relacionou as Hampstock com as fúrias? Acho isso muito presente na obra do Gaiman. Acho que esse livro não é assustador, mas a Úrsula sim, ela é como a personificação do medo dele, ela representa tudo que ele tem medo e a paralisia que o medo traz, além da solidão que ela traz pra ele. Talvez ela seja mesmo a fase adulta, talvez pela fase ele tenha tido que amadurecer e sair do mundo tão mágico da infância. Pra mim esse livro é uma exaltação da beleza que a infância traz, acho triste, ás vezes assustador e lindo ao mesmo tempo. Beijo ;)
@bmarcox
@bmarcox 11 жыл бұрын
oi. Ficou faltando explicar o final em que a Lettie é atacada e ele nunca mais a volta a ver. As Hempstock dizem que ela foi viajar. Mas será que ela morreu? sacrificando-se pelo garato?
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Os pássaros vorazes acabam com ela, mas ela não morre. A Ginnie leva ela até o Oceano, porque nada morre lá. Elas dizem que um dia o Oceano pode devolvê-la, mas até onde o Neil sabe, ela continua na água, sem ser destruída, mas também sem retornar. De qualquer forma, é apenas uma faceta das Hempstock. Elas não são humanas. Espero ter ajudado!
@oximorovoices
@oximorovoices 11 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Nunca tinha encarado esse livro como parcialmente "autobiográfico", mas faz muito sentido. Não sei se só eu, mas sempre que acabo qualquer coisa do Neil Gaiman, me pergunto se o universo é o mesmo e partilhado de suas outras obras. O universo de Oceano no Fim do Caminho, por exemplo, se parece muito com o universo de Deuses Americanos, que se parece com o universo de Sandman, e que poderia se passar no universo de Lugar Nenhum também. Eu fico caçando semelhanças entre as obras e comparando e discutindo. Enfim, novamente, parabéns pelo vídeo! Abraços.
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Acredito que sim. Inclusive, tem uma Hempstock no livro "Stardust", se não me engano, mas somente as Hempstock da fazenda que são "a coisa original", hahaha.
@Ric-Oliveira
@Ric-Oliveira 11 жыл бұрын
Cabine Literária Eu também fico caçando "dados" nas obras pra descobrir se os universos podem ser os mesmos. Só não acho que a presença de um mesmo personagem significa necessariamente que o universo é o mesmo, mas isso principalmente se este personagem é a Lettie Hempstock. O Mr Nancy de Anansi Boys é o mesmo, definitivamente, que o Mr Nancy de Deuses Americanos. Até aí é fácil descobrir. Mas entre os outros livros fica mais difícil. O Gaiman já disse em algum lugar (entrevista, agradecimento, posfácio, ou sei lá onde) que ele "agradece as Hempstocks por sempre estarem lá quando ele precisava delas" o que me levou a conclusão de que elas são/foram uma espécie de amigas invisíveis a quem ele recorria para lidar com seus problemas infantis (ou não tão infantis), talvez elas representem seu canal de escapismo. Poderiam funcionar como "musas", também, inspirando-o. Pra mim em cada obra ela pode ter uma mesma "função" mas os universos serem diferentes. A Lettie Hempstock do Graveyard Book não é a mesma do Stardust que não é a mesma do Oceano no Fim do Caminho. Mas todas (não lembro da Lettie do Stardust, então posso estar enganado quanto a função dela em Stardust) são como figuras protetoras. Em Graveyard ela é uma só, no Oceano ela é três e no Stardust eu não lembro, rsrs.
@jucilenebraga6100
@jucilenebraga6100 10 жыл бұрын
Olá!!! Danilo...Parabéns pelo vídeo...com certeza esse livro merece essa abordagem! Bom...entendi super que o velório pode ser do pai dele/NeilGaman...mas tb fiquei com a impressão de ser dele mesmo...reli umas três vezes as últimas paginas e não consegui tirar essa impressão...principalmente pelas vezes em q elas/Hempstocks ficam "discutindo" o que ele fez e se valeu a pena...se referindo a vida dele até aquele momento... ex: pg198 onde ela diz que a Lettie = " - Acho que só quer saber o que aconteceu depois, e se tudo o que ela fez valeu a pena." Então...qual sua opinião...ou devo estar louca de vez...rs... :)
@gabrielpereiraribeiro64
@gabrielpereiraribeiro64 3 жыл бұрын
Li esse livro agora, e simplesmente me pergunto de nunca tê-lo lido, simplesmente uma mistura de nostalgia com misticismo em que viamos as coisas quando pequenos. Parece que terminamos o livro com mais perguntas do que quando começamos.
@rosaribeiro7318
@rosaribeiro7318 9 жыл бұрын
Olá, boa tarde, amei seu canal, não conhecia, o que ocorreu justamente por estar procurando um " explicando " para o Oceano do fim do caminho... Na página 201, fiquei intrigada com um dos parágrafos: " Tinha esperança de que me perdoassem... ". Fiquei com a impressão de que o protagonista no início do livro, caminhava para o seu próprio velório... O que me diz. E a propósito, sobre Oceano, em muitas mitologias é símbolo de renovação... Abraços, passando a acompanhar seus vídeos, Sucesso viu ?
@docemente2007
@docemente2007 9 жыл бұрын
Magia dos Brindes Essa sou eu de novo.... estava logada com outro e-mail. Abraços.
@jessicas7803
@jessicas7803 9 жыл бұрын
Minha nossa, agora fiquei meio louca com essa sua observação. Pode ser que seja, e pode não ser, mas de qualquer forma foi um modo bem interessante de ver as coisas. Preciso reler!!
@mauriciobrillinger
@mauriciobrillinger 11 жыл бұрын
Lera, adoro mais-que-perfeito! Kkkkk... Ótimo livro e ótima explicação, Danilo! ^^
@fenixwell92
@fenixwell92 4 жыл бұрын
eu to lendo 2020 e como eu leio e paro e só volto a ler dias depois achei que tinham mencionado o nome dele , mas eu tinha esquecido! rsrsrsrsrs
@fcsouza85
@fcsouza85 11 жыл бұрын
A Ursula é apavorante, não só para uma criança, mas até para um adulto. A impotência assusta mesmo, você ficar limitado é super complicado. Esse foi o primeiro livro do Gailman e quero ler outros. Gostei do quadro que continue. :D
@EmDoisMinutos
@EmDoisMinutos 5 жыл бұрын
Foi meu primeiro livro desse autor e só entendi no final no meio fiquei um pouco perdida.
@RenanPacheco55
@RenanPacheco55 11 жыл бұрын
acabei de ler esse livro ontem, pareceu q o video saiu pra mim. uhauhauha Livro ótimo, não é o melhor do Gaiman, mas está entre os melhores.
@leohell665
@leohell665 4 жыл бұрын
“I lived in books more than anywhere else.”
@ramonmelo501
@ramonmelo501 7 жыл бұрын
No momento em que o pai dele o sufoca na banheira foi perturbador. Houve momentos meio confusos, mas gostei bastante, como tudo o que li do Gaiman até agora.
@Matheus12450
@Matheus12450 11 жыл бұрын
+Cabine Literária faz uma resenha ou critica sobre a trilogia Legend de Marie Lu, o primeiro livro é Legend e o segundo é Prodigy, ambos já lançados no Brasil e o terceiro ainda não foi lançado nem no Brasil e nem nos EUA
@rogerferreira_
@rogerferreira_ 10 жыл бұрын
Terminei o livro ontem e fiquei com algumas duvidas, esse video respondeu algumas delas, mas porem ficou uma.. no final, a velha sra hempstock diz q ele sempre vai la de tempos em tempos, mas ele nao se lembra, como assim?
@MarcosDanielMorais
@MarcosDanielMorais 11 жыл бұрын
Gostei do vídeo! Será que seria possível fazer um "Explicando" do Talismã / A Casa Negra do King? Abraço e sucesso!
@KhaveLivros
@KhaveLivros 11 жыл бұрын
Danilo, muito bom o vídeo. Quanto à questão referente as mulheres Hempstock o que eu acho é que o Gaiman usa e abusa das diversas personas que um mito possui e acaba criando outras mais. As três irmãs são parecidas com as Hécates que aparecem em Sandman, ou então com as Fúrias que são a mesma coisa. Na verdade, em Sandman, Gaiman da inúmeros nomes para essa entidade que são três e uma ao mesmo tempo. Provavelmente ele retirou isso, além da mitologia grega, ele também acrescentou partes da mitologia nórdica, que talvez seriam as Nornas, aquelas três mulheres que possuem o poder de mudar o destino. Verdandy (Presente), Urd (Passado) e Skuld (Futuro). Curiosamente elas nasceram da fonte Uro a fonte da vida onde nascem os galhos da Yggdrasil a árvore de toda a vida na mitologia nórdica. Então eu acho que todo esse conceito de Oceano de vida e tal tenha sido tirado de lá. Não é de hoje que Gaiman curte mitologias, vê-se isso em "Sandman", e tambem em "Deuses Americanos" e "Os Filhos de Anansi". A mente de Gaiman é um misturado de tanta coisa, mas tanta coisa, que percebi que todos os livros possuem uma mesma filosofia, um mesmo conceito que sempre será o fantástico mitológico popular.
@lucaslima940
@lucaslima940 11 жыл бұрын
Nossa cara parabéns, essa explicação me fez compreender muita coisa ! Quando li que as Hempstock eram a trindade, não acreditei, não parecia fazer sentido.. mas quando você falou que elas eram as Nornas, minha compreensão do livro mudou totalmente ! Parabéns, uma ótima sacada sua ! kkk
@juliano9015
@juliano9015 Жыл бұрын
Acabei de ler e to com saudade da Lettie!!esse livro é muito triste 😢
@saturnaart4399
@saturnaart4399 9 ай бұрын
Eu chorei. Muito
@ArianeMarcinari
@ArianeMarcinari 8 жыл бұрын
Obrigada! Hahaha eu boiei mt nesse livro!
@samuelwilliam9579
@samuelwilliam9579 2 жыл бұрын
Não acho que o final do túnel que ficou no coração do garoto seja o sonho. Eu acho q seriam as cicatrizes de tudo que a gente passa. Nada pode tirar da gente e nem tem o direito de nos matar por conta delas (sendo esse o único jeito de tirá-las de nós). A Lettie se sacrificou para que as cicatrizes não matassem o garoto, e ele pudesse viver a vida dele mesmo carrendo elas.
@palomafsm
@palomafsm 11 жыл бұрын
Não gostei mto do livro, e já li Gaiman antes e eu me incomodo um pouco com a maneira que ele escreve. Mas o livro é bom, só acho simples demais, ele não me causou nada. E já tinha visto dezenas de resenhas sobre, opiniões de amigos, então eu estava na expectativa desse livro me causar impacto. Não deu nada. Msm com suas explicações, Danilo, ainda achei um livro superestimado. Ruim não é, mas não me animou mto não.
@KhaveLivros
@KhaveLivros 11 жыл бұрын
Talvez, é porque realmente o Gaiman possui um tipo de narrativa que veio se construindo durante anos e anos. E, as vezes, se você acompanha toda a filosofia Gaiman, que acaba se repetindo nas outras obras, faça mais sentido. Quando ele começou na área dos quadrinhos, principalmente com Sandman, na minha opinião foi o que deu um tapa na cara de muita gente, pelo fato de ser bem tenso. Diferente de muitas coisas e com uma mescla de cultura pop inacreditável. E eu percebi que tem muita gente que não curte, exatamente essa parte da narrativa. Mas, eu acho, que quando você acompanha a leitura de suas obras, meio que seguindo a época em que foram lançados, acaba muita coisa fazendo sentido. E a narrativa começa a ser mais interessante. Muita gente nao curtiu "O Oceano no Fim do Caminho", e eu acho que, apesar de ser muito legal, é uma história bem fraca e talvez seja devido a essa coisa de quase ser auto-biográfico, tornou-se um conto tranquilo. Diferente de "Deuses Americanos" e "Os Filhos de Anansi" que são muito mais intensos. Eu acho que muitos superestimam, mais pelo fato, como ja disse, do conjunto todo da obra e não como obra isolada. Por exemplo pra mim, o livro faz muito sentido e de fato ele torna-se muito mais legal por causa dessa jornada que tive com o Gaiman. Mas te entendo completamente.
@Rafael-yl6lm
@Rafael-yl6lm 11 жыл бұрын
israhell oliver A Lettie não morreu, sua volta é apenas umas questão de tempo, e o tempo pro autor se passa de forma relativa nos mundos que ele cria. A Lettie faz parte de uma tríade de mulheres mágicas, e esse tipo de tríade é recorrente na obra do autor.
@JUBYY_
@JUBYY_ 3 ай бұрын
Achei ok, tb 😮
@JoshuaNIT
@JoshuaNIT 4 жыл бұрын
Gaiman usa muito da mitologia antiga em seus livros então as três parecem ser as 3 facetas da Deusa; A Donzela, representada pela Lua Nova a Crescente, A Lua Cheia traz o aspecto Mãe da Deusa e A Deusa como Anciã vem com a Lua Minguante. Ela é a Mulher Sábia, pois é a Senhora da Sabedoria;
@escritoraevanunes7961
@escritoraevanunes7961 6 жыл бұрын
tenho sim uma duvida, no final a Letie realmente morre??
@JoaoVictor-uu2wi
@JoaoVictor-uu2wi 6 жыл бұрын
O Gaiman deixou essa no ar, mas oque realmente importa ao meus olhos é a analogia que ele quis fazer: designando cada uma das 3 hempstock às 3 fases (principais) da vida, infância, fase adulta e velhice, bem, essa é a minha teoria, caso tu quiser saber mais comenta aí.
@acsagabriela1080
@acsagabriela1080 6 жыл бұрын
Como alguém pode achar que a Úrsula não é assustadora? Eu achei ela totalmente aterrorizante, em alguns momentos me dava muita agonia pois eu me colocava no lugar do personagem principal. Ela tirava a liberdade dele, quando ele tentava fugir por mais que corresse ela aparecia na frente dele. De certa forma ela colocou a própria família dele contra ele. E ele não podia fazer nada pois todo mundo gostava dela e ninguém acreditaria nele se ele contasse a verdade.
@gabrielapiau5519
@gabrielapiau5519 11 жыл бұрын
Danilo vcs podiam fazer um video explicando o livro Insurgente, porra de livro confuso no final. A Veronica enrolou o livro inteiro e nas ultimas 80 pag desesperou! Não consegui enxergar o caos q ela quis deixar para o terceiro livro
@sahyx
@sahyx 3 жыл бұрын
Eu li esse livro agora só em 2020 e nos comentários todo mundo com medo a Ursula, mas o que foi aquele lance com o pai no menino no banheiro. Como assim?? Isso foi horrível
@JUBYY_
@JUBYY_ 3 ай бұрын
Sim 😢
@andrelucas4183
@andrelucas4183 10 жыл бұрын
gostei muito desse livro
@sophiebrandford1574
@sophiebrandford1574 11 жыл бұрын
Aquela sombra se movimentando na televisão :P
@DaniloLS
@DaniloLS 5 жыл бұрын
A Úrsula é uma divindade irlandesa, uma guerreira, Scathac da torre de menagem, esse castelo existe, as Hempstock, a família parece existir, ele faz agradecimentos a uma família com esse sobrenome o que reforça a teoria de ser um misto de autobiografia com fantasia, Gaiman é um gênio
@gasantunes84
@gasantunes84 10 жыл бұрын
Para mim o oceano representa as memorias do personagem, sendo que ele vai ate aquele lago para se recordar do seu passado,
@Brunorwick
@Brunorwick 11 жыл бұрын
Exatamente isso, respondeu algumas dúvidas que eu tinha a respeito desse livro Danilo, a principio eu não achava a Ursula assustadora, mas como você disse quando uma pessoa ameça sua liberdade é algo assustador, realmente é. Várias atitudes delas me deixou com medo no livro . Eu creio que quando o pai dele tentou afogar ele na banheira, foi por causa da Ursula né ? aquilo foi assustador kk, eu não esperava. Enfim, obrigado . respondeu umas dúvidas \o/
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Exato, haha. Principalmente por influência dela.
@lucaslima940
@lucaslima940 11 жыл бұрын
Eu creio que não seja influência dela, mas sim uma consequência pela atitude dele.
@igorserafim6646
@igorserafim6646 10 жыл бұрын
Lucas Lima não, a Úrsula estava manipulando o pai do garoto, tanto que na cena é descrito que o pai demonstrava frieza como nunca mostrou.
@lucaslima940
@lucaslima940 10 жыл бұрын
Não sei se foi sua própria presença de Ursula que causou esse comportamento no pai, mas ela mesma afirma que não fez nada para que o pai dele fizesse isso com o protagonista.(pode ter mentido)
@Brunorwick
@Brunorwick 10 жыл бұрын
Eu acho que ela mentiu kk. Mas pode ser uma hipótese né essa.
@vitelinha123
@vitelinha123 7 жыл бұрын
Será que as Hempstock são as Fúrias/Erínias?
@katianec8935
@katianec8935 9 жыл бұрын
Pra mim as Hempstock representam a santissima trindade: Jesus (filho), Deus(pai) e o Espirito Santo. A Lettie seria Jesus que faz o sacrificio dando sua vida no lugar da humanidade. Mas que na verdade morreu, ressuscitou e um dia vai voltar quando for a hora.
@corujadaleitura9802
@corujadaleitura9802 8 жыл бұрын
+Katiane C Apesar de eu não ser cristão, pensei o mesmo.
@marisilva3883
@marisilva3883 8 жыл бұрын
Sou cristã e pensei a mesma coisa !
@d.c.o
@d.c.o 7 жыл бұрын
Katiane C , tive esse mesmo pensamento.
@AndreyEmerson1991
@AndreyEmerson1991 6 жыл бұрын
Tbm pensei isso
@JoaoVictor-uu2wi
@JoaoVictor-uu2wi 6 жыл бұрын
Katiane C Até onde eu entendi elas representam a infância, a fase adulta e a velhice, você pode perceber que Lettie "vai para a Austrália", a Ginnie some e a única que sobra é a velha Hempstock, entedeu a analogia? Enfim, mas essa é apenas a minha visão.
@henriquemeirelles6433
@henriquemeirelles6433 11 жыл бұрын
entao nem vo assistir so depois de ler o livro. valeu por avisar sobre os spoiler.
@esporosfilosoficos
@esporosfilosoficos 10 жыл бұрын
Não entendi, ele ir e vir algumas vezes lá e não se lembrar.
@lucaslima940
@lucaslima940 11 жыл бұрын
Eu terminei de ler ontem! E sinceramente, eu achei que o livro deixou muito a desejar. Gostei muito dele, mas fiquei com sombras de dúvidas enormes. Pode me explicar o título? Eu entendi o raciocínio dele em relação ao oceano mas.. "no fim do caminho".. porque? literalmente? E no epílogo, a velha sra. Hempstock diz que ele voltou la antes, com 24 anos, 30 anos e ele não se lembrava.. não entendi porque, você sabe? E o que as pragas rasgaram da realidade da terra foi devolvido tudo, inclusive o rasgara do menino, certo? Creio que sim porque o menino ficou inteiro, e porque a Lettie não ? :( E antes do prologo ele fala sobre a "velha patria" e que cada uma das Hempstock tinha uma teoria e eu não entendi. Nada. Nem o que elas queriam dizer nem o que é. E o circulo de fada que tinha no quintal do protagonista, alguém sabe porque estava la? Quem o pôs e porque tinha o poder de proteger ? Muitas dúvidas kkk, serei grato se puder me responder ;) Cabine Literária
@RaquelTerceiro
@RaquelTerceiro 10 жыл бұрын
não entendi o epílogo... tem as três Hempstock mas depois o diálogo não aparece em lugar algum! tá certo que ele voltou lá aos 24, aos 30 anos... mas a Lettie não estaria lá!
@JulianoCarrilhoBR
@JulianoCarrilhoBR 11 жыл бұрын
Wow...Danilo, Vc curti Evangelion? Uns dos meus animes favoritos!! XD
@lucaslima940
@lucaslima940 11 жыл бұрын
As Hempstock não são a Trindade mas sim as Nornas ! pt.wikipedia.org/wiki/Nornas Deem uma lida e entenderam tudo !
@elisabethgomes9124
@elisabethgomes9124 4 жыл бұрын
Eu acho que a Úrsula era assustadora pelo simples fato de ser adulta. O personagem era um menininho de 7 anos. Só pelo fato de ser adulta já lhe inspirava medo
@RenanPacheco55
@RenanPacheco55 11 жыл бұрын
Eu tinha entendido quando li que a entidade q joga dinheiro pras pessoas não é a Ursula, é outro bicho, e a Ursula só aparece pq ela usou o caminho dentro do menino, q pelo q da a entender esse caminho foi criado quando ele se solta da mão da Lettie. Não acho q a entidade da grana é a Ursula, acho q são monstros diferentes. E a Ursula é uma deusa de não sei o q, lembro q a Letie fala o nome dela numa parte e fui pesquisa e uma deusa de um mitologia, nao me lembro.
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Renan, isso é especificado dentro do livro, portanto não vou discutir. Leia novamente marcando as passagens e você vai perceber. ^^
@RenanPacheco55
@RenanPacheco55 11 жыл бұрын
Cabine Literária vc lembra a pagina?? Pq minha vida ta muito corrida a ponto que faz uns 3 anos q eu não leio, não vejo um filme ou série, não jogo um game duas vezes. E apesar de achar o libro muito bom tenho muita coisa pra ler ainda.
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Renan P. Como fiz anotações, não marquei as paginas. Um trecho que poderia resolver sua dúvida poderia ser, por exemplo, quando a Lettie diz que a criatura não está mais interessada em dar dinheiro às pessoas, mas em causar sofrimento. Lembrando que a monstra já estava dando dinheiro desde o suicídio, e não depois que eles a encontram. Mas durante a leitura fica bem claro pela narrativa.
@bamboleify
@bamboleify 10 жыл бұрын
Que dó : Eu era um menino de sete anos, meus pés estavam esfolados e sangrando. Tinha acabado de fazer xixi na calça. E a coisa que pairava sobre mim era enorme e voraz , e queria me levar para o sótão, e quando se cansasse de mim faria meu pai me matar.
@rafaelcmartinsbauer
@rafaelcmartinsbauer 10 жыл бұрын
Ps: não tô criticando a sua explicação,não.Pelo contrário,me deu uma ideia melhor dos fatos.Com meu comentário,quis apenas mostrar outra possível interpretação.hehehe Ps2: relevem os erros,pois não estou no pc. Um abraço.
@marcianeh
@marcianeh 6 жыл бұрын
Não é em um porão, é em um sótão... hehehehe Tive uma visão um pouco diferente sobre a história... Alguns detalhes que vc comenta não condizem! Mas tudo certo...
@duduzim9028
@duduzim9028 6 жыл бұрын
Marciane Maria Hartmann Somensi Me tira uma dúvida? Aquilo tudo era real ou o garoto tava só imaginando tudo pra fugir da realidade??
@peter88862
@peter88862 11 жыл бұрын
Uhuuuuuul #ursuladiva
@sapoophone
@sapoophone 3 жыл бұрын
Terminei de ler e to triste
@Ladyka13
@Ladyka13 10 жыл бұрын
eu achei a Úrsula bem assustadora.
@Rafael-yl6lm
@Rafael-yl6lm 11 жыл бұрын
Muito bom o vídeo! Mas e quanto ao pai do garoto? Conseguiu ser mais aterrorizante do que a própria pulga. Pra quem gostou desse livro, vale a pena conferir os anteriores, só pra perceber que todos falam a mesma língua, possuem um aura em comum.
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
A ameaça do pai faz parte dos malfeitos da Ursula, então considerei tudo no mesmo pacote.
@Sailorjessi
@Sailorjessi 10 жыл бұрын
Só eu que vi muito erro de português no livro?
@renanpossari
@renanpossari 10 жыл бұрын
Cara, esse livro, esse livro......apenas esse livro.
@amandamacedo9729
@amandamacedo9729 7 жыл бұрын
Eu fiquei com medo da Úrsula D:
@RubricandoLivros
@RubricandoLivros 11 жыл бұрын
Ela é assustadora sim concordo com vc Danilo como leio muito terror fiquei com muito medo dela e olha não é com qualquer coisa que me assusta ,pois sim ela é aterrorizante assustar criancinha que feio hehhehe boa explicação ótima.
@evertonbregonci3507
@evertonbregonci3507 10 жыл бұрын
achei tbm ela assustadora, mas pela manipulação. Essa impotência toda q o personagem sentia que dava me dava o medo dela.
@elizabethfernandes_imagem3793
@elizabethfernandes_imagem3793 4 жыл бұрын
E que haja centenas de resenhas para poder entender este livro!🤦‍♀️ Então só por isso, não vale a pena. Vão "viajar" em muitas teorias, mas acredite, nenhuma será satisfatória. Decepção total.
@kelimatos931
@kelimatos931 11 жыл бұрын
Acho que ninguém deveria explica livro nenhum. Cada um entende de uma forma, errada ou não. eu gostava desse canal.
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Foi um prazer.
@jucijuicy
@jucijuicy 11 жыл бұрын
Muitas vezes o autor pretende passar uma mensagem através do livro, e é importante que se entenda a mensagem. Isso é diferente de interpretar um acontecimento ou algo do tipo no livro, por exemplo: tem gente que interpreta Dom Casmurro como se Capitu tivesse traído Bentinho, e outros acham que ela não traiu.
@kelimatos931
@kelimatos931 11 жыл бұрын
eu acho q fala de um livro é bom por que incentiva a ter mais leitores no país, mas explica-lo '-' sei la pra mim isso não é certo!
@jucijuicy
@jucijuicy 11 жыл бұрын
keli matos Você está basicamente apoiando a ignorância. "Cada um entende de uma forma, errada ou não." Então quem entendeu 'errado', segundo você, deve continuar pensando errado? Se um aluno vai à escola e entende algo de forma errada, coloca essa informação errada na prova e continua com esse pensamento errado pelo resto da vida você acha que isso está 'certo'? E o que ele fez foi basicamente dar uma resenha mais detalhada do livro para quem já leu e ficou confuso em algumas partes, esse vídeo tem um público específico e quem não estiver interessado, apenas não assista, mas é errado criticar só porque não é o que te interessa.
@kelimatos931
@kelimatos931 11 жыл бұрын
não há uma forma errada.
@MrR0808
@MrR0808 11 жыл бұрын
Durante o livro todo o nome do garoto é mencionado apenas uma vez: George.
@RafaelaSouza-mi6gl
@RafaelaSouza-mi6gl 11 жыл бұрын
Sério? eu n vi isso no livro n
@SayonaraMJ
@SayonaraMJ 11 жыл бұрын
É verdade, chama ele de George, o Gracioso
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Orion, esse é um apelido baseado em uma referência. Não é o nome dele.
@Rafaelsparrow98
@Rafaelsparrow98 9 жыл бұрын
+Orion Ribeiro Na verdade, ele diz que o pai dele o chama assim, mas acho que é só um apelido...
@julieoliveira4370
@julieoliveira4370 6 жыл бұрын
É só apelido hahshaab
@igorfelipe217
@igorfelipe217 11 жыл бұрын
Nossa o danilo passou uma indireta pro gabriel... recalcado! K
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
Aonde? o.O
@carlosgoncalves3527
@carlosgoncalves3527 7 жыл бұрын
Vou explicar o que representam as Hempstock: Id, Ego e Superego. Abraços e até mais!
@EgnaldoLopes
@EgnaldoLopes 11 жыл бұрын
"Explicando". Explica-se livros? "Comentando" seria mais legal, não? Abraços.
@cabineliteraria
@cabineliteraria 11 жыл бұрын
A gente explica.
@EgnaldoLopes
@EgnaldoLopes 11 жыл бұрын
Cabine Literária Fodões.
@HelloGabii
@HelloGabii 10 жыл бұрын
Sanag265 Não é subestimar a capacidade dos leitores quando vários deles afirmaram que não entenderam o livro. ^^ Não foi o Cabine Literária que disse que eles não entenderam, foram eles próprios, isso é dito no vídeo e já vi em inúmeras resenhas d'O Oceano por aí.
@elizabethfernandes_imagem3793
@elizabethfernandes_imagem3793 4 жыл бұрын
Blá-blá-blá. Que livro porcaria! Não preciso ser educada porque perdi um tempo precioso da minha vida.
@saturnaart4399
@saturnaart4399 9 ай бұрын
Aí o problema é seu . Uma coisa é não ter gostado.. outra é chamar porcaria... arrogante demais.
@JUBYY_
@JUBYY_ 3 ай бұрын
Kkkkkkk achei bastante superestimado tb
@duduzim9028
@duduzim9028 6 жыл бұрын
Livro extremamente superestimado. Essa ficção escapista é altamente exagerada e cansativa! Ao terminar o livro não senti nostalgia ou tristeza, apenas raiva mesmo.
@julianamendessa
@julianamendessa 5 жыл бұрын
Eu revivi minha infância lendo esse livro . Neil gaiman é simplesmente sensacional.
OBRA-PRIMA! O Oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman
9:04
Duda Menezes
Рет қаралды 6 М.
DID A VAMPIRE BECOME A DOG FOR A HUMAN? 😳😳😳
00:56
Como começar a ler poesia? | Literatudo
8:07
Cabine Literária
Рет қаралды 29 М.
Cabine de Cinema: Jogos Vorazes - Em Chamas
31:46
Cabine Literária
Рет қаралды 40 М.
Antes que seja tarde: use o poder que Deus lhe deu (manipule a realidade)
23:06
O PROJETO do QUARTO LOGOS foi revelado?
24:52
Jan Val Ellam
Рет қаралды 23 М.
Neil Gaiman • o Oceano no fim do Caminho | II
54:34
Le Conde
Рет қаралды 193
Crítica: "Prince of Thorns" (Trilogia dos Espinhos), de Mark Lawrence
13:07
Como entender a CIÊNCIA das VIBRAÇÕES | Joe Dispenza
25:54
Virtude Mental
Рет қаралды 629
TAG: Sua vida em livros
8:35
tatianagfeltrin
Рет қаралды 74 М.
Это самая умная косатка в мире!
0:28
EnderStories
Рет қаралды 1 МЛН
Жена изменила 😞
1:00
Митя Толерантный
Рет қаралды 7 МЛН
小丑跟哈莉奎因联手大战#joker
0:45
佐助与鸣人
Рет қаралды 10 МЛН