A bença baba ,queria muito lhe ouvir falar sobre aceitamos de caboclo , já que está origem é genuína brasileira ,de onde vem a origem dos ibas para caboclos com itens africanos e características de orixá. Obrigado por todas as aulas , assistir todas . São uma verdade irá jóia de sabedoria.
2 жыл бұрын
Do Candomblé de Caboclo.
@helderdohospital2 жыл бұрын
Tem algum vídeo que fala do candomblé de caboclo ?
2 жыл бұрын
@@helderdohospital , de forma exclusiva, não. Eu cito naqueles em que falo da história da Umbanda.
@josiemaximo28192 жыл бұрын
É um bálsamo, ouvir suas palestras, compreender que tudo o que eu sentia e pensava na contramão do que já me foi ofertado na umbanda religião, não está errado,eu me descobri médium através da encorporaçao ostensiva,algo que pra mim foi traumático,como vivia passando "mal",tive que iniciar minha busca, passei por uma casa de umbanda mais africanizada que foi por pouco tempo, depois cai numa casa espiritualista onde pude desenvolver e equilibrar a mediunidade de encorporacao,e no meio da desordem que era o lugar foi que entendi o que era ordem e que eu precisava de ordem,de lá pra cá tenho me sentido em desencaixe pq nada é da forma que sinto ou vejo,e busco me colocar no lugar do não saber,mas respeito o que a minha guiança me trás do que é coerente e genuíno pra eles,e é bom estar aqui ouvindo um mais velho respeitado,falar sobre tudo que eu já me condenei por imaginar que eu estava errada! obrigada,sua benção baba!
2 жыл бұрын
Eu que agradeço as palavras. Ògún nos abençoe, sempre!
@vidadebarbeiro74493 жыл бұрын
Olha estou sendo agraciado com esse conhecimento vindo do Sr: Mário, axé!!
3 жыл бұрын
Muito obrigado! Axé!
@espirito7641 Жыл бұрын
Muito bom, colocando em seus devidos lugares, sem maquiagem.
Жыл бұрын
Muito obrigado!
@MiguelTunderBlader4 жыл бұрын
Olá Mário, eu te conheci através do Alexandre Cumino na Radio Mundial, mas na época não havia me despertado a curiosidade de acompanhar seu trabalho aqui no You Tube, vi a entrevista com Alan Barbieri gostei muito também. Estou vendo seus videos e aprendendo muito, agradeço os esclarecimentos e eu nunca parei pra avaliar esse olhar colonial, branco e católico dos Pretos Velhos e dos Caboclos, bom ainda tem mais videos e tenho certeza que vou desconstruir muita coisa na minha mente, vou mudar de terreiro, e suas explicações estão me auxiliando muito no processo de transição de casa. Obrigada.
4 жыл бұрын
Muito obrigado! Axé.
@raquelbezerraribeiro58104 жыл бұрын
@+@+@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
@marcosfernando32384 жыл бұрын
Só tem uma palavra pra descrever a sua palestra AMEI. tenho certeza orunmilá está com VC.
4 жыл бұрын
Muito obrigado. Axéééé.
@soaringeagle56802 жыл бұрын
Essa questão do espírito se adaptar à simbologia da pessoa é muito verdadeiro. É similar ao pensamento que, para ser expresso no mundo, precisa ser adaptado em palavras ou símbolos gráficos. Uma vez em um ritual de ayahuasca, eu e uma amiga minha da Índia tivemos uma experiência com um ser do mar. Eu senti algo se aproximar vindo do mar e falando com ela ( isso foi na visão da ayahuasca gente, então era uma visão mental ) ai eu vi que era uma sereia. Dias depois, já com a consciência mundana, por assim dizer; perguntei a minha amiga quem tinha falado com ela e ela disse que tinha sido Varuna. Fui pesquisar a respeito e esse nome é do deus hindu do mar. A questão é, para ela era um ser masculino mas eu vi a simbologia de um ser feminino. Fiquei pensando a respeito e cheguei a conclusão que minha consciência, ou subconsciente, como brasileiro, entende o espírito do mar como uma sereia pq é uma das formas que se referem à Iemanjá. Provavelmente alguém grego teria visto Poseidon e etc. A questão é, tivemos uma interação com o espírito do mar mas cada um interagiu através de sua própria linguagem simbólica. A essência era a mesma mas a expressão não. Eu penso que a roupagem simbólica altera também a expressão do espírito. Poseidon e Iemanjá representam a mesma força mas não são simples máscaras mas pode-se dizer que cada um tem sua personalidade e modo de expressão, ou talvez até isso é criado por nós? Fico pensando se Poseidon e Netuno são próximos apesar de serem entendidos como o mesmo. Ou até a Iemanjá brasileira e a Africana, são mesmo iguais? E ogum que recebe cachorros como oferenda na África mas no Brasil é bem diferente. Isso é tudo muito complexo.
2 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário!
@alexandreribeiroafonso69342 жыл бұрын
Realmente, pelo que observo os caboclos de Umbanda, muitos são nomes de origem Tupi (Tupinambá, Tabajara), mas esses cultos desses povos já eram executados antes de 1500, por que eles ficariam sob a chefia de Oxossi na Umbanda, se os Iorubás só chegam no século 19? Seria a visão de Leal de Souza? Reflexão muito interessante doutor Mário, não tinha pensado por esse lado. Nesses outros cultos (Catimbó, por exemplo, onde a figura do Caboclo é central) não há Orixá, eles são livres dessa energia mantenedora? Caboclo de Oxalá, onde Oxalá é sincretizado com Jesus... é, algo que me fez pensar! Por isso, acho a visão histórica tão importante. Obrigado por compartilhar.
2 жыл бұрын
Sim, foram sendo criadas ao longo do tempo. Orixá não é energia, muito menos "mantenedora". Eu que agradeço!
@viniciusmonteiro68303 жыл бұрын
Tenho acompanhado Seus vídeos em conjunto com os do Alexandre cumino,e tenho ultimamente me identificado mais com a sua visão especificamente pelo fato de você sempre enfatizar algo que sempre me foi essencial,que é a origem,tanto histórica quanto a origem etimológica das palavras,conceitos,etc... Vocês dois são grandes esclarecedores atualmente,percebo que o cada vez mais os dois discursos estão se estreitando,principalmente o discurso do Alexandre cumino,dando mais ênfase ultimamente para as origens afro. Não tenho palavras pra agradecer a os dois. 👏
3 жыл бұрын
Eu que agradeço! Axé!
@ifafunmilolu5 жыл бұрын
Abriu minha mente! ADOREI!
5 жыл бұрын
Muito obrigado!
@cesarcouto43314 жыл бұрын
A cada vídeo assistido seu tenho aprendido muito... muito esclarecedor...👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@gilmar2054 жыл бұрын
Olá Mário! Achei muito interessante o que o senhor disse sobre "buscar uma manifestação mediúnica" legítima e o mais "pura" possível. Genial!
4 жыл бұрын
Muito obrigado! Essa é a missão de meu Templo!
4 жыл бұрын
@Daniel MK , muito obrigado pelas palavras. Será sempre bem vindo em nosso Templo! Axé!!
@gabrielafranchi44314 жыл бұрын
@Daniel MK eu já vi... Recebi no meu feeds... Quando eu acessei fiquei confusa e chocada com a base. Mas... Cada um com a sua verdade né.
@LorestunffАй бұрын
Perfeito! Os caboclos das origens ❤
@viniciusa.pedreira290 Жыл бұрын
Excelente. Axé! 👏
Жыл бұрын
Axé!
@reginaceliafavareli70872 ай бұрын
Que aula!!!!❤❤❤❤❤
@mataverde4 жыл бұрын
Parabéns pela palestra. Também gosto muito de pesquisar sobre a origem da Umbanda. Axé! Pai Manoel Lopes
4 жыл бұрын
Muito obrigado. Axéééé!
@ElianeSilva-qz3br3 жыл бұрын
Saravà irmão... Gratidão 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
3 жыл бұрын
Eu que agradeço!
@carolinepineda9884 жыл бұрын
Mario, seus vídeos são sensacionais! Parabéns
4 жыл бұрын
Muito obrigado.
@nmg171217123 жыл бұрын
Sensacional! Parabéns a todos!
3 жыл бұрын
Muito obrigado!
@hajurbbrujah5 жыл бұрын
Excelente palestra!
5 жыл бұрын
Obrigado!
@gustavocaro7256 Жыл бұрын
Bem esclarecedor!!!
Жыл бұрын
Obrigado.
@rrocharj Жыл бұрын
Mário, estava ouvindo um podcast relativamente famoso sobre Umbanda, com um pai de Santo que se glorifica por ser um estudioso de trabalhos acadêmicos (e que agora enveredou para Quimbanda) e em determinado momento, falando sobre caboclos, ele disse algumas coisas que me chamaram atenção. 1. Ele disse que o culto a Oxóssi quase não existe mais na África (atribuiu essa informação ao Pierre Verger) e que os africanos veem ao Brasil para aprender sobre o culto deles, pois lá estaria morrendo. Isso procede? De onde surge isso? 2. Ele disse que a religião tradicional yorubá não existia na África, que só foi institucionalizada como religião em um congresso em 1960. Existe Isso? 3. Ele fala da questão do sincretismo. Para justificar o sincretismo com os santos católicos ele diz que os próprios africanos já sincretizavam suas entidades com outros povos dentro da própria África... o sincretismo com o branco pode ser encarado da mesma forma que o sincretismo praticado entre os povos internamente?
Жыл бұрын
Eu respondo aqui: instagram.com/tv/Ctm2UMXIuzI/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
@rrocharj Жыл бұрын
@ Excelente... virei conteúdo kkkk... aprendo muito contigo, Mário. Muito grato mesmo!!
Жыл бұрын
@@rrocharj , disponha.
@jonathandossantossilva21043 жыл бұрын
É muito confuso, mas nesse caso o que eu entendi é que na visão do Mário a incorporação na verdade é uma tradução que o medium faz entre a entidade e o mundo físico. Desse modo o medium usa as ferramentas escassas que tem fazendo assim uma tradução "falha" "com adaptações". Nesse caso o medium será melhor se possuir melhores "ferramentas de tradução" ou seja sem viés.
3 жыл бұрын
Sim, é isso mesmo! Axé!
@katiapeixoto62132 жыл бұрын
Babá Mario , sem palavras para descrever quanto é esclarecedor seus vídeos. Como saber se uma incorporação é inconsciente?
2 жыл бұрын
Com a experiência.
@juliobolognani4 жыл бұрын
Sr. Mario Filho por favor dê um pouco mais de atenção ao som nos seus encontros. Gostaria de ter ouvido as manifestações, como as perguntas que fizeram as pessoas que estavam presentes. Também nesse vídeo o final estava quase sem som. Grato e me desculpe por reclamar.
4 жыл бұрын
Julio, não temos os recursos tecnológicos para tanto. Obrigado pela opinião.
@valmorehenrique4 жыл бұрын
Otimo assistir teus vídeos. Parabéns.
4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@undergroundblackmetal64794 жыл бұрын
Otima palestra Prof. Poderia falar um pouco sobre Omulu e seus falangeiros na umbanda, obrigado. Sucesso!!!
4 жыл бұрын
Obrigado pela sugestão.
@tomassousa30865 жыл бұрын
Muito bom!
5 жыл бұрын
Obrigado.
@marcosmoraes38813 жыл бұрын
Excelente. Mas desconstruir a história é muuuuuuuuito complicado. Meu Saravá amoroso
3 жыл бұрын
Não é desconstruir a história, mas sim trazer os fatos como eles são à tona.
@marcosmoraes38813 жыл бұрын
@ meu Saravá amoroso.
@alan_ramos4 жыл бұрын
Obrigado.
4 жыл бұрын
Eu que agradeço.
@paulocesaracacio64932 жыл бұрын
Mario Como vc Explica Ze Pelintra da lapa se origem e do Nordeste tem fundamento isso ?
2 жыл бұрын
Fruto do amálgama de tradições.
@fabianovieira59102 жыл бұрын
Axé o
2 жыл бұрын
👍🏾👍🏾
@GabrielCMS4 жыл бұрын
muito bom conteúdo!! gostaria de me aprofundar. Qual literatura você recomenda mario? abraços
4 жыл бұрын
Sim, os meus blogs, cujos endereços estão na descrição do vídeo.
@marcelobeneditorodriguesza31112 жыл бұрын
👋👋👋👋👋👋👋
2 жыл бұрын
Obrigado.
@fabisilvafabi3 жыл бұрын
Boa tarde, adorei sua palestra, uma pergunta Maria Padilha é um espírito do catimbó, certo? A partir de que momento ela se torna pombo gira de umbanda?
3 жыл бұрын
No primeiro momento uando começa a imigração para o Sudeste, no segundo quando a Umbanda chega no Nordeste.
@tato85844 жыл бұрын
Minha esposa e medium inconsciente e realmente e raridade.
4 жыл бұрын
Sim.
@lunnes14 жыл бұрын
Senhor Mário, mais uma vez, obrigada pelo conhecimento compartilhado. Agora, me veio a questão: pq as entidades aceitam esses estereótipos?? Eu me faço o seguinte questionamento: pq sujeitar aos preconceitos dos encarnados se "eu", como entidade/guia, não preciso dessa relação??
4 жыл бұрын
Nós não sabemos se há ou não necessidade.
@thiagoeviniciusvidal60723 жыл бұрын
Vejo a situação das entidades de Umbanda igual os Orixás de Candomblé, quem disse que Oxalufã precisa vir curvado, quem disse que tem que dançar deste jeito e não de outro e assim por diante.
@jfdrones19055 жыл бұрын
Top Top Top...
4 жыл бұрын
Obrigado!
@Marina-ki8lr3 жыл бұрын
Mário, fiquei com uma dúvida. Entendo que não existe uma hierarquia entre caboclos e orixás, mas é também errado dizer que eles trabalham na vibração de certo orixá?
3 жыл бұрын
Depende da crença de cada um. Podemos afirmar que há entidades que se "afinam" com determinado/a Orixá.
@JorgeUbirajaraPinheiro3 жыл бұрын
Sempre será inquestionável sua aulas todavia esta foi muito mal filmada. A pessoa não enquadrou o quadro então não deu para acompanhar, que pena !
3 жыл бұрын
ok.
@ViniciusLima-xo1jk4 жыл бұрын
Quais livros indicaria para um aprofundando ?
4 жыл бұрын
Em nossa página e blogs, cujos endereços eletrônicos estão na descrição de todos os vídeos, você encontra farto material e referências bibliográficas.
@joseaparecidoricardo50113 жыл бұрын
Pelo fato do cabloco ter sido um frei, ele não tem nada a ver com a igreja católica, encarnação anterior apenas.
3 жыл бұрын
Discordo. Se assistiu a esse vídeo e aos outros, verá que o fato dele ter sido da Igreja Católica fazia com que ele fosse aceito na sociedade da época. Se assim não fosse, o fato nem seria levantado. Nunca se teria tocado no assunto.